• Nenhum resultado encontrado

Inovação para criar empresas líderes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Inovação para criar empresas líderes"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Inovação para

criar empresas

líderes

(2)

02/03 O Instituto de Tecnología Cerámica (ITC) é um Instituto misto con-certado, constituído em virtude do convênio entre a Asociación de Investigación de las Industrias Cerámicas e a Universitat Jaume I de Castellón (Espanha), e surgiu para dar resposta às necessida-des das empresas do setor da cerâmica na Espanha.

Durante mais de 40 anos de existência, articulou um sistema de cooperação universidaempresa que deu seus frutos com a de-monstração do elevado desenvolvimento da indústria espanhola da fabricação de azulejos cerâmicos.

A visão do ITC está orientada para liderar os processos de inovação tecnológica e de design do setor cerâmico espanhol, antecipando as necessidades do mercado e dos consumidores relativas ao uso e à utilidade da cerâmica através da gestão profissionalizada de um time humano qualificado e comprometido com a excelência no setor.

La misión del ITC é apoiar as empresas espanholas do setor da cerâmica na defesa e na melhora de seu posicionamento estraté-gico na atual cena global, utilizando principalmente as ações de investigação e desenvolvimento capazes de gerar inovação, mas também todas aquelas atividades que possibilitem potenciar a competitividade e o crescimento do setor, sempre sob critérios de sustentabilidade e compromisso com o bem-estar da sociedade. Desde a competência atingida através de uma longa atividade in-vestigadora, o ITC possui, hoje em dia, a capacidade de espalhar seu âmbito de atuação a outros tipos de processos e materiais. Se destacam suas atuações no âmbito da eficiência energética e a minimização do impacto ambiental da atividade industrial, bem como na funcionalização de superfícies e a obtenção de novas prestações técnicas e estéticas de produtos relacionados com o hipersetor do habitat e outras indústrias como ferramentas de alta tecnologia, cerâmicas avançadas, automoção, setores petroquí-micos, etc.

8.000 m2 de superfície dedicada

à investigação e ao design

distribuídos em duas sedes.

(3)

Da mesma forma que a melhor defesa é um bom

ataque, a inovação é a opção mais segura perante a

crescente intensidade competitiva.

Nome do projeto

Sistematizar a inovação para criar empresas líderes.

Objetivo do projeto

Implantar um sistema de alta direção da inovação (metodologia IESE Business School) em um número reduzido de empresas des-tacadas do âmbito empresarial brasileiro.

Após a conclusão do projeto, todas as empresas participantes de-veriam dispôr de:

› Um plano de inovação com uma carteira de projetos inovado-res para implantar a curto e a médio prazo

› Um comitê interno de direção da inovação, totalmente capa-citado para dirigir ao máximo nível em toda a empresa › Um processo de direção da inovação conhecido

minuciosa-mente e implantado em uma primeira iteração na empresa › Um primeiro avance em direção ao desenvolvimento de uma

cultura de inovação ampla, contínua e sistemática na empresa

Consultores participantes

A responsabilidade de direção do projeto recai em um grupo de consultores, com ampla experiência e casos de êxito na implan-tação desta metodologia (ver perfis dos consultores em Anexos).

Esta equipe especialista assume a direção e a responsabilidade técnica do projeto, e dirigirá as empresas na implantação das di-ferentes etapas da metodologia, se apoiando no Comitê de Ino-vação que se formará no início do projeto em cada empresa e, em especial, no líder deste Comitê.

Também se disponibilizará de uma pessoa residente em São Paulo que irá atuar como intermediário permanente entre as empresas e a equipe consultora, quando esta não esteja no Brasil, e cujo prin-cipal objetivo será que o programa cumpra com as fases e prazos estabelecidos no cronograma, resolver em primeira estância qual-quer necessidade relacionada com o projeto que tenham as em-presas participantes, e trasladar imediatamente qualquer assunto que exija sua intervenção à equipe de consultores.

(4)

Empresas participantes

O projeto terá seu máximo impacto se se implantar em um número reduzido de empresas de alto nível. Em princípio, se pensa realizar o projeto em um número mínino de 4 empresas e máximo de 6. Para isso, levar-se-á a cabo um processo de seleção de empre-sas que deverão ser convidadas para o projeto. As caraterísticas ideais das empresas participantes são as seguintes:

› As empresas terão um bom nível de profissionalização, para tirar o máximo proveito do projeto. Idealmente, todas as em-presas terão um comitê de direção ativo, uma estrutura de profissionais sólida, processos básicos bem definidos e expe-riência em operar com equipes de trabalho.

› As empresas serão as primeiras interessadas em ter sistema-tizado seu processo de direção da inovação, contando com um apoio explícito e implicação no projeto da direção geral da empresa.

› As empresas não apresentarão nenhum fator crítico externo ou interno que possa alterar sua paz e seu equilíbrio mental, visto que isto poderá supor um claro obstáculo à eficácia da implantação do projeto.

Metodologia

O projeto será levado a cabo daqui a uns dez meses (Setembro 2011 a Junho 2012).

Dada a procedência espanhola dos consultores responsáveis pelo projeto e os seus compromissos profissionais em Espanha, se procurará concentrar a sua presença e sua assessoria direta às empresas em vários momentos concretos no tempo (blocos de trabalho), com uma duração suficiente e uma distância temporal entre eles adequada a cada fase do projeto.

Está previsto realizar 4 blocos de trabalho com a presença física dos consultores responsáveis nas empresas. Logicamente, entre bloco e bloco de trabalho, manter-se-á permanente contacto atra-vés de e-mail, telefone e videoconferência com os interlocutores das empresas e disponibilizar-se-á de uma pessoa na sede de IVEX São Paulo que realizará a continuidade do projeto em todo o momento.

04/07

Ao princípio de cada bloco realizar-se-á sempre uma jor-nada inicial para apresentar de forma conjunta, a todas as empresas participantes os trabalhos, a desenvolver ao longo do bloco. Para tal, procurar-se-á um lugar apropria-do para atender de forma cômoda todas as empresas. Blocos de trabalho previstos:

Bloco de trabalho 1 (setembro 2011)

Constituição do Comitê de Inovação, realização do Diag-nóstico de Inovação inicial, Reflexão Estratégica

› 1 jornada conjunta de apresentação a todas as empresas

› 6 jornadas de trabalho individuais em cada empresa › Output principal: Eixos estratégicos para realizar

ateliers de criatividade

Bloco de trabalho 2 (novembro 2011): Criatividade,

Se-leção melhores idéias de inovação

› 1 jornada conjunta de apresentação a todas as em-presas

› 5 jornadas de trabalho individuais em cada empresa › Output principal: Carteira equilibrada de boas idéias

de inovação

Bloco de trabalho 3 (janeiro 2012): Desenvolvimento de

projetos de inovação

› 1 jornada conjunta de apresentação a todas as em-presas

› 2 jornadas de trabalho individuais em cada empresa › Output principal: Projetos de inovação definidos e

equipes de projeto criadas

Bloco de trabalho 4 (maio 2012): Avance até uma

Cul-tura de Inovação, realização do Diagnóstico de Inovação final, seguimento de Projetos de Inovação, próximos passos

› 1 jornada conjunta de apresentação a todas as em-presas

› 2 jornadas de trabalho individuais em cada empresa › Output principal: Conjunto de práticas a levar a cabo

para estender a cultura da inovação na empresa Nota: as datas indicadas para cada bloco de trabalho são orientativas e terão de ser confirmadas por todas as empresas participantes

Calendário

Está previsto iniciar o projeto em setembro de 2011 e acabá-lo em junho de 2012. Sua duração será de aproxi-madamente 10 meses.

(5)

Anexos

Consultores responsáveis pelo projeto

Yolanda Reig Otero

Licenciada em Ciências Químicas (Especialidade Engenharia In-dustrial) por a Universitat de Valencia.

Trabalhou durante 11 anos em empresas do setor cerâmico. Em 2000 entrou para o Instituto de Tecnología Cerámica e, atualmen-te, é a Responsável pelo Centro de Suporte à Inovação e Diretora da Agência da Unidade de Transferência dos Resultados da inves-tigação. Possui a certificação por Xcrum Manager para a gestão de projetos, assim como pelo Project Management Institute (PMI). Nos últimos anos sua atividade se tem orientado em relação à Gestão da Inovação, participando como responsável por diversos projetos de transferência de tecnologia e de inovação do Institu-to de Tecnología Cerámica em colaboração com outros centros e empresas. Também foi responsável pela gestão e execução de di-versos projetos de I+D+i financiados por a União Europeia. É dire-tora do curso dirigido às empresas “Formación de Dinamizadores de la Innovación en empresas” (“Formação de Dinamizadores da Inovação em empresas”) ministrado por a Universitat Jaume I de Castellón e do curso de orientação a desempregados intitulado “Gestión de la Innovación: aplicación práctica en el sector cerámi-co” (“Gestão da Inovação: aplicação prática no setor cerâmicerámi-co”).

Héctor Morales Bautista

Trabalha no Centro de Suporte à Inovação do ITC. Participou ativamente em 12 projetos de I+D+i com financiamento público realizando diagnósticos tecnológicos a empresas de maquinaria, estudos de diversificação para o setor de bens de equipamento, implantação de uma metodologia de gestão da inovação e adap-tação da diretiva europeia de máquinas (Marcado CE) no dia a dia de uma empresa de fabricação de maquinaria.

Duas vezes por ano ministra o módulo de Direção de Projetos num curso de Gestão da I+D lecionado pela Universitat Jaume I de Va-lência e outro orientado a desempregados. Durante estes anos implantou em diversas empresas uma metodologia para melhorar a aplicação da inovação nos processos de desenvolvimento de produtos.

Manuel Sainz-Pardo (suporte local em Brasil)

É licenciado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat de Valencia. Após realizar um Master em comércio exterio obteve uma bolsa de estudos para dois anos trabalhando na sede de IVEX, Instituto Valenciano de la Exportación (Instituto Valenciano de Exportação), em São Paulo. Mais tarde, passou a trabalhar para o ITC mantendo seu escritório nas instalações do IVEX em São Paulo.

Será a pessoa que irá actuar de intermediário entre as empresas e os consultores com a finalidade de dinami-zar o projeto e supervisionar a execução das atividades a levar a cabo quando os consultores se encontrem em Espanha.

Referências

ITC – Instituto de Tecnología Cerámica: http://www.itc.uji.es

Sastre & Asociados:

http://www.sastre-asociados.com/ Qualicer:

http://www.qualicer.org/ IESE Business School:

http://www.iese.edu/es/home.asp ESADE Business School: http://www.esade.edu/exed/esp/ É Engenheiro Superior Industrial (Especialidade

Cons-trução de Maquinaria e Fabricação) por a Universität des Saarlandes (Saarbrücken, Alemanha) e atualmente com-pagina seu trabalho no ITC com o cargo de Vice-presi-dente da Asociación Española de Técnicos Cerámicos (Associação Erspanhola de Técnicos Cerâmicos).

Javier Sastre Martín

É sócio-diretor da consultoria de direção de empresas Sastre & Asociados especializada em inovação, estraté-gia e marketing.

Realizou projetos de consultoria para empresas de di-versos setores: cerâmico, maquinaria industrial, químico, transporte, têxtil, construção, etc.

Publicou dezenas de artigos sobre sua especialidade em revistas nacionais e internacionais.

Oferece regularmente formação, palestras e conferên-cias nos âmbitos da inovação, estratégia e marketing. É membro do Comitê Técnico de Qualicer e da asso-ciação ESADE Alumni.

Desempenhou postos executivos e diretivos em Banca (Banesto, Banco de Valencia, Banco Santander) e na in-dústria do Mobiliário de Escritório.

É licenciado em Ciências Económicas e Empresariais pela Universitat Autónoma de Madrid e Master em Alta Direção de Empresas Internacionais por ESADE Busi-ness School de Barcelona.

Colabora de forma permanente em projetos de consul-toria de inovação com professores de IESE Business School de Barcelona.

(6)

“Todos os direitos reservados. Os direitos autorais de todo o material incluído neste documento são propriedade do Instituto de Tec-nología Cerámica-AICE. A reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado, parcial ou integralmente, é expressamente proibida sem a permissão prévia do ITC-AICE.

© ITC-AICE, 2011

SE04-P01

(7)

Referências

Documentos relacionados

Com o avanço da pandemia do novo Coronavírus torna-se ainda mais alarmante a situação, uma vez que desmatamentos, queimadas, mineração, grilagem e garimpo, por exemplo, não

Acreditamos que a determinação dos marcadores tumorais CEA, CYFRA 21-1 e CA 15-3 em líquido pleural e sangue de pacientes portadores de derrame pleural é útil como método

Para tal, foram quantificados marcadores moleculares orgânicos (álcoois lineares e esteróis) por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa (CG/EM),

A) ligação, que pode ser interpretada como combinação ou telefonema. B) celular, que pode ser interpretada como telefonema ou tecnologia. C) trânsito, que pode ser interpretada como

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

37 Síntomas Período de incubação Tempo de duração Dose infecciosa • Baixa - Hospedeiro dependente - 400-500 células. - Taxa de infecção diretamente proporcional ao número

Arquivos de dados são configurações pessoais, como contatos, favoritos, rótulos personalizados para o seu telefone e quaisquer módulos de botão aplicáveis, histórico de chamadas,

Neta seção é apresentada a formulação das equações integrais de superfície (EFIE e MFIE) para a solução do espalhamento eletromagnético por corpos de revolução