• Nenhum resultado encontrado

QUESTÃO 07. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 01 a 05 (opção inglês)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTÃO 07. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 01 a 05 (opção inglês)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

Questões de 01 a 05 (opção inglês) QUESTÃO 01|

No texto – Dennis não tem sido ele mesmo ultimamente. Existe alguma coisa que eu possa fazer para que ele continue assim?

QUESTÃO 02|

A) A religião faz parte da vida das pessoas.

C) O texto não diz que as pessoas incluem a religião em suas vidas devido variedade de crenças.

D) A religião identifica ambos indivíduos e comunidades. E) Muitos africanos são muçulmanos (a maioria).

QUESTÃO 03|

No texto “The oven stopped working! We couldn’t cook the vegetables! The turkey wouldn’t finish cooking! We waited. We talked. We went for a walk. (“O forno parou de funcionar! Não podíamos cozinhar os vegetais! O peru não iria terminar de cozinhar! Nós esperamos. Nós conversamos. Fomos fazer uma caminhada.

QUESTÃO 04|

A falta de atenção, provavelmente, foi a causa do acidente, pois, o motorista do carro vermelho estava discutindo com a namorada e a motorista do carro preto estava falando ao celular. Nenhum deles estava prestando atenção.

QUESTÃO 05|

O título da canção, assim como um de seus versos, deixa claro que os indivíduos retratados pelo eu lírico parecem ter alcançado algo que buscavam ao afirmarem que parece que conseguiram – Looks like we made it. (parece que nós conseguimos)

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 06 a 45

QUESTÃO 06|

É correta a opção [D], pois a afirmação de que a primavera seria perpétua, ou seja, duraria eternamente e não três meses, representa uso de recurso expressivo conhecido como hipérbole, ênfase expressiva resultante do exagero da significação linguística.

QUESTÃO 08|

A visão crítica está presente no fato – apresentado com humor – de que a moderníssima tecnologia do celular cede lugar, em termos de eficácia, ao ancestral sinal de fumaça. Não se trata de superioridade do sistema antigo, mas de uma hipotética situação peculiar que ensejou à crítica à nova tecnologia.

QUESTÃO 09|

A expressão “revolucionário conservador” constitui um paradoxo, raciocínio que contém contradições em sua estrutura pela fusão de dois sentidos numa mesma ideia, criando um efeito de incoerência ou ilogismo. Assim, é correta a opção [E].

QUESTÃO 10|

Somente a alternativa [A] está correta. No contexto da Antiguidade Oriental surgiram grandes civilizações no “Oriente Próximo” que deram contribuições relevantes para as ciências em geral. O Egito antigo desenvolveu a matemática, medicina, astronomia e usou muitas pedras em suas construções funerárias como as pirâmides. A Mesopotâmia também desenvolveu as ciências para construir suas torres denominadas zigurates. Estas civilizações antigas estabeleceram inúmeros contatos através do mar Mediterrâneo. Os gregos em suas viagens conheceram muitos povos e usufruíram muitos dos legados destas civilizações. As demais alternativas estão incorretas.

QUESTÃO 11|

Os estudantes do ensino médio devem reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

QUESTÃO 12|

(3)

QUESTÃO 13|

Na frase da opção [E], verifica-se a ocorrência de um paradoxo (figura de estilo que resulta da aproximação de palavras contrárias e que podem ser associadas em um mesmo pensamento), à semelhança do que acontece na frase do enunciado.

QUESTÃO 14|

A figura de linguagem mais recorrente nesse soneto é a antítese, presente nos termos vida/morte do verso1, claro/escuro em 2, feio/belo em 3 e tristeza/alegria em 4, assim como tristeza/alegria no verso 11. Assim, é correta a opção [E].

QUESTÃO 15|

A expressão “tirar de letra” é de caráter coloquial: na oralidade do discurso, equivale a “fazer algo com facilidade” (no caso, por parte do emissor, retirar o interlocutor de sua vida. Destaque-se que, na outras opções, A, B, D e E, predomina a linguagem figurada, conotativa, mas esta não traduz necessariamente um emprego coloquial.

QUESTÃO 16|

A cultura helenística se desenvolveu a partir das conquistas de Alexandre, o Grande, que formou um grande império e se caracterizou por uma “fusão cultural”. Macedônicos e gregos conquistaram o Egito e grandes extensões de terras que pertenciam ao Império Persa e, para facilitar a dominação, desenvolveu uma política de integração cultural, estimulando casamentos entre soldados vencedores com mulheres das áreas dominadas, além de adotar costumes que faziam parte das tradições das cortes imperiais dos persas.

QUESTÃO 17|

Nunca se falou e se preocupou tanto com o corpo como nos dias atuais. É comum ouvirmos anúncios de uma nova academia de ginástica, de uma nova forma de dieta, de uma nova técnica de autoconhecimento e outras práticas de saúde alternativa. Em síntese, vivemos nos últimos anos a redescoberta do prazer, voltando nossas atenções ao nosso próprio corpo com ênfase aos exercícios que tem como objetivos o desenvolvimento de capacidades da aptidão física como força, agilidade, destreza e coordenação.

QUESTÃO 18|

As alternativas [A], [C], [D] e [E] apresentam desvios à norma culta da língua portuguesa. Para que isso não acontecesse, deviam ser substituídas por:

[A] Todos os dragões o têm. [C] Os dragões todos o têm.

[D] Sempre se encontram dragões com isso. [E] Sofrem disso todos os dragões.

QUESTÃO 19|

Essa mistura é comum no registro coloquial, a despeito de seu não enquadramento nas normas gramaticais. Cabe perfeitamente em comunicações informais, como é o caso. O gerúndio utilizado não exemplifica os criticáveis casos de gerundismo tão frequentes hoje em dia; a locução “acabei de ler” e o adjetivo “caro” não podem ser tidos como exemplos e linguagem informal. Quanto à letra C, embora se possa atribuir um caráter popular ao uso do verbo “chatear”, o mesmo não ocorre com “desabafar”. QUESTÃO 20|

A Educação Física é a disciplina escolar que estuda a área do conhecimento denominada cultura corporal que está configurada com temas ou formas de atividades, particularmente corporais, como: jogos e brincadeiras, esportes, ginásticas, danças, lutas e práticas de aventura. O estudo desse conhecimento visa apreender a expressão corporal como forma de linguagem.

QUESTÃO 21|

As mulheres atenienses eram vistas como cidadãs de segunda classe, sem direitos políticos e sem o direito mínimo de deixar sua residência mesmo que por alguns momentos, na verdade, elas passavam sua vida dentro do gineceu saindo somente em dias de festa.

QUESTÃO 22|

A hipérbole fica caracterizada na expressão “há séculos” trazida pela alternativa [E]. Trata-se, portanto, de um recurso retórico, que se utiliza do exagero para salientar a longa duração da angústia do eu lírico, que não poderia, literalmente, durar séculos.

(4)

Percebe-se que a sensação de mal-estar do autor da carta tinha sido provocada pela forma de tratamento com que uma jovem se dirigira a ele. Na opção [A], transcreve-se a frase comprovativa de que o tratamento distante e cerimonioso não tinha sido adequado ao ambiente informal e excluíra o autor do grupo de pessoas que era tratado à vontade.

QUESTÃO 24|

A figura de linguagem que promove a aproximação de dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança através do conectivo “como” é chamada de comparação (“A felicidade é como a pluma“, “A felicidade é como a gota de orvalho”).

QUESTÃO 25|

É mesmo frequente a oralidade em textos da música popular brasileira, até pela sua natureza, marcada pela informalidade. É incorreta a conclusão de que a emotividade só pode ser traduzida em termos coloquiais. Não se pode falar em inaceitabilidade de um texto que nasce da espontaneidade da língua, em manifestação vinculada à música popular.

QUESTÃO 26|

Na oração “A mim me deste” ocorre duplamente o objeto indireto: “me” e “a mim”.

QUESTÃO 27|

A palavra “brasil” adquire no contexto a função de substantivo comum, sinônimo de lugar distante para onde partiu o pai como um explorador corajoso que parte à conquista de novas terras.

QUESTÃO 28|

A hipérbole expressa uma ideia de forma exagerada, transmitindo uma ideia aumentada da realidade, de maneira a dar ênfase a um sentimento, esforço ou reação.

É correta a aproximação do substantivo “vergonha” aplicado a um tipo de trabalho que se adjetiva como “escravo” ou “degradante”. Não se pode falar em contradição entre os dois primeiros textos e o terceiro. Igualmente não se reconhece a reprodução “fiel” do texto I no texto III, uma vez que no primeiro estão presentes correntes que o terceiro nega. A menção à possível invisibilidade do trabalho escravo é apresentada diretamente no texto II (“Você pode até não ver”). A imagem da mão fechada do possível escravo não se vincula a terror psicológico, mas remete a uma ideia de reação.

QUESTÃO 30|

Embora sustente que o amor deva ser “infinito”, o verso da alternativa “a” deixa claro que essa infinitude é da ordem da intensidade, e não temporal. Ou seja, embora intenso, o amor se acaba. Logo, deve-se assinalar a “a”. QUESTÃO 31|

Em [E], a expressão “por trás de encrencas” apresenta marcas de informalidade por apresentar noção de causa na locução prepositiva “por detrás de” que deve usar-se apenas como indicadora de circunstância de lugar, além do termo “encrencas” para designar problemas de saúde. QUESTÃO 32|

A arquitetura romana é dotada de um senso de utilidade muito forte, em que se traduz nas construções a grandeza material, bem como a adaptação de materiais para a utilidade e praticidade das construções

QUESTÃO 33|

Ao mostrar que há seres humanos que têm um acesso ao alimento restrito, semelhante ao de bichos que vivem na rua, o poeta levanta uma questão em relação ao desequilíbrio das condições de acesso ao alimento. QUESTÃO 34|

Ao enumerar uma série de bichos que poderiam estar na condição de comer lixo da rua e depois revelar que o bicho na verdade era um homem, o eu lírico busca sensibilizar seu leitor para a condição humana.

(5)

QUESTÃO 35|

Ao transgredir a linguagem jurídica pelo uso de recursos poéticos, como versos decassílabos rimados e linguagem expressiva que reflete a vida de um pobre tocador de violão, a petição atenua a gravidade do delito, como transcrito em [C].

QUESTÃO 36|

A palavra saúde pode ser dividida em três sílabas: sa-ú-de. Vemos que há um encontro vocálico que se quebra entre as sílabas: a-ú. Assim, temos a presença de um hiato. QUESTÃO 37|

[A] Incorreto. Realidade concreta, como a chegada da Morte, e a realidade presumível, como a sensação de medo, estão associadas no poema.

[B] Incorreto. Não há mascaramento de angústia frente à Morte, mas a consciência de que ela chegará, independentemente de qualquer circunstância.

[C] Incorreto. O eu lírico não se mostra oscilando frente à Morte, pois ele tem consciência de que ela é inevitável, independentemente de qualquer tipo de circunstância. [D] Correto. A Morte é apresentada de forma metafórica (“Indesejada” e “iniludível”) e eufemística (“pode a noite descer”).

[E] Incorreto. O eu lírico não se mostra desiludido, mas convencido de que não há como iludir a Morte.

QUESTÃO 38|

Embora o poeta trate da inutilidade dos produtos vendidos pelos camelôs, ele o faz de maneira bem-humorada, exaltando os camelôs e destacando seus aspectos positivos (“Abençoados sejam os camelôs”): eles trazem alegria (“Alegria das calçadas”) e provocam lembranças nos adultos, fazendo com que estes recordem do caráter lúdico da infância, como vemos nos últimos versos.

QUESTÃO 39|

A necessidade de adequar o discurso a situações concretas exige que o texto acadêmico opte pelo uso da linguagem formal que se caracteriza pelo rigor sintático, pela riqueza do vocabulário de tipo erudito e pelo uso de formas de tratamento adequadas ao contexto e ao público específico a que se dirige. Assim, é correta a opção [C].

QUESTÃO 40|

Em “Negroesia”, Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, aborda as questões inerentes à problemática das relações raciais no Brasil no que toca ao combate às formas de preconceito e discriminação em que, muitas vezes, a vítima assume o comportamento do opressor: “sou o policial que me suspeito”, “às vezes sou o porteiro/não me deixando entrar em mim mesmo”, “fecho-me o cerco/sendo o gesto que me nego”. Assim, é correta a opção [A].

QUESTÃO 41|

A pequena narrativa expõe uma situação que acontece no cotidiano e é normalmente objeto de crítica daqueles para quem a língua deve obedecer às regras da gramática normativa em qualquer situação, mesmo na linguagem coloquial. Na anedota, observa-se que nenhum dos alunos conseguiu entender o conceito da classe “verbo”, pois todas as respostas às perguntas que lhes foram formuladas apresentavam um substantivo que, ao ser pronunciado, revelava uma tendência natural da língua, denominada rotacismo: trocar o “l” pelo “r” em encontros consonantais. A professora não obteve sucesso na sua tentativa de transmitir o conceito, já que a resposta considerada correta era, na verdade, incorreta, como se afirma em [D].

QUESTÃO 42|

A Fonologia (do Grego phonos = som e logos = estudo) é o ramo da Línguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. Ao comentar as variações que se percebem no falar de pessoas de diferentes regiões (“Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer”), a autora analisa as mudanças fonéticas características de cada região.

QUESTÃO 43|

Os romanos se especializaram no retrato já que, para os romanos, a arte deveria representar o caráter e a personalidade, deixando de lado a idealização grega. A escultura também se torna mais prática, já que os romanos dão importância para o busto e nem sempre representam o corpo inteiro

(6)

É correta a opção [B], pois o eu lírico considera que, apesar de todas as tentativas de se renegar a cultura dos negros, as suas marcas são indeléveis na sociedade brasileira (“E as gerações dessas gerações quando apagarem/a tua tatuagem execranda,/não apagarão de suas almas, a tua alma,negro!”).

QUESTÃO 45|

O efeito sonoro se faz com uma combinação linguística explorando os fonemas /l/, /b/, /t/. A linguagem coloquial é representada pela expressão “tipo pra rimar”.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 46 a 90

QUESTÃO 46|

Para o recebimento dos raios solares, a casa precisa estar voltada para a posição ao leste, isso porque o nascer do sol ocorre na parte leste.

QUESTÃO 47|

A sociologia surgiu a partir de uma série de transformações que ocorreram na Europa, sobretudo após a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, que contribuíram para modificações sociais, econômicas, políticas e científicas no continente.

QUESTÃO 48|

História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. Esse estudo, no entanto, não é feito de qualquer maneira, pois o historiador, em seu ofício, deve colocar em prática uma análise crítica do seu objeto de estudo a fim de racionalizar a conclusão sobre os acontecimentos investigados.

QUESTÃO 49|

A filosofia destacada na questão remete aos chamados filósofos pré-socráticos, cuja investigação filosófica estava centrada na busca de um princípio originário de todas as coisas. Tales de Mileto, exemplo citado pela questão, defendia que tal princípio seria a água. De um modo geral, a produção filosófica no contexto considerado voltava-se para a busca e o questionamento acerca do fundamento das coisas.

QUESTÃO 51|

Os historiadores tiveram podem analisar os fatos históricos dando importância também aos agentes tidos até então como figurantes. Esse tipo de história é geralmente chamado de micro-história.

QUESTÃO 52|

O texto demonstra o movimento de rotação, que é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo.

QUESTÃO 53|

A sociologia corresponde ao estudo da sociedade capitalista moderna, caracterizada pelo intenso processo de urbanização, pela consolidação da burguesia e do proletariado, pelo desencantamento do mundo e pelo surgimento dos problemas sociais inerentes a esse processo.

QUESTÃO 54|

O encontro de um paralelo (latitude) e um meridiano (longitude) é capaz de encontrar qualquer ponto da superfície terrestre.

QUESTÃO 55|

A alternativa [D] é a única correta. O surgimento da sociologia esteve relacionado ao desenvolvimento de uma física social de ordem positivista, calcada em ideais como o cientificismo, a ordem e o progresso.

QUESTÃO 56|

As demais estão incorretas, pois: a) os egípcios eram politeístas; b) não havia lenda do dilúvio entre os egípcios; d) eles construíram pirâmides, mas não necessariamente

(7)

QUESTÃO 57|

Antípoda é oposto, assim a antípoda de 20º S; 54ºW é 20º N; 126ºE.

QUESTÃO 58|

Embora o papel do Nilo seja importante, é notável também perceber o papel dos trabalhadores que, fazendo uso do Nilo, construíram o Egito.

QUESTÃO 59|

Meridianos são semicircunferências imaginárias verticais, que apresentam tamanhos iguais e que unem um ponto em um polo até o outro ponto em outro polo.

QUESTÃO 60|

Como os escribas, tinham o conhecimento da escrita e da língua levavam vantagem nesses meios.

QUESTÃO 61|

A filosofia pré-socrática é marcada pela busca do entendimento do fundamento primeiro do cosmo, ou seja, o elemento que dá origem a todas as coisas que existem no universo, também chamada de arque. Por isso, a partícula descrita no texto como a partícula elementar, isto é, que origina todas as outras partículas, se relaciona com a investigação filosófica dos pré-socráticos.

QUESTÃO 62|

Mesopotâmia (do grego antigo Μεσοποταμία; composto de μέσος, "meio", e ποταμός, "rio", ou seja "[terra] entre dois rios") é a área do sistema fluvial Tigre-Eufrates, o que nos dias modernos corresponde a aproximadamente a maior parte do atual Iraque e Kuwait, além de partes orientais da Síria e de regiões ao longo das fronteiras Turquia-Síria e Irã-Iraque.

QUESTÃO 63|

O trecho “Os médicos atualmente só sabem falar de questões referentes às suas subespecialidades. Não do paciente. Quando o paciente procura ajuda médica, ele é um indivíduo, não uma média – é único” revela a crítica do autor às características de a medicina ser excessivamente especializada (aspecto técnico) e excessivamente matematizada (aspecto estatístico), que faz com que o médico acabe desconsiderando a individualidade de cada um dos seus pacientes.

QUESTÃO 64|

Se 1 cm = 240 km, logo 6,5 cm corresponde a 1560 km. QUESTÃO 65|

O chamado Código de Hamurabi, criado pelo rei da Babilônia no século XVIII a.C., representava um pioneiro conjunto de regras pautadas na punição de crimes. A famosa frase “olho por olho, dente por dente” está associada à forma como essas leis eram aplicadas, punindo o criminoso de acordo com a gravidade do crime. Vale destacar que não havia um conceito de cidadania nesta sociedade e as leis eram aplicadas de formas diferenciadas, de acordo com a posição social.

QUESTÃO 66|

A latitude 90º N encontra-se em uma área de alta latitude, na região do polo Norte.

QUESTÃO 67|

Foram os romanos que, ao destruir Jerusalém, expulsaram o povo judeu de seu território (a destruição ocorreu ainda no século I, mas suas consequências levaram à Diáspora no século II). E são os Palestinos, que já habitavam aquela região quando o moderno Estado de Israel que resistem à invasão judaica do território que habitam há séculos, de modo que ambos os povos estão envolvidos, desde então, em um conflito sangrento, tendo os dois lados usados de recursos terroristas e da violência militar como forma de fazer valer as suas vontades.

QUESTÃO 68|

As coordenadas geográficas possuem linhas imaginárias que se encontram e que podem localizar qualquer ponto na superfície terrestre.

QUESTÃO 69|

A Bíblia é, ao mesmo tempo, o livro cujas traduções estão mais espalhadas pelo mundo e, segundo alguns historiadores, um dos menos lidos de todos os best-sellers. Além de ser um livro sagrado, ela também é uma importante fonte de pesquisa para o conhecimento da história dos hebreus.

(8)

Pode-se dizer que a sociologia se constituiu como ciência a partir de correntes de pensamento que se propunham a conhecer o mundo social tendo como referência uma matriz científica de origem biológica. Dentre essas correntes, podemos destacar exatamente aquelas elencadas na alternativa [D].

QUESTÃO 71|

A principal atividade econômica dos fenícios era o comércio. Em razão dos negócios comerciais, os fenícios desenvolveram técnicas de navegação marítima, tornando-se os maiores navegadores de Antiguidade. Desse modo, comerciavam com grande número de povos e em vários lugares do Mediterrâneo, guardando em segredo as rotas marítimas que descobriam.

QUESTÃO 72|

Na Grécia clássica, o processo conhecido como a passagem do mito ao logos, que dá origem ao pensamento filosófico ocidental, é marcado pela mudança na perspectiva de entendimento da realidade. A partir de então, tal como identificado no texto da questão, os filósofos passam a buscar o entendimento a partir da investigação fundamentada no pensamento racional. Assim, a alternativa [B] deve ser identificada como correta. QUESTÃO 73|

Se 1 cm = 5 km, logo 8 cm = 40 km. Como a área de um formato de um quadrado, a área é de 1600 km².

QUESTÃO 74|

O mapa 1 é uma escala maior, que representa uma área menor e assim maior detalhamento do terreno.

QUESTÃO 75|

Estudar sociologia nos permite compreender a realidade social e procurar intervir de forma consciente sobre ela. Esse é um importante instrumento de mudança e transformação social.

QUESTÃO 76|

Os Persas desenvolveram uma religião própria, o Zoroastrismo, e começaram sua expansão territorial após

Nessa questão basta realizar a conta dividindo 105º por 15º, compondo um total de 7 horas.

QUESTÃO 78|

A investigação filosófica cosmológica, tratada no texto, é característica do período conhecido como pré-socrático, uma vez que nesse contexto a cosmologia era o principal objeto de reflexão dos filósofos. Os filósofos pré-socráticos buscavam formular explicações acerca da origem (arche) de todas as coisas, da natureza (physis) e dos fenômenos naturais a partir do uso da razão, não mais fazendo uso das narrativas míticas que até então predominavam. Por formularem juízos sobre o universo e sobre as leis que explicam seu funcionamento, essa filosofia é conhecida como cosmológica.

QUESTÃO 79|

A pólis grega ou cidade-Estado é um dos elementos fundamentais da civilização grega, resultante da conjugação de um conjunto variado de fatores. Ela nasceu de fatores de ordem geográfica, de uma instabilidade gerada depois da invasão dórica, e da falta de um poder centralizado defensor dos indivíduos, que os levou a unirem-se em pequenos territórios.

QUESTÃO 80|

Todo território brasileiro está a oeste de Greenwich, ou seja, na parte ocidental, assim as horas estão atrasadas. QUESTÃO 81|

O pensamento filosófico de Demócrito, como descrito no texto, caracteriza-se pela interpretação da natureza das coisas a partir de leis mecânicas. Para ele, todas as coisas seriam compostas por unidades indestrutíveis e indivisíveis, combinadas entre si, em quantidade infinita. Por essa concepção, que descreve uma porção mínima da matéria, atribui-se a Demócrito a formulação do conceito de átomo, sendo a descrição feita por ele bastante próxima do modelo moderno de átomo.

QUESTÃO 82|

Não está relacionado à economia e sim ao trabalho, que era a função dos escravos principalmente, mas também de homens livres. A diferença era a forma como cada um era

(9)

QUESTÃO 83|

A Projeção demonstrada na figura que pode representar qualquer parte da Terra é a PLANA OU POLAR OU AZIMUTAL. É uma projeção equidistante, que respeita a distância de um ponto ao outro.

QUESTÃO 84|

A partir do texto, percebe-se que Xenofonte associa às ações virtuosas, justas e boas à sabedoria. No pensamento socrático, como evidenciado pelo texto da questão, as ações virtuosas são aquelas que só podem estar voltadas para o bem, de modo que buscar a verdade se confunde com buscar agir corretamente.

QUESTÃO 85|

O mapa demonstra a projeção de PETERS, que valoriza o mundo subdesenvolvido ao alongar países próximos a linha do equador no sentido norte-sul.

QUESTÃO 86|

A resolução exige apenas uma leitura do enunciado. Na Grécia antiga as póleis apresentavam grande diversidade tanto territorial como no número de habitantes. Além disso, os modelos políticos também variavam de uma pólis para outra. Por exemplo, em Atenas o regime era democrático, enquanto em Esparta havia o regime oligárquico.

QUESTÃO 87|

O cuidado de si está vinculado ao princípio da moral socrática de exame da própria vida, expresso na alternativa [A].

QUESTÃO 88|

A sociologia surge como uma forma de análise e interpretação racional e científica dos fenômenos sociais. Para tanto, ela se utiliza de um método adequado e de conceitos que lhe permitam tal análise. Vale ressaltar que, enquanto análise científica, ela se opõe a qualquer interpretação mágica ou transcendental da realidade. QUESTÃO 89|

Os gregos entendiam por nação ou Estado-nacional apenas sua cidade-estado. Desta forma, não podemos transportar este conceito, para esta época da história, sem correr o risco de sermos imprecisos.

QUESTÃO 90|

Tomando o texto como base, o aluno deve identificar a alternativa [C] como correta, pois o pensamento filosófico característico do período conhecido como pré-socrático é marcado pela tentativa de interpretar os fenômenos naturais do mundo, a partir da observação e da empiria. Devido a esse enfoque da filosofia pré-socrática, esse período é denominado de naturalista.

Referências

Documentos relacionados

Tomando por base a periodização clássica do modelo de Matvéiev em que assenta em três períodos fundamentais sendo eles o (período preparatório, o competitivo e transitório) e

D os produtos mais vendidos pelo comércio não sejam divulgados para o público como tal.. E as marcas de qualidade inferior constituam o foco da publicidade por serem

D o homem criou o computador, que evoluiu, e hoje opera várias ações antes feitas pelas pessoas, tornando-as sedentárias ou obesas.. E o uso contínuo do computador de forma

As afirmativas incorretas são: [A], porque o desacordo não ocorre por causa dos vinhos; [B] e [C], porque a agricultura familiar e as SAFs são mecanismos que se alinham com os

200 ml de água de coco 200 ml de água de coco 1 folha de couve 1 folha de couve Hortelã a gosto Hortelã a gosto Modo de preparo Modo de preparo Bater todos os. Bater todos os

Não havia espaço para dúvidas ele tinha um nariz muito virado para cima, muito mais parecido com um focinho do que com um nariz real; também os olhos estavam a ficar extremamente

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

O aumento no número de neurônios da camada intermediária, assim como, a inclusão de uma segunda camada não favoreceu melhores ajustes, enquanto o aumento no número de