• Nenhum resultado encontrado

P r o g r a m a d e A p o i o E d u c a t i v o 1 PROGRAMA DE APOIO EDUCATIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "P r o g r a m a d e A p o i o E d u c a t i v o 1 PROGRAMA DE APOIO EDUCATIVO"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

P r o g r a m a d e A p o i o E d u c a t i v o | 1

2012-2013

Conselho Executivo

Programa de Apoio educativo 2012-2013

(2)

ÍNDICE

1- Introdução --- 3

2- Definição de programas de apoio educativo --- 3

3- Objetivos --- 3

4- Destinatários --- 4

5- Modalidades de apoio educativo --- 4

5.1. Aulas de substituição --- 4

5.2 Apoio letivo sistemático (dentro da sala de aula) --- 6

5.3. Apoio e acompanhamento na sala de aula (TDA - em regime de par pedagógico e trabalho colaborativo) --- 7

5.4 - Sala de estudo --- 7

5.5. Professor tutor --- 8

5.6.Atividades de complemento curricular --- 9

(3)

1- INTRODUÇÃO

Os apoios e complementos educativos têm uma grande importância para a promoção do sucesso educativo. Neste sentido, deverá desenvolver-se todo um conjunto de estratégias e atividades, devidamente enquadradas no Projeto Educativo da Escola, que visem contribuir para o aumento do sucesso educativo dos alunos, através da melhoria da aquisição de conhecimentos e competências e o desenvolvimento das capacidades, atitudes e valores, consagrados nos currículos em vigor, e minorar as consequências das faltas e impedimentos do pessoal docente.

Este programa enquadra-se no âmbito da organização do ano escolar, de acordo com os artigos 33.º a 37.º da Portaria n.º 60/2012, de 29 de maio.

2- DEFINIÇÃO DE PROGRAMAS DE APOIO EDUCATIVO

Entende-se por Programas de Apoio Educativo “o conjunto de estratégias e atividades de apoio, de caráter pedagógico e didático, organizadas de forma integrada, para complemento e adequação do processo de ensino e aprendizagem”.

3- OBJETIVOS

 Contribuir para o aumento do sucesso educativo dos alunos através da melhoria da aquisição de conhecimentos, de competências e de capacidades.

 Minorar as consequências das faltas e impedimentos do pessoal docente no regular funcionamento da unidade orgânica.

 Assegurar a ocupação plena dos alunos em atividades educativas durante o seu horário letivo, incluindo as atividades que resultem da ausência imprevista do docente a uma ou mais aulas.

 Promover a integração e a igualdade de oportunidades para todos os alunos com dificuldades de aprendizagem, motivadas quer por necessidades educativas especiais, quer por serem originários de países estrangeiros com sistemas educativos diferentes.

(4)

especial relevo às atitudes e aos valores consagrados no Projeto Educativo de Escola: a) o respeito mútuo; b) o trabalho; c) a responsabilidade; d) a cooperação; e) a solidariedade; f) a democracia; g) a cidadania. h) o empreendedorismo. 4- DESTINATÁRIOS

O apoio educativo destina-se aos alunos do 1.º, 2.º e 3º ciclos que revelem maiores dificuldades ou carências de aprendizagem em qualquer área curricular disciplinar, ou estejam em risco de exclusão e abandono escolar precoce.

5- MODALIDADES DE APOIO EDUCATIVO

5.1. Aulas de substituição

As aulas de substituição visam suprir a ausência imprevista e de curta duração de docentes, através da realização de atividade letivas, no âmbito da disciplina em falta.

No 1.º Ciclo

Critérios de atuação

- Sempre que se verifique a ausência de um docente com grupo ou turma atribuída, esta deve ser, de imediato, atribuída a um docente que exerça funções de substituição, tal como está previsto na alínea a), do ponto nº 10 do artigo 34º da Portaria n.º 60/2012, de 29 de maio.

- O professor de substituição deve seguir, obrigatoriamente, o planeamento diário do professor titular de turma.

- A aula deve envolver a globalidade da turma, sendo de presença obrigatória para os alunos.

(5)

No 2.º e 3º Ciclos

Critérios de atuação

- A aula de substituição é lecionada, preferencialmente, por um docente legalmente habilitado para lecionação da disciplina. Quando tal não seja possível a substituição será assegurada por outro docente em horário de substituição. Neste último caso a aula da disciplina, cujo docente está ausente, não poderá ser contabilizada como aula dada.

- O docente é avisado com pelo menos um dia de antecedência à realização da aula. Para tal o conselho executivo afixa, na sala de professores, um mapa de aulas de substituição. - O serviço de lecionação de aulas de substituição é atribuído de acordo com a seguinte ordem de prioridades:

a) Docente que tenha efetuado permuta do serviço letivo correspondente à aula a ser substituída (com informação e autorização prévia do Conselho Executivo);

b) Docente legalmente habilitado para a lecionação da disciplina que contenha no seu horário horas de substituição;

c) Docente de outro grupo de docência com horário letivo completo sem redução da componente letiva, preferindo o que tenha mais anos de serviço e que contenha no seu horário horas de substituição;

d) Docente de outro grupo de docência com horário letivo completo e redução da componente letiva, preferindo o mais jovem;

e) Docente de outro grupo de docência em componente letiva a nível de estabelecimento (CNLNE).

- O docente de substituição, do mesmo grupo de docência, segue, obrigatoriamente, o planeamento diário do professor da disciplina.

- A aula de substituição envolve a globalidade da turma, sendo de presença obrigatória para os alunos.

- O encarregado de educação deve, obrigatoriamente, tomar conhecimento, através, do diretor de turma que comunicará, através da caderneta do aluno, a informação relativa às aulas de substituição.

Critérios de atuação:

Escrever o sumário no livro de ponto da CNLNE/Substituições, mencionando a(s) atividade(s) desenvolvida(s).

(6)

- Todos os docentes que tenham no seu horário horas de substituição/ componente não letiva a nível de estabelecimento têm de chegar atempadamente à sala de professores e, caso não sejam solicitados, devem permanecer na biblioteca até ao final do tempo letivo em questão.

- Os docentes que se encontrem em trabalho direto com alunos (TDA- apoio em contexto de sala de aula) deverão desenvolver o seu trabalho em articulação com o docente titular da disciplina.

5.2 Apoio letivo sistemático (dentro da sala de aula) 5.2.1 Procedimentos:

- No final do ano letivo e em reunião de conselho de turma (CT), são identificados, pelos professores titulares das disciplinas, os alunos que necessitam desta modalidade de apoio. Esta identificação ficará expressa na ata do CT, que a submeterá ao conselho executivo.

- No início do ano letivo o diretor de turma dá conhecimento aos encarregados de educação do acompanhamento da turma por um professor de apoio em sala de aula. - Apresentação no conselho de turma (CT) e no conselho executivo (CE) de uma planificação do apoio letivo;

5.2.3. Avaliação

– A avaliação é feita nas reuniões de avaliação sumativa do CT através da apresentação de um relatório de desenvolvimento do apoio letivo sistemático. Deste relatório deverá constar:

- As dificuldades diagnosticadas; - As metas a atingir;

- As metas alcançadas/não alcançadas; - As estratégias/metodologias aplicadas;

(7)

5.3. Apoio e acompanhamento na sala de aula (TDA - em regime de par pedagógico e trabalho colaborativo)

5.3.1 Destinatários:

Alunos que necessitam de apoio na realização das atividades e / ou na gestão do tempo. 5.3.2 Procedimentos:

Em reunião do conselho de turma são identificados os alunos que revelam este tipo dificuldades.

Os docentes das disciplinas planificam conjuntamente com o docente de apoio a atividade a ser desenvolvida pelo aluno.

5.3.3 Avaliação

– O impacto deste apoio reverterá para o aproveitamento do aluno, sendo registado em ata do CT o balanço relativamente ao desempenho dos alunos neste tipo de apoios.

5.4 - Sala de estudo 5.4.1 Definição

A sala de estudo deve ser entendida, essencialmente, como uma modalidade de apoio e complemento educativo que importa garantir e privilegiar na ação educativa da Escola. A sala de estudo funcionará na biblioteca da escola onde os docentes cumprem o seu horário destinado à componente não letiva ao nível do estabelecimento (CNLNE). 5.4.2. Funcionamento e objetivos

- O funcionamento da sala de estudo visa cumprir os seguintes objetivos gerais:

1.1. Proporcionar orientação e apoio geral na realização de trabalhos escolares individuais ou em grupo, exercícios de aplicação e trabalhos de pesquisa;

1.2. Proporcionar orientação e apoio no estudo individual: revisão de matérias estudadas, organização de apontamentos e pesquisa de informação;

1.3. Possibilitar o apoio especializado para esclarecimento de dúvidas sobre assuntos já abordados nas aulas;

1.4. Estimular práticas de entreajuda entre alunos.

2- A sala de estudo funciona como espaço aberto, de acesso livre e voluntário e deve estar organizada de forma a:

2.1 Permitir a utilização por todos os alunos da Escola, em todas as situações em que disponham de tempo livre, nomeadamente horas livres, tendo como limite a capacidade de acolhimento;

(8)

2.2 Cobrir, sempre que possível, todo o período de funcionamento das aulas;

2.3 Proporcionar, sempre que possível, uma oferta equilibrada de professores das diferentes áreas da especialidade.

3- Os alunos que, por algum motivo, tenham sido alvo de ordem de saída da sala de aula serão encaminhados para a sala de estudo.

3.1 Estes deverão ser acompanhados de uma informação do professor, indicando o que o aluno deverá fazer;

3.2 O trabalho do aluno, realizado na sala de estudo, será entregue, pelo professor presente ao professor da disciplina.

4- Para cumprir com eficiência a sua função, a sala de estudo deverá dispor de uma listagem de sites da Internet e documentação diversa, nomeadamente manuais escolares, dicionários, atividades educativas e pedagógicas (caças ao tesouro, webquests etc,) sempre atualizadas pelos departamentos curriculares.

5- Relativamente ao uso de equipamento informático, não é permitido: 5.1 Aceder a jogos on-line que não sejam de caráter educativo.

5.2 Registar com relativo pormenor, no livro de ponto da CNLNE as diferentes atividades desenvolvidas com os diferentes alunos.

5.5. Professor tutor

O Decreto Legislativo Regional n.º 17/2010/A, de 13 de Abril, prevê no seu artigo 91.º a figura do professor tutor. O regimento de tutória aprovado em conselho pedagógico (CP) visa definir as orientações dos planos de acção tutorial a implementar na escola. (ver regimento em anexo)

A acção de tutoria deverá ser entendida como uma dinâmica colaborativa em que intervêm diferentes actores (alunos, docentes e encarregados de educação) com diferentes graus de implicação, de forma a resolver dificuldades de aprendizagem dos alunos, de facilitar a sua integração na escola e nos grupos-turma e de atenuar eventuais situações de conflito.

(9)

5.6.Atividades de complemento curricular 1. CLUBE DO AMBIENTE

- Descrição do processo e da atividade final:

Em plena década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) é fundamental sensibilizar os jovens para os problemas ambientais que o planeta enfrenta. A atividade humana está a alterar drasticamente as condições do planeta.

O maior desafio global que a Humanidade enfrenta, no século XXI, é a alteração dos comportamentos, em prol da conservação do Planeta.

O Clube do Ambiente é uma atividade extracurricular, de caráter facultativo, que tem como objetivo potenciar nos nossos alunos o desenvolvimento de atitudes mais sustentáveis.

As atividades a desenvolver nas sessões do Clube serão as definidas no Plano de Ação do Projeto Eco-Escolas.

Esta atividade irá desenvolver-se mensalmente para todos os ciclos do Ensino Básico.

- Avaliação da atividade (de que forma será feita a avaliação e a aferição da participação dos alunos):

Participação dos alunos:

- Grelhas de registo de assiduidade. Avaliação da Atividade:

- Grelha de avaliação;

-Inquérito de satisfação realizado aos alunos e encarregados de educação - Relatório final da atividade.

- Finalidades

A Escola como espaço privilegiado da educação para a cidadania (Formação para a vida)

(10)

 Transformar a Escola num lugar de formação que permita responder às necessidades do meio social e económico local;

 Reforçar o trabalho colaborativo entre os professores de forma a promover práticas educativas inovadoras;

 Fomentar um ambiente de trabalho estimulante, quer ao nível dos recursos físicos (equipamentos, instalações…) quer ao nível das relações humanas;  Estimular as aprendizagens experimentais nas diferentes áreas curriculares e não

curriculares;

 Integrar, com caráter transversal, a educação para a cidadania em todas as áreas curriculares;

 Diversificar as metodologias, as estratégias de ensino e as atividades de aprendizagem;

 Diversificar as estratégias educativas tendo em consideração as necessidades dos alunos;

 Estimular o espírito de autoinvestigação na construção do saber. - Objetivos

 Incentivar o interesse pela temática ambiental;

 Motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário;

 Estimular o hábito de participação, envolvendo ativamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e implementação das ações;

 Divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em equipa;

 Familiarizar as crianças e os jovens com a fauna e flora da região;  Desenvolver o espírito e a curiosidade científica;

(11)

2. CLUBE CULTURAL ESCOLAR DE FOLCLORE E MÚSICA TRADICIONAL

Enquadramento

A música e a dança estimulam diversas aptidões, no espírito, na alma e no corpo. Pela música resgata-se a cultura e o folclore de um povo. A música e a dança são um instrumento valioso para o desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo do ser humano.

A criação de um Clube Cultural Escolar de Folclore pretende dar um contributo importante para as dinâmicas de aprendizagem do nosso estabelecimento de ensino, estimular o gosto pela música e pela dança tradicional da Ilha do Corvo e, sobretudo, recuperar e manter vivas as tradições desta comunidade de uma forma lúdica e pedagógica.

Pretende-se, também, promover a interação e a cooperação entre a escola, as famílias, a autarquia e a sociedade local e regional, sensibilizando a população para a importância de manter vivas as suas tradições.

São também objetivos deste Projeto promover o saber-fazer, por parte de toda a comunidade educativa, em especial dos alunos, os principais colaboradores neste Projeto, não se encarando o clube como um fim em si mesmo, mas sim um dos possíveis meios para o desenvolvimento de uma dinâmica geral da escola.

Na dinamização deste clube pretende-se envolver todos os alunos, bem como outros elementos da comunidade escolar e educativa.

Este clube, pretende também divulgar e preservar a riqueza cultural da ilha do Corvo, os seus hábitos, usos e costumes.

Objetivos

 Contribuir para o desenvolvimento global dos alunos;  Proporcionar a aquisição de valores, atitudes e saberes;

 Fomentar e desenvolver o espírito de cooperação, de compreensão e, sobretudo, de respeito valores tradicionais;

(12)

 Motivar os alunos para a aprendizagem da cultura tradicional;

 Dar a conhecer os usos e costumes da ilha do Corvo e da Região em geral;  Facultar situações e experiências com o meio extracurricular;

 Privilegiar este Projeto como um espaço de novos modos de aprender e de ensinar;

 Promover a integração, cooperação e proximidade entre a escola, as entidades locais e a sociedade;

 Promover a interdisciplinaridade no processo ensino/aprendizagem e a complementaridade de saberes e de competências;

 Promover a interação entre professores e alunos, criando condições objetivas favoráveis ao aparecimento de novas formas de relação;

 Fomentar o intercâmbio escola/meio;

 Alargar os horizontes culturais da comunidade escolar;

 Reforçar a identidade da comunidade escolar através da (re) descoberta refletida das suas próprias dinâmicas e do desenvolvimento da sua interação com outras realidades;

 Contribuir para a visão da escola como um espaço de maior comunicação entre todos que nela coexistem e de maior partilha de ensinamentos e de aprendizagens;

 Divulgar e sensibilizar a comunidade educativa no que diz respeito à cultura e história da Região;

 Criar hábitos de socialização, responsabilidade, iniciativa, autonomia, criatividade, espírito crítico e de intervenção;

 Realizar apresentações em datas festivas.

Avaliação do Clube:

- Inquérito de satisfação realizado aos alunos e encarregados de educação. - Relatório final da atividade.

3- CLUBE DE LEITURA Finalidades

(13)

Proporcionar um espaço, aberto a todos os alunos da escola, onde serão desenvolvidas atividades lúdicas e didáticas que estimulem a imaginação e a criatividade, contribuindo, assim, para encarar a leitura com gosto e naturalidade.

Objetivos

 Incentivar e estimular o gosto pela leitura.

 Desenvolver percursos pedagógicos que proporcionem o prazer da leitura.  Desenvolver a competência comunicativa.

 Desenvolver o espírito crítico.

 Estimular a sensibilidade, a criatividade e a imaginação.  Favorecer a partilha.

Atividades a desenvolver nas sessões regulares:

 Audição de textos de diferentes tipologias.

 Reconto de histórias lidas e/ou de histórias da tradição oral.

 Ilustração de histórias/elaboração de cartazes alusivos aos temas de textos lidos.  Leitura expressiva de poesia e/ou outras tipologias que a tal se adeqúem.

 Leitura dialogada de textos dramáticos e eventual dramatização de peças teatrais.  Jornada literária: leitura coletiva de uma obra e consequente debate de ideias.

 Leitura orientada por guiões. Exemplo:

a) Os alunos requisitam um livro, sendo-lhes entregue uma ficha de leitura. b) Por cada livro lido e respetiva ficha de leitura elaborada, o aluno acumula um

ponto (marcado no seu cartão e na sua ficha de inscrição).

c) A ficha de leitura será canalizada para o respetivo professor de português que a terá em conta na avaliação do aluno.

d) O aluno que acumular mais pontos receberá um livro como prémio. Avaliação do Clube:

- Inquérito de satisfação realizado aos alunos e encarregados de educação. - Relatório final da atividade.

(14)

4. PROJETO ECO-ESCOLAS

- Descrição do processo e da atividade final:

O Programa Eco-Escolas é um programa vocacionado para a educação ambiental, que visa encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pela escola em benefício do ambiente.

O Programa está orientado para a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola. As ações concretas, desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.

- Finalidades

A Escola como espaço privilegiado da educação para a cidadania (Formação para a vida)

 Transformar a Escola num lugar de formação que permita responder às necessidades do meio social e económico local;

 Reforçar o trabalho colaborativo entre os professores de forma a promover práticas educativas inovadoras;

 Fomentar um ambiente de trabalho estimulante, quer ao nível dos recursos físicos (equipamentos, instalações…) quer ao nível das relações humanas;

 Estimular as aprendizagens experimentais nas diferentes áreas curriculares e não curriculares;

 Integrar, com caráter transversal, a educação para a cidadania em todas as áreas curriculares;

 Articular os três ciclos do ensino básico numa perspetiva de sequencialidade;  Diversificar as metodologias, as estratégias de ensino e as atividades de

(15)

 Diversificar as estratégias educativas tendo em consideração as necessidades dos alunos;

 Estimular o espírito de autoinvestigação na construção do saber. - Objetivos

 Incentivar o interesse pela temática ambiental;

 Motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário;

 Estimular o hábito de participação, envolvendo ativamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e implementação das ações;

 Divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em equipa;

 Familiarizar as crianças e os jovens com a fauna e flora da região;  Desenvolver o espírito e a curiosidade científica;

 Estimular a dinâmica de grupo e o espírito de equipa, assim como a cooperação;  Contribuir para a criação de parcerias e sinergias locais, na perspetiva de

implementação da Agenda 21 Local.

5- PROGRAMA SECTORIAL COMENIUS - PERÍODOS DE ASSISTÊNCIA – ESCOLAS DE ACOLHIMENTO

Este projeto insere-se no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, que é o programa de ação da Comunidade Europeia no domínio da educação.

Aderimos a este projeto pois sentimos que é necessário colocar em prática as orientações políticas internacionais ao nível da educação, nomeadamente a futura estratégia para a «EU 2020», que assenta na transição para a economia e sociedade, baseadas no conhecimento, e fomenta a competitividade e a inovação.

(16)

A presença de uma assistente Comenius na escola poderá contribuir para a preparação dos nossos alunos para os desafios desta nova sociedade, principalmente no que respeita à aquisição de competências linguísticas, digitais, interculturais e de empreendedorismo.

O Parlamento Europeu propõe, no âmbito duma futura estratégia para a Europa 2020, aquilo que deverá constituir um desafio de futuro à inovação educacional:

“Para melhorar as competências é necessário adotar uma abordagem global para a reforma curricular. Organizar os conteúdos da aprendizagem de cada disciplina e ensinar diferentes competências de forma explícita. Dever-se-ão utilizar novas abordagens pedagógicas e didáticas, de formação de professores, alunos e de outros interessados. As escolas deverão promover a saúde e o bem-estar dos seus alunos, bem como uma cidadania ativa (incluindo o contexto europeu) e incentivar os alunos e professores a serem inovadores e criativos.”

in, Documento de trabalho dos Serviços da Comissão – consulta sobre a futura estratégia «EU 2020». Acedido em 28/01/11, de http://ec.europa.eu/eu2020/pdf/eu2020_pt.pdf

Pois bem, é isso mesmo que nós pretendemos com o acolhimento de um assistente Comenius.

Pretendemos envolver este assistente, prioritariamente, no ensino do Inglês. A ideia base proclamada pela European International Orientation é ensinar os currículos em Inglês e desenvolver várias competências em simultâneo. Desta forma estamos a implementar, na área curricular de Inglês, o ensino bilingue a partir do 1º ciclo.

Por outro lado, esta assistente está a dinamizar um workshop de iniciação ao inglês junto da comunidade local, em horário pós-laboral.

SUPERVISÃO

Relativamente à supervisão, esta é assegurada pela professora de inglês Susana Rosa, que está a dar todo o apoio ao nível da planificação, execução e avaliação deste projeto.

(17)

IMPACTO

O principal benefício para a nossa instituição será concretizar a implementação do ensino bilingue na área curricular de Inglês.

As investigações nesta área postulam que a aprendizagem bilingue possibilita o desenvolvimento simultâneo de várias competências sociais, comunicacionais e cognitivas.

De igual forma a aprendizagem precoce das línguas estrangeiras, facilita o domínio dessa língua e a sua aprendizagem no futuro. É também reconhecido, na literatura e nos estudos realizados nesta área, que o ensino bilingue facilita a aprendizagem e a comunicação numa língua estrangeira e, em simultâneo, a aquisição dos próprios conteúdos, pois os níveis de concentração e raciocínio, quando não se utiliza a língua de comunicação materna, tendem a aumentar.

RESULTADOS

No que concerne a resultados concretos, pretendemos melhorar a aquisição de competências linguísticas dos nossos alunos, professores e comunidade local, bem como envolver a escola com a comunidade, estimular o trabalho cooperativo entre os docentes, inovar ao nível das metodologias de ensino e aprendizagem e aprofundar a cidadania europeia.

Vila do Corvo, 25 de setembro de 2012

A presidente do conselho executivo

(18)
(19)

Regimento dos Projectos

de Tutoria

Elaborado e Aprovado em Conselho Pedagógico - 07/07/2010

(20)

O Decreto Legislativo Regional n.º 17/2010/A, de 13 de Abril, prevê no seu artigo 91.º a figura do professor tutor. O presente regimento visa definir as orientações dos planos de acção tutorial a implementar no próximo ano lectivo.

A acção de tutoria deverá ser entendida como uma dinâmica colaborativa em que intervêm diferentes actores (alunos, docentes e encarregados de educação) com diferentes graus de implicação, de forma a resolver dificuldades de aprendizagem dos alunos, de facilitar a sua integração na escola e nos grupos-turma e de atenuar eventuais situações de conflito.

Os alicerces desta acção de tutoria são:

- Capacitação - preparar os alunos para a sua própria auto-orientação e induzi-los, de forma progressiva, a criarem uma atitude para a tomada de decisões fundamentais e responsáveis sobre o presente e o futuro, quer na escola quer na vida social e profissional.

- Continuidade - ser disponibilizada aos alunos ao longo dos diferentes níveis de escolaridade;

- Educação - é tão importante a instrução dos alunos como a sua educação;

- Implicação - dos diferentes actores, nomeadamente, família, comunidade e instituições que intervêm no processo educativo;

- Individualidade - atender às características específicas de cada aluno;

1) Perfil do professor tutor

A figura do professor tutor deve ser entendida como a de um profissional que conhecendo bem os currículos e as opções dos alunos e das suas famílias, promove as acções necessárias para ajustar posições e expectativas.

A sua designação pelo Conselho Executivo deverá ter em conta os seguintes aspectos: a) Ser docente profissionalizado com experiência adequada.

(21)

d) Ter capacidade de trabalhar em equipa. e) Ser coerente, flexível e persistente.

f) Conhecer em profundidade o nível de escolaridade do grupo de alunos.

g) Ter capacidade para proporcionar experiências enriquecedoras e gratificantes para os alunos. h) Comprometer os alunos e fazê-los participar na definição de objectivos, tornando-os mais responsáveis.

i) Fomentar um ensino participativo, de forma a desenvolver nos alunos o sentimento de serem agentes da sua aprendizagem.

j) Criar um clima de interacção em que os alunos se sintam livres para se expressarem. k) Criar pontes com a comunidade enquadrando, se necessário, apoio externo.

2) Funções do professor tutor

a) Desenvolver medidas de apoio aos alunos, mesmo que com eles não tenham contacto lectivo directo, designadamente o aconselhamento e a orientação no estudo e nas tarefas escolares. b) Acompanhar o processo educativo de grupos específicos de alunos, no sentido de desenvolvimento de competências pessoais e sociais, da prevenção do abandono, da indisciplina e do insucesso escolares.

c) Promover a articulação das actividades escolares dos alunos com tarefas formativas, nomeadamente no âmbito da formação profissional e profissionalizante.

d) Atender às dificuldades de aprendizagem dos alunos para propor, sempre que necessário, adaptações curriculares, em colaboração com os professores do conselho de turma;

e) Coordenar as adaptações curriculares, individuais ou de grupo, que o conselho de turma considerarem pertinentes.

f) Promover a articulação das actividades escolares dos alunos com outras actividades formativas. g) Esclarecer os alunos sobre o mundo laboral e os procedimentos de acesso ao mesmo, promovendo atitudes de empreendedorismo.

h) Esclarecer os alunos sobre as suas possibilidades educativas e os percursos de educação e formação disponíveis.

i) Ensinar os alunos a expressarem-se, a definirem objectivos pessoais, a auto avaliarem-se de forma realista e a serem capazes de valorizar e elogiar os outros.

(22)

de auto estima ou dificuldade em atingirem os objectivos definidos.

k) Aplicar questionários/outras metodologias de análise que propiciem um conhecimento aprofundado das características próprias dos alunos:

- dados pessoais e familiares;

- dados relevantes sobre a sua história escolar e familiar;

- características pessoais (interesses, motivações, «estilo» de aprendizagem, adaptação familiar e social, integração no grupo-turma);

- problemas e inquietudes; - necessidades educativas.

l) Facilitar a cooperação educativa entre os docentes da(s) turma(s) e os pais/encarregados de educação dos alunos.

m) Implicar os docentes das disciplinas em que os alunos revelam maiores dificuldades em actividades de apoio à recuperação.

n) Implicar os pais/encarregados de educação em actividades de controlo do trabalho escolar e de integração e orientação dos seus educandos.

o) Informar, sempre que solicitado, os pais/encarregados de educação, o conselho de turma e os alunos sobre as actividades desenvolvidas e o concomitante rendimento.

p) Elaborar relatórios periódicos (um por período) sobre os resultados da acção de tutoria, a serem entregues no Conselho Executivo para esclarecimento dos conselhos de turma, do Conselho Pedagógico e da família. Os relatórios devem ser elaborados numa linguagem clara e sem tecnicismos.

3) Actividades do professor tutor

O desempenho das funções anteriormente elencadas implica três níveis de

actividades/relacionamentos: com os alunos, com os docentes da(s) turma(s) e com os pais/encarregados de educação.

Actividades com os alunos

- Explicar as funções e tarefas da tutoria, dando aos alunos a oportunidade de participarem na programação de actividades e de exporem os seus pontos de vista sobre questões que digam respeito ao grupo.

- Manter entrevistas individuais com os alunos (informativas, orientadoras, ), sempre que necessário.

(23)

próprias dos alunos, de forma a conhecer a situação de cada aluno do grupo.

- Estimular e orientar o grupo de alunos para que exponham as suas necessidades, expectativas, problemas e dificuldades.

- Preparar com o grupo de alunos as provas de avaliação nas disciplinas em que revelem mais dificuldades e comentar e tomar decisões após os resultados das mesmas.

- Aprofundar o conhecimento das atitudes, interesses e motivações dos alunos para os ajudar na tomada de decisões sobre as suas opções educativas e/ou profissionais.

- Promover e coordenar actividades em colaboração com os Directores de Turma e os professores, que fomentem a convivência, a integração e a participação dos alunos na

vida da escola e no meio, nomeadamente:

- actividades para «ensinar a ser pessoa» (jogos sociais, de papéis, );

- actividades para «ensinar a pensar» (técnicas de estudo, resolução de problemas, melhoria da memória,);

- actividades para «ensinar a conviver» (dinâmicas de grupo, mesas redondas, jogo de papéis,);

- actividades para «ensinar a comportar-se» (relaxação, concentração, pensar em voz alta, );

- actividades para «ensinar a decidir» (auto conhecimento, informação profissional, programas de orientação vocacional,).

Actividades com os professores

- Preparar um Plano de Acção Tutorial (PAT) para todo o ano lectivo, precisando o grau e o modo de implicação dos professores das disciplinas em que os alunos revelam mais dificuldades e os aspectos específicos e prioritários a que o tutor deverá atender.

- Adquirir uma visão global sobre a programação, objectivos e aspectos metodológicos das diferentes disciplinas / áreas disciplinares.

- Transmitir aos professores todas as informações sobre os alunos que lhes possam ser úteis no exercício da função docente.

- Colaborar com os Directores de Turma e os restantes tutores, sobretudo com os do mesmo ciclo, no momento de definir e rever objectivos, preparar materiais e coordenar o uso dos meios disponíveis.

(24)

- Explicar as funções e tarefas da tutoria, solicitando aos pais/encarregados de educação para participarem na programação de actividades e exporem os seus pontos de vista.

- Promover/Obter a colaboração dos pais/encarregados de educação em relação ao trabalho pessoal dos seus educandos, organização do tempo de estudo em casa, do tempo livre e de descanso.

- Preparar, em colaboração com os pais/encarregados de educação, actividades extracurriculares, visitas de estudo e outros eventos considerados adequados.

- Reunir com os pais/encarregados de educação quando o solicitarem ou quando o tutor considerar necessário, de forma a antecipar a resolução de situações de inadaptação ou de insucesso.

- Coordenar grupos de debate sobre temas de interesse para os pais/encarregados de educação, com a colaboração dos serviços especializados de apoio educativo.

4) Tempo atribuído à acção de tutoria

Ao cargo de professor tutor são atribuídos dois blocos da componente não lectiva com a seguinte distribuição (Ponto dois do artigo 91.º do Decreto Legislativo Regional n.º 17/2010/A, de 13 de Abril):

- dois segmentos de 45 minutos para o acompanhamento dos alunos; - dois segmentos de 45 minutos para tarefas de organização e reuniões.

5.) Perfil do aluno tutorado

A designação do aluno a ser acompanhado por um professor tutor deverá ter em conta os seguintes aspectos:

- que o aluno tem necessidades educativas especiais; - que o aluno tem dificuldades de aprendizagem; - que o aluno tem dificuldades de integração.

O tempo de acompanhamento tutorial por aluno será determinado em função das necessidades avaliadas pelo professor tutor e pelo Conselho de Turma.

6) Plano de Acção Tutorial (PAT)

- É parte integrante do Projecto Curricular de Turma.

- O Conselho Pedagógico define as directrizes gerais e os critérios de elaboração e monitoriza a sua implementação.

(25)

Conselho de Turma.

O Plano de Acção Tutorial é um instrumento onde se clarifica:

- os critérios e procedimentos para a organização e funcionamento da tutoria;

- as linhas de actuação que o tutor desenvolve com os alunos de cada grupo e respectivas famílias;

- a equipa educativa implicada;

- as medidas para manter uma comunicação eficaz com as famílias, quer com vista ao intercâmbio de informações sobre aspectos relevantes para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos, quer para orientá-los e promover a sua cooperação;

- as actividades a realizar semanalmente com o grupo de alunos e as previstas no atendimento individual.

(26)

ANEXO

Secretaria Regional da Educação e Formação

Direcção Regional da Educação e Formação

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA MOUZINHO DA SILVEIRA - VILACORVO

Elementos do Plano de Acção Tutorial (PAT)

Objectivo Actuações Responsáveis Calendarização

1. Diagnóstico das

características dos alunos

2. Acompanhamento personalizado dos alunos

3. Adequação do ensino- aprendizagem

Recolha de informação: - Dados pessoais e familiares;

- Dados relevantes sobre a sua história escolar e familiar; - Características pessoais (interesses, motivações, «estilo» de aprendizagem, adaptação familiar e social, integração no grupo-turma);

- Problemas e inquietudes; - Necessidades educativas. Registo de informação relevante:

- Recolha de informação mediante entrevistas periódicas; - Registo de incidentes;

- Observações sobre atitudes, comportamento, competências demonstradas, dificuldades, etc.

- Adequação de planificações, metodologias de ensino e de avaliação.

- Selecção de conteúdos/objectivos prioritários e básicos. - Readequação de metodologias de avaliação (critérios, instrumentos e técnicas). Professor Tutor Professor Tutor - Professor Tutor - Conselho de Turma - Conselho Pedagógico Setembro/Outubro Ao longo do ano Setembro/Outubro

(27)

Secretaria Regional da Educação e Formação

Direcção Regional da Educação e Formação

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA MOUZINHO DA SILVEIRA - VILA DO CORVO

Elementos do Plano de Acção Tutorial (PAT)

Objectivo

4. Articulação Docente

5. Articulação com a família

6. Elaboração dos PAT

Actuações

Potenciar a articulação dos docentes das disciplinas em que os alunos revelem mais dificuldades, através de reuniões para as quais o tutor deve:

- estabelecer a ordem de trabalhos das reuniões; - convocar e dirigir as reuniões.

Destas reuniões serão elaboradas actas.

Implicar as famílias na educação dos alunos para

normalizar critérios que promovam uma maior coerência entre escola e família:

- elaborar o calendário das reuniões com os

pais/encarregados de educação das respectivas tutorias; - definir os procedimentos e a periodicidade para as entrevistas de tutoria com a família;

- elaborar instrumentos para a comunicação interna e externa (relatórios, boletins informativos, ).

- Elaborar os PAT;

Elaborar as programações da tutoria de acordo com os PAT.

- Analisar os PAT nos Conselhos de Turma.

- Apresentar aos alunos e às famílias os PAT e respectiva programação, propiciando a sua participação e

recolhendo sugestões. Responsáveis - Professor Tutor - Docentes - Professor Tutor - Pais e Encarregados de Educação - Professor Tutor; - Conselhos de Turma Calendarização Ao longo do ano Ao longo do ano Ao longo do ano

(28)

Secretaria Regional da Educação e Formação

Direcção Regional da Educação e Formação

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA MOUZINHO DA SILVEIRA - VILA DO CORVO

Elementos do Plano de Acção Tutorial (PAT)

Objectivo

7. Necessidades Educativas Especiais

8. Mediação

Actuações

Identificar eventuais necessidades educativas especiais dos alunos de que é tutor.

- Participar nas decisões sobre as modalidades educativas a utilizar.

- Sugerir adaptações curriculares.

- Estabelecer programas de reforço pedagógico. - Solicitar apoios e recursos especiais.

- Avaliar a resposta educativa.

- Organizar reuniões de forma separada e/ou conjunta entre as partes em conflito. - Fazer de interlocutor.

- Mediação entre pares.

Responsáveis - Professor Tutor - Conselho de Turma - Psicóloga dos SOP e Núcleo de Ed. Especial da EBS das Flores - Conselho Executivo - Professor Tutor - Conselho de Turma - Conselho Executivo Calendarização Ao longo do ano Ao longo do ano

(29)

Horas S

08:45 – 09:30 Joana B. 7º 5

09:30 – 10:15 Joana B. 7º 5 Bernardete M. 7º 5 Marco P. 7º Lab.

10:15 – 10:30

10:30 – 11:15 320 7º Ano 5

11:15 – 12:00 320 7º Ano 5 Nina P. 7º ano 5 Nina P. 7º ano 5

13:30 – 14:15 Sara Santos

(Tutoria NEE)

14:15 – 15:00

André C. Gin Sara Santos

(Tutoria NEE) 15:00 – 15:15 15:15 – 16:00 Bernardete M. 6 Carlos S./ Miguel D./ Marco P. Miguel D. 7º 3 16:00 – 16:45 André C. Gin

(30)

HORÁRIO

– Componente não letiva a nível de estabelecimento (C.N.L.N.E.)* / Substituições

Horas Segunda S Terça S Quarta S Quinta S Sexta S

08:45 – 09:30 Bernardete M*.

09:30 – 10:15 Marco P./ Susana S. Bib Carlos S.*/Marco P. Joana

B.*/Bernardete M.* André C. * 320*

10:15 – 10:30

10:30 – 11:15 Carlos S./ Susana S/ Bib André C./ Bernardete M. Carlos S.*/Joana B.*/ Nina P.* Anabela S./Marco P.*/André C. Nina P. 11:15 – 12:00 Nina P. Marco P.* 320* 13:30 – 14:15 Miguel D. Bib

14:15 – 15:00 Miguel D./Sara Sousa Bib Marco P. André C *. Miguel D.*/Sara

Santos/Bernardete 15:00 – 15:15

15:15 – 16:00 Miguel D./Sara Santos* Bib Miguel D.* Nina P.* Nina P.

(31)

HORÁRIO

– Apoios

Horas Segunda S Terça S Quarta S Quinta S Sexta S

10:30 – 11:15 Susana S. (Matemática. 8º) 6 S. Sousa (Português 5º) 5 Bernardete M. (Matemática. 9º) 3

Eva Alves (Português

9º) 6 Bernardete M. (Matemática 8º) 6 11:15 – 12:00 Anabela S. (Matemática 6º) 3 13:30 – 14:15 Sara Sousa (Português 8º) 5 G-320 (Francês 9º) Bib. G-320 (Francês 7º) 5 14:15 – 15:00 Anabela S. (Matemática 5º) 6 15:00 – 15:15 15:15 – 16:00 Sara Sousa (Português 6º) 3 Susana S. (Matemática 7º) 2 S. Sousa (Português 7º) 5 Susana S. (Matemática 9º) 6 Anabela S. (Matemática 6º) 3 Susana S. (Matemática 8º) 2

(32)

Referências

Documentos relacionados

“Trabalhar com a equipa Meu Super ajuda-nos a melhorar o nosso trabalho dia a dia, de forma a estarmos mais preparados para continuar a dar o melhor aos nossos clientes. A

O Curso de Especialização em Direito e Assistência Jurídica será certificado pelo IDDE (Instituto para o Desenvolvimento Democrático), pelo Ius Gentium Conimbrigae/Faculdade de

Curso de Nutrição Curso de Biomedicina Curso de Enfermagem Curso de Psicologia Curso de Farmácia Curso de Física Médica Curso de Fonoaudiologia Curso de Gestão em Saúde. Haag

Marcos Justo Tramontini, em A organização social dos imigrantes: a colônia de São Leopoldo na fase pioneira (1824-1850), partiu da análise dos conflitos ocorridos

evapora-se a água presente em suas folhas e também a água presente abaixo do solo, que é captada pelas raízes. Vale destacar que uma maior umidade do ar contribui para evitar que em

2- Cartão de Crédito via PAG SEGURO (para pagamento parcelado taxas do PAG SEGURO serão acrescidas) Assim que recebermos sua ficha de inscrição e verificarmos que o

Foi fundada a 10 de janeiro de 1949, por um grupo de abnegados radioamadores, e já atingiu 64 anos de atividades, sempre procurando congregar os radioamadores