• Nenhum resultado encontrado

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL PTI PRODUÇÃO TEXTUAL. Pedagogia INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL PTI. CURSO: Pedagogia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL PTI PRODUÇÃO TEXTUAL. Pedagogia INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL PTI. CURSO: Pedagogia"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CURSO: Pedagogia

(2)

Curso: Pedagogia Semestre: 2º/3º

Disciplinas: • Avaliação na Educação

• História da Educação

• Teorias e Práticas do Currículo • Sociologia da Educação

• Educação Formal e Não Formal

• Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula • Didática

Competências: • Correlacionar os conteúdos das disciplinas integradoras do

semestre para compreender as possíveis relações convencionadas entre educação e sociedade.

• Valorizar a prática, do planejamento à execução, referente à profissionalização daqueles que atuam no contexto escolar. • Articular variados aspectos à prática docente, tendo em vista

a formação que atenda às necessidades contemporâneas.

Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá

desenvolvido as seguintes competências e habilidades:

• Possibilidade de familiarizar-se com a vivência concreta em instituições educativas.

• Planejar atividades integrando teoria e prática, integrando conteúdo das disciplinas do semestre.

• Analisar criticamente as relações estabelecidas entre a educação escolar e a formação do sujeito para atuar na sociedade.

• Conhecer os elementos necessários para a construção de textos científicos seguindo normas da ABNT.

(3)

Objetivos da Aprendizagem:

A produção textual é um procedimento metodológico de ensino e de aprendizagem que tem por objetivos:

• Entender que as atividades planejadas durante a produção textual podem ser aplicadas no espaço educativo.

• Estimular no acadêmico, o auto aprendizado e a corresponsabilidade pelo aprendizado.

• Promover a aplicação da teoria como elemento essencial que auxilia na resolução de problemas práticos.

Prezado aluno,

Seja bem-vindo a este semestre!

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como tema A formação

do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas. A partir deste tema,

objetivamos promover a reflexão sobre a necessidade de o professor conhecer e efetivar teorias que valorizam a formação do pensamento crítico, a partir da participação ativa do aluno no contexto da sala de aula. Todavia, é preciso considerar que os indivíduos não nascem educadores, mas tornam-se na medida em que tornam-se educam, também no contato com o outro, tornam-sendo este um processo permanente de apropriação, mediação e transformação do conhecimento e construção da identidade docente.

Para isso, faz-se necessário ao professor reconhecer o fenômeno educativo como um processo relacional, contextual e intencional. Segundo Sacristán (1999), a educação “[...] não é algo espontâneo na natureza, não é mera aprendizagem natural, que se nutre dos materiais culturais que nos rodeiam, mas uma invenção dirigida, uma construção humana que tem sentido e que leva consigo uma seleção de possibilidades, de conteúdo, de caminhos”. (GIMENO SACRISTÁN, 1999, p. 37).

(GIMENO SACRISTÁN, J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ARTMED Sul, 1999).

Enquanto educadores, é necessário termos conhecimento dos motivos pelos quais se ensina, dos fundamentos que dão sustentação às exigências que permeiam a educação, das práticas que corroboram com a efetivação do processo de ensino e de aprendizagem, no atual contexto histórico. A contemporaneidade anuncia aos professores a urgência em reconsiderar os modelos didáticos e

(4)

pedagógicos advindos de um contexto enciclopédico, cujo esgotamento se traduz, no presente, nos desafios destinados ao ato de ensinar e nos interesses e expectativas dos alunos.

Nota-se que o saber foi democratizado, sendo adquirido de diversas formas o que requer mudanças na atuação docente. Frente a este cenário, o professor é também considerado um aprendiz, porque frente à necessidade de adaptar suas práticas, de forma que ela atenda aos alunos desta geração, precisa estar sempre em processo de aprendizagem. E ainda, cabe-lhe também ter um perfil transformador, crítico e emancipador, aquele em que planejamento objetiva a promoção de práticas que incentivem situações de aprendizagem. Nesta nova perspectiva educativa, a clássica postura passiva do aluno é minimizada, para quem sabe um dia ser superada, por uma atitude de participação e de corresponsabilidade na construção e ampliação do próprio conhecimento, sempre com a mediação docente.

Quando pensamos na formação docente, é preciso entender que ela se dá no contexto da formação inicial, mas tem continuidade ao longo do trabalho, sendo esta nomeada de formação continuada ou em serviço. Ela se dá mediante os desafios que surgem no dia a dia da sala de aula, momento em que o professor percebe a necessidade de adquirir outros saberes. Dessa maneira, a trajetória docente é um constante processo de apropriação de conhecimentos a oportunizarem o entendimento do cotidiano da escola e a ampliação do conhecimento dos estudantes.

A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Geradora de Aprendizagem.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Situação Geradora de Aprendizagem

Para refletir sobre a temática em questão, tome como exemplo o caso que apresentaremos a seguir:

Vera, uma pedagoga formada há quase vinte anos, está iniciando uma nova fase de sua vida, aliada a grandes desafios que ainda estão por vir. Ela foi recém contratada por uma renomada rede de escolas que se instalou em sua cidade e atende alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

(5)

Com uma estrutura bastante ampla, salas de aula diversas, laboratórios, biblioteca, salas de leitura, essa rede de escolas é conhecida por possuir uma proposta inovadora, pois consta no seu Projeto Político Pedagógico a relevância de superar a proposta de ensino embasada na teoria tradicional, por uma que possibilite a formação de sujeitos críticos e atuantes no contexto social em que se inserem. Essa instituição de ensino também considera relevante o trabalho com projetos, sendo os professores orientados a desenvolver essa prática desde os primeiros anos da Educação Infantil, estendendo-se aos anos seguintes.

Logo no primeiro dia de trabalho de Vera nesta instituição, a coordenadora pedagógica Regina fez uma reunião com todos os professores para estruturar o plano de trabalho daquele ano letivo. Neste momento, Vera se deparou com seu primeiro grande desafio, pois como sua formação ocorreu em um período em que pouco se discutia a respeito da formação de sujeitos críticos e formas variadas de se trabalhar em sala de aula para superar a prática pedagógica tradicional, Vera sentiu-se apavorada, afinal, não tinha conhecimento ou experiência com o que estava proposto nesta escola. Para ela, a estratégia de ensino e de aprendizagem mais adequada consistia em considerar as disciplinas devidamente separadas, cada qual com seu professor e sem a necessidade de estabelecer relação entre elas. Sua concepção de ensino está embasada na necessidade de o professor repetir várias vezes um determinado conteúdo, porque assim o aluno memoriza e aprende. Avaliar então, é reconhecida como uma prática que se dá ao final do bimestre, para saber se o aluno tem a nota suficiente para ser aprovado.

No entanto, ao conversar com os demais professores da escola sobre sua experiência, todos, inclusive a coordenadora pedagógica, mostraram-se empáticos e compreenderam a situação conflituosa de Vera. Frente à essa situação, prontificaram-se em auxiliá-la e situá-la neste novo cenário educativo.

Situação-problema

A escola em que Vera atua, trabalha com a perspectiva da construção de conhecimento pelo aluno, isso significa que o professor não está no centro da dinâmica da sala de aula, mas atua com intervenções junto ao grupo de alunos e individualmente, sempre que necessário. Nesta escola, a

(6)

coordenação realiza constantemente o acompanhamento do trabalho dos professores e ao se deparar com a dificuldade de Vera, e de outros professores, em se adequarem às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas, a coordenadora pedagógica Regina propôs a realização de um grupo de estudos.

O encontro foi agendado e na proposta de estudo foram contempladas reflexões que pudessem contribuir na ressignificação da prática de cada professor. Para isso, a coordenadora Regina elencou algumas temáticas, sendo elas escolhidas porque, ao estar no contato diretor com os professores no dia a dia da escola, ela percebeu que faltava a alguns deles aprofundamento em tais aspectos, o que acaba por interferir na organização das práticas pedagógicas que devem atender ao contexto da contemporaneidade.

No que se refere à organização do grupo de estudos, considerando que a construção do conhecimento se dá na relação que estabelecemos com o outro, a proposta é que os professores discutam a respeito dos temas que a coordenadora selecionou. As temáticas são as seguintes:

1. Avaliação da Aprendizagem

• Apresentar pressupostos teóricos e práticos das concepções avaliativas: classificatória e formativa;

2. História da Educação

• Justificar a relevância de o professor conhecer como se deu a construção do percurso histórico da educação;

3. Currículo Escolar

• Descrever pressupostos teóricos e práticos das teorias curriculares: não crítica ou tradicional, crítica e pós-crítica;

4. Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula

• Expor como a gestão da sala de aula, ou seja, as práticas de ensino podem oportunizar a melhoria da aprendizagem;

5. Didática

(7)

Ao finalizar o grupo de estudos, a coordenadora Regina acredita que os professores, principalmente Vera, terão mais segurança em propor práticas de ensino que atendam às propostas contemporâneas e assim, eles terão fundamentos teóricos e práticos para estruturar o plano de trabalho do respectivo ano letivo atendendo o que consta no Projeto Político Pedagógico da instituição.

Dada a situação apresentada, agora é a sua vez! Coloque-se no lugar dos professores e elabore um texto de acordo com as orientações contidas nessa situação-problema, contemplando as cinco temáticas indicadas anteriormente, que fazem parte das discussões propostas para esse grupo de estudos.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

Após análise da situação geradora de aprendizagem e da situação problema, você deverá se embasar nos materiais das disciplinas e ainda nos abaixo indicados.

a) Ler os textos:

Texto 1: NASCIMENTO, Mari Clair Moro; BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; ANNIBAL, Sérgio

Fabiano. Avaliação das Aprendizagens: Representações decorrentes de Práticas Instituídas na Formação Inicial. Educação em Revista, Marília, v.18, n.1, p.7-22, Jan-Jun., 2017. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/6992. Acesso em: 17 dez. 2020.

Texto 2: NEVES, Fátima Maria; COSTA, Célio Juvenal. A importância da História da Educação

para a Formação de Profissionais da Educação. Rev. Teoria e Prática da Educação, v.15, n. 1,

p. 113-121, jan./abr. 2012. Disponível em:

http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/18570/9795. Acesso em: 17 dez. 2020.

Texto 3: PINHEIRO, Geslani Cristina Grzyb. Teoria curricular crítica e pós-crítica: uma

perspectiva para a formação inicial de professores para a educação básica. Analecta, v.10, n.

(8)

https://revistas.unicentro.br/index.php/analecta/article/view/2096/1799. Acesso em: 17 dez. 2020.

b) A produção textual deve conter:

• Introdução: neste tópico você deverá fazer, com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização.

• Desenvolvimento: você deverá elaborar um texto entre 4 a 6 páginas que contemple as exigências listadas na situação-problema:

I. Avaliação da Aprendizagem - Apresentar pressupostos teóricos e práticos das concepções avaliativas: classificatória e formativa;

II. História da Educação - Justificar a relevância de o professor conhecer como se deu a construção do percurso histórico da educação;

III. Currículo Escolar - Descrever pressupostos teóricos e práticos das teorias curriculares: não crítica ou tradicional, crítica e pós-crítica;

IV. Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula - Expor como a gestão da sala de aula, ou seja, as práticas de ensino podem oportunizar a melhoria da aprendizagem; V. Didática - Comentar a respeito da atuação docente para o desenvolvimento das

aprendizagens.

• Conclusão: sintetização dos elementos discutidos, em até uma página. Manifestar o ponto de vista e opinião sobre o assunto trabalhado. Apresente também as contribuições que o trabalho trouxe para o seu aprendizado.

• Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que foram utilizados para desenvolver o trabalho.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL (PTI)

1. O trabalho será realizado individualmente.

2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem,

(9)

conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.

3. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 06 até, no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais). 4. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade, sendo

organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA. 5. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos

aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.

6. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.

A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:

• Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao número de páginas solicitadas.

• Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).

• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. • Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade,

criatividade, originalidade e autenticidade.

• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados.

(10)

Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.

Bom trabalho! Equipe de professores

Referências

Documentos relacionados

As plantas ge- radas pelo cruzamento entre elas (cruzamento I da imagem acima) possuíam um alelo para semente de cor verde e outro alelo para semente de cor amarela. Ele chamou

As mangueiras do Corpo de Bombeiros Militar estão sujeitas as condições agressivas durante as ocorrências, recomendando uma maior frequência de inspeção de acordo com a NBR

Trabalho de fundamental importância e de leitura obrigatória para a compreensão entre a descrição quantitativa da relação entre ocupação e resposta.. Sutherland,

A função da interface é promover a conexão entre os usuários e os instrumentos disponíveis de forma amigável, e esta também é a proposta do Laboratório Remoto de Qualidade da

Em 1940 o país possuía a seguinte composição: Território do Acre, estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas,

De forma análoga, em A dinâmica do inconsciente – volume VIII das Obras completas –, no epílogo do texto Considerações teóricas sobre a natureza do psíquico ,

Esse trabalho objetiva caracterizar a hidrogeologia da região, a partir do estudo de: (i) índices de saturação; (ii) especiação química dos elementos dissolvidos em água;

grande Captura Ordem Piciformes Família Picidae Dryocopus lineatus Pica-pau-de- banda-branca Captura Ordem Passeriformes Família Pipridae Lepidothrix nattereri Uirapuru de