• Nenhum resultado encontrado

Leis de Newton

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leis de Newton"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

República de Angola República de Angola Ministério da Educação Ministério da Educação

Colégio Santa Ana Colégio Santa Ana

Trabalho de Física

Trabalho de Física

Tema: Leis de Newton

Tema: Leis de Newton

Nome: Teresa Matos Gomes Nome: Teresa Matos Gomes Sala: 3 Sala: 3 Turma: CN4 Turma: CN4 Nº 24 Nº 24 Docente: Gilberto Docente: Gilberto

(2)

1-INTRODUÇÃO

As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton.

Uma das leis de Newton diz que a força gera direcção, velocidade, tudo isso é formado por um conjunto de forças, que transforma em uma acção, essa é uma fórmula resumida, um exemplo é os carros podem aumentar e diminuir a velocidade graças a forca do motor e do freio, cada qual com sua função.

BIOGRAFIA DE ISAAC NEWTON

Isaac Newton nasceu em 4 de Janeiro de 1643 (ano da morte de Galileu Galileu) em Woolsthorpe, Lincolnshire, Inglaterra. Newton veio de uma família de agricultores, mas seu pai morreu antes de seu nascimento, ele foi criado por sua avó. Um tio o enviou para o Trinity College, Cambridge, em Junho de 1661.

Para Cambridge, instrução era definida pela filosofia de Aristóteles e apenas no terceiro ano é que se tinha liberdade para outros tipos de leitura. Newton estudou a filosofia de Descartes, Gassendie Boyle. Álgebra e geometria analítica de Viète,

Descartes e Wallis.Mas a mecânica descrita por Copérnico e Galileu atraíram Newton. A partir destas leituras, o talento de Newton começou a despontar.

O génio científico de Newton emergiu de repente quando uma epidemia de peste fechou a Universidade pelo verão de 1665 e ele teve que retornar a Lincolnshire. Lá, em um período de menos de dois anos, ele começou avanços revolucionários em matemática, óptica, física, e astronomia.

Enquanto Newton permaneceu em sua casa, criou uma teoria para o cálculo diferencial e cálculo integral vários anos antes, independentemente da descoberta feita por Leibniz. Newton produziu métodos analíticos simples que unificaram muitas técnicas antes separadas. Através de seus estudos, pode -se problemas aparentemente sem conexão como encontrar áreas, tangentes e os máximos e mínimos de funções. O De Methodis de Newton et de Serierum Fluxionum foi escrito em 1671, mas Newton não publicou este trabalho e ele apenas surgiu em 1736, através de John Colson. Em 1669, Barrow indicou Newton, então com 27 anos, para assumir seu lugar na cadeira Lucasiana. Seu primeiro trabalho estava relacionado com a ótica. Durante a sua reclusão em Lincolnshire, ele chegou à conclusão de que a luz branca não é uma entidade simples. Todo cientista, desde Aristóteles, acreditava que a luz branca era uma única entidade básica, mas a aberração cromática observada em um telescópio de lente convenceu Newton do oposto.

Quando Newton fez passar um feixe fino da luz do sol em um prisma, verificou que um espectro de cores era formado. Newton então propôs que a luz branca era uma

mistura de vários tipos diferentes de cores que podem ser refratados em ângulos ligeiramente diferentes, e que cada tipo diferente de raio produz uma cor espectral diferente. Devido a esta conclusão, Newton foi levado a uma conclusão errônea de que telescópios com lentes refratoras sempre causariam aberração cromática. Ele, então,

(3)

propôs e construiu um telescópio reflector. Em 1672, Newton foi eleito membro da Royal Society. Também neste ano, publicou o primeiro artigo sobre luz e cores no Philosophical Transactions of the Royal Society. Este artigo foi bem recebido pelos membros, porém Hooke eHuygens ainda tinham dúvidas sobre a teoria corpuscular da luz proposta por Newton.

Talvez devida a contribuição e a importância que Newton tinha na época, a teoria ondulatória da luz foi retomada apenas no século 19.

A relação entre Newton e Hooke não eram das melhores. Desta forma, Newton se isolou da Royal Society. A muito custo, publicou o artigo Opticks (1704). Nele, Newton tratou da teoria da luz e cor, relatou sobre os anéis de Newton e sobre difracção da luz. Para explicar algumas de suas observações, Newton necessitou usar o modelo ondulatório juntamente com o seu modelo corpuscular.

Foi Haley quem persuadiu Newton a escrever um tratado com novos conceitos em física e com aplicações em Astronomia. No ano de 1687, Newton publicou

o Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural) ou, simplesmente, Principia, reconhecido como um dos mais importantes livros científicos ja escritos. Nele, Newton apresenta as famosas três leis do

movimento e as utiliza para resolver todos os problemas importantes, na época, sobre o movimento na Terra e nos céus.

Newton analisou o movimento dos corpos que sofrem a acção da força centrípeta e aplicou os resultados a corpos em órbita, projécteis, pêndulos e corpos em queda livre próximos à Terra. A partir das leis de Kepler e de suas leis de movimento, demonstrou que os planetas sofrem a acção de uma força de atracão do Sol que varia com o

inverso do quadrado da distância. A generalização desta ideia ou levou a à Lei da Gravitação Universal. Newton explicou com extrema clareza as órbitas.

Depois de sofrer um colapso nervoso, em 1693, Newton se aposentou da pesquisa para aceitar um cargo em Londres como Warden of the Royal Mint (1696) e Master (1699). Em 1703, foi eleito presidente da Royal Society e foi reeleito cada ano até sua morte. Em 1708, Newton foi condecorado pela rainha Anne, tornando -se o primeiro cientista a ser homenageado.

HISTÓRIA

Isaac Newton publicou estas leis em 1687, no seu trabalho de três volumes

intitulado Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. As leis explicavam vários comportamentos relativos ao movimento de objectos físicos.

Newton usando as três leis , combinadas com a lei da gravitação universal, demonstrou as Leis de Kepler, que descreviam o movimento planetário. Essa demonstração foi a maior evidência a favor de sua teoria sobre a gravitação universal.

(4)

2-DESENVOLVIMENTO

LEIS DE NEWTON

1º Princípio da Inércia ou a Primeira das Leis de Newton 

"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em

linha recta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele"

Esse princípio indica que a velocidade vectorial de um ponto material, não varia. Se o ponto estiver em repouso permanece em repouso e, se estiver em movimento,

permanece com velocidade constante realizando movimento rectilíneo e uniforme. Na prática não é possível obter um ponto material livre da acção de forças. No entanto, se o ponto material estiver sujeito a nenhuma força que actue sobre ele, ele estará em repouso ou descreverá movimento rectilíneo e uniforme. A existência de forças, não equilibradas, produz variação da velocidade do ponto material.

A tendência que um corpo possui de permanecer em repouso ou em movimento rectilíneo e uniforme, quando livre da acção de forças ou sujeito a forças cuja resultante é nula, é interpretada como uma propriedade que os corpos possuem denominada Inércia.

Quando maior a massa de um corpo maior a sua inércia, isto é, maior é sua tendência de permanecer em repouso ou em movimento rectilíneo e uniforme. Portanto, a massa é a constante característica do corpo que mede a sua inércia.

Um corpo em repouso tende, por sua inércia, a permanecer em repouso. Um corpo em movimento tende, por sua inércia, a manter constante sua velocidade.

Exemplo da primeira Lei de Newton:

Um foguete no espaço pode se movimentar sem o auxílio dos propulsores apenas por Inércia.

Quando os propulsores do foguete são desligados ele continua seu movimento em linha recta e com velocidade constante.

2º A Força ou a Segunda das Leis de Newton 

"A mudança do movimento é proporcional à força motriz impressa e se faz segundo a

linha recta pela qual se imprime essa força"

Força , em física, qualquer acção ou influência que modifica o estado de repouso ou de movimento de um corpo. A força é um vector, o que significa que tem módulo,

direcção e sentido. Quando várias forças actuam sobre um corpo, elas se somam vectorialmente, para dar lugar a uma força total ou resultante. No Sistema

(5)

Um newton (N) é a força que proporciona a um objecto de 100g de massa uma aceleração de 1m/s²

Exemplo da segunda Lei de Newton:

Os carros podem aumentar e diminuir suas velocidades graças ação de forças aplicadas pelo motor e pelo freio respectivamente.

3º Princípio da Acção e Reacção ou a Terceira das Leis de Newton 

"A uma acção sempre se opõe uma reacção igual, ou seja, as acções de dois corpos uns

sobre o outro são sempre iguais e se dirigem a partes contrárias"

Sempre que dois corpos quaisquer A e B interagem, as forças exercidas são mútuas. Tanto A exerce força em B, como B exerce força em A. A interacção entre corpos é regida pelo princípio da acção e reacção, proposto por Isaac Newton, como veremos a seguir:

Toda vez que um corpo A exerce uma força Fa em um corpo B, este também exerce em A uma força Fb tal que estas forças:

y Têm mesma intensidade y Têm mesma direcção y Têm sentidos opostos y Têm a mesma natureza

As chamadas forças de acção e reacção não se equilibram, pois estão aplicadas em corpos diferentes.

Exemplo da terceira lei de Newton:

Para se deslocar, o nadador empurra a água para trás, e, esta por sua vez, o empurra para frente. Note que as forças do par acção e reacção tem as características

apresentadas anteriormente.

3 -CONCLUSÃO

Com o desenvolvimento desse trabalho pode -se concluir da maneira mais simples e directa que a primeira (1º) lei de Newton se refere a um corpo, em que a resultante das forças é nula, estará em repouso ou em movimento rectilíneo uniforme. Neste caso, diz-se que um corpo esta em equilíbrio.

Já na segunda (2º) lei de Newton toda vez que sobre um corpo actuar uma força resultante de forças não - nulas, este corpo ficará sujeito à acção de uma aceleração. Esta aceleração será maior quando um corpo tiver uma massa menor e m enor se o corpo possuir uma massa maior.

E por último a terceira (3º) lei de Newton resume em que toda acção estava associada a uma reacção, de forma que, numa interacção, enquanto o primeiro corpo exerce

(6)

força sobre o outro, também o segundo exerce força sobre o primeiro. Assim, em toda interacção teríamos o nascimento de um par de forças: o par ação-reação.

4 - BIBLIOGRAFIA SITES: http://www.feiradeciencias.com.br/sala05/05_RE_01.asp. http://astro.if.ufrgs.br/bib/newton.htm Http://fisica.cdcc.sc.usp.br/Cientistas/IsaacNewton.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton

Referências

Documentos relacionados

Neste sentido, o trabalho da comissão designada pela Portaria n° 1679/2016, que instituiu a Comissão de Elaboração do Plano de Dados Abertos (PDA) para estudo e construção

Para alcançar este propósito, tomei como objeto de estudo o texto teatral A paixão de Ajuricaba (2005), do escritor amazonense Márcio Souza, e estabeleci um diálogo com

Washington-D.C., Institute for National Strategic Studies at the National Defense University, 1995.. LIMA, Maria Regina

2ª Lei de Newton (a força faz variar o módulo ou direção da velocidade) Condições: Força resultante – balanço de todas as forças aplicadas no corpo ≠ 0.. Possui aceleração

O Revelar pode ajudar um processo de empoderamento da comunidade a tornar-se ainda mais eficaz, proporcionando ferramentas que ajudam a descobrir, explorar e tratar de

Em complemento à primeira lei de Newton, o princípio fundamental da dinâmica, conhecida como a 2ª lei de Newton , afirma que a força resultante sobre um corpo

Quando duas forças atuam sobre o mesmo corpo e se cancelam (com aceleração nula), o equacionamento do problema fica, suspeitamente, parecido com o caso da terceira lei de Newton,

A segunda lei de Newton nos permitiu relacionar a dinâmica com a cinemática quando relacionou a força aplicada a um corpo com a aceleração resultante sobre ele, mediada pela