• Nenhum resultado encontrado

MANUAL CONTRIBUINTE ISSQN. d e N ov a Fr i b u r g o

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL CONTRIBUINTE ISSQN. d e N ov a Fr i b u r g o"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

CONTRIBUINTE

N O V O S I S T E M A D E N O V O S I S T E M A D E N O V O S I S T E M A D E N O V O S I S T E M A D E S I S T E M A E L E T R Ô N I C O

ISSQN

d e N o v a F r i b u r g o

(2)

A Fazenda Municipal tem como prioridade aplicar os mais avançados conceitos de tecnologia na gestão dos tributos municipais, proporcionando ao administrador público e ao contribuinte mais conforto, eficiência e produtividade.

O Decreto nº. 59, de 04 de março de 2010, altera o regulamento do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza ISSQN trazendo como novidade tecnológica a NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente Padrão ABRASF, o RANFS® - Recibo Auxiliar da Nota Fiscal de Serviços, a Declaração Eletrônica de Serviços DES e o Livro Fiscal Eletrônico.

O controle do Documento Fiscal será realizado através do Selo Digital Inteligente onde o corpo de fiscalização através da decodificação de uma imagem de 2D (duas dimensões), certificará a autenticidade do referido documento, eliminando as possibilidades de fraudes.

A evolução tecnológica será realizada de forma a enquadrar a nova sistemática de gestão com o perfil de cada contribuinte onde estes receberão todas as orientações, treinamentos, cartilhas e toda a assistência necessária.

Entendemos que a Responsabilidade Fiscal passa pela gestão na busca do equilíbrio do conceito de Justiça Fiscal com foco na eliminação da evasão fiscal e redução da tão conhecida prática da concorrência desleal.

Esperamos com as ações de modernização do Município de Nova Friburgo

disponibilizar a sociedade maior transparência das nossas ações e busca do incremento

da arrecadação sem aumento de alíquotas, mas com maior eficiência na gestão dos impostos que nos possibilitará ampliar os investimentos na área social e na busca de uma cidade cada dia mais justa e equilibrada.

Nova Friburgo, 04 de Março de 2010.

Heródoto Bento de Mello Prefeito Municipal

(3)

NOVA FRIBURGO · · · · · · · ·

A inserção do relacionamento eletrônico entre o Contribuinte e o Município; A introdução da NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente

Introdução do RPS - Recibo Provisório de Serviços;

A introdução do Selo Digital - SD com elemento de segurança quando da aprovação das novas AIDF's;

A introdução da Declaração eletrônica de Serviços - DES; Introdução do Cadastro eletrônico de Contribuinte - CeC ; Introdução do Auto de Infração Eletrônico.

Introdução do RANFS® - Recibo Auxiliar da Nota Fiscal de Serviços.

;

®

AS MELHORIAS IMPLANTADAS PARA BENEFÍCIO DO CONTRIBUINTE

· · · · · · · · · · ·

Emissão de NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente, com elementos gráficos de segurança, através de acesso direto ao banco de dados do Município;

Antes de finalizar a emissão da NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente o

Contribuinte poderá gerar um “rascunho” para posterior validação/correção dos dados registrados;

Registrar na NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente as retenções de tributos federais;

Permite consultar via Internet se a NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente é válida ou não;

Ao preencher o CNPJ ou o CPF do tomador, com sede no Município de Nova Friburgo, os dados serão preenchidos automaticamente;

A partir da segunda emissão de NFeI® - Nota Eletrônica Inteligente para contribuinte de fora do Município, ao preencher o CNPJ ou o CPF do tomador, os dados também serão preenchidos automaticamente.

Permite consultar a lista de NFeI® - Notas Fiscais Eletrônicas Inteligente emitidas; Permite a emissão de NFeI® Avulsa - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente Avulsa; O imposto será gerado através do processamento da NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente e do RANFS® e ainda pela DESque será encaminhada via Internet; O CeC® permite que as empresas sediadas no Município possam realizar eletronicamente o cadastro e a atualização do mesmo quando necessário;

O CeC® permite que empresas sediadas fora do Município possam solicitar o cadastramento para emissão de NFe® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente, quando prestarem serviços no Município de Nova Friburgo ou emissão do RANFS® quando prestarem serviços para tomadores do Município.

(4)

DECLARAÇÃO DO MOVIMENTO FISCAL

DOCUMENTOS FISCAIS QUE SERÃO UTILIZADOS

Através do site da Prefeitura os Contribuintes do Município de Nova Friburgo poderão realizar o Cadastro eletrônico de Contribuinte - CeC® confirmando as informações da empresa que serão disponibilizadas na tela ou ainda proceder a sua atualização para que possam, a partir da aprovação da Autoridade Fiscal, iniciarem o relacionamento eletrônico junto ao Município de Nova Friburgo, emitindo NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente, bem como solicitando e recebendo informações de interesse das partes.

Permite ainda que empresas sediadas fora do Município possam solicitar o cadastramento para emissão do RANFS®.

O Software DES - Declaração eletrônica de Serviços será disponibilizada na Internet juntamente com o Manual de Utilização onde o Contribuinte encontrará todas as informações necessárias para o correto preenchimento dos dados relativos aos documentos fiscais emitidos, tomados, cancelados e extraviados.

Depois de registrado todas as informações durante o mês, o Contribuinte deverá gerar e enviar o arquivo eletronicamente até o dia 10 de cada mês subseqüente ao da prestação ou dos serviços tomados.

®

Deverão ser utilizadas por todos os Prestadores de Serviços do Município de Nova Friburgo conforme Decreto nº 059 de 04/03/2010.

Serão utilizadas pelos contribuintes até 30 de junho de 2010, de acordo com o Decreto nº 059 de 04/03/2010.

NFeI - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente

(5)

NOTA FISCAL ELETRÔNICA INTELIGENTE

PROCEDIMENTO PARA SUBSTITUIR UMA NFeI® NOTA FISCAL ELETRÔNICA INTELIGENTE

CONTRIBUINTES EM REGIME DE ESTIMATIVA

CONTRIBUINTES EM REGIME DO SIMPLES NACIONAL

CONTRIBUINTES COM ATIVIDADE MISTA

O cancelamento da NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente poderá ser realizado pelo contribuinte até o dia 10 do mês subsequente ao da emissão da Nota. Após esse prazo somente poderá ser cancelada mediante procedimento fiscal, com a obrigatória apresentação da guia original quitada e solicitação por escrito.

A substituição da NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente por outra poderá ser realizada pelo contribuinte até o dia 10 do mês subsequente ao da emissão da Nota. Após esse prazo somente poderá ser cancelada mediante procedimento fiscal, com a obrigatória apresentação da guia original quitada e solicitação por escrito.

Em caso de substituição de uma NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente por outra, o sistema cancelará a nota substituída e será registrado o vinculo entre a nota substituída e a substituta.

No que se refere ao tratamento tributário nada muda em relação a estes Contribuintes, que deverão emitir NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente de acordo com o Decreto 059 de 04/03/2010.

Os contribuintes optantes pelo regime do Super Simples, de acordo com a L.C. 123/06 e L.C. 128/08 deverão fazer o recolhimento de seus impostos através da DAS Documento de Arrecadação do Simples Nacional, porém estará obrigado a emitir NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente.

Os Contribuintes com atividade mista e que se utilizam de Notas Fiscais somente de serviços deverão, utilizar a NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente nos termos do Decreto 059, de 04/03/2010.

(6)

PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS

O DAM Documento de Arrecadação Municipal será gerado com base nos dados das NFeI®´s - Notas Fiscais eletrônicas emitidas, RANFS® recebidos, caso haja a retenção, e DeS® transmitidas.

O contribuinte deverá acessar o site da Prefeitura ou ainda

e imprimir as guias disponíveis.

Os profissionais autônomos deverão realizar o Cadastramento Eletrônico e continuam sujeitos ao pagamento do valor fixo do imposto e demais obrigações da legislação em vigor.

CONHEÇAA SEGUIR OS MODELOS:

Ø

Ø

Ø

Ø

Ø

NFeI NOTA FISCAL ELETRÔNICA INTELIGENTE SDI SELO DIGITAL INTELIGENTE

GUIA DO DOCUMENTO DE ARRECADAÇÃO MUNICIPAL DAM RANFS REGISTRO AUXILIAR DE NOTA FISCAL DE SERVIÇO RPS RECIBO PROVISÓRIO DE SERVIÇO

®

-www.pmnf.rj.gov.br www1.webiss.com.br/rjnovafriburgo

(7)

Elemento gráfico de Segurança para autenticar o documento, contendo dados variáveis do documento

eletrônico.

Número do Documento Fiscal Eletrônico gerado na

emissão da NFe I - Nota Fiscal Eletrônica

(8)

Como deve ser emitida a NFeI - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente?

O que fazer em caso de eventual impedimento ou limitação para emissão da NFeI - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente?

É obrigatória a emissão de NFeI - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente?

Art. 1º)

obrigatória por todos os prestadores de serviços inscritos no Cadastro Mobiliário de

Contribuintes ou inclusive

microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo

§ 1 - Ficam excluídos da obrigatoriedade de emissão de Nota Fiscal Eletrônica os seguintes contribuintes:

I

II Contribuintes que emitem Nota Fiscal Conjunta ISS/ICMS em formulário contínuo; III Bancos e instituições financeiras;

IV Prestadores de serviços que utilizarem Cupom Fiscal homologado pela

Secretaria Municipal de Fazenda;

V- Contribuintes optantes pelo Regime Simples Nacional MEI- Micro Empresário Individual;

Considera-se NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente, o documento emitido e armazenado eletronicamente em sistema próprio da Prefeitura Municipal de Pojuca, com o objetivo de registrar as operações relativas à prestação de serviços.

®

A NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente deve ser emitida por meio da Internet no

endereço , pelos prestadores de serviços, mediante a

utilização do Login e Senha.

®

No caso de impossibilidade técnica para a emissão da NFeI - Nota Fiscal Eletrônica

Inteligente, os contribuintes deverão solicitar e manter disponíveis para emissão o Recibo

Provisório de Serviços RPS e posteriormente converte-lo em NFeI - Nota Fiscal

Eletrônica Inteligente.

®

Segundo o Decreto nº 006, de 26 de janeiro de 2010:

Fica instituída a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, denominada de Nota Fiscal Eletrônica, sendo o documento fiscal emitido e armazenado eletronicamente em sistema próprio da Secretaria Municipal de Fazenda do Município de Pojuca, de emissão

com atividade econômica no território do Município,

Simples Nacional, com o objetivo de registrar as operações relativas à prestação de serviços, conforme modelo no Anexo I.

,

contribuintes que tenham o recolhimento do ISSQN efetuado através de tributação fixa anual e desde que estejam em dia com o pagamento;

®

®

o

(9)

A NFeI - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente terá numeração sequencial específica?

Pode-se cancelar NFeI - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente emitida?

É possível a reimpressão de NFeI - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente emitida a

qualquer tempo?

Após a emissão da NFeI - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente, pode-se alterá-la?

A emissão da NFeI - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente permite o registro de

operações conjugadas (ex: mercadorias e serviços)?

A emissão de NFeI - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente permite o registro dos

dados referentes aos tributos federais?

Por tratar-se de um documento eletrônico, não há limitação de vias, podendo ser impressa de acordo com a necessidade do contribuinte. Sua impressão poderá ser dispensada na hipótese do tomador solicitar seu envio por e-mail. O prestador de serviços poderá, a qualquer tempo, reimprimir uma NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente.

®

Sim. O número da NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente será gerado pelo sistema, e é formado pelo ano como 04 (quatro) dígitos e um número sequencial com 11

posições Formato AAAANNNNNNNNNNN, (iniciando no nº 01), sendo específico para cada estabelecimento do prestador de serviços.

®

Antes da geração da guia referente ao imposto a NFeI - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente pode ser cancelada diretamente via Sistema WebISS®, após a geração da guia somente através de declaração do emitente, apresentando-a no Setor Tributário, juntamente com a cópia da NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente e declaração do tomador dos serviço (justificando-se o motivo da não aceitação).

®

Sim.

®

Sim, a NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente depois da emissão poderá ser substituída, conforme art. 56 e exceto nos casos citados no art. 9º do Decreto 006, de 26 de janeiro de 2010.

®

A NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente destina-se exclusivamente ao registro de prestação de serviços, porém a Secretaria Municipal de Fazenda poderá autorizar por regime especial a impressão da Nota Fiscal Conjunta Eletrônica, para contribuintes do ICMS, mediante convênio ou protocolo de cooperação com o Estado.

®

Sim. Os campos destinados a outros tributos (diferente do ISSQN), já se encontram disponíveis na própria NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente.

(10)

Inteligente?

A NFeI - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente poderá ser emitida englobando vários

tipos de serviços?

A data de emissão da NFeI - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente pode ser

alterada?

Qual é a data de vencimento do ISSQN referente às NFeI ´s- Notas Fiscais Eletrônicas?

Qual a garantia de que a NFeI - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente recebida é

autêntica?

O contador poderá acessar o aplicativo NFeI - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente

de seus clientes?

Quais os benefícios para quem emite NFeI - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente?

Basta realizar o CeC® - Cadastramento eletrônico de Contribuintes. ®

Não, a NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente apenas poderá englobar vários tipos de serviços desde que estes estejam relacionados a um único item da lista de serviços da LC 116, de mesma alíquota e para o mesmo tomador de serviço.

®

Não. O preenchimento da data de emissão da NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente será feito pelo próprio Sistema, onde será considerado o dia em que a mesma for gerada.

®

O vencimento segue a legislação vigente. Ocorrerá sempre no dia 20 do mês seguinte ao da prestação dos serviços, ou emissão da NFeI®, o que primeiro se efetivar.

®

Poderá ser verificada pelo site direto no acesso

anônimo, selecionar o Menu Validação NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente e preencher os campos obrigatórios.

®

Sim, mediante o Login e Senha, o contador poderá acessar todos os contribuintes que o cadastraram como contador responsável.

®

Redução de custos de impressão e de armazenagem de Nota Fiscal;

Emissão de NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente por meio da internet, com preenchimento automático dos dados do tomador dos serviços, desde que conste da base de dados cadastral do Município;

Geração automática da guia de recolhimento por meio da internet;

Possibilidade de envio de NFeI® - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente por e-mail; Maior eficiência no controle gerencial de emissão de NFeI® - Nota Fiscal o o o o o http://www.webiss.com.br/bapojuca

(11)
(12)
(13)
(14)
(15)

Referências

Documentos relacionados

Barsi avaliou nesta análise que nesta época BBAS3 encontravase com um valor patrimonial por ação (VPA) de R$ 25,34 e uma relação P/VPA (Preço/VP) de 1,12, indicando que

2.585/17 – Paulo Henrique Maiolino: Manutenção na iluminação das Ruas 43 e 80 do Bairro Parque Rodrigo Barreto.

As questões exploratórias sobre as atividades desempenhadas nos ambientes, diretamente relacionadas com o objetivo da pesquisa, abordaram os participantes sobre o ambiente

A fibra é um excelente meio de transmissão, se comparadas com fios metálicos apresentam inúmeras vantagens, como por exemplo, imunidade a interferência eletromagnética e

Marcos Justo Tramontini, em A organização social dos imigrantes: a colônia de São Leopoldo na fase pioneira (1824-1850), partiu da análise dos conflitos ocorridos

O Ensino de História na Escola Técnica Getúlio Vargas, da cidade de São Paulo criada pelo Decreto 2.118-B de 28 de setembro de 1911, não teve a disciplina de História no seu início,

sociedade. O ideal de razão pública obviamente não se aplica a essa esfera, porém, funciona como balizador das relações familiares e da construção de