• Nenhum resultado encontrado

ENCONTRE TAMBÉM: APP DO MÊS ACESSÓRIO DO MÊS MÚSICA DO MÊS VOCÊ NO ENTENDENDOIPHONE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENCONTRE TAMBÉM: APP DO MÊS ACESSÓRIO DO MÊS MÚSICA DO MÊS VOCÊ NO ENTENDENDOIPHONE"

Copied!
95
0
0

Texto

(1)

MÚSICA DO MÊS • VOCÊ NO ENTENDENDOIPHONEMÚSICA DO MÊS • VOCÊ NO ENTENDENDOIPHONE

(2)

02. AS NOVIDADES DO iOS15

48. ACESSÓRIO DO MÊS

79. APLICATIVO DO MÊS

84. MÚSICA DO MÊS

87. VOCÊ NO ENTENDENDOIPHONE

15. OCULTAR MEU E-MAIL

22. RETRANSMISSÃO PRIVADA

23. FOCO

28. BUSCAR - VOCÊ ESQUECEU ALGO 29. PRIVACIDADE DO APP MAIL

31. ACESSIBILIDADE - TAMANHO DE TEXTO

33. ACESSIBILIDADE - SONS DE FUNDO 35. NOTIFICAÇÕES - LER NOTIFICAÇÕES 36. SPOTLIGHT

39. TEMPO 40. SAFARI

43. TRADUZIR (APLICATIVO) 45. FACETIME

04. TEXTO AO VIVO

08. TRADUZIR (TEXTO AO VIVO) 10. FOTOS

(3)

AS NOVIDADES DO iOS 15

Esse ano a Apple caprichou para valer nas novas funcionalidades do iOS 15.

Ano passado, em 2020, quando o iOS 14 foi lançado, a Apple se preocupou em dar uma repaginada no layout do sistema operacional, com algumas novidades, mas esse ano está demais!

Então pode se preparar porque essa apostila vai fazer com que você tire bem mais proveito do excelente aparelho que tem nas mãos.

Mas antes de começarmos, não custa nada falar que tudo o que vou falar abaixo é compatível, óbvio com o iOS 15. Logo, se o seu iPhone não estiver atualizado, não vai funcionar.

Então, para evitar que isso aconteça, vá em Ajustes > Geral >

Atualização de Software e atualize, caso ainda não tenha atualizado.

(4)

Para fazer o backup do iCloud, você vai em Ajustes > Seu Nome >

iCloud > Backup do iCloud > Fazer Backup agora.

Para fazer o backup do WhatsApp, você abre o aplicativo do WhatsApp > Configurações > Conversas > Backup das Conversas > Fazer backup agora.

Um outro detalhe que não posso deixar de falar, sempre que toco no assunto “Atualização”, é sobre o Backup. É bem difícil da atualização dar problema, mas pode acontecer. Então sempre faça o backup do iPhone e do WhatsApp antes de atualizar, para ter todos os dados salvos o mais recente possível.

(5)

Bom, agora chega de conversa e vamos para as novidades do iOS 15. Vamos lá!

A primeira funcionalidade que quero falar é sobre o “Texto ao Vivo”, que foi uma das que mais gostei.

O único ponto negativo dela é a compatibilidade, porque apesar do iOS 15 estar disponível do iPhone 6s em diante, o “Texto ao Vivo”

só está presente no iPhone XR e modelos mais recentes, por conta do processador.

O que o “Texto ao Vivo” faz é reconhecer todos os tipos de textos que estiverem em suas fotos já feitas ou então enquanto a câmera do iPhone estiver aberta, para que você possa interagir de alguma forma.

Vou dar alguns exemplos aqui:

Veja essa foto do post-it abaixo que eu fiz. Aparentemente é uma foto qualquer, mas se tocar no símbolo do “Texto ao Vivo”, que fica no canto inferior direito da foto, todas as letras e números serão reconhecidos.

A cada novidade que você ler, já teste no seu iPhone para ver na prática como que funciona. Algumas funcionalidades não são compatíveis com todos os modelos de iPhone.

Sempre faça o backup quando estiver em casa à noite, com o iPhone conectado na Wi-Fi e não for mais sair, porque pode demorar.

TEXTO AO VIVO

(6)

Se eu tocar no número, me dará as opções de ligar, adicionar na agenda e assim por diante. Já se eu tocar no nome, dará a opção de copiar, pesquisar e assim por diante.

Teste aí em um papel qualquer, escrevendo o que quiser.

(7)

Uma outra utilidade do “Texto ao Vivo” que achei bem bacana é a possibilidade de Pesquisar a partir do texto encontrado na foto.

Vamos supor que seja um assunto que você queira saber mais sobre, como um remédio por exemplo. Basta selecionar o texto que deseja, tocando nele, e depois em “Pesquisar”.

Uma outra funcionalidade também, mais básica mas ao mesmo tempo super útil, é o Copiar e Colar. Você seleciona o texto de uma captura de tela, por exemplo, e pode compartilhar no WhatsApp ou por e-mail, ou em qualquer outro lugar que deseje.

Esse reconhecimento do texto feito pelo “Texto ao Vivo” funciona para as fotos feitas de agora para frente, assim como as antigas, as capturas de tela que você fizer e, inclusive, com a câmera do iPhone aberta apontando para um texto.

(8)

Para fechar essa primeira parte do “Texto ao Vivo”, quero falar do QR Code, que é aquele código em forma de uma imagem quadrada que vemos agora bastante nos restaurantes, para acessarmos os cardápios.

A forma como a câmera interage com ele mudou. Agora quando você apontar a câmera para um QR Code, ao invés de aparecer o site na parte superior da tela, vai aparecer em amarelo, bem abaixo da imagem.

Durante a pandemia, aconteceram muitas lives e anúncios onde aparecia o QR Code no canto da tela. Agora você pode fazer uma foto da tela do seu iPhone e depois acessar o QR Code, tocando nele, sem ter que apontar a câmera durante a live ou o evento.

(9)

Agora vamos para a segunda parte do recurso “Texto Ao Vivo”, porque, apesar de ser apenas uma funcionalidade específica dele, merece um tópico exclusivo.

Lembra do que eu falei sobre o “Texto ao Vivo”, que ele é capaz de reconhecer o texto que está nas fotos, nas capturas de tela ou então com a câmera do iPhone aberta?

Então, ao reconhecer esse texto, você pode traduzir para vários idiomas.

Veja só como que funciona! Vou dar o exemplo com a câmera do iPhone aberta:

Abra a câmera do iPhone > aponte para um texto qualquer, para ele ser reconhecido > toque no símbolo do “Texto ao Vivo”, que fica no canto inferior direito da imagem > selecione o texto e depois toque em Traduzir.

TRADUZIR (TEXTO AO VIVO)

(10)

Para acessar os textos traduzidos favoritados, basta abrir o aplicativo Traduzir e tocar na estrela que estará no canto inferior direito da tela.

Finalizamos assim a parte do “Texto ao Vivo”. Vamos agora conversar sobre o aplicativo FOTOS.

Além de fazer a tradução para o idioma escolhido, é possível

também alterar para outro idioma na mesma hora, mandar o iPhone ler no idioma traduzido, além de copiar o texto traduzido ou favoritar para acessar depois, caso precise.

(11)

Esse é o aplicativo que a gente utiliza para ver todas as fotos e vídeos que estão no nosso iPhone, fazer as edições, compartilhamentos e assim por diante.

Com o iOS 15 ele está mais poderoso e vou começar pelas informações internas das fotos, que são o que os profissionais chamam de “metadados”.

Ao abrir uma foto qualquer no seu iPhone e tocar no “i”, que fica na parte inferior da tela, observe que aparecerão todas as informações da foto (localização, data, formato, aparelho que fez a foto etc.).

FOTOS

(12)

É possível alterar a data, o horário e o local em que foto ou o vídeo foi feito, tocando em Ajustar.

Inclusive, agora você poderá adicionar todos esses dados nas fotos recebidas pelo WhatsApp. Basta abrir a foto > tocar no “i” e adicionar.

(13)

Outro aprimoramento que o aplicativo FOTOS ganhou foi o reconhecimento dos objetos, animais e plantas.

Quem já acompanha o EntendendoiPhone há um tempo, com certeza já viu algum conteúdo onde falo uma forma simples e rápida de encontrar uma determinada foto ou vídeo, que é através da lupa de busca do aplicativo FOTOS.

Agora, o reconhecimento está bem mais eficiente e, inclusive, ele reconhece agora todas as fotos e vídeos que você recebeu pelo WhatsApp.

Experimente: Toque na lupa de busca, que fica no canto inferior direito da tela, digite o WhatsApp e veja todas as fotos e vídeos que você recebeu e salvou do WhatsApp.

(14)

Para finalizar o aplicativo FOTOS, o recurso PARA VOCÊ, que é o lugar onde o iPhone te sugere algumas lembranças das fotos e vídeos que você fez, criando vídeos musicais bem legais, para salvar no seu rolo de câmera e até compartilhar, se quiser.

Esse recurso está mais inteligente e agora tem até opção para alterar a música e escolher alguma que você tenha no Apple Music (ainda não é possível fazer com o Spotify).

Então faça o seguinte: Abra o aplicativo FOTOS e toque em PARA VOCÊ, que fica na parte inferior da tela. Veja os momentos que o iPhone tem para te lembrar.

Caso queira salvar algum vídeo do PARA VOCÊ que o iPhone fez, basta tocar nele, quadrado com a setinha para cima > Salvar vídeo.

(15)

Aplicativo FOTOS devidamente comentado, que tal agora conversarmos sobre um recurso que dará privacidade e segurança para o seu e-mail?

(16)

Esse é o recurso que está dando o que falar no iOS 15, mais inclusive sobre o “Texto ao Vivo” que eu tanto gostei e tenho certeza de que você também.

O “Ocultar meu e-mail” irá, como o próprio nome já diz, ocultar o seu e-mail de sites que pedem o cadastro de e-mail para alguma coisa.

Exemplo: Você acessa um site de viagem que vende passagem aérea e aí pede o seu e-mail para mandar promoções. Ao invés de você colocar o seu e-mail de verdade, você vai tocar em OCULTAR E-MAIL, que aparecerá acima do teclado.

OCULTAR MEU E-MAIL

(17)

Ao fazer isso, a Apple vai criar um “e-mail falso” e informar para o site, para que ninguém saiba o seu e-mail verdadeiro.

Aqui agora preciso te explicar algumas coisas que costumam ficar confusas.

Esse “e-mail falso” utiliza o mesmo raciocínio do cartão de crédito virtual, que utilizamos para fazer compras online.

Os dados do cartão de crédito verdadeiro não são informados e assim ele não corre o risco de ser clonado.

Esse recurso do “Ocultar meu e-mail”, a Apple faz a mesma coisa.

Cria um “e-mail clone” e informa para o site. Assim que o site enviar algum e-mail para esse seu “e-mail clone”, ele chegará automaticamente na sua caixa de entrada.

Só que agora vem a melhor parte desse recurso:

Caso você não queira mais receber e-mails desse site, é só ir lá nos ajustes e desativar esse e- mail que foi criado pela Apple, para não fornecer o seu e-mail verdadeiro.

Vou te explicar o passo a passo agora! Vamos lá!

Para ter acesso a essa nova funcionalidade “Ocultar E-mail”, você tem que ser assinante do iCloud, ou seja, pagar por algum espaço na

“nuvem” ou fazer parte do compartilhamento familiar com alguém que já pague.

(18)

Vou acessar um site qualquer, onde pede um e-mail meu para receber novidades. Ao tocar no campo para digitar o e-mail, observe que apareceu a opção OCULTAR E-MAIL. Toque nela e depois em USAR.

Agora vamos supor que você queira ver quais os e-mails ocultos que já criou, para apagar, por exemplo.

Vá em Ajustes > Seu Nome > iCloud > Ocultar meu e-mail, que todos os e-mails criados para ocultar o seu e-mail principal aparecerão aí.

(19)

Caso não queira mais receber e-mails do site que se cadastrou com um e-mail oculto, toque no site que deseja, depois em Desativar endereço de e-mail e Desativar.

(20)

Agora vamos para uma situação prática que acontece toda vez que você chega em um hotel para fazer o check-in: Preencher o formulário e colocar um e-mail seu.

É possível também você criar um e-mail oculto na hora e informar nesse formulário em papel.

Para isso, ainda na tela do Ocultar meu e-mail, toque em Criar um novo endereço > Continuar > No campo da etiqueta, digite ao que se refere para você se lembrar depois > Concluído.

(21)

E agora quando você acessar a tela do Ocultar meu e-mail, lá em Ajustes > Seu Nome > iCloud, vai aparecer esse outro e-mail oculto.

(22)

Viu só quanta novidade até agora e entendeu o porquê que esse recurso do “Ocultar meu e-mail” está dando o que falar?

Esse serviço de “Ocultar o meu e-mail” é um serviço que era cobrado por empresas de segurança, que agora a Apple está dando “de graça”, para quem for assinante de espaço no iCloud.

Quem já assinava antes do iOS 15, vai ter direito do mesmo jeito, sem pagar nada mais por isso.

Bom, “Ocultar meu e-mail” conversado, agora que você já entendeu para que funciona, veja como será útil para você no dia a dia.

Você pode criar quantos e-mails ocultos quiser e todos eles serão redirecionados para o seu principal, sem que o remetente saiba o seu e-mail verdadeiro. Quando não quiser mais receber e-mails daquele determinado site, como já expliquei, é só ir nos ajustes e desativar o e-mail oculto.

(23)

Assim como o recurso do “Ocultar meu e-mail” é um recurso que várias empresas de segurança cobram, o “Retransmissão Privada”

também.

Essa “Retransmissão Privada” funciona como se fosse uma VPN, que nada mais é do que uma forma de “esconder” a sua localização enquanto acessa a internet, para ninguém consiga

identificar nem a sua identidade, nem quais sites visita.

Para ativar esse recurso, vá em Ajustes > Seu Nome > iCloud >

Retransmissão Privada > e ative.

Retransmissão retransmitida com sucesso, agora vamos focar em outro novo recurso que se chama: Foco!

RETRANSMISSÃO PRIVADA

Alguns sites podem não funcionar perfeitamente com a

Retransmissão Privada” ativada porque eles não conseguirão te dar informações baseadas na sua localização. Caso isso aconteça ou algum site não funcione bem, desative esse recurso.

(24)

O recurso do “FOCO” é um aperfeiçoamento do Não Perturbe, que agora é possível criar situações específicas para você não ser incomodado, como por exemplo:

Você pode criar um Foco chamado “Netflix” para ativar quando for assistir a algum filme ou seriado e não quiser ser incomodado(a).

Você pode criar um Foco chamado “Trabalho” para ativar quando for trabalhar em algo que não quiser ser incomodado(a).

Esses dois exemplos que eu dei aqui acima são situações aleatórias, mas é claro que você vai criar, caso tenha alguma situação do seu dia a dia que seja interessante não ser incomodado(a).

Vamos para a prática!

Em Ajustes > Foco, tem as opções criadas automaticamente pelo iPhone.

FOCO

(25)

Vamos começar com o exemplo de uso do Não Perturbe. Toque nele > Adicionar Agendamento ou Automação > Horário >

escolha o intervalo de tempo que não quer ser incomodado(a)

> Ok.

Eu coloquei das 22h às 07h, durante a semana.

(26)

Vou dar o exemplo com PESSOAS. Toquei em PESSOAS >

Ligações de > FAVORITOS, para que todos os meus contatos favoritos consigam me ligar, mesmo que o Não Perturbe esteja ativado.

Um outro ponto que preciso te falar é sobre o Estado de Foco

Você pode permitir que o Não Perturbe seja liberado para algumas pessoas, assim como para alguns aplicativos conseguirem te enviar notificações durante o momento em que esse recurso estiver

ativado. Caso queira liberar para alguém ou algum aplicativo, toque em PESSOAS ou APPS, na sessão NOTIFICAÇÕES PERMITIDAS.

(27)

Quando o Estado de Foco estiver ativado, quem te enviar mensagem vai ser avisado que o seu iPhone está com as notificações silenciadas. Isso fica ativado por padrão. Caso não queira que a pessoa saiba disso, desative.

Caso você queira explorar mais o FOCO e até criar situações para que você não seja incomodado(a) no dia a dia, aproveite as que já estão prontas ou toque no sinal de + para criar novas situações.

(28)

Pronto! Foco comentado, agora vamos para o aplicativo BUSCAR.

AVISO FINAL: Deixe a opção SINCRONIZAR ENTRE DISPOSITIVOS ativada somente se você quiser que os ajustes feitos no “Foco” em um aparelho, como o iPhone, sejam replicados no outro, como um iPad, que esteja com a sua conta do iCloud cadastrada.

(29)

Você já deve saber que a Apple lançou os AirTags, que é aquele rastreador super útil para colocarmos na nossa carteira, na bolsa, em uma bicicleta e que tem gente até colocando em crianças e em animais de estimação.

Pois bem, a Apple, com o iOS 15, trouxe uma melhoria muito importante no aplicativo Buscar, para quem usa um AirTag ou então os AirPods.

Se você sair de perto de algum desses dois itens, deixando-os para trás, o seu iPhone irá lhe notificar. Vou mostrar!

Caso você tenha um AirTag, abra o aplicativo Buscar > toque em Itens > toque no nome do seu AirTag > na parte de Notificações, toque em Notificar quando esquecer > Ative e aproveite para cadastrar o endereço da sua casa, para evitar que você receba a notificação sempre que sair de casa.

BUSCAR -

VOCÊ ESQUECEU ALGO

(30)

Itens esquecidos agora nunca mais serão deixados para trás.

Chegou a vez da privacidade no aplicativo MAIL.

Você já deve ter percebido que a todo instante a Apple procura adicionar funcionalidades que deem mais segurança e privacidade ao usuário, certo?

É por isso que é super importante você sempre estar com o iOS devidamente atualizado e a novidade que chegou agora foi uma privacidade no aplicativo Mail.

PRIVACIDADE DO APP MAIL

Essa função é útil para quando você esquecer o AirTag em algum lugar que não seja a sua casa, mas caso queira receber a notificação mesmo quando deixar em casa, é só remover a localização que já estiver cadastrada, ou então não cadastrar nenhum endereço.

Em breve a Apple vai liberar essa mesma funcionalidade para os AirPods, alguns modelos de iPad e o Apple Watch também.

Existem algumas empresas ou serviços de e-mail que informam ao remetente quando que você abriu, ou quantas vezes abriu o e-mail recebido ou até se você o encaminhou para alguém.

Por conta disso, se você ativar a Privacidade do App Mail, isso será dificultado, para que assim você tenha mais privacidade.

Se quiser ativar, vá em Ajustes > Mail > Proteção de Privacidade

> ative a opção Proteger a Atividade do App Mail.

(31)

Você já deve ter percebido que a todo instante a Apple procura adicionar funcionalidades que deem mais segurança e privacidade ao usuário, certo?

É por isso que é super importante você sempre estar com o iOS devidamente atualizado e a novidade que chegou agora foi uma privacidade no aplicativo Mail.

Existem algumas empresas ou serviços de e-mail que informam ao remetente quando que você abriu, ou quantas vezes abriu o e-mail recebido ou até se você o encaminhou para alguém.

Por conta disso, se você ativar a Privacidade do App Mail, isso será dificultado, para que assim você tenha mais privacidade.

Se quiser ativar, vá em Ajustes > Mail > Proteção de Privacidade

> ative a opção Proteger a Atividade do App Mail.

Pronto! Agora vamos para um assunto que nunca deve ser deixado de lado: Acessibilidade.

(32)

ACESSIBILIDADE -

TAMANHO DE TEXTO

Há um bom tempo eu falei de um recurso chamado Tamanho de Texto, que é a possibilidade de se aumentar ou diminuir o tamanho dos textos que aparecem no iPhone.

Agora com o iOS 15, você pode fazer esse ajuste específico para cada aplicativo, através da Central de Controle.

Vamos testar!

Abra os Ajustes > Central de Controle > toque no sinal de + na cor verde para adicionar a opção Tamanho do Texto.

Agora abra o WhatsApp, por exemplo, depois acione a Central de Controle > toque no símbolo do tamanho de texto > escolha se quer mudar o tamanho do texto do aplicativo que está aberto ou de todos juntos > aumente as barras para aumentar o texto, ou diminua para diminuir. Faça esse teste!

(33)

Ainda tem mais sobre acessibilidade...

A B C

(34)

ACESSIBILIDADE -

SONS DE FUNDO

Não sei se você já usou aqueles aplicativos que simulam sons ambientes, como som de chuva, som do oceano, som do riacho e assim por diante.

A Apple colocou esse recurso na Central de Controle, já que muitas pessoas gostam de usar esses sons para relaxar ou se concentrar.

Primeiro você precisa ativar o recurso “Audição” lá em Ajustes >

Central de Controle, da mesma forma que fez com o Tamanho de Texto no tópico anterior.

Depois, é só acionar a Central de Controle > tocar no símbolo da audição > Sons de fundo, para ativar > toque no tipo de som de fundo para escolher outro.

(35)

Para desativar o som de fundo, é só tocar no símbolo da audição que fica na parte inferior da tela.

De acessibilidade é isso! Partiu agora para uma simples novidade nas notificações, para quem tem AirPods.

(36)

NOTIFICAÇÕES -

LER NOTIFICAÇÕES

Esse recurso de leitura das notificações será muito útil para os momentos em que você estiver com fones de ouvido.

A Siri vai ler a notificação recebida, para você decidir se interage com essa notificação, respondendo caso seja uma mensagem no WhatsApp, por exemplo, ou não.

Para ativar esse recurso, caso ache necessário para você, vá em Ajustes > Notificações > Ler Notificações > e ative.

Agora é necessário que você escolha qual o aplicativo que deseja que a Siri leia a notificação. Se quiser o WhatsApp, deslize até encontrá-lo, toque nele e depois ative a opção Ler Notificações.

Agora vamos seguir para o recurso que conhecido como o

“bombril” do iPhone, por ter 1.001 utilidades.

(37)

SPOTLIGHT

O Spotlight, para quem já usa e está bem íntimo dele, o conhece como “Spotbril”, em uma homenagem ao Bombril, que também tem 1.001 utilidades.

Agora o Spotlight está mais poderoso, com o iOS 15.

Para quem ainda não sabe como acessar o Spotlight, é só acessar a tela dos aplicativos do seu iPhone e deslizar o dedo do meio da tela para baixo.

É possível baixar um aplicativo sem precisar abrir a App Store. É só digitar o nome do aplicativo no campo de busca que já vai dar a opção para baixar.

(38)

É possível também acessar atalhos de um aplicativo rapidamente, como apagar o aplicativo, bastando tocar e segurar no aplicativo, assim que aparecer o resultado.

(39)

O Spotlight também vai conseguir fazer busca direto nas suas fotos, através do nome que você quiser pesquisar. Vou utilizar

“cachorro” como exemplo:

Que tal agora sair do Spotlight e ir para o aplicativo de Tempo?

Aproveitando, como está o tempo por aí? Aqui está um calor daqueles...

(40)

TEMPO

O aplicativo de Tempo foi totalmente reformulado e agora está bem mais completo, com diversas informações sobre as condições meteorológicas.

Abra o aplicativo Tempo e veja como está bem diferente.

Agora tem também a opção de você receber notificação de mal tempo. Para isso, toque no três tracinhos que ficam no canto inferior direito da tela > depois nos três pontinhos que ficam no canto superior direito > Notificações > ative a opção Minha Localização.

(41)

SAFARI

Sempre que você quiser acessar algum site na internet, será necessário um navegador, como o Safari, o Google Chrome, o Firefox e assim por diante.

O Safari é navegador da própria Apple e que vem em todos os aparelhos da marca, como você já deve saber, e o iOS 15 trouxe algumas mudanças para ele.

A primeira mudança que terminou deixando algumas pessoas de cabelo em pé, foi que a barra de endereço agora está na parte inferior da tela, sendo que sempre foi na parte superior.

A Apple fez isso porque fica mais fácil e prático para tocar no campo de endereço e digitar um novo site.

Repaginada no aplicativo Tempo dada e devidamente analisado, vamos fazer um passeio pelo Safari.

(42)

Outras funcionalidades que surgiram com a barra do endereço na parte inferior da tela são as possibilidades de alternar entre as abas abertas, arrastando a barra do endereço para o lado direito ou para o lado esquerdo e arrastando a barra de endereço para o centro da tela para ver todas as abas abertas.

(43)

Só que algumas pessoas não fazem questão dessas novidades.

Caso você seja uma delas, é possível voltar à forma como era antes do iOS 15.

Basta ir em Ajustes > Safari > na sessão ABAS, marque a opção Aba Individual.

Lembra do “Texto ao Vivo” que

conversamos no começo dessa edição, para fazer a tradução? Pois é! Você pode selecionar um texto de um site e botar para Traduzir também.

(44)

TRADUZIR (APLICATIVO)

O aplicativo Traduzir agora foi bem aprimorado para fazer a tradução instantânea das conversas. Em resumo, o que vai acontecer é o seguinte:

Abra o aplicativo Traduzir > toque em Conversa, que fica na parte inferior direita da tela > escolha os idiomas para a conversa > depois toque no microfone e comece a conversar.

Imagine que esse aplicativo vai ser um intérprete entre você a pessoa que fala outro idioma.

Saindo do Safari, vamos tocar em um assunto super importante e útil para quem for viajar para fora do país e não dominar o idioma:

O aplicativo Traduzir

(45)

E ainda é possível alternar o idioma após a tradução feita.

Faça o teste! Abra o aplicativo Traduzir e experimente!

Aplicativo de Traduzir devidamente atualizado com o iOS 15, agora vamos para a última novidade que você vai precisar para conversar com os seus amigos e familiares quando estiver viajando: O FaceTime.

(46)

FACETIME

O FaceTime recebeu três novidades com o iOS 15:

- Fazer uma ligação por vídeo com o fundo desfocado;

- Aprimorar o áudio caso o seu ambiente esteja com muito barulho;

- Convidar pessoas que usam Android para participar da ligação.

Para fazer essas configurações é bem simples. Vou explicar!

Durante a ligação de vídeo pelo FaceTime, acesse a Central de Controle > Efeitos > Retrato, para deixar o fundo turvo.

Já para aprimorar o áudio, também na Central de Controle, toque em Modo > Isolamento de voz.

(47)

E para finalizar as novidades, para convidar uma pessoa para participar do FaceTime, abra o aplicativo do FaceTime > Criar Link

> escolha como deseja convidar a pessoa > Enviar.

(48)

Pois é! Estou agora conversando com Du porque chegamos ao fim das maiores novidades do iOS 15 que você precisa saber.

É claro que nem todas as novidades serão úteis para você, mas veja as que você pode usar, especialmente as de segurança, para saber como fazer porque estão bem legais.

E quando você pensa que as novidades acabaram, nada disso!

Partiu agora para os novos modelos de iPhone, iPad e Apple Watch.

(49)

Hoje não teremos o acessório do mês, mas sim “os acessórios do mês”, aproveitando que setembro é sempre um mês bem movimentado para a Apple e repleto de novidades, vamos conversar então sobre os novos modelos de iPhone, de iPad e de Apple Watch.

Vou explicar o que “realmente importa” de cada um deles, para que você fique por dentro e, caso pense em trocar de aparelho, saiba o que “ganhará” de fato.

Lá vamos nós!

ACESSÓRIO DO MÊS

(50)

Esses são os quatro novos modelos de iPhone lançados pela Apple, para substituir os modelos de iPhone 12, do ano passado.

A primeira coisa que você precisa saber, antes de comentar sobre as novidades é que, sempre que um novo iPhone é lançado, alguns modelos anteriores são retirados de linha.

Isso acontece, não porque o aparelho retirado de linha é ruim, mas sim porque ele é tão bom que termina competindo com os recém-lançados, a exemplo do iPhone 12 Pro e do iPhone 12 Pro Max que a Apple parou de vender oficialmente.

A mesma coisa aconteceu com o iPhone XR. Ele também foi retirado de linha pela Apple, não porque ele é ruim, até porque, na minha opinião, ele continua sendo o melhor custo x benefício hoje em dia, mas porque a Apple quer dar preferência ao iPhone 11.

IPHONE 13, IPHONE 13 MINI, IPHONE

13 PRO E IPHONE 13 PRO MAX

(51)

O QUE EU VEJO

NOTCH E TELA

Agora que eu já fiz esse esclarecimento super importante para que ninguém pense que porque a Apple parou de vender um modelo, ele não presta mais, vamos aos novos aparelhos, começando pela aparência.

Primeiro, vamos conversar sobre o que conseguimos ver no iPhone, de imediato.

Olhando para qualquer um dos novos modelos de iPhone, já dá para perceber que o “notch”, que é a famosa “testa” do iPhone, aquela peça preta que fica na parte superior central da tela, com a câmera frontal, o microfone e sensores, está menor.

(52)

Com isso, temos um maior aproveitamento de tela, o que nos leva a acreditar que, talvez daqui a um tempinho, a Apple retire o

“notch” por completo, deixando a câmera frontal e demais peças abaixo da tela.

Quem sabe! Veremos!

Já a tela em si, está ainda mais nítida e com mais brilho.

(53)

O iPhone 13 Pro e o iPhone 13 Pro Max têm uma nova tecnologia na tela chamada de ProMotion, que faz com que o movimento de deslizar informações na tela, ao passar de uma tela de aplicativos para a outra, ou então durante um jogo, por exemplo, tudo fique mais fluido e suave, porém, aqui tenho que confessar que pouquíssimas pessoas

perceberão essa diferença.

(54)

CORES

Agora com relação às cores, o iPhone 13 e o iPhone 13 Mini vieram com 05 cores para escolher: Vermelho, Branco, Preto, Azul e Rosa.

Os modelos Pro vieram com quatro cores para escolher:

Azul-Sierra, prateado, dourado e grafite.

Aliás, nem todos os nomes das cores estão corretos, pelo menos de acordo com a Apple. Vou corrigir: O preto se chama “meia-noite” e o branco se chama “estelar”. Correção feita, vamos seguir!

(55)

CÂMERAS

Para finalizar a aparência, tem um detalhe na parte traseira que é o mais importante dos novos aparelhos: As câmeras.

Agora, no iPhone 13 no iPhone 13 Mini, as câmeras estão na diagonal e bem maiores. A Apple teve que reposicionar por conta dos novos sensores, para captar uma melhor imagem em ambientes com pouca iluminação.

Já no iPhone 13 Pro e no iPhone 13 Pro Max, a posição das câmeras continua a mesma, mas elas também estão bem maiores do que as dos modelos Pro passados.

(56)

PROCESSADOR E BATERIA

Os novos modelos de iPhone vêm com o chip A15 Bionic que, além de deixar o iPhone mais rápido, também promete aumentar a autonomia da bateria e fazer todo o processamento das imagens e filmagens das novas câmeras, que falaremos mais para frente.

Já que estamos falando em aumentar a autonomia da bateria, segundo a Apple, o comparativo dos novos aparelhos com os do ano passado ficou assim:

- iPhone 13 Mini dura até 1 hora e meia a mais do que o iPhone 12 Mini;

- iPhone 13 dura até 2 horas e meia a mais do que o iPhone 12;

- iPhone 13 Pro dura até 1 hora e meia a mais do que o iPhone 12 Pro;

- iPhone 13 Pro Max dura até 2 horas e meia a mais do que o iPhone 12 Pro Max.

De aparência é isso! Agora vamos conversar do que está por dentro.

O QUE EU NÃO CONSIGO VER

O que a gente não consegue ver é o que está por dentro do iPhone e é claro que vamos começar com o “aprimoramento” clássico de todos os anos: O processador.

(57)

Excelente notícia!! Afinal de contas, bateria é o calcanhar de Aquiles de todo aparelho eletrônico que funciona sem fio.

ARMAZENAMENTO

Na capacidade de armazenamento, temos uma novidade bem legal: A partir de agora o iPhone começa com 128GB e não mais com 64GB.

Então o iPhone 13 e o iPhone 13 Mini terão o armazenamento de 128GB, 256GB e 512GB.

Agora aqui vai uma dica que você deve sempre ter em mente antes de comprar um iPhone novo: Sempre olhe o

armazenamento do seu iPhone atual. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e observe quanto que você tem de espaço livre.

(58)

Aqui no meu caso, por exemplo, tenho 256GB de espaço no meu iPhone, sendo que 157,9GB estão sendo usados, o que sobra quase 100GB.

Vendo essas informações, eu já sei que se eu for trocar de iPhone, um de 256GB será mais do que suficiente. Não tem necessidade de comprar mais do que isso porque vai ficar sobrando e vou gastar mais dinheiro do que o necessário.

Então sempre observe isso porque não tem como aumentar o espaço do iPhone. Se você comprou um de 128GB, ele será para sempre de 128GB.

Agora falando do iPhone 13 Pro e do iPhone 13 Pro Max, eles vieram com a possibilidade de se ter uma capacidade gigante: 1 TERABYTE.

Vou explicar!

Esses modelos também começam com a capacidade de 128GB e seguem para 256GB, 512GB e, por fim, 1TB.

Só para você ter noção 1TB equivale a 1.000GB, ou seja, uma capacidade muito maior do que muitos computadores. Um iPhone com essa capacidade “nunca” dará problema de espaço, mas também, em compensação, o preço dele vai lá para as alturas.

Por isso que falei mais acima para você sempre observar o espaço de armazenamento do iPhone, antes de comprar um novo.

(59)

CÂMERAS

Agora vamos entrar na parte que teve mais alterações: As câmeras.

Como já conversamos na parte da aparência, elas foram reposicionadas no iPhone 13 e no iPhone 13 Mini, e ficaram maiores em todos os aparelhos, tudo isso para captar uma foto e vídeos melhores em ambientes com pouca iluminação.

Mas o que de fato mudou mesmo, além da aparência?

A primeira super novidade e que era tão esperada foi a possibilidade de se filmar com o fundo desfocado, como já acontece hoje em dia nas fotos com o Modo Retrato.

(60)

Todos os novos modelos terão o Modo Cinema, que faz com que o iPhone filme com o fundo desfocado, mas não será somente isso.

Esse Modo Cinema será inteligente o suficiente para focar e desfocar as partes da filmagens que precisam de atenção, como nesse exemplo aqui abaixo:

(61)

Observe que a câmera foca e desfoca para poder direcionar a sua visão para o que importa na filmagem. Não é a toa que esse modo é chamado de Modo Cinema, mas não se preocupe porque se você não gostar desse “focar e desfocar automático”, pode alterar na edição.

A segunda super novidade é que agora, além do Modo Noite estar presente em todas as câmeras, ele foi bem aprimorado para melhorar bastante as fotos à noite ou ambientes com pouca iluminação.

(62)

A terceira super novidade é sobre as fotos tremidas, que sempre foram um problema para algumas pessoas. A estabilização da câmera foi melhorada e agora a estabilização é feita no próprio sensor e não na câmera de forma geral como era antes. Então será que poderemos dizer adeus às fotos tremidas? Ufa!

A quarta novidade é que a câmera frontal recebeu também o Modo Cinema.

(63)

Modo Macro é um recurso capaz de deixar bem nítida e cheia de detalhes uma foto feita bem perto do objeto a ser fotografado.

Funciona para os vídeos também. Veja alguns exemplos:

Já o sensor maior nas câmeras dos modelos Pro serve para captar mais luz ainda, deixando as fotos e vídeos ainda melhores em ambientes com pouca iluminação.

Agora as duas novidades que são exclusivas do iPhone 13 Pro e do iPhone 13 Pro Max: A possibilidade de se fazer fotos e vídeos no Modo Macro e um sensor maior ainda.

(64)
(65)

PREÇO E DISPONIBILIDADE

Que tal conversarmos agora sobre o que realmente importa? O preço!

Acredite se quiser, mas apesar de um iPhone ou qualquer smartphone top de linha hoje ser um aparelho caro, os novos modelos de iPhone 13 estão chegando no Brasil mais baratos do que os modelos do iPhone 12, do ano passado.

E isso se resume a praticamente dois fatores:

1º) O dólar no passado estava sendo negociado a R$ 5,39 e durante o anúncio desse ano o dólar estava a R$ 5,22.

2º) O iPhone 12 de entrada era de 64GB e o iPhone 13 é de 128GB.

Veja a tabela que a própria Apple colocou no site:

(66)

Então, em resumo, aqui estão os preços com as respectivas capacidades.

- iPhone 13 Mini e iPhone 13 no Brasil:

- iPhone 13 Mini e iPhone 13 nos Estados Unidos:

- iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max no Brasil:

(67)

Já em relação à disponibilidade para compra aqui no Brasil, a Apple ainda não deu uma data específica até o momento em que faço essa apostila, mas acredito que deva estar à venda oficialmente entre o dia das crianças e o fim de outubro. Veremos!

- iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max nos Estados Unidos:

O iPhone vendido em qualquer lugar do mundo vai funcionar no Brasil.

Então, caso você tenha a oportunidade de comprar fora, pode seguir em frente.

(68)

O iPad mini, enfim, foi totalmente reformulado depois de anos com o mesmo design. Agora ele está seguindo a mesma linha do iPad Air.

Inclusive, por falar em iPad Air, o iPad Mini, apesar de ter a tela de ponta a ponta, não tem o Face ID, como também acontece com o iPad Air. O Touch ID permanece, só que agora o leitor da digital está posicionado no botão de ligar / desligar.

IPAD MINI

(69)

Além dessa mudança total na aparência, o iPad veio com a possibilidade de escolher entre quatro cores (cinza, rosa, roxo e estalar, que é um dourado) e com duas possibilidades de armazenamento (64GB e 256GB).

(70)

Por dentro, uma excelente notícia:

Ele possui o mesmo processador dos novos modelos de iPhone 13: O Chip A15 Bionic, o que vai deixá-lo bem mais rápido do que o modelo anterior, além de ter uma maior autonomia de bateria.

E já que nos modelos de iPhone falamos tanto de câmera, o iPad Mini também recebeu uma bela melhoria nas câmeras. Todas elas foram aprimoradas, para quem gosta de fazer foto com o iPad e ver em uma tela maior, assim como o recurso chamado de Palco Central está presente.

O “Palco Central” é um recurso que está presente na câmera frontal para que, durante uma chamada por vídeo, por exemplo, a câmera “se mova” acompanhando o seu rosto, ou expanda para capturar uma maior imagem, caso alguém apareça com você no vídeo.

(71)

Agora vamos para mais duas novidades: Os acessórios!

O iPad Mini não está mais com a porta Lightning, que é aquela entrada do iPhone que utilizamos para colocar o cabo e dar carga no aparelho. Ele está agora com a porta USB-C, como o iPad Air e o iPad Pro.

Isso faz com que o iPad Mini seja mais compatível para se conectar com acessórios, como uma máquina fotográfica ou um monitor, por exemplo.

E um outro acessório que mudou para o iPad mini foi o Apple Pencil. Agora ele somente se conecta com o Apple Pencil de 2ª geração, que é o mesmo compatível com o iPad Air e o iPad Pro.

(72)

Para finalizar e seguirmos para o Apple Watch, vamos falar do preço. Aqui estão os valores cobrados pela Apple, com as respectivas capacidades.

(73)

A Apple também lançou o novo iPad, que é o modelo de entrada, porém, as únicas mudanças foram o processador, que deixou o

aparelho mais rápido, a bateria que está com uma maior autonomia, a capacidade que é a partir de 64GB, ao invés de 32GB e a câmera frontal que foi melhorada e também tem o recurso Palco Central.

Aqui estão todos os modelos de iPad vendidos pela Apple atualmente:

(74)

Para finalizar as Novidades no Mundo da Maçã, vamos para o meu queridinho: o Apple Watch.

Hoje o Apple Watch é um relógio que eu não consigo mais viver sem. Seja para praticar atividades físicas, seja para dormir, ele está comigo, e antes que você me pergunte: E que horas você coloca o relógio para carregar, Marília?

Eu sempre coloco para carregar quando vou tomar banho ou quando chego em casa à noite para jantar e a bateria está bem baixa. Assim não preciso ficar sem ele quando mais preciso:

Atividades físicas e Sono.

Vamos então para as novidades!

APPLE WATCH SERIES 7

(75)

O Series 7 está com um aproveitamento de tela maior, apesar de estar do mesmo tamanho que o Series 4, Series 5 e Series 6. As bordas foram mais finas e com isso a tela cresceu.

Além da tela estar maior, a Apple deixou 70% mais brilhante, o que facilita e muito quando queremos ver as horas ou qualquer outra informação no relógio em um dia de sol forte.

E como a tela do Series 7 foi a grande novidade, a Apple a deixou mais resistente a arranhões e quebra, já que a tela do Apple Watch, se quebrar, vai surgir um gasto inesperado nada legal.

(76)

Ainda falando da parte externa, vamos para as cores do modelo de alumínio. Teremos cinco: Preto, prata, azul, vermelho e, a grande sensação, verde.

(77)

Já no modelo de aço inoxidável, teremos três cores: Prata, preto e dourado.

Por fim, no modelo de titânio, teremos apenas duas cores: Preto e prata.

Apesar de mudar o material do Apple Watch, do alumínio, que é o mais em conta, para o aço inoxidável ou para o titânio, tudo que um faz, o outro faz também. A única mudança é no material mesmo.

Nada mais!

(78)

Por fim, a última novidade do Series 7 é que ele terá o carregamento 33% mais rápido.

Para finalizar, eu queria falar com você sobre os preços no Brasil, só que a Apple ainda não disponibilizou nem a data de venda, nem os preços do Apple Watch Series 7 por aqui. Então somente conseguirei te passar os preços nos Estados Unidos.

Lembra do que falei mais acima, que sempre coloco o meu Apple Watch para carregar enquanto vou tomar banho ou comer, agora, com o carregamento rápido, a Apple quis fazer com que a pessoa fique mais tempo com ele no braço, para aproveitar ao máximo e monitorar os dados o maior tempo possível.

(79)

Apesar da diferença “gritante” de preços, lembre do que eu falei: O que o Apple Watch de titânio faz, o de alumínio também faz. A única mudança é no material mesmo. Não existe nenhuma funcionalidade exclusiva.

(80)

Depois que conversamos sobre as novidades do iOS 15, você percebeu como que o aplicativo Traduzir está “com a bola toda”, né?

APLICATIVO DO MÊS

Talvez a Apple tenha aprimorado bem ele já que há uma enorme possibilidade de no final desse ano as viagens internacionais voltarem a acontecer com bem mais frequência e tranquilidade.

Não é a toa que, em relação ao Brasil, alguns países da Europa já estão com as fronteiras abertas para os brasileiros com as duas doses e que os Estados Unidos voltarão a abrir as fronteiras em novembro.

Então, como não poderia ser diferente, o aplicativo desse mês é o Traduzir, que se divide em três partes: 1ª) Tradução simples; 2ª) Tradução instantânea para conversa; 3ª) Traduções favoritas.

(81)

TRADUÇÃO

Como o próprio nome já diz, a primeira opção que fica no canto inferior esquerdo da tela do aplicativo Traduzir, serve para fazer traduções normais.

Você seleciona o idioma que domina e o que quer fazer a tradução e pode digitar um texto qualquer, ou colar um texto de algum lugar, ou até usar o microfone para ditar algo em português para o iPhone traduzir para o idioma escolhido.

CONVERSA

Na opção de Conversa, não tem como você digitar um texto. Aqui é como se fosse uma conversa mesmo. Você seleciona os dois idiomas, o seu e o de quem está conversando, toca no microfone e começa a falar.

(82)

O iPhone vai reconhecer o idioma para começar a digitar e traduzir automaticamente.

É bom dar uma pausa entre o que você fala e o que a outra pessoa fala, até o iPhone fazer a tradução.

(83)

FAVORITAS

Nessa terceira opção do aplicativo Traduzir é possível favoritar as traduções que você achar que vai precisar em algum outro momento, assim como é possível ver as traduções recentes.

Se quiser apagar alguma tradução favorita ou tradução recente, é só deslizar o dedo sobre a tradução, da esquerda para a direita.

(84)

Caso queira utilizar esse aplicativo sem precisar de internet, será

preciso baixar os idiomas. Para isso, toque na setinha para baixo que fica ao lado do idioma > Gerenciar Idiomas > e toque na setinha ao lado dos idiomas que quer usar sem internet.

(85)

A música desse mês simboliza algo que está muito próximo de podermos fazer novamente: Abraçar uns aos outros.

A canção escolhida tem como significado um abraço espalhado, um abraço múltiplo ou um abraço grande. “Um Abraçaço”, de Caetano Veloso, foi indicada em novembro de 2013, como a melhor gravação, canção do ano e melhor música brasileira.

Meu pai também me influenciou muito na escolha dessa música, porque ele adora. Não tem um fim de semana que não escute essa música.

Então, na expectativa de nos darmos “Um Abraçaço” ainda esse ano, som na caixa DJ.

MÚSICA DO MÊS

(86)

Essa música faz parte da playlist do EntendendoiPhone. Se ainda não assinou, bastar tocar na imagem do Spotify ou do Apple Music abaixo, a depender do serviço que você assina.

Playlist - EntendendoiPhone

(87)

LETRA

Dei um laço no espaço, Pra pegar um pedaço,

Do universo que podemos ver.

Com nossos olhos nús, Nossa lentes azuis,

Nossos computadores luz.

Esse laço era um verso, Mas foi tudo perverso, Você não se deixou ficar.

No meu emaranhado, Foi parar do outro lado, Do outro lado de lá, de lá.

Ei! Hoje eu mando um abraçaço...

Ei! Hoje eu mando um abraçaço...

Ei! Hoje eu mando um abraçaço...

Ei! Hoje eu mando um abraçaço!

Um amasso, um beijaço, Meu olhar de palhaço, Seu orgulho tão sério...

Um grande estardalhaço, Pro meu velho cansaço, Do eterno mistério.

Meu destino não traço, Não desenho, disfarço, O acaso é o grão-senhor.

Tudo que não deu certo, E sei que não tem conserto, No silêncio chorou, chorou...

Ei! Hoje eu mando um abraçaço...

Ei! Hoje eu mando um abraçaço...

Ei! Hoje eu mando um abraçaço...

Ei! Hoje eu mando um abraçaço...

Ei!

(88)

COMPARTILHAR VÍDEO LONGO PELO WHATSAPP

Marília, tentei compartilhar um vídeo como você ensinou, para não ocupar espaço, mas não encontro a opção “Copiar Link do iCloud”.

Onde estou errando? E uma outra: A pessoa terá acesso ao vídeo para sempre através desse link?

PERGUNTA

Para aparecer a opção Copiar link do iCloud, quando você abrir o vídeo que deseja compartilhar e tocar no quadrado com a setinha para cima, arraste as opções para cima, como mostro na foto abaixo:

RESPOSTA

VOCÊ NO

ENTENDENDOIPHONE

(89)

Aí vai aparecer! E se mesmo assim você não localizar, toque em Editar Ações, que fica no final, que vai estar lá.

Lembrando que para ter acesso a esse recurso, o seu iPhone precisa estar atualizado com o iOS 15. Então vá em Ajustes >

Geral > Atualização de Software para conferir se tem alguma atualização pendente.

Se tiver, faça.

E sobre o compartilhamento do link, ele ficará válido por até 30 dias, mas se você quiser cancelar o acesso antes, é só fazer o seguinte:

(90)

Abra o aplicativo FOTOS > toque em PARA VOCÊ, que fica na parte inferior da tela > vá na parte “Links do iCloud” > toque no vídeo > três pontinhos que ficam na parte superior direita da tela > Parar de compartilhar.

(91)

STORIES SEM SOM

Socorro!! Atualizei o meu iPhone e os stories ficaram sem som. O que houve?

PERGUNTA

Não se preocupe porque você não fez nada de errado e não é um problema do iOS 15. Foi uma atualização que o Instagram precisou liberar e só a fez agora.

Então abra a App Store > toque na sua foto que fica no canto superior direito da tela > arraste do meio da tela para baixo para buscar por novas atualizações e atualize.

RESPOSTA

(92)

Vou exemplificar!

Observe o armazenamento do meu iPhone, de 256GB. O aplicativo FOTOS ocupa somente 5GB, porque eu estou com a opção Otimizar no iPhone ativada.

ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO NO IPHONE NOVO

Tenho um iPhone 10 com 256gb. Caso adquira o 13 pro, esse mesmo tamanho irá me atender bem como o 10?

PERGUNTA

Primeiro o que você precisa fazer é ir, no seu iPhone 10, lá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e ver quanto de espaço que está sendo usado.

A depender do espaço que estiver livre, sim, o iPhone 13 Pro com a mesma capacidade vai te atender super bem.

Se somente tiver uns 20 a 15GB livres, aí é bom já pensar em pegar um iPhone com maior capacidade porque, como é um aparelho que a gente fica por um bom tempo e você vai fazer mais fotos, vídeos, continuar usando o WhatsApp etc., pode ser que esses 20GB remanescentes encham logo.

De qualquer forma, se o aplicativo FOTOS estiver dentre os que mais ocupam espaço, é bom você ir lá em Ajustes > Fotos > e selecionar a opção Otimizar no iPhone, ao ativar o Fotos do iCloud.

Isso vai fazer com que as fotos e vídeos no seu iPhone sejam compactados, mas o tamanho do arquivo original ficará no seu iCloud, para que você abrir a foto ou carregar o vídeo, ser apresentado tudo na máxima qualidade.

RESPOSTA

(93)

Vou exemplificar!

Observe o armazenamento do meu iPhone, de 256GB. O aplicativo FOTOS ocupa somente 5GB, porque eu estou com a opção Otimizar no iPhone ativada.

Já o armazenamento do meu iCloud, veja o espaço que o FOTOS está ocupando: 452GB. Ou seja, eu estou com espaço livre no iPhone, para fazer muitas fotos e vídeos que estão com os arquivos

“pesados” somente no iCloud.

(94)

ANUNCIAR LIGAÇÕES

Marília, lembro que uma vez você falou que o iPhone falava quem estava ligando. Me lembre como fazer, por favor. Grata!

PERGUNTA

Esse recurso se chama Anunciar Ligações e está presente lá nos Ajustes > Telefone > Anunciar Ligações. Para ativar, marque a opção “Sempre”.

RESPOSTA

(95)

Referências

Documentos relacionados

NO MÊS ATÉ O MÊS DESPESA ORÇADA SALDO % EXEC... DUODÉCIMO NO MÊS ATÉ

A solução da cisão do Tratado Constitucional em dois novos instrumentos, um tra- tado base e um tratado de aplicação, que apresentariam designações ao agrado

Pelo fato de a administração possuir o ser humano como um de seus centros de atenção, ela necessita buscar conceitos de compreensão com base em diversas ciências, e o

ATENÇÃO: Para cotação de empresas com vidas a partir de 65 anos, consulte nossa área técnica, pois haverá agravo de valor para toda a massa.. Valores válidos apenas para empresas

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

Conforme já mencionado na introdução deste trabalho, ainda é distante o conceito da acessibilidade como um fator de livre acesso e passagem do pedestre em calçadas e

Um dos termos mais utilizado e pouco compreendido é, “comunhão”. Comunhão com Deus é o grande segredo da força de um cristão, e é, portanto, da maior importância que o

Em relação à Europa, a atenção vai para os próximos passos do BCE, que em tese deve “turbinar” seu programa de quantitative easing, ainda que o