• Nenhum resultado encontrado

BRUMADO E SUA HISTÓRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BRUMADO E SUA HISTÓRIA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

BRUMADO E SUA HISTÓRIA FUNDAÇÃO

O Capitão Francisco de Souza Meira e um grupo de aventureiros chegaram à região onde situa-se o município de Brumado em fins do século XVIII. Conquistando gradativamente terras pelas encostas da Serra das Almas, atingiram a bacia do Rio das Contas, de onde partiram em 1813, atrevessando o rio Brumado até a foz do Rio do Antônio. Permaneceram no vale do mesmo rio até transferirem-se para outra área, onde fundaram a fazenda de Bom Jesus do Campo Seco. Essa povoação tomou o nome de Bom Jesus dos Meiras, que em 1877 foi elevada à categoria de vila e o município criado com território desmembrado do de Caetité. Em 1931, o município passou a chamar-se Brumado.

A origem do nome Brumado.

O padre José Dias, para justificar o nome Brumado, costumava relatar que o nome se originava da Serra Geral e da chapada Diamantina, que à norte quando acontece a cerração, o amanhecer é coberto por brumas descendo das Serras das Éguas cobrindo a cidade.

Outra versão: Na época da mineração, o rio Bromado, era vasculhado na busca do ouro. Para separar o cascalho do ouro os mineradores usavam um metal chamado Bromo, de cor vermelho escuro, muito reativo e venoso, que tingia as águas do Rio de cor vermelha. Daí, passaram a chamar o Rio Brumado (origem do Rio Brumado). Durante a seca com a falta de água no seu leito, os habitantes ribeirinhos diziam: “O Rio Bromou”!

Ou, este nome Brumado teria tomando empréstimo ao homônimo (que ou aquele que tem o mesmo nome), Rio Brumado que descendo de Rio de Contas, também atravessa algumas terras da nossa região.

Contexto histórico geral

(2)

Igreja Matriz de Brumado, que foi chamada de Igreja Senhor do Bonfim em homenagem ao nosso Padroeiro Bom Jesus, e teve como 1º vigário o Padre José Mariana Meira Rocha. 3. Vila: Emancipação política – separa de Caetité. Em 11 de junho de 1877, Bom Jesus dos Meiras desmembrou-se politicamente de Caetité, com a Lei Provincial nº1756, ocorrendo a elevação para vila e com a criação do seu próprio município. O autor do Prejeto foi o deputado provincial Dr. Marcolino Moura. Quem comandava a política nesta época era o Coronel Exupério Pinheiro Canguçu, o 3º Senhor do Sobrado do Brejo. Criou-se a 1ª Câmara Municipal de Vereadores em 13 de fevereiro de 1878. Presidente: Cel. Exupério Pinheiro Conguçu Secretário: Belarmino Jacundes Lobo Procurador: Rufiniano de Moura Amorim Fiscal: Plácido Guedes d’Oliveira Porteiro: Francisco Alves Piranha 4. Mudança do nome de Bom Jesus dos Meiras para Brumado – Era de Vargas: Foram nomeados interventores de 1930 a 1932 – Padre José Dias Ribeiro da Costa. Na sua gestão deu-se a mudança do nome Bom Jesus dos Meiras para Brumado em 1931. O Decreto Lei Estadual nº 7479 foi assinado em 8 de junho de 1932, quando o Dr. Bernardino de Souza, então Secretário de Justiça do Estado, entendeu, por sua livre vontade e arbítrio, e sem consultar o povo meirense de mudar esse nome histórico Bom Jesus para Brumado, um nome realmente inexpressivo, e sem anexo, sem histórico. 5. Cidade: A Vila de Brumado recebeu foros da cidade pelos Decretos: Decreto Lei Federal nº 311 de 2 de março de 1938 Decreto Lei Estadual nº 1724 de 30 de março de 1939 O interventor Político da época Marcolino Rizério Moura. 6. Comarca: O povoado de Bom Jesus dos Meiras pertenceu a Comarca de Rio de Contas. Quando Distrito passou a pertencer a Caetité. Posteriormente, formou-se a comarca, juntamente com a Vila do Brejo Grande – Ituaçu. Em 1935, foi implantado a comarca no Município já denominado Brumado. Foram nomeados várias juízes. Em 1945 nomeado o 1º juiz – Dr. Duarte Barreto de Aragão – 16.06.1945.

(3)
(4)

LOCALIZAÇÃO

Mapa do Município de Brumado- BA

Conhecido como a capital do minério, o Município de Brumado situa-se na Região Sudoeste da Bahia, limitando-se com os Municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Aracatu, Rio de Contas, Malhada de Pedras, Caetité, Jânio Quadros e Rio do Antônio. O município está inserido no Polígono das secas, o que dificulta o crescimento das atividades.

É o município de melhores índices de desenvolvimento social e econômico da região, exceto o Município de Vitória da Conquista. Estes índices, juntamente com o fato de Brumado ser um importante entroncamento rodoviário (BA 262, BA 148 e BR 030) tornaram o município um natural polo de atração para os vizinhos. Sua população é de 65.550 (sessenta e cinco mil e quinhentos e cinquenta) habitantes, conforme censo realizado no ano de 2012.

(5)

Celebração do Batismo celebrada pelo nosso saudoso Monsenhor Fagundes

Educação

Traços da História do ensino secundário (Segundo Grau) Em Brumado A história do ensino secundário em Brumado tem início em fevereiro de 1958, quando foi criado o Ginásio General Nelson de Mello, numa homenagem ao Comandante da Força Expedicionária do Exército brasileiro, na Itália, durante a segunda guerra mundial, e que funcionou no antigo casarão onde, hoje, funciona As lojas Americanas.

A ideia desse Ginásio surgiu sob a liderança e entusiasmo do Monsenhor Antônio da Silveira Fagundes, pároco local, que juntamente com outros ilustres representantes da sociedade brumadense, e do Major Valdir Magalhães Pires, também ex- combatente, começaram a discutir uma forma para levar avante aquele anseio, que já representava uma urgente necessidade do seu povo, em razão do porte do município e as perspectivas

de crescimento da cidade.

Atuais Universidades e escolas técnicas Algumas escolas atuais:

(6)

 Centro Educacional Agamenon Santana  Escola Municipal Nice Públio

 Centro Educacional Divaldo Franco  Educandário Esperança

Universidades e Faculdades

UNEB - Universidade do Estado da Bahia UAB - Universidade Aberta do Brasil

UNOPAR - Universidade do Norte do Paraná UNIB - Faculdade Integrada de Brumado FAB - Faculdade de Brumado

FTC - Faculdade de Tecnologia e ciência LÍDER - Líder Centro de Educação da Bahia

A importância da Cultura

A cultura é uma somatória de costumes, tradições e valores é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, ‘jeito’ este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma característica e própria de cada cidade, região, estado e país.

Aspecto cultural da cidade de Brumado Festa de Santo Reis em Brumado - BA

(7)

Apresentação do Reisado

Na cidade de Brumado, os grupos têm visitado bairros e comunidades levando a alegria da cantiga de roda e relembrando os três Reis Magos.

Comemoração ao Santo Reis

ABRACADABRA e a cultura brumadense

(8)

ABRACADABRA e suas apresentações CAPOEIRA

(9)

Apresentação de capoeira

Slogan do Projeto

(10)

Cinema

Brumado já possuiu dois cinemas: o antigo cinema de seu Zuzú, inativo há algumas décadas, e o Sophyplex, o qual foi inaugurado em 2004. Apesar de contar com uma moderna sala de exibição semi-stadium com capacidade para 200 lugares e tela de projeção no tamanho 10,5 x 4,5 m, o Sophyplex não conseguiu se manter em funcionamento por muito tempo, em virtude do reduzida quantidade de público nas sessões, e hoje se encontra desativado.

Eventos culturais

 Festa do Senhor Bom Jesus

 Festival Estudantil e Música Popular - FEMP  Olimpíada Estudantil

 Sete de Setembro  FENB

CULINÁRIA

Sarapatel prato tipico da cidade

(11)

ARTESANATOS

Outro elemento cultural de grande importância na cidade de Brumado são os artesanatos. A variedade de produtos artesanais na cidade é imensa, entre eles podemos destacar as bonecas de pano, rendas, produtos de couro, cerâmica, madeira, entre outros.

Artesanatos CARNAVAL

No início o Carnaval em Brumado, era realizado a princípio em clubes, somente depois a folia saiu às ruas atrás do trio elétrico que, na época, era uma Brasília amarela carregada de cornetas. Os foliões brumadenses dançavam atrás do carro alegórico, distribuídos entre os blocos Germes da Era e Puleirão e, posteriormente, no bloco Tô Legal, que foi o primeiro bloco a trazer grandes atrações para o circuito da folia da cidade. Os festejos de Carnaval eram esperados com grande ansiedade tanto pelos nativos, quanto pelos visitantes. Naquela época existia uma programação perfeita desde a mídia que se expandia a nível nacional até os preparativos dos blocos. Também por parte do poder público que colocava o Carnaval como uma importante data do nosso calendário cultural e festivo.

Adicionar legenda

(12)

procura de pedras preciosas no ano de 1988. Segue o trecho encontrado abaixo:

A primeira referência sobre Brumado, então conhecida como Bom Jesus dos Meiras, se encontra em um artigo de Dom Pedro Augusto de Saxe Cobourg Gotha, apresentado por M. Daubrée à Academia de Ciência de Paris em 1889, publicado nos Comptes Rendus. Neste artigo o autor faz o estudo cristalográfico de um magnífico cristal de hematita especular, pertencente à coleção do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Siedel (1914) descreve um conjunto de minerais da coleção do Museu de Mineralogia da Universidade de Marburgo, oriundos do distrito de Bom Jesus dos Meiras, estado da Bahia, Brasil. Neste trabalho, o autor determina parâmetros cristalográficos dos seguintes minerais: berilo (nas variedades de água-marinha e esmeralda), topázio, rutilo, turmalina, quartzo, clinoanfibólio (tremolita-actinolita), epidoto, zircão, magnesita e caulinita.

Arlt e Steinmetz (1915) descrevem uma coleção de minerais composta por berilo e outras fases paragenéticas oriundas do distrito de Bom Jesus dos Meiras, estado da Bahia, Brasil. Uma descrição morfológica detalhada, incluindo o cálculo de constantes cristalográficas foi realizada em amostras dos seguintes minerais: quartzo, rutilo, hematita, martita, pirita, magnesita, dolomita, xenotima, monazita, berilo, turmalina, topázio, espodumênio, granada, albita e titanita. Segundo os autores dois processos estariam relacionados à gênese das fases minerais descritas. O primeiro trabalho sistemático sobre os depósitos de magnesita da Serra das Éguas está contido no boletim 975-C do United States Geological Survey (USGS), de autoria de Alfred J. Bodenlos, publicado em 1954. Este trabalho bem documentado traz desde a história do descoberta dos depósitos de magnesita, a geografia do local, a geologia dos diversos jazimentos e minas, hipóteses da origem, quimismo da magnesita, até as reservas dos depósitos, além de considerações econômicas.

(13)

o grande volume de magnesita na região. De volta ao Rio, fundaram a Sociedade Magnesita Limitada, transformada, depois, em Magnesita S.A., autorizada a funcionar pelo decreto número 6220 de quatro de setembro de 1940.

Hoje a Magnesita S.A. é detentora de praticamente todos os direitos minerários na Serra das Éguas, e a maior produtora e comercializadora, no Brasil, de magnesita para diversos fins, além de talco, que também é encontrado na região.

Curiosidades

Tradição

"Chula do Pilão", tradição exclusivamente Brumadense

A “Chula do Pilão” é única em todo mundo, pois, após pesquisas feitas pelos moradores da Fazenda Jacaré, onde ela nasceu e se mantém viva, não há outro lugar no mundo que ela é praticada.

De acordo com os moradores da fazenda Jacaré, a dança se iniciou de uma forma muito interessante, onde os moradores do Jacaré tinham a tradição de comemorar os festejos de casamento durante uma semana inteira, sendo que três dias eram na casa da noiva e três na casa do noivo. As comemorações eram regadas a comidas típicas, sendo que a maioria

(14)

iam pilando o milho para fazer os bolos, doces e derivados ia se entoando canções que retratavam o amor sertanejo.

A Chula do Pilão, há cerca de 100 anos atrás e, que pelo que se sabe é a única no mundo”.

Referências

Documentos relacionados

Para Martins (2011), na definição do estranho está contida a ideia de repetição, onde algo reprimido retorna. Para Luiz Alfredo Garcia-Roza, da mesma forma que para Freud, “só

Foram avaliadas três concentrações de terra diatomácea e carvão ativado como material para purificação do hidrolisado de amido de mandioca.. As alíquotas de hidrolisado foram

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

A funcionalidade de IPS deve possuir no mínimo 4.500 (quatro mil e quinhentas) assinaturas contra ataques, carregadas automaticamente no equipamento quando ativado o serviço;

- os termos contratuais do ativo financeiro dão origem, em datas específicas, aos fluxos de caixa que são apenas pagamentos de principal e de juros sobre o valor principal em

a) Aplicação das provas objetivas. b) Divulgação dos gabaritos oficiais do Concurso Público. c) Listas de resultados do Concurso Público. Os recursos interpostos que não se

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia