• Nenhum resultado encontrado

Manual de Orientações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Orientações"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Manual de Orientações

Programa Aprendizagem: Infraestrutura

Carga horária: 1.333 horas

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Rua Dr. Vila Nova, 228 – São Paulo – CEP 01222-903

(2)

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA ... 3 1.1 Desenvolvimento do programa ... 1.2 Organização curricular ... 1.3 Monitor de educação profissional do Senac São Paulo ... 1.4 Quem pode participar ... 1.5 Contrato de aprendizagem ... 1.6 Como participar do Programa ... 1.7 Documentos necessários para matrícula no Senac São Paulo ... 1.8 Preço do programa ...

1.9 Documentos utilizados para acompanhamento do jovem durante o

Programa dentro das Unidades do Senac São Paulo de acordo com o Regimento Interno... .... 3 4 4 4 5 5 6 6 6

2. ORIENTAÇÃO PARA APRENDIZAGEM PRÁTICA ... 7 2.1 Tutor ... 2.2 Cronograma para o Rodízio de Funções ... 2.3 Relatório de Atividades Práticas ... 2.4 Sugestões de Atividades Práticas ... Encontro com empresas ...

8 8 8 9 11

3. LEGISLAÇÃO PERTINENTE PARA CONSULTA ... 4. ANEXO l - Informações que devem ser incluídas pela empresa no Contrato de

Aprendizagem e que serão verificadas pelo Senac São Paulo para efetivar a matrícula... 5. ANEXO II – Cronograma para o Rodízio de Funções ... 6. ANEXO IIl – Relatório de Atividades Práticas (Semestral) ... 7. ANEXO IV - Relatório Mensal de Ausências ... 8. ANEXO V - Termo de Orientação ... 9. ANEXO VI - Termo de Advertência ... 10. ANEXO VII - Termo de Solicitação para o Desligamento do jovem aprendiz

(Senac São Paulo) ... 11. ANEXO VIII - Autorização para Saída ...

12 13 14 15 16 17 18 19 20

(3)

1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

O Programa Aprendizagem: Infraestrutura tem a proposta de contribuir para o desenvolvimento profissional de jovens e atender à Lei Federal nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, e aos Decretos-Lei nº 8622/46 e nº 5598/05. Visa contribuir para a constituição de competências necessárias ao perfil dos profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar nas diversas atividades dos serviços de asseio e conservação.

Ao final do programa o jovem será capaz de participar das ações de organização e operações gerais de empresas de asseio e conservação, compreendendo os processos de funcionamento dessas áreas e adotando atitudes resiliente, sustentável, empreendedora, segura, ética e cidadã a fim de facilitar o fluxo dos processos da empresa em que está inserido e ter mais embasamento para definir escolhas relativas à permanência nela ou identificação e busca de novas perspectivas.

1.1 Desenvolvimento do programa

O Programa de Aprendizagem: Infraestrutura prevê em seu desenvolvimento 1.333 horas de aprendizagem, conforme calendário letivo do programa. Conta com 400 horas de aprendizagem teórica realizadas nas unidades educacionais do Senac São Paulo e 933 horas de aprendizagem prática operacionalizadas pelas empresas contratantes desse segmento. Possui carga horária semanal de 30 horas, sendo 9 horas destinadas ao desenvolvimento da aprendizagem teórica e as demais horas ao desenvolvimento da aprendizagem prática.

A experiência vivida na empresa, considerando tanto os aspectos facilitadores como as eventuais dificuldades enfrentadas, deve ser trabalhada também em sala de aula, com a mediação do monitor do Senac São Paulo, visando sistematizar o conhecimento e traçar novas ações que possam contribuir com a formação do aprendiz.

Mensalmente, o Senac São Paulo enviará às empresas, via e-mail, o Relatório Mensal de Ausências assinado pela Secretaria Educacional, com a ausências justificadas ou não do aprendiz no período (ANEXO IV). Havendo dúvidas a empresa entrará em contato com o monitor responsável pela aprendizagem na unidade para esclarecimentos. O documento poderá ser enviado por turma ou por empresa.

O Artigo 20, Decreto 5.598, de 1/12/05 diz que “A jornada do aprendiz compreende as horas destinadas às atividades teóricas e práticas, simultâneas ou não, cabendo à entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica fixá-las no Plano de Curso.” Nosso curso, por definição institucional é de 400 horas teóricas e 933 horas práticas e por isso tem que ser divididas conforme proposto no item 1.2. Ainda o artigo 19 do mesmo Decreto diz que: “São vedadas a

prorrogação e a compensação de jornada”. Portanto, aquilo que definimos como carga horária e está no ANEXO l terá que ser inserido pela empresa no contrato e será verificado e pelo Senac São Paulo antes de efetivar a matrícula. Obs.: Faltas justificadas: apresentação de atestado médico com afastamento igual ao período de aula.

(4)

1.2 Organização Curricular Aprendizagem teórica

Módulo I – Introdução aos serviços de asseio e conservação - 200 horas Unidades

I. Ambientação Profissional I

II. Informática aplicada à corporação

III. Organização dos serviços de asseio e conservação IV. Responsabilidade socioambiental

V. Atitude empreendedora

Módulo II - Operação dos serviços de asseio e conservação - 200 horas Unidades

I. Ambientação Profissional II II. Saúde e segurança no trabalho

III. Rotinas básicas nos serviços de asseio e conservação IV. Qualidade no atendimento

V. Tendências e perspectivas em infraestrutura

Aprendizagem prática - 933 horas

1.3 Monitor de Educação Profissional do Senac São Paulo

O monitor deve interagir com os aprendizes, a família e a empresa a fim de facilitar a compreensão de seus papéis ao longo do programa:

• Aprendizes: orientações diárias, acompanhamento em sala de aula e nas atividades desenvolvidas na empresa; • Empresas: orientações profissionais, visitas pré-agendadas, reuniões com os empregados monitores das

empresas que chamamos de Tutor;

• Família: reunião de pais, orientações aos pais;

• Escola: orientações aos jovens durante o ano letivo sobre a importância da freqüência às aulas e conclusão dos estudos para sua formação pessoal e profissional, através de atividades em sala de aula.

1.4 Quem pode participar

Jovens de 18 a 24 anos incompletos, matriculados em escola regular, cursando o ensino fundamental ou médio, caso não tenham concluído o Ensino Médio e contratados como aprendizes por empresas asseio e conservação.

(5)

Os pré-requisitos, como idade máxima e comprovação de escolaridade, poderão ser flexibilizados no caso de jovens com deficiência (§5º e §6º do Artigo 428 e Artigo 433 da Consolidação das Leis do Trabalho).

1.5 Contrato de aprendizagem

O Manual da Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego apresenta as cláusulas que devem conter no contrato

de aprendizagem, assim como as hipóteses para seu encerramento, e está disponível no site www.mte.gov.br.

No contrato de aprendizagem entre a empresa e o aprendiz, a Secretaria Educacional do Senac, verificará somente os dados do ANEXO l - Informações que devem ser incluídas pela empresa no Contrato de Aprendizagem e que serão

verificadas pelo Senac São Paulo para efetivar a matrícula, disponibilizado na página 13 desse documento.

Obs.: Reafirmamos à empresa que para a efetivação da matrícula deverão ser consideradas no contrato as informações do ANEXO l.

Em caso de encerramento antecipado do Contrato de Aprendizagem a empresa deverá consultar o Art. 28, Decreto 5.598/05 e enviar ao Senac São Paulo uma cópia da rescisão do contrato ou da carta de demissão para o fechamento do prontuário do aluno.

1.6 Como participar do Programa

A empresa entrará em contato com o Senac São Paulo verificando dias e horários das turmas, prazo e documentos necessários da empresa e do jovem para realização matrícula.

Em seguida, realiza o processo de recrutamento e seleção do jovem, conforme o perfil desejado pela empresa, considerando sua fase de desenvolvimento e que ele iniciará sua formação profissional apenas após sua contratação e matrícula no Senac São Paulo.

A empresa elaborará o contrato de aprendizagem com o jovem aprendiz considerando as informações do ANEXO I e a legislação de aprendizagem.

Em dia e horário agendado com a Unidade do Senac São Paulo, um representante da empresa deverá comparecer ao Senac São Paulo com todos documentos para matrícula da empresa e do jovem e com o jovem contratado para assinatura do requerimento de matrícula, conforme Regimento das Unidades do Senac São Paulo.

A Unidade do Senac São Paulo verificará se os dados do ANEXO l estão devidamente incluídos no contrato e entregará a DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA à empresa.

(6)

Apenas após a assinatura do contrato e efetivação da matrícula é que o jovem poderá iniciar o desenvolvimento de atividades teóricas (Unidade Senac São Paulo) e práticas (Empresa).

1.7 Documentos necessários para a matrícula no Senac São Paulo Do Aprendiz:

Documentos obrigatórios:

• Documento de Identidade (RG) – cópia simples;

• Declaração original de matrícula no ensino fundamental ou médio, especificando o horário das aulas ou cópia autenticada do Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio.

Obs. : Caso o Programa não tenha sido concluído, no início do ano seguinte o jovem deverá apresentar Declaração atualizada de matrícula ou conclusão do Ensino Médio.

Documentos apenas para apresentação:

• CPF

• Comprovante de residência

Da Empresa:

• Contrato de aprendizagem – uma cópia para o Senac;

• Cópia da Guia GFIP, que será solicitada pela unidade somente quando a empresa contribuinte não estiver cadastrada no Sistema de Acordos e Empresas Contribuintes.

Do Senac São Paulo:

• Declaração de matrícula

1.8 Preço do programa

Empresas contribuintes do comércio de bens, serviços e turismo ou as optantes pelo Simples Nacional e Senai, Senat, Senar, Sesc, Sescoop e Sesi, estão isentas de pagamento.

Para as demais empresas há um valor a ser pago, que deverá ser consultado com a unidade do Senac São Paulo.

1.9 Documentos utilizados para acompanhamento do jovem durante o Programa, dentro das Unidades do Senac São Paulo de acordo com o Regimento Interno

Para alinhar procedimentos de acompanhamento ao aprendiz durante o Programa, dando subsídios para a elaboração do Laudo Técnico (aquele que a Entidade Certificadora precisa apresentar quando o aprendiz é desligado) e garantir documentos respaldados na Legislação Educacional e do Trabalho, anexamos para utilização os seguintes modelos:

(7)

ANEXO V: Termo de Orientação - aplicado em situações onde há necessidade de registrar as orientações

dadas ao aprendiz e que não resultaram em melhorias de atitudes. (Regimento das Unidades do Senac São Paulo).

ANEXO VI: Termo de Advertência - aplicada quando a orientação não gerou mudança positiva em sua

conduta (Regimento das Unidades do Senac São Paulo) .

ANEXO VII: Termo de solicitação à empresa para o desligamento do jovem - O Senac São Paulo solicitará o

desligamento do jovem à empresa, após esgotadas todas as tentativas para a permanência dele no Programa. Os registros anteriores de Orientação e Advertência devem seguir anexos.

Do Regimento das Unidades Educacionais do Senac São Paulo TÍTULO VI DO REGIME DISCIPLINAR

Capítulo I - Dos Atos Disciplinares Artigo 56 – O Aluno que deixar de cumprir as normas regimentais é:

I. Orientado, pela Área Técnica ou pelos agentes educacionais. II. Advertido, pelo Gestor Unidade.

III. Excluído, pelo Gestor da Unidade, quando esgotadas as possibilidades anteriores.

§ 1º - Em caso de extrema gravidade, devidamente comprovada, podem ser aplicadas, de imediato, as sanções previstas nos incisos II e III.

§ 2º - Os registros relativos às sanções são arquivados nos respectivos prontuários.

§ 3º- Quando se tratar de Aluno com menos de 18 anos, a ocorrência é comunicada ao responsável legal, e ao Conselho Tutelar, quando for o caso”

2. ORIENTAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM PRÁTICA

Destaca-se a função social que o convívio no mundo corporativo promove, possibilitando aos participantes adequarem-se aos ambientes diversos sem, contudo, deixar de buscar oportunidades para expressarem seus pontos de vista.

A aprendizagem prática deve ser sistematizada de forma metódica, processual, dinâmica, fazer parte do processo de aprendizagem do jovem e não do caráter produtivo da empresa e ter como norteadoras as orientações sugeridas para a prática do aprendiz.

Atividades práticas devem ser compatíveis com a proposta pedagógica do programa e realizadas em diferentes áreas administrativas ou operacionais da empresa. Deverá seguir cronograma de atividades previamente elaborado e garantir rodízio de áreas e tarefas.

(8)

2.1 Tutor

(O Senac adotou a denominação Tutor, quando se refere ao empregado monitor da empresa, conforme § 1º, art. 23, Decreto 5598/05)

Expectativas quanto ao papel do tutor na empresa:

• Conhecer a legislação da Aprendizagem e os artigos da CLT que tratam do Programa de Aprendizagem no qual o jovem aprendiz está sendo inserido.

• Definir, orientar e acompanhar as atividades do aprendiz na empresa,

• Informar ao Senac São Paulo sobre o desempenho do aprendiz na empresa bem como de seu desligamento, caso isso venha a ocorrer.

• Assinar o Relatório de Atividades Práticas semestralmente.

É recomendável que o Tutor nomeie um responsável em cada departamento para acompanhamento diário das atividades do aprendiz, orientando-o sobre as especificidades e cuidados com relação ao trabalho do jovem.

2.2 Cronograma para o Rodízio de Funções (ANEXO II)

(Tarefas de complexidade progressiva, Parágrafo 4º, Art. 428, CLT)

As atividades planejadas devem ocorrer em forma de rodízio de funções nos setores, garantindo-se, assim, que o aprendiz se ocupe de tarefas de complexidade progressiva no ambiente de trabalho, adquira ampla vivência, perceba diversos tipos de gestão e tenha a possibilidade de definir em qual área se especializará.

No Cronograma para o Rodízio de Funções deve constar: os setores da empresa onde o aprendiz desenvolverá sua aprendizagem prática, período em que permanecerá em cada um deles, nome, telefone e e-mail do Tutor.

O Senac São Paulo encaminhará através do jovem o documento que deverá ser preenchido, assinado, carimbado e devolvido ao monitor do Senac São Paulo.

Obs.: A empresa deverá entregar este documento, ANEXO II, em até 10 dias após o início do Programa ao monitor do Senac São Paulo.

2.3 Relatório de Atividades Práticas (ANEXO IlI)

Para garantir a certificação, o jovem aprendiz deverá elaborar um Relatório de Atividades Práticas ao final de cada módulo, datado e assinado pelo jovem aprendiz e pelo empregado monitor designado pela empresa para acompanhar as atividades práticas.

(9)

2.4 Sugestões de atividades práticas

Atividades que podem ser realizadas em todos os setores:

Apresentar-se devidamente uniformizado ou adequadamente vestido; Conhecer a estrutura, rotinas, regimentos e as pessoas do estabelecimento; Relacionar-se e cooperar com a equipe de trabalho;

Ser proativo e propor soluções para os problemas de trabalho do cotidiano; Conhecer e aplicar as normas de saúde e segurança indicadas pela empresa; Respeitar as normas de conduta estabelecidas pela empresa;

Comunicar-se adequadamente;

Agir de modo criativo, inovador e pragmático;

Adotar atitude resiliente, empreendedora e sustentável no trabalho;

Estabelecer prioridades e planejar ações para atender a demanda de trabalho e obter resultados satisfatórios dentro do prazo estabelecido.

Áreas funcionais

Recursos Humanos, Marketing, Atendimento, Produção, Estoque, Compras, Logística, Financeiro, Informática:

Participar das rotinas básicas das áreas funcionais das empresas de asseio e conservação;

Organizar documentos, arquivos e demais atribuições administrativas que dão suporte à atividade fim; Conhecer a estratégia de marketing da empresa;

Conhecer os serviços prestados pela empresa e o perfil de seus clientes;

Prestar atendimento ao cliente interno e externo, fazendo os devidos encaminhamentos; Participar da elaboração dos controles dos fluxos de trabalho;

Conhecer e contribuir com o plano de prevenção de perdas e desperdício no ambiente de trabalho; Conhecer e contribuir com o programa gestão da qualidade da empresa;

Identificar e realizar a classificação do estoque da empresa;

Conhecer as normas e procedimentos em compras que asseguram o controle das operações; Conhecer as normas para buscar e captar novos fornecedores;

Manter a relação de fornecedores atualizada; Conhecer os controles financeiros utilizados na área; Auxiliar na emissão dos relatórios diários;

Conhecer o sistema operacional da empresa;

Conhecer e aplicar as normas de utilização dos equipamentos de informática; Saber utilizar a impressora de forma sustentável;

Utilizar a Intranet e tomar conhecimento das informações ali publicadas.

Áreas operacionais Portaria

(10)

Acompanhar o serviço de recepção e controle de movimentação de pessoas e produtos; Participar do processo de comunicação via rádio ou telefone;

Prestar informações ao público em geral; Auxiliar na recepção e atendimento às pessoas;

Acompanhar as pendências, recados ou problemas para serem resolvidos no seu turno;

Participar da checagem do funcionamento adequado de portões, telefones, interfones, circuito interno e computadores; Observar o fluxo de pessoas, materiais e mercadorias nas dependências internas e externas do estabelecimento; Acompanhar o processo de identificação, registro e controle dos visitantes, fornecedores e prestadores de serviços. Conhecer o fluxo de registro e distribuição de documentos e outros materiais;

Conhecer e participar do processo de identificação e o controle de entrada e saída de veículos do prédio, conforme o regulamento interno;

Participar da atualização da rede de contatos (endereços e telefones) para os casos de necessidade ou emergências: hospitais, prontos-socorros, farmácias, bombeiros, delegacias, posto da PM, táxi, pizzarias, restaurantes, encanadores, eletricistas, pedreiros e outros.

Zeladoria

Participar da supervisão do trabalho dos funcionários e demais prestadores de serviços do estabelecimento; Participar das reuniões no estabelecimento;

Participar dos contatos com fornecedores e clientes; Disseminar as informações pertinentes ao estabelecimento; Zelar pela manutenção e preservação do estabelecimento; Auxiliar na recepção e atendimento;

Acompanhar a realização de serviços de manutenção;

Limpeza pública e conservação

Conhecer e participar do processo de coleta dos diferentes tipos de resíduos; Auxiliar na preservação das vias públicas;

Utilizar equipamentos de proteção individual e coletiva;

Conhecer e participar do planejamento do trabalho e distribuição de equipes; Auxiliar no controle de materiais e equipamentos utilizados em campo.

Limpeza de ambientes internos

Participar do planejamento e organização do trabalho;

Conhecer e utilizar os produtos e equipamentos de limpeza de forma adequada às necessidades de cada ambiente. Zelar pelo estado dos equipamentos e utensílios;

Auxiliar no acondicionamento e processo de descarte e reciclagem do lixo de forma adequada; Auxiliar no controle de estoque de produtos de limpeza e de equipamentos.

(11)

Lavanderia

Relacionar-se com os clientes de forma adequada;

Participar do planejamento e organização das rotinas de trabalho: estabelecer prazos de entrega dos serviços, separar roupas por cestos e prioridades;

Conhecer os diferentes tipos de roupas, a forma de lavar, secar, passar e arrumar as roupas; Auxiliar na manipulação e lavagem de roupas em geral;

Conhecer e utilizar os produtos e equipamentos adequados a cada tipo de roupa; Auxiliar no controle de estoque de produtos e de equipamentos a serem utilizados;

Conhecer o processo de remoção de manchas, tingimento e acabamento em artigos do vestuário, sofás e tapeçarias de tecido e couro;

Entender os símbolos internacionais das etiquetas; Participar do controle de qualidade dos serviços prestados; Auxiliar na embalagem e entrega dos produtos;

Zelar pelo estado dos equipamentos e utensílios.

Auxiliar no atendimento aos clientes de forma adequada: recepção de serviços, encaminhamento, entrega no balcão e acompanhamento de pagamentos.

Jardineiro

Relacionar-se com os clientes de forma adequada;

Conhecer a estrutura, rotinas, regimentos e as pessoas do estabelecimento; Compreender a importância das plantas na estética dos ambientes;

Conhecer o projeto definido para o jardim, canteiro e vasos;

Conhecer os tipos de solo, clima, plantas, adubos, ferramentas, pragas e tratamento;

Auxiliar no trato do jardim: prepararando o solo para plantio, regando, podando as árvores e cortando as ervas daninhas, plantando e semeando plantas novas;

Auxiliar no preparo de mudas e sementes por meio da construção de viveiros e canteiros; Zelar pelo estado dos equipamentos e utensílios.

2.5 - Encontro com empresas

O objetivo dos encontros é reunir Tutores de diferentes empresas parceiras para troca de experiências e participação em apresentações de trabalhos dos aprendizes. Também são realizadas visitas previamente agendadas pelo monitor do Senac São Paulo na empresa.

(12)

3. LEGISLAÇÃO PERTINENTE PARA CONSULTA

Manual da Aprendizagem - Ministério do Trabalho e Emprego – www.mte.gov.br Portaria MTE nº 2.185, de 5 de novembro de 2009;

Portaria nº 1.715, de 21 de setembro de 2009; Instrução Normativa SIT nº 75, de 8 de maio de 2009; Portaria 615, de 13 de dezembro de 2007 e Anexos I e II; Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005;

Lei Federal nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000;

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996;

Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda – Resolução nº 74, de 13 de setembro de 2001; Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990);

Consolidação das Leis do Trabalho – CLT (Capítulo IV: DA PROTEÇÃO DO TRABALHO DO MENOR); Consolidação das Leis do Trabalho – CLT (Art. 428);

(13)

4. ANEXO I - Informações que devem ser incluídas pela empresa no Contrato de Aprendizagem e que serão verificadas pelo Senac São Paulo para efetivar a matrícula.

• Nome da empresa, CNPJ, razão social e segmento de atividade

• Nome do aprendiz

• Nome e endereço da unidade do Senac São Paulo onde se realizará a aprendizagem teórica

• Título do Programa

• Data de início do Programa: ____/____/____

• Data de encerramento do Programa: ___/___/___

• Carga horária semanal para aprendizagem: 30 horas, sendo 9 horas para aprendizagem teórica e 21 horas

para aprendizagem prática

• Dias da semana e horário:

Senac São Paulo define aprendizagem teórica - ____ e ____ feiras, das ____ às ____ OU ____, ____ e _____ feiras, das ____ às ____.

Empresa define aprendizagem prática - _________________________________ (Não ultrapassar 6 horas

diárias).

Observações:

1- A carga horária total do Programa é de 1.333 horas, sendo 400 horas teóricas e 933 horas práticas.

2- O Senac São Paulo somente emitirá Declaração de Matrícula se todos os itens deste Anexo I estiverem no Contrato de Aprendizagem entre a Empresa e o Aprendiz.

(14)

5. ANEXO Il - Cronograma para o Rodízio de Funções

O Senac São Paulo encaminhará à empresa por meio do jovem o documento em papel timbrado que deverá ser preenchido, assinado, carimbado e devolvido ao monitor do Senac São Paulo.

Cronograma para o Rodízio de Funções Nome do Jovem Aprendiz:

Período

Setor Início Término Tutor Telefone E-mail

Assinatura do Tutor ____________________________ Data / /

Exemplo:

Cronograma para o Rodízio de Funções Nome do Jovem Aprendiz: João da Silva

Período

Setor Início Término Tutor Telefone E-mail

Administrativo - Contas a pagar 10/7/2010 20/10/2010 Antonio Santos XX Administrativo - Contas a receber 21/10/2011 25/1/2011 Joaquim Oliveira XX Recursos Humanos - Contratação 26/1/2011 12/5/2011 Sueli da Costa XX Atendimento ao Cliente 13/5/2011 01/06/2011 Simone Ferreira XX

(15)

6. ANEXO Ill - Relatório de Atividades Práticas (Semestral)

O Senac São Paulo encaminhará à empresa por meio do jovem o documento em papel timbrado preenchido, que deverá ser assinado, carimbado e devolvido ao monitor do Senac São Paulo.

Nome do Programa: Nome do Jovem Aprendiz: Senac (Nome da Unidade):

Período: de ____ / ____ / ____ a ____ / ____ / ____ Atividades: __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________

Assinatura do jovem: ________________________________________ Data ____ / ____ / ____

(16)

7. ANEXO lV - Relatório Mensal de Ausências

O Senac São Paulo enviará este documento à empresa por turma ou por grupo de aprendizes de cada empresa.

À

Empresa XXXXXXXX A/C Sr. XXXXXXXX

Relatório Mensal de Ausências

Informamos abaixo as ausências do aluno XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, matriculado no Programa Aprendizagem: Infraestrutura, referente ao período de XX / XX / XXXX a XX / XX / XXXX.

Data XXXXXXX - justificativa Atenciosamente, XXXXXXXXXXXXXXXX Senac XXXX Tel. 55 11 XXXXXXXXXX Fax. 55 11 XXXXXXXXXX xxxxxxxxxxx@sp.senac.br www.sp.senac.br/XXXX

(17)

8. ANEXO V - Termo de Orientação

Documento em papel timbrado do Senac São Paulo e aplicado em situações onde há necessidade de registrar as orientações dadas ao aprendiz durante o curso e que não resultou em melhorias atitudinais. (Conforme Regimento Interno do Senac São Paulo). Esta orientação deverá ser registrada em papel timbrado da Unidade do Senac São Paulo e informada ao aprendiz ou aos responsáveis legais quando o aluno for menor de 18 anos.

O (a) aprendiz ______________________________________________, RG. _______________________, turma nº _____________ foi orientado nesta data, por esta coordenação do Programa Aprendizagem da Unidade _________________, de acordo o Regimento das Unidades Educacionais SENAC São Paulo, Título VI, do Regime Disciplinar, Capítulo I dos Atos Disciplinares, Artigo 56, Inciso I, pelo motivo abaixo:

__________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________

O aprendiz (a) está ciente de que este Termo de Orientação integra sua documentação no Programa de Aprendizagem e compromete-se a reavaliar sua conduta. A reincidência acarretará advertência, com a presença dos responsáveis.

São Paulo, _____de ____________ de ________.

Ciente:

_______________________________________ Aprendiz (colocar o nome legível e a assinatura)

(18)

9. ANEXO VI - Termo de Advertência

Esta orientação deverá ser registrada em papel timbrado da Unidade do Senac São Paulo e informada aos responsáveis quando o aluno for menor de 18 anos.

O (a) Diretor (a) do Senac _________ __________________________________, RG: _____________, com base na Lei n.º 10.097 de 19/12/2000, no Decreto n.° 5598 de 01/12/2005, Capítulo V, Seção VIII, Artigo 28, inciso I e Regimento das Unidades Educacionais Senac São Paulo, Título VI, Capítulo I, Artigo 56, Inciso II, vem advertir, o aluno ________________________________________ RG: _________________do Programa Aprendizagem, que teve início em _____/____/____, em virtude dos seguintes fatos:

( ) Faltas não justificadas ao Programa ( ) Falta Indisciplinar ( ) Outros - Justificar: ________________________________________ São Paulo, ___ de _________ de ______. _______________________________________ Diretor(a) Cientes _______________________________________ Nome do aluno e assinatura

_____________________________________________ Nome do responsável legal e assinatura

(19)

10. ANEXO VII - Termo de Solicitação para o Desligamento do Jovem (Senac São Paulo)

O Senac São Paulo solicitará o desligamento do jovem à empresa, após esgotadas todas as tentativas para a permanência dele no Programa. Os registros anteriores de Orientação e Advertência devem seguir anexos.

Sugerimos o encerramento do Contrato de Aprendizagem do jovem, __________________________________________ , RG._____________________ , matriculado na Turma _____, do Programa Aprendizagem no SENAC __________, nesta data, ___/___/___, por:

( ) excesso de faltas injustificadas

( ) desempenho insuficiente ou inadaptação do aprendiz ( ) falta disciplinar grave

Após esgotadas todas as ações por parte da empresa e/ou Senac São Paulo:

( ) orientações verbais

( ) reuniões com aprendiz e responsáveis legais ( ) reuniões com aprendiz e empresa

( ) advertências orais ( ) advertências escritas ( ) Exclusão

Ciente:

_______________________________________ (nome do diretor e assinatura)

(20)

11. ANEXO VIII - Autorização para Saída para Menor de Idade

É conveniente que a assinatura seja colhida no ato da matrícula ou na Reunião de Pais que antecede a data de início das aulas no Senac São Paulo.

Eu, ______________________________________, autorizo meu filho (a), __________________________________, Matriculado (a) no Programa Aprendizagem, Senac __________________ , a participar de Atividades Externas Técnicas e Culturais, dentro da carga horária teórica do Programa, com o objetivo de complementar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, dentro dos horários acordados em Contrato de Aprendizagem, sem gerar prorrogação ou compensação de horas.

A Unidade agendará, informará previamente as datas e horários destas visitas à empresa e ao jovem, e fará o seguro de vida para o aprendiz.

São Paulo, ___ de _________ de ____.

_____________________________________________ Nome do responsável legal e assinatura

Referências

Documentos relacionados

Em dia e horário agendado com a unidade do Senac São Paulo, o aprendiz deverá comparecer com todos os documentos para a matrícula e com o responsável legal, se menor

Em dia e horário agendado com a unidade do Senac São Paulo, um representante da empresa deverá comparecer com todos documentos para a matrícula do jovem e com o

Em dia e horário agendado com a unidade do Senac São Paulo, um representante da empresa deverá comparecer com todos documentos para a matrícula do jovem e com o responsável legal,

Nesse sentido, gera-se uma duplicidade necessária para viver melhor, como se a vida munisse o grego, através do seu gênio, com uma forma de adoçar a amarga realidade

Fonte do dados primários: Manual de projeto geométrico de rodovias rurais (BRASIL, 1999, p.. Com os dados obtidos através da Figura 4, foi possível dar inicio ao desenho do traçado.

O problema, tal como se coloca, é que a formação de um universo de relações técnicas de trabalho envolvendo situações muito mais diferenciadas e complexas exige sim muito mais

 A segunda etapa consiste no styling, edição e produção de moda do desfile de uma marca convidada pelo Senac RJ..  A apresentação pública do desfile de moda

Nossa educação é para todas as pessoas, assim como nossa comunicação..