• Nenhum resultado encontrado

Aula Demonstrativa. DISCURSIVAS PARA O TCE-PA com correção individual + aulas em vídeo Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio - Macarrão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula Demonstrativa. DISCURSIVAS PARA O TCE-PA com correção individual + aulas em vídeo Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio - Macarrão"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

DISCURSIVAS PARA O TCE-PA

com correção individual + aulas em vídeo Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio - Macarrão

*recomenda-se ao aluno a leitura atenta sobre as normas para a participação neste curso, presentes na aula demonstrativa.

Aula 00 – Aula Demonstrativa

Aula Conteúdo Programático Data

0 Aula Demonstrativa 7/3

1

Conhecimentos Macroestruturais para as provas do Cespe

+ complementar

17/3

2

Conhecimentos Microestruturais para as provas do Cespe

+ complementar

23/3

3

+ Propostas e instruções para elaborar a discursiva 1

23/3

4

+Propostas e instruções para elaborar a discursiva 2

7/4

5

+Propostas e instruções para elaborar a

15/4

Aula Demonstrativa

(2)

discursiva 3

6

+Propostas e instruções para elaborar a discursiva 4

28/4

7

+Propostas e instruções para elaborar a discursiva 5

5/5

8

+Propostas e instruções para elaborar a discursiva 6

19/5

9 Síntese de procedimentos 9/6

Descrição do curso:

Curso destinado à preparação para a fase discursiva do concurso do Tribunal de Contas do Pará – todos os cargos.

i. Temas propostos para as questões dissertativas, a partir de assuntos atuais.

ii. Desenvolvimento de 6 (seis) discursivas por aluno.

iii. Vídeos complementares para dar suporte de conteúdo, estrutura e de gramática.

1. Apresentação

Olá candidatos!

(3)

Este concurso é uma ótima oportunidade para quem sonha em ir para o serviço público. O motivo da nossa aposta é bem pontual.

Vejamos o seguinte: se observarem o quadro de classificações para a discursiva, o que revela a possibilidade de nomeações muito além das vagas propostas, notaremos que os cargos como o cargo 20 que possui seis vagas expressas prevê mais de 150 reservas para a correção da prova discursiva. Se observarmos praticamente a reserva de correção de discursivas para todos os demais cargos, veremos que as chances de contração são muito amplas.

Logo, a chance não deve ser dispensada.

2. A proposta do curso

Como será o nosso curso?

Candidatos, com a prova discursiva marcada somente para 19 de junho. Assim, teremos muito tempo para trabalhar a discursiva. Sendo assim, pensamos no seguinte:

1. Seis correções para cada aluno. Com isso, poderemos trabalhar praticamente toda a sorte de temas atuais, o que nos permite chegar bem perto do tema, senão acertá-lo pontualmente. 2. Aulas acompanhadas de vídeos. Nossa ideia é trabalhar com

vídeos para comentar correções (sem identificação), comentar fontes para amparar o conteúdo, estruturar melhor o texto de vocês etc.

Antes de a gente seguir com a nossa aula demonstrativa, iremos nos apresentar em breves linhas: meu nome é Júnia Andrade, sou professora do Ponto dos Concursos desde 2008 e já estive à frente da coordenação de diversos projetos de cursos voltados para redação e/ou discursivas. Entre projetos importantes para discursivas em que atuei, cabe citar, para não estender muito essa apresentação, alguns dos trabalhos que nos trouxeram resultados efetivamente excelentes: discursivas para o TCU/2015,

(4)

para o TRT-MG/2015, para o TRT-RS/2015, para Ofchan/2016, para o Depen, para o TCE-CE, TCE-GO etc. Apontei os mais atuais com os quais trabalhei e cujos resultados foram expressivos.

No curso, caberá a mim a formulação das estratégias de exibição temática que são propostas por professores de direito e reestruturadas por mim à luz do modelo Cespe. Também caberá a mim a instrução do aluno quanto à construção de uma estrutura de resposta pertinente ao que a banca exige.

Comigo atua o prof. Marco Antônio (Macarrão), mestre em linguística, especialista em Análise do Discurso, escolhido, exatamente por isso, para atuar na coordenação de correções dos textos que vocês desenvolverão. Ao professor cabe acompanhar nossa equipe especializada de corretores. Dispomos de uma equipe de correção formada por quatro professores bastante experientes.

3. A banca Cespe

Como já sabemos, nosso concurso para o preenchimento de vagas no TCE-PA será organizado pelo Cespe, que, conforme muitos já o sabem, é uma tradicional banca e organizadora de concursos públicos no país.

Mas a discursiva do Cespe é difícil?

Comparando as propostas do Cespe com as de outras bancas (FCC, por exemplo), as do Cespe se apresentam mais fáceis.

Geralmente a banca opta por assunto bem atual mesmo, o que não é difícil para o candidato desenvolver o conteúdo.

A dificuldade da discursiva está na forma de estruturação do conteúdo em si na forma de texto. Isso ocorre porque o Cespe cobra muito conteúdo para um espaço pequeno – 30 linhas.

Assim, o que complica para o aluno é a concisão, ou seja, trabalhar amplitude do assunto, de forma objetiva, sem perder a qualidade do aprofundamento argumentativo.

(5)

Então, trata-se de dificuldade de ordem técnica. O que o candidato precisa ter é técnica textual para adquirir concisão e manter a qualidade do seu texto.

Quanto à correção do Cespe, podemos dizer que ela se divide em dois núcleos:

1. Examinadores para o núcleo de conteúdo.

2. Examinadores para o núcleo de gramática e de apresentação. Geralmente as correções são bem executadas, porque seguem um padrão de conteúdo e de gramática.

O padrão de conteúdo é oferecido posteriormente aos candidatos. Inclusive, poucos o sabem, mas há prazo no edital para que os candidatos possam analisar o conteúdo do padrão de respostas e, se discordarem dele ou de parte dele, podem protocolar recurso contra ele.

Mas, atenção, esse prazo é sempre bem anterior ao prazo recursal tradicional, ou seja, o prazo para interpor recursos contra o resultado provisório da discursiva do aluno.

4. Como são as propostas do Cespe?

As propostas temáticas do texto são precedidas de um texto motivador e o tema em si é fragmentado em dois, três ou quatro itens.

Os itens temáticos podem possuir valores similares ou bem diferentes. Por exemplo: o primeiro item pode valer bem mais do que os demais etc.

Exemplo:

(6)

TCU – Técnico de Controle Externo (2015)

(7)

Escrever é um ato complicado que requer treino e consciência de produção discursiva. A finalidade dos cursos de redação/discursivas é ampliar essa consciência dos candidatos, situando o trabalho deles no âmbito de exigência das mais variadas bancas.

Mas existem procedimentos que devem preceder esse estudo mais amplo. Alguns deles, exigidos pelo Cespe, em especial, serão listados aqui para vocês:

1. Responda todos os itens temáticos, não obstante seu conhecimento acerca de cada um deles. Quando não há resposta para algum dos itens temáticos, a redação perde pontos bastante expressivos.

2. Escreva com clareza. Use letra de forma ou letra cursiva. Nos concursos não há qualquer privilégio sobre o tipo de letra, desde que a legibilidade esteja garantida.

3. Esquematize seus parágrafos de forma que eles possam ficar com tamanhos mais uniformes.

4. Recue para ingressar no parágrafo. Lembre-se que temos nota de apresentação e letra, parágrafo e margem contam bastante para a garantia dessa nota.

5. Você não precisa dar título ao seu texto nas provas do Cespe. Portanto, aproveite o espaço para trabalhar bem os itens temáticos.

6. Não deixe qualquer marca pessoal na redação, pois isso a invalida.

7. Use o rascunho para esquematizar ideias. Isso significa listar um bom número de ideias sobre determinado item temático e depois escolher três ou quatro para abordar em sua resposta ao item. Logicamente, argumentos menos populares e pertinentes ao tema desfrutam de mais valor na prova.

(8)

3. Normas para ingresso no projeto

1. O curso é exclusivo para os alunos que irão participar do Concurso para o TCE-CE – todos os cargos.

2. Cada aluno terá direito a compor seis discursivas (6 discursivas), ressalvado o convite do professor-coordenador de correções para a reescrita de textos cuja composição estrutural for considerada aquém da prevista em edital.

3. A entrega e a devolução de textos poderão sofrer alterações em seus calendários iniciais, a depender do fluxo das aulas e da qualidade dos textos.

4. Não haverá no curso ensino completo de língua portuguesa. Os ensinamentos de português compreendem apenas sugestões para melhorar o desempenho linguístico-formal dos candidatos que irão se submeter à fase discursiva do exame.

5. Assim, recomenda-se ao aluno que use o fórum tira-dúvidas do Ponto dos Concursos para tratar exclusivamente do objetivo central deste preparatório: o estudo da discursiva.

6. Todas as redações enviadas ao curso serão corrigidas conforme duas fontes: informações de editais do Cespe e correções de provas anteriores executadas pela referida banca.

7. O envio das redações será feito no formato on-line por meio da plataforma de envios de redações do Ponto dos Concursos. Os textos devem ser digitados em Word para efeito da correção total. Textos manuscritos serão aceitos apenas para exame grafológico.

(9)

8. Todos os exercícios discursivos deverão conter o nome completo do aluno ou da pessoa inscrita no Ponto dos Concursos. A falta dessas informações pode acarretar a não correção do texto. Esperamos que, com tais sugestões iniciais, já tenhamos colaborado

bastante com seus estudos! Grande abraço, Júnia e Macarrão

Referências

Documentos relacionados

Por vezes, o localizador necessita de alterar não só o texto como também possíveis imagens ou a forma como estas são apresentadas, sendo o exemplo mais óbvio o caso de

4 - Valores da Refl ectância Bidirecional (em fração, de 0 a 1) versus o comprimento de onda central da banda obtidos para a vegetação na imagem sem correção atmosférica e

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

Não houve diferença significativa para as variáveis comprimento de raízes comerciais e diâmetro de raízes comerciais; os clones 06 e 14 e a cultivar sergipana apresentaram

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...