• Nenhum resultado encontrado

Percepções sobre a prova do ENADE sob a perspectiva de gênero e raça: uma análise dos cursos de Direito, Psicologia, Administração e Ciências Econômicas, 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Percepções sobre a prova do ENADE sob a perspectiva de gênero e raça: uma análise dos cursos de Direito, Psicologia, Administração e Ciências Econômicas, 2015"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Percepções sobre a prova do ENADE sob a perspectiva de gênero e raça: uma análise dos cursos de Direito, Psicologia, Administração e Ciências Econômicas, 2015

RESUMO

O artigo estuda a relação entre raça e sexo e a percepção dos alunos com relação ao nível de dificuldade da prova do ENADE para os cursos de Direito, Psicologia, Administração e Ciências Econômicas, para o ano de 2015. A hipótese principal do trabalho é que uma vez que as expectativas dos alunos são influenciadas por suas características, como cor/raça e sexo, elas podem também influenciar sua percepção de dificuldade da prova. O que pode ser ainda mais evidente e interessante ao se analisar a percepção das mulheres em cursos tipicamente masculinos e vice-versa. Como derivação dessa análise, procurou-se saber se a percepção de dificuldade está relacionada ao desempenho do aluno na prova, e da mesma forma em que medida há diferenças e interações importantes entre a percepção, o curso e as características dos alunos e alunas. A análise considera a nota do conteúdo específico e a do geral, separadamente. Os modelos utilizados são de multinível tanto para a percepção (logístico) quanto para a nota (linear). Consideram-se como variáveis de controle características dos alunos e das IES. Os resultados preliminares apontam que os alunos que consideram a prova mais fácil tendem a ter uma nota mais elevada. Além disso, em geral, os homens tendem a considerar a prova de conteúdo específico mais difícil que as mulheres. Por raça, não foi verificada diferença significativa em nenhum dos cursos, nem mesmo quando se considerou a interação entre raça e gênero. Por fim, as variáveis de nível 2, que caracterizam a IES, somente o percentual de professores doutores apresentou relação inversa com a probabilidade se considerar a prova difícil.

(2)

Percepções sobre a prova do ENADE sob a perspectiva de gênero e raça: uma análise dos cursos de Direito, Psicologia, Administração e Ciências Econômicas, 2015

INTRODUÇÃO

O trabalho analisa os dados do ENADE 2015, disponibilizados pelo INEP, para os cursos Direito, Psicologia, Administração e Economia. A escolha dos cursos se deve a um ser majoritariamente feminino: psicologia, com 82,6% de mulheres. Economia, majoritariamente masculino, com 60% de alunos homens, e dois com uma distribuição equilibrada, já que Administração tem 56,3% de mulheres e 43,7% de homens, Direito com 53,2% sendo mulheres e 46,8% homens. Além disso, a prova de conteúdo geral é a mesma para esses cursos. O objetivo é investigar em que medida há diferenças por gênero e raça/cor na avaliação do grau de dificuldade da prova do ENADE tanto da prova geral quanto a de conteúdo específico, considerando os cursos em separado. Em um segundo momento, a análise considera a relação entre a percepção do nível de dificuldade e a nota do(a) aluno(a) da prova, tanto da formação geral quanto da específica.

A hipótese principal do trabalho é que uma vez que as expectativas dos alunos são influenciadas por suas características, como cor/raça e sexo, elas podem também influenciar sua percepção de dificuldade da prova. O que pode ser ainda mais evidente e interessante ao se analisar a percepção das mulheres em cursos tipicamente masculinos e vice-versa. Como derivação dessa análise, procurou-se saber se a percepção de dificuldade está relacionada ao desempenho do aluno na prova, e da mesma forma em que medida há diferenças e interações importantes entre a percepção, o curso e as características dos alunos e alunas.

DADOS E MÉTODOS

Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e corresponde aos alunos que fizeram o ENADE no ano de 2015, em conjunto com o Censo do Ensino Superior. Os alunos que realizam a prova são concluintes dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura, ou seja, aqueles que

(3)

tenham expectativa de conclusão do curso até julho do ano da prova ou que tenham cumprido 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da Instituição de Educação Superior (IES), até o final das inscrições do ENADE. Para análise consideram-se os cursos separadamente e em conjunto. As variáveis utilizadas são diferentes características dos alunos, tais como, sexo, raça, se trabalha e renda domiciliar, e as características da IES, tais como, pública/privada, gasto com pesquisa e perfil do corpo discente. Primeiro, analisamos a percepção dos alunos com relação ao nível de dificuldade da prova: fácil, médio ou difícil. E, em seguida, sua relação com a nota.

RESULTADOS PRELIMINARES

Amostra final

A amostra é composta majoritariamente por mulheres sendo elas 58,1% do total. A maior parte dos alunos e alunas é solteiros, aproximadamente 55%; já os casados representam 19,7% e 18,9% não responderam à essa pergunta. Em relação à cor/ raça, foram agrupados negros e pardos dentro da categoria preto, portanto representado por 30,8% e os brancos 48,4% da nossa amostra.

Com relação à escolaridade do pai tem-se 24,7% com o ensino médio, por outro lado 39,9% tem baixa escolaridade, ou seja, até o ensino fundamental completo e somente 4,3% possui pós-graduação. Já, com relação às mães, cerca de 36% delas têm até o ensino fundamental completo e26% o ensino médio completo e 6,5% possuem pós-graduação, essa distribuição indica uma maior escolaridade para as mães, ao se comparar com os pais.

Sobre a renda familiar, 45,7% tem até 4,5 salários, sendo que desses 20,2% têm uma renda entre 1,5 e 3 salários. Os que possuem renda acima de 6 salários somam 23,8%. Praticamente metade dos universitários trabalha acima de 20 horas semanais.

(4)

A TAB.1 indica que 63,40% do público feminino considerou a prova de conteúdo geral como nível médio, enquanto 29,80% do público masculino classificaram-na como difícil. Considerando a perspectiva racial, 59,9% dos Indígenas consideraram a prova com um nível médio e 27,80% dos pretos afirmaram que a prova teve um nível difícil. Para os alunos que trabalhavam mais de 20hs/semanais, 29,20%, afirmaram ter encontrado um grau elevado de dificuldade em sua realização. Analisando os resultados por curso, temos que 27,6% dos alunos do direito e 26,9% dos alunos de psicologia disseram que a parte de formação geral é difícil, enquanto 24,5% dos alunos de Economia afirmaram ter se deparado com uma prova fácil. Ao se observar a TAB.2 nota-se que maiores notas tanto no geral, quanto ao se analisar por sexo e cor/raça. As diferenças por sexo são pequenas, sendo mais evidentes por raça/cor.

Análise Multinível

Os resultados para a regressão multinível logística (TAB.3) mostram que, em geral, os homens tendem a considerar a prova de conteúdo específico mais difícil que as mulheres. Isso não é verdade apenas para o caso do curso de Economia, em que o percentual é majoritariamente masculino. Por raça, não foi verificada diferença significativa em nenhum dos cursos, nem mesmo quando se considerou a interação entre raça e gênero.

Com relação à nota, tem-se que há uma probabilidade inversa, indicando que quanto maior a nota, menor a probabilidade se considerar a prova difícil. Desse modo, a percepção demonstra ser coerente com o desempenho dos alunos. Por fim, as variáveis de nível 2, que caracterizam a IES, somente o percentual de professores doutores apresentou relação inversa com a probabilidade se considerar a prova difícil.

A regressão multinível linear (TAB.4) confirma a análise descritiva, já que controlando por uma série de variáveis de características dos alunos e das IES a percepção do nível de dificuldade é significativo, indicando que de fato atribuição de nível fácil está relacionada a uma maior nota na parte específica em todos os cursos, a maior diferença é do curso de Economia e a menor diferença no curso de Direito. Nota-se que os homens têm um desempenho melhor do que as mulheres,

(5)

em todos os cursos, mas com maior diferença no curso de Economia, seguido do curso de Psicologia.

A raça apresenta diferença no curso de Administração, Direito e Psicologia, tendo cada curso sua especificidade. No primeiro, tal diferença independe do sexo. Já para o Direito, os homens brancos têm uma nota quase 0,5 menor que os outros grupos, ao passo que na Psicologia este grupo de raça e sexo tem um ponto a mais que os demais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As variáveis gênero, raça e percepção do nível de dificuldade da prova demonstraram significância para a discussão acerca do desempenho no ENADE. Contudo, há variações significativas por curso que devem ser consideradas. Os homens tendem a considerar as provas de conteúdo específico mais difíceis, com exceção do curso de Economia, que possui maioria masculina. Já a raça, que não demonstrou associação com a percepção de dificuldade, se reflete de maneiras diversas no desempenho por curso.

A percepção não é um fim em si mesmo, mas pode ser testada enquanto uma hipótese associada às expectativas e aspirações de alunos. Em um contexto de recentes expansões do Sistema de Ensino Superior, as estratificações horizontais (isto é, as diferenças internas a um mesmo nível de ensino) são cruciais para se compreender o rumo das desigualdades persistentes que surgem e se reproduzem na educação, e têm consequências no mercado de trabalho e em outros aspectos no ciclo de vida.

(6)

ANEXOS

TAB. 1 – Distribuição das variáveis por percepção da prova de formação geral – ENADE, 2015

Variáveis Fácil Médio Difícil Qui quadrado

N % N % N %

Sexo Feminino 29755 11,70 161430 63,40 63417 24,90 Valor:1485,370 Masculino 21351 12,40 99867 57,80 51486 29,80 df: 4 (0,000) Instituição Pública 12373 20,70 36312 60,70 11181 18,70 Valor:6163,211

Privada 39735 10,50 224991 61,20 103728 26,90 df: 2 (0,000) Cor/raça Branco 32657 12,80 155110 60,90 66890 26,30 Preto/Pardo 17025 10,60 99065 61,60 44800 27,80 Valor:518,841 Amarelo 829 11,80 4342 61,60 1882 26,70 df:6 (0,000) Indígena 325 13,50 1443 59,90 642 26,60 Estado civil Solteiro 40179 13,80 181875 62,30 69718 23,90 Casado 8044 7,80 60185 58,60 34434 33,50 Valor:5854,343 Separado Judicialmente 1161 8,10 8418 58,90 4711 33,00 df:8 (0,000) Viúvo 69 6,30 666 60,80 361 32,90 Outro 1383 9,10 8821 58,10 4990 32,80 Renda

Ate 1,5 salário mínimo 4336 9,90 26231 60,00 13146 30,10

De 1,5 até 3 salários 9803 9,30 64588 61,00 31572 29,80 Valor:8204,735 De 3 até 4,5 salários 8916 9,90 55289 61,40 25812 28,70 df:12 (0,000) De 4,5 até 6 salários 6854 11,20 37778 61,50 16771 27,30 De 6 até 10 salários 8786 13,30 40787 61,80 16472 24,90 De 10 até 30 salários 9043 19,40% 28757 61,60% 8857 19,00 Acima de 30 salários 3098 27,60 259960 61,20% 114213 26,90 Trabalho

Não trabalha 18107 15,10 74513 62,20% 27081 22,60 Valor:3246,262 Até 20 horas semanais 6207 13,70 27969 61,70 11181 24,70 df:4 (0,000) Acima de 20 horas semanais 26521 10,20 259958 60,60 75949 29,20 Curso Administração 12827 10,80 74787 63,20 30739 26,90 Valor: 335,150 df:4 (0,173) Direito 13,62 13,70 58340 58,70 27459 27,60 Valor:482,462 df:2 (0,000) Economia 1852 24,50 4342 57,30 1380 18,20 Valor:1240,019 df:2 (0,000) Psicologia 2775 12,00 14280 61,70 114909 26,90 Valor:4,591 df:2 (0,000) Fonte: ENADE, 2015 e Censo do Ensino Superior, 2015.

(7)

TAB.2 – Média das notas da formação geral por percepção do grau de dificuldade da prova, sexo e raça/cor, ENADE, 2015

Grau de dificuldade formação geral

Média das notas do nível de dificuldade da formação geral

Raça/ sexo Média N Desvio

Fácil Branco 60,243 32657 16,7116 Preto/Pardo 58,223 17025 16,7206 Amarelo 59,541 829 16,772 Indígena 56,584 325 18,4163 Total 59,532 50836 16,755 Feminino 59,233 29755 16,1943 Masculino 59,844 21351 17,5499 Total 59,488 51106 16,7765 Médio Branco 55,707 155110 15,7379 Preto/Pardo 54,178 99065 15,7373 Amarelo 53,482 4342 16,4275 Indígena 54,39 1443 15,8141 Total 55,08 259960 15,7685 Feminino 54,287 161430 15,5593 Masculino 56,284 99867 16,0593 Total 55,05 261297 15,7821 Difícil Branco 52,409 66890 15,7718 Preto/Pardo 51,407 44800 15,7852 Amarelo 50,215 1882 16,006 Indígena 50,647 642 16,1536 Total 51,97 114214 15,7923 Feminino 51,07 63417 15,5916 Masculino 52,998 51486 15,9934 Total 51,934 114903 15,802 Total Branco 55,423 254657 16,0445 Preto/Pardo 53,834 160890 15,9753 Amarelo 53,323 7053 16,5718 Indígena 53,689 2410 16,3902 Total 54,777 425010 16,0487 Feminino 54,064 254602 15,8141 Masculino 55,744 172704 16,3694 Total 54,743 427306 16,062

(8)

TAB. 3. Resultados Regressão Multinível Logística para Percepção de Difícil da Prova de Conteúdo Específico – ENADE, 2015

Variáveis Administração Direito Economia Psicologia Masculino 0.341*** 0.176*** -0.0231 0.107* (0.0299) (0.0326) (0.0888) (0.0589) Branca 0.0352 0.000165 0.0345 0.00101 (0.0260) (0.0296) (0.0843) (0.0349) Branca X Masculino -0.0351 0.00410 0.0362 0.00858 (0.0378) (0.0407) (0.107) (0.0759) Nota Específica -0.00710*** 0.000280 -0.00520*** 0.00449*** (0.000769) (0.000664) (0.00191) (0.00111) Solteiro -0.137*** -0.105*** -0.186** -0.0662* (0.0225) (0.0266) (0.0780) (0.0376) Renda: Até 1,5 s.m. Ref. Ref. Ref. Ref. Renda: 1,5 a 3 -0.00465 -0.0171 0.0376 0.00936 (0.0333) (0.0387) (0.113) (0.0503) Renda: 3 a 4,5 -0.0385 -0.0340 0.165 0.0506 (0.0351) (0.0401) (0.116) (0.0529) Renda: 4,5 a 6 -0.0300 -0.00812 0.0854 0.0486 (0.0385) (0.0423) (0.124) (0.0584) Renda: 6 a 10 -0.0616 -0.0834** 0.149 -0.00799 (0.0399) (0.0415) (0.120) (0.0583) Renda: 10 a 30 -0.172*** -0.174*** 0.00968 0.00590 (0.0481) (0.0445) (0.126) (0.0660) Renda: Acima de 30 -0.331*** -0.236*** -0.149 -0.155 (0.0838) (0.0667) (0.157) (0.114)

Não trabalha Ref. Ref. Ref. Ref.

Trabalho: Até 20h -0.0941* -0.000568 -0.127 -0.115** (0.0490) (0.0379) (0.121) (0.0566) Trabalho: Acima 20h 0.0599** 0.0994*** 0.0203 0.0713** (0.0233) (0.0229) (0.0579) (0.0327) Bolsa: curso gratuito Ref. Ref. Ref. Ref. Bolsa: curso pago -0.198** 0.0562 -0.0992 -0.0445

(0.0780) (0.101) (0.147) (0.116) Bolsa: recebe alguma -0.206*** 0.0660 -0.201 -0.0160 (0.0782) (0.101) (0.136) (0.114) Recebe auxílio -0.0257 0.0457 0.0749 0.0306 (0.0514) (0.0545) (0.0886) (0.0602) Teve Ação Afirmativa -0.0525** -0.0176 0.0410 0.0135

(0.0241) (0.0303) (0.0747) (0.0412) EM Público 0.231*** 0.198*** 0.170*** 0.120*** (0.0260) (0.0239) (0.0633) (0.0350)

Norte Ref. Ref. Ref. Ref.

Nordeste -0.187** -0.188*** -0.456** -0.180* (0.0728) (0.0682) (0.198) (0.0936) Sudeste 0.115 0.235*** -0.310 0.188** (0.0725) (0.0688) (0.207) (0.0950) Sul 0.201** 0.219*** 0.0967 0.297*** (0.0789) (0.0786) (0.213) (0.105) Centro-Oeste 0.110 0.228*** -0.595*** 0.216** (0.0803) (0.0743) (0.222) (0.109) Curso matutino Ref. Ref. Ref. Ref. Curso vespertino 0.0349 -0.0581 0.144 -0.0635

(0.0747) (0.0549) (0.122) (0.0670) Curso noturno 0.0322 0.0487* 0.167** 0.0147

(0.0341) (0.0253) (0.0779) (0.0386) Idade 0.00470*** 0.00455*** -0.00221 0.00128

(9)

(0.00156) (0.00146) (0.00554) (0.00205) Federal Público Estadual -0.0782 -0.0390 -0.267 -0.0909 (0.118) (0.142) (0.170) (0.171) Público Municipal -0.0203 0.0266 0.0705 0.275 (0.136) (0.164) (0.297) (0.179) Privada -0.0448 -0.0421 -0.332* -0.0416 (0.109) (0.134) (0.173) (0.138)

IF e CEFET Ref. Ref. Ref. Ref.

Centro Univ./ Faculdade 0.216 -0.576 -0.124 -0.00367 (0.186) (0.758) (0.130) (0.0535) Universidade 0.242 -0.570 0.000 0.0000 (0.185) (0.757) % prof. Doutores -0.0118*** -0.0142*** -0.0161*** -0.00856*** (0.00129) (0.00149) (0.00302) (0.00180) % prof. Mulheres 0.00767*** 0.00322 0.00981 0.00141 (0.00161) (0.00203) (0.00705) (0.00315) % prof. Não brancos -0.00118* -0.00110 -0.000868 1.36e-05 (0.000670) (0.000768) (0.00167) (0.000890) Constante -0.984*** -0.187 0.898* -0.689*** (0.213) (0.764) (0.490) (0.243) Observações 57,447 48,386 7,357 22,583 Número de grupos 1,327 823 156 374 Log-likelihood -35452 -30289 -4778 -14741 Obs.: Erro-padrão entre parêntesis. Significância: *** p<0.01, ** p<0.05, * p<0.1.

(10)

TAB.4 - Resultados Regressão Multinível Linear para Nota da Formação Geral, ENADE, 2015

Variáveis Administração Direito Economia Psicologia Masculino 1.837*** 1.823*** 3.787*** 1.523*** (0.150) (0.203) (0.489) (0.321) Branca 0.687*** 0.205 0.520 -0.0231 (0.128) (0.181) (0.466) (0.190) Masculino X Branca -0.251 -0.460* -0.334 1.017** (0.188) (0.252) (0.587) (0.413)

Percepção: Fácil Ref. Ref. Ref. Ref.

Percepção: Médio -2.233*** -0.284 -2.462*** -1.578*** (0.152) (0.184) (0.332) (0.244) Percepção: Difícil -4.300*** -1.682*** -4.706*** -3.155*** (0.170) (0.209) (0.436) (0.276) Solteiro -0.488*** -1.360*** -0.829* -0.216 (0.114) (0.168) (0.431) (0.206) Renda: Até 1,5 s.m. Ref. Ref. Ref. Ref. Renda: 1,5 a 3 1.240*** 0.658*** 0.963 1.057*** (0.167) (0.244) (0.628) (0.273) Renda: 3 a 4,5 2.008*** 1.873*** 1.763*** 1.861*** (0.176) (0.252) (0.645) (0.288) Renda: 4,5 a 6 2.602*** 2.874*** 3.065*** 2.817*** (0.192) (0.264) (0.685) (0.318) Renda: 6 a 10 3.407*** 4.261*** 3.613*** 3.260*** (0.200) (0.259) (0.666) (0.316) Renda: 10 a 30 4.276*** 5.844*** 4.558*** 4.273*** (0.234) (0.273) (0.693) (0.356) Renda: Acima de 30 3.543*** 5.141*** 4.315*** 5.011*** (0.365) (0.385) (0.841) (0.593) Não trabalha Trabalho: Até 20h -1.727*** -0.548** -1.104* 0.372 (0.231) (0.229) (0.659) (0.301) Trabalho: Acima 20h -0.197* 0.271* -2.133*** 0.0894 (0.113) (0.142) (0.315) (0.180) Bolsa: curso gratuito Ref. Ref. Ref. Ref. Bolsa: curso pago -0.757* -0.831 -2.464*** -1.494**

(0.446) (0.682) (0.911) (0.675) Bolsa: recebe alguma 1.846*** 1.274* 0.257 -0.160

(0.446) (0.681) (0.841) (0.665) Recebe auxílio -1.115*** -1.342*** -0.158 -1.723***

(0.255) (0.343) (0.493) (0.332) Teve Ação Afirmativa 0.847*** 3.069*** 0.341 2.769***

(0.120) (0.190) (0.414) (0.227) EM Público -0.999*** -0.991*** -0.0408 -1.642***

(0.126) (0.148) (0.352) (0.191)

Norte Ref. Ref. Ref. Ref.

Nordeste -0.728 1.178* 0.430 2.719*** (0.568) (0.656) (1.662) (0.853) Sudeste 0.0414 1.569** 4.403*** 2.701*** (0.564) (0.654) (1.704) (0.853) Sul 1.198* 2.310*** 4.280** 4.193*** (0.626) (0.758) (1.753) (0.950) Centro-Oeste -1.634*** 1.148 4.670** 2.171** (0.622) (0.706) (1.844) (0.975)

Curso matutino Ref. Ref. Ref. Ref.

Curso vespertino 0.100 -0.237 0.00675 -1.386*** (0.388) (0.335) (0.784) (0.423) Curso noturno -1.034*** -1.485*** -1.007** -1.073***

(11)

Idade -0.111*** -0.0943*** -0.133*** -0.124*** (0.00800) (0.00927) (0.0307) (0.0113)

Federal Ref. Ref. Ref. Ref.

Público Estadual -1.328 -1.165 2.535* -5.467*** (1.043) (1.348) (1.425) (1.599) Público Municipal -5.991*** -8.676*** -1.176 -7.705*** (1.126) (1.513) (2.254) (1.548) Privada -4.704*** -7.222*** 1.426 -7.035*** (0.882) (1.155) (1.367) (1.143)

IF e CEFET Ref. Ref. Ref. Ref.

Centro Univ./ Faculdade -3.059** 1.672 1.732* -0.343 (1.502) (5.350) (1.026) (0.532) Universidade -3.420** 0.937 0.000 0.000 (1.480) (5.340) % prof. Doutores 0.103*** 0.0986*** 0.102*** 0.0277 (0.0105) (0.0142) (0.0234) (0.0171) % prof. Mulheres -0.0205 -0.0281 -0.101* -0.0295 (0.0127) (0.0194) (0.0535) (0.0293) % prof. Não brancos -0.00190 0.00797 -0.00928 0.000773

(0.00571) (0.00752) (0.0138) (0.00871) Constante 52.68*** 49.89*** 41.33*** 56.90*** (1.607) (5.399) (3.657) (2.069) Observações 57,447 48,386 7,357 22,583 Número de grupos 1,331 823 156 374 Log-likelihood -218,510 -194,089 -28,480 -87,089 Obs.: Erro-padrão entre parêntesis. Significância: *** p<0.01, ** p<0.05, * p<0.1.

Referências

Documentos relacionados

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das