• Nenhum resultado encontrado

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Presidência da República Casa Civil

Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas

Coordenação – Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca

(2)

VISITA A MINAS GERAIS

Palácio da Liberdade

Belo Horizonte, MG

3 de abril

Minas Gerais, terra de heróis e mártires, cheia de exemplos cívicos, que, através do Presidente Tancredo Ne-ves, criou um novo período na história política do Brasil, denominado a Nova República.

25 de março — O Ministro Dilson Funaro prevê as conseqüên-cias políticas do Plano Cruzado em um ou dois anos: «A classe média será o grande sustentáculo da economia e da política. Ela vai gerar uma grande base para a democracia».

3 de abril — O Presidente José Sarney visita Belo Horizonte, on-de é recebido pelo governador Hélio Garcia. De ônibus, com sua comitiva, inaugura o novo setor de lingotamento da Mannes-mann, o Instituto Mineiro de Oncologia, e segue depois para o Palácio da Liberdade, onde se encontra com lideranças políticas.

IN ao quis que a minha visita a Minas Gerais se esgo-tasse sem que viesse aqui ao Palácio da Liberdade para de-monstrar minha fidelidade às tradições mineiras e para prestar minha homenagem ao Governador do Estado, Hé-lio Garcia.

Creio não desmerecer Minas Gerais ao afirmar que na-da marcará mais sua presença no Brasil contemporâneo do

(3)

que a genial intuição com que o Presidente Tancredo Ne-ves construiu o novo tempo na história política do País, convocando-nos a todos para instaurarmos o que ele mes-mo chames-mou de Nova República. Marco de uma nova era, foi sob a inspiração do impulso de mudanças que,a Nação se mobilizou para a mais pacífica e a mais profunda de to-das as suas transformações. E foi daqui, deste Palácio da Liberdade, que ele começou a marcha irrefreável dessa con-quista em que Minas Gerais tem irrenunciáveis responsabi-lidades.

Este Estado, senhor Governador, tem heróis e márti-res. Mas tem, sobretudo, exemplos cívicos para o Brasil. O Presidente Tancredo Neves está entre esses exemplos que Minas nos legou, também porque ele é a síntese dos esta-distas que o antecederam.

Se o evoco no momento de sua glória, não o esqueço no instante dos seus sonhos, que são os meus anseios, e dos seus desejos, que são as minhas aspirações. A sabedo-ria de suas lições e a sua prudência traduzem o ensinamen-to inesquecível de outro paladino que foi Bernardo Pereira de Vasconcelos, que, mais que a glória, preferiu <fmandar sem despotismo e obedecer sem servilismo».

Mais que o destino de sua vocação, mais que as virtu-des de sua gente, mais que a perenidade de suas tradições, Minas tem razões profundas por que se orgulhar da impor-tância de sua participação nos momentos decisivos:da His-tória Nacional. Aqui se fez, com o concurso de tantos ou-tros brasileiros, a política de conciliação que deu quase cin-qüenta anos de paz ao Brasil, sob a liderança do marquês de Paraná. Aqui a política se fez nacionalista com Artur Bernardes, hábil e honrada com Antônio Carlos, reta com Milton Campos, tolerante e realizadora com Juscelíno Ku-bitschek, e criativa e ética com Tancredo Neves quei, com a obstinação dos predestinados e com a segurança dqs obsti-nados, afirmou e garantiu a dignidade democrática para es-ta Pátria.

Os mineiros nunca faltaram ao Brasil, servindok) com a coragem dos seus heróis e o desprendimento do èeu po-vo. E servindo-o, por um lado com a aspiração da

(4)

liberda-de, por outro com o «senso grave da ordem» de que nos falava João Pinheiro.

Minas, guardiã de tantas tradições, hoje se moderniza e se fortalece no desempenho do seu papel na Federação. É esta, talvez, a sua singularidade mais admirável: a capaci-dade de se transformar sem renunciar aos seus valores his-tóricos mais profundos, valores de suas tradições, valores perenes de sua identidade cultural. Exatamente aquilo que inspirou Cecília Meireles, na invocação do seu amor a Mi-nas:

Passei por essas plácidas colinas e vi das nuvens, silencioso, o gado pascer nas solidões esmeraldinas. Largos rios de corpo sossegado dormiam sobre a tarde, imensamente, — e eram sonhos sem fim, de cada lado.

O mesmo exemplo cívico dos heróis, dos mártires e do povo anônimo de Minas é que vi nas faces de todos aque-les homens e mulheres que de repente se sentiram donos do seu destino: o Presidente identificado no seu povo e o po-vo identificado no seu Presidente. Todos se uniram e se fortaleceram: líderes políticos, empresários, sacerdotes, la-vradores, trabalhadores, estudantes... O povo decidiu dar um basta à ciranda do dinheiro, à especulação, à alta in-controlável dos preços, à correção que beneficiava mais o capital que o salário. Inflação, nunca mais.

Essa súbita retomada da cidadania, no entanto, foi na verdade a retomada do anseio de liberdade e de justiça so-cial que permeiam a história do povo brasileiro, do povo de Minas Gerais. Minas e o Brasil não faltarão ao seu des-tino.

Outras mudanças virão, sociais, porque apenas prepa-ramos o terreno. Agora é o momento de construir. Bases sólidas foram lançadas. O Brasil de hoje é uma esperança que brilha no olhar de cada cidadão brasileiro.

Estamos apenas no começo do nosso caminho. Vamos continuar. Não esmorecer. Não vacilar. Nunca recuar.

Tenho contado, neste ano de desafios, caminhos incer-tos e dias de graça, com a colaboração, a compreensão e a

(5)

amizade do grande e eminente governador de Minas, Hélio Garcia, que sofreu comigo, juntos, as mesmas amarguras da tragédia que arrancou um pedaço deste Estado, incrus-tado no coração de um homem que repousa na eternidade de São João del-Rei.

Tenho, para fazer as reformas, o apoio do povo brasi-leiro, porque sei que ele protege, inspira, incentiva j minhas decisões. E nesse apoio estão o amor da liberdade e a cons-ciência de cidadania que nunca morrerão no coração dos brasileiros e de Minas Gerais. Serei com Minas e em Mi-nas, e em mim. Minas jamais recairá ou decairá.

Referências

Documentos relacionados

Nos capítulos contidos nesta coletânea verificamos questionamentos sobre como a estratificação social pode ser pensada como um fator determinante para a definição

Comportament os alinhados Valores disseminado s Avaliação de Desempenho Avaliação de Desempenho Reflexão sobre valores Reflexão sobre valores Alinhamento de equipes aos

Por conseguinte, Gaiato (2019) alerta para que o cuidado com o excesso de estímulos secundários seja considerado. Para tanto, ao propor o jogo, os distratores devem ser

Os relés de supervisão da linha 3UG4 fazem a monitoração de corrente, fator de potência e corrente ativa que são ideais para monitorar cargas de motores e

Frente à existência de poucas informações relacionadas a estes mecanismos na literatura médico-veterinária e a grande demanda de exames de tomografia computadorizada

§ 3º - A eventual presença de torcedores e pessoas não autorizadas no estádio representará infração grave, devendo o Delegado comunicar o fato ao Árbitro,

As práticas de trabalho seguras incluem a eliminação de potenciais fontes de ignição próximas das poeiras de carbon black, uma boa limpeza para evitar

semana (data previamente combinada e comunicada via mural do VA) sendo que para isso o grupo deverá agendar sua permanência ou vinda à escola com a Coordenadora Pedagógica,. com