• Nenhum resultado encontrado

CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, PARÁ. Paulo Henrique Teles da Silva¹, Danilo Epaminondas Martins e Martins², Wilker Caminha dos Santos 3 Hellison Silva Mota 4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, PARÁ. Paulo Henrique Teles da Silva¹, Danilo Epaminondas Martins e Martins², Wilker Caminha dos Santos 3 Hellison Silva Mota 4"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 INVENTÁRIO ICTIOLÓGICO DO CÓRREGO SÃO LUIZ,

CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, PARÁ

Paulo Henrique Teles da Silva¹, Danilo Epaminondas Martins e Martins², Wilker Caminha dos Santos3 Hellison Silva Mota4

1,2,3,4Graduandos de Tecnologia em Gestão Ambiental. Instituto Federal do Pará - IFPA/Campus Conceição do Araguaia.

Caixa Postal 68.540-000 - Conceição do Araguaia – PA, Av. Couto de Magalhães, s/n. Teles.paulo@ymail.com¹, daniepaminondas@hotmail.com2

wilkercaminha10@hotmail.com3, hellisonguitar@hotmail.com4

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi fazer um levantamento biológico da ictiofauna do córrego São Luiz, para elaboração de uma coleção referência. Parâmetros estruturais e físico-químicos serão empregados à pesquisa. Ao fim da elaboração da coleção referência, a mesma será armazenada e guardada no Laboratório de Ecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Conceição do Araguaia, para consultas e auxilio de posteriores pesquisas. Foram encontrados 108 exemplares, divido em 14 espécies pertencentes a 06 famílias e 03 ordens. Sendo a espécie Serrapinnussp A1que possuiu maior representatividade.

Palavras-chave: Ictiofauna, Coleção Referencia, Peixe.

INTRODUÇÃO

Um dos desafios mais importantes e difíceis a serem enfrentados, é a conservação da biodiversidade em ecossistemas aquáticos. Estudos ambientais em geral interpretam as causas e modificações dos ecossistemas e suas conseqüências sobre as comunidades biológicas, Corrêa (2007).Quando se fala em ecossistemas aquáticos, se conhece muito pouco se compararmos com o conhecimento que se tem dos ecossistemas terrestres.

O município de Conceição do Araguaia pertence à Mesorregião Sudeste Paraense. Ela se desenvolve no sentido Norte e Sul, acima da plataforma situada entre o Rio Araguaia e o Córrego São Luís, cerca de 1200 km de distância da capital. O Córrego São Luiz com cerca de 8 km de extensão, circunda a cidade de Conceição do Araguaia que se

(2)

2 encontra a margem direita do mesmo. Sua provável nascente localiza se dentro da Chácara Condado, saída da cidade em direção ao Tocantins, acredita-se que o mesmo seja formado por pequenas nascentes naturais e pelo abastecimento de águas pluviais sendo também afluente do córrego São Domingos. Ao longo de sua extensão, sofre imensa influência do homem, principalmente pela construção de residências não planejadas em áreas próximas. A ausência da mata ciliar é evidente em boa parte de sua extensão (SILVA et al, 2011).

As coleções zoológicas podem ser consideradas como registros fundamentais da biodiversidade aquática para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa. O acervo depositado poderá representar uma ferramenta para o conhecimento da biodiversidade de peixes em ecossistemas lóticos, permitindo o aprofundamento da identificação taxonômica, além de facilitar a realização de estudos de dinâmica de populações e estrutura de comunidades devido à crescente incorporação de material (FRANÇA et al, 2007).

Durante seu ciclo de vida, um peixe precisa direcionar recursos energético sem seu crescimento e também na reprodução. A maioria das espécies apresenta uma elevada flexibilidade alimentar, enquanto as estratégias reprodutivas apresentam um caráter conservativo. Dessa maneira, não surpreende o fato de que as causas principais do declínio dos estoques de peixes, que levam à extinção local ou regional de espécies estejam muito mais relacionadas às restrições envolvendo aspectos reprodutivos do que os alimentares (ESTEVES 2011).

O objetivo desta pesquisa foi fazer um levantamento biológico da ictiofauna do córrego São Luiz, para elaboração de uma coleção referência.

MATERIAIS E MÉTODOS

Foram selecionados cinco pontos de coletas: Ponto 1 (provável nascente); Ponto 2 (Vila Real); Ponto 3 (Chácara dos Padres); Ponto 4( Pecuária); Ponto 5 (Foz do Córrego), (figura 01).

(3)

3 Figura 01- Distribuição espacial dos pontos de ocorrência das espécies.

Para a realização das coletas foram efetuadas 04 visitas a campo, no período de 30/05/12 a 16/06/12. Os peixes foram coletados de forma ativa, utilizando-se redes de cerco, puçás e peneiras. O esforço de coleta é padronizado por meio do número de coletores e tempo de coleta. Três coletores exploraramcada ponto de coleta em um trecho de 15m, durante 2 horas, explorando todos os habitats encontrados no local. As extremidades dos trechos de amostragem foram bloqueadas com redes de malha fina para evitar a fuga dos peixes. As coletas serão feitas em sentido jusante-montante.

Foram feitas algumas amostragens de parâmetros estruturais e físico-químicos dos igarapés. São estes:

 Parâmetros estruturais: largura média do canal, profundidade média e máxima média e tipos de substrato.

 Parâmetros físico-químicos da água: oxigênio dissolvido, temperatura, potencial hidrogeniônico (pH), condutividade, através de medidores digitais portáteis. A largura média do canal (m) é o calculo a partir da média de 4 medidas eqüidistantes ao longo do trecho determinado. A profundidade média do canal(m) e profundidade máxima média (m)é o resultado de 9 sondagens eqüidistantes em quatro transectos transversais ao longo do trecho. O tipo de substrato é inicialmente classificado em categorias, como: areia, argila, tronco (madeiras com diâmetro acima de 10cm), liteira (composta de folhas e pequenos galhos), liteira fina (material particulado fino), raiz (emaranhado de raízes, em maioria finas, provenientes da vegetação marginal)e macrófita (vegetação aquática) . A composição do substrato em cada transecto é determinada a partir de sondagens em 9 pontos eqüidistantes em quatro secções

(4)

4 transversais ao longo do trecho. A composição geral do substrato de cada igarapé é caracterizada pela freqüência de ocorrência (%) de cada tipo de substrato. As espécies foram identificadas com a ajuda de outros trabalhos científicos já publicados, referente à ictiofauna.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Ao total de todos os pontos coletados (exceto o P1), foram encontrados 108 exemplares, divido em 14 espécies pertencentes a 06 famílias e 03 ordens, (Tabela 1). A ordem Characiformes (64,2%) foi a mais representativa, seguida da ordem Perciformes (28,5%),no entanto, a ordem Siluriforme teve baixa representatividade, com apenas 7,3%.Os parâmetros estruturais e físico-químicos do córrego estão representados na Tabela 2.

Em relação à ocorrência de peixes por ponto de coleta, houve bastante variação. Tanto o P3 (Rodovia), quanto o P5 (Foz) tiveram o mesmo número de espécie (06 espécies), enquanto o P2 com 05 espécies e o P4 com apenas 01 espécie.

Tabela 1. Relação das espécies de peixes registradas (assinaladas por um X) em cada um dos pontos amostrados (P) no Córrego São Luiz.

Taxon/Ponto P1 P2 P3 P4 P5 Characiformes Acestrorhynchus Acestrorhynchus falcatus x Anostomidae Leporinus bahiensis x Characidae Brachychalcinus copei x Bryconops affinis x x x Bryconamericus stramineus x Serrapinnussp A1 x x Serrapinnus notomelas x x Curimatidae

(5)

5 Cyphocharax spilurus x Steidachnerinae legans x Perciformes Cichlidae Cichlasoma amazonarum x Cichlasoma paranense x x Satanoperca sp A2 x Satanoperca pappaterra x Siluriformes Pimelodidae Pimelodus sp. A1 x

A espécie Serrapinnus sp A1 foi a que teve mais representatividade com 46,2% de todos os exemplares, seguida de Bryconops affinis com 30,5% e as espécies que tiveram baixa representatividade com 0,9% foram,Acestrorhynchus falcatus, Brachychalcinus copei,Cichlasomaamazonarum,Cyphocharaxspilurus,Steidachnerinaelegans.

4 2

3 1

(6)

6 Figura 02- Exemplares de peixes coletados no Córrego São Luiz.1) Serrapinnus sp; 2)Serrapinnus notomelas; 3)Bryconamericu sstramineus; 4) Cyphocharax spilurus; 5) Cichlasoma amazonarum; 6)Satanoperca papaterra; 7) Satanoperca sp A2; 8) Cichlasoma paranense. 6 5 7 8 9 10 11 12

(7)

7 Cont. Figura 02- Exemplares de peixes coletados no Córrego São Luiz. 9) Steidachnerinae legans; 10) Brachychalcinus copei; 11) Acestrorhynchus falcatus; 12) Leporinus friderici; 13) Bryconops affinis; 14) Pimelodus sp. A1.

Tabela 02- Parâmetros estruturais e Físico-Químicos do córrego São Luiz: (LMC) Largura média do canal, (PM) Profundidade Máxima, (Pm) Profundidade média, (ph) Potencial Hidrogenionico, (Cond.) Condutividade, (OD) Oxigênio Dissolvido, (T°) Temperatura, (S) Tipos de Substrato, cascalho (c), Raiz (r), Areia (a), Areia Fina (af).

Ponto LMC PM Pm pH Cond. OD T° S

P1-Nascente - - - -

P2- Vila Real 10,40m 41 cm 22,27cm 5,92 00 uS/cm 10,9 mg/l 28°C c P3- Rodovia 3,85m 37 cm 29,55 cm 6,10 63 uS/cm 84 mg/l 33,3°C r/a P4-Pecuária 5,42m 18 cm 10,11 cm 6,60 64 uS/cm 11,8 mg/l 26,8°C c/a P5- Foz 4,55m 110 cm 66,44 cm 5,25 35 uS/cm 13,8 mg/l 23,7°C c/af

O baixo número de espécies no P3 (Pecuária) pode ser devido ao grande impacto que este ponto vem sofrendo. Habitantes que moram as margens do mesmo, depositando efluentes no córrego, ocasionados o desaparecimento de algumas espécies de peixes por ser sensível a poluição.

CONCLUSÃO

O inventário resultante da pesquisa contribui no controle, acesso e uso do patrimônio genético ictiológico brasileiro, ainda largamente inexplorado.

REFERENCIAS

ALVES, C. B. M.; LEAL, C. G.; BRITO, M. F. G.; SANTOS, A. C. A, Biodiversidade e conservação de peixes do Complexo do Espinhaço, Megadiversidade Volume 4 Nº 1-2 Dezembro 2008.

AQUINO, P.P.U., SCHNEIDER, M., MARTINS-SILVA, M.J., PADOVESI-FONSECA, C., ARAKAWA, H.B. & CAVALCANTI, D.R. 2009. Ictiofauna dos

(8)

8 córregos do Parque Nacional de Brasília, bacia do Alto Rio Paraná, Distrito

Federal, Brasil Central Biota Neotrop. 9(1):

CORRÊA, J. M. Estrutura de comunidade de peixes de igarapés de três pequenas bacias de drenagem sob uso de agricultura familiar no nordeste paraense. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Universidade Federal do Pará, UFPA, Belém, 2007.

ESTEVES, F. A, 2011.Fundamentos de Limnologia- 3 ed. – Rio de Janeiro:EditoraInterciencia, p. 610.

FRANÇA, J. S; CALLISTO, M, Coleção de macroinvertebrados bentônicos: ferramenta para o conhecimento da biodiversidade em ecossistemas aquáticos continentais, 2007. Neotropical BiologyandConservation

2(1):3-10, january - april 2007

MEGA, D. F; BEMVENUTI M. A. Guia didático sobre alguns peixes da lagoa mangueira, RS. Cadernos de Ecologia Aquática,V1 N°2 Dezembro 2006.

INGENITO , L. F. S.; DUBOC , L. F.; ABILHOA , V. Contribuição ao conhecimento da ictiofauna da bacia do alto Rio Iguaçu, Paraná, Brasil.Arq. ciên. vet.UNIPAR, 7(1):p.23-36, 2004.

OIKOS, Pesquisa Aplicada, Estudo de Impacto Ambiental (Eia) das Obras de Implantação da Ferrovia Oeste Leste (Ef 334), entre Figueirópolis (To) e Ilhéus (Ba), Janeiro, 2010.

Estrutura e composição da ictiofauna de riachos da bacia do Rio Grande no estado de São Paulo, sudeste do Brasil, disponível em: Biota Neotropica v4(n1)

http://www.biotaneotropica.org.br/v4n1/pt/abstract?article+BN01704012004, acessado em 02/06/12.

Peixes do rio Paranapanema,Copyright© da edição: Duke Energy International Geração Paranapanema, 2003.

Referências

Documentos relacionados

A proposta de revisão do PDM esteve sempre disponível para consulta, em que se deu primazia ao contato pessoal, no serviço de atendimento da Unidade Flexível de Planeamento,

Participated in the 4 th ESA Interim Workshop Research Network Sociology of Professions - “Professions, Globalization and the European Project: Shiffting Spheres of

“§ 1 o Em caso de privatização de empresa detentora de concessão ou autorização de geração de energia elétrica, é igualmente facultado ao poder concedente alterar o regime

(2 valores) Ignore as restrições de recursos do projeto anterior e aplique o método do caminho crítico (tempos de início mais cedo; tempos de fim mais tarde;

Resumo: A partir de estudos anteriores com biocarvões produzidos de restos de alimentos e serrapilheira, por conversão a baixa temperatura, este estudo pretende

• Enquanto o período de aceleração do número de casos da COVID-19 está sendo previsto, a priorização dos procedimentos cirúrgicos deve seguir um processo

Modelos evolutivos:
 Modelo em Espiral communication planning modeling construction deployment delivery feedback start analysis design code test estimation scheduling

O manual de instruções faz parte integrante do produto e deve ser mantido perto do aparelho, acessível ao responsável pela instalação, utilização, manutenção ou limpeza.. Quando