• Nenhum resultado encontrado

URUGUAI #1 HUB DE NEGÓCIOS DA AMÉRICA LATINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "URUGUAI #1 HUB DE NEGÓCIOS DA AMÉRICA LATINA"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)
(2)

2

(3)

3

ÍNDICE

Uruguai #1 Hub de Negócios da América Latina ... 4

Plataformas de Negócios e Oportunidades para Empresas Globais ... 4

Histórias de sucesso ... 6

Depoimentos ... 9

Proposta de Valor País ... 11

Incentivos ... 22

Modelos de Negócios dos CDR ... 29

Comparaçao de regimes (Logística) ... 33

Oportunidades de P+D ... 34

Principais Centros de Serviços Globais no Uruguai ... 36

(4)

4

URUGUAI #1 HUB DE NEGÓCIOS DA AMÉRICA LATINA

Destacado como o destino mais confiável para investir em uma das regiões economicamente mais atraentes do mundo, o Uruguai oferece um ambiente de negócios favorável, estabilidade social e política (independentemente do partido de governo), grau investidor outorgado pelas principais agências qualificadoras de risco (Standard & Poor's, Fitch Ratings, DBRS e Moody's), crescimento sustentável do PIB durante os últimos 16 anos, ótima infraestrutura e excelente qualidade de vida.

Como parte de sua política de Estado, o governo apoia de forma ativa o desenvolvimento de negócios por meio de incentivos fiscais, melhoramentos no quadro regulatório e do ambiente de negócios através de decretos específicos 1 , bem como programas de subsídios para o desenvolvimento de habilidades.

Os investidores salientam o atrativo regime de isenções tributárias que oferece o Uruguai, definidas no quadro da Lei de Zonas Francas N° 15.921, na Lei de Investimentos N° 16.906 e a legislação sobre portos e aeroportos livres; bem como o talento qualificado e plurilíngue (espanhol, inglês e português) e os custos competitivos.

PLATAFORMAS DE NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES PARA EMPRESAS GLOBAIS

Além disso, o Uruguai oferece vantagens em diferentes plataformas de negócios, o que tornam o país um hub regional, ideal para toda América. Este conceito não abrange apenas plataformas para serviços de suporte e atividades comerciais, mas também para operações mais sofisticadas e inovadoras.

Existem casos de sucesso de IED que acharam sinergias entre essas diferentes plataformas:

1 Por mais informações, veja o Anexo II.

(5)

5 LOGÍSTICA (Centros de Distribuição Regional) – As principais vantagens de contar com um CDR no Uruguai são: maximizar a redução de inventários, minimizar os prazos de entrega, e adiar o pagamento de direitos/impostos à importação. Este modelo de negócios é especialmente útil para:

empresas cuja produção está localizada fora da América Latina;

quando se requer alta padronização dos produtos;

bens de consumo, cujo preço oscila entre US$ 60,000 e US$ 80,000 por metro cúbico.

COMERCIAL (Comércio & Compras) – Centralizando essas atividades comerciais no Uruguai é possível otimizar os custos fiscais na compra e venda de produtos. Isso é aplicável tanto para as operações de comércio dentro da empresa, quanto para as de fornecimento (fornecimento de unidades de produção ou outro tipo de operações na região).

SERVIÇOS - O Uruguai é ideal para as empresas que desejam centralizar:

vendas regionais; e

Atividades de suporte para seus negócios na região (Centros de Serviços Compartilhados e Centros de Serviços Globais).

O modelo de negócio pode ser um centro de back-office especializado ou inclusive é possível incorporar a centralização de atividades comerciais (comércio/compras/vendas) oferecendo, dessa forma, substância e eficiência. As principais atividades desenvolvidas pelos Centros de Serviços Compartilhados no Uruguai incluem: serviços de cadeia de fornecimento ou coordenação remota da cadeia de serviços com clientes, finanças e administração, recursos humanos, marketing, atenção ao cliente, suporte legal, tesouraria, entre outras. Essas atividades podem ser realizadas pelas mesmas empresas (Captive Center) ou por outro fornecedor (Third Party)

Além disso, o Uruguai é uma excelente localização para empresas que desejem instalar seus centros de operações em nível regional. Os benefícios fiscais, a qualidade de vida e um vantajoso quadro para o desenvolvimento de atividades de holding, fazem do país um destino atraente para a centralização de todo tipo de operações.

INOVAÇÃO (IT & BIO) - Se você tem interesse em expandir suas atividades de P+D ou está em busca de uma nova localização para desenvolver soluções tecnológicas, não hesite em considerar o Uruguai. Além das vantagens mencionadas, irá encontrar um ecossistema de inovação consolidado, importantes grupos de pesquisa e uma indústria tecnológica amadurecida voltada ao desenvolvimento de soluções de alto valor agregado para mercados globais (Estados Unidos é o principal mercado de destino das exportações uruguaias de software).

Para o desenvolvimento dessas plataformas, além dos fundamentos da proposta de valor do país (confiabilidade, localização estratégica, disponibilidade de talento qualificado e qualidade de vida) há incentivos fiscais (em línea com a OCDE), como por exemplo o regime de Zonas Francas. Esses incentivos proporcionam uma excelente oportunidade para otimizar custos fiscais.

(6)

6

HISTÓRIAS DE SUCESSO

Roche possui um Centro de Distribuição Regional (CDR) no Uruguai. A partir dele são coordenadas todas as operações logísticas na América Latina aproveitando as vantagens do regime de aeroporto livre sob o qual estão os operadores logísticos como MVD Free Airport. Este centro também gerencia a cadeia de suprimentos de mercadorias a partir dos centros de produção até suas filiais regionais. As principais atividades do CDR incluem: gestão de pedidos, faturamento e atenção ao cliente. Portanto, o centro tem três departamentos diferentes: Operações dentro da empresa, cadeia de suprimentos e transporte. Cada área trabalha estritamente alinhada com os interesses e requerimentos regionais.

Shimadzu Corporationoferece um amplo leque de instrumentos de análise imprescindíveis para pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade em diferentes áreas e diagnósticos médicos.

Seu portfólio de instrumentos de alto nível inclui: cromatógrafos, espectrômetros, sistemas de análise elementar e de superfície, e equipamento médico de última geração como raios x, sistemas cardíacos e de angiografia e fluoroscopia, entre outros.Shimadzu Latinoamérica S.A. (fundada em 2013 e estabelecida em Montevidéu)é o Centro de Distribuição Regional para toda a América Latina de equipamentos médicos e analíticos (balanças de precisão e equipamento de laboratório).

A empresa tem sua sede regional no Uruguai (que foi trasladada desde o Brasil em 2013), escritórios comerciais e depósito.

Instalada em Zonamerica (parque de negócios e tecnologia que funciona sob o regime de Zonas Francas) desde 1996, Merck desenvolve atividades como Hub Regional de Distribuição e como fornecedor de serviços corporativos regionais e globais desde o Uruguai. A operação tem se expandido de forma ininterrupta, em linha com o crescimento da empresa na América Latina.

Atualmente, 140 empregados trabalham em todas as plataformas. Em relação à logística, Merck realizada atividades de embalagem e distribuição de produtos biotecnológicos produzidos na Europa, que depois são enviados a vários países da região- Em matéria de serviços, a empresa opera desde 2018 um Centro de Serviços Corporativos (Merck Business Services Latam), que inclui atividades comerciais, compras, finanças e administração, cadeia de fornecimento e suporte legal para a região.

(7)

7 Adium Pharma instalou no Uruguai (Zonamerica) seu Centro de Distribuição Regional. A empresa realiza tanto o acondicionamento secundário de medicamentos genéricos terminados e matérias primas, quanto sua distribuição para a maioria dos países da América Latina. Na atualidade, emprega 320 pessoas aproximadamente.

No Uruguai, AstraZeneca está voltada fundamentalmente à comercialização e distribuição de especialidades farmacêuticas. Em 2016, a empresa escolheu o país como Centro de Distribuição Regional, outorgando o contrato de serviços a TCU (MVD Free Airport). A empresa desenvolve uma operação logística para fornecimento de produtos terminados importados para Argentina e Brasil. Atravessam o Uruguai, depois de viagens internacionais por via aérea e marítima, para serem posteriormente consolidados em caminhões que os transportarão por via terrestre para Buenos Aires e São Paulo. Este projeto apresentou resultados importantes para a operação de AstraZeneca (tempos de vigem muito estáveis, redução de danos e estragos nas caixas e redução das excursões de temperatura) o que lhe permitiu o reconhecimento de Logipharma na categoria

“Controle de Temperatura Global”, bem como uma menção muito especial para a “Melhor

Estratégia de Rede de Distribuição”

(https://www.uruguayxxi.gub.uy/es/noticias/articulo/astrazeneca-recibe-premio-en-logipharma- awards-2017/).

Megalabs é uma empresa multinacional, cuja oferta de produtos é comercializada em 18 países da América Latina, atingindo um faturamento anual total superior a 1.000 milhões de dólares. O grupo está constituído por diferentes laboratórios de qualidade reconhecida internacionalmente e está voltado à elaboração, distribuição e comercialização de produtos farmacêuticos. Com um investimento atual de mais de 100 milhões de dólares, em 2011, a empresa iniciou o processo de estabelecimento de seus escritórios corporativos, além de um centro de P+D de última geração e uma unidade de produção em Zona Franca “Parque das Ciências” (Canelones, Uruguai), o que outorga uma infraestrutura única capaz de abrigar projetos industriais de alta complexidade.

(8)

8 Abbott é uma empresa mundial de saúde dedicada ao descobrimento de novos medicamentos, tecnologias e formas de gestão na saúde. Sua oferta de produtos abrange desde complementos

nutricionais e diagnósticos de laboratório até dispositivos médicos e terapias farmacêuticas.

Em 2015, a empresa instalou seu escritório regional no Uruguai e atualmente fornece suporte para toda a América Latina e o Caribe em atividades de finanças, compras, abastecimento e distribuição.

Com mais de 40 anos no mercado, Integer Montevideo (antes CCC Medical Devices) se dedica ao desenho e produção de dispositivos médicos para implantes. A empresa trabalha principalmente com o mercado norte-americano e dispõe de 250 empregados, dos quais 60 são engenheiros (elétricos, em sistemas, mecânicos e químicos) focados em atividades de P+D.

A origem da empresa foi nos anos 70, com a produção de marca-passos, dirigida pelo Dr. Orestes Fiandra. Até 2014, CCC este 100% focado no desenvolvimento de projetos especiais de engenharia eletrônica e software, incluindo o desenho de protótipos e o desenvolvimento de dispositivos implantáveis e não implantáveis, bem como na produção para seus clientes.

Em agosto de 2014, CCC foi adquirida por Greatbatch™, uma empresa de subcontratação de dispositivos médicos que proporcionava componentes para dispositivos implantáveis.

Em 2016, Greatbatch comprou Lake Region Medical™ e trocou seu nome por Integer™. Com a combinação de CCC e Lake Region Medical, Integer ampliou suas capacidades em todo o processo, desde os componentes até os sistemas completamente integrados, para satisfazer melhor as necessidades do fabricante do dispositivo original (OEM).

(9)

9

Depoimentos

“A decisão de Merck de estabelecer e manter as operações no Uruguai esteve baseada em três fatores principais: ambiente para os negócios, recursos humanos e localização estratégica. Um quadro legal favorável, um sistema democrático pleno e um dos melhores climas econômicos da região proporcionam um ambiente de negócios ideal e necessário para uma empresa multinacional. O país tem políticas macroeconômicas estáveis e de longo prazo que ajudam à promoção dos investimentos de capital estrangeiro ao tempo que promovem o regime de Zonas Francas. A qualidade de vida do Uruguai em comparação com o resto da região, a disponibilidade de recursos humanos competitivos e altamente qualificados e os serviços de atenção orientados ao cliente também são chave para a manutenção e o crescimento do nosso negócio. Na atualidade, temos [para o CDR] aproximadamente 90 empregados que prestam serviços logísticos e regionais para as filiais da América Latina. A experiência de estar estabelecidos no Uruguai tem sido de grande sucesso e bem recebida pela nossa sede central, o que permite que o Uruguai seja considerado para desenvolver mais oportunidades de negócios dentro de Merck”.

“Megalabs decidiu desenvolver suas operações no Uruguai por sua segurança jurídica, a qualidade de seus recursos humanos e o regime de Zonas Francas. A decisão foi definitiva depois de avaliar outros destinos como Costa Rica, Panamá, República Dominicana e Colômbia. Especialmente, o regime de Zonas Francas proporciona o quadro jurídico apropriado, bem como a estabilidade necessária para projetar investimentos no longo prazo que incluem a exportação de produtos.

Outro fator relevante foi a proximidade e as curtas distâncias que oferece o país. O nosso centro de produção está localizado a menos de um quilômetro e meio de distância do aeroporto, o que é muito importante porque exportamos através dele a maior parte dos nossos produtos, os que por sua vez requerem tratamento de frio”.

Gianclaudio Broggi.

Gerente Geral, Megalabs.

Gabriela Brancato.

Diretora Geral, Merck.

(10)

10

“O Instituo Pasteur de Montevidéu foi fundado em 2006 como uma iniciativa dos governos do Uruguai e da França. O Uruguai foi escolhido por sua localização geográfica estratégica entre a Argentina e o Brasil, que permite uma interação destacada com os maiores atores científicos e econômicos da região. O país oferece também excepcionais vantagens logísticas, pois facilita a importação e exportação de produtos químicos e equipamentos científicos, (quase) ao preço original, o que significa uma grande diferença com os países vizinhos. Também existe um bom ecossistema entre as empresas, o âmbito acadêmico e as agências do governo que financiam projetos de inovação favorecendo a geração de valor agregado. Finalmente, o Uruguai se destaca pela qualidade de seu povo: seus pesquisadores e estudantes estão muito bem qualificados e o país é capaz de atrair talento estrangeiro”.

“O Uruguai como hub logístico do Cone Sul oferece excelentes conexões via aérea, marítima e terrestre, além de contar com uma legislação vigente que permite trabalhar de forma ágil e de acordo com as normas locais e internacionais”.

“Nos últimos anos, o Uruguai se posicionou como um destino confiável para os investidores estrangeiros. Em DHL entendemos a importância de oferecer aos nossos clientes globais as vantagens que o Uruguai possui como porta de entrada aos mercados mais atraentes da América do Sul. Esperamos continuar fortalecendo a nossa posição no país para ampliar ainda mais a presença da empresa na América Latina”.

“O Uruguai desempenha um papel fundamental na cadeia de fornecimento de World Courier para América Latina. Desde o nosso depósito (3PL) localizado em Montevidéu distribuímos mercadorias para toda a região. Fazemos envios rápidos e em grandes quantidades para toda a América Latina, reduzindo a dependência das instalações de armazenamento europeias. As empresas do setor farmacêutico se beneficiam de uma ampla capacidade de armazenagem para seus produtos, ao mesmo tempo em que, o nosso regime de isenção de impostos reduz os cursos na operativa dessas empresas, melhorando sua rentabilidade”.

Luis Barbeito.

Ex-diretor Executivo, Institut Pasteur.

Esteban Gari.

Ex-gerente Geral, Kuehne + Nagel Uruguay

Fernando Ponte.

Gerente Geral, Aero Cargas DHL Global Forwarding.

Jaqueline Escotero.

Vice-presidente Regional, World Courier Latinoamérica.

(11)

11

PROPOSTA DE VALOR PAÍS

A proposta de valor do país está baseada em quatro pilares fundamentais: confiabilidade, acesso a mercados, talento qualificado e qualidade de vida.

O Uruguai oferece segurança para o investimento em uma região economicamente atraente.

Durante anos o país conseguiu manter uma forte estabilidade política e social, com o sustento de um sistema democrático pleno, consolidado e com respeito pelo Estado de Direito.

Na América Latina e o Caribe, o Uruguai lidera os seguintes rankings:

(12)

12 Estabilidade macroeconômica

A economia nacional cresceu de forma ininterrupta durante os últimos 16 anos, com um aumento acumulado do PIB real de 4,1% por ano, sendo esse o período de expansão mais duradouro da história do país.

Esse crescimento esteve acompanhado por um aumento do PIB per capita de US$ 5.000 em 2005 a US$ 17.165 em 2018, o mais alto da América Latina (medido em dólares correntes). Vale destacar também que, em termos de distribuição do ingresso, o Uruguai é o país mais igualitário da América Latina.

Por sua parte, o Uruguai é reconhecido internacionalmente pela sua gestão organizada da dívida pública e por sua estabilidade fiscal. As três principais agências qualificadoras de riscos, Fitch (fevereiro de 2020), Moody’s (abril de 2020) e Standard & Poor’s (abril de 2020) ratificaram o grau investidor do país. Adicionalmente, o Departamento de Estado dos Estados Unidos reconheceu ao Uruguai como um país fiscalmente transparente.

(13)

13 Quadro normativo | Facilidade para fazer negócios

Em função da Lei de Investimentos, o Uruguai garante a igualdade de tratamento aos investidores locais e estrangeiros.

Não é requerido nenhum tipo de aprovação nem registro prévio para operar no país, e não há restrições à transferência de capital ou lucros. Além disso, vale destacar que as empresas podem operar tanto em moeda nacional quanto estrangeira, e que existe um sistema tributário nacional único.

Outro instrumento que melhora o ambiente de negócios é o Portal Único de Comércio Exterior (VUCE, por sua sigla em espanhol), uma plataforma única que gerencia todas as operações e documentos vinculados com as importações, exportações e trânsito. Também, o Novo Código Aduaneiro (CAROU) introduz várias inovações em matéria aduaneira, facilitando a internacionalização desde o Uruguai.

Para obter mais informações sobre esses e outros recursos, consulte a nossa Guia do Investidor disponível em http://www.uruguayxxi.gub.uy/guia/Index.html

(14)

14 Distâncias convenientes para centros de negócios

Os parques empresariais do Uruguai como Zonamerica ou Parque das Ciências estão localizados a cinco minutos do Aeroporto Internacional de Carrasco (Aeroporto Livre) e a 30 minutos do Porto de Montevidéu (Porto Livre). Além disso, Aguada Park, WTC Free Zone e o Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU) estão estrategicamente localizados no centro de Montevidéu, perto das universidades e com excelente acessibilidade, o que permite que os jovens continuem seus estudos enquanto trabalham.

(15)

15 Considerando sua localização, idioma, história empresarial, cultura compartilhada e seus acordos comerciais, o Uruguai é uma excelente plataforma para ter acesso a mercados como Brasil e os países de fala hispana.

Como membro pleno do MERCOSUL e parte contratante no Tratado de Livre Comércio com o México, o nosso país oferece acesso a um mercado de 398 milhões de pessoas, o que representa 76% do PIB da América Latina.

Estrategicamente localizado, o Uruguai também destaca como destino de excelência na América do Sul para a instalação de centros regionais de serviços e distribuição de mercadorias. As Zonas Francas, o regime de Portos e Aeroportos Livres, bem como os depósitos aduaneiros constituem espaços ótimos para o desenvolvimento dessas plataformas. Adicionalmente, a afinidade cultural com a Europa e com América do Norte, a semelhança de fusos horários e a excelente infraestrutura em telecomunicações fazem do país um local ideal para ter acesso a esses mercados.

Baía de Punta del Este

(16)

16 Conectividade: um país que promove a digitalização

Cabo submarino de fibra óptica Monet: desenvolvido de forma conjunta com Google em 2017, este cabo se estende por mais de 12.500 km até os Estados Unidos. Isso permite que o Uruguai seja um excelente fornecedor de Internet para a região e o mundo.

Centro de Dados de Nível III: reconhecido como o melhor centro de dados da América Latina, é capaz de fornecer um amplo leque de soluções com foco no usuário.

Grandes investimentos em infraestrutura em redes de fibra ótica, com mais de 23.000 km de extensão. 77% dos lares no Uruguai possuem conexões de banda larga por fibra ótica.

Uma indústria IT desenvolvida e na vanguarda mundial em termos de tecnologia.

O Uruguai faz parte desde 2017 do “Digital Nations”, um grupo de elite composto pelos países mais avançados do mundo em matéria de desenvolvimento digital (Canadá, Coreia do Sul, Estônia, Israel, México, Nova Zelândia, Portugal e Reino Unido).

O Uruguai é líder na América Latina de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Tecnologia da Informação e da Comunicação (2017) da União Internacional de Telecomunicações, que mede a penetração de Internet e o uso de telefonia celular.

(17)

17 Os recursos humanos no Uruguai são altamente competitivos devido à combinação de vários fatores: a qualidade de sua formação básica, técnica e universitária, e sua flexibilidade e facilidade para se adaptar a novos processos ou tecnologias de produção. A força de trabalho uruguaia demonstrou uma excelente capacidade para dominar outros idiomas, especialmente inglês e português.

Taxa de alfabetização mais alta da América Latina: 98%.

Educação pública gratuita desde o nível pré-escolar até o nível universitário.

4% do PIB é investido em educação.

100% dos estudantes de 15 anos completaram pelo menos três anos de inglês e dois anos de estudos informáticos.

60% dos estudantes universitários trabalham e estudam ao mesmo tempo.

Políticas de educação no longo prazo: One Latpop per Child Program

O Programa Ceibal é uma iniciativa promovida pelo governo uruguaio desde 2007, inspirada no programa “One Laptop per Child” (OLPC) do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT).

O Uruguai é o primeiro país do mundo em fornecer de forma gratuita computadores portáteis a todos os estudantes e

professores de escolas públicas de ensino fundamental e ensino médio. O programa permitiu que o país reduzisse de forma significativa a brecha digital, além de capacitar às futuras gerações para enfrentar os novos desafios do mercado laboral.

Adicionalmente, através do Programa Ceibal se conquistaram os seguintes objetivos:

Conectividade: 100% das escolas de ensino médio e fundamental, bem como das universidades técnicas possuem fibra óptica.

(18)

18 Brecha digital: a brecha entre as populações de menores e maiores ingressos, em termos de acesso à tecnologia e conectividade foi reduzida em 35% até atingir apenas 8% durante o período 2005-2015.

Inglês: A plataforma Ceibal foi implementada em inglês, o que significa uma contribuição para o bilinguismo da população uruguaia.

Educação

Geral Cursos técnicos Cursos universitários

de graduação Quantidade de instituições educacionais na área metropolitana 7 49

Total de estudantes matriculados 20.484 205.948

Total de estudantes admitidos Não disponível 35.419

Total de estudantes formados Não disponível 7.969

Ciências da vida % Serviços globais

Estudantes matriculados 10% 28%

Serviços corporativos % Serviços globais

Estudantes matriculados 41% 51%

TIC’s % Serviços globais

Estudantes matriculados 22% 7%

Arquitetura, Engenharia e Serviços criativos % Serviços globais

Estudantes matriculados 28% 13%

Fonte: MEC, Ministério da Educação e Cultura - Anuário Estatístico de Educação 2018 (Publicado em 2019).

Idiomas

66% dos uruguaios possui conhecimentos de um segundo idioma além do espanhol e 32% de três idiomas ou mais.

O inglês é ensinado em grande parte das escolas públicas e conta com o apoio do Programa Ceibal.

A grande maioria das escolas privadas também incorporaram o idioma inglês ao seu currículo de estudos. Em ambos os casos, o ensino do idioma é obrigatório. Muitas instituições de ensino também acrescentaram o português no seu currículo.

Conhecimentos de inglês e português entre estudantes e formados de educação universitária e população em geral:

(19)

19 O Uruguai ocupa o primeiro lugar nos resultados dos exames TOEFL na América do Sul (com 94 pontos). Dessa forma, o país se posiciona como o segundo melhor de toda a América Latina.

Apoio governamental para o desenvolvimento de talentos: Finishing Schools e Smart Talent O programa Finishing Schools oferece subsídios de até 70% dos cursos de capacitação em habilidades específicas requeridas pelas empresas para se estabelecer ou para ampliar suas operações de exportação. É possível usá-lo para financiar capacitações internas, por meio da contratação de fornecedores terceirizados ou mesmo com pessoal da empresa.

Desde que o programa começou a funcionar em 2012:

273 projetos foram aprovados.

+9.000 pessoas foram capacitadas.

US$ 4.300.000 foram investidos para capacitar aos empregados (dos quais US$ 1.636.577 foram outorgados pelo programa).

Além disso, o Uruguai possui um valioso portal de trabalho chamado Smart Talent, no qual as empresas podem publicar sem custo oportunidades de emprego focadas em serviços globais. Esse portal oferece a possibilidade de realizar diferentes testes para avaliar os conhecimentos dos candidatos cadastrados. Também funciona como instrumento para promover entre os jovens do Uruguai a indústria dos serviços globais por meio de uma série de atividades de sensibilização. O site foi lançado em março de 2015 e hoje em dia tem mais de 350 empresas de serviços globais e 35.000 candidatos cadastrados. A partir daquele momento, mais de 2.500 oportunidades de emprego foram publicadas.

(20)

20 Conjuntamente com o site, Smart Talent também organiza atividades para promover a marca empregadora das empresas, tais como visitas às empresas, oficinas tecnológicas e uma feira de trabalho anual (Smart Talent Day). Se organizam 100 dessas atividades por ano.

Fast-track de Visados e Residências

Os trabalhadores estrangeiros que considerem atrativo morar e trabalhar no Uruguai podem ter acesso a um trâmite rápido de 10 dias para gerenciar seus visados e residências.

(21)

21 A capital do Uruguai, Montevidéu (1,3 milhões de habitantes), Punta del Este e outras cidades oferecem excelentes condições de vida para os executivos e suas famílias, incluindo serviços de saúde e educação gratuitos e bem equipados. Cada vez mais estrangeiros escolhem o Uruguai como lugar para morar durante parte ou durante todo o ano.

O Uruguai é reconhecido como um dos países mais seguros, de acordo com o Índice de Segurança Pública na América Latina, elaborado por FTI Consulting para Latin Business Chronicle. O índice analisa a forma em que cada país na região trabalha no intuito de reduzir os níveis de insegurança pública, com um foco particular na comunidade empresarial.

Adicionalmente, Montevidéu se mantem por segundo ano consecutivo (2018-2019) no topo da lista de cidades com maior qualidade de vida na América Latina, ao tempo em que ocupa a posição número 78 do Ranking Mundial de Mercer, que avalia 231 metrópoles em nível global.

Porto de Buceo, Montevidéu.

(22)

22

INCENTIVOS

1. Lei de Promoção de Investimentos

A Lei 16.906 (1998) declara de interesse nacional a promoção e proteção de investimentos nacionais e estrangeiros. Uma de suas principais características é que os investidores estrangeiros recebem os mesmos incentivos que os investidores nacionais e não existe discriminação fiscal nem restrições para a transferência de lucros ao exterior.

Os decretos 455/007 e 002/012 atualizaram o regulamento dessa norma. Este regime permite ao investidor pagar menos impostos sobre as Rendas das Atividades Econômicas (IRAE) e ao patrimônio (IP); entre 20% e 100% do montante investido, dependendo do tipo de projeto e da pontuação obtida com base em diferentes indicadores presentes em uma matriz.

Para mais informações, consulte a nossa Guia do Investidor aqui.

2. Regime de Zonas Francas

As Zonas Francas (de agora em diante ZZFF) no Uruguai estão reguladas pela Lei Nº 15.921 de 17 de dezembro de 1987.

(23)

23 Podem ser operadas tanto pelo Estado quanto por privados devidamente autorizados. As ZZFF de operação privada são administradas, vigiadas e controladas através da Diretoria Geral de Comércio - Zona Franca do Ministério da Economia e Finanças. Essa repartição é o principal ponto de contato para todas as regulamentações, permissões e controles relativos às zonas francas. No que tange às operadas pelo Estado, a mencionada repartição é a encarregada de seu gerenciamento.

Está permitido o desenvolvimento de atividades comerciais, industriais ou de serviços. Os usuários podem fornecer serviços a outros países e, em alguns casos, também ao Uruguai.

Vantagens outorgadas às empresas estabelecidas em Zonas Francas:

Isenção de 100% do Imposto à Renda das Atividades Econômicas (IRAE), do Imposto ao Patrimônio (IP) e de qualquer outro imposto nacional criado ou a ser criado. O Estado é garante dessa isenção.

Os lucros distribuídos entre acionistas com residência no exterior também ficam isentos de impostos no nosso país.

O pessoal estrangeiro pode escolher entre pagar contribuições à previdência social no Uruguai ou no seu país de origem.

As compras e vendas de bens e serviços para e desde o estrangeiro estão isentas de IVA.

Também não estão gravadas as vendas e prestações de serviços dentro da Zona Franca.

As empresas podem comercializar e prestar serviços ao Uruguai. Nesse caso, não há isenções fiscais para esses bens e serviços prestados ao país.

As entidades não residentes ficam isentas do Imposto às Rendas das Atividades Econômicas (IRAE) no que diz respeito às atividades desenvolvidas com bens estrangeiros declarados em trânsito ou mantidos dentro da Zona Franca, quando não forem destinados ao território aduaneiro nacional. Também ficam isentas de IRAE quando as vendas com destino ao território nacional não superem 5% do total das vendas de bens em trânsito ou mantidos dentro da Zona Franca.

Os bens comercializados pelas Zonas Francas com o resto do mundo estão isentos de tarifas aduaneiras.

As empresas de serviços podem ter até 50% de pessoal estrangeiro.

(24)

24 3. Regime de Portos e Aeroportos Livres

A legislação sobre Portos e Aeroportos Livres representa um dos pilares para que o Uruguai possa se posicionar como plataforma logística do Mercosul e um centro de distribuição para as mercadorias em trânsito.

Montevidéu é o primeiro terminal da costa atlântica da América do Sul que opera sob o sistema de

“Porto Livre”, ao mesmo tempo em que o Aeroporto Internacional de Carrasco é o único aeroporto multimodal da América do Sul. Esse regime se aplica também aos portos comerciais de Colonia, Fray Bentos, La Paloma, Nueva Palmira, Paysandú e Puerto Sauce.

Vantagens para operar em portos e aeroportos livres:

livre circulação de mercadorias, sem exigência de autorizações nem de trâmites formais;

Isenção de tarifas aduaneiras, taxas e impostos aplicáveis à importação;

as mercadorias depositadas sob este regime não estão compreendidas na base imponível para o Imposto ao Patrimônio;

isenção do IRAE às rendas de atividades desenvolvidas por pessoas naturais ou jurídicas do exterior, com mercadoria de procedência estrangeira que passam em trânsito pelo território aduaneiro nacional, bem como em depósitos portuários/aeroportuários, e que não tenham como destino esse território.

Além das atrativas isenções impositivas, o aeroporto livre de Montevidéu oferece aos seus usuários instalações de última geração e serviços logísticos de valor agregado para uma distribuição regional mais inteligente, segura e eficiente. O terminal aéreo conta com capacidade para transporte multimodal, isto é, receber e enviar carga por terra, mar ou ar.

Em relação aos portos livres, desde a vigência do CAROU, as operações que podem ser realizadas não estão limitadas àquelas mencionadas no artigo 2 da Lei 16.246 e seus Decretos Regulamentares, mas sim foram ampliadas, cobrindo um leque maior de possibilidades. As modalidades que podem ser adoptadas pelos depósitos intra-portuários são as seguintes:

Depósito de armazenamento: a mercadoria somente pode ser objeto de operações destinadas a garantir seu reconhecimento, conservação, fracionamento em lotes ou volumes e qualquer outra operação que não altere seu valor nem modifique sua natureza ou estado.

(25)

25 Depósito comercial: a mercadoria pode ser objeto de operações destinadas a facilitar sua comercialização ou a aumentar seu valor, sem alterar sua natureza ou estado.

Depósito de reparação e manutenção: a mercadoria pode ser objeto de serviços de reparação e manutenção, sem alterar sua natureza.

Depósito transitório para exibição ou outra atividade semelhante: a mercadoria estrangeira ingressada pode ser destinada a exibições, demonstrações, feiras ou outras atividades semelhantes, prévia autorização da Diretoria Nacional de Alfândegas (DNA).

Depósito logístico: a mercadoria pode ser objeto de operações que podem alterar seu estado ou natureza, sempre que não alterem sua origem e consistam em: montagens;

misturas; colocação ou substituição de partes, peças ou acessórios; configuração de hardware; instalação de software; elaboração de envases, embalagens, etiquetas ou outros produtos sempre que se usem para a comercialização de mercadorias que sairão do depósito; e outras operações semelhantes que o Poder Executivo estabeleça.

O cenário normativo agregado a partir do CAROU estabelece que a mercadoria que entra aos portos poderá permanecer como máximo por cinco anos (prorrogáveis).

Além das vantagens mencionadas, a circulação de bens e a prestação de serviços dentro dos locais está isenta do Imposto ao Valor Agregado.

As mercadorias sob o regime de Portos e Aeroportos Livres não perdem sua origem, tanto se forem reexportadas em condições idênticas às importadas, quanto se forem sujeitas a operações que não alteram a natureza do produto nem sua origem.

4. Atividades de Trading

No que diz respeito às atividades comerciais, existe uma lei que rege um quadro específico para o comércio de bens ou serviços, sempre que não ingressem ou provenham do Uruguai. Os serviços comerciais em si mesmos devem ser entregues do Uruguai. Nesse caso, considera-se que 3% do lucro neto é de origem uruguaia. Superando esse 3% se aplica o imposto à renda das sociedades uruguaias (IRAE 25%) (Resolução 51/997).

5. Admissão Temporária

O regime de Admissão Temporária está regulado pela lei N° 18.184 tendo sido regulamentada pelo Decreto n° 505/009. A Admissão Temporária ("AT") permite introduzir a praça (território aduaneiro), isentas de tributos, mercadorias estrangeiras procedentes do exterior do território aduaneiro nacional, com uma finalidade determinada diferente do consumo (em forma não permanente) para serem reexpedidas dentro de um certo prazo, seja no estado em que foram

(26)

26 introduzidas ou depois de ter sido objeto de uma transformação, elaboração, reparação ou agregação de valor determinados, com efetiva ocupação de mão de obra.

Será necessário ter a autorização prévia do LATU para admitir a reexportação ou a nacionalização das mercadorias, no estado em que foram introduzidas.

Deve se obter autorização prévia e os produtos finais devem se exportar dentro de um prazo de 18 meses (a petição devidamente fundada da empresa, o referido prazo poderá ser prorrogado pelo Poder Executivo em 18 meses adicionais). A AT é amplamente usada pela indústria exportadora.

Este regime oferece também mecanismos de Stock-taking e Draw-back. O mecanismo de Stock- taking consiste em relocalizar os bens importados sob o esquema geral com a importação de bens semelhantes, livres de impostos e tarifas, quando foram usados como insumo para a transformação de produtos exportados no país. O mecanismo de Draw-back oferece a possibilidade de requerer o reembolso dos impostos e tarifas pagos pela importação de acordo com o esquema geral de mercadorias que, por definição, podem ser importadas sob o regime de admissão temporária e que foram usadas no país para a produção de produtos destinados à exportação.

6. Benefícios para empresas de Serviços Globais localizadas fora de Montevidéu

O Decreto 281/019 de 23 de setembro de 2019 promove por meio do artigo 11 da Lei de Investimentos N° 16.906 as atividades de prestação dos seguintes serviços globais: assessoramento;

direção ou administração; processamento de dados; centros de dados e centros de recuperação de dados; gestão comercial de plataformas de pagamentos, de jogos e de venda de bens e serviços;

administração financeira; e suporte de operações de pesquisa e desenvolvimento.

Os benefícios fiscais que o Decreto outorga são os seguintes:

isenção do IRAE às rendas originadas em atividades promovidas, sempre que o resultado do seguinte cociente de cada exercício seja superior a 60%.

despesas de remuneração por serviços pessoais em relação de dependência despesas de remuneração por serviços pessoais em relação de dependência e fora dela

Nesse caso, a isenção irá atingir 90% das referidas rendas pelos seguintes prazos: i) 5 anos quando sejam geradas pelo menos 15 novas vagas de trabalho qualificado de forma direta até o término dos dois primeiros exercícios; ii) 8 anos quando sejam geradas pelo menos 30 novas vagas de trabalho qualificado de forma direta até o término dos três primeiros exercícios; e iii) 10 anos quando sejam geradas pelo menos 60 novas vagas de trabalho qualificado de forma direta até o término dos quatro primeiros exercícios.

isenção do IP (100%) aplicável aos ativos envolvidos nas atividades promovidas, a partir do exercício em que for presentada a solicitude para ser incluso no regime promovido e até o término do período de isenção disposto para o IRAE.

As empresas exportadoras de serviços podem acessar às vantagens mencionadas se:

(27)

27 desenvolvem sua atividade forma de um rádio de 80 km do centro de Montevidéu;

geram pelo menos 15 novas vagas de trabalho qualificado de forma direta, desenvolvendo a atividade em relação de dependência e no local fixo referido anteriormente;

pelo menos 50% desses empregos corresponde a pessoal uruguaio (podendo autorizar reduções temporárias);

prestam os serviços mencionados a pelo menos 5 entidades.

7. Lei de Emprego Jovem

No quadro da promoção do emprego jovem, outorga-se às empresas que contratem trabalhadores em diversas modalidades um subsídio que se torna efetivo através de um crédito para o pagamento de obrigações ao Banco de Previdência Social (BPS).

As empresas interessadas em participar do Programa de Emprego Jovem podem acessar o site Vía Trabajo.

É importante levar em consideração que as contratações no quadro desta lei não podem ultrapassar 20% do pessoal permanente da empresa. As empresas que contem com menos de 10 trabalhadores poderão contratar um máximo de 2 pessoas.

Novas contratações:

Primeira experiência de trabalho (PEL, por sua sigla em espanhol): sob esta modalidade se permite a contratação de jovens de entre 15 e 24 anos sem experiência de trabalho formal por um prazo maior a 90 dias seguidos. O prazo de contratação será de um mínimo de 6 meses e um máximo de 12. O subsídio sobre o salário do trabalhador corresponde a 25%, sendo o montante máximo um 25% do valor limite pré-estabelecido para 2020 (US$ 500 aproximadamente) (*)

Trabalho Protegido Jovem (TPJ): permite a contratação de jovens de entre 15 e 29 anos que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O prazo de contratação será de um mínimo de 6 meses e um máximo de 18. O subsídio sobre o salário do trabalhador é de 80% para as mulheres e 60% para os homens. O montante máximo será de 60% de 2 Salários mínimos nacionais (SMN) no caso das mulheres e de 80% de 2 SMN no caso dos homens.

Prática de Trabalho para Formados (PLE, por sua sigla em espanhol): voltada à contratação de jovens de entre 15 e 29 anos, formados e sem experiência prévia vinculada com sua formação profissional. O período máximo de contratação é de 12 meses. Neste caso, o subsídio é de 15% sobre o salário do trabalhador. Montante máximo: 15% do valor limite pré-estabelecido (US$ 500 aproximadamente).

(28)

28 Práticas de formação em empresas: voltado a jovens de até 29 anos que estejam atualmente estudando. As práticas podem ser remuneradas ou não e devem estar ligadas à área de formação. Se o estudante percebe um salário, será subsidiado em até 50% e as condições de trabalho serão acordadas entre a instituição educativa e a empresa, e aprovadas pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social (MTSS). As práticas não remuneradas poderão ter uma duração máxima de 120 horas, não podendo representar mais de 50% da carga horária do curso.

(*) Esta base se atualiza anualmente pelo Índice Médio de Salário (IMS) (2020: US$ 21.094

Benefícios para estudantes que estejam trabalhando:

Redução de horário de trabalho: orientado a jovens de entre 15 e 29 anos que estejam realizando seus estudos. A empresa irá obter um subsídio de 80% do valor hora de trabalho reduzida, com um máximo de 4 horas de jornada de trabalho. A jornada resultante da redução do tempo de trabalho não poderá ser inferior a quatro horas diárias. A duração mínima do subsídio é de uma semana e a máxima de dois meses por ano.

Férias por estudos: os empregadores poderão outorgar aos trabalhadores, de entre 15 e 29 anos de idade, que estejam realizando estudos até 8 dias de férias por estudos, adicionais aos estabelecidos pela lei que regula as férias por estudos (entre 6 e 12 dependendo das horas trabalhadas por semana). Por cada dia de férias outorgado, os empregadores receberão um subsídio equivalente a 80% do salário correspondente.

Por mais informações consulte aqui.

8. Outros incentivos:

Incentivos para Contact Centers.

Proteção de dados pessoais e recurso de habeas data.

Restituição do IVA.

Incentivos para a indústria de software.

Acordos comerciais.

(29)

29

MODELOS DE NEGÓCIOS DOS CDR

O Uruguai como porta de entrada para a região:

A operação consiste na descarga de mercadoria e cross-docking a outro modo de transporte em 24 horas. O caso mais simples é aquele no qual o exportador considera o Uruguai como plataforma e porto de entrada usando o transporte intermodal para chegar ao destino final.

As principais vantagens de usar este procedimento são a pontualidade, a previsibilidade e a rentabilidade.

(30)

30 O Uruguai como Centro de Distribuição Regional:

Uma operação mais complexa incluiria um Centro de Distribuição Regional no Uruguai. Este tipo de operação pode ser usado por um exportador de qualquer país que queira gerenciar um inventário no país e enviar ao mercado no momento preciso, porém sem manter níveis desnecessários de estoque em cada país.

Os operadores logísticos no Uruguai (incluídos aqueles localizados dentro dos espaços portuários e aeroportuário como MVD Free Airport, TCP e MONTECON) prestam serviços completos de entrada do porto ou aeroporto até o depósito. Seus clientes trabalham com uma ampla variedade de produtos e com tempos de armazenamento de 45 dias em média. Os pedidos são recebidos, preparados e enviados em um ou dois dias.

O Uruguai como centro de distribuição e personalização:

(31)

31 O último modelo inclui a adaptação de bens no Centro de Distribuição Regional às necessidades dos diferentes clientes e/ou países. Dessa forma, se um exportador deseja gerenciar um inventário centralizado para mais de um país, será necessário aplicar algum tipo de processo aos produtos. Os operadores logísticos têm uma grande experiência nessas atividades de valor agregado.

Geralmente, analisam os processos requeridos por seus clientes e proporcionam procedimentos e custos sob medida.

Quais são as vantagens específicas das plataformas logísticas do Uruguai?

Como porta de entrada:

Segura e ágil:

93% dos embarques são realizados em menos de 8 horas.

Contêineres retirados dos portos em menos de 48 horas.

Rapidez na passagem de fronteiras.

Custos reduzidos:

Financeiro (custos diferidos).

Econômico (redução de estoque).

Operacional (aumento da eficiência resultante da consolidação).

Isenções fiscais para empresas e mercadorias.

Como Centro de Distribuição Regional e/ou Centro de Personalização:

Otimização do inventário:

Centralização de inventários regionais no coração do Mercosul.

Custos reduzidos:

Financeiro (custos diferidos).

Econômico (redução de estoque).

Operacional (aumento da eficiência resultante da consolidação).

Isenções fiscais para empresas e mercadorias.

Serviço melhorado:

Rápida velocidade ao mercado.

Serviços e benefícios de VAL, incluindo a personalização.

Flexibilização (realocamento de destinos).

Clientes mantém a propriedade dos bens.

(32)

32 Baixo risco:

Opção de ter bens em dólares americanos.

Proteção em relação à incerteza econômica mundial e à turbulência política.

O Uruguai é uma escolha inteligente, não apenas pela eficiência e competitividade de seus portos e aeroporto, com alta disponibilidade de

frequências aéreas e rotas marítimas para toda a região, mas também pelas vantagens únicas que o seu regime de Portos e Aeroportos Livres

oferece.

O transporte marítimo do Uruguai para o Brasil é mais econômico que o transporte interno do Brasil. Reduzindo o valor CIF das mercadorias, a rota de carga uruguaio-brasileira reduz o imposto da Marinha Mercante, bem como todos os direitos vinculados com a fiscalidade brasileira. Por exemplo, um contêiner de 40 pés enviado por mar de Montevidéu para Recife custa 20% menos do que um contêiner enviado por terra de São Paulo para Recife. Há poupanças semelhantes a outros destinos brasileiros.

(33)

33

COMPARAÇÃO DE REGIMES (LOGÍSTICA)

Zona Franca Porto / Aeroporto Livre Depósito Fiscal Extra-portuário

Atividades permitidas

Comerciais - Industriais - Serviços

Armazenamento - Comerciais - Reparação e manutenção - Transitórios

para exibições ou atividades semelhantes -

Logísticas

Armazenamento - Comerciais - Reparação e manutenção - Transitórios para exibições ou

atividades semelhantes - Logísticas

Tributação

Dentro das ZZFF as empresas estão isentas de qualquer tributo nacional,

criado ou a ser criado.

Segurança social flexível: os empregados estrangeiros podem escolher o sistema

de segurança social (nacional ou estrangeiro).

O Estado é garante dessa isenção.

Durante sua permanência no espaço aduaneiro

portuário, suas mercadorias estarão isentas de todos os tributos

e impostos aplicáveis à importação.

Durante sua permanência no depósito aduaneiro, as mercadorias estão isentas de

tributos,

Prazo de

depósito Sem limites 5 anos (prorrogáveis) 24 meses (não prorrogáveis)

Regime de origem

As mercadorias originárias do MERCOSUL ou de um terceiro Estado Parte em

um acordo com o MERCOSUL não perderão

sua origem ao entrar à ZZFF, sempre que sua classificação tarifária ou seu caráter originário não

sejam alterados (Decisão CMC N° 33/15).

A origem não é afetada pela sua entrada no

regime.

A origem não é afetada pela entrada da mercadoria em

depósito aduaneiro.

A vigência do certificado é contabilizada a partir da

saída da mercadoria do depósito (180 dias).

A vigência do certificado é contabilizada a partir da saída da mercadoria do depósito (180

dias).

Pode ser dividida emitindo certificados de origem

derivados.

Pode ser dividida emitindo certificados de origem

derivados.

(34)

34

OPORTUNIDADES DE P+D

O Uruguai é um excelente destino para o desenvolvimento de inovação e novas tecnologias. Sua natureza de país pequeno e transparente, com fácil acesso aos tomadores de decisões, atrativos incentivos para as iniciativas de pesquisa, e uma ótima infraestrutura tecnológica, fazem do país um local ideal para investir em P+D.

As empresas globais dedicadas a esse tipo de atividades podem investir diretamente instalando ou adquirindo centros de P+D ou produção, bem como contratando serviços (projetos) de fornecedores locais qualificados.

O atrativo do Uruguai como hub de inovação está baseado nos seguintes fatores:

disponibilidade de talento qualificado e altamente competitivo;

parques científicos e tecnológicos com infraestrutura de vanguarda no quadro do regime de Zonas Francas (isentos de todo tipo de impostos); e

instituições dedicadas a atividades de P+D (como o Institut Pasteur) que conjuntamente com uma ampla rede de grupos de pesquisa acadêmica e startups fornecedoras de serviços fazem parte de um ecossistema de inovação funcional para o desenvolvimento de projetos e centros de P+D.

(35)

35

CANNABIS MEDICINAL

Sendo o primeiro país do mundo em legalizar de forma integral o cannabis (recreativo, medicinal e industrial), o Uruguai oferece um amplo leque de oportunidades de negócios ao longo de toda a cadeia de valor (pesquisa, processamento e industrialização com fins medicinais, nutricionais ou cosméticos).

A presença de empresas internacionais e locais que produzem subprodutos de cannabis permitiu desde cedo o desenvolvimento de uma base sólida para a geração de um ecossistema inovador no Uruguai.

55 empresas.

75 autorizações aprovadas (março de 2020).

48 para cultivo.

8 para industrialização.

19 para pesquisas científicas.

43 autorizações em processo de avaliação.

Mais de 1500 empregos diretos criados.

Mais de 133 milhões de dólares investidos.

(36)

36

PRINCIPAIS CENTROS DE SERVIÇOS GLOBAIS NO URUGUAI

Centros internacionais

País de origem

Operação no Uruguai

Localização

em ZZFF Empregados Cativo/Fornecedor Logística Comércio &

Serviços IT

TCS Índia 2002 ZA 1600 P

Sabre EUA 2004 ZA 926 C

Mercado Libre Argentina 2011 AP-WTC 914 C

Alorica EUA 2011 AP 850 P

BASF Alemanha 2014 478 C

Despegar Argentina 2010 ZA 450 C

Globant Argentina 2010 AP 450 P

Trafigura Suíça 2013 ZA 400 C

Pedidosya Alemanha 2010 390 C

RCI EUA 2005 ZA 380 C

Mega Labs Argentina 2013 PDLC 350 C

Adium Pharma Argentina 2010 ZA 325 C

Integer EUA 2014 300 P

Avanza Espanha 2006 210 P

Syngenta Suíça 2016 210 C

Tenaris Itália 2003 180 C

Atento Espanha 2006 165 P

PEPSICO EUA 1955 ZFC 150 C

Altisource EUA 2009 ZA 140 C

Merck Alemanha 1989 ZA 140 C

Netsuite EUA 2012 140 C

Dufry Suíça 2010 ZA 130 C

Tradehelm EUA 2016 AP 130 P

RICOH Japão 2010 ZA 120 C

Sportradar Suíça 2010 ZA 120 C

Verifone EUA 2006 ZA 110 C

Willis Towers

Watson EUA 2005 WTC 110 C

Bestseller Dinamarca 2014 WTC 100 C

Finning-Cat Canadá 2003 ZA 100 C

Julius Bär Suíça 1994 ZA 100 C

Stefanini Brasil 2012 100 C

Bunge Holanda 2012 WTC 95 C

Aiva- Old

Mutual China 1994 ZA 90 P

Cofco Hong Kong 2002 WTC 85 C

(37)

37

Centros internacionais

País de origem

Operação no Uruguai

Localização

em ZZFF Empregados Cativo/Fornecedor Logística Comércio &

Serviços IT Louis Dreyfus

Company França 2002 WTC 70 C

Travel Leaders EUA 2011 AP 70 C

Totvs Brasil 2000 60 P

Pluspetrol Holanda 2015 WTC 50 C

Infragistics EUA 2008 40 C

Lexmark EUA 2004 ZA 40 C

Grupo

Biotoscana Luxemburgo 2016 WTC 35 C

Etermax Argentina 2013 WTC 35 C

Itaú Brasil 2013 AP 35 C

Abbott EUA 2016 ZA 30 C

Assist-Card Suíça 1998 ZA 30 C

Humphreys &

Partners EUA 2011 WTC 30 C

Interfood Holanda 2011 ZA 30 C

Roche Suíça 1947 30 C

Arcos Dorados EUA 2011 WTC 25 C

GIS Europa Bélgica 2012 WTC 25 P

CBC Guatemala 2018 ZA 23 C

AP = Aguada Park ZA = Zonamerica

WTC = World Trade Center Free Zone PDLC = Parque das Ciências

ZFC = Zona Franca Colonia MVD FA = MVD Free Airport.

(38)

38

Referências

Documentos relacionados

Este banho é apenas o banho introdutório para outros banhos ritualísticos, isto é, depois do banho de descarrego, faz-se necessário tomar um outro

estabelecidos na comunicar ao professor/orientador situações que ocorram no campo de estágio e que necessitem de sua interferência para salvaguardar a qualidade do processo

Processa-se então o fenômeno da sifonagem segundo o qual o restante do conteúdo do poço da bacia é sugado para baixo para o interior da tubulação de esgoto situada abaixo da laje

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

O destaque é dado às palavras que abrem signi- ficados e assim são chaves para conceitos que fluem entre prática poética na obra de arte e sua reflexão em texto científico..

O objeto do presente instrumento é a Contratação de serviços de edição e produção de livros digitais (e-books) e edições de periódicos cien ficos diversos, com fornecimento

Para um aproveitamento racional da cama de frango, Seganfredo e Bittancourt (2006) relataram que as dietas fornecidas às aves devem ser balanceadas, evitando-se