• Nenhum resultado encontrado

APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

APROVADO EM 18-06-2015 INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

1. NOME DO MEDICAMENTO

Eutirox 25 microgramas comprimidos Eutirox 50 microgramas comprimidos Eutirox 75 microgramas comprimidos Eutirox 88 microgramas comprimidos Eutirox 100 microgramas comprimidos Eutirox 112 microgramas comprimidos Eutirox 125 microgramas comprimidos Eutirox 137 microgramas comprimidos Eutirox 150 microgramas comprimidos Eutirox 175 microgramas comprimidos Eutirox 200 microgramas comprimidos

2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

1 comprimido de Eutirox 25 microgramas contém 25 microgramas de levotiroxina sódica.

1 comprimido de Eutirox 50 microgramas contém 50 microgramas de levotiroxina sódica.

1 comprimido de Eutirox 75 microgramas contém 75 microgramas de levotiroxina sódica.

1 comprimido de Eutirox 88 microgramas contém 88 microgramas de levotiroxina sódica.

1 comprimido de Eutirox 100 microgramas contém 100 microgramas de levotiroxina sódica.

1 comprimido de Eutirox 112 microgramas contém 112 microgramas de levotiroxina sódica.

1 comprimido de Eutirox 125 microgramas contém 125 microgramas de levotiroxina sódica.

1 comprimido de Eutirox 137 microgramas contém 137 microgramas de levotiroxina sódica.

1 comprimido de Eutirox 150 microgramas contém 150 microgramas de levotiroxina sódica.

1 comprimido de Eutirox 175 microgramas contém 175 microgramas de levotiroxina sódica.

1 comprimido de Eutirox 200 microgramas contém 200 microgramas de levotiroxina sódica.

Excipientes: contém lactose, ver secção 4.4. Lista completa de excipientes, ver secção 6.1. 3. FORMA FARMACÊUTICA

(2)

APROVADO EM 18-06-2015 INFARMED Esbranquiçado, redondo, plano em ambas as faces, com um bordo facetado, ranhura de divisão e uma inscrição no topo:

Eutirox 25 microgramas EM 25 Eutirox 50 microgramas EM 50 Eutirox 75 microgramas EM 75 Eutirox 88 microgramas EM 88 Eutirox 100 microgramas EM 100 Eutirox 112 microgramas EM 112 Eutirox 125 microgramas EM 125 Eutirox 137 microgramas EM 137 Eutirox 150 microgramas EM 150 Eutirox 175 microgramas EM 175 Eutirox 200 microgramas EM 200

O comprimido pode ser dividido em doses iguais. 4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS

4.1 Indicações terapêuticas Eutirox 25 – 200 microgramas:

- Tratamento do bócio eutiroideu benigno;

- Profilaxia da recaída após a cirurgia ao bócio eutiroideu, dependendo do status hormonal pós-operatório;

- Terapêutica de substituição no hipotiroidismo; - Terapêutica de supressão no cancro da tiroide. Eutirox 25 – 100 microgramas:

- Suplemento concomitante durante o tratamento do hipertiroidismo com medicação antitiroideia.

Eutirox 100/150/200 microgramas:

- Como auxiliar de diagnóstico no teste de supressão da tiroide. 4.2 Posologia e modo de administração

Posologia

Com o objetivo de tratar cada um dos doentes de acordo com as suas necessidades individuais, os comprimidos apresentam-se numa gama de dosagens que variam entre 25 e 200 microgramas de levotiroxina sódica. Por isso, os doentes necessitam geralmente de tomar um único comprimido diário.

As recomendações de dosagem apresentadas são somente orientativas.

A dose diária individual deverá ser determinada com base em testes laboratoriais e exames clínicos. Uma vez que um número de doentes apresentam valores elevados de T4 e T4f, a concentração sérica basal de hormona estimulante da tiroide proporciona uma base mais credível para a manutenção do tratamento.

O tratamento com hormonas tiroideias deve iniciar-se com uma dose baixa e aumento gradual cada 2 a 4 semanas até se atingir a dose total de substituição.

(3)

APROVADO EM 18-06-2015 INFARMED População pediátrica

Nos recém-nascidos e crianças com hipotiroidismo congénito, em que a reposição rápida é importante, a dose inicial recomendada é de 10 a 15 microgramas por Kg de peso corporal, por dia, durante os primeiros 3 meses. Posteriormente, a dose deve ser ajustada individualmente de acordo com os achados clínicos e com os níveis de hormona tiroideia e da TSH.

Em doentes idosos, em doentes com doença coronária e em doentes com hipotiroidismo grave ou de longa duração, deverá ser prestada atenção particular quando se inicia o tratamento com hormonas da tiroide, quer dizer, deve administrar-se uma dose inicial baixa (por exemplo 12,5 microgramas/dia), a qual poderá então ser aumentada de uma forma lenta e progressiva (por exemplo com um aumento gradual de 12,5 microgramas/dia quinzenalmente) com monitorizações frequentes das hormonas tiroideias. Uma dosagem, inferior à dose ótima da terapia de substituição, que não proporciona uma completa correção dos níveis de TSH, poderá ter que ser revista.

A experiência demonstrou que as doses mais baixas são suficientes tanto em doentes com baixo peso como em doentes com um bócio nodular aumentado.

Indicação Dose recomendada

(microgramas de levotiroxina sódica/dia) Tratamento do bócio eutiroideu

benigno 75 - 200

Profilaxia da recaída após a cirurgia

ao bócio eutiroideu 75 - 200 Terapêutica de substituição no hipotiroidismo em adultos - dose inicial - dose de manutenção 25 - 50 100 - 200 Terapêutica de substituição no hipotiroidismo em crianças - dose inicial 12,5 - 50

- dose de manutenção 100 – 150 microgramas/m2 de superfície corporal

Suplemento concomitante durante o tratamento do hipertiroidismo com

medicação antitiroideia 50 – 100 Terapêutica de supressão no cancro

da tiroide 150 – 300 Semana 4 antes do teste Seman a 3 antes do teste Seman a 2 antes do teste Seman a 1 antes do teste Como auxiliar de diagnóstico no

(4)

APROVADO EM 18-06-2015 INFARMED Eutirox 200 microg ramas ---- ---- 1 comp./ dia 1 comp./ dia Eutirox 100 microg ramas 2 comp./ dia 2 comp./ dia Eutirox 150 microg ramas 1/2 comp./di a 1/2 comp./ dia 1 comp./ dia 1 comp./ dia Modo de administração

As doses diárias podem ser dadas em administração única.

Modo de administração: os comprimidos devem ser tomados numa dose única diária, de manhã, com o estômago vazio, meia hora antes do pequeno-almoço, de preferência com um pouco de líquido (por exemplo meio copo de água).

No caso dos lactentes, a totalidade da dose deverá ser administrada pelo menos 30 minutos antes da primeira refeição do dia. Os comprimidos devem ser dissolvidos em água e a suspensão resultante, a qual deve ser preparada na altura, deve ser administrada com mais algum líquido.

Duração do tratamento: é usualmente durante toda a vida no caso de terapêutica de substituição no hipotiroidismo e após tiroidectomia ou estrumectomia e para prevenção das recaídas após a remoção do bócio eutiroideu. Uma terapêutica concomitante do hipertiroidismo após ter sido avaliado o estado eutiroideu está indicada durante o período em que está a ser administrado o fármaco antitiroideu. Para o bócio eutiroideu benigno é necessário um tratamento de 6 meses a 2 anos de duração. Se o tratamento médico não foi suficiente até ao momento, deve-se considerar o tratamento cirúrgico ou com iodo radioativo.

4.3 Contraindicações

- Hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes mencionados na secção 6.1.

- Insuficiência adreno-cortical não tratada, insuficiência hipofisária não tratada e tireotoxicose não tratada.

- O tratamento com Eutirox não pode ser iniciado no caso de enfarte agudo do miocárdio, miocardite aguda ou pancardite aguda.

- Durante a gravidez, não está indicado para o hipertiroidismo o tratamento de levotiroxina em associação com fármacos antitiroideus (ver secção 4.6).

4.4 Advertências e precauções especiais de utilização

Antes de se iniciar o tratamento com hormonas da tiroide ou antes de realizar o teste de supressão da tiroide, deve ser excluída a existência ou serem tratadas as seguintes patologias ou estados clínicos: insuficiência coronária, angina de peito, arteriosclerose, hipertensão, insuficiência da hipófise, insuficiência adrenal. O

(5)

APROVADO EM 18-06-2015 INFARMED funcionamento autónomo da tiroide também deve ser excluído ou tratado antes de se iniciar a terapêutica com hormonas da tiroide.

Quando se inicia o tratamento com levotiroxina em doentes em risco de distúrbios psicóticos, recomenda-se que no início do tratamento se comece com uma dose baixa de levotiroxina e se aumente lentamente a dose. Aconselha-se a monitorização do doente. Deve ser considerado o ajuste da dose de levotiroxina se ocorrerem sinais de distúrbios psicóticos.

Um hipertiroidismo induzido por fármacos, mesmo que ligeiro, tem de ser evitado em doentes com insuficiência cardíaca, insuficiência coronária ou taquiarritmias. Por isso, nestes casos, devem ser avaliados com frequência os parâmetros das hormonas tiroideias.

No caso de hipotiroidismo secundário, a sua causa tem de ser determinada antes de se instituir a terapêutica de substituição, devendo se necessário, iniciar-se tratamento de substituição para uma insuficiência adrenal compensada.

Quando se suspeita de funcionamento autónomo da tiroide deverá ser efetuado o teste da TRH ou uma cintigrafia de supressão antes de se iniciar o tratamento.

Em mulheres na pós-menopausa, com hipotiroidismo e um risco aumentado de osteoporose, devem ser evitados níveis séricos suprafisiológicos de levotiroxina, e por conseguinte, deve ser cuidadosamente avaliada a função tiroideia.

A levotiroxina não deve ser administrada nos estados de hipertiroidismo, com exceção da suplementação concomitante durante o tratamento com fármacos antitiroideus no hipertiroidismo.

As hormonas da tiroide não são apropriadas para o emagrecimento. As doses fisiológicas não provocam perda de peso em doentes eutiroideus. As doses suprafisiológicas podem causar efeitos indesejáveis graves ou porem mesmo em perigo a vida (ver secção 4.9).

Uma vez que o tratamento com levotiroxina tenha sido estabelecido, no caso de alteração de marca, recomenda-se o ajuste da dose após a avaliação clínica e laboratorial do doente.

Quando o orlistato e a levotiroxina são administrados concomitantemente pode ocorrer hipotiroidismo e/ou diminuição do controlo do hipotiroidismo (ver secção 4.5). Os doentes a tomar levotiroxina devem ser aconselhados a consultar um médico antes de iniciar ou parar ou alterar o tratamento com orlistato, uma vez que pode ser necessário tomar o orlistato e a levotiroxina em momentos diferentes e a dose de levotiroxina pode necessitar de ser ajustada. Além disso, recomenda-se a monitorização do doente através da verificação dos níveis de hormonas no soro. Este medicamento contém lactose, pelo que os doentes com problemas hereditários graves de intolerância à galactose, deficiência da lactose de Lapp ou má absorção de glucose-galactose, não devem tomar este medicamento.

Para doentes diabéticos e doentes a fazer tratamento de anticoagulação, ver a secção 4.5.

(6)

APROVADO EM 18-06-2015 INFARMED 4.5 Interações medicamentosas e outras formas de interação

Antidiabéticos:

A levotiroxina pode reduzir os efeitos dos fármacos antidiabéticos. Por este motivo, os níveis de glucose sanguínea devem ser avaliados frequentemente no início do tratamento com hormonas da tiroide e a dose de antidiabético deverá ser adaptada, caso seja necessário.

Derivados cumarínicos:

O efeito da terapêutica anticoagulante pode ser intensificado dado que a levotiroxina tem a capacidade de deslocar os fármacos anticoagulantes das proteínas plasmáticas, o que pode aumentar o risco de hemorragia, por exemplo, hemorragia do SNC ou gastrointestinal, especialmente em doentes idosos. Por este motivo, é necessário avaliar regularmente os parâmetros de coagulação no início e durante o tratamento concomitante. Se necessário, a dose de anticoagulante deverá ser ajustada.

Inibidores da protease:

Os inibidores da protease (por exemplo, o ritonavir, indinavir, lopinavir) podem influenciar o efeito da levotiroxina. Recomenda-se a monitorização cuidadosa dos parâmetros das hormonas tiroideias. Se necessário, a dose de levotiroxina deverá ser ajustada.

Fenitoína:

A fenitoína pode influenciar o efeito da levotiroxina ao deslocar esta hormona das proteínas plasmáticas, resultando numa elevação das frações fT4 e fT3. Por outro lado, a fenitoína aumenta a metabolização hepática da levotiroxina. Recomenda-se a monitorização cuidadosa dos parâmetros das hormonas tiroideias.

Colestiramina, Colestipol:

A ingestão de resinas permutadoras de iões, tais como a colestiramina e o colestipol, inibe a absorção da levotiroxina sódica. Por este motivo a levotiroxina sódica deve ser administrada 4-5 horas antes da administração de tais produtos.

Fármacos contendo alumínio, fármacos contendo ferro, carbonato de cálcio:

Os fármacos contendo alumínio (antiácidos, sucralfato) têm sido referidos na literatura da especialidade como tendo a capacidade potencial de diminuir o efeito da levotiroxina. Por conseguinte, fármacos contendo levotiroxina devem ser administrados pelo menos 2 horas antes da administração dos fármacos contendo alumínio.

O mesmo procedimento se deve aplicar aos fármacos contendo ferro ou carbonato de cálcio.

Salicilatos, dicumarol, furosemida, clofibrato:

Os salicilatos, o dicumarol, a furosemida em doses elevadas (250 mg), o clofibrato e outras substâncias podem deslocar a levotiroxina sódica das proteínas plasmáticas, resultando numa elevação da fração T4f.

(7)

APROVADO EM 18-06-2015 INFARMED Quando o orlistato e a levotiroxina são administrados ao mesmo tempo pode ocorrer hipotiroidismo e/ou diminuição do controlo do hipotiroidismo. Isto pode ser devido a uma diminuição da absorção de sais de iodo e/ou levotiroxina.

Sevelâmero:

O sevelâmero pode diminuir a absorção da levotiroxina. Por conseguinte, recomenda-se que os doentes sejam monitorizados cuidadosamente em termos das alterações à função da tiroide, no início e no final do tratamento concomitante. Se necessário, a dose de levotiroxina tem de ser ajustada.

Inibidores da tirosina cinase:

Os inibidores da tirosina cinase (por exemplo, o imatinib, sunitinib) podem diminuir a eficácia da levotiroxina. Por conseguinte, recomenda-se que os doentes sejam monitorizados em termos das alterações da função tiroideia, no início ou no fim do tratamento concomitante. Se necessário, a dose de levotiroxina tem de ser ajustada. Propiltiouracilo, glucocorticoides, beta simpaticolíticos, amiodarona e meios de contraste contendo iodo:

Estas substâncias inibem a conversão periférica de T4 em T3.

Devido ao seu elevado teor em iodo, a amiodarona pode desencadear uma situação tanto de hipertiroidismo como de hipotiroidismo. É recomendada uma precaução particular no caso de bócio nodular com um possível funcionamento autónomo não reconhecido.

Sertralina, cloroquina/proguanilo:

Estas substâncias diminuem a eficácia da levotiroxina e elevam o nível de TSH sérica.

Fármacos com propriedades de indução enzimática:

Fármacos com propriedades de indução enzimática, tais como os barbitúricos ou a carbamazepina, podem elevar a depuração hepática da levotiroxina.

Estrogénios:

Mulheres que tomem contracetivos com estrogénio na sua composição ou mulheres pós-menopáusicas a fazerem terapêutica hormonal de substituição, podem ter uma necessidade aumentada de levotiroxina.

Produtos com soja na sua composição:

Os produtos com soja na sua composição podem diminuir a absorção intestinal de levotiroxina. Assim, pode ser necessário um ajuste de dose de Eutirox, especialmente no início ou após terminar a toma dos suplementos com soja.

4.6 Fertilidade, gravidez e aleitamento

O tratamento com levotiroxina deve ser mantido durante a gravidez e em particular durante o aleitamento. A dose necessária pode inclusivamente ter que ser aumentada durante a gravidez.

Gravidez

A experiência demonstrou não haver evidência de teratogenicidade e/ou fetotoxicidade em humanos, induzidas pelo medicamento, na dose terapêutica

(8)

APROVADO EM 18-06-2015 INFARMED recomendada. Doses excessivamente elevadas de levotiroxina durante a gravidez podem ter um efeito negativo no desenvolvimento fetal e pós-natal.

Durante a gravidez, não está indicado para o hipertiroidismo o tratamento de levotiroxina em associação com fármacos antitiroideus. Tal associação requer doses mais elevadas de fármacos antitiroideus, que se sabe passam a barreira placentária e induzem hipotiroidismo na criança.

Os testes de diagnóstico de supressão da tiroide não devem ser efetuados durante a gravidez, uma vez que a aplicação de substâncias radioativas em mulheres grávidas está contraindicada.

Amamentação

A levotiroxina é excretada pelo leite durante a amamentação, mas as concentrações obtidas na dose terapêutica recomendada não são suficientes para causar o desenvolvimento de hipertiroidismo ou supressão da secreção de TSH no lactente. 4.7 Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas

Não foram estudados os efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas. Contudo, uma vez que a levotiroxina é idêntica às hormonas naturais da tiroide, não é de esperar que o Eutirox tenha qualquer influência na capacidade de conduzir e utilizar máquinas.

4.8 Efeitos indesejáveis

Quando é excedido o limite de tolerância individual para a levotiroxina sódica ou após uma situação de sobredosagem é possível que ocorram os seguintes sintomas típicos de hipertiroidismo, especialmente se a dose é aumentada muito rapidamente no início do tratamento: arritmias cardíacas (por exemplo, fibrilhação auricular e extrassístoles), taquicardia, palpitações, sintomatologia anginosa, cefalalgia, fraqueza muscular e cãibras, rubor, febre, vómitos, alterações da menstruação, hipertensão intracraniana benigna, tremor, agitação, insónia, hiperidrose, perda de peso, diarreia.

Nestes casos a dose diária deve ser reduzida, ou a medicação retirada durante alguns dias. A terapêutica deve ser cuidadosamente retomada, logo que as reações adversas tenham desaparecido.

Em caso de hipersensibilidade a algum dos componentes de Eutirox, podem ocorrer reações alérgicas especialmente da pele e do trato respiratório. Foram notificados casos de angioedema.

Notificação de suspeitas de reações adversas

A notificação de suspeitas de reações adversas após a autorização do medicamento é importante, uma vez que permite uma monitorização contínua da relação benefício-risco do medicamento. Pede-se aos profissionais de saúde que notifiquem quaisquer suspeitas de reações adversas diretamente ao INFARMED, I.P.:

INFARMED, I.P.

Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa

(9)

APROVADO EM 18-06-2015 INFARMED Tel: +351 21 798 71 40 Fax: + 351 21 798 73 97 Sítio da internet: http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt 4.9 Sobredosagem

Um nível elevado de T3 é um indicador fiável de sobredosagem, mais do que a elevação de T4 ou T4f.

Após uma situação de sobredosagem, ocorrem normalmente os sintomas característicos de um aumento rápido do processo metabólico (ver secção 4.8).

Dependendo da extensão da sobredosagem, é recomendado que se interrompa o tratamento com os comprimidos e sejam efetuados os testes adequados.

Os sintomas característicos de efeitos beta-simpaticomiméticos tais como taquicardia, ansiedade, agitação e hipercinesia podem ser atenuados pelos beta-bloqueantes. Após doses bastante elevadas, a plasmaferese poderá ser de grande utilidade.

Em doentes predispostos foram referidos casos isolados de convulsões quando foi excedido o limite de tolerância individual.

A sobredosagem de levotiroxina pode resultar em sintomas de hipertiroidismo e poderia conduzir a psicose aguda, especialmente em doentes em risco de distúrbios psicóticos.

Foram referidos em doentes, com história de abuso da levotiroxina durante alguns anos, casos de morte súbita cardíaca.

5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS 5.1 Propriedades farmacodinâmicas

Classificação farmacoterapêutica: 8.3 - Hormonas da tiroide e antitiroideus. Código ATC: H03A A01

A levotiroxina sintética contida no medicamento Eutirox é idêntica, no que se refere ao seu efeito, à principal hormona natural secretada pela tiroide. É convertida em T3 ao nível dos órgãos periféricos e, do mesmo modo que a hormona endógena, desenvolve os seus efeitos específicos ao nível dos recetores T3. O organismo em si não tem capacidade de diferenciação entre a levotiroxina endógena e exógena. 5.2 Propriedades farmacocinéticas

A levotiroxina, quando administrada por via oral, é absorvida quase exclusivamente ao nível da porção superior do intestino delgado. Dependendo da formulação galénica, a taxa de absorção vai até 80%. O Tmax é de cerca de 5 a 6 horas.

Após a administração oral, o início da ação é observado ao fim de 3-5 dias. A levotiroxina tem uma taxa bastante elevada de ligação às proteínas plasmáticas de

(10)

APROVADO EM 18-06-2015 INFARMED transporte e é cerca de 99,97%. Esta ligação das proteínas às hormonas não é covalente e por este motivo, a fração de hormona ligada no plasma está em rápida e contínua troca com a fração de hormona livre.

Devida à sua elevada taxa de ligação às proteínas plasmáticas, a levotiroxina não é removida do organismo nem por hemodiálise nem por hemoperfusão.

A semivida da levotiroxina é de cerca de 7 dias. No caso de hipertiroidismo é inferior (3-4 dias) e no caso de hipotiroidismo é superior (cerca de 9-10 dias). O volume de distribuição é de cerca de 10-12 litros. O fígado armazena cerca de 1/3 da totalidade da levotiroxina extratiroideia, que é rapidamente trocada com a levotiroxina sérica. As hormonas da tiroide são metabolizadas principalmente ao nível do fígado, rins, cérebro e músculos. Os metabolitos são excretados pela urina e pelas fezes. A taxa de depuração metabólica global para a levotiroxina é de cerca de 1,2 litros de plasma/dia.

5.3 Dados de segurança pré-clínica Toxicidade aguda:

A levotiroxina tem uma toxicidade aguda bastante reduzida. Toxicidade crónica:

A toxicidade crónica da levotiroxina foi estudada em diversas espécies animais (rato, cão). Em doses elevadas, foram observados, nos ratos, alterações do peso dos órgãos, aumento da taxa de incidência de nefroses espontâneas, assim como sinais de hepatopatia.

Toxicidade reprodutiva:

Não foram realizados estudos de toxicidade reprodutiva em animais. Mutagenicidade:

Não há dados disponíveis relativamente a este aspeto. Até ao momento não se dispõe de dados indicadores que sugiram uma alteração da descendência devido a alterações dos genomas causadas pelas hormonas da tiroide.

Carcinogenicidade

Não foram efetuados estudos a longo prazo com a levotiroxina em animais. 6. INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS 6.1 Lista de excipientes Amido de milho Croscarmelose sódica Gelatina Lactose mono-hidratada Estearato de magnésio 6.2 Incompatibilidades Não aplicável.

(11)

APROVADO EM 18-06-2015 INFARMED 6.3 Prazo de validade

3 anos.

Prazo de validade após a primeira abertura do frasco: 3 meses. 6.4 Precauções especiais de conservação

Não conservar acima de 25ºC. Manter o recipiente dentro da embalagem exterior para proteger da luz.

6.5 Natureza e conteúdo do recipiente Blisters:

Filme de polipropileno coberto por uma folha de alumínio ou, em alternativa, filme de PVC coberto por uma folha de alumínio.

Apresentações:

- Embalagens de 20, 25, 30, 50, 60, 90 e 100 comprimidos. - Embalagens calendário de 28 e 84 comprimidos.

- Embalagens hospitalares: 500 (10x50) comprimidos.

Adicionalmente para Eutirox 25 / 50 / 100 microgramas comprimidos Frascos:

Frasco de polietileno de alta densidade (PEAD) com tampa de polipropileno. Apresentações:

- Embalagens hospitalares: 100 e 500 comprimidos.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. 6.6 Precauções especiais de eliminação

Não existem requisitos especiais.

7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Merck, S.A.

Edifício DUO Miraflores

Alameda Fernão Lopes, nº 12, 4º B 1495-190 Algés

8. NÚMEROS DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Eutirox 25 microgramas:

Blister:

Embalagem de 20 unidades - 3735685 Embalagem de 25 unidades - 3735784 Embalagem de 28 unidades - 3735883

(12)

APROVADO EM 18-06-2015 INFARMED Embalagem de 30 unidades - xxxxxxx Embalagem de 50 unidades - 3735982 Embalagem de 60 unidades - 3736089 Embalagem de 84 unidades - 3736188 Embalagem de 90 unidades - 3736287 Embalagem de 100 unidades - 3736386 Embalagem de 500 unidades - 3736485 Frasco: Embalagem de 100 unidades - xxxxxxx Embalagem de 500 unidades - xxxxxxx Eutirox 50 microgramas Blister: Embalagem de 20 unidades - 3742384 Embalagem de 25 unidades - 3742483 Embalagem de 28 unidades - 3742582 Embalagem de 30 unidades - xxxxxxx Embalagem de 50 unidades - 3742681 Embalagem de 60 unidades - 3742780 Embalagem de 84 unidades - 3742889 Embalagem de 90 unidades - 3742988 Embalagem de 100 unidades - 3743085 Embalagem de 500 unidades - 3743184 Frasco: Embalagem de 100 unidades - xxxxxxx Embalagem de 500 unidades - xxxxxxx Eutirox 75 microgramas Blister: Embalagem de 20 unidades - 3743283 Embalagem de 25 unidades - 3743382 Embalagem de 28 unidades - 3743481 Embalagem de 30 unidades - xxxxxxx Embalagem de 50 unidades - 3743580 Embalagem de 60 unidades - 3743689 Embalagem de 84 unidades - 3743788 Embalagem de 90 unidades - 3743887 Embalagem de 100 unidades - 3743986 Embalagem de 500 unidades - 3744083 Eutirox 88 microgramas Blister:

Embalagem de 20 unidades (PP/Alu) - 5047527 Embalagem de 20 unidades (PVC/Alu) - 5048871 Embalagem de 25 unidades - xxxxxxx

Embalagem de 28 unidades - xxxxxxx Embalagem de 30 unidades - xxxxxxx

Embalagem de 50 unidades (PP/Alu) – xxxxxxx Embalagem de 50 unidades (PVC/Alu) - 5564752 Embalagem de 60 unidades (PP/Alu) – 5047535

(13)

APROVADO EM 18-06-2015 INFARMED Embalagem de 60 unidades (PVC/Alu) - 5048905

Embalagem de 84 unidades - xxxxxxx Embalagem de 90 unidades - xxxxxxx Embalagem de 100 unidades - xxxxxxx Embalagem de 500 unidades - xxxxxxx Eutirox 100 microgramas Blister: Embalagem de 20 unidades - 3744182 Embalagem de 25 unidades - 3744281 Embalagem de 28 unidades - 3744380 Embalagem de 30 unidades - xxxxxxx Embalagem de 50 unidades - 3744489 Embalagem de 60 unidades - 3744588 Embalagem de 84 unidades - 3744687 Embalagem de 90 unidades - 3744786 Embalagem de 100 unidades - 3744885 Embalagem de 500 unidades - 3744984 Frasco: Embalagem de 100 unidades - xxxxxxx Embalagem de 500 unidades - xxxxxxx Eutirox 112 microgramas Blister:

Embalagem de 20 unidades (PP/Alu) - 5047543 Embalagem de 20 unidades (PVC/Alu) - 5048913 Embalagem de 25 unidades - xxxxxxx

Embalagem de 28 unidades - xxxxxxx Embalagem de 30 unidades - xxxxxxx

Embalagem de 50 unidades (PP/Alu) – xxxxxxx Embalagem de 50 unidades (PVC/Alu) - 5564760 Embalagem de 60 unidades (PP/Alu) – 5047550 Embalagem de 60 unidades (PVC/Alu) - 5048921 Embalagem de 84 unidades - xxxxxxx Embalagem de 90 unidades - xxxxxxx Embalagem de 100 unidades - xxxxxxx Embalagem de 500 unidades - xxxxxxx Eutirox 125 microgramas Blister: Embalagem de 20 unidades - 3745080 Embalagem de 25 unidades - 3745189 Embalagem de 28 unidades - 3745288 Embalagem de 30 unidades - xxxxxxx Embalagem de 50 unidades - 3745387 Embalagem de 60 unidades - 3745486 Embalagem de 84 unidades - 3745585 Embalagem de 90 unidades - 3745684 Embalagem de 100 unidades - 3745783 Embalagem de 500 unidades - 3745882

(14)

APROVADO EM 18-06-2015 INFARMED Eutirox 137 microgramas

Blister:

Embalagem de 20 unidades (PP/Alu) - 5047568 Embalagem de 20 unidades (PVC/Alu) - 5048939 Embalagem de 25 unidades - xxxxxxx

Embalagem de 28 unidades - xxxxxxx Embalagem de 30 unidades - xxxxxxx

Embalagem de 50 unidades (PP/Alu) – xxxxxxx Embalagem de 50 unidades (PVC/Alu) - 5564778 Embalagem de 60 unidades (PP/Alu) – 5047576 Embalagem de 60 unidades (PVC/Alu) - 5048947 Embalagem de 84 unidades - xxxxxxx Embalagem de 90 unidades - xxxxxxx Embalagem de 100 unidades - xxxxxxx Embalagem de 500 unidades - xxxxxxx Eutirox 150 microgramas Blister: Embalagem de 20 unidades - 3745981 Embalagem de 25 unidades - 3746088 Embalagem de 28 unidades - 3746187 Embalagem de 30 unidades - xxxxxxx Embalagem de 50 unidades - 3746286 Embalagem de 60 unidades - 3746385 Embalagem de 84 unidades - 3746484 Embalagem de 90 unidades - 3746583 Embalagem de 100 unidades - 3746682 Embalagem de 500 unidades - 3746781 Eutirox 175 microgramas Blister: Embalagem de 20 unidades - 3746880 Embalagem de 25 unidades - 3746989 Embalagem de 28 unidades - 3747086 Embalagem de 30 unidades - xxxxxxx Embalagem de 50 unidades - 3747185 Embalagem de 60 unidades - 3747284 Embalagem de 84 unidades - 3747383 Embalagem de 90 unidades - 3747482 Embalagem de 100 unidades - 3747581 Embalagem de 500 unidades - 3747680 Eutirox 200 microgramas Blister: Embalagem de 20 unidades - 3747789 Embalagem de 25 unidades - 3747888 Embalagem de 28 unidades - 3747987 Embalagem de 30 unidades - xxxxxxx Embalagem de 50 unidades - 3748084 Embalagem de 60 unidades - 3748183 Embalagem de 84 unidades - 3748282 Embalagem de 90 unidades - 3748381

(15)

APROVADO EM 18-06-2015 INFARMED Embalagem de 100 unidades - 3748480

Embalagem de 500 unidades - 3748589

9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Data da primeira autorização: 15 de setembro de 2001 Data da última renovação: 27 de setembro de 2010 10. DATA DA REVISÃO DO TEXTO

Referências

Documentos relacionados

Nesta data, nosso land-bank, descontados os lançamentos já realizados no 1º trimestre de 2008, nos permite o desenvolvimento de empreendimentos para os quais estimamos um VGV

Fosfito de Potássio Hipoclorito de Sódio Perclorato de Prata Sulfito de Sódio Nitrato de Prata Nitrito de Prata Ácido Clorídrico Sulfeto de Hidrogênio Ácido

Assuntos das páginas de fans Sinal Nº de páginas % Marco Feliciano, apoio evangélicos Positivo 77 57 Marco Feliciano, pedido de renúncia Negativo 22 16 Marco Feliciano, crítica

Um OLED consiste de um contato transparente injetor de buracos (ITO), um filme orgânico transportador de buracos (HTL), o qual forma uma heterojunção com outro filme orgânico

A associação de Topiramato Farmoz a outros medicamentos antiepiléticos (fenitoína, carbamazepina, ácido valpróico, fenobarbital ou primidona) não afeta as suas

Nesta pesquisa, também se levou em conta as limitações dos dados disponí- veis, e o desempenho financeiro foi operacionalizado por três variáveis, calcula- das para cada

O local de armazenamento deve conter bacia de contenção para reter o produto em caso de vazamento.. Mantenha os recipientes bem fechados e devidamente

Ao examinar políticas públicas brasileiras que expandiram e reformaram o sistema educacional, particularmente no Rio de Janeiro, na primeira metade do século XX, Dávila