• Nenhum resultado encontrado

II. EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA O

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "II. EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA O"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

I.

A

FACULDADE

Caro Candidato,

A Faculdade Dom Pedro II, fundada em 13 de maio de 2005, mediante a Portaria de Credenciamento do MEC nº 1.640, é uma Instituição de Educação Superior idealizada dentro do Plano de Revitalização do Bairro do Comércio da Prefeitura Municipal de Salvador/BA, voltada para atender a um público que anseia por uma educação de qualidade, acessível e socialmente responsável, dentro de um contexto de tradição e cultura que caracteriza o Centro Histórico de Salvador.

A revitalização do Comércio não se limita ao fomento de novas empresas, mas ao próprio renascimento de toda uma cultura secular que se encontra estampada em cada canto e esquina do bairro.

Aqui Tomé de Souza atracou para chegar à parte alta e fundar a cidade do Salvador, séculos depois era erigido o Elevador Lacerda, construído em 1873 pelo engenheiro Antônio Lacerda para ligar as partes alta e baixa da cidade, da mesma forma o Plano Inclinado Gonçalves, construído inicialmente pelos padres no século XVII para o transporte de cargas durante a construção do Colégio dos Jesuítas, somente no século XIX foi transformado em Plano Inclinado.

O desenrolar da história registrou em suas páginas outros tantos pontos marcantes de nossa trajetória, como a antiga Casa da Alfândega, que se tornaria o famoso e visitado Mercado Modelo, o Forte de São Marcelo, baluarte da defesa da cidade, o prédio da Associação Comercial e tantas outras edificações e acontecimentos que tornam viva a nossa história.

E por falar em história e tradição, ninguém mais do que um dos maiores ícones de nossa trajetória histórica para sintetizar tudo isso: Dom Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, ou, DOM PEDRO II, Imperador do Brasil durante quase cinqüenta anos.

D. Pedro II passou à história como um intelectual apreciador da ciência, das artes e da liberdade de informação, tolerante, aberto ao diálogo e às transformações da vida social. Nasceu no palácio de São Cristóvão (Quinta da Boa Vista), no Rio de Janeiro RJ, em 2 de dezembro de 1825. Sétimo filho e terceiro varão de Dom Pedro I e Dona Maria Leopoldina, era herdeiro do trono desde o berço, pois seus dois irmãos mais velhos já haviam morrido antes de completar um ano. Em 07 de abril de 1831, com a abdicação do pai, foi aclamado segundo Imperador do Brasil, aos seis anos de idade.

A Faculdade Dom Pedro II de Tecnologia, originalmente Faculdade da Bahia, credenciada pelo MEC mediante Portaria nº 660 de 06/07/2007, publicada no D.O.U. de 09/07/2007, sediada no Largo da Calçada, nº 01, Salvador/Ba, compõe o grupo de instituições mantidas pela Instituição Baiana de Ensino Superior Ltda CNPJ 05.817.107/0001-40, também voltada para atender a um público que anseia por uma educação de qualidade, acessível e socialmente responsável.

Dentro desse universo cultural, a Faculdade Dom Pedro II e a Faculdade Dom Pedro II de Tecnologia nascem com a responsabilidade e tradição transcritas no próprio nome e na adesão à revitalização cultural e comercial do bairro do Comércio. Manifesta-se ainda NO COMPROMISSO SOCIAL COM A EDUCAÇÃO, à medida que oferece uma educação financeiramente acessível, sem prejuízo a excelência da formação profissional e humana contida em seus Projetos Pedagógicos.

(3)

PROCESSO SELETIVO

O Edital do Processo Seletivo é publicado regularmente até 48 horas antes do início do período de inscrições. Encontra-se a disposição no site institucional, contendo todas as informações sobre período, taxas e locais de Inscrições, data, horário e local da realização das provas, cursos e vagas oferecidas, e período de matrícula.

III.

DAS

PROVAS

As provas serão objetivas, apresentando cada uma, quatro alternativas, onde somente uma das proposições é verdadeira. Sendo também incluída uma Prova de redação. O conteúdo das provas encontra-se no item VIII deste Manual.

PROVAS Nº de Questões PESO

- Língua Portuguesa 10 2,0 - Redação 01 2,0 - Inglês / Espanhol 05 2,0 - Matemática 05 2,0 -Conhecimentos Gerais e Atualidades 05 2,0

Obs: A questão de Redação será eliminatória com pontuação de 0,0 (zero) a 10 (dez). Não haverá, em hipótese alguma, vista ou revisão de provas.

IV.

DA

CLASSIFICAÇÃO

E

PREENCHIMENTO

DAS

VAGAS

1. As vagas para cada curso (previstas conforme Edital) serão preenchidas por sistema de classificação dos candidatos, obedecendo à ordem decrescente dos escores globais atingidos, considerando-se o total de pontos obtidos pelos candidatos concorrentes.

2. Estará automaticamente desclassificado do Processo Seletivo o candidato que obtiver a nota 0,0 (zero) na redação.

3. Estarão habilitados os candidatos que obtiverem resultado por ordem decrescente dos escores globais obtidos após a aplicação do ponto de corte: I DP – um desvio padrão abaixo da média aritmética dos escores globais dos candidatos concorrentes em cada curso.

4. Serão calculados pontos de corte por grupo de concorrente para cada curso.

5. Ocorrendo empate de resultados, far-se-á a comparação dos escores globais padronizados dos candidatos, selecionando-se aquele que apresentar a maior quantidade de acertos na Prova de Língua Portuguesa ou maior pontuação na Redação.

6. A Faculdade somente considera oficial e válida, para todos os efeitos a lista de classificados divulgada oficialmente pela Comissão Coordenadora do Processo Seletivo.

7. Os candidatos não portadores de escolaridade compatível (ensino médio ou equivalente) deverão indicar na ficha de inscrição e serão considerados “treineiros”. Desta forma, torna-se nula, de pleno direito, a classificação de tais candidatos.

8. Será disponibilizado um percentual de 5% (cinco por cento) das vagas previstas neste Edital para preenchimento através do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, de acordo com a Portaria INEP nº 110 de 04 de dezembro de 2002, nos seguintes critérios:

• Os candidatos deverão dirigir-se à sede da Faculdade, no período e local estipulados para preencherem a Ficha de Inscrição e efetuarem o pagamento da Taxa de Inscrição, munidos da documentação exigida, do n.º de inscrição no ENEM e seu Boletim Individual de Resultados (cópia);

• Poderão ser utilizados os resultados dos 03 (três) últimos anos, quando candidatos optem pela inscrição pelo ENEM;

• Estarão aptos a concorrerem às vagas, os candidatos que obtiverem pontuação superior a 0,0 (zero) na prova de Redação, conforme resultado ENEM;

• As vagas serão preenchidas por sistema de classificação dos candidatos, obedecendo à ordem decrescente dos pontos obtidos no Desempenho Geral do candidato;

• Ocorrendo empate entre os candidatos será observada a pontuação na Redação e, em persistindo o empate, o ano de realização do ENEM mais recente;

(4)

• As vagas, reservadas ao ENEM e que não forem preenchidas, serão imediatamente repassadas para o Processo Seletivo normal da Faculdade e ocupadas de acordo com o previsto no item II do presente Edital;

• Os candidatos aprovados através de aproveitamento do ENEM matricular-se-ão obedecendo aos procedimentos previstos no item VI deste Edital.

V.

DIVULGAÇÃO

DOS

RESULTADOS

A divulgação dos resultados ocorrerá até 72 horas da realização do Processo Seletivo, na sede da Faculdade e/ou no site institucional. A Faculdade não se responsabilizará por divulgações não oficiais, estando desde já nulas de pleno direito, em qualquer outro meio de veiculação.

VI.

MATRÍCULA

DOS

CANDIDATOS

1. Os candidatos classificados conforme a disponibilidade de vagas previstas no Edital poderão se

matricular na sede da Faculdade, conforme período estabelecido no Edital do Processo Seletivo.

2. Os candidatos habilitados poderão ser chamados, caso haja desistência de matrícula por parte de

candidatos classificados, conforme a ordem de classificação.

3. No ato da matrícula o candidato deverá apresentar a seguinte documentação:

a) 02 (duas) fotos 3x4 recentes;

b) Certificado de conclusão de curso de 2º grau ou equivalente;

c) Histórico escolar do 2º grau com carimbo da Secretaria de Educação, comprovando sua autenticidade;

d) Carteira de identidade e CPF;

e) Título de eleitor e comprovante de votação da eleição imediatamente anterior;

f) Prova de quitação com o serviço militar, apenas para os candidatos civis do sexo masculino; g) Certidão de nascimento ou casamento;

h) Comprovante de residência;

4. Todos os documentos devem ser apresentados em original e cópia, sendo exigida autenticação em

cartório para o Histórico Escolar do 2º grau.

5. O candidato que não apresentar a documentação completa, no prazo estabelecido pela Faculdade,

perderá o direito à vaga no curso, sendo chamado outro candidato para o preenchimento da vaga.

6. Será eliminado independente de época, mesmo o candidato já matriculado, que tenha realizado o

Processo Seletivo, usando documentos ou informações falsas ou outros meios ilícitos.

7. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Permanente do Processo Seletivo da Faculdade.

VII.

NOSSOS

CURSOS

BACHARELADO

EM

ADMINISTRAÇÃO

Reconhecimento MEC: Portaria nº 1.008/2010 Modalidade: Bacharelado

Formação: Bacharel em Administração Duração: 08 semestres

BACHARELADO

EM

SISTEMAS

DE

INFORMAÇÃO

Reconhecimento MEC: Portaria nº 38/2012 Modalidade: Bacharelado

Formação: Bacharel em Sistemas de Informação Duração: 08 semestres

BACHARELADO

EM

CIÊNCIAS

CONTÁBEIS

Reconhecimento MEC: Portaria nº 135/12

Modalidade: Bacharelado

Formação: Bacharel em Ciências Contábeis Duração: 08 semestres

(5)

BACHARELADO

EM

SERVIÇO

SOCIAL

Reconhecimento MEC: Portaria nº 190/12

Modalidade: Bacharelado

Formação: Bacharel em Serviço Social Duração: 08 semestres

BACHARELADO

EM

DIREITO

Reconhecimento MEC: Portaria nº 248/13 Modalidade: Bacharelado

Formação: Bacharel em Direito Duração: 10 semestres

BACHARELADO

EM

ENFERMAGEM

Reconhecimento MEC: Portaria nº 307/12 Modalidade: Bacharelado

Formação: Bacharel em Enfermagem Duração: 10 semestres

BACHARELADO

EM

FISIOTERAPIA

Autorização MEC: Portaria nº 34/08

Modalidade: Bacharelado

Formação: Bacharel em Fisioterapia Duração: 10 semestres

BACHARELADO

EM

FARMÁCIA

Autorização MEC: Portaria nº 173/08 Modalidade: Bacharelado

Formação: Bacharel em Farmácia Duração: 10 semestres

LICENCIATURA

EM

LETRAS

COM

HABILITAÇÃO

EM

PORTUGUÊS

INGLÊS

E

RESPECTIVAS

LITERATURAS

Reconhecimento MEC: Portaria nº 425/11

Modalidade: Licenciatura Formação: Licenciado em Letras

Habilitação: Português, Inglês e Respectivas Literaturas Duração: 07 semestres

LICENCIATURA

EM

PEDAGOGIA

Reconhecimento MEC: Portaria Nº 288/11 Modalidade: Licenciatura

Formação: Licenciado em Pedagogia Duração: 08 semestres

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

Reconhecimento MEC: Portaria Nº 516/13

Modalidade: Tecnologia

Formação: Tecnólogo em Gestão Comercial Duração: 04 semestres

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Reconhecimento MEC: Portaria Nº 304/2012

Modalidade: Tecnologia

Formação: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos Duração: 04 semestres

(6)

TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Reconhecimento MEC: Portaria Nº 519/13

Modalidade: Tecnologia

Formação: Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação Duração: 05 semestres

BACHARELADO

EM

ENGENHARIA

ELETRICA

Autorização MEC: Portaria Nº 107/2012 Modalidade: Bacharelado

Formação: Bacharel em Engenharia Elétrica Duração: 10 semestres

TECNOLOGIA

EM

LOGISTICA

Autorização MEC: Portaria Nº 107/2012 Modalidade: Tecnologia

Formação: Tecnólogo em Logística Duração: 05 semestres

TECNOLOGIA

EM

PETROLEO

E

GÁS

Autorização MEC: Portaria Nº 107/2012

Modalidade: Tecnologia

Formação: Tecnólogo em Petróleo e Gás Duração: 05 semestres

BACHARELADO

EM

ENGENHARIA

CIVIL

Autorização MEC: Portaria Nº 137/2012

Modalidade: Bacharelado

Formação: Bacharel em Engenharia Civil Duração: 10 semestres

BACHARELADO

EM

ENGENHARIA

MECÂNICA

Autorização MEC: Portaria Nº 137/2012 Modalidade: Bacharelado

Formação: Bacharel em Engenharia Mecânica Duração: 10 semestres

TECNOLOGIA

EM

SEGURANÇA

DO

TRABALHO

Autorização MEC: Portaria Nº 137/2012 Modalidade: Tecnologia

Formação: Tecnólogo em Segurança do Trabalho Duração: 05 semestres

BACHARELADO

EM

ENGENHARIA

DA

PRODUÇÃO

Autorização MEC: Portaria Nº 209/2014 Modalidade: Bacharelado

Formação: Bacharel em Engenharia da Produção Duração: 10 semestres

TECNOLOGIA

EM

NEGÓCIOS

IMOBILIÁRIOS

Autorização MEC: Portaria Nº 212/2014

Modalidade: Tecnologia

Formação: Tecnólogo em Negócios Imobiliários Duração: 04 semestres

(7)

TECNOLOGIA

EM

GESTÃO

PORTUÁRIA

Autorização MEC: Portaria Nº 721/2014

Modalidade: Tecnologia

Formação: Tecnólogo em Gestão Portuária Duração: 04 semestres

LICENCIATURA

EM

BIOLOGIA

Autorização MEC: Portaria Nº 719/2014 Modalidade: Licenciatura

Formação: Licenciado em Biologia Duração: 07 semestres

LICENCIATURA

EM

HISTÓRIA

Autorização MEC: Portaria Nº 720/2014 Modalidade: Licenciatura

Formação: Licenciado em História Duração: 06 semestres

VIII.

CONTEÚDO

PROGRAMÁTICO

DAS

PROVAS

L

ÍNGUA

P

ORTUGUESA

Interpretação de texto; Os gêneros compositivos (narração, descrição, dissertação), seus elementos, identificação em textos e uso dos elementos dissertativos na produção escrita de texto; O argumento, a coesão e a coerência (identificação em textos e uso dos elementos dissertativos na produção escrita de texto); Formação de palavras, significação e classes; O período e a oração (estrutura, tipos, classificação); A sintaxe de concordância (nominal e verbal); A sintaxe de regência (nominal e verbal); A sintaxe de colocação pronominal (pronome oblíquo); A função sintática das classes de palavras (morfossintaxe); Pontuação; Normas ortográficas vigentes.

I

NGLÊS

Compreensão de Textos; estrutura gramatical; formas nominais: substantivo, adjetivo, artigo; formas pronominais: subjetivas, objetivas, possessiva, indefinida, reflexiva; formas adverbiais: advérbio e locução adverbial; conectivos: coordenação e subordinação; formas verbais: em estrutura declarativa, afirmativa, negativa e interrogativa, abrangendo: tempos passado, presente, futuro, perfeito (simples/contínuo); infinitivo e gerúndio (padrões verbais); verbos modais; verbos auxiliares; voz (ativa e passiva); oração condicional. Preposição (preposição e locução prepositiva); Idiomatismo.

E

SPANHOL

Compreensão de Texto. Estrutura Gramatical. Domínio das estruturas básicas da língua espanhola. Determinantes do nome: os artigos, os possessivos, os demonstrativos, os indefinidos, os numerais, os relativos e os interrogativos; substantivos: gêneros, números e grau; adjetivos: gêneros, números e grau; pronomes: pessoais, relativos e colocação de pronomes; verbos: auxiliares, regulares e irregulares; advérbios e locuções adverbiais; preposições; conjunções.

M

ATEMÁTICA

Conjunto Numérico: Números naturais e inteiros: operações e propriedades; decomposição em fatores primos; Divisibilidade; máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Números racionais e reais: operações e propriedades; representação decimal. Sistemas de numeração. Números complexos: operações e propriedades na forma algébrica; representação gráfica; representação e operações na forma trigonométricas. Porcentagem, juros, regra de três, grandezas direta e inversamente proporcionais. Polinômios: Expressões algébricas: operações e propriedades operacionais. Equações Algébricas: Conceito de equação algébrica. Equações equivalentes. Conceito de raiz de uma equação e sua multiplicidade. Relações entre raízes e coeficientes. Raízes complexas, racionais e reais. Inequações do 1º e 2º graus: Sistemas de inequações do 1º grau e do 2º grau. Matrizes, Determinantes, Sistemas Lineares.Sistemas lineares. Probabilidades: Eventos. Conjunto universo. Conceituação de Probabilidade. Logaritmos: Equações logarítmicas. Equações exponenciais. Análise Combinatória: Regras simples de contagem; arranjos, permutações e combinações, simples e com repetição. Binômio de Newton. Funções: Produto

(8)

cartesiano de conjuntos; relação entre elementos de dois conjuntos. Funções reais de variável real: estudo geral. Funções linear e quadrática. Função exponencial. Função logarítmica.

CONHECIMENTO

GERAIS

E

ATUALIDADES

Realidade vigente: temas de interesse local, regional, nacional e mundial, no campo da política, da economia, do meio-ambiente, dos costumes dos povos e da cultura; Globalização; Blocos Econômicos; A Nova Geopolítica Mundial; Relações Internacionais; Políticas Ambientais; Conflitos Internacionais; Catástrofes Internacionais; A esquerda no poder – Brasil; O Papel das Organizações Não-Governamentais; Raízes Culturais da Bahia.

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

A escolha da faixa etária se restringiu àquelas crianças com idades superiores a 5 anos, devido à dificuldade de aplicabilidade do teste de análise sensorial com crianças que

A doença celíaca é uma doença autoimune, com predisposição genética, caracterizada pela intolerância permanente a ingestão das proteínas do glúten. Essa patologia

Das análises de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) pode-se observar a presença de dois picos significativos em 9,2 minutos e 9,9 minutos, os quais foram identificados

• Selecionar as principais indústrias farmacêuticas atuantes no Brasil e a partir daí traçar o perfil de cada uma delas, analisando o número de depósitos de patentes,

Focalizando o processo de trabalho desse profissional por meio das políticas e programas ha- bitacionais que têm como objetivo principal amenizar a desigualdade social, demonstrado por

A obtenção de conceito inferior a 7 (sete inteiros) em quaisquer das provas (língua estrangeira e/ou conhecimentos em Museologia) e/ou na análise de curriculum vitae e