• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR/PRÓ-SAÚDE 2015/I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR/PRÓ-SAÚDE 2015/I"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR/PRÓ-SAÚDE 2015/I A atividade terá como tema central a Dengue, tendo em vista o recente Surto de Dengue identificado em Itajaí –SC, bem como a doença na sua forma endêmica vivenciada em todo o país. Para tanto, cada período terá um subtema e uma estratégia específica para desenvolver a atividade; os quais estão arrolados adiante. Para o desenvolvimento da proposta estão previstos três Momentos Interdisciplinares (MI), visando oferecer suporte teórico e discussão do subtema em cada período. As orientações ocorrerão sempre em sala de aula e em horário regular. Ao término da atividade está previsto 01 encontro de Socialização Final (SF), sendo esta de acordo com a estratégia definida em cada período; portanto cada período definirá a data para esta socialização que deve ser no período de 22 a 26 de junho de 2015.

Programação dos Momentos Interdisciplinares: as datas para realização destes momentos serão dias: 31/03; 30/04 e 29/05 e a data da socialização definida em cada período.

Subtemas nos períodos:

Período Subtema Estratégia

Dengue: risco e vulnerabilidades ambientais.

Construção de folder contendo ações de combate às questões ambientais relacionadas a Dengue Situações de risco e prevenção da

dengue

Proposta de Estratégias de Educação em Saúde para a comunidade interna (Univali). Prevenção da dengue Educação em Saúde para escolares. Diagnóstico clínico e laboratorial da

Dengue.

Elaboração de um manual para a Prova do laço e exames

laboratoriais. Territorialização da dengue: fatores de

risco.

Territorialização dos fatores de risco para Dengue no entorno da Univali. Identificação dos fatores de risco

ambientais e prevenção da dengue.

Educação em Saúde às crianças.

Dengue grave no paciente crítico Construção de uma vídeo-aula. Protocolo hospitalar de assistência a

pacientes com dengue.

Educação em Serviço.

O papel da vigilância epidemiológica ambiental no combate da dengue.

Construção do relatório técnico.

(2)

Do desenvolvimento do trabalho escrito: o trabalho consta de uma pesquisa bibliográfica a qual embasará o desenvolvimento da estratégia proposta em cada período. O mesmo deve conter: Introdução, Objetivos Geral e específicos; Revisão Bibliográfica; Metodologia; Considerações Finais e Referências, segundo ABNT (caderno 4 da Univali).

Fichas de avaliações: em anexo.

Os docentes deverão entregar as notas da Atividade Interdisciplinar para a Coordenação de Curso, mediante relação nominal e nota atribuída, via eletrônica no e-mail enfermagem.ccs@univali.br até o dia 30/ 06/2015.

O aluno deverá realizar a Atividade Interdisciplinar no período em que estiver cursando o maior número de créditos. O peso a ser atribuído a esta atividade é um (1), sendo que a mesma integrará a M3.

Aqueles alunos que não são do Curso de Enfermagem, mas que estão matriculados em alguma disciplina deverão realizar uma Resenho Crítica do artigo (em anexo) a ser entregue pelo professor da respectiva disciplina. A resenha deverá ser entregue no período de 20 a 26 de junho de 2015.

Esperamos sua compreensão, reiterando que a organização é fator imprescindível ao desempenho de nosso trabalho.

Comissão da Atividade Interdisciplinar – 2015/1 Curso de Graduação em Enfermagem, Campus Itajaí

REFERÊNCIAS

1. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Diretrizes nacionais para prevenção e controle de epidemias de dengue. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 160 p. – (Serie A. Normas e Manuais Técnicos). 2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Dengue: diagnóstico e manejo clínico. 4. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

3. FOCACCIA, Roberto; VERONESI, Ricardo. Tratado de infectologia. 4.ed. São Paulo: Atheneu, 2009. Volumes 1 e 2.

REFERÊNCIA PARA A RESENHA CRÍTICA

COELHO, Giovanini Evelim. Dengue: desafios atuais Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v.17, n.3, p.231-233, jul./set. 2008.

(3)

ANEXO 1

PLANEJAMENTO DE PROFESORES QUE DARÃO SUPORTE A ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

1º MI - 30/03/2015 – Terça-feira

Período Turno Local Docentes

Integral - tarde F-2, sala 308 Denise, Heloísa , Gloria

Noturno F-2, sala 304 Dago, Simone

Integral - tarde F-2, sala 301 Claudete, Gladys Noturno F-2, sala 306 Isabel, Adriano, Izabel Integral - tarde F-2, sala 304 Dago, Edina, Pollyana Noturno F-1, sala 206 Claudete, Dionei Diurno Parcial - manhã F-2, sala 308 Simone, Maria Lucia, Adriano,

Marina, Pollyana Diurno Parcial - manhã F-2, sala 304 Isabel

Noturno F-5, sala 219 Silmara

Diurno Parcial - manhã F-2, sala 306 Eleide, Denise, Rosangela 10º - T1 Diurno Parcial - manhã F-2, sala 301 Silmara

(4)

ANEXO 2 - TEXTO PARA OS PLANOS DE ENSINO

Unidade

Objeto Interdisciplinar

Objetivo de Aprendizagem

Promover a construção de conhecimento sobre temas relacionados à Dengue a partir dos eixos do Pró-saúde: Eixo A – Orientação Teórica, Eixo B – Cenários de Prática e Eixo C – Orientação Pedagógica.

Conteúdo

Dengue com sub-temas definidos para cada período

Estratégia

Desenvolvimento de pesquisa teórica e/ou atividade prática-educativa sobre a temática e sub-temas definidos para o período, resultando em produção textual relevante projetos e/ou outros produtos de acordo com os eixos do Pró-Saúde. A estratégia visa a construção de conhecimentos sobre a temática e os eixos e vetores do Pró-Saúde, bem como, oferecer suporte teórico, orientação em grupo e a socialização dos objetivos propostos para o período, de forma contínua, através de Momentos Interdisciplinares (MI).

Avaliação

Abordagem do tema de acordo com o método científico estabelecido. Compreensão e análise dos conteúdos abordados, logicidade na exposição de ideias, qualidade do texto e/ou produtos apresentados, conforme Ficha de Avaliação para a apresentação Escrita e Oral.

(5)

ANEXO 3 - FICHAS DE AVALIAÇÃO CURSO DE GRADUAÇLÃO EM ENFERMAHEM – CAMPUS ITAJAÍ FICHA DE AVALIAÇÃO ESCRITA DA ATIVIDADE INTERDISCILINAR

DISCIPLINA:

_______________________________________________________________________________ PERÍODO: ______________ SEMESTRE: 2015/I DATA ______/______/_____

Nome dos componentes do grupo:

________________________________________________________

Professor(es)avaliador(es) _________________________________________________-___________

-x- 0,0 0,5 1,0 1,5

Não avaliado Nenhuma Evidência

Evidência Mínima

Evidência Parcial Evidência Completa

ESCALA SEMÂNTICA

Nenhuma evidência: Significa que os objetivos não foram evidenciados no desenvolvimento da atividade interdisciplinar.

Evidência mínima: Significa que os objetivos tiveram evidências mínimas no desenvolvimento da atividade interdisciplinar.

Evidência parcial: Significa que os objetivos foram parcialmente evidenciadas no desenvolvimento da atividade interdisciplinar.

Evidência completa: Significa que os objetivos foram completamente evidenciados no desenvolvimento da atividade interdisciplinar.

(6)

Critérios / objetivos Não Avaliado (X) Nenhu ma Evidênc ia (0,0) Evidênc ia Mínima (0,5) Evidênc ia Parcial (1,0 ) Evidênc ia Comple ta (1,5) Introdução

Introduz a temática, justifica a importância da realização do trabalho, articulando aos eixos e vetores do Pró-Saúde.

Desenvolvimento

O desenvolvimento do tema evidencia profundidade e abrangência dos conteúdos.

O desenvolvimento evidencia os eixos e vetores do Pró-Saúde.

O conteúdo apresenta inter-relação com os objetos inter/transdisciplinares: ecoformação e integralidade em saúde. A(s) estratégia(s) proposta(s) foram efetivadas adequadamente.

O desenvolvimento do tema apresenta pesquisa bibliográfica pertinente e atualizada .

Considerações finais

Relata de forma clara o alcance dos objetivos

Descreve fragilidades, potencialidades e sugestões sobre o processo ensino-aprendizagem desenvolvido.

Normas da ABNT

Estética e clareza na dissertação, seqüência lógica no trabalho.

Apresentação das citações de autor segundo a NBR. 10520/2002.

Apresentação das referências segundo a NBR. 6023/2002

1 A avaliação das etapas segue o modelo da escala semântica, de forma correlata às demais atividades pontuadas no Curso de Graduação em Enfermagem – Campus Itajaí; assim sendo, as pontuações geradas compreenderão: 0,0; 0,5; 1,0; 1,5.

(7)

2. A ficha tem um total de 11 itens, os quais quando pontuados com a evidência completa somam um total de 16,5 pontos o que corresponde a nota 10.

3 Ao pontuar na escala semântica, somente serão aceitas aquelas avaliações que

apresentarem números inteiros, ou seja, a pontuação que não for condizente com o que se expressa na escala semântica não poderá ser validada para emissão da nota.

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS

CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA:

__________________________________________________________________ PERÍODO: ______ SEMESTRE 2015-1 DATA___/___/___

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO ORAL DA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Nome dos componentes:

____________________________________________________________________ Professores avaliadores: _____________________________________________________________________ Avaliação Critérios de Avaliação 0,0 0, 5 1,0 1, 5 1. DIDÁTICA:

1.1- Utiliza oratória e didática adequada para apresentação do assunto com: criatividade, postura pessoal, terminologia e linguagem adequada.

1.2 - Seleciona e utiliza corretamente os recursos para a apresentação pública.

1.3 - O grupo demonstra segurança e desempenho para expor oralmente o tema sem descontinuidades e repetições.

2. LOGICIDADE, TEMPO:

2.1 - A apresentação demonstra sequência lógica na explanação do tema.

2.2 - A apresentação possui coerência na exposição de ideias. 2.3 –Apresentação seguiu o tempo determinado.

3. CONTEÚDO:

(8)

3.2 - Evidencia coerência entre o tema proposto e sua abordagem inter/transdisciplinar.

3.3 – Utiliza o conteúdo relevante à apresentação pública (oral). 3.4 - Apresenta referência bibliográfica adequada e atual. 4. GRUPO

4.1 - O grupo demonstra entrosamento de todos os componentes durante a apresentação

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

5.1 – Apresenta conclusão com relação a atividade realizada e a aprendizagem ocorrida.

ESCALA SEMÂNTICA: requisitos à pontuação

0,0 - Não avaliado: Significa que as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) não puderam ser avaliadas.

0,5 - Nenhuma evidência: Significa que as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) não evidenciadas no desenvolvimento das atividades de assistência/cuidado de enfermagem.

1,0 - Evidência mínima: Significa que as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) tiveram evidência mínima no desenvolvimento das atividades de assistência/cuidado de enfermagem.

1,5 - Evidência parcial: Significa que as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) foram evidenciadas com algumas dificuldades (-), ou foram parcialmente evidenciadas (+) no desenvolvimento das atividades de assistência/cuidado de enfermagem. 2,0 - Evidência completa: Significa que as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) foram completamente evidenciadas no desenvolvimento das atividades de assistência/cuidado de enfermagem.

OBSERVAÇÕES:

Analisa o processo ensino-aprendizagem vivenciado, considerando os fundamentos norteadores: humanização, eco formação, inter/transdisciplinaridade, eixos e vetores do Pró-Saúde. 1º. A avaliação da apresentação oral segue o modelo da escala semântica, de forma correlata às demais atividades pontuadas no Curso de Graduação em Enfermagem,

assim sendo, as pontuações geradas compreenderão: 0,0; 0,5; 1,0; 1,5 . A ficha tem um total de 12 itens, os quais quando pontuados com a evidência completa somam um total de 18 pontos o que corresponde a nota 10.

Ao pontuar na escala semântica, somente serão aceitas aquelas avaliações que apresentarem números inteiros, ou seja, a pontuação que não for condizente com o que se expressa na escala semântica não poderá ser validada para emissão da nota.

O quesito NA (Não Avaliado) não existirá, uma vez que todos os itens da ficha da avaliação são requisitos mínimos e necessários à avaliação do todo da Atividade Interdisciplinar.

Referências

Documentos relacionados

Ao longo do texto não se está afirmando que livros didáticos, como os apresentados ao PNLD ou outros, sejam “iguais” a obras clássicas de filosofia, mas sim que há discursos

Testulat Carte d'Or Blanc de Noirs Brut - ÉpernayV. Testulat Blanc de Blancs Brut

O Nexo Técnico Epidemiológico solucionou principalmente dos segurados empregados, que por um motivo ou outro a empresa no intuito de livra-se do aumento das alíquotas devidos

Atualmente, muitos educadores têm dialogado acerca da importância da prática interdisciplinar, relatando que essa abordagem na prática pedagógica contribui para o conhecimento

§ 1 o O termo de compromisso a que se refere este artigo destinar-se-á, exclusivamente, a permitir que as pessoas físicas e jurídicas mencionadas no caput possam promover

 O jogo se inicia com cada jogador passando, ao mesmo tempo, uma carta (sempre virada para baixo) ao jogador à sua direita.. Ao professor: estabelecer, de comum acordo, o tempo

Nossa reflexão sobre a Arte, o Cinema e a sala de aula nos leva a compreender que a cultura visual tem como o universo os símbolos e sig- nos, a compreensão destes num

MULTAS, JUROS E OUTROS ENCARGOS PROVENIENTES DA DÍVIDA ATIVA DE IMPOSTOS RECEITA DE TRANSFERÊNCIAS CONSTITUCIONAIS E LEGAIS. COTA PARTE DO FPM COTA PARTE