• Nenhum resultado encontrado

ANEXO 1. ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO 1. ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO"

Copied!
48
0
0

Texto

(1)

ANEXO 1.

ANEXO I

(2)

2

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NovoSeven

2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVE E QUANTITATIVA 2.1 Composição Qualitativa

Factor VIIa de coagulação recombinante.

O Factor VII Humano foi clonado e retirado de células renais de hamster bebé (células BHK). O factor VII recombinante retirado das células BHK é activado durante o processo de purificação.

NovoSeven Factor VIIa de coagulação recombinante é estruturalmente muito similar ao Factor VII (Humano) activado derivado do plasma.

INN: eptacog alfa (activado)

Solvente: Água injectável, F. Eur.

2.2 Composição Quantitativa

Factor VIIa de coagulação recombinante (rFVIIa) 60 KUI/ampola (corresponde a 1,2 mg/ampola)

Água para injectável. F. Eur, 2,2 ml

As unidades acima mencionadas são unidades internacionais, medidas em referência ao primeiro padrão internacional de FVIIa 89/688. Assim, estas unidades não devem ser confundidas com outros factores de coagulação incluindo FVII. 1 KUI equivale a 1000 UI (unidades internacionais).

Depois de reconstituída com o volume de diluente apropriado, cada ampola contém 30 KUI/ml (0,6 mg/ml).

3. FORMA FARMACÊUTICA

O Factor VIIa de coagulação recombinante é fornecido como pó para injectável.

Após reconstituição com o diluente fornecido (água para injectável, F. Eur., 2,2 ml NovoSeven

(3)

4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS 4.1 Indicações terapêuticas

Episódios hemorrágicos e cirurgia em doentes com hemofilia hereditária ou adquirida, com inibidores para os factores (FVIII ou FIX) > 10 BU ou em doentes com anti-corpos < 10 BU que podem desencadear uma elevada resposta anamnéstica ao Factor VIII ou Factor IX.

4.2 Posologia e modo de administração 4.2.1 Posologia

Dosagem :

Episódios hemorrágicos graves e cirurgia

3 - 6 KUI (60-120µg) por kg de peso corporal em dose única por injecção intravenosa, em bolus.

O tempo de administração é de 2-5 minutos.

Intervalos de dose: 2-3 horas inicialmente, 4-12 horas nas seguintes doses.

Episódios hemorrágicos graves

A dose varia de acordo com o tipo e gravidade das hemorragias. Como orientação, recomenda-se uma dose inicial de 4,5 KUI (90 µg) /kg de peso corporal podendo ser administrada a caminho do hospital em que o doente é normalmente assistido. A frequência das doses deve inicialmente ser de 2 em 2 horas até se observar uma melhoria clínica. Se está indicada a continuação da terapêutica, o intervalo de dose pode ser aumentado para 3 horas durante 1-2 dias. Posteriormente, o intervalo da dose pode ser sucessivamente aumentado para 4 em 4, 6 em 6, 8 em 8, ou 12 em 12 horas, durante o período de tratamento que se julgue ser o necessário. Uma hemorragia grave pode ser tratada durante 2-3 semanas, podendo ser prolongada para além deste período se clinicamente aconselhado.

Cirurgia

Uma dose inicial de 4,5 KUI (90 µg)/kg de peso corporal deve ser administrada imediatamente antes da cirurgia. A dose deve ser repetida 2 horas depois e em seguida, em intervalos de 2-3 horas nas primeiras 24-48 horas, dependendo da cirurgia realizada e do estado clínico do doente. Numa grande cirurgia a dose deve ser continuada em intervalos de 2-4 horas, durante 6-7 dias. O intervalo da dose deve ser aumentado para 6-8 horas durante mais 2 semanas de tratamento. As grandes cirurgias devem ser tratadas para além de 2-3 semanas, até ter ocorrido o restabelecimento.

Nos casos de doentes com inibidores para o Factor IX ou anti-corpos adquiridos para o Factor VIII, apenas existe experiência do uso de NovoSeven em pequenas cirurgias.

(4)

4 Episódios hemorrágicos ligeiros e moderados

No tratamento ambulatório as doses preventivas de 4,5 KUI/kg de peso corporal (90 µg/kg de peso corporal) foram eficazes no tratamento de hemorragias ligeiras e moderadas nas articulações, músculos e hemorragias mucocutãneas. O tratamento de uma a três doses foi administrado em intervalos de 3 horas para atingir a hemostase tendo sido administrada uma dose adicional para manter a hemostase. A duração do tratamento em casa não deverá exceder as 24 horas.

4.2.2 Administração

Dissolver a preparação como descrito no item 6.6 e administrar como uma injecção bólus via intravenosa.

NovoSeven não deve ser misturado com soluções de perfusão ou administrada gota a gota.

4.3 Contra-indicações

Hipersensibilidade conhecida a ratos, hamsters ou proteínas bovinas, pode ser uma contra-indicação ao uso de NovoSeven.

4.4 Advertências e precauções especiais de utilização

Em condições patológicas, em que o factor tissular pode estar no sangue circulante existe uma possibilidade de risco trombogénico ou indução de DIC em associação com o tratamento de NovoSeven.

Estas situações podem incluir doentes com arteriosclerose avançada, ferimento por esmagamento, septicemia ou DIC, e cirurgias com grande quantidade de destruição tecidular.

Como o NovoSeven Factor VIIa de coagulação recombinante contém pequenas quantidades de proteínas IgG de rato (máximo de 1.2 ng/mg de rFVIIa) IgG bovina (máximo 30 ng/mg de rFVIIa)

e outras proteínas de cultura residual (proteínas de hamster e soro bovino: num total máximo de 20 ng de proteína/mg rFVIIa) existe uma possibilidade remota de que os doentes tratados com este produto possam desenvolver hipersensibilidade a estas proteínas.

Em casos de hemorragia grave o produto deve ser administrado de preferência em hospitais especializados no tratamento de doentes hemofílicos com inibidores para os Factores de coagulação VIII ou IX, ou, caso seja impossível, em estreita colaboração com um médico hematologista.

Em casos de hemorragia ligeira ou moderada, o produto pode ser administrado em casa, no entanto, isto deve apenas ser feito em estreita colaboração com um centro de hematologia onde o doente esteja a ser regularmente assistido.

Todas as utilizações de NovoSeven e os resultados respectivos deverão ser reportados imediatamente (ex. por telefone) ao hospital que supervisiona o doente.

A duração do tratamento em casa não deverá exceder as 24 horas. Caso a hemorragia não seja controlada, é imprescindível o recurso a cuidados hospitalares.

(5)

4.5 Interacções medicamentosas e outras

Desconhece-se o risco de uma potencial interacção entre NovoSeven e os concentrados de factor de coagulação. Deverá evitar-se o uso simultãneo de complexos protrombínicos concentrados, activados ou não.

Os anti-fibrinolíticos reduzem a hemorragia quando associados a cirurgia nos doentes hemofílicos, especialmente nas regiões com marcada actividade fibrinolítica, como é o caso da cavidade oral. Experiências preliminares, indicam que o uso concomitante da terapêutica anti-fibrinolítica em grandes e pequenas cirurgias é clinicamente seguro.

Testes Laboratoriais

A relação entre o tempo de protrombina (PT) e o tempo parcial de tromboplastina activada (aPTT) e os níveis plasmáticos de actividade de coagulação do Factor VII, Factor VII : C foram investigados num laboratório central.

A escala terapêutica não foi identificada por nenhum dos ensaios.

O FVII:C foi avaliado através de um sistema de coagulação contendo plasma com deficiência de Factor VII (immunodepleted, Novo Nordisk A/S) e tromboplastina de cérebros de coelhos (tipo C, Manchester Comparative Reagents Lda, Reino Unido).

A coagulação foi iniciada por adição de tromboplastina e Ca++. Foi usada uma mistura de plasma citrado de indivíduos normais saudáveis como calibrador e foi designada uma potência arbitrária de

1 U/ml.

O tempo de protrombina (PT) diminui para 7 segundos e parece alcançar um patamar nos níveis plasmáticos de FVII:C de aproximadamente 5U/ml. Dados preliminares indicam que uma melhoria clínica está associada à diminuição do PT de 3-4 segundos da linha base e que esta diminuição

(para ≤ 7 seq) é mantida através do tratamento com doses terapêuticas.

O PT não pode ser usado para diferenciar níveis plasmáticos de FVII:C > 5U/ml.

O doseamento PT realizado de acordo com as instruções dadas no kit "IL TEST (™) PT-fibrinogénio: tromboplastina cálcica para determinação em simultãneo do tempo de Protrombina (PT) e Fibrinogénio no plasma" do Instrumentation Laboratory.

NOTA: As penicilinas causam uma redução no tempo de protrombina.

Embora a administração de NovoSeven diminua o aPTT, habitualmente não se observa a normalização em doses que mostrem induzir uma melhoria clínica. Até ao momento, a experiência indica que uma redução de 15-20 segundos está associada a uma melhoria clínica. Contudo não se sabe quando o aPTT é útil na monitorização do tratamento.

O doseamento do aPTT é realizado de acordo com as instruções dadas no kit "IL TEST (™) APTT-sílica Micronizada : Cefalina com sílica micronizada para determinação in vitro do tempo parcial de tromboplastina activada (APTT) no plasma" do Instrumentation Laboratory.

(6)

6

4.6 Utilização durante a gravidez e o aleitamento

De um estudo de reprodução animal conclui-se que a administração intravenosa de NovoSeven a ratos machos e fêmeas em doses acima dos 3,0 mg/kg de peso corporal/dia (150 KUI/kg/dia) não tem efeito no acasalamento, fertilidade e em respostas de grupo. Desconhece-se se NovoSeven pode causar alterações fetais quando administrado a grávidas ou se pode afectar a capacidade de reprodução.

O NovoSeven só deve ser administrado a mulheres grávidas quando absolutamente necessário.

Uso durante a lactação: desconhece-se se este medicamento é excretado no leite humano, mas dado que muitos medicamentos o são, deverá tomar-se cuidado ao administrar NovoSeven a mulheres lactantes.

4.7 Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas Desconhecidos.

4.8 Efeitos indesejáveis

Durante os ensaios clínicos efectuados, foi avaliado um total de 1940 efeitos adversos, 8% dos episódios avaliados resultou em 1 ou mais efeitos adversos, possivelmente relacionados com o produto.

Quando analisados por sistema orgãnico, a maioria dos efeitos adversos possivelmente relacionados com o tratamento com NovoSeven ocorreu com uma incidência de 1% ou menos, excepto nos seguintes sistemas: plaquetas, hemorragia e coagulação (4%), cardiovascular (3%) e o corpo no seu todo (2%).

Os efeitos adversos graves possivelmente relacionados com o tratamento incluem falência renal, ataxia, disfunção hepática, perturbações cerebrovasculares, angina de peito, taquicardia supraventricular, choque circulatório, tromboflebite, embolismo pulmonar e coagulação intravascular disseminada. Os efeitos adversos não graves mais frequentemente reportados, referem-se a: hipertensão, febre, cefaleia, epistase e reacções cutãneas (ex: rubor e prurido).

Um doente com deficiência de FVII desenvolveu anticorpos contra o FVII depois do tratamento com NovoSeven.

4.9 Sobredosagem

Não se registaram complicações trombóticas devido a sobredosagem no homem, mesmo depois da administração acidental de 800 µg/kg (40 KUI/kg de peso corporal).

5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS 5.1 Propriedades farmacodinãmicas

Grupo Farmacoterapêutico : Factores de coagulação, Código ATC B02B DO8

NovoSeven contém factor VII de coagulação recombinante. O mecanismo de acção do FVIIa na indução da hemostase inclui uma activação directa do FX em FXa o qual inicia a conversão da protrombina em trombina conduzindo à formação do tampão hemostático por

(7)

conversão do fibrinogénio em fibrina. Adicionalmente, o FVIIa activa o FIX em FIXa. Consequentemente, o efeito farmacodinãmico do Factor VIIa deve originar um aumento na formação de FIXa, de FXa e de trombina.

No entanto, o FVIIa é virtualmente inactivo, a não ser que forme um complexo com o factor tecidular/fosfolipídico, localmente exposto a seguir a um ferimento na parede arterial. Assim, a actividade do rFVIIa apenas irá induzir a hemostase localmente.

A activação sistémica de um sistema de coagulação poderá ocorrer em doentes que sofram de outras doenças, ficando mais predispostos à DIC (coagulação vascular disseminada).

(8)

8 5.2 Propriedades farmacocinéticas

Utilizando um teste de coagulação para o factor VII as propriedades farmacocinéticas do NovoSeven foram investigadas em 25 casos sem hemorragia e 5 episódios hemorrágicos. O NovoSeven foi administrado em dose única de 17,5 µg (0,875 KUI), de 35 µg (1,75KUI) e 70 µg (3,5KUI)/kg de peso corporal.

A Farmacocinética da dose única de NovoSeven, 17,5 µg (0,875 KUI), 35 µg (1,75 KUI) e 70 µg

(3,5 KUI) por kg de peso corporal, exibiu um comportamento linear. Foram analisadas as actividades de coagulação do FVII avaliadas a partir de plasma retirado antes da administração de NovoSeven, e durante as 24 horas seguintes. Em episódios não hemorrágicos o volume médio aparente da distribuição gradual e na eliminação foi de 106 e 122 mg/kg e nos episódios hemorrágicos os números foram 103 e 121 ml/kg, respectivamente. A clearance média foi de 31,0 ml/hora. kg em episódios não hemorrágicos e de 32,6 ml/hora/kg em episódios hemorrágicos. A eliminação da droga foi também descrita por meio do tempo de permanência e semi-vida. O tempo de permanência médio nos episódios não hemorrágicos foi de 3,44 horas e a semi-vida foi de 2,89 horas (valores médios). Nos episódios hemorrágicos a eliminação pareceu mais rápida, o tempo médio de permanência foi de 2,97 horas e a semi-vida de 2,30 horas (valores médios).

A recuperação plasmática média in vivo foi de 45.6% em episódios não hemorrágicos e 43,5% em episódios hemorrágicos. Uma recuperação plasmática significativamente mais baixa foi encontrada em episódios hemorrágicos relativamente a episódios não hemorrágicos indicando um consumo de rFVIIa equiparado ao dano dos tecidos.

5.3 Dados de segurança pré-clínica

Todos os dados apurados nos programas de segurança pré-clínica foram relacionados com o efeito farmacológico do Factor VIIa de coagulação recombinante.

6. INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS 6.1 Lista dos excipientes

Cloreto de sódio

Cloreto de cálcio dihidratado Glicilglicina

Polisorbato 80 Manitol

Depois da reconstituição com o volume apropriado de solvente (água para injectável, F. Eur.) cada ampola contém NovoSeven 30KUI/ml (0,6 mg/ml). Estão também presentes na preparação: cloreto de sódio 3 mg/ml, cloreto de cálcio dihidratado 1,5 mg/ml, glicilglicina 1,3 mg/ml. polisorbato 80-0,1 mg/ml e manitol 30 mg/ml.

6.2 Incompatibilidades

(9)

6.3 Prazo de validade

O prazo de validade para o produto embalado é de 2 anos. O produto reconstituído deve ser administrado dentro de 3 horas.

6.4 Precauções especiais de conservação

NovoSeven deve ser armazenado em frigorífico (entre 2°C e 8°C). Não usar depois do prazo de validade.

Evitar o congelamento para evitar alterações na ampola do solvente. Evitar a exposição directa à luz solar.

6.5 Natureza e conteúdo do recipiente Ampolas para NovoSeven:

Vidro tipo I F. Eur., com tampa de borracha em bromobutil, fechadas com cápsula em alumínio.

As ampolas fechadas estão equipadas com uma cápsula snap-off em polipropileno, para selar.

Ampolas para diluente:

Vidro tipo I F. Eur., fechadas com disco de borracha em teflon, coberto com uma cápsula de alumínio.

As ampolas são seladas com uma cápsula snap-off em polipropileno.

Seringas para reconstituição e administração:

A seringa descartável de 3 ml é feita em polipropileno.

6.6 Instruções de utilização e manipulação, e eliminação (se for caso disso) 6.6.1 Reconstituição

Usar sempre uma técnica asséptica

1. Colocar NovoSeven (pó) e a água para injectável - F. Eur. - (diluente) à temperatura ambiente (não acima de 37°C)

2. Remover as cápsulas das ampolas do pó e do diluente de modo a expõr a parte central das tampas de borracha.

3. Limpar as tampas com as compressas com álcool e deixar secar antes de usar.

4. Retirar a agulha da embalagem, pressionando a extremidade da agulha. Remover a protecção da agulha e enroscá-la à seringa descartável fornecida com a embalagem.

5. Fazer descer o êmbolo da seringa introduzindo ar na seringa.

(10)

10

8. Rodar lentamente até todo o material estar dissolvido.

As seringas descartáveis incluídas devem ser usadas para reconstituição e administração do preparado.

(11)

NovoSeven destina-se exclusivamente a injecção intravenosa em bolus e não deve ser misturado com soluções de infusão ou administrado gota a gota. A administração deve efectuar-se preferencialmente imediatamente após a reconstituição, ou no máximo durante as 3 horas seguintes.

As seringas descartáveis incluídas são compatíveis com o preparado reconstituído, mas não deve guardar NovoSeven reconstituído em seringas plásticas.

Os medicamentos para administração parentérica devem ser observados quanto partículas em suspensão e descoloração antes da administração sempre que a solução e o recipiente o permitirem.

7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Novo Nordisk A/S

DK-2880 Bagsvaerd Dinamarca

8. NÚMERO(S) NO REGISTO COMUNITÁRIO DE MEDICAMENTOS EU/1/96/006/001

9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

23 de Fevereiro de 1996

(12)

12 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NovoSeven

2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVE E QUANTITATIVA 2.1 Composição Qualitativa

Factor VIIa de coagulação recombinante.

O Factor VII Humano foi clonado e retirado de células renais de hamster bebé (células BHK). O factor VII recombinante retirado das células BHK é activado durante o processo de purificação.

NovoSeven Factor VIIa de coagulação recombinante é estruturalmente muito similar ao Factor VII (Humano) activado derivado do plasma.

INN: eptacog alfa (activado)

Solvente: Água injectável, F. Eur.

2.2 Composição Quantitativa

Factor VIIa de coagulação recombinante (rFVIIa) 120 KUI/ampola (corresponde a 2,4 mg/ampola)

Água para injectável. F. Eur, 4,3 ml

As unidades acima mencionadas são unidades internacionais, medidas em referência ao primeiro padrão internacional de FVIIa 89/688. Assim, estas unidades não devem ser confundidas com outros factores de coagulação incluindo FVII. 1 KUI equivale a 1000 UI (unidades internacionais).

Depois de reconstituída com o volume de diluente apropriado, cada ampola contém 30 KUI/ml (0,6 mg/ml).

3. FORMA FARMACÊUTICA

O Factor VIIa de coagulação recombinante é fornecido como pó para injectável.

Após reconstituição com o diluente fornecido (água para injectável, F. Eur., 4,3 ml NovoSeven

(13)

4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS 4.1 Indicações terapêuticas

Episódios hemorrágicos e cirurgia em doentes com hemofilia hereditária ou adquirida, com inibidores para os factores (FVIII ou FIX) > 10 BU ou em doentes com anti-corpos < 10 BU que podem desencadear uma elevada resposta anamnéstica ao Factor VIII ou Factor IX.

4.2 Posologia e modo de administração 4.2.1 Posologia

Dosagem :

Episódios hemorrágicos graves e cirurgia

3 - 6 KUI (60-120µg) por kg de peso corporal em dose única por injecção intravenosa, em bolus.

O tempo de administração é de 2-5 minutos.

Intervalos de dose: 2-3 horas inicialmente, 4-12 horas nas seguintes doses.

Episódios hemorrágicos graves

A dose varia de acordo com o tipo e gravidade das hemorragias. Como orientação, recomenda-se uma dose inicial de 4,5 KUI (90 µg) /kg de peso corporal podendo ser administrada a caminho do hospital em que o doente é normalmente assistido. A frequência das doses deve inicialmente ser de 2 em 2 horas até se observar uma melhoria clínica. Se está indicada a continuação da terapêutica, o intervalo de dose pode ser aumentado para 3 horas durante 1-2 dias. Posteriormente, o intervalo da dose pode ser sucessivamente aumentado para 4 em 4, 6 em 6, 8 em 8, ou 12 em 12 horas, durante o período de tratamento que se julgue ser o necessário. Uma hemorragia grave pode ser tratada durante 2-3 semanas, podendo ser prolongada para além deste período se clinicamente aconselhado.

Cirurgia

Uma dose inicial de 4,5 KUI (90 µg)/kg de peso corporal deve ser administrada imediatamente antes da cirurgia. A dose deve ser repetida 2 horas depois e em seguida, em intervalos de 2-3 horas nas primeiras 24-48 horas, dependendo da cirurgia realizada e do estado clínico do doente. Numa grande cirurgia a dose deve ser continuada em intervalos de 2-4 horas, durante 6-7 dias. O intervalo da dose deve ser aumentado para 6-8 horas durante mais 2 semanas de tratamento. As grandes cirurgias devem ser tratadas para além de 2-3 semanas, até ter ocorrido o restabelecimento.

Nos casos de doentes com inibidores para o Factor IX ou anti-corpos adquiridos para o Factor VIII, apenas existe experiência do uso de NovoSeven em pequenas cirurgias.

(14)

14 Episódios hemorrágicos ligeiros e moderados

No tratamento ambulatório as doses preventivas de 4,5 KUI/kg de peso corporal (90 µg/kg de peso corporal) foram eficazes no tratamento de hemorragias ligeiras e moderadas nas articulações, músculos e hemorragias mucocutãneas. O tratamento de uma a três doses foi administrado em intervalos de 3 horas para atingir a hemostase tendo sido administrada uma dose adicional para manter a hemostase. A duração do tratamento em casa não deverá exceder as 24 horas.

4.2.2 Administração

Dissolver a preparação como descrito no item 6.6 e administrar como uma injecção bólus via intravenosa.

NovoSeven não deve ser misturado com soluções de perfusão ou administrada gota a gota.

4.3 Contra-indicações

Hipersensibilidade conhecida a ratos, hamsters ou proteínas bovinas, pode ser uma contra-indicação ao uso de NovoSeven.

4.4 Advertências e precauções especiais de utilização

Em condições patológicas, em que o factor tissular pode estar no sangue circulante existe uma possibilidade de risco trombogénico ou indução de DIC em associação com o tratamento de NovoSeven.

Estas situações podem incluir doentes com arteriosclerose avançada, ferimento por esmagamento, septicemia ou DIC, e cirurgias com grande quantidade de destruição tecidular.

Como o NovoSeven Factor VIIa de coagulação recombinante contém pequenas quantidades de proteínas IgG de rato (máximo de 1.2 ng/mg de rFVIIa) IgG bovina (máximo 30 ng/mg de rFVIIa)

e outras proteínas de cultura residual (proteínas de hamster e soro bovino: num total máximo de 20 ng de proteína/mg rFVIIa) existe uma possibilidade remota de que os doentes tratados com este produto possam desenvolver hipersensibilidade a estas proteínas.

Em casos de hemorragia grave o produto deve ser administrado de preferência em hospitais especializados no tratamento de doentes hemofílicos com inibidores para os Factores de coagulação VIII ou IX, ou, caso seja impossível, em estreita colaboração com um médico hematologista.

Em casos de hemorragia ligeira ou moderada, o produto pode ser administrado em casa, no entanto, isto deve apenas ser feito em estreita colaboração com um centro de hematologia onde o doente esteja a ser regularmente assistido.

Todas as utilizações de NovoSeven e os resultados respectivos deverão ser reportados imediatamente (ex. por telefone) ao hospital que supervisiona o doente.

A duração do tratamento em casa não deverá exceder as 24 horas. Caso a hemorragia não seja controlada, é imprescindível o recurso a cuidados hospitalares.

(15)

4.5 Interacções medicamentosas e outras

Desconhece-se o risco de uma potencial interacção entre NovoSeven e os concentrados de factor de coagulação. Deverá evitar-se o uso simultãneo de complexos protrombínicos concentrados, activados ou não.

Os anti-fibrinolíticos reduzem a hemorragia quando associados a cirurgia nos doentes hemofílicos, especialmente nas regiões com marcada actividade fibrinolítica, como é o caso da cavidade oral. Experiências preliminares, indicam que o uso concomitante da terapêutica anti-fibrinolítica em grandes e pequenas cirurgias é clinicamente seguro.

Testes Laboratoriais

A relação entre o tempo de protrombina (PT) e o tempo parcial de tromboplastina activada (aPTT) e os níveis plasmáticos de actividade de coagulação do Factor VII, Factor VII : C foram investigados num laboratório central.

A escala terapêutica não foi identificada por nenhum dos ensaios.

O FVII:C foi avaliado através de um sistema de coagulação contendo plasma com deficiência de Factor VII (immunodepleted, Novo Nordisk A/S) e tromboplastina de cérebros de coelhos (tipo C, Manchester Comparative Reagents Lda, Reino Unido).

A coagulação foi iniciada por adição de tromboplastina e Ca++. Foi usada uma mistura de plasma citrado de indivíduos normais saudáveis como calibrador e foi designada uma potência arbitrária de

1 U/ml.

O tempo de protrombina (PT) diminui para 7 segundos e parece alcançar um patamar nos níveis plasmáticos de FVII:C de aproximadamente 5U/ml. Dados preliminares indicam que uma melhoria clínica está associada à diminuição do PT de 3-4 segundos da linha base e que esta diminuição

(para ≤ 7 seq) é mantida através do tratamento com doses terapêuticas.

O PT não pode ser usado para diferenciar níveis plasmáticos de FVII:C > 5U/ml.

O doseamento PT realizado de acordo com as instruções dadas no kit "IL TEST (™) PT-fibrinogénio: tromboplastina cálcica para determinação em simultãneo do tempo de Protrombina (PT) e Fibrinogénio no plasma" do Instrumentation Laboratory.

NOTA: As penicilinas causam uma redução no tempo de protrombina.

Embora a administração de NovoSeven diminua o aPTT, habitualmente não se observa a normalização em doses que mostrem induzir uma melhoria clínica. Até ao momento, a experiência indica que uma redução de 15-20 segundos está associada a uma melhoria clínica. Contudo não se sabe quando o aPTT é útil na monitorização do tratamento.

O doseamento do aPTT é realizado de acordo com as instruções dadas no kit "IL TEST (™) APTT-sílica Micronizada : Cefalina com sílica micronizada para determinação in vitro do tempo parcial de tromboplastina activada (APTT) no plasma" do Instrumentation Laboratory.

(16)

16

4.6 Utilização durante a gravidez e o aleitamento

De um estudo de reprodução animal conclui-se que a administração intravenosa de NovoSeven a ratos machos e fêmeas em doses acima dos 3,0 mg/kg de peso corporal/dia (150 KUI/kg/dia) não tem efeito no acasalamento, fertilidade e em respostas de grupo. Desconhece-se se NovoSeven pode causar alterações fetais quando administrado a grávidas ou se pode afectar a capacidade de reprodução.

O NovoSeven só deve ser administrado a mulheres grávidas quando absolutamente necessário.

Uso durante a lactação: desconhece-se se este medicamento é excretado no leite humano, mas dado que muitos medicamentos o são, deverá tomar-se cuidado ao administrar NovoSeven a mulheres lactantes.

4.7 Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas Desconhecidos.

4.8 Efeitos indesejáveis

Durante os ensaios clínicos efectuados, foi avaliado um total de 1940 efeitos adversos, 8% dos episódios avaliados resultou em 1 ou mais efeitos adversos, possivelmente relacionados com o produto.

Quando analisados por sistema orgãnico, a maioria dos efeitos adversos possivelmente relacionados com o tratamento com NovoSeven ocorreu com uma incidência de 1% ou menos, excepto nos seguintes sistemas: plaquetas, hemorragia e coagulação (4%), cardiovascular (3%) e o corpo no seu todo (2%).

Os efeitos adversos graves possivelmente relacionados com o tratamento incluem falência renal, ataxia, disfunção hepática, perturbações cerebrovasculares, angina de peito, taquicardia supraventricular, choque circulatório, tromboflebite, embolismo pulmonar e coagulação intravascular disseminada. Os efeitos adversos não graves mais frequentemente reportados, referem-se a: hipertensão, febre, cefaleia, epistase e reacções cutãneas (ex: rubor e prurido).

Um doente com deficiência de FVII desenvolveu anticorpos contra o FVII depois do tratamento com NovoSeven.

4.9 Sobredosagem

Não se registaram complicações trombóticas devido a sobredosagem no homem, mesmo depois da administração acidental de 800 µg/kg (40 KUI/kg de peso corporal).

5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS 5.1 Propriedades farmacodinãmicas

Grupo Farmacoterapêutico : Factores de coagulação, Código ATC B02B DO8

NovoSeven contém factor VII de coagulação recombinante. O mecanismo de acção do FVIIa na indução da hemostase inclui uma activação directa do FX em FXa o qual inicia a conversão da protrombina em trombina conduzindo à formação do tampão hemostático por

(17)

conversão do fibrinogénio em fibrina. Adicionalmente, o FVIIa activa o FIX em FIXa. Consequentemente, o efeito farmacodinãmico do Factor VIIa deve originar um aumento na formação de FIXa, de FXa e de trombina.

No entanto, o FVIIa é virtualmente inactivo, a não ser que forme um complexo com o factor tecidular/fosfolipídico, localmente exposto a seguir a um ferimento na parede arterial. Assim, a actividade do rFVIIa apenas irá induzir a hemostase localmente.

A activação sistémica de um sistema de coagulação poderá ocorrer em doentes que sofram de outras doenças, ficando mais predispostos à DIC (coagulação vascular disseminada).

(18)

18 5.2 Propriedades farmacocinéticas

Utilizando um teste de coagulação para o factor VII as propriedades farmacocinéticas do NovoSeven foram investigadas em 25 casos sem hemorragia e 5 episódios hemorrágicos. O NovoSeven foi administrado em dose única de 17,5 µg (0,875 KUI), de 35 µg (1,75KUI) e 70 µg (3,5KUI)/kg de peso corporal.

A Farmacocinética da dose única de NovoSeven, 17,5 µg (0,875 KUI), 35 µg (1,75 KUI) e 70 µg

(3,5 KUI) por kg de peso corporal, exibiu um comportamento linear. Foram analisadas as actividades de coagulação do FVII avaliadas a partir de plasma retirado antes da administração de NovoSeven, e durante as 24 horas seguintes. Em episódios não hemorrágicos o volume médio aparente da distribuição gradual e na eliminação foi de 106 e 122 mg/kg e nos episódios hemorrágicos os números foram 103 e 121 ml/kg, respectivamente. A clearance média foi de 31,0 ml/hora. kg em episódios não hemorrágicos e de 32,6 ml/hora/kg em episódios hemorrágicos. A eliminação da droga foi também descrita por meio do tempo de permanência e semi-vida. O tempo de permanência médio nos episódios não hemorrágicos foi de 3,44 horas e a semi-vida foi de 2,89 horas (valores médios). Nos episódios hemorrágicos a eliminação pareceu mais rápida, o tempo médio de permanência foi de 2,97 horas e a semi-vida de 2,30 horas (valores médios).

A recuperação plasmática média in vivo foi de 45.6% em episódios não hemorrágicos e 43,5% em episódios hemorrágicos. Uma recuperação plasmática significativamente mais baixa foi encontrada em episódios hemorrágicos relativamente a episódios não hemorrágicos indicando um consumo de rFVIIa equiparado ao dano dos tecidos.

5.3 Dados de segurança pré-clínica

Todos os dados apurados nos programas de segurança pré-clínica foram relacionados com o efeito farmacológico do Factor VIIa de coagulação recombinante.

6. INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS 6.1 Lista dos excipientes

Cloreto de sódio

Cloreto de cálcio dihidratado Glicilglicina

Polisorbato 80 Manitol

Depois da reconstituição com o volume apropriado de solvente (água para injectável, F. Eur.) cada ampola contém NovoSeven 30KUI/ml (0,6 mg/ml). Estão também presentes na preparação: cloreto de sódio 3 mg/ml, cloreto de cálcio dihidratado 1,5 mg/ml, glicilglicina 1,3 mg/ml. polisorbato 80-0,1 mg/ml e manitol 30 mg/ml.

6.2 Incompatibilidades

(19)

6.3 Prazo de validade

O prazo de validade para o produto embalado é de 2 anos. O produto reconstituído deve ser administrado dentro de 3 horas.

6.4 Precauções especiais de conservação

NovoSeven deve ser armazenado em frigorífico (entre 2°C e 8°C). Não usar depois do prazo de validade.

Evitar o congelamento para evitar alterações na ampola do solvente. Evitar a exposição directa à luz solar.

6.5 Natureza e conteúdo do recipiente Ampolas para NovoSeven:

Vidro tipo I F. Eur., com tampa de borracha em bromobutil, fechadas com cápsula em alumínio.

As ampolas fechadas estão equipadas com uma cápsula snap-off em polipropileno, para selar.

Ampolas para diluente:

Vidro tipo I F. Eur., fechadas com disco de borracha em teflon, coberto com uma cápsula de alumínio.

As ampolas são seladas com uma cápsula snap-off em polipropileno.

Seringas para reconstituição e administração:

A seringa descartável de 6 ml é feita em polipropileno.

6.6 Instruções de utilização e manipulação, e eliminação (se for caso disso) 6.6.1 Reconstituição

Usar sempre uma técnica asséptica

1. Colocar NovoSeven (pó) e a água para injectável - F. Eur. - (diluente) à temperatura ambiente (não acima de 37°C)

2. Remover as cápsulas das ampolas do pó e do diluente de modo a expõr a parte central das tampas de borracha.

3. Limpar as tampas com as compressas com álcool e deixar secar antes de usar.

4. Retirar a agulha da embalagem, pressionando a extremidade da agulha. Remover a protecção da agulha e enroscá-la à seringa descartável fornecida com a embalagem.

5. Fazer descer o êmbolo da seringa introduzindo ar na seringa.

(20)

20

8. Rodar lentamente até todo o material estar dissolvido.

As seringas descartáveis incluídas devem ser usadas para reconstituição e administração do preparado.

(21)

NovoSeven destina-se exclusivamente a injecção intravenosa em bolus e não deve ser misturado com soluções de infusão ou administrado gota a gota. A administração deve efectuar-se preferencialmente imediatamente após a reconstituição, ou no máximo durante as 3 horas seguintes.

As seringas descartáveis incluídas são compatíveis com o preparado reconstituído, mas não deve guardar NovoSeven reconstituído em seringas plásticas.

Os medicamentos para administração parentérica devem ser observados quanto partículas em suspensão e descoloração antes da administração sempre que a solução e o recipiente o permitirem.

7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Novo Nordisk A/S

DK-2880 Bagsvaerd Dinamarca

8. NÚMERO(S) NO REGISTO COMUNITÁRIO DE MEDICAMENTOS EU/1/96/006/002

9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

23 de Fevereiro de 1996

(22)

22 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NovoSeven

2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVE E QUANTITATIVA 2.1 Composição Qualitativa

Factor VIIa de coagulação recombinante.

O Factor VII Humano foi clonado e retirado de células renais de hamster bebé (células BHK). O factor VII recombinante retirado das células BHK é activado durante o processo de purificação.

NovoSeven Factor VIIa de coagulação recombinante é estruturalmente muito similar ao Factor VII (Humano) activado derivado do plasma.

INN: eptacog alfa (activado)

Solvente: Água injectável, F. Eur.

2.2 Composição Quantitativa

Factor VIIa de coagulação recombinante (rFVIIa) 240 KUI/ampola (corresponde a 4,8 mg/ampola)

Água para injectável. F. Eur, 8,5 ml

As unidades acima mencionadas são unidades internacionais, medidas em referência ao primeiro padrão internacional de FVIIa 89/688. Assim, estas unidades não devem ser confundidas com outros factores de coagulação incluindo FVII. 1 KUI equivale a 1000 UI (unidades internacionais).

Depois de reconstituída com o volume de diluente apropriado, cada ampola contém 30 KUI/ml (0,6 mg/ml).

3. FORMA FARMACÊUTICA

O Factor VIIa de coagulação recombinante é fornecido como pó para injectável.

Após reconstituição com o diluente fornecido (água para injectável, F. Eur., 8,5 ml NovoSeven

(23)

4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS 4.1 Indicações terapêuticas

Episódios hemorrágicos e cirurgia em doentes com hemofilia hereditária ou adquirida, com inibidores para os factores (FVIII ou FIX) > 10 BU ou em doentes com anti-corpos < 10 BU que podem desencadear uma elevada resposta anamnéstica ao Factor VIII ou Factor IX.

4.2 Posologia e modo de administração 4.2.1 Posologia

Dosagem :

Episódios hemorrágicos graves e cirurgia

3 - 6 KUI (60-120µg) por kg de peso corporal em dose única por injecção intravenosa, em bolus.

O tempo de administração é de 2-5 minutos.

Intervalos de dose: 2-3 horas inicialmente, 4-12 horas nas seguintes doses.

Episódios hemorrágicos graves

A dose varia de acordo com o tipo e gravidade das hemorragias. Como orientação, recomenda-se uma dose inicial de 4,5 KUI (90 µg) /kg de peso corporal podendo ser administrada a caminho do hospital em que o doente é normalmente assistido. A frequência das doses deve inicialmente ser de 2 em 2 horas até se observar uma melhoria clínica. Se está indicada a continuação da terapêutica, o intervalo de dose pode ser aumentado para 3 horas durante 1-2 dias. Posteriormente, o intervalo da dose pode ser sucessivamente aumentado para 4 em 4, 6 em 6, 8 em 8, ou 12 em 12 horas, durante o período de tratamento que se julgue ser o necessário. Uma hemorragia grave pode ser tratada durante 2-3 semanas, podendo ser prolongada para além deste período se clinicamente aconselhado.

Cirurgia

Uma dose inicial de 4,5 KUI (90 µg)/kg de peso corporal deve ser administrada imediatamente antes da cirurgia. A dose deve ser repetida 2 horas depois e em seguida, em intervalos de 2-3 horas nas primeiras 24-48 horas, dependendo da cirurgia realizada e do estado clínico do doente. Numa grande cirurgia a dose deve ser continuada em intervalos de 2-4 horas, durante 6-7 dias. O intervalo da dose deve ser aumentado para 6-8 horas durante mais 2 semanas de tratamento. As grandes cirurgias devem ser tratadas para além de 2-3 semanas, até ter ocorrido o restabelecimento.

Nos casos de doentes com inibidores para o Factor IX ou anti-corpos adquiridos para o Factor VIII, apenas existe experiência do uso de NovoSeven em pequenas cirurgias.

(24)

24 Episódios hemorrágicos ligeiros e moderados

No tratamento ambulatório as doses preventivas de 4,5 KUI/kg de peso corporal (90 µg/kg de peso corporal) foram eficazes no tratamento de hemorragias ligeiras e moderadas nas articulações, músculos e hemorragias mucocutãneas. O tratamento de uma a três doses foi administrado em intervalos de 3 horas para atingir a hemostase tendo sido administrada uma dose adicional para manter a hemostase. A duração do tratamento em casa não deverá exceder as 24 horas.

4.2.2 Administração

Dissolver a preparação como descrito no item 6.6 e administrar como uma injecção bólus via intravenosa.

NovoSeven não deve ser misturado com soluções de perfusão ou administrada gota a gota.

4.3 Contra-indicações

Hipersensibilidade conhecida a ratos, hamsters ou proteínas bovinas, pode ser uma contra-indicação ao uso de NovoSeven.

4.4 Advertências e precauções especiais de utilização

Em condições patológicas, em que o factor tissular pode estar no sangue circulante existe uma possibilidade de risco trombogénico ou indução de DIC em associação com o tratamento de NovoSeven.

Estas situações podem incluir doentes com arteriosclerose avançada, ferimento por esmagamento, septicemia ou DIC, e cirurgias com grande quantidade de destruição tecidular.

Como o NovoSeven Factor VIIa de coagulação recombinante contém pequenas quantidades de proteínas IgG de rato (máximo de 1.2 ng/mg de rFVIIa) IgG bovina (máximo 30 ng/mg de rFVIIa)

e outras proteínas de cultura residual (proteínas de hamster e soro bovino: num total máximo de 20 ng de proteína/mg rFVIIa) existe uma possibilidade remota de que os doentes tratados com este produto possam desenvolver hipersensibilidade a estas proteínas.

Em casos de hemorragia grave o produto deve ser administrado de preferência em hospitais especializados no tratamento de doentes hemofílicos com inibidores para os Factores de coagulação VIII ou IX, ou, caso seja impossível, em estreita colaboração com um médico hematologista.

Em casos de hemorragia ligeira ou moderada, o produto pode ser administrado em casa, no entanto, isto deve apenas ser feito em estreita colaboração com um centro de hematologia onde o doente esteja a ser regularmente assistido.

Todas as utilizações de NovoSeven e os resultados respectivos deverão ser reportados imediatamente (ex. por telefone) ao hospital que supervisiona o doente.

A duração do tratamento em casa não deverá exceder as 24 horas. Caso a hemorragia não seja controlada, é imprescindível o recurso a cuidados hospitalares.

(25)

4.5 Interacções medicamentosas e outras

Desconhece-se o risco de uma potencial interacção entre NovoSeven e os concentrados de factor de coagulação. Deverá evitar-se o uso simultãneo de complexos protrombínicos concentrados, activados ou não.

Os anti-fibrinolíticos reduzem a hemorragia quando associados a cirurgia nos doentes hemofílicos, especialmente nas regiões com marcada actividade fibrinolítica, como é o caso da cavidade oral. Experiências preliminares, indicam que o uso concomitante da terapêutica anti-fibrinolítica em grandes e pequenas cirurgias é clinicamente seguro.

Testes Laboratoriais

A relação entre o tempo de protrombina (PT) e o tempo parcial de tromboplastina activada (aPTT) e os níveis plasmáticos de actividade de coagulação do Factor VII, Factor VII : C foram investigados num laboratório central.

A escala terapêutica não foi identificada por nenhum dos ensaios.

O FVII:C foi avaliado através de um sistema de coagulação contendo plasma com deficiência de Factor VII (immunodepleted, Novo Nordisk A/S) e tromboplastina de cérebros de coelhos (tipo C, Manchester Comparative Reagents Lda, Reino Unido).

A coagulação foi iniciada por adição de tromboplastina e Ca++. Foi usada uma mistura de plasma citrado de indivíduos normais saudáveis como calibrador e foi designada uma potência arbitrária de

1 U/ml.

O tempo de protrombina (PT) diminui para 7 segundos e parece alcançar um patamar nos níveis plasmáticos de FVII:C de aproximadamente 5U/ml. Dados preliminares indicam que uma melhoria clínica está associada à diminuição do PT de 3-4 segundos da linha base e que esta diminuição

(para ≤ 7 seq) é mantida através do tratamento com doses terapêuticas.

O PT não pode ser usado para diferenciar níveis plasmáticos de FVII:C > 5U/ml.

O doseamento PT realizado de acordo com as instruções dadas no kit "IL TEST (™) PT-fibrinogénio: tromboplastina cálcica para determinação em simultãneo do tempo de Protrombina (PT) e Fibrinogénio no plasma" do Instrumentation Laboratory.

NOTA: As penicilinas causam uma redução no tempo de protrombina.

Embora a administração de NovoSeven diminua o aPTT, habitualmente não se observa a normalização em doses que mostrem induzir uma melhoria clínica. Até ao momento, a experiência indica que uma redução de 15-20 segundos está associada a uma melhoria clínica. Contudo não se sabe quando o aPTT é útil na monitorização do tratamento.

O doseamento do aPTT é realizado de acordo com as instruções dadas no kit "IL TEST (™) APTT-sílica Micronizada : Cefalina com sílica micronizada para determinação in vitro do tempo parcial de tromboplastina activada (APTT) no plasma" do Instrumentation Laboratory.

(26)

26

4.6 Utilização durante a gravidez e o aleitamento

De um estudo de reprodução animal conclui-se que a administração intravenosa de NovoSeven a ratos machos e fêmeas em doses acima dos 3,0 mg/kg de peso corporal/dia (150 KUI/kg/dia) não tem efeito no acasalamento, fertilidade e em respostas de grupo. Desconhece-se se NovoSeven pode causar alterações fetais quando administrado a grávidas ou se pode afectar a capacidade de reprodução.

O NovoSeven só deve ser administrado a mulheres grávidas quando absolutamente necessário.

Uso durante a lactação: desconhece-se se este medicamento é excretado no leite humano, mas dado que muitos medicamentos o são, deverá tomar-se cuidado ao administrar NovoSeven a mulheres lactantes.

4.7 Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas Desconhecidos.

4.8 Efeitos indesejáveis

Durante os ensaios clínicos efectuados, foi avaliado um total de 1940 efeitos adversos, 8% dos episódios avaliados resultou em 1 ou mais efeitos adversos, possivelmente relacionados com o produto.

Quando analisados por sistema orgãnico, a maioria dos efeitos adversos possivelmente relacionados com o tratamento com NovoSeven ocorreu com uma incidência de 1% ou menos, excepto nos seguintes sistemas: plaquetas, hemorragia e coagulação (4%), cardiovascular (3%) e o corpo no seu todo (2%).

Os efeitos adversos graves possivelmente relacionados com o tratamento incluem falência renal, ataxia, disfunção hepática, perturbações cerebrovasculares, angina de peito, taquicardia supraventricular, choque circulatório, tromboflebite, embolismo pulmonar e coagulação intravascular disseminada. Os efeitos adversos não graves mais frequentemente reportados, referem-se a: hipertensão, febre, cefaleia, epistase e reacções cutãneas (ex: rubor e prurido).

Um doente com deficiência de FVII desenvolveu anticorpos contra o FVII depois do tratamento com NovoSeven.

4.9 Sobredosagem

Não se registaram complicações trombóticas devido a sobredosagem no homem, mesmo depois da administração acidental de 800 µg/kg (40 KUI/kg de peso corporal).

5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS 5.1 Propriedades farmacodinãmicas

Grupo Farmacoterapêutico : Factores de coagulação, Código ATC B02B DO8

NovoSeven contém factor VII de coagulação recombinante. O mecanismo de acção do FVIIa na indução da hemostase inclui uma activação directa do FX em FXa o qual inicia a conversão da protrombina em trombina conduzindo à formação do tampão hemostático por conversão do fibrinogénio em fibrina. Adicionalmente, o FVIIa activa o FIX em FIXa.

(27)

Consequentemente, o efeito farmacodinãmico do Factor VIIa deve originar um aumento na formação de FIXa, de FXa e de trombina.

No entanto, o FVIIa é virtualmente inactivo, a não ser que forme um complexo com o factor tecidular/fosfolipídico, localmente exposto a seguir a um ferimento na parede arterial. Assim, a actividade do rFVIIa apenas irá induzir a hemostase localmente.

A activação sistémica de um sistema de coagulação poderá ocorrer em doentes que sofram de outras doenças, ficando mais predispostos à DIC (coagulação vascular disseminada).

(28)

28 5.2 Propriedades farmacocinéticas

Utilizando um teste de coagulação para o factor VII as propriedades farmacocinéticas do NovoSeven foram investigadas em 25 casos sem hemorragia e 5 episódios hemorrágicos. O NovoSeven foi administrado em dose única de 17,5 µg (0,875 KUI), de 35 µg (1,75KUI) e 70 µg (3,5KUI)/kg de peso corporal.

A Farmacocinética da dose única de NovoSeven, 17,5 µg (0,875 KUI), 35 µg (1,75 KUI) e 70 µg

(3,5 KUI) por kg de peso corporal, exibiu um comportamento linear. Foram analisadas as actividades de coagulação do FVII avaliadas a partir de plasma retirado antes da administração de NovoSeven, e durante as 24 horas seguintes. Em episódios não hemorrágicos o volume médio aparente da distribuição gradual e na eliminação foi de 106 e 122 mg/kg e nos episódios hemorrágicos os números foram 103 e 121 ml/kg, respectivamente. A clearance média foi de 31,0 ml/hora. kg em episódios não hemorrágicos e de 32,6 ml/hora/kg em episódios hemorrágicos. A eliminação da droga foi também descrita por meio do tempo de permanência e semi-vida. O tempo de permanência médio nos episódios não hemorrágicos foi de 3,44 horas e a semi-vida foi de 2,89 horas (valores médios). Nos episódios hemorrágicos a eliminação pareceu mais rápida, o tempo médio de permanência foi de 2,97 horas e a semi-vida de 2,30 horas (valores médios).

A recuperação plasmática média in vivo foi de 45.6% em episódios não hemorrágicos e 43,5% em episódios hemorrágicos. Uma recuperação plasmática significativamente mais baixa foi encontrada em episódios hemorrágicos relativamente a episódios não hemorrágicos indicando um consumo de rFVIIa equiparado ao dano dos tecidos.

5.3 Dados de segurança pré-clínica

Todos os dados apurados nos programas de segurança pré-clínica foram relacionados com o efeito farmacológico do Factor VIIa de coagulação recombinante.

6. INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS 6.1 Lista dos excipientes

Cloreto de sódio

Cloreto de cálcio dihidratado Glicilglicina

Polisorbato 80 Manitol

Depois da reconstituição com o volume apropriado de solvente (água para injectável, F. Eur.) cada ampola contém NovoSeven 30KUI/ml (0,6 mg/ml). Estão também presentes na preparação: cloreto de sódio 3 mg/ml, cloreto de cálcio dihidratado 1,5 mg/ml, glicilglicina 1,3 mg/ml. polisorbato 80-0,1 mg/ml e manitol 30 mg/ml.

6.2 Incompatibilidades

(29)

6.3 Prazo de validade

O prazo de validade para o produto embalado é de 2 anos. O produto reconstituído deve ser administrado dentro de 3 horas.

6.4 Precauções especiais de conservação

NovoSeven deve ser armazenado em frigorífico (entre 2°C e 8°C). Não usar depois do prazo de validade.

Evitar o congelamento para evitar alterações na ampola do solvente. Evitar a exposição directa à luz solar.

6.5 Natureza e conteúdo do recipiente Ampolas para NovoSeven:

Vidro tipo I F. Eur., com tampa de borracha em bromobutil, fechadas com cápsula em alumínio.

As ampolas fechadas estão equipadas com uma cápsula snap-off em polipropileno, para selar.

Ampolas para diluente:

Vidro tipo I F. Eur., fechadas com disco de borracha em teflon, coberto com uma cápsula de alumínio.

As ampolas são seladas com uma cápsula snap-off em polipropileno.

Seringas para reconstituição e administração:

A seringa descartável de 12 ml é feita em polipropileno.

6.6 Instruções de utilização e manipulação, e eliminação (se for caso disso) 6.6.1 Reconstituição

Usar sempre uma técnica asséptica

1. Colocar NovoSeven (pó) e a água para injectável - F. Eur. - (diluente) à temperatura ambiente (não acima de 37°C)

2. Remover as cápsulas das ampolas do pó e do diluente de modo a expõr a parte central das tampas de borracha.

3. Limpar as tampas com as compressas com álcool e deixar secar antes de usar.

4. Retirar a agulha da embalagem, pressionando a extremidade da agulha. Remover a protecção da agulha e enroscá-la à seringa descartável fornecida com a embalagem.

5. Fazer descer o êmbolo da seringa introduzindo ar na seringa.

(30)

30

8. Rodar lentamente até todo o material estar dissolvido.

As seringas descartáveis incluídas devem ser usadas para reconstituição e administração do preparado.

(31)

NovoSeven destina-se exclusivamente a injecção intravenosa em bolus e não deve ser misturado com soluções de infusão ou administrado gota a gota. A administração deve efectuar-se preferencialmente imediatamente após a reconstituição, ou no máximo durante as 3 horas seguintes.

As seringas descartáveis incluídas são compatíveis com o preparado reconstituído, mas não deve guardar NovoSeven reconstituído em seringas plásticas.

Os medicamentos para administração parentérica devem ser observados quanto partículas em suspensão e descoloração antes da administração sempre que a solução e o recipiente o permitirem.

7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Novo Nordisk A/S

DK-2880 Bagsvaerd Dinamarca

8. NÚMERO(S) NO REGISTO COMUNITÁRIO DE MEDICAMENTOS EU/1/96/006/003

9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

23 de Fevereiro de 1996

(32)

32

ANEXO 2.

(33)
(34)

34

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NovoSeven

Factor VIIa de coagulação recombinante

Eptacog alfa (activado) 60 KUI /ampola (1,2 mg)

2. DESCRIÇÃO COMPLETA DO OU DOS PRINCIPIOS ACTIVOS E DOS EXCIPIENTES

Princípio Activo : Factor VIIa de coagulação recombinante.

Excipientes : Cloreto de sódio, cloreto de cálcio dihidratado, glicilglicina, polisorbato 80, manitol, água para injectável (F.Eur.).

3. FORMA FARMACÊUTICA E CONTEÚDO Forma Farmacêutica

Pó para injectável.

Concentração de Princípio Activo

Pó para injectável contém 60 KUI /ampola, correspondendo a 1,2 mg / ampola. O produto reconstituído contém 30 KUI/ml correspondendo a 0,6 mg /ml. 1 KUI é igual a 1000 UI (Unidades Internacionais)

A Embalagem de NovoSeven contém • ampola com pó branco para injectável

• ampola com diluente (água para injectável) para reconstituição • agulha estéril para reconstituição (agulha de transferência)

• seringa descartável estéril para reconstituição e administração e 2 compressas com álcool, para limpeza das tampas de borracha das ampolas.

4. GRUPO FARMACOTERAPÊUTICO Factores de coagulação, ATC código B02BDO8

5. NOME E MORADA DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO E DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE FABRICO RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE, SE DIFERENTE

Novo Nordisk A/S DK-2880 BAGSVAERD

(35)

O que deve saber sobre o produto que o seu médico lhe prescreveu Informação Geral

NovoSeven é um medicamento que funciona por activação do sistema de coagulação sanguínea no local de hemorragia, nos doentes com complicações hemorrágicas devido ao desenvolvimento de inibidores contra os factores de coagulação do Factor VIII ou IX.

6. INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS - Tratamento de episódios hemorrágicos

- Prevenção de hemorragias excessivas relacionadas com cirurgia

em doentes com hemofilia hereditária ou adquirida, com inibidores para os factores (FVIII ou FIX).

7. ENUMERAÇÃO DAS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS ANTES DA TOMADA DO MEDICAMENTO

Contra-indicações

Este produto não deve ser administrado em caso de alergia conhecida aos ingredientes do produto, incluindo ratos, hamsters ou proteínas bovinas.

Cuidados especiais e precauções durante o uso. Informe o seu médico antes de administrar o produto se:

- foi recentemente submetido(a) a cirurgia - tem uma ferida por esmagamento

- sofre de complicações trombóticas ou doença ateroesclerótica avançada - teve um envenenamento sanguíneo

Em casos de hemorragia grave, o produto deve ser administrado preferencialmente em hospitais especializados no tratamento de doentes hemofílicos.

Em casos de hemorragia ligeira ou moderada, o produto pode ser administrado em casa. Isto deve apenas ser feito em estreita colaboração com o seu centro de hematologia ou em estreita colaboração

com o seu médico hematologista.

Todas as utilizações de NovoSeven e os resultados respectivos deverão ser reportados imediatamente (ex. por telefone) ao seu médico ou hospital.

A duração do tratamento em casa não deverá exceder as 24 horas e se a hemorragia não estiver controlada até então, será necessário recorrer a cuidados hospitalares.

(36)

36 Interacções com outros medicamentos

Antes de administrar este medicamento deve consultar o seu médico relativamente ao uso de qualquer outro medicamento.

(37)

8. INSTRUÇÕES COM VISTA A UMA UTILIZAÇÃO ADEQUADA Dosagens

Após a reconstituição deverá injectar o medicamento intravenosamente, em 2-5 minutos (injecção bolus).

Dosagem : 3-6 KUI (60-120 µg)/kg de peso corporal por dose única. A dose inicial é habitualmente 4,5 KUI (90 µg)/kg de peso corporal. O seu médico pode alterar a dose.

Intervalos de Dose:

Consulte o seu médico relativamente ao esquema de dose e à duração do tratamento.

O tratamento deve ser prolongado durante 2-3 semanas para hemorragias graves ou cirurgias. A omissão de dose e a descontinuação do tratamento devem ser comunicadas ao seu médico.

Reconstituição

Usar sempre uma técnica asséptica (por exemplo, lavar as mãos antes de usar, etc.).

1. Colocar NovoSeven (pó) e a água para injectável, F. Eur., (diluente) à temperatura ambiente (não acima de 37°C), por ex: por aquecimento do produto nas suas mãos. 2. Remover as cápsulas plásticas das ampolas do pó e do diluente de modo a ficar exposta a parte de borracha das tampas.

3. Limpar as tampas com as compressas com álcool e deixar secar antes de usar.

4. Retirar a agulha de transferência da embalagem, pressionando a extremidade da agulha. Remover a protecção da agulha e enroscar à seringa descartável fornecida com a embalagem. Retirar a protecção da outra extremidade da agulha.

5. Fazer descer o êmbolo (para o mesmo volume da ampola de diluente) para entrar ar na

seringa.

6. Inserir a agulha no centro da rolha de borracha da ampola do diluente e injectar o ar na ampola. Inverter a ampola e em seguida retirar o conteúdo total da ampola para a

seringa (cc = ml).

7. Injectar o diluente da seringa para a ampola contendo o pó, a partir do centro da borracha (a ampola de pó não contém vácuo).

8. Rodar lentamente até todo o material estar dissolvido.

Administração

1. Descer o êmbolo (para o mesmo volume que vai injectar) para entrar ar na seringa. 2. Inserir a agulha de transferência na ampola contendo NovoSeven reconstituído. 3. Injectar ar na ampola e em seguida retirar NovoSeven reconstituído para a seringa. 4. Remover e inutilizar a agulha de transferência.

5. Enroscar uma agulha própria para injecção intravenosa e administrar. 6. Retirar a agulha de administração.

(38)

38 Sobredosagem

Se injectar demasiado NovoSeven, consulte o seu médico imediatamente.

9. DESCRIÇÃO DOS EFEITOS INDESEJÁVEIS EM CONDIÇÕES NORMAIS DE UTILIZAÇÌO.

Raramente se observam efeitos secundários graves com NovoSeven, mas no caso de acontecer algo não habitual consulte o seu médico.

Podem ocorrer raramente reacções como: rubor, prurido, febre, náuseas, dor de cabeça, desconforto geral, transpiração ou alterações na pressão sanguínea.

Registaram-se em efeitos secundários possivelmente relacionados com o tratamento com NovoSeven em alguns doentes, tais como insuficiência renal, ataxia, disfunção hepática, tromboflebite, embolismo pulmonar e coagulação intravascular disseminada perturbações cerebro-vasculares, angina de peito, taquicardia supraventricular e choque cardio-vascular.

10. REFERÊNCIA AO PRAZO DE VALIDADE INDICADO NO RÓTULO, BEM COMO A

Prazo de validade

O prazo de validade encontra-se inscrito nos rótulos e cartonagens exteriores. Não utilizar o produto depois desta data.

Cuidados especiais para armazenagem

• Guardar NovoSeven no frigorífico entre 2°C e 8°C.

• Não congelar para evitar alterações da ampola de solvente.

• Use imediatamente ou no máximo nas 3 horas após a reconstituição. • Não armazenar o NovoSeven reconstituído em seringas plásticas. • Não expôr directamente à luz solar.

11. DATA EM QUE O FOLHETO INFORMATIVO FOI REVISTO PELA ÚLTIMA VEZ

12. OUTRAS INFORMAÇÍES

Para qualquer informação acerca deste produto por favor contacte a Novo Nordisk. NovoSeven é marca da Novo Nordisk A/S Dinamarca.

(39)

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NovoSeven

Factor VIIa de coagulação recombinante

Eptacog alfa (activado) 120 KUI /ampola (2,4 mg)

2. DESCRIÇÃO COMPLETA DO OU DOS PRINCIPIOS ACTIVOS E DOS EXCIPIENTES

Princípio Activo : Factor VIIa de coagulação recombinante.

Excipientes : Cloreto de sódio, cloreto de cálcio dihidratado, glicilglicina, polisorbato 80, manitol, água para injectável (F.Eur.).

3. FORMA FARMACÊUTICA E CONTEÚDO Forma Farmacêutica

Pó para injectável.

Concentração de Princípio Activo

Pó para injectável contém 120 KUI /ampola, correspondendo a 2,4 mg / ampola. O produto reconstituído contém 30 KUI/ml correspondendo a 0,6 mg /ml. 1 KUI é igual a 1000 UI (Unidades Internacionais)

A Embalagem de NovoSeven contém • ampola com pó branco para injectável

• ampola com diluente (água para injectável) para reconstituição • agulha estéril para reconstituição (agulha de transferência)

• seringa descartável estéril para reconstituição e administração e 2 compressas com álcool, para limpeza das tampas de borracha das ampolas.

4. GRUPO FARMACOTERAPÊUTICO Factores de coagulação, ATC código B02BDO8

5. NOME E MORADA DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO E DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE FABRICO

RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE, SE DIFERENTE Novo Nordisk A/S

(40)

40

O que deve saber sobre o produto que o seu médico lhe prescreveu Informação Geral

NovoSeven é um medicamento que funciona por activação do sistema de coagulação sanguínea no local de hemorragia, nos doentes com complicações hemorrágicas devido ao desenvolvimento de inibidores contra os factores de coagulação do Factor VIII ou IX.

6. INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS - Tratamento de episódios hemorrágicos

- Prevenção de hemorragias excessivas relacionadas com cirurgia

em doentes com hemofilia hereditária ou adquirida, com inibidores para os factores (FVIII ou FIX).

7. ENUMERAÇÃO DAS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS ANTES DA TOMADA DO MEDICAMENTO

Contra-indicações

Este produto não deve ser administrado em caso de alergia conhecida aos ingredientes do produto, incluindo ratos, hamsters ou proteínas bovinas.

Cuidados especiais e precauções durante o uso. Informe o seu médico antes de administrar o produto se:

- foi recentemente submetido(a) a cirurgia - tem uma ferida por esmagamento

- sofre de complicações trombóticas ou doença ateroesclerótica avançada - teve um envenenamento sanguíneo

Em casos de hemorragia grave, o produto deve ser administrado preferencialmente em hospitais especializados no tratamento de doentes hemofílicos.

Em casos de hemorragia ligeira ou moderada, o produto pode ser administrado em casa. Isto deve apenas ser feito em estreita colaboração com o seu centro de hematologia ou em estreita colaboração

com o seu médico hematologista.

Todas as utilizações de NovoSeven e os resultados respectivos deverão ser reportados imediatamente (ex. por telefone) ao seu médico ou hospital.

A duração do tratamento em casa não deverá exceder as 24 horas e se a hemorragia não estiver controlada até então, será necessário recorrer a cuidados hospitalares.

Manter fora do alcance das crianças.

Gravidez e Lactação

(41)

Se está a amamentar, o seu médico deve avisá-la para interromper o tratamento com NovoSeven, ou parar de amamentar.

Interacções com outros medicamentos

Antes de administrar este medicamento deve consultar o seu médico relativamente ao uso de qualquer outro medicamento.

(42)

42

8. INSTRUÇÕES COM VISTA A UMA UTILIZAÇÃO ADEQUADA Dosagens

Após a reconstituição deverá injectar o medicamento intravenosamente, em 2-5 minutos (injecção bolus).

Dosagem : 3-6 KUI (60-120 µg)/kg de peso corporal por dose única. A dose inicial é habitualmente 4,5 KUI (90 µg)/kg de peso corporal. O seu médico pode alterar a dose.

Intervalos de Dose:

Consulte o seu médico relativamente ao esquema de dose e à duração do tratamento.

O tratamento deve ser prolongado durante 2-3 semanas para hemorragias graves ou cirurgias. A omissão de dose e a descontinuação do tratamento devem ser comunicadas ao seu médico.

Reconstituição

Usar sempre uma técnica asséptica (por exemplo, lavar as mãos antes de usar, etc.).

1. Colocar NovoSeven (pó) e a água para injectável, F. Eur., (diluente) à temperatura ambiente (não acima de 37°C), por ex: por aquecimento do produto nas suas mãos. 2. Remover as cápsulas plásticas das ampolas do pó e do diluente de modo a ficar exposta a parte de borracha das tampas.

3. Limpar as tampas com as compressas com álcool e deixar secar antes de usar. 4. Retirar a agulha de transferência da embalagem, pressionando a extremidade da agulha. Remover a protecção da agulha e enroscar à seringa descartável fornecida com a embalagem. Retirar a protecção da outra extremidade da agulha.

5. Fazer descer o êmbolo (para o mesmo volume da ampola de diluente) para entrar ar na

seringa.

6. Inserir a agulha no centro da rolha de borracha da ampola do diluente e injectar o ar na ampola. Inverter a ampola e em seguida retirar o conteúdo total da ampola para a

seringa (cc = ml).

7. Injectar o diluente da seringa para a ampola contendo o pó, a partir do centro da borracha (a ampola de pó não contém vácuo).

8. Rodar lentamente até todo o material estar dissolvido.

Administração

1. Descer o êmbolo (para o mesmo volume que vai injectar) para entrar ar na seringa. 2. Inserir a agulha de transferência na ampola contendo NovoSeven reconstituído. 3. Injectar ar na ampola e em seguida retirar NovoSeven reconstituído para a seringa. 4. Remover e inutilizar a agulha de transferência.

5. Enroscar uma agulha própria para injecção intravenosa e administrar. 6. Retirar a agulha de administração.

(43)

Sobredosagem

Se injectar demasiado NovoSeven, consulte o seu médico imediatamente.

9. DESCRIÇÃO DOS EFEITOS INDESEJÁVEIS EM CONDIÇÕES NORMAIS DE UTILIZAÇÌO.

Raramente se observam efeitos secundários graves com NovoSeven, mas no caso de acontecer algo não habitual consulte o seu médico.

Podem ocorrer raramente reacções como: rubor, prurido, febre, náuseas, dor de cabeça, desconforto geral, transpiração ou alterações na pressão sanguínea.

Registaram-se em efeitos secundários possivelmente relacionados com o tratamento com NovoSeven em alguns doentes, tais como insuficiência renal, ataxia, disfunção hepática, tromboflebite, embolismo pulmonar e coagulação intravascular disseminada perturbações cerebro-vasculares, angina de peito, taquicardia supraventricular e choque cardio-vascular.

10. REFERÊNCIA AO PRAZO DE VALIDADE INDICADO NO RÓTULO, BEM COMO A

Prazo de validade

O prazo de validade encontra-se inscrito nos rótulos e cartonagens exteriores. Não utilizar o produto depois desta data.

Cuidados especiais para armazenagem

• Guardar NovoSeven no frigorífico entre 2°C e 8°C.

• Não congelar para evitar alterações da ampola de solvente.

• Use imediatamente ou no máximo nas 3 horas após a reconstituição. • Não armazenar o NovoSeven reconstituído em seringas plásticas. • Não expôr directamente à luz solar.

11. DATA EM QUE O FOLHETO INFORMATIVO FOI REVISTO PELA ÚLTIMA VEZ

12. OUTRAS INFORMAÇÍES

Para qualquer informação acerca deste produto por favor contacte a Novo Nordisk. NovoSeven é marca da Novo Nordisk A/S Dinamarca.

Referências

Documentos relacionados

Embora o Bráulio tenha realizado o aperfeiçoamento com um componente dc 1MÍ2 talvez seja melhor usar-se um potenciômetro ou “trim- pot” dc valor mais elevado (o que dará uma

As falhas funcionais ocorrem quando um item é incapaz de preencher a função em um padrão de desempenho que seja aceitável para o usuário. Estas falhas só podem ser

Jardim; 2º GP Diana - G1; GP Carlos Telles e Carlos Gilberto da Rocha Faria; 3º GP João Adhemar e Nelson de A.

o tratamento do vaginismo ainda são restritos e, por se tratar de uma disfunção que se apresenta como uma desordem muscular com um componente eminentemente cinesiológico-funcional,

Natural de São Paulo, Fabio Mechetti serviu recentemente como Regente Principal da Orquestra Filarmônica da Malásia, tornando-se o primeiro regente brasileiro a ser titular de

Anais do Encontro Nacional de Pós-Graduação – VII ENPG Vol.2 (2018) Página 37 Composição e abundancia da ictiofauna capturada pela pesca esportiva embarcada na.. Reserva

O presente trabalho propõe a implementação de uma abordagem CMP visando sistemas embarcados utilizando a interface CoreConnect da IBM como barramento de comunicação

– FIGUEIRÓ DOS VINHOS: Sobre o assunto foi presente a seguinte Proposta de Deliberação N.º 26/2013, emitida pelo Senhor Vice-Presidente Amândio Ideias, tendo a Câmara