• Nenhum resultado encontrado

O FILHO RESGATADO. Resgate 05/04/2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O FILHO RESGATADO. Resgate 05/04/2009"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O FILHO RESGATADO

Resgate – 05/04/2009 Lc 15

11 Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos.

12 O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.

13 “Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. 14 Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade.

15 Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos.

16 Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.

17 “Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!

18 Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.

19 Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’.

20 A seguir, levantou-se e foi para seu pai.“Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.

21 “O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filhob’.

22 “Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.

23 Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos. 24 Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar o seu regresso.

INTRODUÇÃO

Neste trecho bíblico Jesus conta três pequenas histórias.

Jesus sempre usou histórias para ilustrar verdades espirituais. São chamadas parábolas, na Bíblia.

Ele conta a história de uma ovelha perdida, de uma moeda perdida e deste filho perdido, e em todas elas está apresentando um pai amoroso, buscando aquilo que estava perdido, e aquele Pai é Deus.

Saiba que Deus está buscando você esta noite. Deus o ama. Ele está buscando você, e essa busca O leva até o Calvário, onde Ele deu seu Filho por você. Até esse ponto Deus ama você.

Mas por que ele contou estas histórias? A chave esta no texto:

(2)

O elemento principal, certamente, é que há esperança para todos que o amor de Deus alcança, até mesmo publicanos e pecadores.

A gloriosa verdade que brilha nesta parábola é o maravilhoso amor de Deus, seu escopo e sua extensão; e isso é feito especialmente em contraste com as idéias dos fariseus e dos escribas sobre o assunto.

As primeiras duas parábolas têm o propósito de nos mostrar o amor de Deus expresso numa busca ativa do pecador, esforçando-se por encontrá-lo resgatá-lo; e elas nos

mostram a alegria de Deus e de todas as hostes celestiais quando uma única alma é salva. As primeiras duas parábolas enfatizam unicamente a atividade de Deus sem nos dizer coisa alguma a respeito das ações, reações ou condições do pecador; porém esta parábola é apresentada para realçar esse aspecto e esse lado da questão,

Quais seriam os seus ensinos ?

A PRIMEIRA VERDADE QUE ELA PROCLAMA É A POSSIBILIDADE DE UM NOVO

COMEÇO.

1. os publicanos e pecadores “chegavam-se a ele para ouvir” — pois sentiam que havia uma oportunidade até mesmo para eles e que nos ensinos desse homem havia uma nova e viva esperança.

2. Os fariseus consideravam os publicanos como irrecuperáveis, sem qualquer esperança de redenção

3. A religião era para pessoas boas e nada tinha a ver com os que eram maus, e certamente nada tinha a lhes dar.

4. nem aconselhava que boas pessoas se misturassem com os maus, tratando-os com bondade e oferecendo-lhes novas possibilidades.

5. os ensinos de Senhor irritavam os fariseus e os escribas. Para eles qualquer um que visse possibilidade ou esperanças para um publicano ou pecador devia ser um blasfemo, e estava totalmente errado.

6. Existe a possibilidade de um novo começo, e isso para todos, mesmo para aqueles que parecem estar além de toda esperança.

7. Você sente que não tem mais esperança por causa de alguma situação que está enfrentando, ou devido alguma complicação em que se envolveu, um pecado que o domina, o qual não consegue vencer?

8. Você já disse a si mesmo: “Que adianta tentar outra vez? Já tentei tantas vezes antes, e sempre fracassei; tentar outra vez só pode produzir o mesmo resultado. Minha vida é uma confusão; perdi minha oportunidade e daí para frente devo me contentar em fazer o melhor que posso na situação em que estou”. São estes os seus sentimentos e pensamentos?

9. Já está convencido que perdeu sua oportunidade na vida, que o que passou passou, e que se você tivesse outra oportunidade tudo seria diferente, todavia isso é impossível? 10.ainda há esperança,ainda há esperança de um novo começo, aqui e agora, neste

momento,

(3)

AS CONDIÇÕES PARA O NOVO COMEÇO

A. ENFRENTE SUA SITUAÇÃO COM FRANQUEZA E HONESTIDADE. (ARREPENDIMENTO)

17 “Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!

18 Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.

1. Este filho pródigo estava numa situação péssima por muito tempo antes de chegar ao ponto de realmente compreender isso.

2. Uma pessoa não cai subitamente na situação descrita aqui. Aquilo aconteceu aos poucos, quase sem que ele percebesse. E mesmo depois que aconteceu, ele levou algum tempo para percebê-lo. O processo é tão sutil e tão insidioso que a pessoa mal percebe. Ela contempla seu rosto no espelho todas as manhãs e não nota as

mudanças que estão acontecendo. Somente alguém que não a vê com freqüência pode notar os efeitos com mais clareza. E muitas vezes, quando começamos a sentir terrível realidade da nossa situação, deliberadamente evitamos pensar a respeito.

3. Por isso, o primeiro passo no caminho da volta, é enfrentar a situação com honestidade e franqueza.

4. Lemos que esse jovem “caiu em si”. Compreendeu que seus problemas eram resultado exclusivo de sua próprias ações, que ele fora um tolo, que não devia ter abandonado a casa de seu pai, e certamente não devia tê-lo tratado da maneira que fizera.

5. Ele olhou para si mesmo e mal conseguiu acreditar no que viu!

6. Olhou para os porcos e as bolotas à sua volta. Encarou a situação de frente! 7. Meu amigo, você já fez isso? Já olhou para si mesmo?

8. Não basta que você apenas lamente a sua sorte ou se sinta miserável.

9. A situação em que se encontra hoje é conseqüência de suas próprias escolhas, e de sua próprias ações. Enfrente isso e admita-o. Esse é o primeiro passo essencial no caminho da volta.

B. COMPREENDA QUE A ÚNICA PESSOA A QUEM VOCE PODE E DEVE RECORRER É O PAI ( FÉ NA SUFICIÊNCIA DO MÉTODO DO PAI)

17 “Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!

18 Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.

1. Lembre-se , na história “Ninguém lhe dava nada”

2. Tentara de tudo, esgotara todos os seus recursos e seus esforços, bem como os

esforços de outras pessoas. Tudo acabara para ele e ninguém podia ajudá-lo — exceto um. O pai! A última, a única esperança.

3. Porque, enquanto crermos que podemos e que temos os meios não permitimos que o pai nos ajude, nem voltamos para a sua casa.

(4)

6. Entenda que a possível melhora resultante de seus esforços pessoais será meramente transitória e temporária. Você pode continuar confiando em si mesmos e nos outros, e se esforçando ao máximo. Mas daqui a um ano a sua situação não só será a mesma, e sim muito pior.

7. Pare de se enganar a si mesmo e compreenda como é desesperada a sua situação. 8. compreenda que existe somente um poder que pode colocar sua vida no caminho certo

— o Poder do Deus Todo-poderoso. 9. Somente Deus pode salvá-lo.

10.compreenda também que você não tem direito de pleitear nada diante do pai, exceto a sua misericórdia e compaixão.

11.Antes de sair de casa o pedido do filho ao pai era dá-me os meus direitos, mas quando voltou o seu pedido foi faz-me.

12.Anteriormente ele sentira que era “alguém” e que estava na posição de exigir direitos inerentes e dignos de uma pessoa como ele. Agora ele sente-se reduzido a nada e ninguém, e compreende que sua maior necessidade é que algo seja feito de sua vida. “Faz-me!”

13.Amigo, se você acha que tem qualquer direito de exigir perdão de Deus, posso lhe assegurar que está perdido e condenado.

14.Se sente que Deus tem o dever e a obrigação de perdoá-lo, você certamente não será perdoado.

15.Se ainda sente que é “alguém” e que tem direito de dizer “dá-me”, você nada receberá além de miséria e contínua desolação.

16.Mas, se você compreender que pecou contra Deus de modo indigno e afastou-se dele, voltando-lhe as costas, ignorando-o, porém hoje for capaz de lançar-se diante dele implorando a sua misericórdia e bondade , ele fará algo novo em sua vida

III O AMOR RESTAURADOR DO PAI

1. O terceiro ensino desta história nos leva a entender como o amor restaurador do pai atua sobre a vida do filho que volta para casa .

2. Quais seriam os elementos restauradores deste amor ?

A.UM AMOR QUE RECONHECE SEU FILHO EM QUALQUER SITUAÇÃO OU CIRCUNSTÂNCIA V.20

20 Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.

a. Você pode imaginar como aquele filho estava diferente de quando saiu? b. Suas roupas como as de um mendigo

c. Sua face trazendo as marcas da vida difícil

d. Seu andar , antes saltitante nos sonhos, agora cambaleante na fome , vergonha e dor .

(5)

f. Mas não importava como ele estava, ele era o filho amado que poderia ser reconhecido como tal em qualquer situação.

g. Não importa a sua condição , o Senhor o reconhece como seu filho amado e terá a alegria de abraçá-lo e acolhe-lo nesta situação

h. O que você mais precisa é do abraço do pai.

B.UM AMOR QUE CORRE EM DIREÇÃO DOS SEUS FILHOS V.20

...seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.

a. Ele não somente reconhece , mas corre na direção do seu filho b. Ilustração do Aziel em Paranaguá

c. Ele não espera que cheguemos, ele usa todos os meios do seu amor para que entendamos que ele nos deseja novamente em seus braços

d. Como Deus tem corrido em sua direção, tocado o seu coração , acolhido a você?

C.UM AMOR QUE PERDOA V.20-24

20 A seguir, levantou-se e foi para seu pai.“Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.

21 “O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filhob’.

22 “Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.

23 Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos. 24 Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar o seu regresso.

a. O filho chega com o discurso pronto, mas o pai não precisa ouvi-lo b. Ele quer que seu filho seja só trabalhador penitente

c. Ele quer abraçar e beijar o seu filho d. Ele quer senti-lo bem perto do seu peito

e. Seu filho estava distante,perdido, morto, mas alegria do seu perdão não vem de uma ofensa remida, mas do prazer de abraçar e beijar o seu filho novamente.

f. O que importa não é o discurso mas o fato de que você voltou aos seus braços .

g. O que o impede de voltar ?

h. Não há melhor lugar para se estar do que nos braços do pai amado.

D.UM AMOR QUE RESTAURA - INTERIOR E EXTERIORMENTE V.22-24

22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés;

23 trazei também o bezerro, cevado e matai-o; comamos, e regozijemo-nos,

(6)

a. Mas este não é um abraço ou um beijo frio como o de Davi a seu filho Absalão.

b. Não ! Este é o beijo e o abraço que trabalham a restauração tanto interior Coração , sentimentos, dignidade , filiação

c. Quanto exterior  Capa, anel, sandálias etc.

d. Quando voltamos aos braços do pai ele é nosso parceiro na restauração de nossas vidas

e. Casa em ruínas  Só ele pode restaurar f. Dignidade ferida  Só ele pode restaurar

g. Uma nova vida que só ele pode me dar por sua infinita graça .

h. Porque o amor do pai não tem problemas para doar todas as coisas 12,31

CONCLUSÃO

1. Este é o nosso pai eterno apresentado por Jesus em sua parábola: . Ele é o amor vivo que transforma .

2. Hoje o Senhor quer transformar a sua vida não importa por onde você tenha andado, nem qual tenha sido a sua história até aqui .

Referências

Documentos relacionados

“A ideia de posição original é a de estabelecer um processo equitativo, de forma a que quaisquer princípios sejam justos. […] Antes do mais, ninguém conhece o seu lugar

Verificou-se que a concordância entre as amostras era maior para infeções genitais por HPV de baixo risco do que de alto risco, o que sugere os genitais externos como

“Uma vez realizada uma generalização, somente pode ser descrita como boa ou má, não como certa ou errada, uma vez que as alterações introduzidas na informação têm

Estas questões vão um pouco além do objecto de estudo da pesquisa em causa, mas são essenciais à justificação e legitimação da pertinência da problemática central do tema da

e) Declaração de matrícula atualizada, no curso de licenciatura plena em Letras, preferencialmente, de último ano, com habilitação na língua estrangeira objeto da docência,

◊ Em caso de ligação de um sinal Line mono a um canal estéreo deve utilizar sempre a entrada esquerda.. Os pontos de inserção (inserts) são utilizados para processar o sinal

AGUARDANDO DEFINIÇÃO DA DESCRIÇÃO DA MERCADORIA, FOTOS E LIBERAÇÃO DO SEGURO PARA REMOVER A CARGA 24/08 - LIBERADO PELO SEGURO.. DTA REGISTADA - AGUARDANDO REMOÇÃO

No contexto de prover instrumentos va- lidados de avaliação de crianças com compor- tamento de risco biológico, objetiva-se descre- ver o Test of Infant Motor Performance (TIMP) e