• Nenhum resultado encontrado

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 4951

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 4951"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Utilização de espécies espontâneas da caatinga como fonte de adubo orgânico no

cultivo de coentro em sucessão a beterraba.

Paulo César Ferreira Linhares1; Maria Francisca Soares Pereira1; Anne Katherine de Holanda Bezerra1; Aline Jéssica Pereira de Sousa1; Isabelly Cristinne Almeida da Rocha1; Jeiza Costa Moreira1.

1 UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido. paulojitirana@yahoo.com, mf.agro@yahoo.com.br, bezerrakat@yahoo.com.br, aline_jpds@hotmail.com, isabellyrocha@hotmail.com,

jeizamoreira@hotmail.com. RESUMO

O efeito residual da adubação anterior em cultivos subsequente é de suma importância, uma vez que a fertilização do solo em uma atividade tão intensa, como a olericultura, aumentaria o custo de produção sempre que fosse implantada uma nova cultura. Este trabalho foi conduzido na Fazenda Experimental Rafael Fernandes, Mossoró-RN, no período de junho a julho de 2010. Objetivou-se avaliar o efeito residual da adubação com espécies espontâneas da caatinga (jitirana; mata-pasto e flor-de-seda) aplicada na cultura da beterraba, sobre o rendimento do coentro em cultivo subseqüente. A beterraba foi plantada em parcelas de 1,2 x 1,2m e adubado com espécies espontâneas, nas doses: 5,4; 8,8; 12,2; 15,6 e 21,0 t ha-1. Após a retirada da beterraba, semearam-se sementes de coentro nas parcelas referente aos tratamentos acima citados. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com três repetições, no esquema fatorial 5 x 3 + 1, sendo cinco doses e três tipos de adubos verdes (jitirana; mata-pasto e flor-de-seda), mais um tratamento adicional (ausência de adubação). A cultivar de coentro plantado foi a Verdão. As características avaliadas foram: altura e número de hastes por planta, rendimento e massa da matéria seca. As variáveis estudadas foram submetidas à análise de variância e os níveis do fator quantitativo (doses de adubos verdes) procederam-se o ajuste de modelos de regressão, enquanto para o fator qualitativo (tipos de adubos verdes) foram comparados pelo teste de Tukey. Interação significativa entre os fatores estudados foi observada nas características avaliadas com exceção do número de hastes e massa da matéria seca. O melhor desempenho agronômico do coentro foi observado no efeito residual da dose de 21,0 t ha-1 do adubo verde jitirana. As espécies espontâneas da caatinga utilizadas nesse experimento são promissoras em promover o efeito residual na produção de hortaliças.

PALAVRAS-CHAVE: Adubação verde, Merremia aegyptia L., Calotropis procera, Senna

uniflora.

ABSTRACT

Use of spontaneous species of the caatinga as a source of organic fertilizer in the cultivation of sugar beet cilantro in succession.

The residual effect of previous fertilization on subsequent crops is of paramount importance, since the fertilization of the soil in one intense activity, like the horticulture, increase the cost of production always that one new culture was established. This work was conducted at the Experimental farm Rafael Fernandes, Mossoró-RN, in the period from June to July 2010. The objective was to evaluate the spontaneous use of the savanna species as a source of organic fertilizer in the cultivation of coriander in succession sugar beet. The sugar beet was planted in plots of 1.2 x 1.2 m fertilized with spontaneous species, at the rates: 5.4; 8.8; 12.2; 15.6 and 21.0 t ha-1. After removal of the sugar beet, of ciliantro seeds were sown at the plots related to the treatments mentioned above. The experimental design was on randomized complete block with treatments arranged in 5 x 3 + 1, with three replications, with five rates and three types of green manures (scarlet starglory, Senna uniflora and roostertree), plus an additional treatment (no fertilization).

(2)

height and number of stalks per plant, yield and of fresh mass and dry matter mass of shoots. The studied variables were submitted the variance analysis, the quantitative factor (rates of green manures) were compared by Tukey test and the qualitative factor (types of green manures) were compared by regression analysis. Significant interaction between the studied factors was observed in the ciliantro traits except for number of leaves and dry matter mass of shoots. The best agronomic performance of the cilantro was obtained at the residual effect in the rates of 21.0 t ha -1 of scarlet starglory. The spontaneous species of the caatinga used in this experiment are promising to promote the residual effect in the production of vegetables.

Keywords:green manure, Merremia aegyptia L., Calotropis procera, Senna uniflora.

O coentro (Coriander sativum L.) é uma olerícola herbácea anual que possui baixo porte, normalmente entre 7 e 15 cm de altura, variando em função da cultivar e adubação (Pereira et al., 2011). Segundo a Embrapa (2010), é originária do Sul da Europa e Oriente. Na Região Nordeste do Brasil, esta olerícola é explorada quase que exclusivamente para a produção de folhas verdes. A maioria dos plantios é efetuada nas hortas domésticas, as quais são conduzidas por pequenos produtores, utilizando mão-de-obra familiar e tendo como fonte de adubo os estercos (bovino e caprino) em seus sistemas de produção. Desta forma, a dependência desses insumos torna o produtor venerável tendo em vista que nem sempre o mesmo dispõe desse recurso em sua propriedade, o que aumenta os custos de produção.

Nesse contexto, a adubação verde assume importância em sistemas de agricultura familiar. De acordo com Fontanétti et al. (2004), a adubação verde com leguminosas reduz as amplitudes diárias da variação térmica e hídrica na camada superficial do solo, proporciona a formação e estabilização de agregados, melhorando as condições de aeração, infiltração e retenção de umidade com maior disponibilidade de nutrientes. No entanto, espécies espontâneas da caatinga podem ser eficientes na ciclagem de nutrientes contribuindo na produtividade de hortaliças folhosas e tuberosas. Nesse sentido, alguns trabalhos tem evidenciado o uso de especies espontâneas da caatinga como adubo verde (Linhares et al., 2009a; 2009b) afirma que que especies espontãneas da cattinga como jititrana, flor-de-seda e mata-pasto tem contribuido de forma positiva nas hortaliças rucula, alface e rabanete em sistemas orgânico de produção.

Nesse sentido, um importante aspecto a ser considerado quando se estuda a produção orgânica de hortaliças, especialmente utilizando adubos verdes, é o efeito residual da adubação anterior na produtividade subseqüente, uma vez que a fertilização do solo em uma atividade tão intensa, como a olericultura, aumentaria o custo de produção sempre que fosse implantada uma nova cultura. Assim sendo, o presente estudo, teve como objetivo avaliar o efeito residual da adubação com espécies espontâneas da caatinga (jitirana; mata-pasto e flor-de-seda) aplicada na cultura da beterraba, sobre o rendimento de coentro em cultivo subseqüente.

(3)

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental Rafael Fernandes, localizada no distrito de Alagoinha, zona rural de Mossoró-RN, no período de junho a julho de 2010, em solo classificado como Latossolo Vermelho Amarelo Argissólico franco arenoso (Embrapa, 2006). Antes da instalação do experimento foram retiradas amostras de solo na profundidade de 0-20 cm, as quais foram secas ao ar e peneirada em malha de 2 mm, em seguida foram analisadas no Laboratório de Química e Fertilidade de Solos da UFERSA, cujos resultados foram os seguintes: pH (água 1:2,5) = 6,0; Ca = 2,0 cmolc dm-3; Mg = 0,5 cmolc dm-3; K = 0,12 cmolc dm-3; Na= 0,20 cmolc dm-3; P = 27,7 mg dm-3 e M.O. = 0,36%.

O delineamento experimental utilizado foi em blocos completos casualizados com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 5 x 3, com 3 repetições. Os tratamentos consistiram da combinação de cinco doses de adubos verdes incorporados ao solo: 5,4; 8,8; 12,2; 15,6 e 21,0 t ha-1 em base seca, com três tipos de adubos verdes (jitirana, flor-de-seda e mata-pasto). Cada parcela constou de seis fileiras de plantas espaçadas de 0,2 m x 0,05 m com vinte e quatro plantas por fileiras, sendo as fileiras laterais consideradas bordaduras. A área total das parcelas foi de 1,44 m² e a área útil de 0,80m², contendo 80 plantas. A cultivar de coentro semeada foi a “Verdão”, que segundo Pereira (2012), apresenta emergência em termos médio de 93%, demonstrando ser uma cultivar vigorosa e bem adaptada em nossa região, além de ser a predominante no comércio local de Mossoró.

As espécies espontâneas foram coletadas da vegetação nativa nas proximidades do campus da UFERSA, no início do período da floração, quando a planta apresenta o máximo de concentração de nutrientes. Depois triturados em máquina forrageira, em fragmentos de 2 a 3 cm de diâmetro, secos ao sol, em seguida armazenados em sacos de ráfia com teor de umidade de 10%; 8% e 11% para jitirana, flor-de-seda e mata-pasto respectivamente. Por ocasião da instalação do experimento, foram retiradas cinco amostras para análise, cuja concentração química de N; P e K para jitirana foram de 24,6; 10,5 e 10,3g kg-1 respectivamente, para flor-de-seda de 22,7; 10,0 e 28,9g kg-1 respectivamente, para o mata-pasto foi de 23,6; 10,2 e 10,0g kg-1 respectivamente. Quantificados e incorporados na camada de 0 – 20 cm do solo nas parcelas experimentais referente a cada tratamento. Após a incorporação dos adubos verdes, procedeu-se o plantio do coentro no dia 24/03/2010. Após dez dias da emergência ocorreu o desbaste. Foram realizadas capinas manual e as irrigações foram efetuadas por micro-aspersão, com turno de rega diária parcelada em duas aplicações (manhã e tarde), fornecendo-se uma lâmina de água em média de 8 mm dia-1.

Aos trinta e cinco dias após a semeadura (DAS) realizou-se a colheita do experimento. Foram realizadas avaliações das características: altura de planta (cm planta-1), número de hastes por planta

(4)

variância para as características avaliadas foram realizadas através do aplicativo ESTAT (Kronka & Banzato, 1995). Para o fator quantidade, o procedimento de ajustamento de curva de resposta foi realizado através do software Table Curve (Jandel Scientific, 1991), e, para o fator qualitativo, utilizou-se o teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade para se fazerem as comparações entre os tipos de adubos verdes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Neste experimento observou-se interação significativa no efeito residual das doses de adubos verdes incorporadas ao solo e os tipos de adubos verdes (jitirana; mata-pasto e flor-de-seda) na altura de planta e produtividade de coentro. No entanto, não houve interação para número de hastes e massa da matéria seca de coentro (Figuras 2a; 2b; 3a; 3b e Tabelas 1 e 2). Esses resultados demonstram que as doses de adubos verdes tiveram comportamento independente em relação aos tipos de adubos verdes para número de hastes, já para altura de planta e rendimento houve comportamentos diferentes no efeito residual das doses de adubos verdes e vice versa.

Desdobrando as doses dentro dos tipos de adubos verdes pode observar que a maior altura média 12,1 cm planta-1 foi alcançado na dose de 21,0 t ha-1 tendo como adubo verde a jitirana. Em relação aos demais adubos verdes foram observados maiores alturas médias de 11,1 e 11,8 cm planta-1 para mata-pasto e flor-de-seda respectivamente (Figura 2). Desdobrando os tipos de adubos verdes dentro de cada dose, foi verificado que a dose de 21,0 t ha-1 alcançou a maior altura (12,1 cm planta -1) adubado com jitirana, seguido das doses de 5,4 t ha-1 e 15,6 t ha-1, com valores médios de 11,6 e 11,7 cm planta-1 para mata-pasto e flor-de-seda (Tabela 2). Esses valores foram inferiores ao encontrado por Linhares et al. (2010), com altura média de 17,0 cm planta-1 usando jitirana com mata-pasto em proporções na cultura do coentro.

Um aumento médio de duas hastes por planta foi observado entre as diferentes doses de adubos verdes (Figura 3). Com valor médio máximo de 7,2 hastes planta-1 no efeito residual da dose de 21,0 t ha-1. Em relação aos tipos de adubos verdes não houve diferenças entre os mesmos com valores médios de 7,4 hastes por planta (Tabela 3). O número de folhas por planta é de suma importância, tendo vista que este órgão no vegetal é o local onde ocorre o processo bioquímico (fotossíntese) responsável pela produção de fotoassimilados que serão enviados para os órgãos.

Cavalcante Neto et al. (2010), estudando o cultivo do coentro com e sem cobertura com raspa de madeira obtiveram 8,4 hastes planta-1, sendo superior em termos médios a 0,5 hastes planta-1. Os autores trabalharam com raspa de madeira, que possui alta relação C/N, o que inviabiliza o uso na produção de coentro. No entanto, a fertilidade do solo foi provavelmente o que favoreceu para um número de hastes superior ao referido trabalho.

(5)

Desdobrando a interação doses dentro de tipos de adubos verdes, foi observado comportamento diferente para as espécies, com produtividade de coentro da ordem de 3594; 3918 e 2771 kg ha-1 para jitirana, mata-pasto e flor-de-seda respectivamente (Figura 3a), nas doses de 21,0; 21,0 e 19,0 t ha-1 respectivamente. Por outro lado, desdobrando-se os tipos de adubos verdes dentro de cada dose, observaram-se incremento na produtividade para jitirana, mata-pasto e flor-de-seda até os valores máximos de: 3709; 4040 e 2328, respectivamente, correspondendo às doses de adubos verdes de 21,0; 21,0 e 15,6 t ha-1 nas referidas doses de adubos verdes estudadas (Tabela 2). Esses resultados demonstram que a jitirana e mata-pasto tiveram comportamento aproximado em promover uma produtividade de coentro superior a flor-de-seda, o que pode estar relacionado provavelmente com a maior disponibilidade de matéria organica por ocasião do plantio do coentro. É de suma importância a avaliação dessas espécies no que tange a capacidade de promover efeito residual em cultivos subsequente, já que, a disponibilidade no bioma caatinga é bastante restrita em função do número de plantas por unidade de área. Outro fator de tamanha importância é o método de obtenção desses matérias, que se dá basicamente pelo processo de extrativismo, haja vista em nossa região, essa espécie não ser cultivada. Tavella et al. (2010) estudando o cultivo orgânico de coentro em plantio direto utilizando cobertura viva e morta adubado com composto, encontrou produtividade de 3454 kg ha-1, no sistema de plantio com plantas espontâneas, valor este, inferior às produtividades alcançadas pela jitirana e mata-pasto, porém superior à flor-de-seda.

Já em relação à massa da matéria seca, não houve ajustamento de curva, sendo o efeito residual da dose de 21,0 t ha-1, correspondendo a 257 kg ha-1 de massa da matéria seca de coentro (Figura 3b). Já em relação aos tipos de adubos verdes, a jitirana foi superior estatisticamente aos demais adubos (Tabela 4)

AGRADECIMENTOS

Ao Grupo de Pesquisa Jitirana, comprometido com o estudo de espécies espontâneas da caatinga, e á UFERSA - Mossoró/RN, por oferecerem aparato físico para o desenvolvimento dos trabalhos.

(6)

REFERÊNCIAS

CAVALCANTE NETO JG; MEDEIROS DC; MARQUES LF; NUNES GHS; VALE LS. 2010. Cultivo do coentro com e sem cobertura do solo em diferentes espaçamentos. Revista Engenharia

Ambiental 7: 106-112.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA–EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. Rio de Janeiro: Embrapa, 2006.306p EMBRAPA HORTALIÇAS. Saiba tudo sobre Coentro. Disponível em:<

http://www.cnph.embrapa.br/bib/saibaque/coentro.htm>. Acesso em: 08 maio 2010. FONTANÉTTI A; CARVALHO GJ; MORAIS AR; ALMEIDA K; DUARTE WF. 2004. Adubação verde no controle de plantas invasoras nas culturas de alface-americana e de repolho.

Ciências Agrotecnologia 28: 967-973.

JANDEL SCIENTIFIC. Table curve: curve fitting software. Corte Madera, CA: Jandel Scientific, 1991. 280p.

KRONKA SN; BANZATO DA. Estat: sistema para análise estatística. Funep: Jaboticabal, 1995. 243 p.

LINHARES PCF; LIMA GKL; BEZERRA NETO F; MADALENA JAS; MARACAJÁ PB. 2009a. Produção de feijão mungo em função de diferentes tempos de decomposição de jitirana. Revista

Caatinga 22: 212-216.

LINHARES PCF; BEZERRA NETO F; SILVA ML; MADALENA JA; OLIVEIRA MKT. 2009b. Produção de rúcula em função de diferentes tempos de decomposição de salsa. Revista Caatinga 22: 200-205.

LINHARES PCF; PEREIRA MFS; OLIVEIRA BS; HENRIQUES GPS; MARACAJÁ PB. 2010. Produtividade de rabanete em sistema orgânico de produção. Revista Verde de Agroecologia e

Desenvolvimento Sustentável 5: 94-101.

PEREIRA MFS; LINHARES PCF; MARACAJÁ PB; MOREIRA JC; GUIMARÃES MCD. 2011. Desempenho agronômico de cultivares de coentro (coriandrum sativum L.) fertilizado com

composto de algodão. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 6: 07-12. PEREIRA MFS. Avaliação do potencial fisiológico de sementes de coentro pelo teste de

envelhecimento acelerado. 2012. 89f. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) – Universidade Federal

Rural do Semi-Árido, 2012.

TAVELLA LB; GALVÃO RO; FERREIRA RLF; ARAÚJO NETO SE; NEGREIROS JRS. 2010. Cultivo orgânico de coentro em plantio direto utilizando cobertura viva e morta adubado com composto. Revista Ciência Agronômica 41: 614-618.

(7)

Figura 1 - Ilustração das espécies espontâneas do bioma caatinga: jitirana (Merremia aegyptia) (a), flor-de-seda (Calotropis procera) (b) e mata-pasto (Senna uniflora) (c) [Illustration the Spontaneous species of the savanna: scarlet starglory (a), flower-of-silk (b) e Senna uniflora (c)]. Mossoró-RN, UFERSA, 2010.

Tabela 1 - Valores de F para altura de planta (AT), número de hastes por planta (NH), produtividade de coentro (PC) e massa da matéria seca (MMSC) de coentro. [Values of F for Plant height (AT), number of stems per plant (NH), mass fresh (PC) and dry matter (MMSC) of ciliantro]. Mossoró-RN, UFERSA, 2010.

Causas de Variação GL AT (cm) NH PC MMS

Diferentes quantidades de adubos verdes (A) 4 18,14** 23,39* 37,55** 87,00** Tipos de adubos verdes (B) 2 6,08* 0,57n.s 9,58** 76,05**

A X B 8 30,26** 1,24ns 28,07** 3,27ns Tratamentos 14 10,31** 1,64n.s 14,96** 52,40** Blocos 2 6,05** 4,84* 6,22** 2,01n.s Resíduo 28 --- --- --- --- CV (%) ---- 8,03 8,47 12,58 5,20 ** = P<0,01; * = P<0,05; ns = P>0,05

Figura 2 - Altura de planta (a) e número de hastes (b) de coentro sob diferentes doses de adubos verdes incorporados ao solo. [Plant height (a) and number (b) of coriander under different amounts of green manure incorporated into the soil]. Mossoró RN, UFERSA, 2010.

(8)

Figura 3 – Rendimento (a) e massa da matéria seca (b) de coentro sob diferentes doses de adubos verdes incorporados ao solo. [Yield (a) e dry mass (b) of coriander under different amounts of green manure incorporated into the soil]. Mossoró-RN,UFERSA, 2010.

Tabela 2 – Desdobramento dos tipos de adubos verdes dentro das doses na altura de planta e produtividade de coentro. [Residual effect of spontaneous species of the caatinga in plant height, yield and dry matter of shoots of coriander] .Mossoró-RN, UFERSA, 2010.

Caracteristicas

avaliadas Tipos de adubos verdes

Quantidades de adubos verdes incorporados (t ha-¹) 5,4 8,8 12,2 15,6 21,0 Altura de planta (cm) Jitirana 11,10 a 11,5 a 10,0 a 11,9 a 12,0 a Mata-pasto 11,6 a 9,3 b 11,5 a 10,1 b 10,8 b Flor-de-seda 9,9 b 10,9 a 11,6 a 11,7 a 11,4 a Produtividade (kg ha-¹) Jitirana 2232 a 2472 a 2473 a 2481 a 3709 a Mata-pasto 2193 a 2396 ab 1855 b 2533 a 4040 a Flor-de-seda 2325 a 1905 b 2234 ab 2573 a 2328 b † Médias seguidas de letras diferentes na coluna diferem entre si ao nível de 5% probabilidade pelo teste de Tukey.

Tabela 3 – Número de folhas de coentro em função de diferentes tipos de adubos verdes incorporados ao solo. [Númber leves of coriander for different types of green manure added to soil]. Mossoró-RN, UFERSA, 2010.

† Médias seguidas de letras diferentes na coluna diferem entre si ao nível de 5% probabilidade pelo teste de Tukey.

Tabela 4 - Massa da matéria seca de coentro em função de diferentes tipos de adubos verdes incorporados ao solo. [Mass of dry coriander for different types of green manure added to soil]. Mossoró-RN, UFERSA, 2010.

† Médias seguidas de letras diferentes na coluna diferem entre si ao nível de 5% probabilidade pelo teste de Tukey. Adubos verdes Massa da matéria seca (kg ha-1)

Jitirana (Merremia aegyptia L.)

7,4 a

Mata-pasto (Senna uniflora) 7,4 a

Flor-de-seda (Calotropis procera) 7,5a

Médias dos adubos verdes 7,4

Adubos verdes Massa da matéria seca (kg ha-1) Jitirana (Merremia aegyptia L.)

228 a

Mata-pasto (Senna uniflora) 211 b

Flor-de-seda (Calotropis procera) 181 c

Referências

Documentos relacionados

Com 55 gêneros e 1.611 espécies atualmente descritas, o grupo de formigas “Poneromorfas” corresponde globalmente às diferentes subfamílias que, juntas, representavam as

Dadas tais instabilidades nas classificações de Ectatommini e demais tribos de Ponerinae, Bol- ton (2003) desenvolveu um estudo morfológico abrangente e a dividiu em seis

Nos termos da lei só podem ser objecto de proprie- dade horizontal as fracções autónomas que, para além de constituírem «(...) unidades independentes, sejam distintas e isoladas

Quando, no curso de investigação, ou em qualquer outro expediente, houver indício da prática de crime de ação pública por magistrado, a autoridade policial ou a

Estes são os espaços onde as crianças podem brincar e praticar as suas atividades, contudo o espaço educativo vai para além do espaço sala (interior) e jardim (exterior),

Em resposta ao proposto pelo representante do INMETRO, o apresentador, destaca que a ANPROTEC já vem estimulando essa troca e experiência com a utilização do mecanismo do

[r]

Recomendam que as teorias usadas para explicar o jornalismo não se restrinjam a um único nível de análise e aconselham os métodos combinados, sempre que possível, no ensino