• Nenhum resultado encontrado

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 1ª série:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 1ª série:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

1

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista.

Nas questões que exigem cálculos eles deverão ser apresentados na lista para que possam ser corrigidos.

Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista.

Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão exclusivamente na lista.

O não atendimento a algum desses itens faculta ao professor o direito de desconsiderar a lista.

A lista deve ser feita a caneta, somente os cálculos podem ser a lápis.

 Data de entrega e prova: / /2018.

_______________________________________________________________________________________

01- Para a Sociologia, ser um indivíduo humanizado significa: A_(__)_Ser humano basicamente.

B_(__)_Fazer o bem a todas as pessoas.

C_(__)_Aprender a se comportar como um ser humano, por meio do processo de socialização. D_(__)_Viver de acordo com os mandamentos de Deus.

02- Diz respeito ou faz parte da sociabilidade:

A_(__)_A capacidade de comunicação e de aprender com outros seres humanos. B_(__)_Os ensinamentos que recebemos da família.

C_(__)_Aquilo que aprendemos na escola. D_(__)_O que é ensinado na Igreja.

03- Lendas e mitos relatam histórias de heróis que, mesmo crescendo no isolamento, tornam-se humanos - Rômulo e Remo, Tarzan, Mogli -, apresentando comportamentos compatíveis com os demais seres humanos. Sobre histórias como estas, assinale a alternativa que corresponda ao que diz a Sociologia:

A_(__)_Para se tornar humano, o ser humano tem de aprender com seus semelhantes uma série de atitudes que jamais poderia desenvolver no isolamento.

B_(__)_Mesmo em condições de isolamento, o ser humano é capaz de se tornar humanizado dado a sua sociabilidade. C_(__)_Eles podem ser considerados humanizados, mas não seres humanos.

D_(__)_Mesmo em isolamento social, podem, por meio da socialização, aprender o que é comum aos indivíduos que vivem em grupos . 04- Sobre o processo de socialização assinale a alternativa incorreta:

A_(__)_Um homem criado longe de outros seres de sua espécie é incapaz de se humanizar, não conseguindo desenvolver aptidões e reações que lhe deem identidade e possibilidade de interagir satisfatoriamente com seus semelhantes.

B_(__)_Um bebê humano, mesmo separado do seu grupo de origem, apresentará, com o tempo, as mesmas atitudes de seus semelhantes, na medida em que estas decorrem, sobretudo, de sua bagagem genética e se desenvolvem de forma espontânea. C_(__)_Para que um bebê humano se transforme em um homem propriamente dito, viver e se reproduzir como tal, é necessário um longo aprendizado, em que as gerações mais velhas transmitem às mais novas suas experiências e conhecimentos.

D_(__)_O ser humano transmite suas experiências e visões de mundo utilizando a comunicação, est abelecendo-se uma íntima identidade entre linguagem, experiência e realidade, que é a base do imaginário e do conhecimento humano.

05- Levando em conta os estudos sociológicos, assinale a alternativa que responda a forma com que nos tornamos humanos. A_(__)_Não nos tornamos humanos. Somos desde sempre, é algo da espécie.

B_(__)_É algo natural e não precisa aprender a ser.

C_(__)_Tornamo-nos humanos por meio do processo de aprendizagem, chamado de sociabilidade, que se dá no convívio com nossos semelhantes.

D_(__)_Tornamo-nos humanos por meio da socialização, isto é, pelo processo pelo qual passamos e aprendemos a nos comunicar, a conviver a nos comportar como seres humanos.

06- Sobre o que foi abordado a respeito do conceito de socialização e da sua import ância para a espécie humana, assinale a alternativa incorreta:

A_(__)_O ser humano necessita de seus semelhantes para sobreviver, comunicar-se, criar culturas e se realizar plenamente como indivíduos.

B_(__)_A socialização é o processo pelo qual o indivíduo aprende a ser membro da sociedade.

C_(__)_É por meio da socialização que o ser humano, desde criança, se integra pouco a pouco ao grupo em que nasceu, assimilan do o conjunto de hábitos, regras e costumes de seu grupo.

D_(__)_A socialização é a capacidade natural da espécie humana para viver em sociedade.

07- No começo do século XX, o escritor norte-americano Edgar Rice Burroughs (1875-1950) deu início à publicação de uma série de histórias cujo personagem central era um homem criado desde criança por grandes macacos na África. Era filho de um casal de nobres ingleses mortos após o naufrágio do navio que viajava pela costa africana, seu nome era John Greystoke. Os macacos que o criaram, porém, o chamavam de Tarzan. Sucesso imediato entre os leitores, Tarzan logo passou para as telas de cinema e para as histórias em quadrinhos, encantando sucessivas gerações. Nas histórias, Tarzan aprendeu a ler sozinho, com a ajuda apenas de um livro enco ntrado

Lista de exercícios

Aluno (a): ________________________________

Turma: 1ª série: ______

Professor: Yuri Disciplina: Sociologia

(2)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

2

em uma cabana. Além disso, demonstrava sentimentos nobres e humanos e defendia valores semelhantes aos da sociedade em que viveu o escritor.

Explique por que é impossível a um ser humano, em condições de isolamento social ter as características e comportamentos semelhantes ao do Tarzan.

08- (UEL) O lema da bandeira do Brasil, “Ordem e Progresso”, indica a forte influência do positivismo na formação política do Estado brasileiro.

Assinale a alternativa que apresenta idéias contidas nesse lema.

a)Crença na resolução dos conflitos sociais por meio do estímulo à coesão social e à evolução natural da nação. b) Ideais de movimentos juvenis, que visam superar os valores das gerações adultas.

c) Denúncia dos laços de funcionalidade que unem as instituições sociais e garantem os privilégios dos ricos. d) Ideal de sup eração da sociedade burguesa através da revolução das classes populares.

e) Negação da instituição estatal e da harmonia coletiva baseada na hierarquia social.

09- (UEL) Um jovem que havia ingressado recentemente na universidade foi convidado para uma fes ta de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a f esta seria formal, compareceu vestido com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava vestido de acor do com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento. As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim (1858-1917), como fato social.

Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim. I. O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade.

II. O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais. III. O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade.

IV. O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social. Assinale a alternativa correta.

a)Apenas as afirmativas I e II são corretas. b) Apenas as afirmativas I e IV são corretas. c) Apenas as afirmativas II e III são corretas. d) Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas. e) Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.

10- (UEL) Por trás das disputas que os candidatos travam pela preferência do eleitorado, há uma base minuciosa de informações. Pe rto das eleições, os concorrentes debruçam-se sobre gráficos, planilhas e tabelas de preferências de voto, buscando descobrir quais as tendências dos eleitores. Pesquisadores, escondidos atrás de vidros espelhados, acompanham as conversas de grupos de pessoas comuns de diferentes classes que, em troca de um sanduíche e um refrigerante, comentam e debatem as campanhas políticas. Nessa técnica de pesquisa qualitativa, descobre-se, além da convergência das intenções, as motivações que se repetem nos votos dos eleitores, as razões gerais que poderiam fazê-los mudar de opção, como eles propõem e ouvem argumentos sobre o tema.

A aplicação do modelo de pesquisa que aparece descrito no texto baseia-se, principalmente, na teoria sociológica de Max Weber (1864-1920). A utilização dessa teoria indica que os pesquisadores pretendem:

a)investigar as funções sociais das instituições, tais como igreja, escola e família, para entender o comportamento dos grupos sociais. b) pesquisar o proletariado como a classe social mais importante na estruturação da vida social .

c) analisar os aparelhos repressores do Estado, pois são eles que determinam os comportamentos individuais. d) estudar a psique humana que revela a autonomia do indivíduo em relação à sociedade.

e) pesquisar os sentidos e os significados recíprocos que orientam os indivíduos na maioria de suas ações e que configuram as relações sociais.

(3)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

3

11- (UEL) O pensamento científico, além de auto definir-se, também classifica e conceitua outras formas de pensamento. Por exemplo, é possível encontrar a definição de pensamento mítico como aquele que “vai reunindo as experiências, as narrativas, os relatos, até compor um mito geral. Com esses materiais heterogêneos produz a explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e suas finalidades, os poderes divinos sobre a natureza e sobre os humanos”. (CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000. p. 161.)

Assinale a alternativa que apresenta a afirmação que está de acordo com a definição de pensamento mítico dada acima.

a)“Acredito em coincidência e essa [a transferência do local do jogo] é uma vantagem a mais para nós nesta final. Foi lá que conquistamos nosso primeiro título”. (declaração da capitã do time de vôlei do Vasco da Gama ao comemorar a transferência da partida contra o Flamengo para um ginásio de sua preferência)

b) “Considero a sexta-feira 13 um dia ‘nebuloso’. Para mim, o poder da mente é forte e aquelas pessoas que pensam negativamente podem atrair má sorte. Não creio que ocorram coisas ruins para mim, mas prefiro me precaver com patuás e incensos”. (estudante, 24 anos)

c) “Não temo o desemprego, quem com Deus está, tudo pode.” (depoimento de um candidato a emprego de gari no Rio de Janeiro, disputando vaga com outros 40 mil candidatos)

d) “Viemos em busca da ‘Terra sem males’, atrás do ‘Éden’. Estamos atrás do ‘paraíso’ sonhado por nossos ancestrais e ele se encontra por essas regiões.” (explicação dada por líder guarani diante do questionamento sobre a instalação de grupos indígenas em áreas de mata atlântica protegidas por lei)

e) “As principais causas da exclusão educacional apontadas pelo censo do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic a], além do trabalho infantil, são a pobreza, a distância entre a escola e a residência, a distorção idade série e até o tráfico de drogas.” (divulgação na imprensa de dados do IBGE sobre educação)

12- (UEL) A Sociologia é uma ciência moderna que surge e se desenvolve juntamente com o avanço do capitalismo. Nesse sentido, reflete suas principais transformações e procura desvendar os dilemas sociais por ele produzidos.

Sobre a emergência da sociologia, considere as afirmativas a seguir:

I. A Sociologia tem como principal referência a explicação teológica sobre os problemas sociais decorrentes da industrializaç ão, tais como a pobreza, a desigualdade social e a concentração populacional nos centros urbanos.

II. A Sociologia é produto da Revolução Industrial, sendo chamada de “ciência da crise”, por refletir sobre a transformação d e formas tradicionais de existência social e as mudanças decorrentes da urbanização e da industrialização.

III. A emergência da Sociologia só pode ser compreendida se for observada sua correspondência com o cientificismo europeu e c om a crença no poder da razão e da observação, enquanto recursos de produção do conhecimento.

IV. A Sociologia surge como uma tentativa de romper com as técnicas e métodos das ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes das reminiscências do modo de produção feudal.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e III. b) II e III. c) II e IV. d) I, II e IV. e) I, III e IV.

13- (UEL - 2005) Leia o texto a seguir, escrito por Max Weber (1864-1920), que reflete sobre a relação entre ciência social e verdade: “[...] nos é também impossível abraçar inteiramente a seqüência de todos os eventos físicos e mentais no espaço e no tempo, assim como esgotar integralmente o mínimo elemento do real. De um lado, nosso conhecimento não é uma reprodução do real, porque ele pode somente transpô-lo, reconstruí-lo com a ajuda de conceitos, de outra parte, nenhum conceito e nem também a totalidade dos conceitos são perfeitamente adequados ao objeto ou ao mundo que eles se esforçam em explicar e compreender. Entre conceito e realidade existe um hiato intransponível. Disso resulta que todo conhecimento, inclusive a ciência, implica uma seleção, seguindo a orientação de nossa curiosidade e a significação que damos a isto que tentamos apreender”. (Traduzido de: FREUND, Julien. Max Weber. Paris: PUF, 1969. p. 33.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que, para Weber:

a)A ciência social, por tratar de um objeto cujas causas são infinitas, ao invés de buscar compreendê-lo, deve limitar-se a descrever sua aparência.

(4)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

4

b) A ciência social revela que a infinitude das variáveis envolvidas na geração dos fatos sociais permite a elaboração teórica totalizante a seu respeito.

c) O conhecimento nas ciências sociais pode estabelecer parcialmente as conexões internas de um objeto, portanto, é limitado para abordá-lo em sua plenitude.

d) Alguns fenômenos sociais podem ser analisados cientificamente na sua totalidade porque são menos complexos do que outros n as conexões internas de suas causas.

e) O obstáculo para a ciência social estabelecer um conhecimento totalizante do objeto é o fato de desconsiderar contribuições de áreas como a biologia e a psicologia, que tratam dos eventos físicos e mentais.

14- OBSERVE a tirinha abaixo

Calvin dialoga com Steve Jobs sobre sua imagem. A tirinha apresenta uma crítica quanto ao modo de perceber o status e o papel sociais das pessoas. ANALISE a atitude de Calvin e ASSINALE a alternativa CORRETA.

A)

Calvin sabe que o status e o papel social de Steve Jobs não são determinantes nas pessoas, são construções sociais.

B)

Calvin apresenta a parcela da população instruída e crítica quanto à sutil manipulação midiática.

C)

Calvin reivindica maior coerência nas imagens representadas nos meios de comunicação e a vida real.

D)

Calvin não acredita que tudo é como parece ser. Sua crítica rompe com paradigmas e estereótipos.

E)

Calvin supõe que o status e o papel social são o que definem as pessoas sem saber que são construídos socialmente. 15- DEFINA, EXPLIQUE e DIFERENCIE o status atribuído, o status adquirido e o status dominante.

_____________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________

16- DEFINA e EXPLIQUE o que é papel social.

_____________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________

17- Observando os conceitos de status e papeis sociais é possível chegar na ideia a respeito das relações sociais que por sua vez pode ser explicada como:

a) Noção de individualidade desenvolvida em cada pessoa. b) Comunicação entre membros de uma sociedade.

c) Reflexão filosófica e social a respeito da essência de um sistema social.

d) As formas de relacionamentos inseridas nas atividades industriais das sociedades modernas. e) As possíveis ocorrência de segregação étnica existentes nas diversas sociedades.

18- Sobre a ideia de "papel" e "status" sociais marque a alternativa incorreta:

a) Chamamos de papeis sociais as regras de condutas ou normas que são esperadas pela sociedade em relação as posições ocupadas pelas pessoas dentro dos diversos momentos de convivência.

b) Os papeis sociais são explicados como o conjunto de expectativas associadas em torno de um determinado status social. c) O Status de um indivíduo pode ser notado através da sua profissão ou do seu lugar na hierarquia familiar.

(5)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

5

d) O "status" seria a posição de uma pessoa em um sistema, enquanto o "papel" seria a dinâmica do espaço.

e) O status social seria toda e qualquer conduta estabelecida pelas normas de um sistema social em relação aos diversos papeis, ou seja, posições que ocupamos nos diversos espaços existentes.

19- Observe as alternativas e marque a alternativa que exemplifica corretamente a ideia de Conflito de Papeis Soc iais.

a) Pablo está cursando um 4º período do curso de ciências sociais, mas nos horários livres ele costuma andar de skate no Parq ue Dona Lindu, situado em Boa Viagem.

b) Nesse final de semana Dehlê se programou para ir ao show de ConeCrew Diretoria, mas ele lembrou que tinha que estudar para as avaliações escolares, por isso, resolveu não ir ao show para se dedicar aos estudos.

c) Anderson é técnico da seleção brasileira de vôlei e sabe que precisa ser rigoroso com os atletas, porém ele tem a consciência que um método treinamento muito pesado pode trazer prejuízos ao desempenho do time em todo campeonato, mas a torcida e a opinião púb lica não para de cobrar melhores resultados nas partidas.

d) Diego era um excelente lutador de judô, contudo os seus compromissos com os shows da banda Buyuh & os Trelosos fizeram com que ele largasse a sua carreira de atleta se dedicasse apenas a música.

e) Severina está em dúvida se vai ao show de Mc Sheldon ou se vai assistir a apresentação da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.

20- Observe o caso e analise as afirmativas. Carolina é uma médica, casada e mãe de dois filhos. Atualmente, além de seus afazeres habituais, Dra. Carolina também escreve para uma revista voltada para a área de saúde e cidadania. A sua vida, mesmo sendo pouco agitada, não tem causado muitos problemas para ela, já que a mesma, nas horas vagas ainda consegue treinar judô em uma acadêmia localizada no seu bairro.

I - Temos nesse caso um conflito notável de papeis sociais.

II - Mesmo ocupando vários status sociais, podemos afirmar que o status dominante de Carolina é o de escritora e atleta.

III - Pode-se concluir que todos os status sociais ocupados pela Dra. Carolina são adquiridos, pois o texto não retratou nenhuma de suas possíveis posições sociais atribuídas.

IV. De acordo com o texto pode-se concluir que o status dominante de Carolina se relaciona a sua profissão de médica.

Marque a alternativa correta:

a) I, II e III estão corretas. b) III e IV estão corretas. c) I e III estão corretas. d) II, III e IV estão corretas. e) Todas estão corretas.

Referências

Documentos relacionados

Cancelamento do estudante após o início do curso As seguintes taxas serão reembolsadas menos $500 de taxas administrativas (por. família se pedidos de reembolso forem recebidos

• Oportunidade para obtenção de recursos em projetos ligados às metas do Plano de Bacia... Enquadramento para a bacia do

França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada

Para mitigar esses riscos, a Companhia e suas controladas definiram em sua Política de Gestão de Riscos parâmetros para análise das situações financeira e patrimonial de

Há 16 programas incluindo 1 Programa Manual, 6 Programas Pré-definidos, 1 Programa de Gordura Corporal, 4 Programas de Controle de Frequência Cardíaca e 4 Programas Definidos

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

d) Problemas urbanos referentes à ineficácia dos transportes públicos; e) Processo de migração em massa de pessoas do campo para a cidade. 10- Esta é uma clássica definição sobre

Rasuras podem invalidar a lista.  Nas questões que exigem cálculos eles deverão ser apresentados na lista para que possam ser corrigidos.  Questões discursivas deverão