• Nenhum resultado encontrado

Campanha de Advento e Natal Ir ao coração da Fé. Postais de Natal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Campanha de Advento e Natal Ir ao coração da Fé. Postais de Natal"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Postais

de Natal

Serviço Diocesano de Catequese

Campanha de Advento e Natal

(2)



1. Introdução

O Sr. Bispo, na introdução da carta pastoral para este ano, Ir ao coração da Fé,

for-mar para uma Fé adulta, faz referência aos dois grandes acontecimentos ao nível da

Igreja universal que enriquecem o percurso pastoral deste ano: o Sínodo dos Bispos e o Ano Paulino. «O primeiro acontecimento é o Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Um sínodo dedicado a redescobrir a infinita bondade e ternura de Deus que na sua Palavra, contida na Bíblia, se revela ao homem como amigo, conversa com ele, convida-o à comunhão consigo e a colaborar com Ele na transformação da história, segundo o seu desígnio de salvação. Chama-nos assim a atenção para a primazia da Palavra de Deus na formação dos cristãos».

É neste contexto que inserimos a proposta aqui apresentada. Aprofundaremos a fi-gura de São Paulo na campanha da Quaresma. Neste tempo de Advento propomos que se valorize de uma forma especial a Palavra de Deus, pois «a fonte donde brota a mensagem da catequese é a Palavra de Deus» (DGC, 94). Valorizar a leitura, o co-nhecimento, a relação com a Bíblia como lugar de encontro com a «Palavra que se fez homem e veio habitar connosco» (Jo, , 4), mistério que celebramos no Natal. Os Postais de Natal serão o «imaginário» de base para esta campanha. Partindo deste costume de enviar cartões de boas festas, propõe-se que as crianças e adolescentes, individualmente, recebam um postal em cada semana, no qual se faz realçar a impor-tância da Palavra de Deus e se apresentam algumas propostas de trabalho.

A campanha envolve também a dimensão missionária. Se durante o Advento se pro-cura realçar o acolher da Palavra, o tempo após o Natal será voltado essencialmente para a partilha desta Palavra, procurando fazer chegar mais longe o anúncio de Jesus Cristo: a infância missionária é uma proposta de angariação de fundos para os gru-pos do º ao 6º anos; a adolescência será convidada a reunir catecismos para enviar para Angola, numa colaboração com a obra de evangelização que o grupo missioná-rio «Ondjoyetu» está a desenvolver na diocese do Gungo.

2. Objectivos da campanha

. Ajudar as crianças e adolescentes da Catequese a viver o tempo de Advento e Natal como um tempo de formação no contacto mais próximo com a Palavra de Deus.

. Incentivar a leitura e o conhecimento da Bíblia nas famílias; 3. Incentivar a interligação entre a Catequese a Comunidade.

4. Estimular o espírito missionário nas crianças e adolescentes da catequese através da realização de campanhas para a divulgação da Palavra de Deus jun-to dos mais desfavorecidos.

(3)

3. Lugares e tempos da Campanha

A proposta apresentada deverá ser adaptada a cada realidade. Envolve várias possi-bilidades: o trabalho com os grupos, com a valorização da Bíblia durante as cateque-ses; a dimensão comunitária, nas celebrações dominicais; o trabalho pessoal e das famílias, com a proposta de pequenas tarefas para fazer em casa.

A proposta procura acompanhar o ritmo próprio da liturgia de Advento, concluindo após o Natal, na celebração da Epifania. A base são as leituras de cada Domingo. º Domingo do Advento: º postal (Isaias)

º Domingo do Advento: º postal (João Baptista) 3º Domingo do Advento: 3º postal (São Paulo) 4º Domingo do advento: 4º postal (Anjo Gabriel) Epifania: carta de Maria

4. Tempo a ocupar nas catequeses

A realização da campanha não pretende substituir nem sobrepor-se ao ritmo normal ou à caminhada de cada grupo de Catequese. Nem se pode considerar obrigatória a sua realização.

Cada paróquia ou centro de catequese poderá decidir a melhor forma de pôr em prática a proposta. No caso de se querer dar um espaço mais relevante nos encontros de Catequese, o tempo reservado para a campanha deverá, no entanto, ser breve, incluindo-o no acolhimento (partindo do que se fez na semana anterior, introduzir o novo postal); ou no final, como expressão de fé e compromisso (integrando-o no ritmo da catequese aprofundada nesse encontro).

5. O desenrolar da Campanha

5.1. Preparação e materiais necessários

Para envolver as crianças e adolescentes dentro da dinâmica da campanha, pode ser colocada em cada sala (e na igreja) uma «caixa de correio».

É necessário preparar, em cada semana, os «postais» em número suficiente (um para cada criança e adolescente), contado sempre com um que ficará na sala em lugar visível. Os postais estão feitos em forma de puzzle: o conjunto dos 4 postais forma uma única imagem.

No caso de se fazer na igreja, na celebração comunitária, também será necessário preparar um espaço para ir afixando os postais recebidos que deverão ser impressos num tamanho maior.

Deverá haver uma Bíblia em cada sala e um castiçal com uma vela e/ou um ramo de flores. A organização do «cantinho da Bíblia» poderá ser enriquecido com a criativi-dade de cada paróquia ou catequista.

(4)

4

Serão necessários também os «mealheiros missionários» (da infância missionária) em número suficiente.

5.2. Durante o Advento

Na caixa de correio é colocada a correspondência de cada semana. No momento pre-parado para a realização da campanha, segue-se a seguinte dinâmica:

a) um primeiro momento de recolha do trabalho realizado na semana anterior; b) retirar o postal dessa semana e ler a mensagem;

c) fazer a motivação para a realização das tarefas que ele contém.

É muito importante que durante este tempo se valorize sempre a Palavra de Deus du-rante as catequeses. Os textos bíblicos presentes nas catequeses devem ser previa-mente preparados pelos catequistas, a sua apresentação e leitura deve ser cuidada, e valorizados os sinais que possam motivar à escuta atenta da Palavra.

Na sala, as dinâmicas propostas são: a) Infância:

- º Domingo: Preparar a caixa de correio

- º Domingo: Escolher e preparar o «cantinho da Bíblia» - 3º Domingo: Acender uma vela e pôr uma flor junto da Bíblia - 4º Domingo: Fazer a entrada solene da Bíblia na sala

- Domingo da Epifania: Recolha dos mealheiros da Infância Missionária b) Adolescência

- º Domingo: Preparar o «cantinho da Bíblia» e falar do projecto dos catecis-mos (possibilidade de catecis-mostrar um filme sobre o projecto «Ondjoyetu») - º Domingo: Organizar a recolha dos catecismos: como fazer a divulgação? - 3º e 4º Domingo: Organizar a recolha dos catecismos. E que outras iniciati-vas podemos fazer para fazer chegar a Palavra de Deus ao Gungo?

- Domingo da Epifania: Recolha dos catecismos e outros materiais e organizar a sua entrega no Seminário Diocesano de Leiria.

5.3. Natal

Toda a campanha se encaminha para o Natal. A Palavra que fomos chamados a aco-lher durante o Advento fez-se um connosco: Jesus é a Palavra de Deus. Acolhendo esta Palavra nas nossas vidas podemos então sentir a alegria de a partilhar com os outros: é o que faremos com a iniciativa da «Infância Missionária» (º ao 6º anos) e com a recolha dos catecismos que enviamos para Angola (7º ao 0º anos).

5.4. Epifania

A conclusão da campanha inclui a recepção de uma carta final (Maria) que inclui uma motivação missionária para enquadrar a entrega dos mealheiros missionários por parte da catequese da infância e a preparação do envio dos catecismos para Angola por parte da adolescência.

(5)

6. Infância Missionária:

catequese da infância (1º ao 6º anos)

Em Portugal, noutros países da Europa e não só, celebra-se a festa anual da «Infância Missionária» na solenidade da Epifania do Senhor.

Tendo como lema “crianças ajudam crianças”, o que é a Obra da Infância Missionária? ”Esta Obra é um serviço às Igrejas Particulares, que se propõe ajudar os educadores a despertarem progressivamente nas crianças uma consciência Missionária universal e levá-las a partilhar a fé e os meios materiais com as crianças de regiões e Igrejas mais pobres”. (Estatutos 980, III, 7).

Mais informações sobre a Infância Missionária: http://www.opf.pt/ Grupo missionário «Ondjoyetu»: http://ondjoyetu.blogspot.com/

Os fundos recolhidos nos mealheiros da infância missionária devem ser entregues no economato diocesano (Casa Episcopal) que os fará chegar à Obra da Infância Mis-sionária.

7. Recolha dos catecismos:

catequese da adolescência (7º ao 10º anos)

A zona do Gungo, em Angola, onde está a trabalhar o grupo missionário da diocese de Leiria-Fátima «Ondjoyetu», não tem um programa de catequese estruturado. Para começar este trabalho sistemático de catequese com as crianças, a missão resolveu adoptar o programa de catequese a funcionar em Portugal.

É neste sentido que se propõe esta campanha de angariação de catecismos, guias e mais materiais de apoio, do º ao 6º ano.

Em relação ao catecismos do º e º anos, e respectivos guias para os catequistas, não se pedem as novas edições mas aqueles que deixaram agora de ser utilizadas. Este material, a angariar nas paróquias e junto dos catequizandos, devem ser entre-gue embalado no Seminário Diocesano de Leiria onde serão recolhidos pelo grupo missionário que posteriormente os enviará para Angola.

8. Uma Bíblia para o Gungo:

catequese da adolescência (7º ao 10º anos)

Dada a especificidade desta campanha de Advento, centrada na Palavra de Deus, propõe-se que os grupos de adolescentes possam também desenvolver outras acti-vidades para angariar fundos com o fim específico de comprar Bíblias na missão do Gungo, e assim fazer chegar a Palavra de Deus mais longe.

Propõe-se nomeadamente que os grupos organizem a elaboração de Postais de Na-tal que possam ser uma fonte de receitas a entregar ao grupo missionário para este

(6)

6

Leiria. O próprio grupo se encarregará da compra das Bíblias e de outros materiais necessários para a catequese.

9. Postais para o Gungo:

todos os grupos

Para além das iniciativas propostas, outras podem ser desenvolvidas quer pelos gru-pos de catequese da infância e da adolescência, entre as quais o fazer chegar às crian-ças do Gungo postais de Boas Festas.

Os nomes e moradas para as quais se podem enviar estes postais estarão disponíveis em http://ondjoyetu.blogspot.com/

Todos os materiais estão disponíveis em: http://catequeseleiria.blogspot.com

(7)

10. Quadro resumo da campanha

Infância:

Ideia Citação Remetente e ideia Tarefa

º Advento

30--08 º postal:Motivar

«Oh, se rasgásseis os céus e descêsseis!» (Is

63, 9b)

Isaias: Desejo e sede de Deus

Sala: caixa de correio Pessoal: mealheiro

missio-nário º Advento

07--08 º postal:Preparar

«Vai chegar depois de mim quem é mais forte

do que eu...» (Mc , 7)

João Baptista: Preparar para acolher quem é tão

importante

Sala: preparar espaço «canti-nho da Bíblia» Pessoal: O que vou fazer?

3º Advento

4--08 Alegrar-se3º postal:

«Vivei sempre alegres, orai sem cessar, dai graças em todas as circunstâncias...» (Tes , 6) São Paulo: A alegria da proxi-midade

Sala: acender uma vela (luz, alegria, espera) e/ou flores Pessoal: Agradecer (oração)

4º Advento

--08 A chegada4º postal

«O Santo que vai nascer será chamado Filho de

Deus» (Lc , 3)

Anjo Gabriel: Anúncio da chegada

Sala: Entrada solene da Bíblia Pessoal: escrever um postal

de Natal a entregar Epifania:

04-0-09 PartilharCarta:

«Maria conservava todas estas palavras,

meditan-do-as em seu coração» (Lc , 9)

Maria: Guardar para

partilhar

Recolha dos mealheiros da Infância Missionária

Adolescência:

Ideia Citação Remetente Tarefa

º Advento

30--08 º postal:Motivar Is 63, 7-9 (sobre Isaías)Teófilo

Sala: Apresentar o projecto e preparar o «cantinho da Bíblia» Pessoal: Saber quais os profetas

maio-res e porque são assim designados º Advento

07--08 º postal:Preparar Mc , 7-8

Teófilo (sobre João

Bap-tista)

Sala: Organizar a recolha dos catecis-mos: como fazer a divulgação? Pessoal: Onde se revela a grandeza de Jesus naquilo que está descrito no cap.  de Mc. Saber a data do Baptismo. 3º Advento

4--08 Alegrar-se3º postal: Tes , 6 (sobre São Paulo)Teófilo

Sala: Organizar a recolha dos catecis-mos. Outras iniciativas. Pessoal: Quem é Paulo: principais eta-pas da sua vida e cartas que escreveu. 4º Advento

--08 A chegada4º postal: Lc , 3

Teófilo: (sobre o Anjo

Gabriel)

Sala: Organizar a recolha dos catecis-mos. Outras iniciativas. Pessoal: escrever um postal de Natal a

partir do Evangelho (ser «anjo») Epifania:

04-0-09 PartilharCarta: Lc , 9 (sobre Maria) Teófilo:

Recolha de catecismos do º ao 6º ano (edições de itinerário que está a ser substituído), guias para os catequistas e

(8)

Índice

. Introdução . . .  . Objectivos da campanha . . .  3. Lugares e tempos da Campanha . . .  4. Tempo a ocupar nas catequeses . . . 3 . O desenrolar da Campanha . . . 3

5.1. Preparação e materiais necessários 3 5.2. Durante o Advento . . . 3 5.3. Natal . . . 4 5.4. Epifania . . . 4

6. Infância Missionária: catequese da infância (º ao 6º anos) . . . 4 7. Recolha dos catecismos: catequese da ado-lescência (7º ao 0º anos). . .  8. Uma Bíblia para o Gungo: catequese da adolescência (7º ao 0º anos) . . .  9. Postais para o Gungo: todos os grupos . .  0. Quadro resumo da campanha . . . 6

Referências

Documentos relacionados

Respeitados os prazos de carência, as exclusões e as coberturas estabelecidas nestas Condições Gerais, o BENEFICIÁRIO terá cobertura para as despesas

O Senhor da Vida, o Rei de todo o universo, não encontrou um lugar para nascer: 'não havia lugar para eles na hospedaria'.. Essas palavras tristes, ecoam ainda hoje: -

a) Oração – Estimule as crianças a falarem com Deus. É importante variar com oração de gratidão, de intercessão, de confissão, de petição e também variar os motivos de

Deve-se acessar no CAPG, Coordenadorias > Processo de Inscrição > “Selecionar Área/Linha para Inscrição” e indicar as áreas de concentração e linhas de pesquisa nas

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Através deste canal chegava, vinda de Lisboa em escaleres ou bergantins, a família real e a corte; *2 Embora fisicamente separadas, a Capela e a Falcoaria do antigo

Os frascos utilizados para a coleta de amostras de leite destinadas à determinação dos componentes e CCS possuem a tampa translúcida (mesma cor do frasco), e são disponibilizados

a) A monitorização dos resultados dos tratamentos com base na Plataforma GID-IRC, ou através de meios alternativos aprovados em sede da Comissão, em caso de inoperância da