• Nenhum resultado encontrado

MAssALA. Plano Nacional Moçambicano de Rastreio e Tratamento de Crianças Com Papilomatose Laríngea ASSOCIAÇÃO DE MÉDICOS NO ABRAÇO A MOÇAMBIQUE, ONGD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MAssALA. Plano Nacional Moçambicano de Rastreio e Tratamento de Crianças Com Papilomatose Laríngea ASSOCIAÇÃO DE MÉDICOS NO ABRAÇO A MOÇAMBIQUE, ONGD"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

MAssALA

ASSOCIAÇÃO DE MÉDICOS NO ABRAÇO A MOÇAMBIQUE, ONGD Missão Piloto do Projeto:

Plano Nacional Moçambicano de Rastreio e

Tratamento de Crianças Com Papilomatose

Laríngea

11 a 16 de junho de 2018

(2)

Preparação da missão em Maputo

Decorreu no período entre os dias 11 e 16 de junho, no Centro de Referência para Diagnóstico e Tratamento da Papilomatose Laríngea, edificado no Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Central de Maputo – HCM – no âmbito do desenvolvimento do projeto. Contou com a presença de Equipa Portuguesa, constituída pela Dra. Clara Ramalhão (Coordenadora do Projeto), Dr. Hugo Amorim (Cirurgião Otorrinolaringologista) e pelo Dr. Paulo Amorim (Anestesiologista).

(3)

Objetivos da Missão:

n Reconhecimento de condições humanas e técnicas para criação de uma plataforma global de funcionamento otimizada, de forma a permitir o arranque definitivo do Projeto.

n Diagnóstico e Tratamento de um grupo de crianças selecionadas com esta patologia, com introdução da técnica cirúrgica por Laser CO2, sendo esta técnica pioneira em todo o território Moçambicano e na maioria dos países Africanos subsarianos.

n Avançar com o Programa Nacional de Rastreio, de forma a conseguirmos identificar o maior número de crianças com Papilomatose Laríngea, a iniciar na província de Maputo, e posterior extensão às outras províncias de Moçambique, designadamente Beira e Nampula.

n Inauguração oficial do Centro de Referência para Diagnóstico e Tratamento da Papilomatose Laríngea. n Incrementar parcerias de apoio e financiamento indispensáveis para a continuação da Missão!

Organização moçambicana no rastreio das crianças com papilomatose

(4)

Contacto com o Bloco Operatório, sistema de anestesia e material cirúrgico

(5)

Seleção das crianças com Papilomatose Laríngea

(6)

(7)

Observação pré-operatória das crianças com realização de fibroscopia laríngea

Realização da cirurgia no Bloco Operatório com anestesia geral

(8)

Sua Excia. Vice-Ministro da Saúde da República de Moçambique, Prof. Doutor João Leopoldo da Costa

(9)

Contacto e conforto das mães e das crianças doentes

(10)

(11)

(12)

Visita à enfermaria

(13)

Expressão de reconhecimento do impacto social e humano deste projeto por parte do governo de Moçambique - MINISTÉRIO DA SAÚDE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE - MISAU,

DIREÇÃO DO HOSPITAL CENTRAL DE MAPUTO - HCM, Dr. Mousinho Saíde E DIREÇÃO DO SERVIÇO DE OTORRINOLARINGOLOGIA DO HCM, Dr. Pedro Machava.

Organização, divulgação/mediatização e apoio absoluto ao projeto e em particular a esta Missão Piloto,

que constituiu o arranque do mesmo, com a introdução pioneira da técnica cirúrgica por laser no terreno, culminando com a inauguração do CENTRO DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS PAPILOMATOSES LARÍNGEAS, montado no Serviço de Otorrinolaringologia do HCM, durante o processo de desenvolvimento do projeto, contando com a presença de elementos do estado Moçambicano, sua Excia. o Vice Ministro da Saúde, Prof. Doutor João Leopoldo da Costa e do estado Português , Exma. Embaixadora de Portugal , Dra. Amélia Paiva.

(14)

Momentos de convívio

(15)

Inauguração oficial do Centro de Diagnóstico e Tratamento das Papilomatoses

Laríngeas

(16)

(17)

Esta Missão Piloto cumpriu todas as metas propostas com grande sucesso, o que originou uma grande satisfação de todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente. A MAssALA sente-se gratificada com a realização da 1ª missão deste Projeto que abraça, mas agora com uma responsabilidade acrescida perante a necessidade absoluta de dar continuidade às missões subsequentes e programadas até à conclusão do Plano Nacional Moçambicano de rastreio e Tratamento

de Crianças com Papilomatose Laríngea.

(18)

Equipa portuguesa e moçambicana

com a primeira missão cumprida e muita satisfação

(19)

a aa

O maior compromisso da

MAssALA é com as

crianças moçambicanas

que sofrem de

papilomatose laríngea e

que necessitam do nosso

apoio para viver com mais

luz, com maior dignidade!

(20)

A MAssaLA

Administração

n Dr.ª Clara Delfina Bordalo Maia Ramalhão, médica neurorradiologista, Hospital Pedro Hispano, associada fundadora - Presidente da Administração e Coordenadora do Projeto.

n Dr. Carlos Manuel Ferreira de Carvalho, médico otorrinolaringologista, CHEDV, associado fundador - Vice-Presidente da Administração.

n Dr. Carlos Manuel Torrão Pinheiro, médico otorrinolaringologista, CHEDV, associado fundador - Vice-Presidente da Administração.

n Dr. Hugo Narcy Amaral Amorim Costa, médico otorrinolaringologista, CHEDV, associado fundador - Tesoureiro da Administração.

n Dr.ª Alexandra Patrícia da Costa Correia, médica otorrinolaringologista, CHEDV, associada fundadora - Secretária da Administração.

Assembleia Geral

n Dr. Paulo Jorge Marques Machado da Costa Carvalho, advogado e associado fundador, nomeado - Presidente da Assembleia Geral.

n Dr. Tiago Silva Pinto Teixeira, médico e associado fundador - Vice-Presidente da Assembleia Geral. n Dr. Paulo Pires de Figueiredo, médico anestesiologista, CHEDV - Secretário da Assembleia Geral.

Conselho Fiscal

n Prof. Mário Forjaz Seca, físico médico e associado fundador - Presidente do Conselho Fiscal. n Dr. Manuel Augusto Pires Fernandes, revisor oficial de contas e associado fundador - Vogal do Conselho Fiscal.

Chairman

n Professor Doutor António Rebelo de Sousa. O apelo para este Projeto partiu de:

Exma. Sra. Prof. Doutora Vitória Branco Neves, distinta médica otorrinolaringologista Moçambicana do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Central de Maputo.

Referências

Documentos relacionados

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

 No século 7, nas regiões desérticas da Arábia, um mercador chamado Muhammad, conhecido no Brasil pelo nome de Maomé, começou a pregar uma nova religião monoteísta.. 

Rhizopus-associated soft ti ssue infecti on in an immunocompetent air-conditi oning technician aft er a road traffi c accident: a case report and review of the literature.

submetidos a procedimentos obstétricos na clínica cirúrgica de cães e gatos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, no período de 11 de maio a 11 de novembro de

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Os Autores dispõem de 20 dias para submeter a nova versão revista do manuscrito, contemplando as modifica- ções recomendadas pelos peritos e pelo Conselho Editorial. Quando

O Departamento de Ar Isento de Óleo responde pela comercialização na Nigéria de compressores e equipamentos de ar comprimido, utilizados pela Indústria Pesada, nomeadamente