• Nenhum resultado encontrado

GUIA O desenvolvimento da página empresarial

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA O desenvolvimento da página empresarial"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O desenvolvimento da página

empresarial

(2)

GUIA: O desenvOlvImentO dA páGInA empresArIAl

O número de pessoas que buscam se informar sobre como divulgar uma empresa no Facebook cresce a cada dia, na me-

dida em que essa rede ganha cada vez mais relevância no cenário das mídias sociais.

Outro fator que vem aumentando o interesse pelo marke- ting no Facebook é o fato de pequenos e médios empre- sário estarem percebendo que é possível divulgar suas empresas a um custo relativamente baixo no Facebook.

O grande problema nesse caminho é que muitas empresas acreditam que o geren- ciamento de uma página profissional no Facebook é próxima a do gerenciamento de um perfil pessoal. Nada mais distante da realidade do que isso.

Se você entra em um projeto para a divulgação de uma marca no Facebook, o pri- meiro passo é estar consciente de que página da empresa e um perfil pessoal, des- colado e informal, são diferentes.

A temática das postagens, a linguagem e as interações são completamente diferen- tes. Uma coisa é estar em um ambiente para fazer amigos, e outra completamente diferente é estar neste ambiente para fazer negócios.

A seguir você entenderá com detalhes como montar a fanpage na internet.

1 - possuir um nome e logotipo

Antes de entrar no Facebook, é preciso validar se sua empresa possui um nome, logotipo e cores bem definidas. Você pode até mudar esses itens depois, mas isso poderá confundir o usuário ou até mesmo fazer com que ele desconfie da autentici- dade da sua página.

2 - Acessar (ou criar) perfil pessoal

No Facebook não existe cadastro de página desvinculado de um perfil de pessoa fí- sica, por isso é preciso ter um perfil pessoal. Em outras palavras, você acessa o seu perfil para então acessar a página.

(3)

também é possível cadastrar funções administrativas para outras pessoas, com os seguintes níveis de permissão:

Administrador: acesso total à página, podendo cadastrar e excluir outros usuários (inclusive administradores);

moderador: pode enviar mensagens como a página, responder e excluir co- mentários e criar anúncios e visualizar informações;

Anunciante: pode criar anúncios patrocinados e visualizar informações;

Analista: pode visualizar informações;

Colaborador ao vivo: pode fazer transmissões ao vivo como a página.

3 - estrutura inicial da página

Para criar a estrutura inicial da página acompanhe os passos a seguir:

Clique na seta do canto direito na barra do Facebook

Clique em “Criar página”

decida qual é a categoria e subcategoria mais adequada

preencha as informações necessárias:

> Nome da empresa

> Endereço (se necessário)

> Telefone

> Site

Crie o nome de usuário da empresa (Url), que pode ser encontrado logo após o nome:

• Adicione uma foto de perfil (avatar) e de Capa.

4 - Verifique sua página

Páginas verificadas aparecem em posição mais alta nos resultados de busca. Para verificar a página, você deve acessar as configurações e procurar por “Verificar pá- gina”.

Pode ser que de início a página não seja possível ser verificada, por ser nova.

É importante lembrar que a verificação exige um número de celular.

(4)

5 - pós montagem da fanpage

planejando/executando as primeiras postagens: montar a fanpage é somen- te o começo, e certamente não trará resultado algum no negócio se você parar por aqui. Crie conteúdos úteis e defina um cronograma para soltá-los gradativamente. É preciso possuir uma frequência, para não postar de mais em alguns dias, e ficar sem postar nada em outros. É necessário se atentar à escassez de conteúdo, que é quando as ideias acabam. Criar um cronogra- ma ajudará a criar novos caminhos quando as ideias acabarem.

• Defina para quem você irá falar: Falar para todo mundo é a mesma coisa que falar para ninguém. É preciso definir o público que você deseja buscar no Facebook, pois isso ajudará tanto na hora de elaborar postagens quanto na hora de segmentar o público para realizar anúncios. Uma boa dica é criar personas e começar a criar conteúdo/anúncios para elas.

Convide amigos: Convidar amigos é a forma mais rápida de conseguir fazer um certo “volume” na página. Considere que toda página precisa partir de um número inicial de pessoas para depois conseguir tração: se os usuários são direcionados do seu site para o Facebook ou utilizam o recursos de bus- ca desta rede social, ao encontrar a página do seu negócio sem nenhuma curtida ou popularidade, podem estranhar! O mesmo é válido para os anún- cios do seu negócio.

Fomente com anúncios patrocinados: O Facebook é uma empresa capita- lista, que se baseia no modelo de aluguel de espaços publicitários. Em um determinado momento você notará que existe uma boa relação custo x be- nefício em investir em anúncios patrocinados.

extra - o poder da transmissão ao vivo: O Facebook implementou em 2015/2016 a transmissão de vídeos ao vivo. Desde então, tem sido uma fer- ramenta poderosa para gerar engajamento para as marcas, seguindo o mes- mo modelo da TV, que consegue grande audiência por transmitir ao vivo:

as pessoas não querem perder o que está acontecendo no momento. Tente encontrar alguma utilidade na transmissão ao vivo para criar engajamento na sua marca.

6 - mensure o retorno

preste atenção nas métricas

Em um determinado momento você pode estar conse- guindo muitos curtidores para a sua página. É preciso refletir se são realmente compradores, pessoas que in- fluenciam os compradores, ou se é somente um conjunto

(5)

de pessoas sem razão específica. A quantidade de curtidas de um post pode não estar ligado aos resultados financeiros do seu negócio. Neste caso, trata-se de uma métrica de vaidade. Apesar do que foi falado sobre métricas da vaidade, elas não são totalmente desnecessárias. Manter uma página engajada pode favorecer deter- minados nichos de negócio, por exemplo, através da “prova social”, situação em que o cliente potencial checa a página para ver o que as pessoas estão falando, como prova de verificar se a empresa existe e tem qualidade.

Questione-se porque motivo sua marca está no Facebook e se faz sentido para o negócio

Manter uma página na internet, engajada em longo prazo, requer planejamento, tem- po e recursos financeiros. Questione-se se existe realmente uma razão que justifica o investimento no Facebook, como manter a página contribui para o negócio e se não há melhores canais para investir os recursos despendidos.

enCerrAmentO

Simples não é mesmo?

Não perca tempo e realize a fanpage do seu negócio, pois a presença digital é fundamental para empresas.

Há a possibilidade de coletar dados valiosos sobre o público -alvo através do informações do Facebook. Essa ferramenta mede os melhores formatos de publicações, dados demo- gráficos, dias e horários de melhor performance.

(6)

Referências

Documentos relacionados

O candidato poderá obter informações e orientações sobre o Simulado Virtual, tais como Editais, processo de inscrição, horário de prova, gabaritos, ranking e resultados

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA Unidade de Citogenética Unidade de Genética Médica Unidade de Genética Molecular Unidade de Rastreio Neonatal Unidade de Investigação e

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Visando mitigar riscos e oferecer a pronta- resposta adequada em caso de incidentes ou acidentes na Reserva do Paiva, foram implantadas pela AGRP, com a coordenação da Consultoria

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

Com intuito, de oferecer os gestores informações precisas atualizadas e pré-formatas sobre os custos que auxiliem nas tomadas de decisões corretas, nos diversos