• Nenhum resultado encontrado

O MITO JESUS. A data de 25 de dezembro é uma das datas mais esperadas do ano. Talvez seja a mais esperada do ano. "Afinal, é Natal!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O MITO JESUS. A data de 25 de dezembro é uma das datas mais esperadas do ano. Talvez seja a mais esperada do ano. "Afinal, é Natal!"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O MITO JESUS

A data de 25 de dezembro é uma das datas mais esperadas do ano. Talvez seja a mais esperada do ano. "Afinal, é Natal!"

Os sinos tocam, as luzes se acendem e os fiéis entoam canções alegres ao menino Jesus! Sua mãe é relembrada, pelos crentes em suas igrejas, como a mais nobre das mulheres! As pessoas se emocionam, ficam mais sensíveis, mais tolerantes, mais amorosas!

A religião cristã atualmente está mais enraizada no cotidiano da humanidade do que todos imaginam.

Mas como ficam as outras religiões? E os ateus?

No Brasil, quem não é cristão acaba se sentindo um ser de outro planeta, pois até o linguajar do brasileiro é recheado de expressões religiosas, como "Graças a Deus", "Vai com Deus!", "Fica com Deus!", "Que bênção!", "Fica na paz! (de Cristo)", "Minha Nossa!"(mãe Maria), e por aí vai.

Será que vale a pena abandonar este modo de vida, repleto de tradições culturais e se afastar do convívio com os irmãos da igreja? Será que vale a pena causar estranheza às pessoas por ser diferente de todos, para olhar para Yahuwah?

Quando a gente enxerga Yahuwah, na sua grandeza e simplicidade, na sua profundidade e complexidade, não conseguimos nem toleramos viver em concordância com este mundo. O mundo está em Cristo e os homens entregaram suas vidas a ele. Por isso não conseguem ver Yahuwah.

Ocorre que Cristo é um personagem de um enredo narrado nas "Sagradas Escrituras", com uma história de vida plagiada de deuses da Antiguidade como Hórus, Mitra, Krishna, etc.

(2)

Hoje falaremos sobre a lenda de Hórus/Osíris. Conta-se que há 22.000 anos atrás, viveram Hórus, Osíris e sua mãe Isis. Osíris e Hórus, pai e filho, eram UM.

Segundo Bárbara Walker, em sua obra, The Woman's Dictionary of Symbols and Sacred Objects (1988), Castle Books:

"De todos os deuses salvadores, adorados no início da era Cristã, Osíris pode ter sido o que mais contribuiu para a formação do personagem Cristo. Já nos primórdios, Osíris era o mais importante dos deuses e absorvia a adoração dada aos outros deuses para si. Ele tinha mais de 200 nomes divinos. Ele era chamado Senhor dos Senhores, Rei dos Reis, Deus dos deuses. Ele era a Ressurreição e a Vida, o Bom Pastor, Eternidade e Perpetuidade, o Deus que fez homens e mulheres nascerem de novo. Do início ao fim, Osíris foi para os egípcios o deus-homem que sofreu, morreu e ressuscitou e reinou eternamente no céu. Os egípcios acreditavam que receberiam a vida eterna tal como foi com Osíris. A vinda de Osíris foi anunciada por Três Reis Magos: as três estrelas Mintaka, Anilam e Alnitak no cinturão de Orion, que aponta diretamente para a estrela de Osíris no Oriente, Sirius, significando o seu nascimento."

Gerald Massey, em seu livro Egyptian Book of the Dead and the Mysteries of Amenta afirma:

"Em um dos muitos títulos de Osíris em todas as suas formas e lugares, ele era chamado de "Osíris no Ostensório" (ver a figura lado direito)... Isto revela que o Karast Egípcio (KRST) é o Cristo original e que os mistérios egípcios foram perpetuados pelos gnósticos e cristianizados em Roma.

Osíris também era o deus da vinha e um grande Mestre viajante que civilizou o mundo. Ele era o juiz e governante dos mortos. Na sua paixão, Osíris foi traído e morto por Set. Como na Bíblia, Osíris ressuscitou e serviu de esperança para todos os que acreditaram nele em obter a vida eterna.

(3)

Hórus, filho e encarnação de Osíris tem as seguintes coisas em comum com Jesus:

• Hórus nasceu da virgem Isis em 25 de dezembro numa caverna / manjedoura,

com seu nascimento anunciado por uma estrela do Oriente e acompanhada por três reis magos.

• Seu pai terreno chamava-se Seb (José). • Tinha linhagem real.

• Aos 12 anos ensinava no Templo e aos 30 foi batizado, mas desapareceu aos 18. • Hórus foi batizado no rio Eridanus ou Iarutana (Jordão) por Anup, o batizador (João, o

batista), que foi decapitado. • Ele tinha 12 discípulos.

• Ele fazia milagres, exorcizava demônios e ressuscitou El Azarus (Lázaro) dos mortos. • Hórus caminhou sobre as águas.

• Foi chamado de a criança santa. • Ele deixou um "Sermão do Monte". • Hórus foi transfigurado no Monte.

• Foi crucificado entre dois ladrões, permaneceu sepultado por três dias e ressuscitou. • Ele disse:"Eu sou o Caminho, a Verdade, a Luz", "Messias", "o Filho Ungido do Pai", "o

Filho do Homem", "o Bom Pastor", "o Cordeiro de Deus", "a Palavra que se tornou carne", " " a Palavra da Verdade", etc.

• Ele era "o Pescador" e era associado com o peixe, cordeiro e leão. • Ele veio para cumprir a Lei.

• Hórus era chamado " o KRST" (note a semelhança com o som da palavra Cristo) ou "Ungido".

(4)

Além disso, há 3.500 anos, foram feitas imagens da anunciação, da concepção imaculada, nascimento e adoração de Hórus , nas paredes do Templo de Luxor, com Thoth anunciando à Virgem Isis que ela conceberia Hórus com Kneph, o "Espírito Santo", engravidando a virgem e que a criança seria visitada por três reis magos trazendo presentes.

Para que tenhamos também uma ideia de como a construção de templos católicos foi influenciada por elementos egípcios, observemos esta foto da Catedral de Aachen, na Alemanha, com o o olho de Hórus dentro do triângulo (pirâmide).

A Catedral de Aachen foi construída a mando de Carlos Magno por volta do ano de 790 (tendo sido aqui sepultado em 814). É a mais antiga catedral do norte da Europa. Foi também até o século 16, o local de coroamento dos imperadores do Sacro Império Romano.

(5)

Depois de vermos e entendermos os símbolos egípcios, entendemos porque foram absorvidos pelo Catolicismo. O olho de Hórus é a junção de dois símbolos astronômicos: o sol e a lua.

Hórus-Olho- Filho

Osíris-Sol-Pai

Isis-Lua-Mãe

A partir daí podemos vislumbrar três importantes elementos que dão origem à trindade egípcia e que com o tempo e a imposição do Império Romano, se tornaram a trindade católica.

A pirâmide nada mais é do que a representação gráfica da trindade.

Obs.: Alguns trechos deste texto foram

traduzidos do livro The Christ Conspiracy.

15 de março de 2012 Glaucia França

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apart from the two nuclear energy companies that were strongly hit by the earthquake effects (the Tokyo and Tohoku electric power companies), the remaining nine recorded a

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo