• Nenhum resultado encontrado

Você sabe o que é um átomo? Não? Pois bem,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Você sabe o que é um átomo? Não? Pois bem,"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

AULA 1: Modelos at ˆ

omicos e radioatividade

V

ocê sabe o que é um átomo? Não? Pois bem, nesse capítulo poderemos entender melhor como foi a evolução dos modelos atômicos. Além de estudar como o átomo é representado, o que são isótopos, isóbaros e isótonos e um pouco sobre a radioatividade.

1

Modelos at ˆ

omicos

Neste capítulo, você poderá estudar como os cien-tistas chegaram à concepção dos modelos atômicos. Na Figura 1, apresenta-se em formato de mapa mental um pouco do que cada cientista elaborou em sua época.

(2)

1.1

Part´ıculas subat ˆ

omicas

Notáveis foram as descobertas dos cientistas tendo em vista os recursos da época. No entanto, a ciência nunca para de evoluir e hoje sabemos da existência de outras partículas subatômicas que compõem os átomos, dentre elas, os prótons, nêutrons e elétrons. A Tabela 1 ilustra algumas das propriedades destas partículas.

Tabela 1: Massas e cargas de algumas partículas subatômicas.

(*assumindo a carga do próton como referência).

Partícula Próton Nêutron Elétron

Símbolo p+ou p n eou e Carga relativa* +1 0 -1 Carga (C) 1,602×10−19 0 -1,602×10−19 Massa relativa* 1 1,002 5,448×10−4 Massa (kg) 1,673×10−27 1,675×10−27 9,109×10−31 FIQUE LIGADO

A massa do elétron é 1836 vezes menor que a do próton e a do nêutron. Assim, para efeito de cálculos ela é desconsiderada. No entanto, a massa dos prótons e a dos nêutrons são muito próximas, e assim, são consideradas iguais.

1.2

N ´

umero at ˆ

omico e de massa

O número de prótons de um átomo é chamado

número atômicoe é representado pela letra Z. Este

número identifica um elemento químico, uma vez que átomos de mesmo número atômico são de um mesmo elemento químico.

Por falar em prótons, eles localizam-se no núcleo dos átomos juntamente com os nêutrons e conhecendo a quantidade de p+e n que constituem o átomo

pode-mos determinar a sua massa relativa.

Assim o número de massa (A) de um determinado átomo é o resultado da soma do número de prótons com o número de nêutrons.

A = Z + n

Por exemplo, um átomo de carbono possui número de massa 12, pois seu núcleo é composto por seis pró-tons (número atômico Z = 6) e seis nêutrons (n = 6). (Veja a Figura 2)

Figura 2: Representação de um átomo de carbono.

1.3

Representac¸ ˜ao

das

esp ´ecies

qu´ımicas

Por recomendação da IUPAC – International Union

of Pure and Applied Chemistry, o número de massa e

o número atômico devem ser representados antes do símbolo do elemento, em corpos sobrescritos e subs-critos, respectivamente. No caso de íons, o número correspondente a sua carga deve ser indicado no canto superior direito, como exemplificado a seguir:

Note que a esquerda se tem a representação ge-nérica de um elemento X qualquer, em seguida estão representados o átomo de flúor e o íon fluoreto.

Por falar em íons, eles são formados quando um átomo perde ou ganha elétrons. Note que o elétron tem

carga negativa, então quando um átomo perde

elé-trons ele adquire caráter positivo e, quando recebe elétrons, caráter negativo. Podemos chamar esses íons de cátions e ânions, respectivamente. Observe o exemplo na Figura 3:

Figura 3: Neste exemplo estão representados: 1A) átomo de

Berílio (Be) com 4 prótons e 4 elétrons; 1B) Cátion Be2+com 4 prótons e 2 elétrons; 2A) átomo de Flúor

(F) com 9 prótons e 9 elétrons; 2B) ânion fluoreto (F) com 9 prótons e 10 elétrons. Lembre-se que se trata de uma representação, ou seja, está fora de escala e em cores-fantasia.

(3)

1.4

Is ´

otopos, Is ´

ob ´aros e Is ´

otonos

Não estranhe se algum dia você se deparar com áto-mos do mesmo elemento químico só que com números de massa diferentes. Neste caso, você pode estar diante de isótopos. O que acontece é que os núcleos possuem a mesma quantidade de prótons, mas as quantidades de nêutrons são diferentes. Portanto os seus números

atômicos são iguaise os números de massa diferen-tes. Veja os exemplos a seguir:

1 1H Prótio 2 1H Deutério 3 1H Trítio 12 12H Carbono 12 13 12H Carbono 13 14 12H Carbono 14 Neste exemplo estão representados alguns isótopos dos átomos de hidrogênio e de carbono.

De maneira similar são os Isóbaros, só que neste tipo os números de massa são os mesmos, possuindo diferentes números de prótons e nêutrons. Veja os ele-mentos a seguir: 40 20

Ca

40 19

K

40 18

Ar

Os três possuem o mesmo número de massa, mesmo sendo átomos de diferentes elementos.

Por fim os isótonos, são átomos com o mesmo nú-mero de nêutrons, mas diferentes núnú-meros de prótons e de massa. Vela o exemplo a seguir:

40 20

Ca

37 17

Cl

Ca : n = A − Z → n = 40 − 20 = 20 Cl : n = A − Z → n = 37 − 17 = 20 Note que o40Capossui o mesmo número de

nêu-trons que o37Cl.

2

Radioatividade

Você sabia que Marie Curie, foi a primeira mulher a receber um prêmio Nobel e a primeira pessoa a receber dois prêmios em áreas cientificas distintas? Além disso, foi ela quem introduziu o termo radioatividade e foi responsável pela descoberta dos elementos químicos Rádio (Ra) e Polônio (Po).

Mas o que é radioatividade? De maneira breve, é a emissão de radiação pelos núcleos radioativos. Es-ses são capazes de mudar suas estruturas espontanea-mente ao emitir a radiação. A Tabela 2 mostra algumas dessas emissões.

Tabela 2: Alguns tipos de emissões radioativas.

Tipo de

radiação Símbolo Constituição

Alfa 4 2α 2 prótons + 2 nêutrons Beta 0 −1β 1 elétron Gama 0 0γ Onda eletromagnética

A radiação α só é emitida por núcleos com núme-ros atômicos maiores que 83. Esse tipo de emissão faz com que haja o desaparecimento gradual do ele-mento original e o apareciele-mento de um novo eleele-mento. Este fenômeno é conhecido como transmutação. Por exemplo, a seguir está representado, o decaimento α do isótopo 235 do elemento urânio:

235 92

U →

231 90

T h +

4 2

α

As emissões β são formadas por elétrons emitidos com alta velocidade. Esse tipo de decaimento é ilus-trado a seguir: 14 6

C →

14 7

N +

0 −1

β

A radiação γ é um tipo de radiação eletromagnética muito energética, no entanto não se comporta como as emissões α e β uma vez que não possui carga e nem massa.

2.1

Meia-vida

Durante a transmutação, artificial ou natural, os nú-cleos instáveis emitem as radiações e, com o passar do tempo, o número de átomos radioativos vai diminuindo. O período em que o conjunto de átomos demora para perder 50% de sua massa original é chamado de tempo de meia-vida (t1/2). Observe a Figura 4:

Figura 4: Redução da massa de um material radioativo em

relação ao seu tempo de meia-vida. Note que não importa quanto tempo passe, nunca obteremos uma massa com valor igual a zero.

Normalmente as informações de tempo de meia-vida são representadas graficamente. Veja na Figura 5 um exemplo disso.

(4)

Figura 5: Representação gráfica do decaimento radioativo de

uma amostra do isótopo Carbono 14.

Note que a relação entre a massa inicial (M0) e

a massa após os decaimentos (M) pode ser represen-tada pela equação a seguir, onde n é o número de decaimentos.

M = M0 2n

Podemos determinar a idade de um determinado material (t), o seu tempo de meia-vida (t1/2) e número

de meia vidas decorridas (n), a partir da seguinte equa-ção:

t = n · t1/2

2.2

Energia nuclear

A energia nuclear representa 1,3% da oferta ener-gética no Brasil, sendo a menor dentre as fontes no país. Em paralelo, nos Estados Unidos da América a energia nuclear representa cerca de 20% da oferta. O funcionamento de uma usina desse setor é baseado na conversão da energia nuclear em energia elétrica, através do processo de fissão nuclear que consiste na quebra de núcleos atômicos maiores em núcleos me-nores, após o choque de nêutrons em alta velocidade, liberando grande quantidade de energia. Esta energia liberada vai aquecer a água, transformando a mesma em vapor, que será utilizado para impulsionar as turbi-nas que gerarão energia elétrica.

Em contra partida, outro fenômeno nuclear conhe-cido é o de fusão nuclear, que consiste na junção de átomos pequenos para a obtenção de átomos maiores. Apesar de gerar mais energia que o processo de fissão, ainda não existe viabilidade para sua utilização devido a enorme demanda energética para que o processo seja iniciado (milhares de graus Celsius). O Sol é um exemplo onde o processo de fusão ocorre.

Com isso finalizamos o conteúdo desta aula. Agora é necessário que você coloque em prática os conteú-dos que aprendeu. Para isso, fica como sugestão a resolução dos exercícios a seguir.

COLABORADORES DESTA AULA

• Texto:

Rafael Minski Savanhago Sandriele Streit

• Diagramação: Laura Braz • Revisão:

Claudimir Antonio Carminatti

Refer ˆencias Bibliogr ´aficas

Lisboa, J. C. F. (2016a). Ser protagonista: Química. 3ª ed. Vol. 1. São Paulo: Edições SM.

— (2016b). Ser protagonista: Química. 3ª ed. Vol. 2. São Paulo: Edições SM.

3

Lista de Problemas

1. (UDESC) A eletricidade (do grego elétron, que significa âmbar) é um fenômeno físico originado por cargas elétricas. Há dois tipos de cargas elé-tricas: positivas e negativas. As cargas de nomes iguais (mesmo sinal) se repelem e as de nomes distintos (sinais diferentes) se atraem. De acordo com a informação, assinale a alternativa correta. A. ( ) O fenômeno descrito acima não pode ser explicado utilizando-se o modelo atômico de Dal-ton.

B. ( ) O fenômeno descrito acima não pode ser ex-plicado utilizando-se o modelo atômico de Thom-son.

C. ( ) Os prótons possuem carga elétrica negativa. D. ( ) O fenômeno descrito acima não pode ser explicado utilizando-se o modelo atômico de Rutherford.

E. ( ) Os elétrons possuem carga elétrica positiva. 2. (UDESC) Assinale a alternativa correta sobre o

modelo atômico atual.

A. ( ) O número de prótons é sempre igual ao número de nêutrons, em todos os átomos. B. ( ) Os elétrons se comportam como partícu-las carregadas, girando ao redor do núcleo em órbitas definidas.

C. ( ) A descrição probabilística de um elétron em um orbital p gera uma forma esférica em torno do núcleo.

D. ( ) Orbital é a região mais provável de se en-contrar o elétron a uma certa distância do núcleo. E. ( ) Os átomos são formados pelas partículas elétrons, prótons e neutrons, cujas massas são semelhantes.

(5)

3. (UDESC) A estrutura atômica, tal como é co-nhecida nos dias de hoje, levou um considerável tempo até ser bem compreendida e aceita pela comunidade científica. Vários foram os modelos propostos para a estrutura atômica, entre eles os de Dalton, de Thomson, de Rutherford, de Bohr e o atual modelo quântico. Assinale a alternativa

incorretaem relação à estrutura atômica.

A. ( ) O estudo sobre a natureza dos raios catódi-cos, produzidos pela aplicação de uma diferença de potencial entre um cátodo e um ânodo em uma ampola com gás a baixa pressão, levou à descoberta do elétron, uma partícula-onda com carga elétrica negativa, invalidando assim o mo-delo de Dalton, que sugeria que os átomos seriam esféricos, maciços, indivisíveis e que átomos do mesmo elemento teriam a mesma massa atômica. B. ( ) Segundo experimentos realizados por Thomson, ele chegou à conclusão de que os áto-mos seriam constituídos por um núcleo, de carga positiva, e pela eletrosfera, de carga negativa, constituída pelos elétrons, que podem assumir qualquer energia, determinada pela sua distân-cia em relação ao núcleo.

C. ( ) A descoberta de elementos radioativos os quais sofriam deformações diferentes frente a um campo magnético aplicado, denominados raios alfa, beta e gama, além dos resultados obtidos em experimentos de bombardeamento de ouro com partículas alfa, positivas, levou à proposição dos modelos atômicos de Thomson e Rutherford, respectivamente.

D. ( ) A emissão de radiação discreta por átomos excitados levou à conclusão dos cientistas de que os elétrons nos átomos não poderiam assumir qualquer energia, mas somente estados de ener-gia quantizados, conforme modelo de Bohr, no qual os elétrons se moveriam em órbitas circula-res estáveis ao redor do núcleo.

E. ( ) O enunciado do princípio da incerteza, por Werner Heisesnberg em 1927, diz que não é pos-sível determinar com certeza, simultaneamente, tanto a posição quanto o momento linear de um objeto, tornando inválida a proposição de Bohr, na qual os elétrons nos átomos teriam posição bem definida em relação ao núcleo.

4. (UDESC) Os fundamentos da estrutura da maté-ria e da atomística baseados em resultados experi-mentais tiveram sua origem com John Dalton, no início do século XIX. Desde então, no transcorrer de aproximadamente 100 anos, outros cientistas, tais como J. J. Thomson, E. Rutherford e N. Bohr, deram contribuições marcantes de como possi-velmente o átomo estaria estruturado. Com base nas ideias propostas por esses cientistas, marque (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Rutherford foi o primeiro cientista a propor a ideia de que os átomos eram, na verdade, gran-des espaços vazios constituídos por um centro pequeno, positivo e denso com elétrons girando ao seu redor.

( ) Thomson utilizou uma analogia inusitada ao comparar um átomo com um “pudim de passas”, em que estas seriam prótons incrustados em uma massa uniforme de elétrons dando origem à atual eletrosfera.

( ) Dalton comparou os átomos a esferas maci-ças, perfeitas e indivisíveis, tais como “bolas de bilhar”. A partir deste estudo surgiu o termo “átomo” que significa “sem partes” ou “indivisí-vel”.

( ) O modelo atômico de Bohr foi o primeiro a envolver conceitos de mecânica quântica, em que a eletrosfera possuía apenas algumas regiões acessíveis denominadas níveis de energia, sendo ao elétron proibido a movimentação entre estas regiões.

( ) Rutherford utilizou em seu famoso experi-mento uma fonte radioativa que emitia descargas elétricas em uma fina folha de ouro, além de um anteparo para detectar a direção tomada pelos elétrons.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo. A. ( ) F – V – V –V – F B. ( ) V – V – F –V – F C. ( ) F – V – V –F – V D. ( ) V – F – F –F – F E. ( ) V – F – F –F – V

5. (UDESC) Há 130 anos nascia, em Copenhague, o cientista dinamarquês Niels Henrick Davis Bohr cujos trabalhos contribuíram decisivamente para a compreensão da estrutura atômica e da física quântica. A respeito do modelo atômico de Bohr, assinale a alternativa correta.

A. ( ) Os átomos são, na verdade, grandes espa-ços vazios constituídos por duas regiões distintas: uma com núcleo pequeno, positivo e denso e ou-tra com elétrons se movimentando ao redor do núcleo.

B. ( ) Os elétrons que circundam o núcleo atômico possuem energia quantizada, podendo assumir quaisquer valores.

C. ( ) É considerado o modelo atômico vigente e o mais aceito pela comunidade científica. D. ( ) Os saltos quânticos decorrentes da intera-ção fóton-núcleo são previstos nesta teoria, ex-plicando a emissão de cores quando certos íons metálicos são postos em uma chama (excitação térmica).

(6)

um núcleo pequeno e carregado positivamente, cercado por elétrons girando em órbitas circula-res.

6. (UDESC) Analise as proposições em relação à estrutura atômica, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) A estrutura atômica melhor aceita, atual-mente, baseia-se na teoria quântica, na qual os elétrons, nos átomos, podem assumir apenas al-guns níveis de energia discretos, mas não quais-quer níveis de energia.

( ) Os átomos contêm “partículas subatômicas”, denominadas prótons, nêutrons e elétrons, sendo que o que diferencia um elemento químico do outro é o número de elétrons.

( ) Elétrons, nos átomos, ocupam a eletrosfera volumosa e pouco massiva, comparada ao nú-cleo, que contém praticamente toda a massa do átomo.

( ) Orbitais atômicos são regiões no espaço, segundo a teoria quântica, nas quais há uma dada probabilidade de se encontrar um elétron. Apenas um elétron pode ocupar um dado orbital. Assinale a alternativa que indica a sequência

correta, de cima para baixo.

A. ( ) F–F–V–F B. ( ) V–F–F–V C. ( ) V–F–V–V D. ( ) V–F–V–F E. ( ) F–F–F–V

7. (UFSC) Com relação à estrutura da matéria, as-sinale as opções corretas:

(01)A matéria é constituída por átomos. (02)Prótons são partículas do átomo.

(04)Os elétrons possuem carga elétrica positiva. (08)Nêutrons são partículas do átomo.

(16)A massa do próton é menor que a massa do

elétron.

8. (UFSC) Uma das principais partículas atômicas é o elétron. Sua descoberta foi efetuada por J. J. Thomson em uma sala do Laboratório Cavendish, na Inglaterra, ao provocar descargas de elevada voltagem em gases bastante rarefeitos, contidos no inferior de um tubo de vidro.

No tubo de vidro “A”, observa-se que o fluxo de elétrons (raios catódicos) colide com um ante-paro e projeta sua sombra na parede oposta do tubo.

No tubo de vidro “B”, observa-se que o fluxo de elétrons (raios catódicos) movimenta um cata-vento de mica.

No tubo de vidro “C”, observa-se que o fluxo de elétrons (raios catódicos) sofre uma deflexão para o lado onde foi colocada uma placa carre-gada positivamente.

Observando os fenômenos que ocorrem nos tu-bos, podemos afirmar CORRETAMENTE que:

(01)os elétrons se propagam em linha reta. (02)os elétrons possuem massa – são

corpuscu-lares.

(04)os elétrons possuem carga elétrica negativa. (08)os elétrons partem do cátodo.

(16)gases são bons condutores da corrente

elé-trica.

(32)o cata-vento entrou em rotação devido ao

impacto dos elétrons na sua superfície. 9. (PUC-RS) Dados modelos atômicos:

1. Átomo como partícula descontínua com ele-trosfera dividida em níveis de energia.

2. Átomo como partícula maciça indivisível e indestrutível.

3. Átomo como modelo probabilístico sem preci-são espacial na localização do elétron.

4. Átomo como partícula maciça com carga posi-tiva incrustada de elétrons.

5. Átomo formado por núcleo positivo com elé-trons girando ao seu redor na eletrosfera. A alternativa que corresponde cronologicamente à evolução do modelo atômico é

a) 2 - 4 - 1 - 3 - 5 b) 2 - 4 - 5 - 1 - 3 c) 3 - 1 - 5 - 4 - 2 d) 4 - 1 - 5 - 3 - 2 e) 4 - 5 - 2 - 1 – 3

(7)

10. (UDESC) Assinale a alternativa correta. Os isóto-pos são átomos:

A. ( ) de um mesmo elemento químico, apre-sentam propriedades químicas praticamente idênticas, mas têm um número diferente de nêu-trons no seu núcleo.

B. ( ) que têm o mesmo número de prótons e um número diferente de nêutrons no seu núcleo, apresentando propriedades químicas totalmente distintas.

C. ( ) de um mesmo elemento químico, apresen-tam propriedades químicas idênticas, mas têm um número diferente de prótons no seu núcleo. D. ( ) de elementos químicos diferentes, com o mesmo número de nêutrons no seu núcleo e apresentam propriedades químicas semelhantes. E. ( ) de elementos químicos diferentes, apresen-tam propriedades químicas distintas, mas têm o mesmo número de nêutrons no seu núcleo. 11. (UFSC)

Após novo vazamento, radiação em Fukushima atinge nível crítico

Os níveis de radiação nas proximidades da usina nuclear de Fukushima, no Japão, estão 18 vezes mais altos do que se supunha inicialmente, alertaram autoridades locais. Em setembro de 2013, o operador responsável pela planta informou que uma quantidade ainda não identificada de água radioativa vazou de um tanque de armazenamento. Leituras mais recentes realizadas perto do local indicam que o nível de radiação chegou a um patamar crítico, a ponto de se tornar letal com menos de quatro horas de exposição.

Disponível em:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/09/130831_fukushima_niveis_ radiacao_18_vezes_lgb.shtml[Adaptado] Acesso em: 2 set. 2013.

A usina nuclear de Fukushima, no Japão, sofreu diversas avarias estruturais após ser atingida por um terremoto seguido de “tsunami” em março de 2011. Recentemente, técnicos detectaram o vazamento de diversas toneladas de água radio-ativa para o Oceano Pacífico, em local próximo à usina. A água radioativa está contaminada, principalmente, com isótopos de estrôncio, iodo e césio, como o césio-137. O55

137Csé um isótopo

radioativo com tempo de meia-vida de cerca de 30,2 anos, cujo principal produto de decaimento radioativo é o56

137Ba, em uma reação que envolve

a emissão de uma partícula−1

0 β. Considerando o

texto e as informações fornecidas acima, é COR-RETO afirmar que:

(01)o decaimento radioativo do césio-137 ocorre

com a perda de um elétron da camada de valên-cia.

(02)as partículas−10 β, emitidas no decaimento

radioativo do55

137Cs, não possuem carga elétrica

e não possuem massa, e podem atravessar com-pletamente o corpo humano.

(04)o átomo de55

137Csé isóbaro do56137Ba. (08)os efeitos nocivos decorrentes da exposição

ao césio-137 são consequência da emissão de partículas α, que surgem pelo decaimento radio-ativo do55

137Csformando 56 137Ba.

(16)após 15,1 anos, apenas um quarto dos

áto-mos de55

137Csainda permanecerá detectável na

água proveniente da usina.

(32)cada átomo de55

137Cspossui 55 prótons e

82 nêutrons.

12. (UFSC) Em abril de 1898, Marie Sklodowska Curie (1867-1934) e Pierre Curie (1859-1906), ao processar a pechblenda obtiveram duas fra-ções radioativas. Uma delas apresentou uma radioatividade 400 vezes maior que a do urâ-nio. O casal Curie associou essa radioatividade a um novo elemento químico, o qual foi de-nominado polônio, em homenagem à Polônia, terra natal de Marie Curie. O polônio foi o ter-ceiro elemento radioativo identificado, depois do urânio e do tório, o que levou Marie Curie a receber o Prêmio Nobel de Química em 1911. Na natureza há sete isótopos naturais do polônio, representados por:210P o,211P o,212P o,213P o, 214P o,215P oe216P o. Todos os isótopos desse

elemento desintegram-se por emissão de partí-culas alfa, produzindo isótopos de chumbo. A elevada energia das partículas alfa emitidas pelo polônio permite a identificação de diminutas quantidades desse elemento em uma amostra. O polônio se dissolve em ácidos diluídos produ-zindo soluções contendo íons P o2+. Considere

as informações acima e assinale a(s) proposi-ção(ões) CORRETA(S).

(01)O isótopo210P opossui número de nêutrons

igual a 126.

(02)Sabendo que a meia-vida do isótopo210P o

é de aproximadamente 140 dias, após 40 sema-nas o percentual desse isótopo na natureza será igual a 12,5%.

(04)Ao receber dois elétrons, o átomo de polônio

adquire a configuração eletrônica do gás nobre radônio.

(08)O cátion P o2+apresenta 86 elétrons. (16)Chumbo, polônio, urânio e tório ocupam o

sexto período da tabela periódica.

(32)Nas moléculas de P o2, átomos de polônio

compartilham entre si dois pares de elétrons.

(64) Emissões alfa são partículas negativas de

(8)

FIQUE LIGADO

A questão necessitará que ambos os lados sejam multiplicados por log. Além disso, lembre-se que:

log ba= a · log b

13. (UNIFESP-SP) Quando se fala em isótopos radi-oativos, geralmente a opinião pública os associa a elementos perigosos, liberados por reatores nucleares. No entanto, existem isótopos de ele-mentos naturais que estão presentes no nosso dia-a-dia. O gráfico mostra a cinética de desinte-gração do rádio-226, que pode estar presente em materiais de construção, em geral em concentra-ções muito baixas para que se possa comprovar qualquer relação com danos à saúde. As coorde-nadas de um ponto do gráfico são indicadas na figura. Dados: m = m0· 2 −t c onde: • m: massa no tempo t; • m0: massa no tempo 0; • c: tempo de meia-vida.

A meia-vida desse isótopo, em anos, é igual a a) 1400.

b) 1500. c) 1600. d) 1700. e) 1800.

14. (FGV-SP) Os radiofármacos são utilizados em quantidades traços com a finalidade de diag-nosticar patologias e disfunções do organismo. Alguns desses também podem ser aplicados na terapia de doenças como no tratamento de tu-mores radiossensíveis. A maioria dos procedi-mentos realizados atualmente em medicina nu-clear tem finalidade diagnóstica, sendo o99XT c

(x=metaestável) o radionuclídeo mais utilizado na preparação desses radiofármacos. O99M oé o

precursor desse importante radionuclídeo, cujo esquema de decaimento é apresentado a seguir:

No esquema de decaimento, a radiação X e o nuclídeo Z e seu número de nêutrons são, respec-tivamente: a) gama, Ru e 55. b) gama, Mo e 57. c) beta, Rh e 54. d) alfa, Ru e 53. e) alfa, Rh e 54.

15. (FUVEST) 60 anos após as explosões das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, oito nações, pelo menos, possuem armas nucleares. Esse fato, associado a ações terroristas, representa uma ameaça ao mundo. Na cidade de Hiroshima foi lançada uma bomba de urânio-235 e em Naga-saki uma de plutônio-239, resultando em mais de cem mil mortes imediatas e outras milhares como consequência da radioatividade. As possíveis re-ações nucleares que ocorreram nas explosões de cada bomba são representadas nas equações:

235 92 U + n →142B X +9136Kr + 3n 239 94 P u + n → 97 39Y + A 55Cs + 5n

Nas equações, B, X, A e o tipo de reação nuclear são, respectivamente:

a) 52, Te, 140 e fissão nuclear. b) 54, Xe, 140 e fissão nuclear. c) 56, Ba, 140 e fusão nuclear. d) 56, Ba, 138 e fissão nuclear. e) 56, Ba, 138 e fusão nuclear.

4

Gabarito

1. A 2. D 3. B 4. D 5. E 6. D 7. 01, 02 e 08. Somatório: 11. 8. 01, 02, 04, 08 e 32. Somatório: 47. 9. B 10. A 11. 04 e 32. Somatório: 36. 12. 01, 04 e 32. Somatório: 37. 13. C 14. A 15. D

Referências

Documentos relacionados

Depois de visitar a Catedral, vamos seguir para a Praça XV Marzo, uma das mais belas e importantes praças do centro histórico de Cosença, rodeada por palácios nobres e

Da mesma forma, O Filho de Deus teve uma existência com Deus, interagiu com Deus, porem como eu e você Ele não tinha um corpo como o temos hoje, mas quando chegou o momento do Filho

De fato, a aplicação das propriedades da regra variável aos estudos lingüísticos além da fonologia não constitui assunto tranqüilo, seja porque a variável passa a ser

Dessa forma, na representação grega do tempo, assim como na de outros povos primitivos, a essência do ser apenas troca de lugar quando passa da vida para a morte e vice-versa, não

LH e FSH = hormônios gonadotrópicos. Homens e mulheres possui LH e FSH, apesar de o homem não possui corpo lúteo ou folículo. Estes hormônios são produzidos por células

Césio-137 e bário-137 são isóbaros, pois apresentam o mesmo número de massa, ou seja, 137 (soma da quantidade de prótons e de nêutrons presentes no núcleo).. A queima do

Premir a tecla PARA CIMA/PARA BAIXO para selecionar uma opção e premir DIREITA/ESQUERDA para ajustar as definições.. Premir EXIT para sair

Deus sabia que esses dois indivíduos possuíam a constituição genética específica para criar você em especial, exatamente como ele tinha em mente.. Eles tinham