• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DOS DISPOSITIVOS LEGAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DOS DISPOSITIVOS LEGAIS"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ – REITORIA DE ENSINO

CAMPUS DE CAPITÃO POÇO

COORDENADORIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TÍTULO I

DOS DISPOSITIVOS LEGAIS

Artigo 1º. O presente regulamento está de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação da UFRA/CCP e com o Regulamento de Ensino da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

TÍTULO II

DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I – Caracterização do Trabalho de Conclusão de Curso

Artigo 2º. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) previsto no Regulamento de Ensino da UFRA é entendido como uma produção intelectual, individual ou em dupla, dos alunos concluintes; possui caráter de disciplina obrigatória e caracteriza-se como uma fase de consolidação dos fundamentos científicos, técnicos e culturais do profissional da educação. Parágrafo Único: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem carga horária de 102 (cento e duas) horas, devendo ser realizado pelos alunos matriculados no 8º semestre. Artigo 3º. O TCC consiste em pesquisa sob forma de trabalho científico, precedido de pré-projeto, com temas relacionados à Educação, Computação e Sociedade.

CAPÍTULO II – Objetivo

Artigo 4º. O TCC tem como objetivo geral proporcionar ao discente a oportunidade de desenvolver um estudo de caráter técnico e/ou científico, abordando temas de interesse da sua formação profissional.

Artigo 5º. O TCC tem como objetivos específicos: I - dinamizar as atividades acadêmicas;

II - estimular a produção científica;

III - realizar experiências de pesquisa e extensão; IV - relacionar a teoria à prática;

V - demonstrar a habilitação adquirida pelo discente durante o curso; VI - aprimorar a capacidade de interpretação e de crítica do discente.

CAPÍTULO III – Da estrutura organizacional do Trabalho de Conclusão de Curso Artigo 6º. A estrutura organizacional do Trabalho de Conclusão de Curso será composta por:

(2)

I - Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Supervisionado Obrigatório (CTES), formada conforme Artigo 72 do Regulamento de Ensino da UFRA;

II - Orientadores; III - Coorientadores; IV - Discentes;

V - Secretaria Acadêmica do Curso; VI - Banca Examinadora;

VII - Coordenadoria do Curso; VIII - Colegiado do Curso.

CAPÍTULO IV – Da operacionalização do Trabalho de Conclusão de Curso Seção I

Do Pré-projeto

Artigo 7º. O Pré-Projeto de TCC consiste em um planejamento do trabalho acadêmico que será realizado e apresentará as prováveis atividades que serão desenvolvidas ao longo do mesmo. É um documento que antecede a versão final do TCC.

Artigo 8º. O discente deverá submeter à apreciação da CTES 1 (uma) via de pré-projeto de TCC (ANEXO 1), até 60 (sessenta) dias antes do período de matrícula do último semestre letivo do curso, de acordo com o Calendário Acadêmico. Para que a submissão seja realizada, é necessário a entrega de memorando devidamente assinado pelo orientador (ANEXO 2).

Parágrafo Único: A CTES disponibilizará o parecer acerca do Pré-Projeto em até 10 (dez) dias úteis a partir da data de sua entrega.

Artigo 9º. O Pré-Projeto de TCC poderá ser rejeitado em parte ou totalmente, quando: I - não atender às especificações estabelecidas no Anexo II deste regulamento;

II - as atividades programadas não condizerem com as áreas de Educação, Computação e Sociedade;

Artigo 10. No caso de rejeição parcial ou total do pré-projeto de TCC, o aluno deverá atender às modificações propostas ou elaborar outra proposta e submetê-la a nova avaliação no prazo de 30 dias corridos, não podendo ultrapassar o cronograma já estabelecido para o período letivo.

Seção II Do TCC

Artigo 11. O TCC será coordenado pela Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Supervisionado Obrigatório (CTES).

Artigo 12. O TCC é elaborado pelo (a/os/as) discente(s), em forma de monografia, sob a orientação de um orientador por ele(a/es/as) escolhido e aprovado pela CTES. Podem ser orientadores docentes da UFRA.

Artigo 13. Cada orientador poderá orientar no máximo 5 (cinco) Trabalhos de Conclusão de Curso por semestre. Em caráter excepcional, mediante justificativa do orientador à CTES, poderá orientar um número maior de TCC.

Artigo 14. É permitido que o aluno opte também por um coorientador para auxiliá-lo em seu trabalho, que deve ser escolhido com a aprovação do orientador. São considerados coorientadores professores da UFRA ou de outra Instituição de Ensino Superior ou de

(3)

pesquisa ou profissionais de nível superior de empresas públicas/privadas, desde que justificada sua contribuição para o desenvolvimento do projeto.

Artigo 15. O discente deverá entregar à CTES 3 (três) vias encadernadas do TCC, obedecendo ao prazo disponibilizado em calendário próprio da CTES, apresentando, no ato da entrega, memorando devidamente assinado pelo orientador (ANEXO 2).

Parágrafo Único: Caso haja discordância entre o Pré-Projeto e o TCC, o orientador deverá justificar por escrito no memorando as mudanças realizadas.

Artigo 16. O TCC deverá ser defendido no oitavo semestre, perante banca examinadora, antes do término do semestre letivo, segundo o Calendário Acadêmico. Artigo 17. São critérios para avaliação escrita e oral do TCC, pela banca examinadora (ANEXO 3):

Critérios de avaliação escrita:

I - adequação às normas da Instituição/ABNT;

II – componentes Obrigatórios (Elementos Textuais); III – apresentação gráfica;

IV – metodologia Científica; V – consistência Argumentativa; VI – revisão de Literatura.

Critérios de avaliação oral:

I – apresentação pessoal e postura profissional; II – sequência lógica do discurso;

III – domínio dos recursos audiovisuais;

IV – clareza e fluência do discurso e da apresentação; V - domínio do conteúdo;

VI – tempo de apresentação.

Parágrafo Único: A nota do TCC será composta por duas avaliações. A avaliação do trabalho escrito corresponde a 50% da nota final e a avaliação oral corresponde aos 50% restante.

CAPÍTULO V – Da banca examinadora e da defesa do TCC

Artigo 18. Para agendar a defesa do TCC, o discente (ou a dupla) e seu orientador deverão sugerir os nomes dos membros da banca examinadora (ANEXO 4), que devem ser aprovados pela CTES.

Artigo 19. A banca examinadora da defesa do TCC, será composta por 3 (três) membros titulares e 1 (um) membro suplente. Um dos membros titulares será o orientador do TCC e presidirá a banca examinadora, sem direito a nota.

Artigo 20. É facultado ao discente (ou dupla) e ao seu orientador, sugerirem que um dos membros da banca examinadora do TCC seja professor, pesquisador ou profissional de nível superior externo à Instituição.

Artigo 21. Na ausência do orientador, um dos membros da CTES poderá presidir a sessão.

Artigo 22. Cada membro da banca examinadora deverá receber uma cópia do TCC com antecedência mínima de 15 (quinze) dias da data de realização da defesa.

(4)

Artigo 23. A defesa será pública, oral e seguida de arguição pela banca examinadora. Artigo 24. Na defesa do TCC o discente (ou a dupla) disporá de 20 (vinte) a 30 (trinta) minutos para expor o seu trabalho, e cada membro da banca examinadora disporá de até 15 (quinze) minutos para arguição e comentários.

Artigo 25. Encerrada a defesa do TCC, a banca examinadora, sem a presença do discente (ou a dupla) e do público, deverá reunir-se para atribuir a nota, de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), seguindo critérios de avaliação da CTES. A nota final será a média de cada avaliador, com exceção do orientador, o qual é isento da avaliação.

§ 1º: Será considerado aprovado o discente que obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis), mesmo que a banca examinadora tenha sugerido correções.

§ 2º: Após possíveis correções e ajustes apontados pela banca examinadora, o discente (ou dupla) deverá entregar a versão final à Coordenação de Curso em 1 (uma) via escrita e 1 (uma) via digital (.pdf) num prazo de até 30 dias após a defesa, sendo estes encaminhados para a biblioteca da UFRA/CCP com a assinatura dos membros da banca e do orientador.

§ 3º: O discente reprovado terá que se matricular novamente no TCC, no semestre subsequente.

TÍTULO III DAS ATRIBUIÇÕES Capítulo VI – Da CTES

Artigo 26. Constituem-se atribuições da Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso (CTES) o que consta no artigo 71 do Regulamento de Ensino da UFRA e:

I - elaborar e divulgar o cronograma de atividades; II - promover reuniões com os professores orientadores;

III - assessorar os alunos na resolução de assuntos pertinentes as atividades; IV - supervisionar as atividades de orientação;

V - divulgar informações gerais e específicas sobre as atividades. Capítulo VI – Dos Professores Orientadores

Artigo 27. Constituem-se atribuições dos professores orientadores o que consta no Artigo 76 do Regulamento de Ensino e:

I - estimular a criatividade, buscando novas propostas, para o enriquecimento técnico-científico da área de Computação e Educação;

II - observar a relação de comprometimento com o aluno, procurando orientá-lo e acompanhá-lo no desenvolvimento do trabalho;

III - incentivar o aluno, sempre que necessário, a buscar apoio com professores de áreas específicas que venham contribuir com o resultado final, sem ônus para a UFRA, não se abstendo de seu compromisso de orientador principal;

IV - respeitar os princípios éticos, fazendo, sempre que necessário, uma discussão prévia do objetivo final do trabalho junto com o aluno;

V - assessorar a CTES nas atividades de planejamentos administrativos; VI - assessorar os alunos na elaboração de suas atividades;

VII - acompanhar a execução das atividades previstas;

VIII - contribuir, tecnicamente, para a solução de problemas ou dúvidas que o aluno encontrar no desenvolvimento de suas atividades;

IX - assessorar na identificação de recursos bibliográficos que se destinem à fundamentação de aspectos teóricos;

(5)

X - orientar o aluno na confecção técnica e científica de suas atividades; XI - presidir as bancas examinadoras de suas atividades;

XII - cumprir normas e procedimentos administrativos propostos pela Coordenadoria do Curso e pela CTES;

XIII – Indicar a formação das bancas examinadoras do TCC; XIV - participar das reuniões convocadas pela CTES.

Capítulo VII – Do(s) Discente(s) Orientado(s)

Artigo 28. Constituem-se atribuições do discente o que consta no artigo 78 e 80 do Regulamento de Ensino e:

I - formalizar sua participação nas atividades desenvolvidas, atento ao disposto em calendário acadêmico e regulamentação específica;

II - cumprir as rotinas administrativas previstas neste Regulamento;

III - comunicar formalmente à CTES e à Coordenação de Curso a desistência das atividades;

IV - cumprir os cronogramas de atividades previstas no seu programa;

V - comunicar alterações nas atividades programadas, acrescentando as justificativas necessárias;

VI - manter elevado e respeitoso nível de relacionamento com qualquer organização em que for desenvolvido o TCC, respeitando suas normas internas, decisões administrativas e político-institucionais;

VII - manter postura ética e profissional com relação à organização em que realizar o TCC; VIII - cumprir os cronogramas e horários estabelecidos em conjunto com o orientador; IX - cumprir o cronograma de rotinas administrativas estabelecido pela CTES.

Artigo 29. Constituem-se atribuições da banca examinadora:

I - examinar, arguir e avaliar o TCC na forma escrita e oral, respeitando os critérios estabelecidos neste Regulamento.

TÍTULO IV

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

Artigo 30. Em caso de necessidade de adiantamento de defesa de TCC, o orientador deverá encaminhar à CTES memorando justificando o adiantamento, sendo necessário a entrega das documentações constantes neste Regulamento, 3 (três) vias do TCC, 3 (três) vias do Relatório de ESO e os Comprovantes da Atividade Complementar no ato da solicitação, este último organizado conforme Tabela 1 deste Regulamento.

§ 1º: Após a solicitação, a CTES e a Coordenação de Curso terão um prazo de 20 (vinte) dias corridos para marcar a data de defesa.

§ 2º: Após possíveis correções e ajustes apontados pela banca examinadora, o discente (ou dupla) deverá entregar a versão final a CTES em 1 (uma) vias escritas e 1 (uma) via digital (.pdf) e um termo contendo o parecer do orientador informando se as correções sugeridas pela banca examinadora foram aceitas ou não, num prazo de 30 dias corridos após a defesa, sendo estes encaminhados para a biblioteca da UFRA/CCP com a assinatura dos membros da banca e do orientador.

Artigo 31. Os casos omissos que surgirem no decorrer do TCC, as dificuldades em aspecto acadêmico ou quaisquer casos não previstos neste Regulamento serão julgados pela CTES, em primeira instância, ou pela Coordenação de Curso, e em última instância, pelo Colegiado do Curso.

(6)

Profª. Drª. Crisolita Gonçalves dos Santos Costa

Presidente da CTES/Curso Licenciatura em Computação (UFRA/CCP) UFRA – CCP

Profª. M. Sc. Evelin Helena Silva Cardoso

Membro da CTES/Curso Licenciatura em Computação (UFRA/CCP) UFRA – CCP

Prof. M. Sc. Wanderson Cunha Pereira

Membro da CTES/Curso Licenciatura em Computação (UFRA/CCP) UFRA – CCP

(7)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

COORDENADORIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS DE CAPITÃO POÇO

ANEXO 01 – PRÉ-PROJETO DE TCC

Data: _____/_____/______ Ano/Sem:_____/________ DADOS DO(S) DISCENTE(S)

Nome Completo:

Nº Matrícula: Data de nascimento:

E-mail: Telefone:

RG: CPF:

Nome Completo:

Nº Matrícula: Data de nascimento:

E-mail: Telefone: RG: CPF: DADOS DA ORIENTAÇÃO Orientador acadêmico do TCC: Titulação: Lotação: Telefone: E-mail: Instituição/Instituto: Coorientador ou orientador-técnico: Titulação: Lotação: Telefone: e-mail: Instituição/Instituto:

(8)

ROTEIRO DE PRÉ-PROJETO DE TCC TÍTULO:

INTRODUÇÃO:

PROBLEMATIZAÇÃO:

OBJETIVOS: Geral e Específicos JUSTIFICATIVA: REVISÃO DE LITERATURA: MATERIAL E MÉTODOS: CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: RESULTADOS ESPERADOS: REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS _________________________________ Discente (1) _________________________________ Discente (2) _________________________________ Orientador _________________________________ Coorientador

(9)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

COORDENADORIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS DE CAPITÃO POÇO

ANEXO 02 – MEMORANDO Capitão Poço, ___ de________________ de 201_____.

Mem. ___/201____– Prof(a)____________________________________

À Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação CC: À CTES de Licenciatura em Computação

Assunto: Entrega do TCC

Venho por meio deste entregar à Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação as ____ vias de TCC intitulado: _______________________________________________ _________________________________________________________________________ executado pelo(os/a/as) discente(s) ____________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ sob minha orientação e conforme disposto no ANEXO 4.

__________________________________________________ Assinatura do Orientador(a)

(10)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

COORDENADORIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS DE CAPITÃO POÇO

ANEXO 03 – CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO ESCRITA E ORAL

DISCENTE (1):____________________________________________________________ DISCENTE (2):____________________________________________________________ TÍTULO: _________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

DATA: ___/___/______

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO – ESCRITA MONOGRAFIA NOTA (0-10) 01 ADEQUAÇÃO AS NORMAS DA INSTITUIÇÃO/ABNT

02 COMPONENTES OBRIGATÓRIOS (ELEMENTOS TEXTUAIS) 03 APRESENTAÇÃO GRÁFICA 04 METODOLOGIA CIENTÍFICA 05 CONSISTÊNCIA ARGUMENTATIVA 06 REVISÃO DA LITERATURA TOTAL MÉDIA*

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO – APRESENTAÇÃO ORAL NOTA (0-10)

01 APRESENTAÇÃO PESSOAL E POSTURA PROFISSIONAL 02 SEQUÊNCIA LÓGICA DO DISCURSO

03 DOMÍNIO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS

04 CLAREZA E FLUÊNCIA DO DISCURSO E DA APRESENTAÇÃO 05 DOMÍNIO DO CONTEÚDO

06 TEMPO DE APRESENTAÇÃO

TOTAL MÉDIA*

(11)

QUADRO DE NOTAS

NOTAS NOTA (0-10)

MÉDIA DA AVALIAÇÃO ESCRITA MÉDIA DA AVALIAÇÃO ORAL MÉDIA FINAL

CONCEITO FINAL: ___________________

*Excelente (9,0 a 10,0); Muito bom (8,0 a 8,9); Bom (7,0 a 7,9); Regular (6,0 a 6,9); Insuficiente (<6,0).

Nome do Avaliador: ________________________________________________

________________________________________ Assinatura do Avaliador

(12)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

COORDENADORIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS DE CAPITÃO POÇO

ANEXO 04 – INDICAÇÃO DA BANCA E DATA DE DEFESA DO TCC DADOS DO(S) DISCENTE(S)

Nome Completo: Nº Matrícula: Período: E-mail : Telefone: Nome Completo: Nº Matrícula: Período: E-mail : Telefone:

Data da defesa: Horário da defesa:

COMISSÃO AVALIADORA PRESIDENTE: PROFESSOR ( ) Nome Completo:

Titulação: Lotação:

E-mail : Telefone:

AVALIADOR 1: PROF. ( ) PESQUISADOR ( ) Nome Completo:

Instituição: Lotação:

E-mail : Telefone:

AVALIADOR 2: PROF. ( ) PESQUISADOR ( ) Nome Completo:

Instituição: Lotação:

E-mail : Telefone:

SUPLENTE: PROF. ( ) PESQUISADOR ( ) Nome Completo: Instituição: Lotação: E-mail : Telefone: Data: ___/___/_____ Hora: ____________ Local: ______________________________________ Assinaturas: Presidente (Orientador): ___________________________________________ Avaliador 1: ______________________________________________________ Avaliador 2: ______________________________________________________ Suplente: _______________________________________________________

(13)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

COORDENADORIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS DE CAPITÃO POÇO

ANEXO 05 – DECLARAÇÃO DE CORREÇÃO DO TRABALHO FINAL

Eu ..., orientador(a) do(a)(s) discente(s) ... ... , que desenvolveram o TCC com o título ... ... ... ... declaro que após análise, com o(s) referido(s) discente(s), foram realizadas as alterações pertinentes ao trabalho sugeridas pela Banca Examinadora.

_________________________________________________ Orientador (a)

(14)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

COORDENADORIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS DE CAPITÃO POÇO

Tabela 1 – Atividades Complementares: distribuição da carga horária e equivalência em horas por atividades

ATIVIDADES HORAS

I – Atividades de Pesquisa (CH máxima = 100)  Apresentação de trabalhos em eventos técnico-científicos da área (congressos, simpósios, seminários e similares)

• Regional (oral, banner) 5

• Nacional (oral, banner) 10

• Internacional (oral, banner) 20

 Participação em eventos técnico-científicos da área (congressos, simpósios, seminários e similares)

• Regional 3

• Nacional 7

• Internacional 10

 Publicação em anais de eventos científicos nacionais

• Resumos simples 5

• Resumos expandidos 10

• Trabalhos completos 20

 Publicação em anais de eventos científicos internacionais

• Resumos simples 10

• Resumos expandidos 20

• Trabalhos completos 40

 Publicação de artigos completos em periódicos indexados

• Nacionais 30

• Internacionais 50

> Bolsista ou voluntário em projetos de iniciação científica

(máximo) 50

II – Atividades de Extensão (CH máxima = 100) > Participação em eventos de extensão universitária

(congressos, simpósios, seminários, cursos e similares)

• Regional 5

• Nacional 10

• Internacional 20

> Membro de comissão organizadora de eventos 15

> Membro de PET 50

> Publicações e produtos acadêmicos decorrentes das ações

de extensão 10

> Bolsista em PIExAE, PROExt ou programa institucional 50 > Participação em estágios não obrigatórios 50

> Participação em treinamentos 30

(15)

> Participação em cursos on line em áreas afins 10 > Participação em programas de intercâmbio interinstitucionais 30 > Participação em grupo de empreendedorismo 40 III – Atividades de Ensino (CH máxima = 100)

> Monitoria acadêmica 50

> Aprovação em disciplinas optativas na própria UFRA 34 > Aprovação em disciplinas optativas em outras IFES 34 > Participação em grupo de estudos cadastrados 20

> Participação em cursos de idiomas 20

> Aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira 50 IV – Participação em Colegiados (CH máxima = 50)

> Conselhos Superiores 20

> Coordenadoria de Curso 15

> Colegiado de Instituto 10

(16)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA-UFRA CAMPUS DE CAPITÃO POÇO-CCP

CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CNPJ: 05.200.001/0001-01

ATA DE DEFESA

Em _______________________, com início à(s)...hora(s) no auditório da Universidade Federal Rural da Amazônia Campus Capitão Poço, ocorreu a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: “_____________________________________ _________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________” de autoria do(a)(s) discente(s) ________________________________________________ _________________________________________________________________________ __________________________. O(A)(s) referido(a)(s) discente(s) foi/foram orientado(s) pelo(a) prof(a).____________________________________________________________, e avaliado(s) pela banca examinadora composta pelos membros _________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________, obtendo nota __________________ e conceito ______________________.

________________________________________ Orientador(a)

_________________________________________ Membro I da Banca Examinadora

_________________________________________ Membro II da Banca Examinadora

Referências

Documentos relacionados

Caso você receba Erbitux ® em associação com outros medicamentos anticancerígenos, alguns dos efeitos que você pode ter podem estar relacionados à associação ou a outros

O Decreto‐Lei n.º 21/2019, de 30 de janeiro (e anteriormente o Decreto‐Lei n.º 30/2015, de 12  de  fevereiro,  para  contratos  assinados  no  seu 

Antes da colocação em funcionamento, o orifício tem que ser fechado de forma permitida para a classe de proteção contra ignição... Printing date: VEGA Grieshaber KG Am Hohenstein

A investigação da história clínica deve ser minuciosa e o profissional de saúde deverá verificar: natureza dos sintomas; frequência; reprodutibilidade e época da

Médias das características número de lóculos (NDL), espessura da polpa (EDP), comprimento dos frutos (CFR), diâmetro do frutos (DFR), relação comprimento/diâmetro de fruto

The effect was observed after 24 hr of drug exposure where the control group showed an increase egg output from 18 eggs in the first day to 43 eggs per day by worm pair on the

O Presidente da Comissão Permanente do Processo Seletivo da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paraíso do Tocantins, com fundamento na legislação em vigor, torna público

O consentimento do doente é imprescindível para a realização de qualquer ato médico, após ter sido corretamente informado. O doente pode, excetuando alguns casos particulares,