• Nenhum resultado encontrado

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO DO 6ºANO

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

Joana Teles Novo Cameira de Sousa

(2)

Relatório Final do Mestrado Integrado em Medicina | Joana Cameira Sousa | 2010325 2

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO ... 3

2. OBJECTIVOS GERAIS ... 3

3. SÍNTESE DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS ... 4

3.1. INFORMAÇÕES GERAIS ... 4

3.2. GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA ... 4

3.3. SAÚDE MENTAL ... 4

3.4. MEDICINA GERAL E FAMILIAR ... 5

3.5. PEDIATRIA ... 6

3.6. CIRURGIA GERAL ... 7

3.7. MEDICINA INTERNA ... 8

3.8. ACTIVIDADES EXTRACURRICULARES ... 8

4. POSICIONAMENTO CRÍTICO ... 8

(3)

Relatório Final do Mestrado Integrado em Medicina | Joana Cameira Sousa | 2010325 3 1. INTRODUÇÃO

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Nova de Lisboa tem como base, enquanto Unidade Curricular, um estágio profissionalizante organizado em estágios parcelares, com o objectivo de aproximar o aluno da prática clínica e promover, não só a aquisição de novos conhecimentos e sua sedimentação, mas também a capacitação para a realização de procedimentos práticos nas várias vertentes. Baseando-se esta formação na prática clínica orientada em meio hospitalar e ambiente de cuidados de saúde primários (CSP), permite ao estudante ganhar a autonomia e segurança necessárias para o ingresso no Internato Médico.

O presente relatório tem como finalidade apresentar as actividades desenvolvidas nos diferentes estágios que compõem este último ano do MIM, de forma a avaliar qual o seu impacto na formação académica e preparação para a vida clínica. A sua organização obedece à seguinte estrutura: Introdução, Síntese das Actividades Desenvolvidas, que inclui uma exposição resumida, organizada por ordem cronológica, das actividades realizadas no contexto de cada estágio, e, por fim, uma Reflexão Crítica, na qual avalio em que medida os objectivos a que me propus foram cumpridos e de que forma as competências adquiridas e desenvolvidas contribuirão para o meu futuro profissional.

2. OBJECTIVOS GERAIS

(4)

Relatório Final do Mestrado Integrado em Medicina | Joana Cameira Sousa | 2010325 4 de CSP, quer em meio hospitalar.

3. SÍNTESE DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS

3.1. INFORMAÇÕES GERAIS

O ano profissionalizante decorreu entre 14 de Setembro de 2015 e 20 de Maio de 2016, e foi distribuído, por ordem cronológica, por 4 semanas de Ginecologia e Obstetrícia, 4 semanas de Saúde Mental, 4 semanas de Medicina Geral e Familiar (MGF), 4 semanas de Pediatria, 8 semanas de Cirurgia Geral e 8 semanas de Medicina Interna.

3.2. GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (14 de Setembro a 9 de Outubro de 2015)

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia, sob a regência da Profª Doutora Teresa Ventura, decorreu no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca e foi dividido nas duas grandes valências da especialidade: Ginecologia e Obstetrícia, tendo sido as 2 primeiras semanas dedicadas à Ginecologia, sob a tutoria da Dra. Irina Ramilo, e as 2 últimas semanas dedicadas à Obstetrícia, sob a tutoria da Dra. Ana Paula Santos.

No início deste estágio estabeleci como objectivos gerais conhecer os componentes da vigilância de saúde da mulher e da grávida, assim como reconhecer as patologias ginecológicas e obstétricas mais frequentes e respectiva abordagem.

Durante o estágio, integrei as actividades na Consulta Externa de Ginecologia, onde realizei de forma autónoma colpocitologias, e também de Obstetrícia, assisti a vários exames/técnicas ginecológicos (histeroscopias e colposcopias) e também Ecografias pré-natais, onde compreendi a importância do timing da sua realização tendo em vista uma gravidez sem complicações e um feto saudável, passei pelas respectivas enfermarias assim como pelo Puerpério, onde observei a realização dos diários e notas de alta, e estive presente no Bloco Operatório, Bloco de Partos e Serviço de Urgência (SU).

3.3. SAÚDE MENTAL (12 de Outubro a 6 de Novembro de 2015)

(5)

Relatório Final do Mestrado Integrado em Medicina | Joana Cameira Sousa | 2010325 5 os dois primeiros dias na FCM, com o Prof. Doutor Miguel Xavier, onde participei em dois seminários de casos clínicos no âmbito da Saúde Mental.

Defini como principal objectivo o desenvolvimento das competências na arte da entrevista clínica, de forma a reconhecer e compreender os problemas de saúde mental mais frequentes, tendo em atenção a variedade de apresentações clínicas com que estes se manifestam. Visto a Psiquiatria ser uma especialidade que privilegia a palavra, a entrevista clínica e a relação médico-doente ganham aqui particular importância e adquirem um papel especial.

Durante o estágio, participei nas actividades do Internamento, nomeadamente reuniões de serviço e entrevistas diárias aos doentes, e tive a oportunidade de desenvolver a arte da anamnese e ter um contacto próximo com os doentes e suas patologias, de forma a consolidar conhecimentos anteriores mas também adquirir novas competências. Assisti a consultas, o que me permitiu observar os doentes numa fase mais estabilizada da doença, e estive presente no SU do Hospital de São José, onde observei como lidar com situações mais agudas e que acarretam maior risco para ambas as partes. Assisti também às sessões clínicas do serviço. 3.4. MEDICINA GERAL E FAMILIAR (9 de Novembro a 4 de Dezembro de 2015)

O Estágio Parcelar de MGF, sob a regência da Profª Doutora Isabel Santos, decorreu na Unidade de Saúde Familiar (USF) AlphaMouro, em Rio de Mouro, sob a tutoria da Dra. Paula Neves.

Defini como objectivos o desenvolvimento da relação médico-doente, pois esta é uma especialidade com características muito próprias que a distanciam das restantes, tendo na relação médico-doente o seu pilar, pois, além do seu papel preponderante na antecipação da doença e na gestão dos CSP, o acompanhamento do indivíduo, nas várias etapas do seu desenvolvimento, é feito tendo em conta a sua integração no contexto social, familiar e profissional.

(6)

Relatório Final do Mestrado Integrado em Medicina | Joana Cameira Sousa | 2010325 6 domiciliárias. Percebi a necessidade de ter sempre presente a fisiologia e patologia de vários sistemas do corpo humano. Do ponto de vista prático, participei activamente nas consultas, realizei o registo dos dados clínicos no programa, realizei procedimentos como colpocitologias nas consultas de planeamento familiar, interpretei exames complementares diagnóstico, discuti terapêuticas com a minha tutora, realizei exame objectivo dirigido a todos os utentes e tive, ainda, a oportunidade de realizar consultas, com a supervisão da minha tutora.

3.5. PEDIATRIA (7 de Dezembro de 2015 e 15 de Janeiro de 2016)

O Estágio Parcelar de Pediatria, sob a regência do Prof. Doutor Luís Varandas, decorreu na Unidade de Adolescentes (UA) do Hospital de Dona Estefânia, sob a tutoria da Dra. Leonor Sassetti.

Num estágio que diz respeito à Saúde da Criança, um grupo etário com características e patologias muito próprias, destaquei como principais objectivos o desenvolvimento de princípios e práticas na preventiva da doença e na educação para a saúde, bem como da comunicação com o doente pediátrico e seus familiares, de forma a compreender melhor o seu ambiente familiar e social e os seus medos e preocupações perante o episódio de doença.

(7)

Relatório Final do Mestrado Integrado em Medicina | Joana Cameira Sousa | 2010325 7 bom complemento ao estágio de Psiquiatria que já havia realizado no presente ano lectivo. Por último, assisti à maioria das sessões clínicas semanais do Hospital Dona Estefânia, e no final do estágio apresentei um trabalho de grupo com o tema “Loucura Metabólica”.

3.6. CIRURGIA GERAL (25 de Janeiro e 18 de Março de 2016)

O Estágio Parcelar de Cirurgia Geral, sob a regência do Prof. Doutor Rui Maio, decorreu no Hospital Beatriz Ângelo (HBA), sob a tutoria do Dr. João Maciel. O estágio, com a duração de 8 semanas, teve 4 dedicadas à Cirurgia geral, 2 à Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), 1 ao SU e outra a sessões teóricas e práticas.

Destacaram-se como objectivos para este estágio, ser capaz de avaliar as situações clínicas mais prevalentes, bem como distinguir situações com indicação cirúrgica electiva ou urgente, adquirir competências no âmbito de procedimentos no Bloco Operatório e treinar a execução das principais técnicas de Pequena Cirurgia (PC).

As actividades desenvolveram-se na Enfermaria, nas Consultas Externas e no Bloco Operatório. Tive a oportunidade de observar diversas cirurgias, tendo participado como 2ª ajudante em algumas, e acompanhar o processo pré e pós-operatório, desde a indução anestésica, posicionamento do doente, desinfecção e preparação do campo operatório, ao encaminhamento para a Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos. Na Enfermaria, pude acompanhar o pós-operatório e também treinar alguns procedimentos, como realização de pensos e respectivos cuidados da ferida operatória. Assisti a consultas, quer pré-operatórias quer de seguimento, e na PC tive a oportunidade de treinar desinfecção e sutura de feridas simples. Na semana dedicada ao SU passei pelas várias valências deste, onde contactei com uma vertente aguda da patologia cirúrgica.

(8)

Relatório Final do Mestrado Integrado em Medicina | Joana Cameira Sousa | 2010325 8 3.7. MEDICINA INTERNA (28 de Março a 20 de Maio de 2016)

O estágio de Medicina Interna, sob a regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco, decorreu no Serviço de Medicina 2.1. do Hospital de Santo António dos Capuchos, sob a tutoria da Dra. Helena Nunes.

Apreciei particularmente este estágio, por se tratar de um estágio extremamente prático, sendo que fui integrada desde o primeiro dia como elemento activo nas actividades clínicas do serviço. Para além do desenvolvimento de autonomia, tinha como objectivos, avaliar as situações clínicas e definir prioridades de acção, com pedidos de exames complementares de diagnóstico e realização de propostas terapêuticas adequadas, e desenvolver a componente humana, de relação com os doentes e os seus familiares.

O estágio decorreu, maioritariamente, na Enfermaria, onde adquiri autonomia e segurança na realização das actividades, como exame objectivo, realização de diários clínicos, notas de alta, pedidos de colaboração, punções arteriais e venosas, e na discussão dos doentes, sendo que fui responsável, de forma autónoma, pela evolução de alguns deles, sempre com a supervisão da minha tutora. Estive também presente semanalmente no SU do Hospital de S. José., onde desenvolvi técnicas de anamnese mais dirigidas a queixas agudas e aprendi a definir melhor as prioridades de acção. Assisti às sessões clínicas do serviço e frequentei os seminários de carácter teórico-prático realizados na FCM, semanalmente.

3.8. ACTIVIDADES EXTRACURRICULARES

Ao longo deste ano lectivo participei no congresso “iMed Conference 7.0”, organizado pela AEFCM, que decorreu no Centro Cultural de Belém, e também no “Congresso Português de Cardiologia 2016”, que decorreu no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura.

4. POSICIONAMENTO CRÍTICO

(9)

Relatório Final do Mestrado Integrado em Medicina | Joana Cameira Sousa | 2010325 9 estudante e sobretudo enquanto futura médica.

Estabeleci de início, como objectivos pessoais: a aquisição de autonomia na abordagem do doente, adaptar-me e integrar equipas com dinâmicas distintas, estabelecer uma boa relação com os doentes, e com todos os profissionais de saúde, consolidar os conhecimentos teóricos e aplicá-los na prática clínica, treinar competências técnicas e reconhecer os limites do meu conhecimento nesta fase de aprendizagem, de forma a adquirir novas competências.

Sinto que, no geral, atingi as metas a que me propus, e para isso contribuiu a organização estrutural deste último ano, que penso ser essencial para nos preparar para o futuro próximo, no qual deixaremos de ser meros expectadores e começaremos a ter um papel interveniente. Também a exigência constante de manter um ratio docente:discente de 1:1, nos proporciona um maior acompanhamento e a oportunidade de praticar maior número de procedimentos e técnicas. Esforcei-me por ganhar autonomia e a segurança necessárias para começar o Internato Médico, mesmo notando a diferença no grau de exigência entre os anos clínicos e o ano profissionalizante, que muitas vezes foi difícil de acompanhar, mas que ao mesmo tempo nos faz ganhar o sentido de responsabilidade pelos doentes que em nós confiam a sua saúde, impondo-se um impondo-sentido ético e moral rigoroso.

(10)

Relatório Final do Mestrado Integrado em Medicina | Joana Cameira Sousa | 2010325 10 Como são consideravelmente mais os pontos positivos, gostaria apenas de destacar o estágio de Medicina Interna, onde aprendi a importância da abordagem global do doente, e onde a aquisição de autonomia teve o seu expoente máximo. Senti-me mais segura na realização de diagnósticos e instituição terapêutica, e essa autonomia associada à consequente responsabilização criou um estímulo permanente à consolidação e pesquisa de novos conhecimentos. Outro objectivo importante deste ano foi o treino de competências técnicas, para o qual foi fundamental o estágio de Medicina Interna, mas também o de Cirurgia; este último, revelou-se um estágio excelente, quer pela organização, quer pela possibilidade de escolha de uma especialidade opcional, no meu caso Cuidados Intensivos, o que me permitiu contactar com uma área que ainda não tinha tido oportunidade de contactar durante o curso. Por fim, sendo o estabelecimento de uma relação de confiança com os doentes um dos meus principais objectivos, gostaria de destacar o estágio de MGF, no qual a relação médico-doente, de proximidade e respeito mútuo, tem particular importância, sendo fulcral para o desenvolvimento da confiança e adesão ao tratamento; é espantoso verificar o impacto que o contexto social e familiar tem nos indivíduos e o papel que o especialista desempenha na gestão de todos estes aspectos.

Em jeito de conclusão, sinto-me bastante realizada por tudo o que alcancei durante este ano lectivo. Considero acima de tudo, que consegui corresponder em processo contínuo de aprendizagem, e que fazer parte integrante de várias equipas, por vezes com formas de funcionamento bastantes distintas, estimularam a minha capacidade de adaptação, para além de estimularem o meu raciocínio clínico, contribuindo para a minha formação e capacitando-me de um conjunto de ferramentas fundamentais à minha futura vida clínica.

(11)

Relatório Final do Mestrado Integrado em Medicina | Joana Cameira Sousa | 2010325 11

(12)
(13)

Referências

Documentos relacionados

Assim, considerando as mudanças que ocorreram nas instalações avícolas nos últimos anos e considerando que a pintura externa do telhado destas instalações pode

No âmbito do Programa do Medicamento Hospitalar do Ministério da Saúde, a Farmacotecnia está descrita como sendo o “sector dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares onde é

todo de aplicaçao utilizado. Normalmente, se pre2 cupam com o volume de calda utilizado, mas omi- tem informaçes sobre o tipo de bico, pressao de operaçao e, principalmente, o

- A mensagem do Evangelho en- tregue por Jesus Cristo a Paulo é imutável e inerrante: Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado, venceu a morte, ressuscitou, re- tornou à

Este documento apresenta estimativas anuais de emissão de gases de efeito estufa provenientes da queima de resíduos na pré-colheita da cana-de-açúcar no estado de São Paulo,

O objetivo do trabalho é analisar e sugerir melhorias de cunho ambiental para sistemas de produção agrícola em desenvolvimento, utilizando a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV)

Primeiramente, uma contextualização: Walter Feldman, ex-deputado, como dito no texto, foi coordenador da campanha de Marina Silva em 2014. Um mês após o fim das

A presente pesquisa teve como objetivo implantar um registro amplo de saúde empregando a metodologia do linkage probabilístico de registros para integrar os dados contidos nos