• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DE BOLSA DE MÉRITO ESPECIAL (ANO LECTIVO 2017/2018)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DE BOLSA DE MÉRITO ESPECIAL (ANO LECTIVO 2017/2018)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DE BOLSA DE MÉRITO ESPECIAL

(ANO LECTIVO 2017/2018)

1

Artigo 1.º Objectivos

O presente Regulamento define as regras de atribuição da Bolsa de Mérito Especial, adiante designada por Bolsa, que visa incentivar e apoiar os estudantes com melhor classificação escolar e que pretendem frequentar o ensino superior ou que já se encontrem a frequentá-lo, proporcionando-lhes um bom ambiente e as melhores condições de aprendizagem a fim de formar quadros qualificados para Macau.

Artigo 2.º

Condições de candidatura

1. Ser residente permanente da Região Administrativa Especial de Macau;

2. Frequentar um curso de licenciatura, em regime de frequência obrigatória e a tempo inteiro, em instituições de ensino superior constantes no ranking mundial das universidades publicado pelo jornal britânico TIMES.

1) Podem candidatar-se à Bolsa os estudantes que frequentem qualquer curso nas universidades classificadas entre as 100 melhores no ranking mundial, ou 2) Podem candidatar-se à Bolsa os estudantes que frequentem qualquer curso nas

universidades classificadas até ao 50.º lugar do ranking mundial, por áreas dos cursos, mas apenas serão aceites os estudantes que frequentem as áreas dos cursos classificados destas universidades;

3. Frequentar um curso de licenciatura, em regime de frequência obrigatória e a tempo inteiro, numa das instituições de ensino superior classificadas entre as 10 melhores de outros rankings mundiais de reconhecido mérito, mas que não estão previstos no anexo, carecendo, no entanto, de apreciação e aceitação por parte da Fundação Macau.

4. Os candidatos não devem ser detentores de grau académico igual ou superior ao conferido pelo curso a cuja frequência se destina a Bolsa a que se candidatam. 5. Um estudante só poderá efectuar um pedido de candidatura e após a instrução do

pedido, poderá efectuar a alteração dos dados inicialmente apresentados relativamente à instituição de ensino superior e à área do curso a frequentar dentro do prazo previsto no n.º 1 do artigo 7.º.

(2)

REGULAMENTO DE BOLSA DE MÉRITO ESPECIAL

(ANO LECTIVO 2017/2018)

2

Artigo 3.º Número de vagas

1. Número de vagas a atribuir:

Grupo de estudantes Estudantes que se encontram a frequentar o último ano do ensino secundário complementar ou o ano pré-universitário Estudantes que se encontram a frequentar o ensino superior Ásia 9 5 Oceania 5 3 Europa 11 5

América e outras regiões 9 8

Total 55

2. Se as vagas para um grupo de estudantes de uma determinada região não forem preenchidas, essas vagas serão distribuídas pelos candidatos do outro grupo da mesma região; Se as vagas de uma região não forem preenchidas, essas vagas serão distribuídas pelos candidatos da região com maior número de candidatos e que preencham os requisitos de atribuição da Bolsa, e a distribuição será feita proporcionalmente.

Artigo 4.º

Montante e periodicidade da Bolsa

1. O montante da Bolsa é fixado de acordo com a tabela seguinte: Local de

frequência

Ásia Oceania / Europa /

América e outras regiões Interior da China Outros países ou regiões

Montante anual 80 000 patacas 140 000 patacas 320 000 patacas

N.º de vagas

(3)

REGULAMENTO DE BOLSA DE MÉRITO ESPECIAL

(ANO LECTIVO 2017/2018)

3

2. Período de atribuição da Bolsa:

1) O período máximo de atribuição da Bolsa corresponde ao período mínimo da frequência até a conclusão do curso.

2) Se o curso incluir duas partes, a licenciatura e o grau seguinte, como por exemplo em Inglaterra, onde os cursos de 4 anos incluem uma licenciatura de 3 anos e um mestrado de 1 ano, a Bolsa será atribuída apenas até ao período mínimo de frequência e conclusão da licenciatura, ou seja, 3 anos.

Artigo 5.º Obrigações do bolseiro

1. Prestar com exactidão todas as declarações e apresentar todos os documentos comprovativos necessários.

2. Informar a Fundação Macau das alterações dos dados pessoais, tais como, endereço de residência, dados de contacto e conta bancária.

3. Obter aprovação a todas as disciplinas e concluir o curso no prazo previsto.

4. Não mudar de curso ou instituição de ensino superior que está a frequentar sem prévio consentimento escrito da Fundação Macau.

5. Dar conhecimento imediato à Fundação Macau, das circunstâncias que possam prejudicar, directa ou indirectamente, o seu rendimento escolar.

6. No caso de o bolseiro faltar ao cumprimento das obrigações referidas nos cinco números anteriores pode a Fundação Macau determinar a suspensão ou a cessação definitiva da bolsa.

7. Regressar à Região Administrativa Especial de Macau ou ao Interior da China, no prazo de seis meses após a conclusão do curso, para prestar serviço durante um período consecutivo nunca inferior ao número de anos de duração da bolsa, e, no caso de não o poder fazer, por continuar a sua formação, em cursos de grau mais avançado, em cursos de formação profissional ou em cursos com certificado relacionados com a área da licenciatura em regime de frequência obrigatória e a tempo inteiro, ou por outros motivos que sejam compatíveis com os objectivos da atribuição da “Bolsa de Mérito Especial”, deve informar a Fundação Macau, por escrito, para efeitos de adiamento do cumprimento da obrigação, a fim de obter o consentimento escrito da Fundação Macau, não podendo, contudo, o adiamento

(4)

REGULAMENTO DE BOLSA DE MÉRITO ESPECIAL

(ANO LECTIVO 2017/2018)

4

exceder três anos, salvo casos excepcionais.

Artigo 6.º

Documentos necessários à instrução do pedido

1. Os documentos necessários à instrução do pedido são os seguintes:

1) O estudante deve efectuar o preenchimento online do Boletim de Candidatura, através do sistema de candidatura online relativo à “Bolsa de Mérito Especial”, que se encontra disponível no website da Fundação Macau, e depois deve imprimir o boletim devidamente preenchido e entregá-lo no local de candidatura;

2) Fotocópia do documento de identificação do candidato;

3) Certificado das notas escolares obtidas: caso o candidato seja um estudante que esteja a frequentar o último ano do ensino secundário ou o curso preparatório para ingressar no ensino superior será a média das notas obtidas no presente ano lectivo; caso o candidato seja um estudante que pretenda frequentar qualquer uma das instituições do ensino superior em Inglaterra terá de apresentar as notas obtidas no exame GCE A-Level; caso o candidato seja um estudante que esteja a frequentar um curso do ensino superior, neste caso, deve apresentar as notas de todos os anos e a média das classificações obtidas nas disciplinas concluídas;

4) Documento comprovativo da participação, nos últimos três anos, em actividades relevantes ou em competições locais, nacionais ou internacionais, e da classificação obtida, se classificado nos três primeiros lugares ou em situação de igualdade, não sendo levada em consideração a classificação declarada na falta deste documento comprovativo;

5) Documento comprovativo da inscrição ou admissão no curso a frequentar.

2. Todos os documentos entregues conjuntamente com a candidatura não serão devolvidos.

Artigo 7.º

(5)

REGULAMENTO DE BOLSA DE MÉRITO ESPECIAL

(ANO LECTIVO 2017/2018)

5

1. Os estudantes devem entregar, pessoalmente ou por via postal, o boletim de candidatura impresso nas instalações da Fundação Macau, sita em Macau, na Avenida de Almeida Ribeiro, n.ºs 61-75, Circle Square, 7.º andar, entre 1 e 21 de Agosto, acompanhado dos documentos indicados no artigo anterior.

2. Não será considerada qualquer candidatura apresentada fora do prazo estabelecido.

Artigo 8.º

Publicação dos resultados e reclamação

1. Os resultados serão publicados no website da Fundação Macau até ao dia 28 de Setembro, inclusive, sendo os estudantes seleccionados notificados do resultado, por escrito, dentro do mesmo prazo.

2. Os candidatos não seleccionados e que não estejam satisfeitos com os resultados da avaliação podem apresentar uma reclamação por escrito à Fundação Macau até ao dia 13 de Outubro, inclusive.

Artigo 9.º Selecção

Os candidatos são seleccionados atendendo à região e ao grupo e os critérios de selecção obedecem à pontuação seguinte, sendo o critério preferencial e prioritário a média mais alta na avaliação geral:

1) O critério de selecção, relativo à posição da universidade a frequentar, no ranking mundial é valorado em 30% e é encontrado da seguinte forma:

- Se a universidade for uma das mencionadas na alínea 1) do n.º 2 do artigo 2.º e estiver classificada de 1 a 10, obtém 30 valores; se estiver classificada de 11 a 20, obtém 27 valores; se estiver classificada de 21 a 30, obtém 24 valores; se estiver classificada de 31 a 40, obtém 21 valores; se estiver classificada de 41 a 50 obtém 18 valores, se estiver classificada de 51 a 60 obtém 15 valores; se estiver classificada de 61 a 70 obtém 12 valores; se estiver classificada de 71 a 80 obtém 9 valores; se estiver classificada de 81

(6)

REGULAMENTO DE BOLSA DE MÉRITO ESPECIAL

(ANO LECTIVO 2017/2018)

6

a 90 obtém 6 valores e, finalmente, se estiver classificada de 91 a 100 obtém 3 valores.

- Se a universidade for uma das mencionadas na alínea 2) do n.º 2 do artigo 2.º e se encontrar classificada de 1 a 5 obtém 30 valores; se estiver classificada de 6 a 10 obtém 27 valores; se estiver classificada de 11 a 15 obtém 24 valores; se estiver classificada de 16 a 20 obtém 21 valores; se estiver classificada de 21 a 25 obtém 18 valores; se estiver classificada de 26 a 30 obtém 15 valores; se estiver classificada de 31 a 35 obtém 12 valores; se classificada de 36 a 40 obtém 9 valores; se estiver classificada de 41 a 45 obtém 6 valores e, finalmente, se estiver classificada de 46 a 50 obtém 3 valores.

- Se a universidade for uma das mencionadas no número 3 do artigo 2.º, e se encontrar classificada em 1o obtém 30 valores; se estiver classificada em 2o obtém 27 valores; se estiver classificada em 3o obtém 24 valores; se estiver classificada em 4o obtém 21 valores; se estiver classificada em 5o obtém 18 valores; se estiver classificada em 6o obtém 15 valores; se estiver classificada em 7o obtém 12 valores; se estiver classificada em 8o obtém 9 valores; se estiver classificada em 9o obtém 6 valores e, finalmente, se estiver classificada em 10o obtém 3 valores.

- Se o estudante se candidata tanto pelo ranking da universidade como pelo da área do curso, a escolha é efectuada tendo em conta a pontuação mais alta do ranking.

2) A selecção será feita tendo em conta a nota média de estudo que é valorada em 60%, de acordo com o seguinte critério:

- As notas médias dos exames de graduação, caso o candidato seja um estudante que complete o ensino secundário ou seja finalista do curso preparatório para ingressar no ensino superior neste ano lectivo; as notas obtidas no exame GCE A-Level, caso o candidato seja um estudante que pretenda frequentar qualquer uma das instituições do ensino superior em Inglaterra; as notas acumuladas do curso, caso o candidato seja um estudante que esteja a frequentar o curso do ensino superior;

(7)

REGULAMENTO DE BOLSA DE MÉRITO ESPECIAL

(ANO LECTIVO 2017/2018)

7

- Se a média do estudante for igual a 100 valores, numa escala de 0 a 100 valores, obterá 60 valores na avaliação geral através da utilização do método de cálculo proporcional;

- Se a média do ano lectivo não estiver no sistema percentual, esta será calculada de acordo com a seguinte fórmula:

Notas escolares obtidas

X 100 Pontuação máxima

- Se o candidato não puder entregar o documento comprovativo da média escolar em valor numérico, o cálculo é feito de acordo com a informação prestada pelo candidato, sendo mais uma vez utilizada esta fórmula do cálculo.

3) Caso o estudante tenha participado nos últimos três anos em actividades relevantes ou em competições locais, nacionais ou internacionais, e se ficou classificado nos três primeiros lugares ou em situação de igualdade, ser-lhe-á atribuído, por cada actividade ou competição, mais 2 valores até ao máximo de 10 valores, representando 10% da avaliação geral. Contudo, caso seja atribuído ao estudante um ou mais prémios em actividades do mesmo tipo, organizadas pela mesma instituição e durante o mesmo ano então considera-se, para termos de contagem de actividades, somente uma actividade ou uma competição e, como tal, só um prémio.

4) Se no final da selecção dos candidatos se chegar a uma situação em que vários candidatos obtiveram a mesma pontuação, então a ordem de aceitação será feita de acordo com a média dos estudos, ou seja, da nota mais alta até à mais baixa.

Artigo 10.º

Documentos a entregar pelos estudantes seleccionados

Os estudantes seleccionados devem efectuar a entrega dos seguintes documentos, até ao dia 13 de Outubro, sob pena de lhes ser cancelada a bolsa concedida:

(8)

REGULAMENTO DE BOLSA DE MÉRITO ESPECIAL

(ANO LECTIVO 2017/2018)

8

2) Declaração assinada pelo próprio, comprometendo-se a cumprir as obrigações de bolseiro e a trabalhar na Região Administrativa Especial de Macau ou no Interior da China, após a conclusão do curso;

3) Documento bancário onde conste o nome e o número da conta bancária e o nome da instituição bancária;

4) Documento comprovativo do pagamento das propinas, fotocópia do certificado de matrícula ou do certificado de frequência.

Artigo 11.º

Atribuição e renovação da bolsa

1. A Bolsa é concedida pelo período de um ano e é paga em duas prestações semestrais, sendo o valor correspondente depositado pela Fundação Macau directamente na conta do bolseiro;

2. A Bolsa pode ser renovada, anualmente, até à conclusão do curso no prazo mínimo de sua frequência, mediante a entrega, até 31 de Outubro de cada ano, do certificado de aproveitamento e de matrícula no ano lectivo seguinte, emitido pela escola.

3. Na impossibilidade de cumprir o prazo indicado no número anterior, casos de situações originadas por calendários académicos diferentes ou outros casos especiais, o bolseiro deve apresentar, em tempo útil, uma justificação escrita à Fundação Macau, sob pena da suspensão da Bolsa.

4. A não entrega, até 60 dias depois do termo do prazo previsto no n.º 2 deste artigo, dos documentos necessários à renovação da Bolsa, dará origem à sua cessação automática sem prejuízo das situações originadas por calendários académicos diferentes, e com prévio acordo do Conselho de Administração.

Artigo 12.º Acumulação de bolsas

Os bolseiros não podem receber, cumulativamente, bolsas de outras instituições de forma continuada, salvo prémios pecuniários de prestação única ou isenções ou

(9)

REGULAMENTO DE BOLSA DE MÉRITO ESPECIAL

(ANO LECTIVO 2017/2018)

9

reduções de propinas concedidas por outras instituições através das escolas ou pelas próprias escolas, devendo contudo comunicar esse facto por escrito e com antecedência à Fundação Macau.

Artigo 13.º Cessação da bolsa

A Bolsa pode cessar ocorrendo um dos seguintes factos: 1) Se o bolseiro prestar falsas declarações;

2) Se o bolseiro não tiver obtido aprovação em todas as disciplinas em cada ano lectivo do curso;

3) Se o bolseiro for punido ou condenado em processo disciplinar ou criminal; 4) Se o bolseiro mudar de curso ou de instituição de ensino superior e isso

implicar a perda de um ou mais anos de estudos;

5) Se o bolseiro mudar para um curso ou instituição de ensino superior que não conste da lista a que se refere o ranking referido no n.º 2 do artigo 2.º deste Regulamento e que não seja considerado um curso ou instituição de ensino superior subsidiados, excepto em casos especiais com autorização prévia e escrita do Conselho de Administração da Fundação Macau;

6) Se o bolseiro suspender a frequência do curso, excepto por motivos de saúde ou casos especiais, devidamente justificados e após obtenção de autorização, prévia e escrita, da Fundação Macau;

7) Se o bolseiro desistir da frequência do curso.

Artigo 14.º Sanções

1. Se ocorrer uma das situações previstas nas alíneas seguintes, o bolseiro tem que reembolsar os montantes recebidos, acrescidos de um montante adicional a título de penalização;

1) Se o bolseiro estiver numa das situações mencionadas nas alíneas 1), 3) e 7) do artigo anterior, tem que reembolsar todos os montantes recebidos, acrescidos de 15% a título de penalização;

(10)

REGULAMENTO DE BOLSA DE MÉRITO ESPECIAL

(ANO LECTIVO 2017/2018)

10

6) do artigo anterior, tem que reembolsar todos os montantes recebidos, acrescidos de 5% a título de penalização;

3) Se o bolseiro faltar ao cumprimento da obrigação referida no n.º 7 do artigo 5.º, tem de reembolsar todos os montantes recebidos, acrescidos de 10% a título de penalização;

4) Se o bolseiro não cumprir o período de prestação de serviço, previsto no n.º 7 do artigo 5.º, no prazo estipulado pela Fundação Macau, tem de reembolsar uma parte proporcional dos montantes recebidos, acrescidos de 10% a título de penalização, conforme a fórmula abaixo indicada:

Valor a reembolsar =

número de anos de prestação de serviços em Macau e no Interior da China que o bolseiro ainda tem

de cumprir x montantes recebidos x110%

número de anos de duração da bolsa

2. O pagamento dos montantes referidos no número anterior pode ser efectuado numa das seguintes formas:

1) O reembolso e a penalização, numa prestação única, no prazo de doze meses, a contar do mês seguinte ao da notificação do bolseiro relativa à cessação da bolsa ou da verificação do incumprimento;

2) Em prestações trimestrais, a contar do mês seguinte àquele em que ocorreu a notificação da cessação ou da verificação do incumprimento de obrigações e dentro do prazo de n+2 anos (n=número de anos de duração da bolsa), não podendo o valor anual do reembolso e da penalização ser inferior ao fixado pelo Conselho de Administração da Fundação Macau.

3) Se o bolseiro não indicar a forma de reembolso, será adoptada, automaticamente, a forma indicada na alínea anterior.

3. O reembolso e a penalização só podem ser adiados ou suspensos em casos especiais, com autorização prévia e escrita do Conselho de Administração da Fundação Macau.

(11)

REGULAMENTO DE BOLSA DE MÉRITO ESPECIAL

(ANO LECTIVO 2017/2018)

11

estiver obrigado, caso ocorram factos de força maior, nomeadamente, doença grave ou acidente, devendo para tal solicitar, por escrito, e fazer prova dos factos invocados, em requerimento dirigido ao Conselho de Administração da Fundação Macau.

5. Se o bolseiro não cumprir o estipulado, relativamente ao reembolso dos montantes recebidos e à penalização, assumirá todas as responsabilidades legais que ao caso couberem.

Artigo 15.º Disposições finais

1. O bolseiro deve prestar informações verdadeiras e correctas.

2. Se a universidade ou o curso que está a frequentar não corresponderem à universidade ou ao curso indicados na candidatura, a Bolsa concedida será cancelada.

Artigo 16.º

Alterações ao Regulamento

1. Este Regulamento pode, em qualquer momento, ser objecto de alterações, as quais produzem efeitos, salvo estipulação em contrário, nas candidaturas posteriores à data da respectiva alteração.

2. As alterações não podem prejudicar os interesses do titular de direitos adquiridos.

Artigo 17.º Casos Omissos

1. Os casos omissos neste Regulamento e as dúvidas suscitadas pela aplicação do mesmo são interpretados e resolvidos pela Fundação Macau.

2. São aplicáveis às deliberações da Fundação Macau as disposições do Código do Procedimento Administrativo.

Referências

Documentos relacionados

  O CONTRATANTE/Hóspedes se comprometem a não embarcar com ou carregar em suas bagagens, bebidas alcoólicas, substâncias entorpecentes ilícitas, armas de

O objetivo deste trabalho foi por meio da apresentação de um caso clínico realizar uma revisão de literatura sobre a utilização de enxerto ósseo em áreas estéticas da maxila para

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14.. No que diz respeito ao estudo a ser desenvolvido, foram consideradas edificações térreas, assobradadas e de vários pavimentos,

Este artigo relata a experiência da utilização da fotografia digital como ferramenta na Educação Ambiental, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental

[r]

Os docentes que tenham a seu cargo estas turmas podem optar por escolher a forma como vão avaliar os seus alunos, não tendo obrigatoriamente que fazer duas fichas de avaliação

Buscar por guia de temas para: • Encontrar conteúdos sobre um tema • Refinar um tema muito amplo • Descobrir novos termos de busca ao inicio de uma pesquisa Opções Busca

Deve receber o mesmo pagamento da conta dos feriados públicos e fins de semana quando tira um dos seus cinco dias de férias adi- cionais ao qual tem especial direito, de acordo com