• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MANUALDEATIVIDADESCOMPLEMENTARES

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas, de cunho obrigatório para os alunos da FAEESP que ingressam na graduação, que possibilitam complementar e sintonizar o currículo pedagógico vigente, ampliar os horizontes do conhecimento, bem como, de sua prática para além da sala de aula, favorecer o relacionamento entre grupos e a convivência com as diferenças sociais, favorecer a tomada de iniciativa nos alunos, bem como possibilitar a ampliação de conhecimentos por meio de uma formação complementar extracurricular, sendo exclusivamente de iniciativa e da pro-atividade de cada aluno, que devem buscar as atividades para delas participarem.

As Diretrizes Curriculares preconizam estas atividades, que nesta IES estão integradas às estruturas curriculares e devem ser realizadas pelos estudantes no decorrer do curso, de forma diversificada. É obrigatório o cumprimento integral de toda a carga horária exigida no currículo pleno do curso, conforme artigo 4º da Portaria MEC nº 1.886 de 30/12/1994, para a respectiva aprovação, o não cumprimento no prazo definido, importará na reprovação na disciplina. Ao final do curso o acadêmico deverá ter participado de eventos e atividades com horas distribuídas pelos semestres que totalizam o curso, com início já no primeiro semestre, deve computar no mínimo 200 (duzentas) horas de Atividades Complementares.

São objetivos das Atividades Complementares: ampliar a formação dos alunos, contribuir para o desenvolvimento de competências profissionais, favorecer o relacionamento entre grupos e possibilitar a iniciativa e autonomia dos alunos.

A prática das Atividades Complementares é uma determinação vigente para todos os alunos, em qualquer curso acadêmico, para ser considerada válida ela deve ser realizada durante o período em que o aluno esteja regularmente matriculado no Curso de Graduação. Dessa forma, não existe dispensa de Atividades Complementares. Se o aluno não for considerado aprovado nas Atividades Complementares não poderá Colar Grau.

As Atividades Complementares em conformidade com a legislação vigente destinará 30% (trinta por cento) da carga horária das duzentas 200 horas para realização de atividades

(2)

relacionadas aos seguintes Temas Transversais (sendo distribuído da seguinte forma: dez 10% (dez por cento) para cada tema transversal:

 Diretrizes Curriculares Nacionais para educação das Relações Étnico-raciais e

para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena (Lei nº 11.645 de 10/03/2008 e Resolução CNE/CP nº01 de 17 de junho de 2004);

Promover a educação de cidadãos, homens e mulheres atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, com o objetivo de desenvolver atitudes e posturas que fomentem condições de igualdade de direitos ser, viver, pensar, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de uma nação democrática.

 Políticas de Educação Ambiental (Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e Decreto

nº 4. 281 de 25 de junho de 2002).

Formar e preparar cidadãos para a reflexão crítica e para uma ação social corretiva ou transformadora do sistema. Incentivar à participação individual e coletiva, permanente e responsável na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania.

 Disciplina de Libras (Decreto nº 5.626/ 2005)

O ensino de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, não deve ser exclusiva para a comunidade surda e sim ela deve ser ofertada para todos os brasileiros assim atingindo uma gama da população garantindo e contribuindo para uma maior inclusão social deste publico.

Enfoques: respeito às diferenças e as demais formas de vida; ética; cidadania; política publica;

- Preservação e conservação; sustentabilidade; consumo consciente; cidadania; a importância da ação educativa nas questões ambientais; política publica; biodiversidade; - Movimento de inclusão; operacionalização e ações adequadas à Libras; difusão da Libras; políticas publicas Libras; a cidadania; salas de recursos de Libras; processo de ensino-aprendizagem de Libras, Libras no Ensino Regular; Libras como disciplina curricular desde o Ensino Infantil.

(3)

As Atividades Complementares poderão ser cumpridas em eventos organizados pela própria Faculdade, bem como por outras instituições de reconhecida idoneidade, desde que a atividade tenha relação com o Curso de Acadêmico.

Não serão consideradas Atividades Complementares as horas cumpridas em atividades pertencentes à Carga Horária da Grade Curricular do Curso (atividades que fazem parte das disciplinas do currículo do curso acadêmico), atividade de monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) ou de Estágio Supervisionado.

São consideradas Atividades Complementares de caráter:

 Acadêmico: Curso de Aperfeiçoamento e Extensão Profissional, Cursos on-line, Fórum, Oficinas, Participação em Programas de Monitoria, eventos relacionados à área do Curso de Graduação, e Estágios extracurriculares.

 Científico: Participação em Programas institucionalizados de Iniciação Científica, Colóquio, Congresso, Fórum de Debates, Participação em grupos de estudos e de pesquisa credenciados pela instituição, e Produção Científica relacionada à área do curso de graduação.

 Cultural: Filmes, Teatros, Museus, Feiras, Exposições, Espaços Culturais, Livros, Textos, Artigos, Revistas, Palestras, Encontros, Congressos, Conferências, Seminários, Simpósios, Oficinas, Visitas Técnicas, Atividades de Monitoria, Atividades de Responsabilidade Social, Prestação de Serviços a Comunidade, Mostras, Workshops, Monitoria, Intercâmbio, Conselhos de Classe entre outras.

Para a entrega da pasta (encadernada) será necessária anexar comprovantes comprobatórios da realização das Atividades Complementares. São comprovantes válidos originais e cópia para visto confere da equipe de Coordenação das Atividades Complementares: atestado,

declaração ou certificado emitido pelo órgão organizador do evento, programa ou conteúdo da atividade com a carga horária, cópia da inscrição, comprovante de

(4)

pagamento, crachá de identificação, folhetos, folders, cópia da capa do livro, do filme, do texto, do artigo, da revista, etc.

Procedimento para a Entrega das Atividades Complementares

Resenha: o aluno deverá produzir uma resenha, para cada atividade realizada,

conforme modelo da IES, o texto da crítica deve expressar um relato claro e conciso, deve haver manifestação do autor da resenha interpretando, problematizando, expressando opinião sobre o assunto acrescentando informações relevantes sob o ponto de vista do aluno, que não foram consideradas. Por motivos terminantemente pedagógicos o relatório da resenha não poderá ser datilografia, ou apresentada em qualquer outra mídia – que não seja o formato solicitado escrito a próprio punho.

Conforme critério Legislação Vigente, tais atividades devem ser adequadas à formação complementar do aluno, cujos temas sejam relacionados e contextualizados ao curso escolhido pelo acadêmico, em caso de dúvidas quanto à aceitação ou não da atividade consultar sempre a equipe responsável pelas Atividades Complementares.

O número de horas a ser creditado ao aluno por atividades internas e externas será determinado pelo Coordenador do Curso conforme tabela em vigor.

O acadêmico é o responsável pela guarda e organização de sua documentação, devendo anexar todas as suas declarações e certificados, em ordem cronológica, em uma pasta arquivo. Ao final de cada semestre, esta pasta (encadernada) deve ser apresentada ao coordenador do curso e ou coordenador das Atividades Complementares para que estes avaliem a documentação apresentada e emita um parecer validando as atividades julgadas adequadas.

OBSERVAÇÕESIMPORTANTES:

Compete à equipe da Coordenação de Curso ou das Atividades Complementares, orientar os estudantes e fornecer informações necessárias quanto à adequação da documentação, bem

(5)

como incentivá-los ao cumprimento dessas atividades. Nesse sentido, é importante que estas atividades sejam cumpridas ao longo do curso evitando transtornos nos últimos períodos.

As Atividades Complementares receberão registro de carga horária de acordo com a Tabela inserida no Quadro Anexo, observando o limite máximo por evento, sendo obrigatório o seu cumprimento no decorrer do curso, os mesmos são avaliados ao término de cada semestre em conjunto com o relatório. As Atividades deverão ser realizadas fora do horário das aulas regulares, exceto atividades ministradas pela IES.

A avaliação das Atividades Complementares será realizada pela equipe da Coordenação Acadêmica do Curso.

Caso o aluno, ao encerrar-se o ano letivo correspondente ao seu último ano de curso, ainda não tenha integralizado a carga horária de no mínimo 200 (duzentas) horas de Atividades Complementares, estará impedido de receber o Certificado de Conclusão do Curso.

As demais normas que regulas as Atividades Complementares poderão ser consultadas no Regimento que rege o assunto.

De acordo com especificações, as atividades deverão ser entregues em PASTA L nas seguintes especificações de acordo com cada curso:

Curso Cor da Pasta

Administração de Empresas Azul

Recursos Humanos Transparente Logística Amarela Pedagogia Fumê/Preta

(6)

QUANDODECLARAÇÕESECERTIFICADOSNÃOCONSTAREMCARGAHORÁRIA

ESPECÍFICASERÁ UTILIZADAA SEGUINTEPONTUAÇÃO:

Quadro de atividades

Atividades Carga Horária Máxima Carga Horária

Por Atividade

Comprovante a ser apresentado junto à resenha para

contagem carga horária Palestras, seminários, congressos e conferências. 40h De acordo com especificação contida no comprovante apresentado Certificado de participação expedido pela entidade organizadora

Pesquisa 40h A ser definida pelo

Professor responsável

Relatório do Professor orientador

Iniciação científica 40h A ser definida pelo

Professor responsável

Relatório do Professor orientador

Monitoria 40h A ser definida pelo

Professor responsável

Relatório do Professor orientador

Disciplinas não previstas no currículo pleno do curso 80h Carga horária da disciplina Aprovação na disciplina Leitura de revistas especializadas

10h 02 horas por revista Resenha a ser apresentada ao coordenador Estudo de idioma

estrangeiro

40h (por idioma) De acordo com a especificação contida no comprovante apresentado Declaração ou certificado expedido pela instituição responsável

Filmes 20h 02 horas por filme Resenha a ser

apresentada ao coordenador

Teatro 20h 02 horas por

espetáculo

Resenha a ser apresentada ao coordenador

Trabalho voluntário 40h De acordo com

especificação contida no comprovante apresentado Declaração ou certificado expedido pela instituição responsável

Referências

Documentos relacionados

As regulamentações destas práticas pedagógicas são efetuadas pelos dispositivos do Ministério da Educação ou pelas agências responsáveis por gerenciamento

Coeficiente de partição (n-octanol/água): N.D./N.A. Temperatura de auto-ignição: N.D./N.A. Temperatura de decomposição: N.D./N.A. Propriedades comburentes: N.D./N.A. N.D./N.A.=

No laboratório de Manejo e Instrumentação na Irrigação foram construídos e calibrados dois Sistemas de Aquisição de dados (SAD’s), em que cada um deles

Objetivo: Caracterizar os indicadores de produção assistencial de enfermeiros em relação às atividades dos demais profissionais da equipe de saúde da Atenção Básica

Se uma empresa captar recursos no mercado, fizer empréstimos a juros, trabalhar com crédito, administrar consórcios, e se denominar factoring, será uma designação

2011, é o espaço de interlocução do governo com os servidores públicos, através de suas entidades representativas, para o estabelecimento de diretrizes gerais

A) óleos de motor diesel, óleos de motor a gasolina, óleos de engrenagens.. B) óleos de engrenagens, óleos de motor a gasolina, óleos de

Para comunicação com pais e responsáveis por envio de e-mail, você pode utilizar a tela de “Envio de E- mail”, na qual consegue enviar, de uma única vez, e-mail para todos os pais