• Nenhum resultado encontrado

COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Educação Infantil CRECHE 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Educação Infantil CRECHE 2"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Educação Infantil – CRECHE 2

Unidade de Ensino: E. M. Maria Nazareth Teixeira Neves Professor(es): Aline, Elma, Vanessa e Marineia

Aluno(a): Ano/Turma: CRECHE 2

Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gesto e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Período de Complementação: De 04/05/2020 a 15/05/2020 Turno: Dias Trabalhados: 10 Carga horária 40h Justificativa:

Considerando a pandemia que o país enfrenta e as medidas que os serviços de saúde e sanitários vêm tomando para conter a disseminação do vírus COVID-19, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Iguaba Grande, com base nas propostas, feitas pelos órgãos responsáveis, para enfrentar os efeitos da pandemia do Covid-19 na educação, vem apresentar as orientações relacionadas às atividades que serão destinadas, como estratégia de complementação e auxílio à aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IGUABA GRANDE

2020

Querido(a) aluno(a), Prezado(a) responsável,

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através das Escolas da Rede Municipal Ensino, vem periodicamente elaborando e propondo atividades complementares para todos os anos de escolaridade e modalidades. Entretanto, essas atividades só farão sentido se estivermos alinhados, Família e Escola, visando o melhor desenvolvimento dos nossos alunos(as)

Por esse motivo, elaboramos uma pesquisa de Complementação Escolar. Esse instrumento tem como objetivo incentivar o(a) aluno(a) a compreender que o momento da realização das atividades do Material de Complementação Escolar torna-se necessário e é mais um suporte de sua aprendizagem.

Por isso, buscamos manter o contato com os(as) alunos(as) e familiares neste momento em que o distanciamento social se faz necessário, corroborando com as determinações dos órgãos mundiais, nacionais, estaduais e municipais de saúde.

A Escola, junto com a Família, tem papel primordial na aprendizagem desses estudantes. É fundamental que o responsável ou um adulto da família coopere no momento do preenchimento das respostas deste formulário.

Juntos, conseguiremos preservar a Educação de nosso Município!

Fred de Carvalho Ferreira Secretário Municipal de Educação e Cultura

(2)

PESQUISA DE COMPLEMENTAÇÃO ESCOLAR. (ALUNOS/PAIS/RESPONSÁVEIS) Se possível, após o preenchimento, fotografe essa pesquisa e envie ao professor e/ou à escola. Contamos com a sua colaboração!

Escola M. Maria Nazareth Teixeira Neves Aluno

Ano de escolaridade: Turma:

1. Qual a forma de acesso ao material de complementação da aprendizagem?

( ) redes sociais

( ) plataforma específica ( ) grupos de WhatsApp ( ) material impresso

2. Qual a forma de interação com a escola? ( ) redes sociais

( ) plataforma específica ( ) grupos de WhatsApp ( ) nenhuma

3. Com que frequência o aluno acessa o material de Complementação (on-line ou impressa)?

( ) diariamente no horário escolar

( ) diariamente, em um horário diferente do que ele (ela) frequenta ( ) duas ou três vezes por semana

( ) raramente, apenas uma vez por semana

4. Em caso de dúvida na realização das atividades, tem conseguido tirá-las com o(a) professor(a)?

5. ( ) sim ( ) não ( ) as vezes

6. Quanto tempo você utiliza para realizar as atividades?

___________________________________________________________ _________________________________________________________

6.1. As atividades são suficientes para o período de complementação?

( ) sim ( ) não ( ) as vezes

6.2. As atividades estão de acordo com os estudos presenciais? ( ) sim ( ) não ( ) as vezes

7.

Se desejar, registre as suas observações

?

___________________________________________________________ _________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

Nome do pai/responsável

:

(3)

.

CRECHE/PRÉ I/ PRÉ II

Durante esse período de pandemia, a rotina de todo mundo ficou diferente e as famílias estão experimentando ficar mais tempo em casa. Mas para quem tem criança pequena, outro desafio também entra em cena: como explicar aos pequenos o que está acontecendo e, principalmente, como distrair essa turminha nesse contexto. É um período que exige cuidados, prevenção e muita paciência.

“Por que não posso beijar o vovô?”- É muito importante que os pais estejam bem informados, a partir de fontes seguras, atentando para não replicar informações falsas veiculadas nas mídias, para que não seja passada para as crianças nenhuma informação errada ou exagerada. Nessas horas, o importante é não tra

nsmitir medo e nem insegurança.

A primeira coisa é entender que esse período de isolamento social não deve ser confundido com férias, ou seja, nada de levar as crianças a cinemas, praias, lagoa, praças, shoppings e etc. (caso esses estabelecimentos continuem abertos).

Diante disso, muitos pais e responsáveis ficam receosos com a perspectiva de passar semanas com as crianças em casa, porém, algumas atividades dinâmicas e passatempos podem ajudar a tornar esse momento menos estressante para os mais velhos e mais divertidos para os pequenos.

Tomando como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, a BNCC propõe uma organização curricular que leva em consideração a maneira como bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas aprendem e se desenvolvem a partir de experiências cotidianas, seguem as propostas de vivências para pais/responsáveis e crianças.

DICA PARA OS PAIS/RESPONSÁVEIS

A ROTINA DE ESTUDO

1ª DICA: estabelecer uma rotina de horário para a criança/adolescente se dedicar aos estudos, que pode ser o mesmo horário da escola. É importante que no horário escolhido pela família não haja nenhuma interferência no ambiente que possa dificultar a sua concentração.

O AMBIENTE DE ESTUDOS

2ª DICA: reservar um local apropriado para que a criança/adolescente estude, ou seja, um cantinho na casa que possa ser confortável para estudar, bem arejado e iluminado, além de ter também um espaço destinado a quem vai auxiliar a criança nas atividades e estudos. Os materiais de estudos devem estar na mesa, e não se esqueça de solicitar que a criança higienize os objetos e as mãos antes de começar a estudar.

O APOIO DE ALGUÉM MAIS EXPERIENTE/FAMILIAR

3ª DICA: O apoio de uma pessoa mais experiente e/ou familiar é fundamental para que a (o) criança/adolescente sinta-se segura (o) e possa desenvolver com maior qualidade a sua aprendizagem. Elogios são sempre muito importantes, quando a criança demonstra interesse ou apresenta bom desempenho, assim como também é muito importante que a criança ouça frases de incentivo, quando erra, evitando que se sinta desmotivada.

LEMBRANDO QUE: os canais do Ministério da Saúde são as melhores e mais seguras fontes nesse período de crise, provocado pela pandemia de Coronavírus. É possível conferir dados atualizados sobre a doença no Brasil e no mundo acessando o site (www.saude.gov.br/coronavirus), ligando para o Disque Saúde (136), acompanhando pelo aplicativo Coronavírus-SUS ( www.gov.br/pt-br/apps/coronavirus-sus) ou ainda pelas redes sociais oficiais, onde diariamente são publicadas as coletivas de imprensa realizadas pelo Ministério da Saúde.

(4)

Senhores pais/responsáveis,

Estamos passando por um momento muito atípico, que vem gerando incertezas e muitos questionamentos sem respostas para todos nós.

Nossa preocupação é enorme com o aspecto emocional das nossas crianças.

Queremos deixar, aqui, bem claro que pais não são professores e que, embora não possamos desvincular o educar do ensinar e cuidar, sua tarefa está voltada para o princípio da proteção. Deve-se agora, mais do que antes, preservar a integridade física, psíquica e moral da criança, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia e dos valores. (Lei nº 8.069/1990).

Procure dialogar com a criança e escutá-la; entender seus sentimentos e curiosidades. A criança é naturalmente investigativa e absorve tudo o que está ao seu redor.

Muitas vezes há algo que o adulto nem percebe, mas ela já percebeu, pois está atenta a tudo. Precisamos ter um olhar sensível sobre o comportamento dela.

Segundo determinação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Iguaba Grande, temos elaborado orientações via cronogramas e apostilas, com várias dicas de como passar esse tempo, com brincadeiras, temas, canções e histórias que envolvem o contexto da infância.

Não precisa ser vivido rigidamente. Respeite horários de higiene, alimentação, repouso, brincadeiras e até mesmo a própria vontade da criança.

Nosso objetivo não é encher a família de atividades ou tarefas e sim auxiliar com ideias que possam ser úteis no cotidiano, dentro das possibilidades e ritmos próprios de cada um, que é tão diferente.

Vale salientar que a qualidade das relações neste momento é o que mais importa e ajuda muito na aprendizagem.

Busque dialogar, dar afeto, se aproximar, promovendo aspectos essenciais as relações humanas para que as crianças se desenvolvam da melhor maneira possível. Assim, depois que tudo isso passar (e vai passar), elas poderão voltar mais preparadas para o convívio e integração social.

Desejamos que todos fiquem bem!

Equipe E. M. Maria Nazareth Teixeira Neves.

TEMA/PROJETO: Diversão em família

JUSTIFICATIVA: Visando aprimorar as relações humanas nesse período de pandemia, vamos sugerir algumas brincadeiras e atividades voltadas para o desenvolvimento infantil, a partir do convívio familiar – em casa.

OBJETIVO: Auxiliar com ideias que possam ser úteis no cotidiano, dentro das possibilidades e ritmos próprios de cada um.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Vide em cada descrição da atividade.

DESENVOLVIMENTO: 1- Circuito de obstáculos. 2- Brincando com fantoches. 3- Os nomes nas músicas. 4- Chuvinha de papel. 5- Blocos de montar. 6- Rasgue e cole

7- Um pincel e muitos papéis. 8- Baú de fantasias.

9- Manuseando revistas e acerte o alvo. 10- Brincando com sucatas.

OBSERVAÇÕES: Vide as imagens sugeridas.

Na última página há mais imagens que podem ajudar na diversão.

Fiquem bem! O que vamos aprender nesse

(5)

1º dia – 04/05/2020 –

Circuito de obstáculos

Aproveite os móveis que tiver em casa para fazer um pequeno trajeto em que possam transpor, como túnel de cadeiras, saltar almofadas,

escorregar no sofá, etc.

2º dia - 05/05/2020 -

Brincando com Fantoches

Explore a criatividade e a interação com os familiares.

Coloque um fantoche em cada mão, podendo ser

também bonecos, ursos de pelúcia, etc. Faça a conversa dos bonecos, entre eles e com a criança. Abuse das vozes diferentes nos diálogos e envolva a criança nas conversas.

Use os bonecos para fazer carinhos e dar beijinhos nas bochechas, nos braços e nas pernas da criança, como expressão e afeto.

Os fantoches também podem ser improvisados com meias customizadas.

3º dia – 06/05/2020 -

Os nomes nas músicas

Cante músicas em que seja possível incluir o nome da criança, como as cantigas populares (Ciranda, Cirandinha, Fui no Tororó e Se Eu Fosse Peixinho). Isso ajudará a criança a reconhecer o próprio nome. Outra opção é colocar músicas que a criança

conheça e estimular a falar palavras que elas trazem nas rimas, por exemplo.

Pode também criar suas próprias rimas.

4º dia - 07/05/2020 -

Chuvinha de papel

Deixe folhas variadas ao redor da criança e dê preferência ao papel sulfite e folhas de revista; evitando o jornal, pois solta a tinta mais facilmente. Permita que a criança as explore, amasse e rasgue livremente.

Quando ela parecer entediada, pegue as que já foram manipuladas e jogue-as para cima, fazendo uma chuva de papel. Recomece. A diversão está em espalhar os papéis para o alto.

Quanto mais estímulo receber e maior for a sua idade, mais habilidade ela terá para rasgar o papel em vários pedaços.

5º dia - 08/05/2020 –

Blocos de montar

Distribua pelo chão peças de conjuntos de blocos de montar e permita que a criança as explore e encaixe-as. No começo, ela precisará de ajuda; seja seu guia. Deixe que a montagem seja livre, sem impor modelos a serem seguidos.

Os blocos maiores são os mais indicados. Pode substituir os blocos por caixas, copos, potes ou cilindros de papel.

Também pode empilhar...

(6)

Disponibilize para a criança os mais variados materiais que ela possa rasgar, como papéis coloridos, folhas de revistas, forminhas de docinhos, figurinhas, encartes, dentre outros. Deixe-a rasgar e amassar por um tempo (não mais que 10 minutos).

Passado esse tempo, coloque uma folha grande de papel no chão, passe cola branca em vários pontos dele e incentive o bebê a colocar os papéis amassados ou rasgados sobre os pontos de cola. No final, transforme a colagem em um painel que ficará exposto em algum lugar da casa. Isso ajudará a criança a perceber diferentes formas, cores e estruturas tridimensionais.

7º dia - 12/05/2020 -

Um pincel, muitos papéis.

Disponibilize tintas guache (ou tinta alternativa) e um pincel ao lado de papéis de diferentes materiais e texturas. Deixe a criança explorar, pintar, se expressar. Esta brincadeira pode fazer um pouco de sujeira, então forre o que for necessário ao redor e deixe a criança com uma roupinha que possa sujar ou manchar.

8º dia - 13/05/2020 –

Baú das fantasias

Providencie um baú ou caixa grande, espelho, roupas de adulto, chapéus diversos, gravatas, lenços, sapatos (sem salto para evitar acidentes), perucas, óculos de sol, bonés e outros acessórios.

Prepare com antecedência o “baú”, colocando dentro dele peças de roupas, sapatos, chapéus, óculos, etc. Tire as peças de dentro enfatizando o nome, a cor. Exemplo: “Olha que chapéu de palha bonito! Vou colocá-lo em minha cabeça. Como fiquei?

Ou ainda: “Nossa! Que sapato preto lindo (ou grande), será que cabe nos meus pés?” – “E essa meia é azul?”

Deixe que as crianças tirem peças do baú.

Se quiser poderá utilizar dois baús, de modo a organizar melhor o conteúdo. Incentive a criança a se olhar no espelho para apreciar sua imagem. Mostre também a imagem de outras pessoas da família no espelho, dizendo os nomes delas em voz alta e enfatizando o que elas vestem ou usam (dos acessórios do baú).

9º dia - 14/05/2020 –

Manuseio de revistas

Providencie revistas diversas (cuidado com as revistas escolhidas, pois algumas podem ter conteúdos

impróprios) e cesto com tampa.

Inicialmente pedir que a criança folheie a revista somente.

Acerte o cesto

Amasse papeis fazendo “bolinhas” médias ou grandes. Em seguida, a curta distância, incentive-a a jogar em direção ao cesto sem a tampa para tentar acertá-lo. O adulto também jogará, falando as

posições: dentro e fora quando acertar ou errar.

Depois, irão recolher os papéis e jogar no cesto; daí explicar que a brincadeira se encerra e que não é correto mexer com as coisas que já estão dentro da lixeira.

Outra opção é usar uma lixeira com pedal em que a criança precisa pisar no pedal para abri-la. Este tipo de lixeira criará uma situação problema (Como abrir a tampa da lixeira para jogar o papel?) e possibilitará às crianças formularem suas próprias hipóteses para encontrarem soluções para o “problema”.

Se rasgarem a revista para fazer as bolinhas, ressalte que isso não deve ser feito com livros.

10º dia - 15/05/2020 –

Brincando com sucatas

Vai precisar de sucatas diversas, não estruturadas, ou seja, nada de brinquedos prontos!

Papelão, potes, caixas de diversos tamanhos, tampas variadas e coloridas.

Organize a sucata em uma caixa, para que possa utilizar outras vezes. Espalhe o material na sala ou área externa, como preferir.

Observe a reação da criança diante de cada material. Veja como ela interage com os objetos. Mostre novas possibilidades, como: colocar tampinhas dentro de caixas e balançar para emitir

(7)

sons, ou bater em uma lata com algum objeto, fazer a lata rolar, etc.

Outras imagens podem auxiliar em mais

vivências:

(8)

Cuidado!

Os materiais não podem oferecer risco a saúde da criança.

REFERÊNCIAS

1. www.google.com.br - imagens

2. Cátia Aparecida de O. Sousa de Jesus. 101 Atividades para Berçário e Maternal. 2011. Apostila.

Referências

Documentos relacionados

Sendo a obra de arte social nos dois sentidos, pois depende dos fatores do meio e produz sobre os indivíduos um efeito prático, surge uma nova ques- tão: Tendo consciência dessa

Insere-se na linha de pesquisa “Formação de Professores” e teve por finalidade compreender as modificações no currículo do curso de licenciatura em Matemática da

O objetivo deste trabalho é mostrar os resultados das novas projeções populacionais para Estado do Rio Grande do Sul e os modelos de estimativas populacionais municipais a

2 — A composição dos comités de acompanhamento referidos no número anterior consta do respectivo PDR e a designação dos respectivos representantes é feita, con- forme os casos,

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

É perceptível, desta forma, o constante aumento do aprofundamento dos personagens: os “príncipes” têm agora não só nome e falas, mas personalidades bem desenvolvidas,

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e