• Nenhum resultado encontrado

Itaú Unibanco S.A. Condições Gerais das Operações de Desconto e/ou Cessão de Crédito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Itaú Unibanco S.A. Condições Gerais das Operações de Desconto e/ou Cessão de Crédito"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Itaú Unibanco S.A.

Condições Gerais das Operações de Desconto e/ou Cessão de Crédito Estas Condições Gerais regem a contratação de operações de Desconto e de Cessão de Crédito realizadas nas agências ou canais eletrônicos (Itaú Empresas na Internet e Central de Atendimento), cujas condições específicas são contratadas mediante digitação da senha eletrônica e/ou senha do cartão do Cliente ou gravação telefônica.

1. Partes:

1.1. Cliente: é o contratante da operação de desconto ou de cessão de crédito (“Operação de Crédito”), qualificado no contrato de abertura de sua Conta Corrente.

1.2. Itaú: é o Itaú Unibanco S.A., CNPJ n° 60.701.190/0001-04, com sede na Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha, n° 100 – Torre Olavo Setubal, São Paulo – SP.

2. Informações prévias:

2.1. Para os fins da Operação de Crédito, entende-se por:

(a) Proposta - o Cliente e o Itaú reconhecem e aceitam como válidas todas as propostas solicitadas: (a.1) nos termos do modelo constante do Anexo I do Convênio para Desconto Rotativo de Títulos, Cessão de Créditos e Cobrança (“Convênio”), que deverá ser devidamente assinado pelo(s) representante(s) legal(is) do Cliente e entregue na agência em que a Conta Corrente for mantida; (a.2) por meio eletrônico pelo Itaú Empresas na Internet; (a.3) por meio da Central de Atendimento; (a.4) diretamente na agência; e/ou (a.5) por outros meios remotos disponibilizados pelo Itaú.

(b) Limite - limite disponibilizado pelo Itaú para contratação das Operações de Crédito. Caso o Cliente tenha celebrado o Convênio, o Itaú poderá aceitar propostas de Operação de Crédito até o limite total rotativo previsto naquele instrumento;

(c) Conta Corrente - conta corrente de titularidade do Cliente em que for contratada a Operação de Crédito;

(d) Desconto - operação pela qual o Cliente transfere ao Itaú títulos de responsabilidade de terceiros e recebe em troca o valor desses títulos, deduzida a remuneração do Itaú, os tributos e as tarifas bancárias devidas. A transferência é feita com coobrigação do Cliente, ou seja, se o devedor do título não realizar o seu pagamento, o Cliente será responsável por efetuá-lo;

(e) Cessão de Crédito - operação pela qual o Cliente transfere ao Itaú créditos que possui em face das Credenciadoras ou de Devedores, conforme o caso, e permanece responsável pelo pagamento desses créditos;

(f) Credenciadoras - pessoa jurídica que credencia estabelecimentos para aceitação de cartões de crédito e/ou débito das Bandeiras como meio de pagamento na aquisição de bens e/ou serviços;

(g) Bandeiras - bandeiras processadas pelas Credenciadoras, conforme informadas no Termo de Autorização de Manutenção de Domicílio Bancário;

(h) Recebível - é, genericamente, o direito de crédito ou título cedido na Operação de Crédito;

(2)

(i) Itaú Empresas na Internet - é o serviço de “internet banking” que possibilita a comunicação eletrônica entre o Cliente e o Itaú, mediante o uso de senhas e dispositivos de segurança;

(j) Central de Atendimento - central de atendimento telefônico colocada à disposição do Cliente para contratação de Operações de Crédito. Somente o representante legal/procurador com poderes específicos está autorizado a contratar Operações de Crédito, via Central de Atendimento. O contato telefônico será gravado e a gravação poderá servir de prova para ambas as partes;

(k) Devedor(es) - é o devedor do Recebível;

(l) Carteira de Cobrança - é o conjunto de títulos entregues pelo Cliente ao Itaú para prestação dos serviços de cobrança;

(m) Serviço de Custódia e Depósito - o serviço do Itaú contratado pelo Cliente, que recebe cheques à vista ou pré-datados como meio de pagamento.

2.2. No caso de Desconto, os títulos objeto da Operação de Crédito serão duplicatas, cheques para depósito em data futura ou títulos cujos dados o Cliente entregar ao Itaú, por meio de arquivo magnético.

2.2.1. As duplicatas e os cheques poderão estar em poder do Itaú (i) para prestação dos serviços de cobrança (Carteira de Cobrança), no caso das duplicatas; (ii) em Custódia e Depósito, no caso dos cheques e caso esse serviço tenha sido contratado, ou, ainda, (iii) estes títulos poderão ser entregues endossados ao Itaú, pelo Cliente, no ato da contratação da Operação de Crédito.

2.3. A Operação de Crédito feita por meio do Itaú Empresas na Internet e da Central de Atendimento somente terá por objeto os títulos já em poder do Itaú e observará o Limite disponível no momento da sua realização.

2.4. O Itaú selecionará os Recebíveis que serão descontados ou cedidos até o valor indicado pelo Cliente, podendo recusar qualquer Recebível.

2.5. O Limite será reduzido pelo valor dos Recebíveis descontados ou cedidos e recomposto no valor dos pagamentos desses Recebíveis.

2.6. O Cliente responde pelo pagamento pontual dos Recebíveis descontados ou cedidos, inclusive dos encargos, e essa responsabilidade permanecerá até a efetiva liquidação desses Recebíveis.

2.7. Se o Recebível não for pago no vencimento, o Itaú cobrará do Devedor os juros moratórios indicados pelo Cliente e considerará que esses juros foram contratados com o Devedor, salvo nova instrução do Cliente.

2.8. Nenhum Recebível, após descontado ou cedido ao Itaú, poderá ser substituído, exceto se o Itaú assim solicitar.

2.9. Os encargos previstos nestas Condições Gerais serão informados ao Cliente no momento da contratação da Operação de Crédito e o comprovante desta contratação integrará essas Condições Gerais.

3. Modo de Pagamento - O Cliente pagará todos os valores devidos em decorrência da Operação de Crédito mediante débito na Conta Corrente.

3.1. O Cliente autoriza expressamente o Itaú a realizar tais débitos na Conta Corrente. 3.2. A insuficiência de saldo disponível na Conta Corrente constituirá atraso no pagamento. 4. Desconto – Se a Operação de Crédito tiver por objeto o Desconto de títulos, aplicar-se-á o disposto neste item.

4.1.Para efetivação da Operação de Crédito, o Cliente entregará (i) arquivo magnético contendo os dados das duplicatas (no mínimo: número, valor , data de vencimento da

(3)

duplicata, nome, CPF/CNPJ e endereço do Devedor) por meio do Itaú Empresas na Internet; e/ou (ii) cheques pré-datados entregues ao Itaú no ato da proposta ou já em poder do Itaú para prestação de Custódia e Depósito, caso o Cliente tenha contratado este serviço.

4.2. O Itaú creditará na Conta Corrente do Cliente o valor dos títulos descontados deduzidos os juros, o IOF e as tarifas bancárias incidentes e informará ao Cliente quais foram os títulos aceitos pelo Itaú para Desconto.

4.2.1. Para cálculo dos juros serão considerados a taxa de juros contratada, informada no canal de contratação da Operação de Crédito, o prazo a decorrer até o vencimento e o valor nominal de cada título. Se no dia de vencimento ou de apresentação do título não houver expediente bancário, o cálculo considerará o primeiro dia útil subsequente.

4.3. Desconto de Duplicatas:

4.3.1. O Itaú dará quitação das duplicatas a quem efetuar o pagamento. Se o pagamento for feito com cheque:

a) nominal ao Cliente, o Itaú poderá endossá-lo a seu favor; e

b) se o banco sacado o devolver, o Itaú o entregará ao Cliente e debitará o seu valor da Conta do Corrente.

4.3.2. Se no vencimento da duplicata o Devedor não fizer o pagamento ou o fizer em valor inferior ao devido, o Itaú, a seu critério, poderá (i) debitar da Conta Corrente o valor não pago, acrescido dos encargos de atraso no pagamento, calculados desde o vencimento até o efetivo pagamento e (ii) efetuar a cobrança da duplicata nos termos da prestação de serviço de cobrança.

4.4. Desconto de Cheques Pré-datados:

4.4.1. Entende-se por Prazo de Apresentação o número de dias existentes entre a data da efetivação da Operação de Crédito e a data escolhida para apresentação do cheque (data de depósito), indicada pelo Cliente.

4.4.2. Após o processamento da Operação de Crédito, o Itaú informará ao Cliente os valores dos cheques descontados, suas datas de apresentação e os valores dos encargos cobrados.

4.5. Nas datas previstas para depósito dos cheques, o Itaú os remeterá para cobrança. A disponibilidade de recursos representados por cheques está sujeita aos prazos de liberação e devolução (compensação bancária) determinados pelo Banco Central do Brasil e informados nas agências do Itaú.

4.5.1. O Itaú não se responsabilizará pela apresentação de cheque em data imprópria, ocasionada por erro do Cliente na indicação da data prevista para depósito. 4.5.2. O Itaú debitará da Conta Corrente os valores dos cheques devolvidos e a respectiva

tarifa de devolução de cheques custodiados, em vigor na data da devolução. 4.5.3. Se a Conta Corrente não apresentar saldo disponível suficiente para acolher o

débito mencionado no subitem anterior, o Itaú poderá efetuar o débito, gerando adiantamento a depositante, hipótese em que creditará o valor do cheque na Conta Corrente. Esse crédito permanecerá pendente até o pagamento do cheque, quando será liberado para amortização do saldo devedor da Conta Corrente.

4.6. Na hipótese de o Itaú não reapresentar o cheque ou de o cheque ser novamente devolvido, por qualquer motivo, o valor creditado será estornado da Conta Corrente e o cheque devolvido ao Cliente.

5. Desconto Programado – O Cliente poderá indicar a periodicidade em que deseja receber os créditos decorrentes da Operação de Crédito, conforme opção assinalada na contratação

(4)

denominada Desconto Programado. Neste caso, o Cliente não informará o valor do desconto e o Itaú, na periodicidade e datas indicadas pelo Cliente, descontará, segundo critérios próprios, os valores disponíveis naquela data e passíveis de desconto, observados os limites estabelecidos pelo Itaú para esse tipo de operação.

5.1. O Cliente poderá consultar com o gerente da Conta Corrente a taxa máxima de juros praticada para os Descontos Programados durante o mês vigente.

6. Cessão - Se a Operação de Crédito tiver por objeto a Cessão de Crédito, aplicar-se-á o disposto neste item.

6.1. O Itaú creditará na data da realização da Operação de Crédito, na Conta Corrente, o valor dos recebíveis deduzidos os juros, o IOF e as tarifas bancárias relacionadas à Operação de Crédito.

6.1.1. Para o cálculo dos juros serão considerados a taxa informada no momento da contratação da Operação de Crédito, o valor e prazo de pagamento dos Recebíveis. Se no dia indicado para pagamento não houver expediente bancário, o cálculo considerará o primeiro dia útil subsequente.

6.2. O Cliente autoriza o Itaú a dar ciência da Operação de Crédito às Credenciadoras ou aos Devedores, conforme o caso, para que estes informem ao Itaú os valores dos Recebíveis. 6.3. O Itaú descontará dos valores entregues pelas Credenciadoras ou pelos Devedores, os

valores correspondentes aos Recebíveis cedidos e creditará o valor líquido na Conta Corrente.

6.3.1. O Cliente manterá o domicílio bancário inalterado até a liquidação de todas as obrigações da Operação de Crédito e não poderá solicitar sua alteração a nenhuma das Credenciadoras, aos Devedores ou à entidade responsável pelo registro dos domicílios bancários para pagamento dos Recebíveis sem expressa anuência do Itaú. O domicílio bancário do Cliente será a Conta Corrente.

6.4. A anuência do Itaú à alteração do domicílio bancário produzirá efeitos em até 5 dias úteis contados da aceitação pelo Itaú.

6.5. O Itaú debitará da Conta Corrente os valores de eventual divergência entre o valor informado e o efetivamente entregue pelas Credenciadoras.

7. Antecipação Programada - Na cessão de Recebíveis decorrentes de vendas com cartões de crédito ou de débito, além da hipótese da cessão disposta no item 7 acima, o Cliente poderá indicar a periodicidade em que deseja receber os créditos decorrentes da cessão de créditos, conforme opção informada na contratação da Operação de Crédito.

7.1. Para a contratação da Antecipação Programada o Cliente não informará o valor da cessão no momento da contratação da Operação de Crédito e o Itaú, na periodicidade e data indicadas pelo Cliente, analisará a agenda de todos Recebíveis do Cliente e antecipará os Recebíveis que estes estejam disponíveis naquela data e que, segundo critérios próprios, forem passíveis de antecipação, observados os limites estabelecidos pelo Itaú para esse tipo de operação.

7.2. O Cliente poderá consultar com o gerente da Conta Corrente a taxa máxima de juros praticada para as Antecipações Programadas durante o mês vigente.

8. Devedores Solidários – Caso o Cliente tenha celebrado o Convênio com o Itaú, os Devedores Solidários daquele instrumento declaram-se solidariamente responsáveis pelas obrigações assumidas na Operação de Crédito contratada.

9. Vencimento Antecipado-O Itaú poderá considerar antecipadamente vencidas as obrigações decorrentes da Operação de Crédito contratada na ocorrência de qualquer dos seguintes casos:

(5)

a) inadimplemento de qualquer obrigação decorrente da Operação de Crédito ou de qualquer instrumento celebrado pelo Cliente com o Itaú ou com qualquer sociedade controlada, direta ou indiretamente, pela Itaú Unibanco Holding S.A.;

b) se o Cliente tiver requerida ou decretada sua falência, propuser recuperação judicial ou extrajudicial, for dissolvido ou sofrer protesto de título por cujo pagamento seja responsável;

c) morte, insolvência, interdição de qualquer um dos Devedores Solidários, ou ocorrência de qualquer dos eventos descritos no item (b) em relação a qualquer dos Devedores Solidários, sem apresentação de substituto aceito pelo Itaú, no prazo de 15 dias da ocorrência do evento;

d) houver sentença transitada em julgado em razão de prática, pelo Cliente, Devedores Solidários ou administradores do Cliente ou dos Devedores Solidários, de atos que importem em discriminação de raça ou de gênero, trabalho infantil, trabalho escravo, assédio moral ou sexual ou crime contra o meio ambiente;

e) se ocorrer qualquer processo de reorganização societária ou de alteração de controle, direito ou indireto, em que o Cliente esteja envolvido; ou

f) alteração do objeto social ou da atividade principal do Cliente ou alienação de estabelecimento comercial ou de parcela significativa de bens ou direitos de seu ativo permanente.

9.1. O Cliente obriga-se a comunicar ao Itaú, imediatamente, a ocorrência de qualquer dos eventos descritos nos itens (b), (c), (d), (e) ou (f), acima.

9.2. Na hipótese de vencimento antecipado, o Itaú devolverá ao Cliente os Recebíveis vincendos descontados ou cedidos, debitará o seu valor na Conta Corrente e creditará os juros à mesma taxa contratada na respectiva Operação de Crédito, apurados em relação ao período a decorrer (desde a data em que ocorrer o vencimento antecipado da Operação de Crédito até o vencimento de cada Recebível).

9.3. O Cliente permanecerá responsável pelas obrigações advindas da Operação de Crédito, para assegurar a resolução dos fatos pelos quais o Itaú possa ser responsabilizado, até a decadência de seus respectivos direitos.

10. Atraso de pagamento e multa - Se houver atraso no pagamento, o Cliente pagará os encargos financeiros pactuados em cada Operação de Crédito, acrescidos de juros moratórios de 1% ao mês, calculados pro rata e capitalizados mensalmente, desde a data de vencimento da obrigação até a data de seu efetivo pagamento e multa de 2%.

10.1. No caso de cobrança judicial ou extrajudicial, a parte inadimplente pagará à parte credora despesas de cobrança, inclusive custas e honorários advocatícios.

10.2. O Itaú poderá compensar quaisquer créditos que tenha em face do Cliente ou dos Devedores Solidários com créditos que o Cliente ou os Devedores Solidários tenham perante o Itaú.

11. Tarifas - O Cliente pagará ao Itaú tarifa por título descontado, por cessão de crédito, pela prestação de serviço de cobrança de títulos, pelo serviço de custódia e depósito de cheques e por serviços executados em virtude de instruções especiais, constantes da Tabela Geral de Tarifas afixadas nas agências do Itaú, em vigor na data da Operação de Crédito ou da prestação do serviço respectivo.

11.1. O Itaú poderá instituir novas tarifas ou alterar as tarifas previstas na Tabela Geral de Tarifas a qualquer tempo, passando as alterações a vigorarem após o prazo fixado pelo Banco Central do Brasil. O Itaú também poderá, a qualquer tempo, conceder ao Cliente preço diferenciado nos valores das tarifas.

(6)

12. Divulgação de Atraso no Pagamento - Caso não seja verificado o pagamento na data do vencimento, o Itaú poderá comunicar o fato à SERASA, ao SPC e a qualquer órgão encarregado de cadastrar atraso de pagamento e descumprimento de obrigação contratual. 13. Sistema de Informações de Crédito (SCR) - O Cliente autoriza o Itaú e as sociedades sob

controle direto ou indireto da Itaú Unibanco Holding S.A., a qualquer tempo, mesmo após a extinção desta operação, a:

a) fornecer ao Banco Central do Brasil (BACEN), para integrar o SCR, informações sobre o montante de suas dívidas a vencer e vencidas, inclusive as em atraso e as operações baixadas com prejuízo, bem como o valor das coobrigações por ele assumidas e das garantias por ele prestadas, e

b) consultar o SCR sobre eventuais informações a seu respeito nele existentes.

13.1. A finalidade do SCR é prover o BACEN de informações sobre operações de crédito para supervisão do risco de crédito e intercâmbio de informações entre instituições financeiras.

13.2. O Cliente e os Devedores Solidários estão cientes de que a consulta ao SCR pelo Itaú depende de autorização prévia e declaram que eventuais consultas anteriores, para fins desta operação, contou com sua autorização, ainda que verbal.

13.3. O Cliente e os Devedores Solidários poderão ter acesso, a qualquer tempo, aos dados do SCR pelos meios colocados à disposição pelo BACEN e, em caso de divergência nos dados do SCR fornecidos pelo Itaú ou sociedade sob controle direto ou indireto da Itaú Unibanco Holding S.A., pedir sua correção, exclusão ou registro de anotação complementar, inclusive de medidas judiciais, mediante solicitação escrita e fundamentada ao Itaú.

14. Responsabilidade Ambiental - O Cliente e os Devedores Solidários declaram que, nesta data e durante a vigência das Operações de Crédito: (a) respeitam e respeitarão a legislação trabalhista relativa à saúde ou segurança ocupacional, inclusive quanto a trabalho escravo ou infantil; (b) suas atividades e propriedades estão e estarão em conformidade com a legislação ambiental brasileira, inclusive quanto à Lei de Biossegurança; e (c) os recursos decorrentes das Operações de Crédito serão destinados apenas a finalidades lícitas que atendam rigorosamente à legislação aqui mencionada.

14.1. O Cliente e os Devedores Solidários apresentarão ao Itaú, quando solicitado, os documentos exigidos pela legislação ambiental e trabalhista vigentes, com o fim de atestar o regular desempenho de suas atividades.

14.2. Independentemente de culpa, o Cliente e os Devedores Solidários ressarcirão o Itaú de qualquer quantia que este seja compelido a pagar, e o indenizarão por quaisquer perdas e danos referentes a danos ambientais ou relativos à saúde e segurança ocupacional que a autoridade entenda estar relacionado à utilização dos recursos decorrentes das Operações de Crédito.

15. Combate e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e à Corrupção - O Cliente declara conhecer e respeitar a legislação de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo e de atos de corrupção e lesivos contra a administração pública nacional e estrangeira e comunicará imediatamente o Itaú caso tenha ciência de qualquer ato ou fato relacionado às Operações de Crédito que viole referidas normas, podendo o Itaú tomar as providências que entender necessárias.

16. Custo Efetivo Total (“CET”) - O Cliente declara que tomou ciência do Custo Efetivo Total (“CET”) previamente à contratação desta Operação de Crédito, expresso na forma de taxa percentual anual.

(7)

17. Foro - Fica eleito o Foro da Comarca do local da sede do Itaú, podendo a parte que promover a ação optar pelo Foro do domicílio do Cliente.

18. Efetivação do Contrato - Nas contratações por meio eletrônico, ao digitar a senha do cartão e/ou a senha eletrônica, o Cliente concorda com as condições e os termos da contratação e declara não ter dúvidas quanto ao seu conteúdo.

18.1. A SENHA DO CARTÃO E A SENHA ELETRÔNICA SÃO DE USO EXCLUSIVO DO CLIENTE, UTILIZADAS PARA MOVIMENTAR A CONTA CORRENTE E EFETUAR CONTRATAÇÕES COM O ITAÚ. É DE RESPONSABILIDADE DO CLIENTE E NÃO INFORMAREM SUAS SENHAS A TERCEIROS.

Solução Amigável de Conflitos - Consultas, informações e serviços transacionais acesse www.itau.com.br ou ligue 0300 100 7575, em dias úteis, das 8h às 20h ou fale com seu gerente. Reclamações, cancelamentos e informações gerais ligue para o SAC: 0800 728 0728, todos os dias, 24 horas por dia. Se não ficar satisfeito com a solução apresentada, de posse do protocolo, contate a Ouvidoria: 0800 570 0011, em dias úteis, das 9h às 18h. Deficiente auditivo/fala: 0800 722 1722, todos os dias, 24 horas por dia.

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

São por demais conhecidas as dificuldades de se incorporar a Amazônia à dinâmica de desenvolvimento nacional, ora por culpa do modelo estabelecido, ora pela falta de tecnologia ou

Segundos os dados analisados, os artigos sobre Contabilidade e Mercado de Capital, Educação e Pesquisa Contábil, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Socioambiental

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Foram consideradas como infecção relacionada ao CVC os pacientes que apresentavam sinais locais de infecção (secreção purulenta e/ou hiperemia) e/ou hemocultura