• Nenhum resultado encontrado

As 40 Ervas Medicinais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As 40 Ervas Medicinais"

Copied!
51
0
0

Texto

(1)

CURSO DE FITOTERAPIA CONTEMPORÂNEA

RODRIGO SILVEIRA - ERVANARIUM

2019

(2)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

1

PROPRIEDADES DAS 40 ERVAS MEDICINAIS

ALCACHOFRA

Nome Científico: Cynara scolymus Partes usadas: folhas, brácteas e raiz.

Propriedades e indicações: anti-esclerótico, antitóxico, colagogo, depurativa, digestivo, diurético, hepático, hipotensor, laxante, colerético, febrífugo, antirreumático, hipoglicemiante, antiuréico, anticolesterogênica.

Trata ácido úrico, afecções hepatobiliares, anemia, anúria, diabete, bócio exoftálmico, cálculos renais, clorose, convalescença, diabete melito, diarreia, dispepsia, diurese, doenças cardíacas, eczema, emagrecimento, escorbuto, escrofulose, gota, hemofilia, hemorroidas, hidropsia, hipertensão, hipertireoidismo, icterícia, inflamações internas, má-digestão, má formação do sangue, malária, obesidade, pneumonia, age nos pulmões, raquitismo, sífilis, tosse, toxemia, uremia, uretrite, tratamento das vias biliares, hepáticas e renais, regulariza o aparelho digestivo e os movimentos

peristálticos, para aparecimento de proteína na urina, antibiótica, carminativa, para intolerância à gorduras e síndrome pós-hepatite, sensação de plenitude, perda de apetite, náusea, dor abdominal, hipertensão, antiesclerótica, doenças de pele, asma, antidiarréica, antialcoólica, gota, icterícia, inflamação da vesícula biliar, celulite, esterilidade, psoríase, congestão cerebral, infarto, angina do peito.

Contraindicações: na lactação, pois coagula o leite e deixa um sabor amargo e também em casos de fermentação intestinal. Não deve ser usada por pessoas com cálculos biliares. Evitar durante a gestação.

Doses: de 3 a 9g/dia em decocção e infusão, máximo de 25ml de tintura/dia, de 250 à 500mg de extrato seco 3X/dia (o dobro, se for em pó).

(3)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

2

Categorias: Categoria 6 – ervas para lubrificar os sintomas secos • Categoria 9 – Ervas para promover a digestão • Categoria 12 – Ervas que regulam o sangue • Categoria 16 – Ervas que corrigem deficiências (função dos órgãos - fígado).

Nota: esta planta pode ser tomada por períodos prolongados. Em decocção, o chá deve ser consumido logo após o cozimento, pois se altera rapidamente e produz toxinas. Planta rica em ferro e cálcio, que ajuda a repor minerais no organismo.

ALCAÇUZ (Licorice)

Nome Científico: Glycyrrhiza glabra Partes usadas: raiz.

Propriedades e indicações: anti-histamínica, antiulcerativa, anti-inflamatória, antitóxica, emoliente, depurativa, antitussígena, béquica, tônica, antimicrobiana, antioxidante, antisséptica, antitumoral, aromática, diurética, expectorante, laxante, antifúngica, antibacteriana, calmante, antineoplásica, emético (em doses elevadas), demulcente, antidepressiva, refrescante.

Inibidora dos íons de cálcio, para afecções pulmonares, afecções gástricas, hepatite C, herpes zoster, faringites, harmoniza fórmulas que reunem diversas plantas, na

bronquite, em catarro na bexiga e nos pulmões, dificuldade de urinar, nos espasmos, estimula a secreção de hormônios pelo córtex adrenal, gota, inflamações em geral, em especial da boca, nos cálculos, na prisão de ventre, para resfriado, rouquidão, na presença de tumores, nos transtornos biliares, para estresse e exaustão, na menopausa e na TPM, para acidez, dispneia, congestão hepática, dor de garganta, tosse seca, dor abdominal aguda, carbúnculos, inchaços, nos envenenamentos, é uma erva eficiente no tratamento da leucemia, reduz gordura do sangue, para doença de Addison, no diabete insipidus, tônico cardíaco, para laringite, retira muco dos pulmões e do estômago, purificador do sangue, incrementa o fluido cérebro-espinhal, melhora a compleição, o cabelo e a visão, nutre o cérebro, impede desenvolvimento de

bactérias e do tártaro nos dentes, relaxante muscular, para a fibromialgia, nas hepatites, para cancro da mama, para limpeza das artérias, para úlcera do duodeno.

(4)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

3

Uso externo: em feridas e furúnculos, para conjuntivite, em abscessos, para eczema, mau hálito e gengivite.

Contraindicações: na gravidez, na lactação, em crianças, em pessoas anêmicas, nos hipertensos, em pessoas com glaucoma e com doenças cardíacas, em mulheres que fazem uso de contraceptivo ou que fazem reposição hormonal.

O uso interno causa retenção de líquido e se for prolongado pode causar hipertensão, perda de potássio e retenção de sódio, dores abdominais, dor de cabeça e deficiência respiratória. Evitar uso na osteoporose e na hiperglicemia.

Uso externo não demonstra efeito colateral de acordo com literatura consultada. Erva incompatível com Radix Euphorbiae seu knoxiae, Flos Daphnes genkwa, Herba

Sargassi, Radix Polygalae tenuifoliae.

Categorias: Categoria 1 – Ervas para induzir a transpiração • Categoria 2 - Ervas para calor excessivo dentro do corpo • Categoria 5 – ervas para reduzir a umidade do corpo • Categoria 6 – ervas para lubrificar os sintomas secos • Categoria 9 – ervas para promover a digestão • Categoria 10 – ervas para suprimir a tosse e reduzir catarro • Categoria 11 - ervas para regular a energia vital (qi) • Categoria 16 – ervas que corrigem deficiências (energia vital e sangue) • Categoria 20 – ervas para aplicações externas •

Doses: Uso Interno - de 3 a 15g/dia, em infusão ou decocção • de 500 a 1.500 mg em pó/dia. Uso externo - infusão 2 a 5% para banhos (de 2 a 5g para cada 100ml).

Nota: para tratar gripes e resfriados, misturar com gengibre na proporção de 1:1, em decocção ou infusão.

ALECRIM

Nome Científico: Rosmarinus officinalis Partes usadas: folhas e óleo essencial.

(5)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

4

Propriedades e indicações: colerético, emenagogo, sudorífico, revulsivo, cicatrizante, carminativo, estomacal, antisséptico, antiespasmódico, hepatoprotetor, diurético, expectorante, antirreumático, analgésico (em óleo essencial), anticancerígeno, antimicrobiano, fungicida, antioxidante, balsâmico, béquico, vasodilatador, excitante, narcótico, antigripal, hipoglicemiante, eupéptico, febrífugo, diaforético.

Para enxaquecas, eleva a imunidade, para asma, melhora a memória e as funções mentais, para cefaleias de origem digestiva, é um tônico geral do organismo, indicado para celulite, depressão, estresse físico e mental, para gota, para eliminar colesterol ruim, para dores de dente, para doenças do coração, atua de forma benéfica sobre os rins, estimula a fertilidade feminina, é um tônico para o útero, para clorose, na

convalescença, para frigidez, exaustão, atua sobre a vesícula, para astenia, problemas respiratórios, isquemia, paralisias, hemorroidas, bronquite, escrófulas, auxilia na eliminação do ácido úrico, para inchaço no fígado, na ascite de origem hepática, nas hidropsias, na vertigem resultante de disfunções estomacais, para debilidade cardíaca, no combate ao envelhecimento, no herpes, alivia sintomas da TPM e ressaca.

Uso externo: para tratamento de caspa e queda de cabelo, cicatrizante, nos inchaços dos olhos (compressas), atenua rugas, dermatites seborreicas, mau hálito, nas

tendinites e bursites, elimina piolhos e nas odontalgias.

Contraindicações: em doses elevadas, pode causar gastrite e nefrite. Não deve ser tomado de forma contínua, pois nesse caso, podem haver manifestações tóxicas. Evitar uso com hipertensos, na gestação, em portadores de hipertrofia da próstata, em doenças inflamatórias da pele, na diabetes, em pessoas que sofram de deficiência dos Fluidos Corpóreos e do Yin. Evitar em pessoas com excesso de calor ou que tenham dificuldade para dormir.

Doses: 3 à 10 g em decocção/infusão ao dia • 800 mg à 3g de pó/dia • 5 a 25 ml de tintura/dia • 5% a 10% em infusão para banhos (uso externo).

Categorias: Categoria 1 – Ervas para induzir a transpiração • Categoria 4 – Ervas para reduzir sensações de frio dentro do corpo • Categoria 9 – Ervas que promovem a digestão • Categoria 11 – Ervas que regulam o Qi • Categoria 12 – Ervas que regulam o

(6)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

5

Xue • Categoria 16 – Ervas para corrigir deficiências • Categoria 20 – ervas para aplicações externas •

Nota: a erva seca pode ser queimada para melhorar a memória. Reduzidas a pó, as folhas são boas para tratar feridas e tumores externamente. O óleo essencial tem o mesmo efeito, mas deve ser diluído em um óleo carreador antes da aplicação. Se bebido como chá e aplicado em compressas, tem ótimo efeito no combate a reumatismos, contusões, entorses, pancadas, fisgadas, estiramentos musculares, eczemas e feridas inflamadas. Em bochechos, alivia aftas, estomatites, gengivites e demais processos inflamatórios da boca e o chá pode ser usado para lavar regiões afetadas por sarna.

ARTEMÍSIA

Nome Científico: Artemisia vulgaris

Partes usadas: rizoma e partes aéreas desidratadas.

Propriedades e indicações: fertilizante, antiespasmódico e hemostático nos sangramentos uterinos, digestivo, aperiente, expectorante, antiviral, diurético, sedativo, anti-inflamatório, cicatrizante.

É um tônico das funções circulatórias, reguladora das funções menstruais, para

verminoses, lombrigas e oxiúros, é broncodilatadora na asma, indicada para epilepsia, alivia o nervosismo, auxilia na insônia, coréia, eficaz nas inflamações intestinais, nas nevralgias, diminui a flatulência, para gastrite, icterícia, combate a anemia e as cólicas abdominais, aquece o útero e para sangramentos, pacifica o feto, atua na malária e nas vaginites, para dores reumáticas, é estimulante da musculatura lisa uterina e é um tônico para o sistema nervoso e das funções do estômago, alivia diarreias e combate a astenia.

Uso externo: em parasitas do couro cabeludo, nas escaras.

Contraindicações: evitar em casos onde há calor no sangue, também na deficiência do dos fluidos corpóreos, pois tem efeito amornante. Evitar na gestação e na lactação. A

(7)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

6

erva é tóxica para o gado. Durante a menstruação, não devem ser utilizadas as folhas frescas. Pode provocar dermatite de contato em pessoas sensíveis, ainda que a incidência seja rara.

Doses: Uso interno - 30g para um litro de água fervendo, em infusão/dia • 500 a 1.500 mg de extrato seco/dia. Uso externo - fumigação de Artemísia (moxabustão) • 3 a 10 g de decocção ou infusão/dia • 1 a 3 g de pó/dia, para compressas e cataplasmas. Categorias: Categoria 1 – Ervas para induzir a transpiração • Categoria 3 – Ervas para agir contra o reumatismo • Categoria 4 – ervas para reduzir sensações de frio dentro do corpo • Categoria 10 – ervas para suprimir a tosse e reduzir catarro • Categoria 12 – Ervas que regulam o sangue (xue) • Categoria 16 – ervas para corrigir deficiências (Deficiência da energia vital, da função dos órgãos e do sangue) • Categoria 17 – ervas para contrair e obstruir os movimentos • Categoria 18 – ervas para expelir ou destruir parasitas • Categoria 20 – ervas para aplicações externas •

Nota: podem-se aplicar cataplasmas e compressas da infusão de Artemísia para aliviar dores reumáticas e nas artralgias. Podem-se adicionar pequenas doses ao chimarrão. Atentar sempre para as contraindicações.

AVEIA

Nome científico: Avena sativa L.

Partes usadas: partes aéreas, sementes.

Propriedades e indicações: ansiolítico, antidepressivo, hemorroidal, anti-reumático, antidiabético, aperiente, calmante, cicatrizante, digestivo, diurético, emoliente, expectorante, hepatoprotetor, hipotensor, laxante, nutritivo, refrescante, remineralizante, tônico reconstituinte nervoso, vitaminizante, hipoglicemiante, hipnótico, remineralizante, sedante, nervino.

Para acalmar dores reumáticas, para aumentar a disponibilidade de leite na lactação, para problemas de ciática, aliviar cólicas, para convalescentes de doenças graves e de operações, para alívio nas diarréias violentas, para desinflamar as mucosas, em dores

(8)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

7

de garganta e do tórax, para diabete, na esclerose, para estimular o apetite, para estimular a energia física e psíquica e a capacidade de concentração, para evitar o cansaço e reduzir a necessidade de sono, para facilitar a digestão, para regular os intestinos, na fadiga nervosa, gota, gripe, hipertensão, insônia, nervosismo, nas perturbações hepáticas, para prevenir a cárie dentária, para reduzir a atividade tireoidiana, para reduzir mau colesterol, na rouquidão, tosse, insônia, bronquite, para eliminar catarro, nas afecções pulmonares, na hemoptise, oligúria, litíase renal, nos edemas (inchaços), para depressão, hipertensão, em casos de baixa concentração, para exaustão física e debilidade geral do organismo, para baixa libido, impotência masculina, excesso de atividade sexual, infertilidade, deficiências hormonais, na anorexia, ejaculação precoce, síndrome pré-menstrual, para dores de cabeça e resfriado.

Contraindicações: uso prolongado desta planta pode levar a deficiência dos fluidos corpóreos. O aumento da evacuação causado pela alimentação rica em aveia pode levar a irritação perineal em alguns casos, além de produzir gases e provocar distensão abdominal.

Doses: Tintura – 20 a 60 gotas 3X ao dia • Creme e Gel – extrato coloidal a 10%. Categorias: Categoria 1 – Ervas para induzir a transpiração • Categoria 4 – ervas para reduzir sensações de frio dentro do corpo • Categoria 9 – ervas para promover a digestão • Categoria 10 – ervas para suprimir a tosse e reduzir catarro • Categoria 11 – Ervas para regular o Qi • Categoria 14 – Ervas para reduzir ansiedade • Categoria 15 – ervas para cessar movimentos involuntários • Categoria 16 – Ervas para corrigir deficiências (deficiência da energia vital, função dos órgãos e fluidos corpóreos ) • Categoria 17 – ervas para contrair e obstruir os movimentos • Categoria 19 – ervas para úlceras e tumores • Categoria 20 – Ervas para aplicações externas •

CÁLCIO DE OSTRA

Nome Científico: Ostrea gigas Partes usadas: concha triturada

(9)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

8

Propriedades e indicações: - diurético, calmante, anti-sudorífico, resolutivo, antiácido, ansiolítico, emético, purgante, sedativo, espasmolítico, tranqüilizante, antipirético, adstringente, anticancerígeno, hidratante.

Trata tosse com expectoração, na retenção urinária, leucorréia, dor devido à retenção do túrbido, diurético, repositor de cálcio, atua na coagulação sanguínea, regula

contração e relaxamento muscular, ativa diversas enzimas do organismo, indicada para perdas seminais. Bons resultados em tratamento de tuberculose, osteoporose e bócio, reduz ansiedade, auxiliar em tratamento de aterosclerose, previne perda de fluidos, auxiliar para tratamento de nódulos e massas, verborragia, insônia, pesadelos, nervosismo e palpitações. Move o sangue, indicada na hiperacidez estomacal, alivia dores, palpitações, tonturas, sudorese noturna, sudorese espontânea, sangramento uterino.

Contraindicações: na deficiência da energia vital com frio, em suores de doença febril aguda, pode gravar sintomas de frio ou deficiência do Baço/Pâncreas. Esta erva é incompatível com Herba ephedra, Fructus evodiae e Herba asari. O consumo acima das quantidades permitidas, pode originar o aparecimento de hipercalcemia que é

caracterizada por náusea, vômitos, anorexia, coma, sede, descoordenação motora, poliúria, bradicardia, fraqueza muscular e diminuição renal crônica, indigestão e constipação.

Doses: 9 a 30g em decocção/dia, 1 a 3 g em pó/dia.

Categorias: Categoria 2 - Ervas para calor excessivo dentro do corpo • Categoria 6 – ervas para lubrificar os sintomas secos • Categoria 12 – ervas para regular o sangue (xue) • Categoria 14 – Ervas para reduzir ansiedade • Categoria 15 – Ervas para reduzir movimentos involuntários • Categoria 16 – Ervas corrigir deficiências (sangue e fluidos corpóreos) • Categoria 19 – ervas para úlceras e tumores •

CAMOMILA

(10)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

9

Partes usadas: capítulo floral

Propriedades e indicações - estomáquico, carminativo, sedativo, digestivo, antiespasmódico, peitoral, febrífugo, antialérgico, vulnerário, anti-inflamatório, laxante, espasmolítico no muco gástrico e duodenal, imunoestimulante, bactericida para uso tópico, descongestionante, relaxante, diaforético, antiviral, adstringente, tônico amargo, analgésico, diurético, antiflogístico, antiálgico, emoliente.

Utilizada para tratar cólicas intestinais e menstruais, é calmante da pele, depressor das funções musculares, indicado para dores de ouvido, dores em geral, enxaqueca, queimadura de sol, assaduras, gases, gripe, lavagem vaginal, reumatismo, TPM,

úlceras, problemas do útero, estresse, insônia, cefaleia, síndrome do intestino irritável, gastrite, catarro, febre do feno, asma, cefaleia, mastite, hemorroidas, dismenorréia, depressão, ansiedade, insônia, agitação, diarreia, inapetência, azia, problemas de vesícula, infecções urinárias, retenção de líquidos, dores musculares, ciática, dor de dente, doenças do útero e dos ovários, vermes intestinais, amenorreia, sensação de aborrecimento, esgotamento, tônico do sistema nervoso, sinusite, neuralgias, surdez, paralisia dos membros, retenção urinária, colites, cólica abdominal, nevralgia,

tumores, náuseas, gota, ácido úrico, menopausa.

Uso externo: eczemas, ulcerações nas pernas, terçol e conjuntivite, queimaduras na pele, revigora cabelos claros, acne, vista cansada, contusões.

Contraindicações: pode causar náuseas e dermatite de contato em pessoas sensíveis, em doses elevadas é tóxica, não usar na gravidez, evitar em úlcera duodenal e gástrica, no refluxo esofágico, colite ulcerosa, colite espasmódica, diverticulite e diverticulose. Doses excessivas podem causar efeito inverso causando agitação. Evitar uso em pessoas que estão se submetendo a quimio e radioterapia.

Doses: 3 a 6 g em infusão ou decocção 1 à 2X/dia, 800 a 2.000 mg em pó/dia, 100 a 150 gotas de tintura/dia, banhos com decocto a 5%.

Categorias: Categoria 1 – Ervas para induzir transpiração • Categoria 2 – Ervas para calor excessivo no corpo • Categoria 5 – Ervas para reduzir umidade do corpo •

(11)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

10

o sangue (xue) • Categoria 16 – ervas para corrigir deficiências (energia vital, função dos órgãos e sangue) • Categoria 17 – ervas para contrair e obstruir os movimentos • Categoria 19 – ervas para úlceras e tumores • Categoria 20 – Ervas para uso externo • Nota: deve ser ingerida entre as refeições. Pode devolver audição (em alguns casos) fritando um bulbo de Esquila (Urginea maritima) em óleo de camomila e a seguir colocar algumas gotas no ouvido afetado.

CANELA

Nome Científico: Cinnamomum zeylanicum Partes usadas: casca, folhas e óleo essencial.

Propriedades e indicações: adstringente, afrodisíaco, antiescorbútico,

antiespasmódico, antileucorreico, antirreumático, antisséptico, aperiente, aromático, cardiotônico, carminativo, catamenial, digestivo, estimulante, galactagogo, hipertensor suave, piolhicida, sedativo, tônico, vasodilatador, antiasmático, hemostático, diurético, emenagogo, insulina-análogo, anti-inflamatório, antioxidante, antidiarréico,

diaforético, expectorante e antimicrobiano.

Para distúrbios gastrointestinais, dismenorréia, para perda de libido e impotência, anorexia, hemorragias, desconforto abdominal, cansaço, digestão lenta, asma sem secreção, amenorreia, calafrios, choques, diarreia, dores de cabeça e de estômago, escrófula, extremidades frias, espasmos, febres adinâmicas, gases, gripe, hemorragia de parto, hipotensão arterial leve, inflamações do rosto, metrorragia, paralisia da língua, queimaduras por frio, respiração ofegante, ulcerações da gengiva e mucosa da boca, úlceras estomacais por estresse, triglicerídeos, vômitos nervosos, disenteria, melhora funcionamento dos rins, dores articulares, tensões musculares,

espermatorréia, congestões nasais, bronquite, afecções respiratórias,

imunoestimulante, estimula circulação, candidíase, cólicas, síndrome de fadiga pós-viral, tinha, enxaqueca, germes do couro cabeludo, antifúngica, alterativa, demulcente, age no Baço e no Pâncreas, soluços, problemas hepáticos, palpitações, auxilia a

(12)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

11

contração do útero no parto, dor de dente, melancolia, dores nas costas, náusea, ansiedade e insônia em idosos.

Uso externo: dores do joelho.

Contraindicações: não usar na gravidez. Evitar em pessoas com hipersensibilidade à canela ou Bálsamo do Peru. Doses excessivas podem causar aumento da frequência cardíaca, da mobilidade intestinal, da respiração e da perspiração através da

estimulação química do vasomotor. Pode causar dermatite de contato. Chicletes e balas de canela podem causar lesões na mucosa da boca. A exposição ao óleo de Canela é associada ao risco de câncer. Evitar uso em quadros hemorrágicos. Doses: de 0,60 a 2 g em pó/dia, de 1 a 5g em decocção/dia, máximo de 50 ml de tintura/dia.

Categorias: Categoria 1 – Ervas que induzem transpiração ● Categoria 3 – Ervas para agir contra o reumatismo ● Categoria 4 – Ervas para reduzir sensações de frio dentro do corpo ● Categoria 5 – ervas para reduzir a umidade do corpo • Categoria 6 – ervas para lubrificar os sintomas secos • Categoria 9 – Ervas que promovem a digestão • Categoria 10 – ervas para suprimir a tosse e reduzir catarro • Categoria 11 - ervas para regular a energia vital (qi) • Categoria 16 – ervas para corrigir deficiências (energia vital, função dos órgãos internos e sangue) • Categoria 17 – ervas para contrair e obstruir os movimentos • Categoria 19 – ervas para úlceras e tumores • Categoria 20 – ervas para aplicações externas •

Nota: utilizada para aromatizar chás, bolos e quebrar cheiros. É mais eficiente quando está fresca. Seu uso como alimento é considerado seguro.

CÂNFORA DE JARDIM

Nome científico: Artemisia camphorata Vill.

Partes usadas: folhas, ramos, raízes, madeira, óleo essencial.

Propriedades e indicações: antinevrálgico, antiepiléptico, antirreumático, antisséptico, antisséptico pulmonar, calmante, descongestionante das vias respiratórias, sedativo, refrescante, antinflamatório, febre, inflamações reumáticas, queimaduras, estimula

(13)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

12

coração e respiração, eleva pressão baixa, tosses, bronquite, dificuldade de respiração, excitante para o sistema nervoso central, antinevrálgico, diurético, emenagogo

antiofídico, diaforético, pulmonar, laxativo, anti-inflamatório das vias urinárias, fungicida, herbicida,

Indicada em distúrbios neurológicos e cardíacos, distonias neurovegetativas com comprometimento cardiovascular, hemorragia uterina, ativação dos sucos gástricos, diarreia, flatulência, cólicas, expele ancilóstomos (tintura das raízes).

Uso externo: dores musculares, picada de insetos, utilizada no álcool para dores reumáticas, picadas de insetos, tratamento de celulite, drenagem linfática, gordura localizada, contusão, feridas, neurose cardíaca, acalma histeria, acne, inflamação. O uso externo é o mais seguro.

Contraindicações: não deve ser aplicada em feridas abertas, e em casos de deficiência da energia vital. Evitar em pessoas com úlceras gastrointestinais e doenças renais crônicas. Evitar na gravidez e lactação e em crianças abaixo de cinco anos. O uso tópico da planta por longos períodos pode causar irritação cutânea. Evitar também o uso em pessoas com epilepsia.

Doses: de 10 a 20 ml em tintura divididos de 2 a 3 doses diluídas em água. Erva fresca: 8g (2 colheres de sopa para cada xícara de água) das partes aéreas em infusão 2X ao dia em intervalos menores que 12 horas e antes das 17 horas. Crianças acima de 5 anos utilizam 1/6 da dose adulta.

Categorias: Categoria 1 – Ervas para induzir a transpiração • Categoria 6 – ervas para lubrificar os sintomas secos • Categoria 10 – ervas para suprimir a tosse e reduzir catarro • Categoria 11 - ervas para regular a energia vital (qi) • Categoria 13 – ervas para recobrar a consciência • Categoria 16 – ervas para corrigir deficiências (energia vital) • Categoria 20 – ervas para aplicações externas •

CAPIM-LIMÃO

Nome científico: Cymbopogon citratus

Partes usadas: folhas, rizoma e raízes frescas ou secas.

Propriedades e indicações: sudorífico, sedativo, carminativo, antiespasmódico,

refrescante, emenagogo, antitérmico, relaxante muscular, analgésico suave (mirceno), ansiolítico, antiálgico, antibacteriano, anticonvulsivo, antidiarréico, antidissentérico, anti-histérico, antipirético, anti-reumático, aperiente, aromatizante, estomacal, bactericida, béquico, depurativo, digestivo, diurético, lactagogo, estomáquico,

(14)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

13

expectorante, febrífugo, fungicida, hepatoprotetor, miorrelaxante, repelente de insetos, vasodilatador, béquico, antiemético, antitússico,

Indicado para febres, para tonificar a mucosa gastrointestinal, em vômitos, diarréias, insônia, nervosismo, histerismo, pressão alta, aumenta a secreção láctea, para tosses, ansiedade, gases, aumentar o sono, catarro (inclusive crônico), cefaléia, cólicas menstruais e intestinais, conjuntivite, contusões, diarréia, diminuir atividade motora, distúrbio renal, dor de cabeça, dor estomacal, espasmo, espasmo intestinal, estômago, febre, feridas, flatulência (gases), gastralgia, indigestão, infecções das vias respiratórias e digestiva, inflamação da bexiga, insônia, limpeza dos dentes e gengivas, lumbago, nervosismo, resfriado, reumatismo, neuralgia, problemas nos rins, estresse, tosse, úlceras, viroses de curta duração com febre, gripe, diminuição da atividade motora, dor de garganta.

Uso externo: dor muscular, eczemas, entorse, para fungos, tensão muscular, poros dilatados e acne (óleo essencial), manchas e sardas, celulite, limpeza de pele e cabelos e limpeza de peles oleosas, conjuntivite, lumbago.

Contraindicações: uso freqüente causa debilidade e pode provocar perturbações cardíacas. Evitar uso em pessoas com pressão baixa, em casos de dor abdominal de causa desconhecida, úlcera péptica e gastrite. Não deve ser utilizado durante a gravidez, pois a erva estimula o útero e o sangramento menstrual. Uso prolongado pode provocar dor nas articulações.

Doses: de 250 mg a 2g em pó de 2 a 3X/dia, 15 gotas de tintura 3X/dia, de 3 a 6g de folhas ou raízes em decocção ou infusão/dia.

Categorias: Categoria 1 – Ervas para induzir transpiração • Categoria 4 – ervas para reduzir sensações de frio dentro do corpo • Categoria 5 – ervas para reduzir a umidade do corpo • Categoria 6 – ervas para lubrificar os sintomas secos • Categoria 9 – Ervas para promover a digestão • Categoria 10 – Ervas para suprimir tosse e catarro • Categoria 11 - ervas para regular a energia vital (qi) • Categoria 14 - ervas para reduzir a ansiedade • Categoria 15 – ervas para cessar movimentos involuntários •Categoria 16 – ervas para corrigir deficiências • Categoria 17 – ervas para contrair e obstruir os movimentos • Categoria 19 – ervas para úlceras e tumores • Categoria 20 – ervas para aplicações externas •

CARDO MARIANO

Nome científico: Silybum marianum L. Partes usadas: raízes, folhas e sementes.

(15)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

14

Propriedades e indicações: anti-inflamatório, antioxidante, antifibrótico,

anticancerígeno, colagogo, diurético, hipertensor, aperitivo (folhas), galactagogo, febrífugo, hemostático, colerético, laxante, adrenergético, alterativo, antiagregante, antialérgico, antiangiogênico, antibilioso, anticarcinogênico, antidepressivo,

antidiabético, antídoto para ingestão de cogumelos, antiedêmico, antifibrótico, anti-histamínico, antileucotrino, antimetastático, antiproliferante, antiprostaglandino, antitelomerase, antitóxico, antitumoral, antiulcerativo, antiviral, apoptótico, tônico amargo, inibidor cAMP-Fosfodiestarase, ativador de caspase, quimiopreventivo, colerético, inibidor de COX-2, citoprotetor, citotóxico, demulcente, depurativo, dermoprotetor, diaforético, digestivo, diurético, emenagogo, expectorante,

glutationigênico, HDL-gênico, hepatoregenerador, hipocolesterolêmico, inibidor de IKKbeta, imuno-estimulante, inibidor de i-NOS, lactagogo, lipolítico, nefro protetor, neuroprotetor, indutor de p450, inibidor de p450, pancreaprotetor, peristáltico, inibidor de p-Glicoproteína, fagocitótico, fotoprotetor, inibidor de PKC, purgativo, radioprotetor, SOD-gênico, simpaticolítico, ativador das células T, inibidor de TNF-alpha, inibidor de xantina-oxydase, tônico sudorífico (folhas), antipirético.

Previne e repara danos do fígado, protege o fígado contra toxinas, trata problemas digestivos e colesterol, tônico do fígado e da vesícula, tratamento de cirrose hepática e icterícia, trata cefaleia de origem hepática e depressão que se manifesta ao cair da noite, inibe a peroxidação dos lipídios e estimulação da biosíntese das proteínas, náusea, dispepsias, menorragia, hepatite aguda e crônica, esteatose do fígado, para danos provocados por medicação e exposição a substâncias tóxicas (envenenamento), alcoolismo, furúnculos, letargia, TPM, estimulante da imunidade, para casos de

envenenamento pelo cogumelo amanita phalloides (comum na Europa), mantém normalizado o funcionamento do fígado, aumenta a glicogênese e o ácido nucléico do organismo, em epistaxe, metrorragia, acne, malária, alergias, amenorreia, anorexia, anthrax, artrose, asma, aterose, biliosidade, sangramentos, cálculos, em casos de câncer de bexiga, mama, cervix, cólon, pulmão, nariz, ovário, próstata, pele e língua, nas cardiopatias, catarro, colecocistite, colelitíase, cólicas, colite, congestão,

constipação, tosse, síndrome do túnel carpo, dermatose, neuropatia diabética, enterose, dispepsia, disúria, erisipela, síndrome de alcoolismo fetal, fibrose, alergias

(16)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

15

alimentares, pedras da vesícula, gastrose, hematúria, leucorreia, menopausa, metástase, enxaqueca, esclerose múltipla, mialgia, obesidade, oligolactia, dores, pancreatose, peritonose, flebite, praga, pleurasia, picada de cobra, síndrome X, úlcera varicosa, urticária, varizes, vermes, necroses hepáticas (como as provocadas pelo tetracloreto de carbono, por exemplo), é um tônico para o baço, fígado e vesícula biliar, alivia bronquite, age sobre a membrana das células do fígado e, provavelmente, outras células do corpo, estabilizando e fortalecendo sua estrutura, indicado para febres intermitentes, para resfriados, infecções renais, tuberculose, se ingerido oito dias antes tem ação preventiva contra enjoos de viagem, para depressão que ataca ao cair da noite.

Contraindicações: recomenda-se não usar nos 3 primeiros meses de gravidez, na lactação e nem em pessoas com problemas renais, úlcera, gastrite e hipertensos. Evitar uso em crianças. Sementes podem ser tóxicas e não devem ser ingeridas em grandes quantidades, pois podem elevar a pressão arterial. Seus efeitos colaterais são: náuseas, problemas estomacais e diarréias leves em aproximadamente 1% dos usuários. Evitar uso em casos de oclusão das vias biliares.

Doses: doses máximas diárias entre 420 e 600 mg em extrato seco. Em infusão, tomar uma xícara, 3x/dia.

Categorias: Categoria 2 - Ervas para calor excessivo dentro do corpo • Categoria 9 – Ervas para promover a digestão • Categoria 12 – ervas para regular o sangue (xue) • Categoria 16 – ervas para corrigir deficiências (sangue) • Categoria 19 – ervas para úlceras e tumores •

Nota: é uma das mais antigas plantas conhecidas. Seu principal constituinte, a silimarina (que é de fato uma combinação de três componentes chamados flavonolignanas), ajuda a reestruturar as células do fígado e evita que toxinas penetrem neste órgão. Ela também estimula a produção de novas células,

promovendo aumento da capacidade regenerativa do fígado. As folhas sem casca podem ser comidas como vegetais. O pó das sementes torradas pode substituir o café. As raízes podem ser comidas como rabanetes. Uma das principais ervas para recuperar o fígado.

(17)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

16

CARQUEJA

Nome Científico: Bacharis trimera Partes usadas: partes aéreas.

Propriedades e indicações: anti-inflamatório, tônico, colagogo, diurético, sudorífico, antigripal, antibiótico, remineralizante, béquico, antidiabético, amargo, antianêmico, antiasmático, antidiarreico, antidispéptico, antigripal, anti-hidrópico, antirreumático, anti-Trypanosoma cruzi (causador da moléstia de Chagas), aperiente, aromático, depurativo, digestivo, emoliente, eupeptico, estomáquico, febrífugo, hepático, hepatoprotetor, hipocolesterolêmico, hipoglicêmico, laxante, moluscocida (contra Biomplalaria glabrata, hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose), tenífugo, vermífugo.

Utilizada nas afecções febris, azia, aftas, tonsilite, anemia, angina, anorexia, asma, astenia, bronquite asmática, chagas venéreas, auxiliar em tratamentos de

emagrecimento, auxilia a redução do colesterol (de 5 a 10%), desintoxicação do fígado, diabetes, diarreias, dispepsias, doenças venéreas, enfermidades da bexiga, do fígado, dos rins, do baço, do pâncreas, espasmos, esterilidade feminina, estomatite, faringite, feridas, fraqueza intestinal, problemas de garganta, inflamação das vias urinárias, intestino solto, lepra, má digestão, mal estar, má-circulação, obesidade, prisão de ventre, reumatismo, vermes, laxativo, intolerância à gordura, sensação de peso no estômago, dispepsias inespecíficas que aparecem em hepatites virais, rota-vírus, inibidor da absorção da glicose. reduz a mortalidade e a incidência de lesões celulares do hepatócito agredido química e biologicamente, antibiótica, desobstrutor do fígado, sudorífico, antigripal, atua em cefaleias, para boca amarga, afecções gástricas,

intestinais, das vias urinárias, hepáticas e biliares como icterícia e litíase biliar, protege o estômago de várias substâncias que causam úlcera, anti-inflamatório, tônico,

flatulência, enterite, colecistite, problemas renais, reumatismo, gota, feridas, diurética. Purifica o sangue eliminando toxinas e impurezas, remineralizante, béquica,

(18)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

17

moluscocida, reduz vontade de comer doces, intoxicação alimentar, reduz obesidade, má circulação, dissolvente e males causados pela emoção da raiva.

Uso externo: úlceras.

Contraindicações: na gravidez e na lactação. Em doses excessivas pode baixar a pressão. Evitar em casos de diarréia crônica. Pode gerar interação medicamentosa por interferir na absorção da glicose aumentando o trânsito intestinal e assim, podendo reduzir a absorção de outros medicamentos. Usar com cuidado em pacientes com episódios de hipoglicemia. Uso prolongado pode causar disfunções digestivas

agredindo a mucosa gástrica. Deve ser evitada por pessoas com problemas graves de fígado.

Doses: de 5 a 12g, em infusão ou decocção/dia, de 500 mg a 1.500 mg de pó/dia, de 5 a 25 ml de tintura/dia. Vinho digestivo: Macerar 1 colher das de sopa de hastes em ½ copo de aguardente por 5 dias. Misturar o macerado filtrado a uma garrafa de vinho branco. Tomar um cálice antes das refeições por no máximo 10 dias seguidos. Categorias: Categoria 2 - Ervas para calor excessivo dentro do corpo • Categoria 9 – Ervas para promover a digestão • Categoria 16 – ervas para corrigir deficiências (energia vital e sangue) • Categoria 18 – ervas para expelir ou destruir parasitas • Nota: em crianças é utilizada para tratar hepatites virais e síndrome pós-hepatite, obesidade e constipação intestinal. Erva rica em cromo. Para emagrecer pode ser tomada por até 60 dias (avaliar com cuidado) em jejum, na forma de chá. O chá pode ser tomado antes da ingestão de gorduras mais pesadas como forma de auxiliar o organismo na digestão. É a melhor erva para tratar viroses inespecíficas.

CÁSCARA SAGRADA

Nome Científico: Rhamnus purshiana Partes usadas: casca e ramos.

(19)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

18

Propriedades e indicações - laxativo, carminativo, colagogo, catártico, diurético, emenagogo, estimulante, estomacal, febrífugo, tônico, purgativo.

Aumenta a peristalse e a secreção de líquidos, para prisão de ventre crônica restabelecendo o tônus natural do cólon sem causar hábito, restabelece o fluxo menstrual, hemorroidas, estimula o peristaltismo intestinal, dispepsias,

ingurgitamento do fígado e do baço, elimina fecalomas, auxilia na digestão de gorduras em doses baixas, pedras nos rins, perda de apetite.

Uso externo: , limpeza de feridas (chá).

Contraindicações: evitar uso durante a menstruação, na gestação, na lactação, em crianças menores de 12 anos, em casos de obstrução intestinal, doenças inflamatórias intestinais agudas (colite, doença de Crohn, cólon irritável), paralisação fecal, náuseas, vômitos, apendicite, dores abdominais de origem desconhecida. Pode causar perda de potássio em caso de uso prolongado e neste caso, pode levar a arritmia cardíaca, nefropatias, edema e aceleração da degeneração óssea. Evitar uso da cáscara sagrada com alcaçuz e outras plantas de efeito laxativo. Seu uso pode causar anemia.

Doses: de 1 a 3g em decocção/dia para efeito laxativo, de 3 a 5g em decocção/dia para efeito purgativo, de 300 a 900mg em pó/dia, de 40 a 180mg de extrato seco/dia, de 2 a 5ml de tintura/dia.

Categorias: Categoria 2 - Ervas para calor excessivo dentro do corpo • Categoria 6 – ervas para lubrificar os sintomas secos • Categoria 12 – ervas para regular o sangue (xue) • Categoria 20 – ervas para aplicações externas •

Nota: é tóxica em doses acima de 8g em pó/dia ou 10g em decocção, causando diarréia, diminuição da pulsação e da temperatura corporal. Utilizar doses baixas em casos de hemorróidas. Em casos de necessidade de suplementação de ferro, tomar a cáscara sagrada com espaço mínimo de duas horas das doses de ferro. A cáscara sagrada diminui o efeito da indometacina, devendo-se evitar o uso simultâneo. A planta não deve ser utilizada por mais de uma semana sem pausa.

(20)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

19

CAVALINHA

Nome Científico: Equisetum arvensis Partes usadas: partes aéreas.

Propriedades e indicações: diurético, hemostático, remineralizante, depurativo, sudorífico, anti-inflamatório, analgésico, hipoglicemiante,

Atua no trato urinário e sistema reprodutor masculino, incontinência em crianças, remove resíduos do corpo, artrites, artroses, cicatrizante externo, diabetes, gripes, faringites, conjuntivite (em compressas), hipotensão, hemorragia uterina, obesidade, edemas, úlceras estomacais, ácido úrico, blenorragia, bócio, gota, afecções dos brônquios e dos pulmões, herpes, tônico nervoso, estresse, tuberculose pulmonar e renal, unhas quebradiças, úlcera, olhos irritados, exaustão, flacidez da pele e dos músculos, olheiras, desintoxicação do sangue, cálculos biliares e renais, tísica,

osteoporose, inflamação do fígado e dos intestinos, antibiótica, sebostática, problemas de memória, hemorragia nasal e hemorroidal, afecções do ouvido e da garganta, hidropsia, depurativa do sangue e das vias urinárias, enurese noturna, prostatismo, anemia, vômitos sanguinolento, feridas necrosadas, úlceras cancerosas, osteomielite, elimina cãibras, hidromiocardia, orquite, esporão do calcanhar, fístulas, hiperidrose dos pés, arteriosclerose, estomatite ulcerosa, tumores malignos, pólipos do baixo-ventre e do esfíncter, bursite, cólica estomacal, congestão do fígado, dores intervertebrais e vertebrais, acessos de raiva e manias.

Uso externo: eczemas e acnes, inflamação ou supuração da pélvis renal (banho de assento), prurido e erupções cutâneas, caspa, pólipos do palato e da garganta (gargarejos e bochechos), leucorréia branca, lúpus e sicose.

Contraindicações: pode causar náuseas e dermatite de contato em pessoas sensíveis. Em doses elevadas é tóxica. Não usar na gravidez, evitar em úlcera duodenal e

gástrica, no refluxo esofágico, colite ulcerosa, colite espasmódica e na diverticulite. Não deve ser usada em casos de irritação urinária. Evitar consumo após as 17 horas. Doses: 3 a 6 g em infusão ou decocção 1 à 2X/dia, 800 a 2.000 mg em pó/dia, 100 a 150 gotas de tintura/dia, banhos com decocto a 5%.

(21)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

20

Categorias: Categoria 1 – Ervas para induzir a transpiração • Categoria 2 - Ervas para calor excessivo dentro do corpo • Categoria 3 – ervas para agir contra o reumatismo • Categoria 5 – Ervas para reduzir umidade do corpo • Categoria 6 – ervas para lubrificar os sintomas secos • Categoria 12 – ervas para regular o sangue (xue) • Categoria 16 – ervas para corrigir deficiências • Categoria 19 – Ervas para úlceras e tumores •

Categoria 20 – ervas para aplicações externas •

Nota: deve ser acompanhada de dieta rica em Vitamina B, pois ela elimina esta substância. Devido ao alto teor de sílica, que tem efeitos abrasivos e irritantes, não é indicado consumo na forma de chá por períodos prolongados (mais de 10 dias) ou exceder 5g de pó/dia.

DENTE DE LEÃO

Nome Científico: Taraxacum officinalis Partes usadas: raiz e folhas.

Propriedades e indicações: anti-inflamatório para conjuntivite (uso local), antitérmico, antibacteriano, antitóxico, anti-inflamatório em doenças bacterianas, antiviral,

colagogo, depurativo do sangue, diurético potente, drenador hepático, efeito

hipoglicemiante, estomáquico, antidispéptico, galactagogo, hepatoprotetor, laxativo, resolutivo, antiinfeccioso.

Indicado para febres por faringite ou amigdalite, para mordida de cobra, para infecções cutâneas como furunculoses e erisipela, para infecção urinária, diarreias agudas, acidez gástrica e úlcera péptica, para irregularidades do ritmo intestinal, na hepatite aguda, febre com icterícia, apendicite, problemas das mamas como câncer, mastite e tumores, inflamação crônica da pelve, resfriados, pneumonia, tosse, bronquite, problemas dentários, intoxicação alimentar, hemorroidas, inflamações da gengiva, boca e garganta, picada de insetos, pancreatite, cistos, glândulas linfáticas inchadas, melhora a assimilação dos alimentos, endometriose, tonifica todo o organismo, rico em sais minerais, nutre os ossos e afasta osteoporose, melhora o movimento articular, sua ação elimina sobras de comida no estômago, anemia,

(22)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

21

fortificante dos nervos, acidose, celulite, obesidade, reumatismo, aterosclerose, malária, gota e TPM.

Uso externo: eczema, úlceras, abscessos, carbúnculo, verrugas, acne.

Contraindicações: em náuseas, vômitos, diarreias crônicas, esofagite e obstrução do duto biliar. Pode causar reações alérgicas, doses elevadas podem ser tóxicas causando diarreia, náuseas, vômitos e azia intensa. Usar cuidadosamente em pessoas com deficiência da energia do Estômago e do Baço/Pancreas.

Doses: de 9 a 30 g em infusão ou decocção/dia, de 1g a 4,5 g em pó/dia, de 500 mg a 2.5 g de extrato seco/dia.

Categorias: Categoria 2 – Ervas para reduzir calor excessivo do corpo • Categoria 5 – ervas para reduzir a umidade do corpo • Categoria 6 – ervas para lubrificar os sintomas secos • Categoria 9 – ervas para promover a digestão • Categoria 10 – ervas para suprimir a tosse e reduzir catarro • Categoria 16 – ervas para corrigir deficiências (energia vital, função dos órgãos e sangue) • Categoria 17 – ervas para contrair e obstruir os movimentos • Categoria 19 – ervas para úlceras e tumores • Categoria 20 – ervas para aplicações externas •

EQUINÁCEA

Nome Científico: Echinacea purpurea Partes usadas: raiz e flor.

Propriedades e indicações: sudorífico, febrífugo, tônico, imunoestimulante, antitóxico para intoxicação alimentar e veneno de cobra, antibacteriano, antiviral, antialérgico, antibiótico.

Trata gripes, resfriados, AIDS, infecções de qualquer tipo, faringite, pneumonia, infecção urinária, mononucleose, cicatrizante, câncer, difteria, antisséptica, tônico linfático, erisipela, furúnculos, gangrena, hemorroidas, impurezas do sangue, manchas na pele, pele inflamada ou irritada, sardas, rinite, sinusite, bronquite, pessoas que fazem quimioterapia, odinofagia, cândida, picadas de insetos, rashes, envenenamento do sangue, psoríase, toxemia, escarlatina, dor de dente, febre tifoide, acne.

(23)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

22

Contraindicações: evitar na gravidez. Em doses elevadas pode causar náuseas,

vertigem e irritação da faringe. Deve ser evitada por quem tem problemas renais e não deve ser ministrada durante a infância. Evitar em tratamentos a doenças crônicas como diabetes, alergias, asma brônquica, deficiência autoimune, tuberculose, leucemia, doença colagenosa, esclerose múltipla, poliartrite, infecção por HIV, transplante de órgãos, pneumonia, infecções fungosas, outras infecções que não envolvam o trato respiratório, em doença inflamatória gastrointestinal, conhecida ou de reabsorção limitada, na gripe aguda, doença crônica do trato respiratório, em pessoas em terapia imunossupressora incluindo corticoides, antibióticos e terapia citostática, na lactação, febre intensa, em pessoas com hipersensibilidade as plantas da família Asteraceae/Compositae e em qualquer infecção aguda e na hepatite. Doses: Uso interno - de 3 a 9g em infusão ou decocção /dia, de 500 a 1.500mg em pó/dia, de 160 a 700 mg de extrato seco/dia, de 15 à 30ml de tintura/dia. Uso externo - de 5 a 10 ml de tintura diluída num copo de água para gargarejo, decocto a 5% para banhos e compressas, aplicar diretamente sobre as lesões.

Categorias: Categoria 1 – Ervas para induzir a transpiração • Categoria 6 – ervas para lubrificar os sintomas secos • Categoria 10 – ervas para suprimir a tosse e reduzir catarro • Categoria 11 - ervas para regular a energia vital (qi) • Categoria 12 – ervas para regular o sangue (xue) • Categoria 16 – Ervas para corrigir deficiências (função dos órgãos e fluidos corpóreos) • Categoria 19 – ervas para úlceras e tumores • Categoria 20 – ervas para aplicações externas •

Nota: a raiz fresca mastigada é boa para aliviar dores de dente e combater a gengivite e a piorreia. Indicada em pomadas por sua ação em picadas de insetos, mordidas de cobra, gangrena e feridas infeccionadas. Usar planta cultivada e evitá-la em sua forma selvagem.

ERVA DE BICHO

Nome Científico: Polygonum punctatum Partes usadas: partes aéreas.

(24)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

23

Propriedades e indicações: adstringente, antirreumático, anti-inflamatório, cicatrizante externo, diurético, estimulante, hemostático, sedativo, tônico, vasoconstritor, resolutivo, anti-helmíntico.

Utilizada em para hemorragias internas, varizes, úlceras varicosas, hemorroidas, fístulas anais, úlceras, pruridos, diarreia aguda com sangue, infecções urinárias com ardência a micção, para amebíases, ascaridíases, giardíases, enterobíase, vaginites causadas por trichomonas, congestão cerebral e febres perniciosas, distúrbios de memória, dificuldade de raciocínio, senilidade mental, amenorreia, favorece a coagulação do sangue, infecções intestinais, flebite, bromas uterinos, raciocínio dificultado.

Uso externo: fragilidade capilar, erisipela.

Contraindicações: evitar o uso pediátrico, na gestação, na lactação. A erva pode ser emenagoga e abortivae deve ser evitada no período menstrual. Não deve ser utilizada externamente em pruridos e eczemas.

Doses: Uso interno: Infusão de 10 g da erva seca em 1 litro de água tomar de1 a 2 xícaras ao dia, 3 gotas suco das folhas frescas diluídas em 1 colher de água, de 2 em 2 horas para febre perniciosa. Em tintura usar 1 colher de sobremesa de 8 em 8 horas, de 500 a 1.500 mg de extrato seco/dia. Uso Externo: folhas frescas para estancar hemorragias. Clisteres para hemorroidas: 20 g em 1 litro de água. Banhos para erisipela: 30 g em 1 litro de água - 2X/dia, Banhos de assento: 30 minutos - 3X/dia. Categorias: Categoria 2 - Ervas para calor excessivo dentro do corpo • Categoria 5 – ervas para reduzir a umidade do corpo • Categoria 16 – Ervas corrigir deficiências (energia vital e sangue) ● Categoria 17 – Ervas para contrair e obstruir movimentos • Categoria 18 – ervas para expelir ou destruir parasitas • Categoria 19 – ervas para úlceras e tumores • Categoria 20 – ervas para aplicações externas •

ESPINHEIRA SANTA

Nome Científico: Maytenus ilicifolia Partes usadas: folhas, casca, fruto e raiz.

(25)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

24

Propriedades e indicações: colagogo, diurético, antiasmático, eupéptico, laxativo, adstringente, antiácido, analgésico, antiespasmódico, antidispéptico, anti-inflamatório, antiulcerogênico (casca), antisséptico, antitumoral, aperiente, balsâmico, carminativo, cicatrizante, contraceptivo, desinfetante, digestivo, emenagogo, febrífugo,

estomáquico, sialagogo, tônico, vulnerária, cicatrizante, antiinfeccioso.

Estimula fertilidade, gases, gastrite crônica, fermentações gastrointestinais, doenças de pele em geral, males hepáticos e renais, azia, vômitos, irritações e atonia gástrica, gastralgias, anticancerígena em tumores do tubo digestivo em especial estômago e esôfago, para dor estomacal e visceral, depurativa do sangue, distensão abdominal, esofagite de refluxo, hérnia de hiato, hepatite, sífilis, fraqueza, o uso frequente ajuda no combate ao alcoolismo.

Contraindicações: uso prolongado pode causar redução de leite em lactantes. Não usar em crianças. Suspender imediatamente em casos de hipersensibilidade. Doses: de 4 a 12 g/dia em decocção ou infusão, 400 mg em pó 2X/dia, 200 ml de tintura/dia.

Categorias: Categoria 2 - Ervas para calor excessivo dentro do corpo • Categoria 6 – ervas para lubrificar os sintomas secos • Categoria 9 – Ervas para promover a digestão • Categoria 16 – Ervas para corrigir deficiências (fluidos corpóreos) • Categoria 19 – Ervas para úlceras e tumores • Categoria 20 – ervas para aplicações externas • Nota: deve-se ter cuidado com troca de espécies, muito comum com plantas que são oferecidas como M. ilicifolia. Tratamentos com esta erva não devem ultrapassar 30 dias ininterruptos.

GARRA DO DIABO

Nome Científico: Harpagophytum procumbens. Partes usadas: tubérculos.

(26)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

25

Propriedades e indicações: analgésico, anti-inflamatório, espasmolítico, antirreumático, tônico digestivo, colagogo, sedativo, antiartrítico, cicatrizante, colerético, depurativo, tônico linfático, febrífugo, hepatoprotetor,

hipocolesterolêmico, laxante suave, arrítmico, hipotensor, anticancerígeno.

Trata fibromiosite, periartrite, ácido úrico, artrite reumatoide, fortalece a imunidade, colecistite, colelitíase, desintoxicante do fígado, melhora funções hepáticas, dispepsia, dores em geral, gota, hiperlipidemia, obesidade, osteoartrite, tendinite, insuficiência pancreática, falta de apetite, levemente diurético, para dores na coluna, artralgia, anorexia, fibromialgia, bursite, na diabete e na aterosclerose melhora a flexibilidade das artérias, antipara doenças do sangue, diarreia, gengivite, sífilis, gonorreia, azia, tuberculose, alivia cansaço nos músculos, para cefaleias em geral, neuralgia,

gonartrose, descalcificação óssea (tratamento por no mínimo 6 meses), cervicoartrose, asma, febre do feno, alergias.

Uso externo: bolhas, úlceras, lesões da pele e contusões.

Contraindicações: evitar na gravidez e na lactação, em úlcera gástrica ou do duodeno. Uso prolongado pode causar gastrite e úlcera péptica. Pessoas com cálculos biliares, problemas renais ou hepáticos graves, síndrome do cólon irritável devem evitar seu uso. Pode causar alergia em pessoas sensíveis e deve ser evitada por diabéticos. Em doses elevadas pode afetar tratamentos para o coração e causar aborto. Não utilizar com crianças de menos de dois anos.

Doses: de 5 a 12 g em decocção ou infusão/dia, em pó de 1.500 a 4.500 mg/dia, de 500 a 1.500 mg de extrato seco/dia.

Categorias: Categoria 3 – Ervas para agir contra reumatismos • Categoria 16 – ervas para corrigir deficiências (fluidos corpóreos) • Categoria 20 – ervas para aplicações externas •

Nota: erva capaz de substituir o tramadol, um forte analgésico opióde. Seu efeito anti-inflamatório completo só aparece depois de uso por tempo prolongado. Acredita-se que seu funcionamento é similar ao da cortisona sem seus efeitos colaterais. Após 3

(27)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

26

meses, manifesta efeito remineralizante. Tem melhor efeito em decocção, do que em cápsulas.

GENGIBRE

Nome Científico: Zingiber officinalis Partes usadas: raiz e óleo essencial.

Propriedades e indicações: afrodisíaco, antiálgico, antiasmático, anticancerígeno, antibiótico, antinevralgico, antidepressivo, antidiarréico, antiemético, antigripal, anti-hemorrágico, anti-inflamatório, antimicrobiano, antioxidante, antirreumático (uso externo), antisséptico, antitrombótico, antiulcerogênico, aperiente, aromático, béquico, carminativo, colagogo, conservante, digestivo, estimulante geral, gastrointestinal, cerebral, estomáquico, eupéptico, excitante, expectorante,

hepatoprotetor, hipocolesterologênico, lipolítico, odontálgico, revulsivo, sialagogo, tônico, vitaminizante, inseticida (uso externo).

Para tratar aerofagia, tonsilite, anorexia, asma brônquica, beribéri, broncorréia pulmonar, catarros crônicos, ciática, cólicas do estômago e intestino, cólera morbus, dispepsia atônita, dores musculares, edemas artríticos e reumáticos, enjoo, feridas, afecções do fígado, flatulência, halitose, impotência sexual, impurezas da pele, menorragia, meteorismo, paralisia, resfriados, rouquidão, tosse, traumatismo, triglicerídeos, nervino, imuno-estimulante. Indicado para diarreia bacilar e cinetose (gengibre fresco), em casos de pés e mãos frios, enxaqueca, elimina gordura, congestão nasal, dores na coluna, ressaca, gota, aumento do tônus da musculatura intestinal e do peristaltismo, estimula a salivação, cardiotônico, eleva glicose. Uso externo: orquites, frieiras, cervicalgia e lombalgia.

Contraindicações: em casos de calor do pulmão, calor do estômago com vômito, na gravidez e na lactação. Também em casos de sudorese excessiva. Se utilizá-lo seco, deve ser evitado em hipertensos, em diarreias agudas, na presença de catarro amarelo

(28)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

27

e na deficiência do yin do rim e também em vômitos por calor no estômago. Usar com atenção na litíase biliar.

Doses: de 2 a 10 g em decocção, de 2 a 10 gotas em tintura/dia.

Categorias: Categoria 1 – Ervas para induzir transpiração ● Categoria 3 – ervas para agir contra o reumatismo • Categoria 4 – ervas para reduzir sensações de frio dentro do corpo • Categoria 5 – ervas para reduzir a umidade do corpo • Categoria 6 – ervas para lubrificar os sintomas secos • Categoria 9 - Ervas para promover a digestão • Categoria 10 – ervas para suprimir a tosse e reduzir catarro • Categoria 11 - ervas para regular a energia vital (qi) • Categoria 12 – ervas para regular o sangue (xue) •

Categoria 16 – ervas para corrigir deficiências (energia vital, função dos órgãos) • Categoria 17 – ervas para contrair e obstruir os movimentos • Categoria 19 – ervas para úlceras e tumores • Categoria 20 – ervas para aplicações externas •

Nota: a principal diferença entre o gengibre fresco e o seco está na riqueza de óleos essenciais (gingeróis e sesquiterpenos). Estes tem grande atividade no tubo digestivo e no SNC. No trato digestivo, o tipo fresco causa aumento da secreção gástrica sem reduzir o pH e acelera o esvaziamento gástrico. No SNC promove estimulo vasomotor que eleva a pressão e inibe o centro de equilíbrio, reduzindo náuseas e tonturas e ainda influenciando a redução da temperatura corporal. Em casos de intoxicação alimentar, ferver 3 rodelas de 1 cm de gengibre fresco, durante 15 minutos, em ½ litro de água. Tomar ½ xícara e repetir a operação 45 minutos após. Tem efeito sobre as dores abdominais de crianças pela ingestão excessiva de alimentos. Neste caso, deve-se fazer suco de gengibre associado a 40 g de pó de gengibre, fazer a mistura, colocá-la e deixá-la sobre o umbigo.

GERVÃO

Nome Científico: Stachytarpheta cayennensis Partes usadas: folhas e flores.

(29)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

28

Propriedades e indicações: diurético, tônico, cicatrizante, estimulante, inseticida, sudorífico, analgésico, anti-inflamatório geral de uso interno e externo, modulador, colagogo, vasodilatador.

Para afecções gástricas, afecções do fígado, gripe, tosse, rouquidão, hemorroidas, bronquite, febre, amebíase, diarreia, hepatite, vômito, catarro, artrite, age no rim e no fígado. Afecções alérgicas e respiratórias, asma, elimina vermes intestinais e

parasitoses externas e internas, refluxo gastresofágico, úlceras, constipação, digestão lenta.

Uso externo: contusões, machucaduras.

Contraindicações: durante a gestação, na hipotensão arterial. Deve ser evitada em pessoas com histórico de alergia a aspirina. Por conter ácido salicílico, pode

potencializar o efeito da aspirina e assemelhados a base de ácido salicílico, além de outros medicamentos cardíacos e para pressão arterial.

Doses: Adultos: 4 à 6 ml de tintura 2X ao dia, 2g de planta fresca ou 1 g de erva seca em infusão ou decocção 2X ao dia com intervalos menores que 12 horas, cápsulas de 1 a 2g, 2x ao dia. Crianças tomam de 1/6 a ½ de acordo com idade e peso corporal. Categorias: Categoria 1 – Ervas para induzir a transpiração

Categoria 2 - Ervas para calor excessivo dentro do corpo • Categoria 4 – ervas para reduzir sensações de frio dentro do corpo • Categoria 6 – ervas para lubrificar os sintomas secos • Categoria 9 – ervas para promover a digestão • Categoria 10 – ervas para suprimir a tosse e reduzir catarro • Categoria 11 - ervas para regular a energia vital (qi) • Categoria 16 – Ervas que corrigir deficiências (energia vital e fluidos corpóreos) • Categoria 17 – ervas para contrair e obstruir os movimentos • Categoria 18 – Ervas para expelir e destruir parasitas • Categoria 19 – ervas para úlceras e tumores • Categoria 20 – ervas para aplicações externas •

(30)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

29

GUACO

Nome Científico: MIkania glomerata Partes usadas: raiz.

Propriedades e indicações: antiasmático, antiespasmódico, antigripal,

anti-inflamatório, antimicrobiano, antinevrálgico, antiofídico, antirreumático, antisséptico (das vias respiratórias), antitussígeno, aromático, bequico, bronco dilatador, calmante, cicatrizante, conservante, depurativo, emoliente, estimulante, estomáquico,

expectorante, febrífugo, hepatoprotetor, , peitoral, sedativo, sudorífero, tônico,

diurético, febrífugo, emoliente, mucolítico, descongestionante, antitóxico, antialérgico, antitérmico, abortifaciente, antiaderente, anti-histamínico, antimalárica, antissifilítico, antiulcerativo, canditicida, diaforético, inibido da Metaloprotease, orexigênico,

protisticida, inibidor da serineprotease, estomáquico, vermífugo, emenagogo, laxativo, hipotensivo, emético, hepatoprotetor, adaptogênico.

Elimina ácido úrico, para afecções do trato respiratório, para albuminúria, ansiedade, artrite, asma, bronquite, coqueluche, febre, gota, hemiplegia (paralisia de um lado do corpo), inflamação de garganta, inflamações intestinais, insônia, malária, nevralgia, resfriado febril, reumatismo, sífilis, tosses rebeldes, úlceras, tosse com muco, sinusite, gripe, resfriado, artralgias, afecções pulmonares, rouquidão, nas afecções respiratórias em geral, alergias respiratórias, alergias em geral, para auxiliar tratamento de câncer, na candidíase, cólera, cólica, constipação, diarreia, dismenorreia, disúria, enterite, gastrite, hepatite, pressão alta, hidrofobia, histeria, nas infecções, laringite, oliguria, faringite, pleurasia, reumatismo, garganta dolorida, nos espasmos, para dor de estômago, estomatite, sífilis, tétano, tonsilite, triconoma, tripanossoma, tumores, úlceras e eliminação de vermes.

Uso externo: para dermatites, eczema pruriginoso, manchas de pele, micoses, picada de insetos e cobra, nos pruridos, para rouquidão, feridas, cortes, contusões, mordida de cachorro, edema, coceira, periodontite e caspa.

Contraindicações: devido às cumarinas, é contraindicado para pessoas com hepatopatias, trombocitopenia e coagulopatias. Contraindicado para pessoas que usam anticoagulantes ou heparina, pois aumenta o risco de sangramento. Não é indicado para menores de um ano de idade e mulheres durante a menstruação. O uso excessivo pode causar taquicardia, vômitos e diarreia. Podem ocorrer acidentes hemorrágicos, quando usado por tempo prolongado.

Doses: 3 xícaras de chá em infusão por dia. Tintura – 15 gotas, 3x ao dia. Em xarope, utilizar doses indicadas 3x ao dia.

(31)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

30

Categorias: Categoria 1 – Ervas para induzir a transpiração • Categoria 2 - Ervas para calor excessivo dentro do corpo • Categoria 5 – ervas para reduzir a umidade do corpo • Categoria 6 – ervas para lubrificar os sintomas secos • Categoria 10 – ervas para suprimir a tosse e reduzir catarro • Categoria 11 - ervas para regular a energia vital (qi) • Categoria 16 – Ervas para corrigir deficiências (energia vital e fluidos corpóreos) • Categoria 20 – ervas para aplicações externas •

Nota: esta é uma das melhores ervas medicinais para tratamento de psoríase.

HORTELÃ-PIMENTA

Nome Científico: Mentha piperita Partes usadas: partes aéreas.

Propriedades e indicações - sudorífico, antigripal, depurativo, anti-inflamatório,

carminativo, eupéptico, colagogo, antiespasmódico, vermífugo, peitoral, expectorante, febrífugo, vaso constritor, vermicida, antiemético (óleo essencial), afrodisíaco,

analgésico, antisséptico, descongestionante, cardiotônico, galactagogo, laxante suave. Na esfera emocional é indicado para pessoas tímidas e sensíveis, neuralgias, cólicas intestinais, intolerância à gordura e boca amarga, relaxante da musculatura lisa, resfriados, sarna, sinusite, tônico do sistema nervoso e dos centros vitais, tônico e estimulante do aparelho digestivo, usado em tosse com expectoração amarela, em síndrome do cólon irritável (em óleo essencial), para eliminar giardíase e amebíase, vertigens, asma, cólica biliar, depressão ao cair da noite, diarreias, distúrbios metabólicos, doenças enxantemáticas, dores de cabeça e enxaquecas, estados de choque, estafa e cansaço mental, exaustão, frigidez, impotência, inflamação dos olhos e da garganta, melhoria de problemas respiratórios (óleo essencial), cólica uterina, tonsilite, mau hálito, hemorroidas, para enrijecimento da pele, elimina mucosidades, reumatismos, reduz a congestão hepática, repele insetos, doença de Crohn, dor de dente, herpes, sarampo, soluços, catapora, cãibras, azia, dismenorréia, auxiliar para tratar obesidade.

Uso externo: dores musculares e articulares e efeito anestésico local, clareador do cabelo.

(32)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

31

Contraindicações: evitar uso durante a lactação, no deficiência dos fluidos corpóreos do pulmão, na deficiência do pulmão e do baço/pâncreas por ataque de frio. Evitar se estiver tomando remédios homeopáticos. Não deve ser usada em crianças pequenas e se houver deficiência da energia vital de proteção (wei qi) com sudorese excessiva ou noturna. Contraindicada nos casos de excesso de fogo do Fígado com cefaleia, olhos vermelhos e agitação psicomotora.

Doses: de 3 a 6 g, em decocção ou infusão, de 300 a 1.500 mg em pó/dia. Tintura a 20%: de 2 a 10ml, ao dia. Óleo essencial deve ser diluído em óleo carreador.

Categorias: Categoria 1 – Ervas para induzir a transpiração • Categoria 2 - Ervas para calor excessivo dentro do corpo • Categoria 4 – ervas para reduzir sensações de frio dentro do corpo • Categoria 5 – ervas para reduzir a umidade do corpo • Categoria 6 – ervas para lubrificar os sintomas secos • Categoria 9 – ervas para promover a digestão • Categoria 10 – ervas para suprimir a tosse e reduzir catarro • Categoria 11 - ervas para regular a energia vital (qi) • Categoria 15 – Ervas para cessar movimentos involuntários • Categoria 16 – ervas para corrigir deficiências (energia vital e fluidos corpóreos) • Categoria 18 – Ervas para expelir e destruir parasitas • Categoria 20 – ervas para aplicações externas •

Nota: existem outras espécies de Menta cujo valor terapêutico é similar.

IPECACUANHA`

Nome científico: Cephaelis ipecacuanha Partes usadas: raiz.

Propriedades e indicações: expectorante, emético, amebicida, antidesintérico, febrífugo, mucolítico, adstringente, antidiarréico, diaforético, estimulante,

antinauseante (em doses baixas), analgésico, antiespasmódico, colagogo, citotóxico, aperitivo, antiemético (em doses baixas), digestivo, hemostático, inseticida,

rubefaciente, sialagogo, taquicárdico, tóxico, esternutatório.

Para tratar amebíase, bronquite, congestão pulmonar, diarréia, pneumonia, afecções respiratórias, para provocar esvaziamento estomacal em casos onde não é possível proceder a lavagem gástrica, utilizada em casos de envenenamento (pequenas doses),

(33)

RODRIGO SILVEIRA ervanarium.com.br P ági n a

32

coqueluche, tosses catarrais, crupe (garrotilho), abscessos, alcoolismo, anorexia, asma, hemorragias, constipação, cólicas, hemorróidas, enjôo matinal, piorréia, garganta dolorida, febre, enterite, vermes, gastrite (doses baixas), hepatose lipídica. Uso externo: abscessos, feridas, piorréia, leucoderma, verme da guiné.

Contraindicações: pode ser irritante para a pele. Deve ser evitado durante a gravidez. Uso prolongado pode causar miopatias. Pode também provocar asma do farmacêutico se houver contato freqüente com a erva. Não deve ser usada por paciente com

problemas cardíacos.

Doses: 4-6 g de pó/dia dissolvidos em água. Para as crianças, 0,1 g por ano de idade. 8g de raiz triturada em 250 ml (um quarto de litro) de água em infusão. Crianças tomam de 1/6 a 1/3 da dose. Melhor uso na forma de xarope.

Categorias: Categoria 2 - Ervas para calor excessivo dentro do corpo • Categoria 6 – ervas para lubrificar os sintomas secos • Categoria 7 – Ervas para induzir vômito • Categoria 10 – Ervas para suprimir tosse e reduzir catarro • Categoria 11 - ervas para regular a energia vital (qi) • Categoria 16 – ervas para corrigir deficiências (fluidos corpóreos) •Categoria 17 – Ervas para contrair e obstruir os movimentos • Categoria 20 – ervas para aplicações externas •

MACA PERUANA

Nome Científico: Lepidium peruvianum Partes Usadas: raiz (hipocótilo).

Propriedades e indicações: desintoxicante, tônico, nutritivo, adaptogeno, oxigenador. Para doenças crônicas, doenças hepáticas, cirrose, hepatite, menopausa, fadiga, impotência, infertilidade, cansaço mental, síndrome de fadiga crônica, reduz ressecamento da pele, aumento de energia muscular, aumento dos níveis de testosterona, vitalidade, anemia, preveni o diabetes, reforça a imunidade, alivia sintomas da TPM, previne doenças cardiovasculares, elevação da libido, em deficiências hormonais, desnutrição, depressão, problemas menstruais, câncer de estômago, tuberculose, memória fraca, normalização de hormônios esteroides, retardar envelhecimento, beneficia a próstata, incrementa o vigor sexual, problemas na tireoide.

Contraindicações: salvo para pessoas alérgicas aos seus componentes químicos, não há informações de contraindicação da planta. Recomenda-se apenas atenção no uso

Referências

Documentos relacionados

Veja abaixo o modelo utilizado para a identificação dos motores, incluindo seus preços médios e links para lista de peças, tabela tempária e o DNA do motor. DNA do Motor :

Os dados de massa corpórea (g) e comprimento (cm) de cada unidade experimental foram usados para calcular os seguintes parâmetros de desempenho dos peixes: ganho de

Conteúdo: Conceituação geral: influência do aterramento, dinâmica do curto-circuito e filosofia geral da proteção de sistemas elétricos.. Disjuntores de média e

(2009) foram considerados custos de setup, com carry-over, de estoque e de overtime com restrições de capacidade, de lead time fixo de apenas um período e tempo de setup.. Já

(2009) Molecular identification of rapidly growing mycobacteria isolates from pulmonary specimens of patients in the State of Pará, Amazon region, Brazil.. 6

CAPÍTULO XIII DIREITO PROCESSUAL PENAL .... Alegação de Constrangimento

As equações de predição dos pesos de carcaça fria e carcaça quente e do peso corporal vazio a partir do peso vivo foram ajustadas para as quatro raças, das categorias de ganho (I, II

elevador e a testemunha. No segundo, utilizaram-se sementes redondas, achatadas 20 médias e achatadas 22 longas, coletadas após passar pelo classificador, pela mesa de gravidade e