• Nenhum resultado encontrado

Arq. NeuroPsiquiatr. vol.49 número2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Arq. NeuroPsiquiatr. vol.49 número2"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

CRISES FOCAIS D E S E N C A D E A D A S POR M O V I M E N T O

E M P A C I E N T E COM H I P E R G L I C E M I A N Ã O CETÓTICA

J. ADAMO Jr.* — F. FORTI **

R E S U M O — A p r e s e n t a ç ã o d e caso d e p a c i e n t e d i a b é t i c o d e l o n g a data, c o m crises parciais m o t o r a s desencadeadas p o r movimentação' p a s s i v a do m e m b r o superior d i r e i t o . E s t e é o o b j e -t i v o d o rela-to, p o i s -tra-ta-se d e -t i p o r a r o d e crise, quando c o m p a r a d o à s crises parciais espon-tâneas em pacientes d i a b é t i c o s . F r e q ü e n t e m e n t e , crises parciais são m a n i f e s t a ç ã o inicial de diabetes m e l l i t u s ( c e r c a de 19% dos casos r e g i s t r a d o s ) . N e s t e caso, c o m o nos da literatura, o controle das crises foi o b t i d o c o m a n o r m a l i z a ç ã o dos n í v e i s séricos de g l i c o s e . São discuti-dos aspectos da p r o v á v e l f i s i o p a t o g e n i a .

Focal crisis originating from movement in a hyperglycemic nonketotic patient.

S U M M A R Y — Case r e p o r t of a l o n g t e r m diabetic patient w i t h partial m o t o r crises o r i g i n a -t i n g f r o m passive m o v e m e n -t o f -the r i g h -t arm. T h i s i s a r a r e -t y p e o f crisis w h e n c o m p a r e d to spontaneous partial c r i s i s in d i a b e t i c patients. P a r t i a l crises are often the initial m a n i f e s -tation of diabetes m e l l i t u s ( a b o u t 19% of the cases r e p o r t e d ) . As in those cases r e g i s t e r e d in the literature, c r i s i s c o n t r o l in this case w a s obtained by n o r m a l i z a t i o n of g l y c o s e serum levels. P o s s i b l e mechanisms i n v o l v e d i n t h e p a t h o g e n e s i s a r e discussed.

Focal crisis originating from movement in a hyperglycemic nonketotic patient.

S U M M A R Y — Case r e p o r t of a l o n g t e r m diabetic patient w i t h partial m o t o r crises o r i g i n a -t i n g f r o m passive m o v e m e n -t o f -the r i g h -t arm. T h i s i s a r a r e -t y p e o f crisis w h e n c o m p a r e d to spontaneous partial c r i s i s in d i a b e t i c patients. P a r t i a l crises are often the initial m a n i f e s -tation of diabetes m e l l i t u s ( a b o u t 19% of the cases r e p o r t e d ) . As in those cases r e g i s t e r e d in the literature, c r i s i s c o n t r o l in this case w a s obtained by n o r m a l i z a t i o n of g l y c o s e serum levels. P o s s i b l e mechanisms i n v o l v e d i n t h e p a t h o g e n e s i s a r e discussed.

A epilepsia parcial contínua é complicação bem aceita de hiperglicemia não

cetótica, ocorrendo em cerca de 19% dos casos descritos em levantamentos de

lite-r a t u lite-r a

2

^ . A incidência de crises induzidas por movimento (epilepsia r e f l e x a ) parece

sei muito mais rara i»2. Neste registro é analisado um destes casos.

O B S E R V A Ç Ã O

M E S , p a c i e n t e do s e x o masculino, c o m 65 anos de i d a d e . H i s t ó r i a de há 9 anos apresen-tar crises c o n v u l s i v a s p a r c i a i s m o t o r a s à d i r e i t a ( D ) , t i p o tônicas, à s v e z e s c o m g e n e r a l i z a ç ã o , com 2 a 3 minutos de duração, s e g u i d a s p o r p e r í o d o de d é f i c i t m o t o r à D e disfiasia de e x -pressão. Os e x a m e s s u b s i d i á r i o s m o s t r a r a m g l i c e m i a s elevadas, sendo f e i t o o d i a g n ó s t i c o de diabetes m e l l i t u s ; t o m o g r a f i a c o m p u t a d o r i z a d a d e crânio ( T C C ) , l í q u i d o c e f a l o r r a q u i a n o e angiografita c e r e b r a l f o r a m n o r m a i s ; o e l e t r o e n c e f a l o g r a m a ( E E G ) não m o s t r o u a n o r m a l i d a d e s . M e d i c a d o com f e n o b a r b i t a l 100 m g / d i a , e v o l u i u c o m v á r i a s crises parciais m o t o r a s à D, de d i f í c i l controle, r e c e b e n d o a l t a c o m essa m e d i c a ç ã o e insulina N P H ( 3 5 U ) , c o m g l i c e m i a controlada e sem crises. N o s e g u i m e n t o d e a m b u l a t ó r i o a p r e s e n t a v a p e r í o d o s c o m crises c o n v u l -sivas e p e r í o d o s nos quais a p r e s e n t a v a a p a r e n t e c o n t r o l e delas p e l o f e n o b a r b i t a l . Em outubro-1989, f o i i n t e r n a d o no S e r v i ç o de U r o l o g i a do H S P M , p o r a p r e s e n t a r o b s t r u ç ã o uretral e, d e v i d o a esta, f o i feita cistostomia ( j á hiavia sido p r o s t a t e c t o m i z a d o p o r adenoma em 1986).

A p ó s a c i r u r g i a passou a a p r e s e n t a r h i p e r g l i c e m i a e t e v e c r i s e c o n v u l s i v a d e s c r i t a como tônico-elônica g e n e r a l i z a d a , sendo então s o l i c i t a d o p a r e c e r da N e u r o l o g i a . O p a c i e n t e apresen-tava disfasia de e x p r e s s ã o e h e m i p a r e s i a D1; durante o examei notou-se que, q u a n d o era f e i t a

m o v i m e n t a ç ã o piassiva d e seu m e m b r o s u p e r i o r D , a p r e s e n t a v a crise parcial tônica, c o m m i

Clínica N e u r o l ó g i c a , H o s p i t a l d o S e r v i d o r P u b l i c o M u n i c i p a l ( H S P M ) , São P a u l o : * M é -dico A s s i s t e n t e ; ** M é d i c o C h e f e .

(2)

dríase e taquicardia, com períodos de latência p a r a recuperação do déficit e ocorrência de nova crise, que variava de alguns minutos até 30 minutos. A glicemia de j e j u m era de 172 m g / d L , com glicosúria ( + + ) e semi cetonúria; osmoliaridade plasmática d e 314 m O s m / L ( T a -bela 1 ) ; nova T C C mostrou-se normal; os E E G são apresentados na T a b e l a 2. A p e s a r do uso de anticonvulsivantes, tendo sido associado carbamazepina ao fenobarbital (1200 e 100 m g / d i a , respectivamente), as crises somente foram controladas após a normalização da glicemia. Teve alta sem anticonvulsivantes e com exame neurológico normal. A glicemia por ocasião da alta ena de 91 m g / d L , fazendo uso de hipoglicemiante oral e 10^ de ifisulina de atuação lenta. Foi então firmado o diagnóstico de convulsões desencadeadas por movimento em pa-ciente com hiperglicemia não cetótica.

C O M E N T Á R I O S

As crises parciais induzidas por movimento descritas na literatura são seme-lhantes às deste caso, ou seja, a um movimento aparece a crise. Esta, na maior parte dos casos, tem caráter tônico. T o d o s os pacientes descritos em levantamento eram diabéticos, tinham mais de trinta anos e não apresentavam cetose 6. A hiper-glicemia usualmente era menor que 6 0 0 m g / d L e não havia hiperosmolaridade plasmá-tica severa. As crises não respondiam aos anticonvulsivantes 5 e, sim, ao controle do diabetes. Os pacientes apresentavam déficit motor transitório após a crise.

Sabe-se que, em estados hiperglicêmicos, o ciclo de K r e b s está inibido e as necessidades cerebrais de energia podem, em parte, ser supridas pelo aumento do

metabolismo da G A B A , diminuindo assim o limiar c o n v u l s í g e n o2

. Quais vias neuro-nais estão envolvidas e como elas são ativadas na gênese da epilepsia reflexa, não

são aspectos conhecidos até o momento 2

. Muitos acreditam que essas crises decorram da ativação de pequenos focos de isquemia cerebral pela hiperglicemia e pela hiperos-molaridade 3,4,6; outros acreditam tratar-se de trombose venosa cortical focal induzida pela hiperosmolaridade, hiperglicemia, desidratação, ou por combinação desses fatores 6. Observações clínicas e experimentais sugerem que a hiperglicemia e a hiperosmolari-dade séricas, levando a perda de á g u a do tecido cerebral, seriam explicação suficiente

p a r a a ocorrência de convulsões em pacientes com hiperglicemia não cetótica4

.

(3)

movimentação passiva de determinado segmento corpóreo desencadeia a crise, pois somente o controle do diabetes leva a que estes pacintes não apresentem mais crises. O paciente cujo caso é relatado retornou recentemente ao ambulatório sem crises convulsivas, com exame neurológico normal e sem estar utilizando medicação anticon-vulsivante.

R E F E R Ê N C I A S

1 . A q u i n o A , G a b o r A J . M o v e m e n t induced seizures i n n o n k e t o t i c h y p e r g l y c e m i a . N e u r o l o g y 1980, 30:600-604.

2 . B r i c k J F , G u t r e c h t J A , R i n g e l R A . R e f l e x e p i l e p s y and n o n k e t o t i c h y p e r g l y c e m i a i n the e l d e r l y : a specific n e u r o e n d o c r i n e s y n d r o m e . N e u r o l o g y 1989, 39:394-399.

3 . D u c r o w R B , B e a r d D C , B r e n n a n R W . R e g i o n a l c e r e b r a l b l o o d f l o w decreases d u r i n g h y -p e r g l y c e m i a . A n n N e u r o l 1985, 17 : 267-272.

4 . S i n g h B M , Gupta D R , S t r o b o s R J . N o n k e t o t i c h y p e r g l y s e m i a and e p i l e p s i a p a r t i a l i s con-tinua. A r c h N e u r o l 1973, 29:187-190,

5 . S i n g h B M , S t r o b o s R . E p i l e p s i a p a r t i a l i s continua associated w i t h n o n k e t o t i c h y p e r g l y c e -m i a : clinical and b i o c h e -m i c a l p r o f i l e of 21 patients. A n n N e u r o l 1980, 8 :155-160.

Referências

Documentos relacionados

(ON THE TREATMENT AND PROGNOSIS OF

B5a patients sample PP had a tendency to decrease progressively from the slowest to the fastest frequency bands, in every sleep stage; PP distribution in the delta range

Patients were on therapeutic serum concentrations (25±12 m / m i ) of phenobarbitone and had active epilepsy with 1.94 generalized tonic-clonic, 0.85 simple partial and 6.28

The relationship between absolute somatosensory evoked potential ( S E P ) laten- cies and the distance separating stimulus site from waveform generator is obvious: the greater

nously and of 5-flurocytosine ( 5 F C ) orally is the treatment of choice 5,6. This regimen, however, is far from ideal; almost one third of patients do not respond to the

copper excretion. T h e y are found in all patients with neurologic manifestations, but in only 70 to 90 percent of those with only liver manifestations. Regarding the C N S ,

Síndrome de lobo frontal por lesões de globus pallidus bilaterais: complicação da encefalo- patia de Wernicke. nystagmus, ophthalmoplegia, pupillary changes, ptosis, retinal

'1 he recent reports of young patients with CJD after human growth hormone therapy (prepared from pools of pituitary glands obtained at autopsy) is alarming, and probably new