• Nenhum resultado encontrado

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmo 119:105

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmo 119:105"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Março 2019 “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”

Salmo 119:105

Parte 2 de 2

3. Mas, antes que ocorra a Guerra do Armagedão e o derramamento das últimas taças da ira do Cordeiro, dar-se-á a primeira ressurreição, a dos justos

Diz-nos a Palavra que O Eterno não reservou os santos para a ira (do Cordeiro): 1.Tessalonicenses 5:9. Esta será derramada somente sobre os ímpios no período do derramamento das últimas taças da ira do Altíssimo. Porém, antes do arrebatamento (a 1ª ressurreição) estaremos sujeitos à ira de Satanás e dos seus agentes perversos, o falso profeta e o anti-Cristo dos últimos dias, que perseguirão e procurarão aniquilar os santos, os que guardam a Lei/Torá e têm o testemunho/fé de Yeshua HaMashiach, conforme a Apocalipse 12:17; 14:12.

1.Coríntios 15:51-54 – “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade [os justos serão iguais aos anjos, cf. a Lucas 20:34-36], então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória”.

(2)

Assim, quando o período da ira do Cordeiro ocorrer no tempo do derramamento das taças da ira do Altíssimo, os santos (a Noiva do Cordeiro) já estarão protegidos nos céus durante um pouco de tempo, ficando assim ao abrigo dos castigos que irão cair sobre os ímpios, conforme a Isaías 34:8 e 63:4, cuja ira do Eterno irá ser derramada no tempo em que os anjos do Altíssimo tocarem as suas trombetas e derramarem as taças cheias da ira do Elohim Todo-Poderoso – Salmo 37:20. Será um tempo em que as trombetas dos anjos irão tocar em rápida sucessão, trazendo castigos e devastação sobre devastação (assolações). O mundo não terá tempo para se recompor de uma devastação e já outra está a cair sobre ele.

Assim, antes de derramar a Sua ira e destruir os ímpios, YHWH chamará os justos que estão no pó-da-terra, ressuscitando-os e dando-lhes corpos gloriosos, celestiais, e transformando os justos que estiverem vivos nesse mesmo momento, dando-lhes corpos como aos dos anjos (Lucas 20:34-36)… E isso acontecerá num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta, a sétima, como vimos acima – Mateus 24:31; João 5:25. Esta é a primeira ressurreição que os justos esperam, crendo no que está escrito: “Bem-aventurados os que fizerem parte da primeira ressurreição” – Apocalipse 20:6.

1.Tessalonicenses 4:14-17 – “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”.

Por isso estaremos protegidos da ira que O Eterno irá derramar sobre as nações: Isaías 26:20-21 – “Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira. Porque eis que YHWH sairá do seu lugar, para castigar os moradores da terra, por causa da sua iniquidade [transgressão da Lei/Torá], e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais os seus mortos”.

Tal como YHWH protegeu oito almas da destruição do dilúvio universal, também a Noiva do Cordeiro será protegida antes que YHWH comece a derramar a Sua ira sobre os ímpios. Sim, os eleitos não estão destinados a sofrer a ira do Cordeiro porque, pelo arrependimento e por suas vidas transformadas conforme à Lei/Torá, as suas vidas foram lavadas pela fé e justificadas pelo sangue do Cordeiro. Estes farão parte da Israel de YHWH, o povo santo/adquirido, a Noiva do Cordeiro. Estes serão chamados pela voz potente do Todo-Poderoso e irão ao encontro dele nos ares, como nos ensina Paulo em 1.Tessalonicenses 4:16-18.

(3)

Assim, segundo o nosso entendimento das profecias dos dias vindouros, podemos representar graficamente estes períodos da seguinte forma (o gráfico não está à escala): 6.000 anos do governo do homem sobre a Terra sob a influência de Satanás e seus agentes. Período final: tempo da tribulação de Satanás. Perseguição e morte de muitos santos. Tempo da ira do Cordeiro: as últimas sete taças da ira. No final destes dias, dar-se-á a Batalha do Armagedão e a destruição da multidão de Gog. Entronização do Rei Eterno em Sião e início do reino milenar de Yeshua. As Bodas do Cordeiro. Restauração de todas as coisas.

Os justos reinarão com Yeshua durante mil anos. Paz/harmonia universais. A Torá governará todas as nações da Terra. Satanás é solto. Última batalha de Gog e sua destruição. Julgamento do grande trono branco. Os ímpios vão para o lago de fogo. A morte é destruída. Entrega do reino ao Pai… Eternidade.

4. No momento da Sua vinda gloriosa, para intervir na Batalha do Armagedão e aniquilar os exércitos da multidão de Gog, YHWH produzirá acontecimentos espantosos como estes:

a) Prenderá o dragão (o diabo) e seus anjos rebeldes durante mil anos – Apocalipse 20:2-3.

b) Prenderá o falso profeta e o anti-Cristo dos últimos dias e lançá-los-á no lago de fogo, onde serão destruídos – Apocalipse 19:20.

c) Será entronizado em Sião/Jerusalém como O Rei de toda a Terra; o trono de David será Seu – Lucas 1:32 e dali governará todos os povos: Jeremias 23:6; Zacarias 14:9.

5. Yeshua, O Rei, iniciará então o Seu governo milenar, destacando-se:

a) Congregará o povo de Israel (Efraim e Judá) dos quatro cantos do mundo (Isaías 11:11-12) no maior êxodo alguma vez registado, e levá-los-á à terra que prometeu aos patriarcas de Israel, a futura pátria de Israel, desde o Rio Eufrates, até ao grande Mar Mediterrâneo e até ao Rio do Egipto, cumprindo o que está profetizado em Ezequiel 37:15-28; Isaías 43:5-6. As duas casas de Jacob/Israel voltarão a ser uma só na Sua Mão para nunca mais se separarem. b) Celebrará as bodas do Cordeiro com os remidos eleitos de todos os povos. Ali

se comerão tutanos gordos e se consumirão vinhos velhos, apurados: Isaías 25:6; Mateus 22:2-10; 26:29; Marcos 14:25; Apocalipse 19:7, 9.

c) Edificará então o grande Templo em Jerusalém, cumprindo as profecias de Ezequiel caps. 44 a 47 e 37:26-28.

d) Restaurará todas as coisas que o homem (e Satanás) destruíram ao longo dos séculos – Actos 3:21.

Arrebatamento/1ª ressurreição

2ª vinda de Yeshua, como Rei Eterno

Satanás e seus anjos rebeldes são presos por mil anos O anti-Cristo e o falso profeta são destruídos no lago de fogo

(4)

f) Haverá então paz duradoura e equidade em todos os Seus domínios, i.e. em toda a Terra: Isaías 2:4, pois não se fará mal nem dano algum no monte da Sua Santidade – Isaías 11:9; cap. 35; 65:25. Não haverá mais guerras.

g) Toda a Terra rejubilará com a presença Daquele que criou todas as coisas. A terra responderá em abundância para todos os povos e animais. Até o hoje chamado Mar Morto ganhará vida e abundância de peixe – Ezequiel 47:7-10; Salmo 46:4; Isaías cap. 35.

h) A natureza feroz dos animais será eliminada, pois até o leão comerá palha como o boi e uma criança de meses não sofrerá dano se meter a sua mão na cova do basilisco. O lobo e o cordeiro andarão juntos – Isaías 11:6-8; cap. 35. i) Os justos que fizerem parte da 1ª ressurreição reinarão com Yeshua, O Rei,

durante mil anos, na função de reis e sacerdotes do Altíssimo – Apocalipse 20:6.

6. No final do reino milenar de Yeshua, Satanás e seus anjos serão soltos por um pouco de tempo, indo, de novo, congregar Gog para a guerra contra o arraial dos santos (Jerusalém); então, choverá fogo dos céus e os devorará a todos

a) O que nos é confirmado em Apocalipse 20:3, 7-8.

b) O desfecho deste intento maligno é que o grande exército de Gog que virá contra o arraial dos santos será destruído pelo fogo que descerá dos céus e os aniquilará – Apocalipse 20:9.

c) O diabo que os enganava será definitivamente lançado no lago de fogo e enxofre com as suas hostes malignas, tal como está anunciado em Mateus 25:41; Apocalipse 20:10.

7. Após estes eventos finais, dar-se-á a segunda ressurreição para que os mortos sejam julgados pelo tribunal divino, no julgamento do grande Trono Branco

a) Todos os que não fizeram parte da primeira ressurreição serão ressuscitados no final do reino milenar de Yeshua, O Elohim de toda a Terra, para comparecerem então perante Este Juiz Supremo e serem julgados pelo que fizeram em vida: Apocalipse 20:5.

b) Este tribunal divino dará a sentença inapelável a cada ser humano que ali irá comparecer. Serão julgados pelo que está escrito nos livros (pelas suas obras), sendo que uns serão galardoados com a vida eterna, enquanto outros serão destinados ao lago de fogo que é a segunda morte; então, nestes, haverá pranto e ranger de dentes: Mateus 13:42, 50; Apocalipse 20:11-13. Sim, ali haverá separação entre ovelhas (Mateus 25:34; Apocalipse 14:13) e bodes (Mateus 25:41). Como também nos é dito em João 5:27-29.

c) A caracterização das obras dos que serão condenados à segunda morte podemos encontrá-la em Apocalipse 21:8 – “Mas, quanto aos tímidos [Lucas 12:8-9], e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”, e em 1.Coríntios 6:9-10: “Não sabeis que os injustos não hão-de herdar o reino de Deus?

(5)

Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”. Dúvidas?

d) Assim, todo aquele que não for achado registado no Livro da Vida será destruído no lago de fogo, que é a segunda morte: Apocalipse 20:15.

e) Então, após o juízo final, O Rei destruirá o último inimigo, que é a morte e a sepultura que a representa, pois na eternidade já não existirá mais morte: Isaías 25:8; Apocalipse 20:14.

8. Então, tendo preparado um povo santo, digno de entrar na eternidade na presença do Elohim Todo-Poderoso, O Filho entregará o reino ao Pai. Este povo irá habitar os novos céus e a nova Terra onde habita a justiça (a Lei/Torá), a Nova Jerusalém. a) Como nos é ensinado em 2.Pedro 3:13; Apocalipse 21:1-7.

b) São inumeráveis as maravilhas que naquele tempo sem tempo nos irão ser reveladas. A João foi mostrado uma parcela desse reino celestial, e o apóstolo deixou escrito: Apocalipse 22:1-5 – “E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre”.

c) A Nova Jerusalém que dos céus há-de descer como noiva ataviada para O seu Marido, designada na Palavra como a Israel de YHWH (o povo santo e justo), foi revelada a João numa visão celestial e que ele descreveu com as suas palavras humanas mas inspiradas: Apocalipse 21:9-27.

d) Estas palavras são verdadeiras: Apocalipse 22:3-7, 13. Por isso, segundo a instrução de Yeshua na Sua glória celestial, João cumpriu o que lhe foi instruído que fizesse: Apocalipse 1:19 – “Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão-de acontecer”.

9. A eternidade

Cada um imagine o que será, pois torna-se difícil a alguém que sempre viveu nos tempos da opressão de Satanás imaginar o que virá a ser o vindouro tempo sem tempo. Calemo-nos então, humildemente, perante a Majestade e Glória do nosso Elohim YHWH e do Seu Filho Yeshua.

Despertemos do torpor em que Satanás procura envolver os que buscam a YHWH. É tempo de despertarmos do sono e vivermos por fé e obediência em todos os preceitos de vida do Altíssimo, a Sua Lei/Torá, e guardarmos em nós a esperança (certeza de fé) da salvação por Yeshua HaMashiach, O Rei vindouro. O tempo urge. Não esqueçamos que

(6)

Concluímos estas nossas reflexões com um quadro que nos pode auxiliar a entender os acontecimentos proféticos que estão anunciados para os dias da ira do Cordeiro, segundo a Sua santa Palavra. Amós 5:18-20 – “Ai daqueles que desejam o dia de YHWH! Para que quereis vós este dia de YHWH? Será de trevas e não de luz. É como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra. Não será, pois, o dia de YHWH trevas e não luz, e escuridão, sem que haja resplendor?”

(O quadro que se segue foi retirado do estudo: “O Dia do Senhor”, Parte 5) Profecias – abertura dos 7 selos Possíveis significados

1º selo: cavalo branco (Apoc.6:1-2) Forças lideradas pelo falso profetismo avançam conquistando os povos, a par da expansão do Evangelho verdadeiro

2º selo: cavalo vermelho (Apoc. 6:3-4) Espada = guerras por toda a parte; e.g. 1ª e 2ª guerras mundiais; grande derramamento de sangue

3º selo: cavalo negro (Apoc. 6:5-6) Fomes e consequências das guerras

4º selo: cavalo amarelo (Apoc. 6:7-8) Pestilências e doenças epidémicas; morte

5º selo: martírio (Apoc. 6:9-11; Mat. 24:9-13) Perseguição religiosa e martírio de fiéis a Yeshua ao longo dos tempos, até à Sua vinda gloriosa

6º selo: sinais nos céus (Apoc. 6:12-17) Sinais na terra e nos céus – distúrbios cósmicos,

inundações, terramotos, vulcões, meteoros, eclipses em datas das solenidades de YHWH (e.g. Luas de sangue)

Entre o 6º e o 7º selo são assinalados os 144.000 fiéis (12.000 de cada tribo de Israel, excepto a de Dan) – Apoc. 7:3

7º selo, entram de seguida os 7 anjos, com

as 7 trombetas finais; derramamento das 7 taças da ira: (Apoc. 8:1-2, 6; 10:7; 16:1)

A ira do Cordeiro1 é derramada sobre toda a humanidade impenitente; Babilónia, “a grande prostituta” é castigada neste período (Apoc. 16:19 e caps. 17 e 18; 19:1-3):

Com a abertura do 7º selo, os 7 anjos tocam as 7 trombetas do fim e lançam as últimas 7 pragas/castigos:

O 1º anjo (1ª praga) toca a sua trombeta e lança a sua taça com pragas (Apoc. 8:7; 16:2)

Saraiva, fogo e sangue; grandes incêndios queimam 1/3 das árvores; uma chaga terrível cai sobre os que têm o sinal da “besta” e adoram a sua imagem

O 2º anjo (2ª praga) toca a sua trombeta e lança a sua taça, a 2ª (Apoc. 8:8-9; 16:3)

Grande “monte” cai no mar, destruindo 1/3 dos navios e 1/3 da vida marinha. O mar torna-se em sangue e morre no mar toda a alma vivente O 3º anjo (3ª praga) toca a sua trombeta e

lança a sua taça, a 3ª (Apoc. 8:10-11; 16:4-7)

Um grande “estrela” cai a arder sobre 1/3 dos rios e sobre as fontes das águas, tornando-as

amargas e em sangue; grande mortandade entre os homens

1

Já antes apontámos que não se deve confundir o tempo da “grande tribulação” de Satanás pelo qual toda

a humanidade passará, tanto os obedientes como os desobedientes. Mas, depois, seguir-se-á o ano da retribuição, o tempo do derramamento da ira do Cordeiro sobre os ímpios. Só estes sofrerão a ira do Altíssimo Deus. Estes beberão “do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e serão atormentados com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro”, conforme nos é dito em Apocalipse 14:9-11.

(7)

O 4º anjo (4ª praga) toca a sua trombeta e lança a sua taça, a 4ª (Apoc. 8:12; 16:8-9)

Diminui 1/3 da luz solar, da lua e das estrelas; os homens são abrasados com calor e fogo; não se arrependem e blasfemam do Santo Nome do Altíssimo

O 5º anjo (5ª praga) toca a sua trombeta e lança a sua taça, a 5ª: é o tempo do “1º ai” (Apoc. 8:13; 9:1-11; 16:10-11)

Demónios serão soltos do “abismo”2 e irão atormentar os povos durante 5 meses, todos os que não têm o sinal de YHWH; guerra no mundo; Apoliom/Abadom (o “anjo” do abismo, o

“destruidor”) conduzirá as hostes malignas. O 6º anjo (6ª praga) toca a sua trombeta e

lança a sua taça, a 6ª: é o tempo do “2º ai” (Apoc. 8:13; 9:12-21 passando por todo o Cap. 10, até 11:14; 16:12-16; Zac. Caps. 5, 12 e 14:1-9)

Exércitos irão contra Israel, mesmo os vindos do Oriente; são soltos 4 anjos: o Rio Eufrates secará dando passagem a um exército de 200 milhões; 1/3 da humanidade é morta; 3 espíritos de demónios congregam as nações para a batalha no grande dia do Deus Todo-Poderoso, a de Armagedão; armas nucleares, químicas, bacteriológicas e outras serão usadas; grande destruição como nunca houve nem voltará a haver; tempo para as 2 testemunhas profetizarem antes de serem mortas e ressuscitadas na vinda gloriosa do Rei Yeshua. Em Israel 2/3 perecerão e o restante será “provado no fogo”, como nos anuncia Zac. 13:8-9.

Seguem-se os 7 trovões (Apoc. 10:1-4) Cujo significado foi selado para o homem. O 7º anjo (7ª e última praga) toca a sua

trombeta e lança a sua taça, a 7ª: é o tempo do “3º ai”;

(Apoc. 8:13; 10:1-11; 11:15-18; 14:14-20; 16:17-21; Zac.14:1-15; Ezeq.38 e 39; Joel 3:9-14)

Dar-se-á a segunda vinda de Yeshua ao toque da 7ª e última trombeta: “Está feito”. Os reinos deste mundo serão entregues na mão do Rei Yeshua. Grande terramoto como nunca houve

em toda a terra; as ilhas desaparecem; saraiva do tamanho de um talento; os homens voltam a blasfemar contra Elohim; Yeshua, O Rei,

envolve-se na batalha final (Armagedão) e derrota os Seus inimigos e de Israel. Sim, O

Senhor manifestará todo o Seu poder e ira em Armagedão – Apocalipse 16:14; Jeremias 46:10.

Depois de tudo isto, terá início o reino milenar do Ungido de YHWH, Adonai Yeshua (Apoc.

19), que reinará sobre as nações da Terra.

Ora vem Adonai Yeshua. Vem já hoje reinar em nós e aperfeiçoar os nossos caminhos. Prepara-nos já hoje para irmos ao Teu encontro na chamada dos justos.

AlleluYAH -.-.-.-.-.-.-.-

Referências

Documentos relacionados

2.3.1 Utilizar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar. 2.3.4 Identificar elementos e processos culturais que representam mudanças ou

Manuel I ouvir missa com toda a corte, a Nossa Senhora de Belém, no Restelo, "na qual missa houve sermão, que fez Dom Diogo Ortiz, bispo de Ceuta, que depois foi de Viseu,

A lo largo del siglo XX, y especialmente después de la Segunda Guerra Mundial, se constata en las formaciones sociales capitalistas en general, aunque con variaciones

Reações paradoxais: como inquietação, agitação, irritabilidade, agressividade, ilusões, raiva, pesadelos, alucinações, psicose, comportamentos inadequados e outros efeitos

Esta aponta para as bênçãos sobre a congregação dos santos que terá lugar nos tempos do fim (a promessa de uma nova efusão do Espírito Santo de YHWH sobre a Sua Israel, no

Dizemos isto com toda a clareza pois a última ceia que O Senhor Yeshua comeu com os Seus discípulos não foi celebrada na noite em que Israel celebra a Páscoa, aos 15 de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

INDICADORES AMBIENTAIS ESSENCIAIS: UMA ANÁLISE DA SUA UTILIZAÇÃO NOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA SUL AMERICANO, ELABORADOS