• Nenhum resultado encontrado

Mestrado em Letras da PUC GOIÁS realiza Plano de internacionalização na Europa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mestrado em Letras da PUC GOIÁS realiza Plano de internacionalização na Europa"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Mestrado em Letras da PUC GOIÁS realiza Plano

de internacionalização na Europa

Os professores do Mestrado em Letras da PUC Goiás viajaram

para Europa em concretização de um projeto do Programa que

visa a internacionalização do Programa. Empenhados nesse ideal,

o colegiado do Mestrado, Profa. Maria de Fátima Gonçalves Lima,

Prof. Divino José Pinto, Profa. Maria Aparecida Rodrigues, Prof. Éris Antônio Oliveira, Profa. Maria Teresinha Martins do Nascimento, Profa. Lacy Guaraciaba Machado e Prof. José Ternes, coordenados pelo Profa. Gilberto Mendonça Teles, que apresentou a equipe aos mais influentes pesquisadores da área de Letras de Portugal e da França,

No dia 5 de junho a equipe foi recebida na Universidade Fernando Pessoa no Porto, com amizade e contentamento. O Prof. Dr Mário Pinto, (Prof. de Ciências da Comunicação na Universidade FERNANDO PESSOA, Porto, doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Santiago de Compostela) e ao ao Prof. Dr. Arnaldo Saraiva ensaísta e poeta português, – Professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da U. Porto (FLUP). Professor Emérito da U.Porto (2011), - Presidente da Fundação Eugénio de Andrade , - Co-fundador do Centro de Estudos Pessoanos e da revista Persona, - Antigo estudante da FLUP, com Doutoramento em Literatura Brasileira (1976), ex aluno de Roland Barthes, orientando de Jean-Paul Sartre e esposo de Maria de Fátima Marinho Saraiva - diretora da universidade do Porto. Os professores do Mestrado em Letras da PUC Goiás apresentaram seus projetos de e trocaram ideias sobre a possibilidade de parceria, intercâmbio e publicações conjuntas.

Nos dias 8 de junho, em Lisboa, a equipe do MLET foi recebida pelos os pesquisadores do (CLEPUL), na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O encontro foi dirigido pela da Professora Vânia Chaves que (coordena o Grupo de investigação 6: Brasil-Portugal. Cultura, Literatura e Memória) e pelo Professor José Eduardo Franco, Diretor do Centro de Cultura e Literaturas Lusófonas e Europeias) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL).

Estiveram presentes, apresentando suas pesquisas e falando sobre as possibilidades de intercâmbios e parcerias com a PUC Goiás, os seguintes pesquisadores do (CLEPUL):

O Prof. Dr. Fernando A. Cristóvão (presidente do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, ICALP), líder do grupo de investigação 3, - Literatura Brasileira e Cultura da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, coordenador a investigação Literatura e Cultura Brasileiras; Profa. Dra. Beata Elzbieta Cieszynska, Área: Grupo de Investigação 5 -

(2)

Literaturas e Culturas Ibéricas e Eslavas, Instituição de origem: Universidade de Gdansk, Polónia; Prof. Dr. José Eduardo Franco diretor do CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias. José Eduardo Franco é historiador, poeta e ensaísta (n. 1969), especializado em História da Cultura. Doutorado pela École des Hautes

Études en Sciences Sociales de Paris em História e Civilização e Doutorado

em Cultura pela Universidade de Aveiro. Tem desenvolvido trabalhos originais de investigação nos domínios da mitologia portuguesa e das grandes polémicas históricas que marcaram a vida cultural, política e religiosa do nosso país, sendo autor de vasta obra neste domínio; Profa. Dra.

Vânia Pinheiro Chaves,

que coordenou as apresentações é investigadora do grupo 6 do CLEPUL – Brasil-Portugal: cultura, literatura; Profa. Dra. Annabela de Carvalho Vicente Rita Grupo de Investigação 4 - Literaturas e Culturas Europeias.

Os pesquisadores do MLET apresentaram seus trabalhos, suas experiências e publicações. Depois, o grupo da CLEPUL conduziu os professores da PUC Goiás para uma ampla biblioteca setorial e presenteou a equipe com dezenas de livros e trabalhos dos grupos de investigação da Faculdade de Lisboa.

Entre os vários pontos abordados pelos pesquisadores, sobre a possibilidade de trabalho em com a PUC Goiás, ressaltamos a fala do Professor Fernando Cristóvão que sugeriu:

Criar volumes de informações (publicar) sobre Universidades lusófonas para facilitar e propiciar intercâmbios entre professores (teses, trabalhos, pesquisas, temas, intercâmbios: alunos, professores):

Temáticas comuns: lusofonias – estudos voltados para a língua e expressão; Multicuturalismo – teoria hologramática. Estamos todos juntos (direitos linguísticos, políticas, culturais); Legitimidade – Europeu românico, Latino americano (Congresso em Roma);Projeto agregador – convergência.

A Profa. Dra. Annabela de Carvalho Vicente Rita comentou e sugeriu ideias voltadas para a transversatilidades: Interartes; Lusofonias – seção para as antologias; porjetos sobre literaturas lusófonas – já conta com a colaboração da USP e gostaria de contar com a nossa (grupos responsáveis em cada país); publicação de 2 livros: o primeiro como surgem as ideias, os temas, os textos literários, o segundo – relações interatisticas; Figuração da metamorfose das linguagens ( lit. e jornalismo); Literatura e pensamento científico 9conceitos de Estado, de indivíduo, de História); Colaboração: Dicionários; Doutoramento: intercâmbios (módulo); Pós-doutoramento.

A Professora Vânia Chaves, entre outras ideias aludiu também a colaboração entre as Universidades ( visita – módulos, bolsa sanduiche – estudantes); Estagio para doutoramento e pós-doc; parcerias em colóquios;

(3)

publicações conjuntas – seminários, colóquios; programa CAPES/FCP – concorrência aberta.

Ana Paula Tavares comentou também sobre o ensino de literatura no Ensino Secundário e o inventário sobre o ensino dessa Literatura;

No dia 11 e 12 de junho a equipe esteve em Guimarães (Capital europeia da Cultura) para participar do Colóquio internacional - Sob o signo de Camões - Crise e superação, realizado no Paço Duque de Bragança. A Profa. Maria Isabel do Amaral Antunes Vaz Ponce de Leão. (Áreas de

Investigação: Literatura Portuguesa Contemporânea, Interacção das Artes (Literatura / Artes Plásticas / 7.ª Arte), Discurso de Imprensa. Autora de vários livros e artigos que incidem nas áreas acima referidas)

recepcionou os professores do MLET em grande estilo, ofereceu um jantar à equipe brasileira para acertar ideias das parcerias e intercâmbios. O programa foi marcado pelos seguintes acontecimentos: Um dia especial foi 11 de junho marcado pela Conferencia Inaugural : Vítor Manuel de Aguiar e Silva – Os Lusíadas: Tempo Memorial, Tempo Histórico; Mito e Revelação Poética; Questões Críticas da obra de Camões com as conferencias: Rui Manuel de Figueiredo Marcos – Ondulações Jurídicas De Camões; Anfitriões de Camões e Molière: Ordem e Subversão – Cristina Marinho e Isabel Ponce de Leão; Pontos Críticos da Presença de Camões na Literatura Portuguesa; Conferencias: A Canonização de Camões como Derrogação da Diferença –– Hélio Alves;; A Celebração de e Camões no Tempo Romântico – Ofélia Paiva Monteiro;; Olhares Sobre Camões Na Poesia Portuguesa do Século XX – João Minhoto Marques; Apresentação do Livro: O Mito Camoniano de Gilberto Mendonça Teles (Edições Universidade Fernando Pessoa), por Salvato Trigo (Reitor da Universidade Fernando de Pessoa do Porto) e o lançamento do livro do prof. Gilberto Mendonça Teles com a participação dos Professores do Mestrado em Letras da PUC Goiás.

Em Guimarães também conheceram Prof. Dr. Xosé Manuel da Silva da Faculdade de Filosofia e Traducion da Universidade de Vigo, que manifestou o desejo em conhecer nossa Universidade e publicar na revista Guará. Também a equipe foi apresentada ao Prof. Dr, José Carlos Seabra Pereira, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e da Universidade Católica Portuguesa, investiga e leciona nas áreas de Teoria Literária e Literatura Portuguesa Moderna, de Estudos Camonianos e de Estudos Pessoanos (cadeira que criou na Universidade de Coimbra). É atualmente o Coordenador Científico do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos e vice-director da Revista Camoniana (luso-brasileira), membro eleito do novo Conselho Científico

(4)

da FLUC e da Comissão Científica do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, membro do painel de avaliadores da F. C. T. para as candidaturas a bolsas de investigação para doutoramento e pós-doutoramento, membro da Comissão Científica de várias revistas de Estudos Literários (Mathesis. Estudos Aquilinianos, etc.). O Professor também se dispôs a enviar artigos para a revista Guará e entrar em contato conosco para futuras parcerias.

O Prof. Gilberto apresentou os professores do Mestrado da PUC Goiás ao Prof. Dr. escritor e investigador português, Vítor Manuel de Aguiar e Silva um dos Papas da Teoria da Literatura.Na investigação, dedica-se ao estudo da literatura portuguesa dos séculos XVI e XVII, da obra camoniana e das metodologias literárias. Dos seus vastos trabalhos publicados, destaca-se Teoria da Literatura (1967), A Estrutura do Romance (1974), Teoria e Metodologia Literárias (1990), Camões: Labirintos e Fascínios (1994). Foi distinguido, a 21 de novembro de 2007, com o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos. Muito solícito com os pesquisadores goianos e prometeu enviar um artigo para nossa revista Guará.

No jantar organizado pela Professora Isabel Ponce Leão, várias ideias foram levantadas, entre elas, o intercâmbios com professores e alunos da Universidade do Porto, Pós-doutorados, publicações e organizações de coletâneas e publicações de artigos nossos nas revistas da Universidade Fernando Pessoa e a publicação de artigos dos investigadores portugueses na revista Guará do MLET. Para início, ficou acertado que o texto da apresentação do livro do Prof. Gilberto, lido pelo Prof. Dr. Salvato Vila Verde Pires Trigo (Reitor da Universidade Fernando de Pessoa do Porto.

Dia 14 de junho em Paris –sob a direção do Professor Gilberto Mendonça Tele, os professores da PUC Goiás visitaram a Sorbone e fizeram contatos com as Profas Lygia Maia Hegouet e a Professora Catedrática da Sorbonne é Jacqueline Penjon, doutora em Literatura e civilização Brasileira e Diretora da Área de Línguas e Literaturas Vernáculas. Foi importante nossa visita à Universidade de Paris, a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Sorbonne. A viagem foi mais vantajosa do que imaginávamos, os pesquisadores tiveram uma visão da Europa, das pesquisas realizadas em Portugal e um pouco de Paris e ficaram estimulados para seguirem seus trabalhos, ampliando e crescendo sempre na construção do Mestrado em Letras da PUC Goiás, na criação do Doutorado em Letras e na busca de excelência da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

(5)
(6)
(7)
(8)
(9)
(10)
(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

09:15 - 10:00 Aula híbrida sobre: Para os alunos presenciais: atividade prática – E-Class Não é necessário enviar atividade Dodgeball e Rouba-bandeira. Para os alunos

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

163 “Consequently, the envisaged agreement, by conferring on an international court which is outside the institutional and judicial framework of the European Union an

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a prevalência de insatisfação com a imagem corporal e nível de atividade física das adolescentes do ensino médio de um