• Nenhum resultado encontrado

Natação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Natação"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CAPÍTULO 62

NATAÇÃO

Fabiano Pries Devide

Mario Ribeiro Cantarino Filho

Alfredo Faria Junior.

INTRODUÇÃO

Em virtude da possibilidade de existência de fontes históricas ainda não estudadas, considerar um evento de natação como tendo sido o primeiro realizado na cidade de Niterói é temerário. A travessia, a nado, da Baía de Guanabara, vem sendo considerada a primeira competição de natação ocorrida em Niterói. No entanto, não há consenso quanto à sua primeira edição: se teria ocorrido em 1898 ou em 1921, ou ainda em 1881.

ORIGEM E DESENVOLVIMENTO

Ao traçar a história do esporte náutico no Brasil, Mendonça (1909) refere-se ao Club de Natação e Regatas, afirmando que “pelo desenrolar da historia d’esse Club vê-se que o seu primeiro objectivo foi pugnar pelo benefico exercicio da natação” (p. 207); tal agremiação realizou anualmente, de 1896 até 1908, competições de natação, além do Campeonato Brasileiro de Natação, que constava de uma única prova de 1500 metros nado livre somente para homens, entre o Forte de Villegaignon e a Praia de Santa Luzia, em que tomavam parte nadadores de Niterói, filiados ao Clube de Regatas Icaraí.

Prova Clássica Guanabara. A travessia da Bahia a nado, foi inaugurada em 04 de abril de 1921, pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo (FBSR), quando dos treze nadadores inscritos apenas cinco completaram a prova. A largada ocorria na ponta da Boa Viagem, Niterói, e a chegada na praia de Santa Luzia, no Rio. O percurso era de 4,1 quilômetros. Paralelamente à travessia, ocorria a prova experimental de natação. Esta última tinha como objetivo desenvolver a natação, reunindo grande número de atletas. Em 24 de abril, O Imparcial trouxe os resultados, com fotos das nadadoras concorrentes, ao lado dos nadadores. Entre 1098 inscritos nesta prova, as 23 mulheres se destacaram, 8 delas provenientes do Clube de Regatas Icaraí, em Niterói (DEVIDE, 2003).

“A Federação do Remo no seu festival de hoje faz disputar as duas importantes provas natatorias ‘GUANABARA’ e ‘EXPERIMENTAL’. (...) A prova ‘Experimental de Natação’, que vem despertando grande interesse nas nossas rodas sportivas e sociaes será certamente a principal do dia, não só pelo seu fim, como pelo número de concorrentes. (...) Percurso 200 metros -Nadaram: Dulce Coutinho e Violeta Coelho Netto (C.R. Guanabara) (2); Clea Peltinau, Clara Azevedo, Luiza Busch, Laura Patricio, Cecilia Martins, Sarah Ferreira, Isabel Sciencia, Clotilde Leal Silva, Clara de Andrade, Jauvora Saliture, Clarice Ribeiro, Marilia Ribeiro, Ruth Ferreira (C.R. São Cristóvão) (13); Gilda de Souza Ribeiro, Sylvia Sardinha, Dirce Ruch, Zilah Ruch, Stella Campos Fiorito, Alda de Menezes Goulart, Elza de Lima Araújo, Maria José Fortes (C.R. Icaraí) (8)”. (O IMPARCIAL, 1921, p. 9-10).

1881

. Uma travessia da Baía de Guanabara, a nado, teve um destaque muito especial quando o jovem niteroiense de 19 anos, Joaquim Antonio Souza e o relojoeiro alemão, Theodor John, realizaram o desafio, em 27 de janeiro de 1881. Às 6h10min, na Ponta da Armação, em Niterói, os dois contendores iniciaram as suas atividades natatórias, chegando às 8h 40 min na Praça do Mercado (Cais Pharoux), atual Praça XV de Novembro, na cidade do Rio de Janeiro. Público e imprensa lá estavam para apreciar o fato e registrar o acontecido. Diferentemente do jornal ‘O Fluminense’, Almeida e Wehrs informaram que a disputa tinha sido efetuada no mês de março, com início em São Domingos e o tempo da travessia teria sido de quatro horas. Os desafios entre o alemão Theodor e o niteroiense Joaquim perduraram por algum tempo, e outras travessias individuais foram feitas pelos valentes nadadores.

1897

. O Clube de Regatas Icaraí e o Grupo de Regatas Gragoatá, ambos niteroienses, junto com outros clubes cariocas, fundaram a 31 de julho de 1897, a União de Regatas Fluminense, depois denominada Conselho Superior de Regatas que passou a ser Federação Brasileira das Sociedades do Remo (FBSR). Com sede na cidade do Rio de Janeiro, esta se tornou a entidade dirigente dos desportos aquáticos e náuticos, abrangendo as associações filiadas do Distrito Federal e de Niterói. Nessa época as competições de natação eram organizadas pela entidade máxima e promovidas pelos clubes filiados (MENDONÇA, 1909).

(2)

1898

. Neste ano, pouco tempo após a fundação do Clube de Regatas Icaraí, os nadadores participaram de uma prova de travessia na Baía da Guanabara, vencida por Jayme Vieira Mesquita, acompanhado de Celso Mafra.

1912

. A Natação foi “regulamentada pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo, para o que muito contribuiu a oferta da primeira taça de natação, do Rio de Janeiro, oferecida pelo Centro de Cronistas Desportivos, como prêmio a ser disputado, anualmente, no Campeonato de Natação” (LENK, 195 -. p. 29-30).

1915

. A Federação Brasileira de Sociedades do Remo (FBSR) institui o Campeonato de Natação do Rio de Janeiro, do qual participavam clubes do Rio de Janeiro e de Niterói.

1916

. A Confederação Brasileira de Desportos (CBD) passou a englobar todas as federações desportivas nacionais, existentes.

1919

. Em artigo publicado no jornal ‘O Estado’, Salomão Cruz ressaltou o desenvolvimento que a natação vinha apresentando nas primeiras décadas do início do século.

1920

. Até os Jogos Olímpicos de Antuérpia (Bélgica), a maioria dos nadadores brasileiros nadava, no mar e utilizavam o nado clássico como o principal estilo nas provas de natação (DEVIDE, 2003). O Jornal Diário de Cuiabá noticiava que os nadadores: “desconheciam várias técnicas, e ignoravam inteiramente o que vinha a ser o nado crawl” (JOGOS..., 2000. p. 216).

1921

. A Prova Clássica Guanabara, a travessia da Bahia a nado, foi inaugurada em 04 de abril de 1921, pela FBSR, quando dos treze nadadores inscritos apenas cinco completaram a prova (DEVIDE, 2003). O percurso era de 4100 metros, com início na ponta da Boa Viagem, em Niterói, e a chegada na Praia de Santa Luzia, no Rio de Janeiro. Em 1921, o tempo do vencedor, Rogério Melo, foi de 1h 44 min e 40 seg. Em 1929, foi estabelecido o melhor tempo da prova: 1h e 14seg. Paralelamente à travessia, ocorria a “Prova Experimental de Natação”. Esta última objetivava desenvolver a natação e reunia muitos atletas. Em 24 de abril, O Imparcial trouxe os resultados, com fotos das nadadoras concorrentes, ao lado dos nadadores. Entre 1098 inscritos nesta prova, 23 mulheres se destacaram, a maioria delas, oito, provenientes do Clube de Regatas Icaraí, de Niterói (DEVIDE, 2003).

“A Federação do Remo no seu festival de hoje faz disputar as duas importantes provas natatorias GUANABARA e EXPERIMENTAL. (...) A prova Experimental de Natação, (...) será certamente a principal do dia, não só pelo seu fim, como pelo número de concorrentes. (...) Percurso 200 metros - Nadaram: Dulce Coutinho e Violeta Coelho Netto (C.R. Guanabara) (2); Clea Peltinau, Clara Azevedo, Luiza Busch, Laura Patricio, Cecilia Martins, Sarah Ferreira, Isabel Sciencia, Clotilde Leal Silva, Clara de Andrade, Jauvora Saliture, Clarice Ribeiro, Marilia Ribeiro, Ruth Ferreira (C.R. São Cristóvão) (13); Gilda de Souza Ribeiro, Sylvia Sardinha, Dirce Ruch, Zilah Ruch, Stella Campos Fiorito, Alda de Menezes Goulart, Elza de Lima Araújo, Maria José Fortes (C.R.

Icaraí) (8)”. (O IMPARCIAL, 24 abr. 1921, p. 9-10).

Em 3 de abril deste ano também ocorreu a primeira competição interestadual com uma prova feminina, entre paulistas e cariocas. A prova feminina de 200 metros, “Nylsa e Nadir de Medeiros”, ocorreu na enseada de Botafogo, teve audiência numerosa e foi comentada pela imprensa carioca e paulista. Dez nadadoras competiram, entre elas duas representantes do Clube de Regatas Icaraí: Aracy Sardinha e Zaira Cavalcanti (F.B.S.R., 1921).

O jornal Correio da Manhã destaca o concurso aquático promovido pelo Club de Natação e Regatas com os clubes associados à FBSR, destacando a prova feminina: sallienta-se desse magnífico programma a interessante prova feminina que tem sido o ‘clou’ das festas aquaticas realizadas entre nós e que terá de ser disputada por 10 eximias nadadoras (...). 7ª prova – Ás 3h.20min. – 200 metros – “Senhoritas Nylza e Nadyr de Medeiros”- Honra – Senhoras e Senhoritas – Classe de juniors – (...): Club Esperia (S. Paulo): 6 – Blanche Pironnet. C.R. Guanabara: 1 - Mirian Antunes. C.R.Icaraí: 4 – Aracy Sardinha 3 – Zaira Cavalcanti. C.R. Flamengo: 9 – Georgina White. C.R.S. Christovão: 8 – Maria José Paranhos; - Ophelia Paranhos; Reserva – Clio Pettinau. C. Natação e Regatas: 2- Erna Barroso; 7 – Zoraida Cavalcanti (...). (CORREIO DA MANHÃ, 3 abr. 1921).

1922.

Entre 1922 e 1926, nas competições da FBSR os clubes niteroienses sempre se fizeram presentes. Havia provas clássicas a serem

(3)

disputadas, tais como Arthur Augusto Ferreira, Abrahão Saliture, Arnold Voigt, Alberto de Mendonça, Coelho Neto, Paulo de Frontin, Washington Luiz e outras, em homenagem a diversas personalidades. Em fevereiro de 1922 duas nadadoras do Clube de Regatas Icaraí se inscreveram para nadar os 4 quilômetros da Prova Clássica Guanabara, deixando alerta a imprensa. Assim noticiou O Imparcial: A prova clássica “Guanabara”: A travessia da Bahia a nado – O concurso de duas senhoritas. (...) algumas vezes temos tratado (...) do desenvolvimento que está tomando entre nós o nobre sport da natação, e (...) a grande acceitação que vem tendo, até mesmo da parte do elemento feminino. (...) Na prova “Guanabara” realizada o anno passado, tendo concorrido 13 nadadores, conseguiram fazer a travessia somente cinco (...). Já este anno, (...) foi com grande prazer que vimos (...) o numeroso contingente apresentado pelos nossos clubs (...). E não basta mencionarmos tão significativo resultado. Dos 39 elementos que pretendem vencer a longa travessia, constam duas senhoritas que, com galhardia, representarão o veterano C. R. Icaraí. É um bello exemplo que offerecem as vitoriosas nadadoras (...). Muito embora julguemos ser demasiado o esforço que vão dispender as duas gentis patrícias, achamos, todavia, que o gesto das senhoritas Anésia Coelho e Alice Possolo e, ainda mais, a coragem com que vão enfrentar as águas de nossa bella Guanabara, em busca de mais uma gloria para o seu club (...) merecem os applausos de todos os seus patrícios. (O IMPARCIAL, Rio de Janeiro, 12 fev. 1922, ano X, n. 1506, p. 9)

Foi surpresa o resultado da prova: apenas dezoito, entre os 39 inscritos, completaram a travessia, entre eles, as duas mulheres de Niterói. Anésia Coelho chegou em 11º lugar e Alice Possolo em 15º, surpreendendo a imprensa.

Em setembro de 1922, o governo federal construiu uma piscina na Praia Vermelha, na Urca, para sediar as provas internacionais de natação programadas para os jogos comemorativos do centenário da independência nacional, organizados pela CBD. Participaram brasileiros e argentinos. Entre as provas do programa, três destinavam-se a “senhoras e senhoritas”, onde Zilah Rush (vice-campeã na prova clássica Moema) e Aracy Sardinha (campeã da prova de 400 metros), ambas do Clube de Regatas Icaraí, de Niterói, estavam presentes: “3ª prova – (...) 100 metros – Prova classica “Moema" – Senhoras e senhoritas (...). Prêmios: taça Moema, offerecida pela Liga da Defesa Nacional e medalha de prata ao club a que pertencer a vencedora. Medalhas de ouro e bronze ás nadadoras collocadas em 1º e 2º logares (Prova regional – F.B.S.R.). C. R. S. Christovão – Alayde Saliture e Sylvia Saliture. C. R. Guanabara – Miriam Antunes. C. R. Icaraí – Cilda Souza Ribeiro e Zilah Rech. C. R. Flamengo – Hydia Soledade. (O PAIZ, Rio de Janeiro, 10 set. 1922, ano XXXVIII, n. 13.839, s.p.). “10ª prova (...) 100 metros - Para senhoras e senhorinhas brasileiras de qualquer classe – (...) C. R. S. Christovão – Maria José Paranhos, Ophelia Paranhos. C. R. Icaraí – Aracy Sardinha (...). 17ª Prova (...) 400 metros – Para senhoras e senhorinhas brasileiras. (...) C. R. S. Christovão – Ophelia Paranhos, Maria José Paranhos. C. R. Icaraí – Aracy Sardinha (...).” (CORREIO DA

MANHÃ, Rio de Janeiro, 12 set. 1922, ano XXI, n. 8591, p. 5).

1923

. Em 4 de fevereiro, coube ao Clube de Regatas Icaraí a promoção, na enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro, dos concursos aquáticos oficiais desse ano. Nessa programação, entre as vitórias obtidas pelos seus atletas, notou-se a prova de 300m, com a turma mista das Regatas, formada de Scylla Souza Ribeiro, Aracy Sardinha e Hugo Mariz de Figueiredo. Em maio, a CBD disputou provas clássicas e o Campeonato Brasileiro de Natação. Os nadadores do Clube de Regatas Icaraí, destacaram-se no revezamento com a equipe formada por Scylla de Souza Ribeiro, Luiz Jardim de Araujo e Hugo Mariz de Figueiredo. O Ingá Sport Club, em janeiro do ano de 1923, realizou um festival aquático e terrestre na Praia das Flexas. A prova de 100m nado livre foi vencida por Mario Souza Ribeiro com o tempo de 1min. 45seg, seguido por João Watson. O vencedor da prova foi desclassificado por ter chegado nadando fora da raia. Nos 100m, nado livre infantil venceu Scylla Souza Ribeiro com o resultado de 1min. 18seg. Outras provas de natação ocorreram.

Em 1 de novembro, o Fluminense Football Club convidou o Clube de Regatas Icaraí para um “concurso aquático amistoso”, com provas de natação, saltos e water-polo. Do Icaraí compareceram: Scylla Ribeiro, Ary Souza Ribeiro, Mario Ribeiro, Antonio Negreiros, Paulo Carvalho, Luiz Sardinha, Ângelo Aguiar, Ruth Behendorf (FFC - Fluminense Football Club. Annaes da Natação do Fluminense Foot Ball Club – 1920-1943. Rio de Janeiro: FFC).

(4)

1924

. O Clube também participou, em 29 de junho, da competição de natação levada a efeito pela Liga de Esportes da Marinha (LEM). A preparação dos nadadores do Club de Regatas Icaraí, em momentos diferentes, começou a ser feita por treinadores nacionais de renome, como: Tobias de Melo Machado, mais tarde Diretor da Divisão de Educação Física Estadual; Gastão Mariz de Figueiredo, depois dirigente de entidade náutica; e outros desportistas de nome internacional como Maurício de Andrade Beckenn, nadador e jogador de pólo-aquático, que também se dedicou à preparação de nadadores e teve grande destaque na natação brasileira, como dirigente.

1928

. A CBD organizou o primeiro Campeonato Brasileiro de Natação, em piscina e utilizou a contagem pelo sistema de pontos, que foi vencido pela FBSR.

Em 3 de maio de 1928, o Fluminense Football Club convidou o Clube de Regatas Icaraí para uma “competição íntima”, um hábito do Clube carioca. Das doze provas disputadas, o Icaraí venceu quatro, foi vice-campeão em nove, destacando-se na única prova feminina do programa, na qual Thora Melbourne, Lucinda Ripper e Neuza Magalhães, todas do Icaraí, conquistaram, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugares (F.F.C., 1929). Além das nadadoras, participaram: Fritz Urban, Caetano de Domenico, Mauro Waddington, João Pedro Thomaz Pereira, Gastão Mariz Figueiredo e Orlando Mendonça Amorim (FFC - Fluminense

Football Club. Annaes da Natação do Fluminense Foot Ball Club – 1920-1943. Rio de Janeiro: FFC).

1930

. Até início da década de 1930 em Niterói, as crianças aprendiam a nadar na beira do mar, sobretudo nas águas límpidas da praia de Icaraí. Para treinamento havia um espaço da praia demarcado por pontões flutuantes de madeira, com 12m de largura e 25m de comprimento (SILVA In: GOMES, 2001). Maria Lenk (195 -) ilustra a “sugestão de ‘Red Cross’ para instalações modestas de banho, aproveitando a beira de rios, lagos, mares, de inclinação suave e águas tranqüilas” (p.35). Nos anos de 1930 as competições de natação continuaram a ser geridas pela FBSR. As provas femininas começaram a ser disputadas em 1917, conforme documentos encontrados em São Paulo e citados por Devide, 2003.

1931

. Em 25 de abril de 1931, na competição da FBSR realizada na enseada de Botafogo, em frente ao Pavilhão Mourisco, registrou-se a participação do nadador niteroiense, Gastão Sampaio Ferreira, representando o Gragoatá.

Em 19 de abril, no FFC, cariocas participaram de uma competição de natação exclusivamente feminina, a primeira oficial, organizada pela FBSR, que o jornal O Globo parabenizava: “(...) a Federação do Remo escreverá em sua historia mais uma grandiosa victoria” (Rio de Janeiro, 21 abr. 1931, ano VII, n. 2067, p. 6). Destacaram-se, do Clube de Regatas Icaraí, de Niterói: Maria Elza de S. Braga e Thora Melbourne (campeã da prova de 100 metros nado livre) (F.F.C., 1932).

1932

. Em janeiro de 1932, o Fluminense Football Club promoveu em seu parque aquático, uma competição, a primeira que a FBSR não patrocinou, que reuniu cerca de 500 atletas, chamando a atenção da imprensa. O Clube de Regatas Icaraí marcou presença, tendo como campeã a nadadora Thora Melbourne, nos 100 metros nado livre; e Alencar de Carvalho, nos 100 metros nado costas (Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 19.01.1932; Revista F.F.C., Rio De Janeiro, 24.01.1932, anno I, n. 15, p. 5-7).

Em 24 de abril, o “Clube de Regatas Icaraí é o campeão carioca de 1932” (O GLOBO, Rio de Janeiro, 25.04.1932), na competição promovida pala F.B.S.R., na piscina do Fluminense Football Club, destacando-se, entre a equipe, os campeões(ãs): João Pedro Thomaz Pereira, Renato Bastos Villaça, Vital Imbassay de Mello, José César Sardinha, Caetano de Domenico, Oscar Dawes, Alencar de Carvalho e a nadadora Thora Melbourne (FFC - Fluminense Football Club. Annaes da Natação do Fluminense Foot Ball Club – 1920-1943. Rio de Janeiro: FFC).

1933

. Em 8 de janeiro, o Clube de Regatas Icaraí participou de uma competição de Natação Interclubes promovida pelo Fluminense Football Club, sagrando-se vice-campeão, destacando-se com os(as) atletas campeões(ãs): Alencar de Carvalho, Jane Gray Jordan e Armando Silva Filho. Aqueles(as) atletas que obtiveram as três melhores performances nas suas categorias receberam o prêmio “Maurício Becken”, destacando-se Jane Gray Jordan, pelo seu desempenho na prova dos 100 metros nado livre

(5)

(Revista F.F.C., Rio de Janeiro, anno II, n. 66, p.1-4; F.F.C., 1934).

Em fevereiro, o Club de Regatas Icaraí retornou à piscina do Fluminense Football Club, para disputar o “Trophéo Vencedor”, vencendo a competição, com destaque para as suas nadadoras: Thora Melbourne (400 metros nado livre), Dorothy Gray (100 metros nado costas) e Jane Gray Jordan (100 metros nado livre), as três campeãs nas respectivas provas. Outro campeão do Icaraí foi Caetano de Domenico (Revista F.F.C., Rio de Janeiro, anno II, n. 70, p. 6).

Em 7 de maio, o Clube de Regatas Icaraí sagrou-se campeão carioca, no campeonato promovido pala F.B.S.R., realizado na piscina do Fluminense Football Club, destacando-se, entre a equipe, os campeões(ãs): Jane Gray Jordan, Dorothy Gray, Oscar Dawes, João Pedro Pereira, Annemarie Woehrle, Lygia Cordovil e Regina F. e Silva (FFC - Fluminense Football Club. Annaes da Natação do Fluminense Football Club – 1920-1943. Rio de Janeiro: FFC).

Na inauguração da piscina do Sport Club Germania, em São Paulo, houve uma competição interestadual, entre a LEM, a Federação Brasileira de Desportos Aquáticos (FBDA) e a Federação Paulista de Natação (FPN). (CAP – Archivos 1933 [álbum de recortes]. São Paulo: CAP). Entre as doze provas do programa, três foram femininas. Nelas se destacaram Maria Lenk, de São Paulo e Jane Gray Jordan, de Niterói (vice-campeã na prova de 100 metros nado livre).

Em 16 de abril, na piscina do Fluminense Football Club, organizou-se uma competição

internacional de natação e pólo-aquático, na qual Jane Gray Jordan, do Clube de Regatas Icaraí venceu a prova dos 100 metros nado livre, batendo o recorde sul-americano, com 1’21”1/5; enquanto Dorothy Gray foi vice-campeã na prova dos 100 metros nado costas (A Gazeta, São Paulo, 17.04.1933, n. 326, p. 5).

1935

. No 1º Campeonato Feminino de Natação, realizado no Rio de Janeiro registrou-se a participação de Hilda Dias, que mais tarde viria a se tornar 1ª dama do então Estado do Rio de Janeiro, cuja capital era Niterói (PARRA, s.d.; LENK, 1982).

1936

. Álvaro Tatto sagrou-se campeão brasileiro de natação e participou dos Jogos Olímpicos, em Berlim (1936), na prova de 100 metros, nadando crawl, na primeira série eliminatória, obtendo a 30ª colocação entre os 45 concorrentes (CARDOSO, 2000), participando depois na preparação de campeões como treinador.

A primeira piscina da cidade de Niterói era particular, na residência dos Seabra, na Estrada Fróes, que algumas vezes permitiam que as crianças nela nadassem. Entretanto, somente no início dos anos 1940 é que foi construída a primeira piscina pública de Niterói, a do Caio Martins.

1938

. Neste ano houve a separação da Natação, do Remo, sendo fundadas as Liga de Natação do Rio de Janeiro e a Liga de Remo do Rio de Janeiro.

1939

. Realizou-se, organizado pela CBD, o 1º Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil, “já debaixo

de orientação médica e técnica criteriosa” (LENK, 195 – p. 32).

1940

. Foi inaugurada a 1ª Piscina pública de Niterói, a do Caio Martins.

1941

. Foi criado o Conselho Nacional de Desportos (CND) (Decreto-Lei nº. 3 199/41).

1945

. Filiado a já então Federação Metropolitana de Natação, sediada no Rio de Janeiro, o Club de Regatas Icaraí patrocinou o I Concurso Oficial da Temporada, em 1 º de julho de 1945, na piscina do Caio Martins, como parte dos festejos de seu cinqüentenário. Na natação infanto-juvenil o Clube de Regatas Icaraí destacou-se, chegando a conquistar sete campeonatos disputados com todos os clubes filiados à então Federação Aquática do Rio de Janeiro (FARJ). Seus nadadores usavam sunga e camiseta, tipo regata, e uma touca (carapuça) preta e branca. Neste período, vários técnicos famosos passaram pelo Clube de Regatas Icaraí – Gastão Gouveia, Cavalcanti, Tobias de Melo Machado e Hélio de Oliveira Silva (Paluca). Várias personalidades de Niterói integraram as equipes de natação do Clube de Regatas Icaraí, destacando-se o artista plástico famoso na cidade, Dionysio de Moraes.

1946

. Dos nadadores de valor no cenário olímpico, além de Álvaro Tatto, destaca-se Hélio de Oliveira Silva (Paluca), campeão brasileiro nas temporadas de 1946, 1947 e 1949, campeão sul-americano (1949) e participante dos Jogos Olímpicos, em Londres (1948) e Helsinque (1952) ORGANISING COMMITTEE FOR THE XIV OLYMPIAD (1948); ORGANISING COMMITTEE

(6)

FOR THE GAMES OF THE XV OLYMPIAD. (1952). Na época, muito embora o Clube Regatas Icaraí se rivalizasse com o Fluminense, os jornais do Rio de Janeiro dedicavam apenas algumas linhas aos feitos da natação niteroiense.

1952

. Neste ano foi fundada a Federação Internacional de Natação de Longa Distância (FINLD), como reação o desinteresse da Federação Internacional de Natação Amadora (FINA) pelas provas em águas abertas.

1956

. A partir de 1º de julho, foi editado o novo ‘Código de Natação’ da Federação Metropolitana de Natação (FMN). Por ele seriam “levados em conta os pontos alcançados nas extintas Liga Carioca de Natação, Federação Aquática do Rio de Janeiro e Liga de Natação do Rio de Janeiro” (FMN, 1956. p.15).

1963

. Niterói também teve outros destacados técnicos de Natação, como Rômulo Arantes, técnico do Flamengo Futebol Clube e da Seleção Brasileira de Natação e George Green Matews, que junto com Alfredo Faria Junior e Luiz Lima constituíam a equipe de técnicos do Clube de Regatas Guanabara, liderada por Julio Arthur Duarte Mendes, que se sagrou vitoriosa no Campeonato Carioca de Natação de 63, interrompendo uma série de 23 anos de vitórias ininterruptas do Fluminense Futebol Clube.

1967

. Neste ano foi criada a Associação Brasileira de Técnicos de Natação (ABTN ) tendo como primeiro presidente o professor Roberto de Carvalho Pável.

1969

. A então denominada Associação de Técnicos de Natação (ATENA), hoje Associação Brasileira dos Técnicos de Desportos Aquáticos, para o biênio 1969/70, teve como presidente Roberto Pável e vice-presidente Rômulo Arantes, de Niterói.

1971

. Neste ano deu-se o lançamento da ATENA, “uma publicação especializada na cobertura de assuntos referentes aos esportes aquáticos em geral, e à natação em particular” (De LAMARE, 1971. p. 1). Neste número o Editorial foi escrito por Julio de Lamare, presidente do Conselho de Assessores de Natação da CBD e jornalista incansável incentivador da nossa Natação. A Revista teve como anunciantes a Malharia ARP e a Serralheria São Sebastião, que tinha como consultor técnico o médico e professor Luiz dos Santos que continua atuando em Niterói, como médico dos idosos praticantes de ginástica e dança no IEG (Barreto).

1973

. Iniciou-se uma nova fase na Natação brasileira com a introdução da natação para bebês no Botafogo Futebol e Regatas, por Airton Leite da Silva (SILVA, 1995). Hoje, como se verá adiante, esta é uma modalidade difundida e oferecida em academias e clubes de Niterói.

1975

. Na época, quanto à intervenção do poder público, o maior incentivo à natação foi dado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) que, através de sua Coordenação de Educação Física, montou e manteve uma equipe competitiva, tendo como técnico o professor Helio Silva (Paluca). Além disto, essa Coordenação oferecia um programa de iniciação à natação, a cargo dos

professores Luiz Tadeu Paes de Almeida e Aísa Ramirez de Resende, para jovens universitários, que até então não tinham tido a oportunidade de aprender a nadar (FARIA JUNIOR, 1975).

(FOTO 94: Paulo Murilo Iracema. Aula noturna de natação para na a graduação, na Universidade Federal Fluminense, em 1975.)

(FOTO 95: Paulo Murilo Iracema. Aula de natação na Universidade Federal Fluminense (UFF)

(7)

ministrada pelos professores Luiz Tadeu Paes de Almeida e Aíza Ramires de Resende, em 1975.)

1980

. Neste ano, o Comitê Olímpico Internacional (COI) mudou os ‘critérios do amadorismo’ possibilitando que a FINA incorporasse a Federação Internacional de Natação de Longa Distância.

1989

. “Terá início neste final de semana na piscina do Conto do Rio, o Meeting Mesbla de Natação [...] As atrações femininas do evento serão Patrícia Amorim e Raquel Finizola [...] Raquel Finizola conhece bem o local da competição. Afinal, foi no Canto do Rio que ele começou e já se consagrava aos 9 anos na categoria petiz. Se destacando no cenário nacional, Raquel, então no infantil, foi para o Flamengo e passou a trabalhar com o técnico da seleção brasileira, Daltely Guimarães. [...] Raquel, que nasceu e mora na vizinhança ao Canto do Rio, acha que vai se dar bem no 50m da categoria onde bateu o recorde brasileiro. Ela possui, também, o recorde nos 4 X 100m do Campeonato Sul-Americano e conquistou, por três vezes, o Mérito Aquático João Havelange. [...]” (O FLUMINENSE, 1989).

Tristeza de uns, alegria de outros, “Raquel Finizola, 17 anos, companheira de Patrícia no Flamengo, mas que treina diariamente na piscina do Canto do Rio (ela mora numa casa a 50m do clube), estava eufórica com o 20 lugar alcançado nos 100m livre”. [...]. (MENEZES, 1989).

1990

. A equipe de Natação Masters do Clube de Regatas Icaraí sagrou-se campeã carioca e

brasileira por diversas vezes, além de ser composta por alguns nadadores masters que se tornaram recordistas mundiais, como Gastão Mariz Figueiredo, já falecido.

2000

. Neste ano, a então Secretaria de Estado de Ação Social, Esporte e Lazer lançou o Programa de Iniciação Desportiva (PID) que incluía aulas de natação, na piscina do complexo do Caio Martins. Os interessados deviam apresentar declaração de matrícula em escola e atestado médico (BASTOS, 2000) .

Em 28 de julho foi realizado o 1º Festival de Inverno de Natação, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, reunindo “os 260 alunos de natação do CID – Centro de Iniciação Desportiva” (TODOSPORTS Julho, 2000).

2003

. Realizou-se em 21 de dezembro “um festival de Natação na piscina da Prefeitura de Niterói, na praça do Barreto”. (O FLUMINENSE, 2003. p, 14). O evento é o encerramento das atividades de Centro de Iniciação Desportiva (CID) Estiveram presentes cerca de 300 atletas (alunos de 6 a 18 anos).

“[...] o niteroiense Gabriel Mangabeira, de 23 anos, não esquece a piscina onde deu suas primeiras braçadas, começando uma trajetória que o levaria a ser um atleta olímpico. Finalista nos Jogos de Atenas, no 100m borboleta, ele começou a nadar no Canto do Rio.” [....] (TEIXEIRA, 2003, p. 26).

Os interessados nas questões relacionadas com a Natação Másters, o Instituto

de Educação Gerontológica IMMA (IEG) realizou o I Seminário Niteroiense sobre Natação e Pólo Aquático Másters. Nele foram conferencistas: Maria Lenk, Roberto de Carvalho Pável, Alfredo Faria Junior (Natação) e Silvio Telles e Waldir Mendes Ramos (Pólo Aquático). (BEBIANO, 2003, p.15).

Em 29 de março de 2003, foi realizado no clube Canto do Rio a 1ª etapa do circuito estadual de Natação Máster, “com a participação de 80 atletas, com idade entre 25-93 anos, da equipe Icaraí/Inttegra” (O FLUMINENSE, 28 Mar. 2003, p. 14).

Eventos e competições: Vinte crianças do Centro de Iniciação Desportiva do Barreto competirão hoje pela 1ª vez, o Torneio Amizade de Natação reunirá Clubes e Academias no Clube do Canto do Rio com início às 8 horas (PORTO, AGUIAR, 2003, p.4).

No campo da formação continuada, os professores de Educação Física, interessados em se especializar em Natação e Hidroginástica, encontram em Niterói curso de especialização (pós-graduação lato sensu) na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO).

2004.

“O Clube de Regatas Icaraí participa [...] do Festival Sudeste de Natação mirim e petiz. [...] Maior promessa de para trazer bons resultados para o Regatas é o nadador André Mello, de doze anos. O jovem vem se destacando há 3 anos nas competições organizadas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, a CBDA.” (O ESPORTE..., 2004. p.13).

(8)

2005.

“Uma das poucas escolas do município a contar com uma piscina em suas dependências, o Centro Educacional de Niterói (CEN) busca incluir cada vez mais o esporte na vida de seus alunos. As atividades aquáticas são uma prova de que o colégio está disposto a investir no bem-estar da criançada, sempre alinhado educação e atividade física. O Cetro Aquático do colégio, conta com uma piscina de 25 metros e outra menor – exclusiva para bebês [...].” (BRUNO, 2005b, p. 13).

2007.

“A natação brasileira, responsável por conquistar 29 medalhas nos Jogos Pan-americanos Rio-2007, não atingiu seu nível de excelência por acaso. Para tal feito foram necessários muitos anos de esforço, dedicação e força de vontade. O Troféu Hélio de Oliveira e Silva, quinta etapa do Circuito Oceânica será disputa no Clube Cato do Rio, no Centro de Niterói, no dia 11 de agosto, às 8h, e não deixa de ser um dos prolongamentos deste trabalho bem sucedido no esporte brasileiro. Uma das atletas que vais participar do torneio, Drielle Santos, 17 anos, foi vice-campeã sul-americana e desponta como promessa nas águas. Para o técnico do Canto do Rio, Eugênio Lins, que trabalha com nadadores desde 1981, é preciso incentivo para esses atletas”. [...]. (BOSCHI, 2007, p. 13).

“O Brasil conquistou, neste sábado, sua primeira medalha de ouro na etapa da África do Sul da Copa do Mundo de Natação. O responsável foi o niteroiense Gabriel Mangabeira, que subiu ao lugar mais alto do pódio na final dos 100m borboleta.” [...] (NADADOR..., 2007, p.15).

SITUAÇÃO ATUAL

2009

CANTO DO RIO

“Com 13 anos e 1,74 de altura, Leonardo Vairo é o atual campeão estadual de 2000m de costas e nos 200m borboleta, além de vice-campeão nos 200m e 400m medley, na categoria infantil..Já Derick Guimarães, 14 anos, que já está uma categoria acima de Leonardo, tem 1,80m e é o atual campeão estadual de 50m borboleta e comentam que esperam um dia chegar ao topo”. [...] Técnico dos garotos há mais de cinco anos, Eugênio Lins declarou: claro que “esses dois meninos (Leonardo e Derick) têm capacidade para se tornarem atletas de alto nível, pois se dedicam muito, e são bons em vária modalidades. São completos.” (PAGOTTO, 2009a. p. 10).

CLUBE DE REGATAS ICARAÍ

Hiran Ibsen, nadador de 75 anos, “disputou a Copa Brasil Máster de Natação em Ribeirão Preto, São Paulo, e nas três categorias em que entrou na água, ganhou medalhas: ouro nos 200 metros nado livre, sua especialidades, prata nos 50 metros e bronze no revezamento 4 X 50 metros”. [...] “No próximo mês haverá uma disputa do Campeonato Brasileiro, em Natal, e todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação são pagas pelo próprio nadador”. [...] “Hiran não ganha nenhum patrocínio e até o

próprio clube, onde faz seus treinamento diários sozinho, paga mensalidade e faz questão de levar o nome do município, subindo no pódio com a bandeira de Niterói”. (PAGOTTO, 2009b. p.10).

Poder Público. No caso da Natação, o poder

público é complementar, através dos esforços da Secretaria Municipal de Esportes, da Prefeitura de Niterói, que oferece, gratuitamente aulas de natação, duas vezes por semana, nos horários da manhã e da tarde, no quadro do Projeto do Centro de Iniciação Desportiva (Projeto CID). As atividades têm lugar no Centro Esportivo Comunitário do Parque Palmir Silva (ex Monteiro Lobato), no Barreto. O poder público, através da Secretaria de Estado de Ação Social, Esporte e Lazer, continuou com o Programa de Iniciação Desportiva (PID) que incluía aulas de natação, na piscina do complexo do Caio Martins.

REFERÊNCIAS

BASTOS, Luciana. Esporte de graça para todos. Extra, Rio de Janeiro, 06 fev. 2000. A Semana, p. 2. BEBIANO, Marcelo. Seminário. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, 6-12 mai. 2003. Caderno Educação, p.15. BOSCHI, Pedro. Canto do Rio receberá torneio. O Fluminense, Niterói, 29/30 jun. 2007. Esportes, p. 13. BRUNO, Cadu. A piscina como forma de incluir o esporte na vida da criançada. O Fluminense, Niterói, 05/06 jun. 2005a. Esportes, p. 13.

___________ . A piscina como forma de incluir o esporte na vida da criançada. O Fluminense, Niterói, 5-6 jul. 2995b. Esportes, p. 13.

(9)

BRUNO, Carlos Eduardo. Campeã também fora da água. O Fluminense, Niterói, 12/13 dez. 2004. Esportes, p. 13.

CARDOSO, M. Os arquivos das olimpíadas. São Paulo: Panda Books, 2000.

CORREIO DA MANHÃ, Rio de Janeiro, 03 abr. 1921. CORREIO DA MANHÃ, Rio de Janeiro, 12 set. 1922, Ano XXI, n. 8591, p.5

DE LAMARE, Julio. Editorial. ATENA – Associação dos Técnicos de Natação, ano 1, n.1, p. 1, 1971.

DEVIDE, Fabiano Pries. História das mulheres na natação brasileira no século XX: das adequações às resistências sociais (tese de doutorado). Rio de Janeiro: UGF, 2003.

FARIA JUNIOR, Alfredo. NEF - Relatório - 1975. Niterói: UFF/NEF, 1975.

FLUNINENSE FOOTBALL CLUB. Relatório dos trabalhos sociaes concernentes ao anno de 1928. Rio de Janeiro: Pap. e Typ. Gomes Brandão & Marcondes, 1929.

FLUMINENSE FOOTBALL CLUB. Relatorio dos trabalhos sociaes concernentes ao anno de 1931. Rio de Janeiro: Typ. Do Jornal do Commercio Rodrigues & C., 1932.

FLUMINENSE FOOTBALL CLUB. Relatorio dos trabalhos sociaes concernentes ao anno de 1933. Rio de Janeiro: Typ. Do Jornal do Commercio Rodrigues & C., 1934.

FEDERAÇÃO Brasileira das Sociedades de Remo. (FBSR). Programma Official dos Concursos Aquaticos

promovidos pelo Club de Natação e Regatas a realizarem-se em 3 de abril de 1921 na enseada de Botafogo. Rio de Janeiro: FBSR, 1921.

GUIA DA REGIÂO OCÂNICA E PENDOTIBA, Niterói, Abril/Maio/Junho/

Julho 2007a.

GUIA DA REGIÂO OCÂNICA E PENDOTIBA,Niterói, Agosto/Setembro/ Outubro,/Novembro, 2007b.

JOGOS Olímpicos de Antuérpia. Brasil estréia acertando o alvo.Diário de Cuiabá, Cuiabá. n. 8, p.215, 2000.

LEITÃO, Thais. Disputa debaixo d’ água. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 04 nov. 2003. Esportes, p. C 5. LENK, Maria. Natação. São Paulo: Melhoramentos, 195

-MEETING de natação reúne estrela no Canto do Rio. O Fluminense, Niterói, 15 set. 1989. Esportes, p. 13 MELLO, Sergio. Projetos para formar atletas. O Fluminense, Niterói, 11/11 jan. 2004. Esportes, p. 4. MENDONÇA, A. de. Historia do sport nautico no Brazil: ligeiro esboço. Rio de Janeiro: FBSR, 1909.

MENEZES, Geraldo Bezerra de. Placar impede Romero de melhorar seu Record. O Dia, Rio de Janeiro, 18 ser. 1989,

NATAÇÃO. O Fluminense, Niterói, 21/22 dez. 2003. Esportes, 14.

NADADOR brasileiro leva ouro na Copa do Mundo. O Fluminense, Niterói, 21-22 out. 2007. Esportes, p.15.

O ESPORTE em Niterói. O Fluminense, Niterói, 26-27 set. 2004. Esportes, p.13

O IMPARCIAL, Rio de Janeiro, 24 abr. 1921, ano IX, n. 1227, p. 9-10.

O IMPARCIAL, Rio de Janeiro, 12 fev. 1927, ano X, n. 1506, p. 9.

O PAIZ, Rio de Janeiro.

ORGANISING COMMITTEE FOR THE XIV OLYMPIAD. The official report of the organising committee for the XIV Olympiad. London: s. ed., 1948. p. 460-464.

ORGANISING COMMITTEE FOR THE GAMES OF THE XV OLYMPIAD. The official report of the organising committee for the XV Olympiad. Helsinki: s. ed., 1952. p. 585-593.

PAGOTTO, Giovani. Nas braçadas de Cielo. O Fluminense, Niterói. 9/10 ago. 2009a. Esportes, p. 10. ____________ . Reviravolta dentro das piscinas. O Fluminense, Niterói. 04/05 out. 2009b. Esportes, p. 10. PARRA, L. C. El libro de oro de la natación

sudamericana 1929-1979. Equador: Federation

Ecuatoriana de Natación, s. d.

PORTO, Simone, AGUIAR, Valéria. Por aí. 26 nov. 2003. Cidades/ Informe, p. 4.

SILVA, Airton Leite. Natação para bebês. Rio de Janeiro: Aquababy, 1995.

TEIXEIRA, Rafael. Dedicação em busca de uma boa performance. O Globo, Rio de Janeiro, 18 dez. 2005. Niterói, p. 26.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

Dois termos têm sido utilizados para descrever a vegetação arbórea de áreas urbanas, arborização urbana e florestas urbanas, o primeiro, segundo MILANO (1992), é o

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the