• Nenhum resultado encontrado

Safra Corretora de Valores e Câmbio Ltda.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Safra Corretora de Valores e Câmbio Ltda."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Safra Corretora de Valores

e Câmbio Ltda.

Contrato de Prestação de Serviços e de Administração de Contas de Custódia de Títulos Adquiridos e Vendidos no Tesouro Direto

CNPJ 60.783.503/0001-02

Safra Corretora de Valores e Câmbio Ltda. sociedade limitada com sede na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, na Avenida Paulista, nº 2.100, 16º e 19º andares, Cerqueira César, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 60.783.503/0001-02, devidamente representada na forma de seu Contrato Social, e o cliente qualificado na respectiva ficha cadastral ajustam o seguinte:

1. DAS DEFINIÇÕES

1.1 Para os efeitos deste CONTRATO serão consideradas as seguintes definições, em sua forma singular ou plural:

CBLC –Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia, com sede na Rua XV de Novembro, n.º 275, São Paulo - SP, inscrita no CNPJ sob o n.º 60.777.661/0001-50, responsável pela operacionalização dos sistemas do TESOURO DIRETO.

CLIENTE –Pessoa física, cliente da SAFRA CORRETORA, habilitada a acessar a área exclusiva do TESOURO DIRETO para realizar compras, vendas ou consultas de TÍTULOS.

CONTA DE CUSTÓDIA – Conta individualizada em nome do CLIENTE, sob responsabilidade da SAFRA CORRETORA, em que se encontram registrados, de forma escritural, os TÍTULOS custodiados na conta da CBLC no SELIC.

CONTRATO – O presente Contrato de Prestação de Serviços e de Administração de Contas de Custódia de Títulos Adquiridos e Vendidos no Tesouro Direto, celebrado entre a SAFRA CORRETORA e o CLIENTE.

EVENTO DE CUSTÓDIA – Atos da STN relativos ao resgate do principal, juros e amortizações dos TÍTULOS por esta emitidos.

FICHA CADASTRAL – Documento preenchido e assinado pelo CLIENTE no momento da contratação da SAFRA CORRETORA do qual constam os dados pessoais do CLIENTE, bem como declaração do CLIENTE de sua ciência dos termos deste CONTRATO. Por meio da FICHA CADASTRAL, a SAFRA CORRETORA e o CLIENTE celebram cláusula compromissória para solução dos litígios oriundos do presente CONTRATO por meio de arbitragem. O presente CONTRATO deve ser interpretado à luz do teor da FICHA CADASTRAL, como se nele estivesse transcrita.

REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL – Conjunto de regras aplicáveis à compra e venda de TÍTULOS no TESOURO DIRETO, constituído pelo REGULAMENTO DO TESOURO DIRETO e, quando cabível, pelo REGULAMENTO DA CBLC, especialmente quanto às regras sobre custódia de ativos.

REGULAMENTO DA CBLC – Regulamento de Operações e os Procedimentos Operacionais da CBLC, que têm por objeto disciplinar as atividades da CBLC e dos seus, dentre os quais está a SAFRA CORRETORA, especialmente quanto à custódia de ativos.

REGULAMENTO DO TESOURO DIRETO – Regulamento de Oferta Pública dos TÍTULOS aos CLIENTES pela Internet, consubstanciado na Portaria n.º 554 emitida pela STN, de 12 de dezembro de 2001, e pelas suas alterações posteriores, as quais regularão igualmente os serviços objeto deste Contrato.

SAFRA CORRETORA – Safra Corretora de Câmbio e Valores Ltda. atuando como Agente de Custódia da CBLC, responsável, perante os CLIENTES e perante a CBLC, pela administração das CONTAS DE CUSTÓDIA.

SELIC – Sistema Especial de Liquidação e Custódia, administrado pelo Banco Central do Brasil. STN – Secretaria do Tesouro Nacional, representante da União e responsável pela emissão dos TÍTULOS por ela ofertados no TESOURO DIRETO.

TESOURO DIRETO – Ambiente integrado de compra, venda, liquidação e custódia de TÍTULOS, acessível somente através da Internet, desenvolvido em parceria pela STN e CBLC.

TÍTULOS – Títulos representativos da dívida pública federal emitidos pela STN e por ela ofertados aos CLIENTES por meio do TESOURO DIRETO.

(2)

2. DAS REGRAS APLICÁVEIS

2.1 Este CONTRATO, e os direitos e obrigações dele decorrentes são regidos: a) pela legislação da República Federativa do Brasil e pelas disposições legais e regulamentares pertinentes à matéria de Títulos Públicos Federais, especialmente aquelas emanadas do Banco Central do Brasil , que de modo específico regulam a compra e venda dos TÍTULOS; b) pelo REGULAMENTO DO TESOURO DIRETO; e c) pelo REGULAMENTO DA CBLC.

2.2 O REGULAMENTO DO TESOURO DIRETO e o REGULAMENTO DA CBLC constituem parte integrante deste CONTRATO para todos os efeitos legais e o CLIENTE, neste momento, declara conhecer e aderir integralmente aos seus termos.

2.3 A CBLC e a STN poderão, com o objetivo de assegurar o funcionamento eficiente e regular do TESOURO DIRETO, alterar, mediante comunicação à SAFRA CORRETORA, que deverá repassar esta comunicação ao CLIENTE, as normas contidas na REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL.

3. DO OBJETO

3.1 O presente CONTRATO tem por objeto a prestação, pela SAFRA CORRETORA ao CLIENTE, de serviços relacionados ao TESOURO DIRETO, especialmente a administração de CONTAS DE CUSTÓDIA de TÍTULOS ofertados pela STN no TESOURO DIRETO para o CLIENTE.

4. DO CADASTRO E DA MOVIMENTAÇÃO DE CONTA DE CUSTÓDIA

4.1 O CLIENTE declara, neste ato, perante a SAFRA CORRETORA, que tem residência e domicílio na República Federativa do Brasil.

4.2 A SAFRA CORRETORA cadastrará o CLIENTE no Sistema de Cadastro da Rede de Serviços da CBLC, ou por outro meio que esta venha a disponibilizar, mediante o registro de todas as informações necessárias à perfeita identificação do CLIENTE, de acordo com a legislação pertinente, notadamente a Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998 e a Instrução CVM nº 387, de 28 de abril de 2003 da Comissão de Valores Mobiliários.

4.2.1 O CLIENTE apresentará à SAFRA CORRETORA os documentos originais por esta solicitados, necessários para o cadastro de que trata o item 4.2.

4.3 A SAFRA CORRETORA abrirá CONTA DE CUSTÓDIA em nome do CLIENTE, onde serão registrados:

a) todos os depósitos, retiradas e transferências de TÍTULOS;

b) as provisões de recursos financeiros, provenientes da STN, referentes a EVENTOS DE CUSTÓDIA; e

c) os débitos e créditos de TÍTULOS relativos à liquidação da compra e venda de TÍTULOS no TESOURO DIRETO.

4.4 As CONTAS DE CUSTÓDIA somente serão movimentadas mediante solicitação do CLIENTE e desde que estas estejam de acordo com a REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL.

4.4.1 A SAFRA CORRETORA poderá, a seu exclusivo critério, se recusar a realizar movimentações na CONTA DE CUSTÓDIA se as informações ou documentos fornecidos pelo CLIENTE ou pelo seu procurador: a) gerarem dúvidas quanto à sua legitimidade ou autenticidade; ou b) derem origem a movimentações ou operações consideradas irregulares nos termos da legislação pertinente, notadamente de acordo com as já referidas Lei nº 9.613/98 e com a Instrução CVM nº 387/03.

5. DAS OBRIGAÇÕES DA SAFRA CORRETORA

5.1 A SAFRA CORRETORA obriga-se a:

a) assegurar a integridade e o sigilo dos TÍTULOS, mantendo para tanto sistema de contas individualizadas, nos termos do item 14.4 deste instrumento;

b) manter os TÍTULOS pertencentes ao CLIENTE, em contas individualizadas, em nome deste;

c) efetuar depósitos, retiradas e transferências de TÍTULOS, mediante instrução do CLIENTE e desde que essas movimentações estejam de acordo com a REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL; d) devolver ao CLIENTE a quantidade de TÍTULOS depositados pela SAFRA CORRETORA na

CBLC, acrescidos dos recursos a eles atribuídos em decorrência dos EVENTOS DE CUSTÓDIA; e e) responder pelo repasse ao CLIENTE dos recursos financeiros relativos aos EVENTOS DE CUSTÓDIA.

(3)

5.2 Nos termos da LEGISLAÇÃO APLICÁVEL, a SAFRA CORRETORA, quando cabível, recolherá junto à Secretaria da Receita Federal os tributos devidos pelo CLIENTE de acordo com a legislação tributária pertinente, sendo que o CLIENTE autoriza o lançamento do respectivo débito pela SAFRA CORRETORA em sua conta-corrente.

5.3 Todas as demais obrigações e responsabilidades da SAFRA CORRETORA estabelecidas no REGULAMENTO DO TESOURO DIRETO e no REGULAMENTO DA CBLC, especialmente quanto à custódia de ativos, aplicam-se a este CONTRATO.

6. DAS OBRIGAÇÕES DO CLIENTE

6.1 O CLIENTE obriga-se a:

a) responder pela origem e pela legitimidade formal e material dos TÍTULOS por ele entregues à SAFRA CORRETORA para depósito na CBLC;

b) ressarcir a SAFRA CORRETORA das importâncias dependidas na aquisição de TÍTULOS, incluídos os respectivos direitos provenientes dos EVENTOS DE CUSTÓDIA, em número e valor suficiente à reposição de TÍTULOS ilegítimos, inautênticos ou, por qualquer motivo, impedidos de circular eventualmente entregues pelo CLIENTE à SAFRA CORRETORA, ficando a SAFRA CORRETORA autorizada a debitar da conta corrente do CLIENTE os valores necessários a tal ressarcimento;

c) responder pela autenticidade dos endossos e de quaisquer documentos apresentados, inclusive pela origem desses, e informações por ele prestadas à SAFRA CORRETORA;

d) manter atualizado o seu cadastro junto à SAFRA CORRETORA, respondendo pela veracidade e autenticidade das informações nele contidas;

e) requerer, junto à SAFRA CORRETORA, de acordo com o REGULAMENTO DO TESOURO DIRETO, o depósito, a retirada e a transferência dos TÍTULOS;

f) manter conta corrente no Banco Safra S/A, por meio da qual serão efetuados os créditos referentes aos recebimentos e repasses dos recursos financeiros relativos a EVENTOS DE CUSTÓDIA e efetuados os débitos referentes às operações realizadas pelo CLIENTE, nos termos deste CONTRATO, assim como os débitos relativos aos tributos incidentes;

g) fornecer à SAFRA CORRETORA as informações necessárias para que ela possa prestar os serviços objeto deste CONTRATO;

h) responder pela guarda, conservação, sigilo e pelas obrigações e sanções legais provenientes do uso indevido das senhas e códigos de acesso a ele fornecidos pela CBLC;

i) comprovar a veracidade de todas as informações fornecidas para a SAFRA CORRETORA, inclusive cadastrais, mediante a apresentação de todos e quaisquer documentos, originais ou cópias autenticadas, desde que aceitas pela SAFRA CORRETORA, necessários para tanto, bem como quaisquer outros solicitados, a qualquer momento, pela SAFRA CORRETORA, durante o prazo de vigência deste CONTRATO;

j) confirmar por escrito à SAFRA CORRETORA, sempre que esta solicitar, a existência ou não de uma ordem de compra, venda, depósito, retirada ou transferência de TÍTULOS ou qualquer outro tipo de movimentação na CONTA DE CUSTÓDIA;

6.2 O CLIENTE será responsável perante a SAFRA CORRETORA pelos atos, documentos apresentados e informações prestadas, bem como pelos danos e prejuízos, diretos ou indiretos, eventualmente causados à SAFRA CORRETORA ou a terceiros, em decorrência da prática de quaisquer modalidades de fraude, falsificação, simulação, manipulação ou omissão de quaisquer informações ou documentos necessários à prestação, por parte da SAFRA CORRETORA, dos serviços objeto deste CONTRATO.

6.3 O CLIENTE deverá prover, na conta corrente que mantém no Banco Safra S/A, os recursos financeiros necessários ao recolhimento dos tributos que são devidos pelo CLIENTE, nos termos da legislação tributária pertinente, ficando desde já autorizada a SAFRA CORRETORA a solicitar, junto ao Banco Safra S/A, os correspondentes lançamentos a débito.

6.4 Todas as demais obrigações e responsabilidades do CLIENTE estabelecidas no REGULAMENTO DO TESOURO DIRETO e no REGULAMENTO DA CBLC, especialmente quanto à custódia de ativos, aplicam-se a este CONTRATO, inclusive no tocante à responsabilidade por eventuais multas e penalidades impostas.

(4)

7 DA REGULARIZAÇÃO DA INFRAÇÃO COMETIDA PELAS PARTES

7.1 Em caso de infração às disposições contidas neste CONTRATO, por parte da SAFRA CORRETORA ou do CLIENTE, a parte lesada notificará a parte infratora que deverá regularizar a infração dentro do prazo estabelecido na referida notificação.

7.2 Caso a infração não seja solucionada pela parte infratora dentro do prazo estabelecido pela parte lesada nos termos do item 7.1, o CONTRATO poderá ser resolvido unilateralmente pela parte inocente.

8 DA COMPRA E VENDA DE TÍTULOS PELA SAFRA CORRETORA POR CONTA E ORDEM DO CLIENTE

8.1 O CLIENTE neste ato autoriza a SAFRA CORRETORA a comprar e vender TÍTULOS no TESOURO DIRETO por conta e ordem do CLIENTE.

8.2 O CLIENTE, pelo presente CONTRATO, outorga à SAFRA CORRETORA poderes para representá-lo perante a STN e perante a CBLC, a fim de comprar e vender TÍTULOS no TESOURO DIRETO, inclusive assinar declarações de propriedade, requerimento para recebimento de quaisquer importâncias ou valores relativos aos TÍTULOS, podendo a SAFRA CORRETORA receber e dar quitação em nome do CLIENTE.

8.3 A SAFRA CORRETORA poderá se recusar, a seu exclusivo critério, a receber ou executar, total ou parcialmente, ordens para a compra e venda de TÍTULOS no TESOURO DIRETO a favor do CLIENTE, bem como poderá cancelar as ordens pendentes, especialmente se o CLIENTE estiver inadimplente em relação a qualquer de suas obrigações.

8.4 A SAFRA CORRETORA manterá, em nome do CLIENTE, conta-corrente não movimentável por cheques, destinada à realização de compra e venda de TÍTULOS no TESOURO DIRETO, onde serão lançados os débitos e créditos relativos às operações de compra e venda.

8.4.1 Os recursos financeiros encaminhados pelo CLIENTE à SAFRA CORRETORA somente serão considerados liberados para aplicação após a confirmação por parte da SAFRA CORRETORA da efetiva disponibilidade em reserva bancária dos mesmos.

8.5 O CLIENTE deverá prover à SAFRA CORRETORA, em tempo hábil, os recursos financeiros necessários à compra e venda de TÍTULOS. Desta forma, o CLIENTE autoriza, em caráter irrevogável e irretratável, a SAFRA CORRETORA a solicitar o lançamento a débito na conta-corrente do CLIENTE mantida junto ao Banco Safra S/A dos valores relativos às suas operações realizadas no TESOURO DIRETO e demais valores devidos pelo CLIENTE relacionados com as operações realizadas nos termos deste CONTRATO.

8.5.1 O CLIENTE outorga à SAFRA CORRETORA poderes para representá-lo perante o Banco Safra S/A, autorizando-a a movimentar a conta-corrente do CLIENTE mantida junto ao Banco Safra S/A a fim de cobrir eventual saldo devedor junto à SAFRA CORRETORA relacionado com operações decorrentes do presente CONTRATO.

9. DOS PODERES DE REPRESENTAÇÃO PERANTE A CBLC

9.1 O CLIENTE outorga à SAFRA CORRETORA poderes para representá-lo perante a CBLC para a prestação dos serviços de custódia dos TÍTULOS pela CBLC à SAFRA CORRETORA nos termos da REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL.

10. DOS LIMITES DE NEGOCIAÇÃO

10.1 A SAFRA CORRETORA poderá impor limites de compra de TÍTULOS ao CLIENTE, inclusive abaixo daqueles permitidos pela CBLC e pela STN.

10.2 A SAFRA CORRETORA poderá também impor limites à quantidade de TÍTULOS que poderão integrar a CONTA DE CUSTÓDIA do Cliente.

11. DA REMUNERAÇÃO

11.1 O valor da corretagem devida pelo CLIENTE à SAFRA CORRETORA será determinado pela aplicação dos parâmetros descritos na tabela de corretagem divulgada e praticada pela SAFRA CORRETORA às operações efetivamente realizadas pela SAFRA CORRETORA em nome do CLIENTE. A tabela de corretagem praticada pela SAFRA CORRETORA está disponível para consulta pelo CLIENTE no sítio eletrônico da SAFRA CORRETORA, no seguinte endereço:

(5)

11.2 O valor da taxa prevista no item 11.1 poderá ser alterado pela SAFRA CORRETORA, desde que a alteração seja comunicada ao CLIENTE.

11.3 Na hipótese de compra e venda de TÍTULOS no TESOURO DIRETO diretamente por parte da SAFRA CORRETORA, por conta e ordem do CLIENTE, nos termos da Cláusula 8, caberá à SAFRA CORRETORA cobrar do CLIENTE as taxas fixadas e cobradas pela CBLC pelas atividades por esta desenvolvidas no TESOURO DIRETO, nos termos da REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL, sendo estes valores debitados da conta-corrente do CLIENTE, que ora os autoriza em caráter irrevogável e irretratável.

11.3.1 Se o CLIENTE deixar de efetuar o pagamento das taxas estabelecidas no item 11.3, não poderá efetuar retiradas e transferências de TÍTULOS até a regularização de suas obrigações. A referida indisponibilidade recairá sobre a quantidade de TÍTULOS cujo valor total corresponda ao das taxas devidas pelo CLIENTE à SAFRA CORRETORA.

12. DA ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADES

12.1 A SAFRA CORRETORA não será responsabilizada pelo CLIENTE por prejuízos decorrentes de: a) variações de preços inerentes ao mercado de títulos públicos;

b) atos culposos ou dolosos praticados por terceiros;

c) compra e venda de TÍTULOS efetuada pela SAFRA CORRETORA com base em informações incorretas, a ela disponibilizadas pelo CLIENTE; e

d) interrupção do serviço objeto deste CONTRATO por parte da SAFRA CORRETORA devido à ocorrência eventos de caso fortuito ou força maior, nos termos da lei civil em vigor.

12.2 Qualquer prejuízo sofrido pelo CLIENTE em decorrência de suas decisões na compra e venda de TÍTULOS no TESOURO DIRETO será de sua inteira responsabilidade.

13. DO PRAZO E DA RESCISÃO

13.1 A prestação dos serviços objeto deste CONTRATO terá início no dia do cadastro do CLIENTE. 13.2 O presente CONTRATO vigorará por prazo indeterminado, sendo facultada sua denúncia por

qualquer das partes, mediante aviso prévio, por escrito, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias da data de resilição do CONTRATO.

13.3 A SAFRA CORRETORA se obriga a notificar o CLIENTE, nos termos da REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL, de sua intenção de cessar o exercício da atividade de agente de custódia ou de cessar a prestação dos serviços objeto do presente CONTRATO, nos termos do item 13.2.

13.4 Será causa de resolução deste CONTRATO o descumprimento de quaisquer regras deste CONTRATO e da REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL pela SAFRA CORRETORA ou pelo CLIENTE.

13.5 Este CONTRATO será automaticamente resolvido em caso de falência, recuperação judicial e/ou extrajudicial, liquidação judicial ou extrajudicial da SAFRA CORRETORA ou em caso de insolvência do CLIENTE.

13.6 Em caso de extinção deste CONTRATO, qualquer que seja a sua causa, a SAFRA CORRETORA e o CLIENTE deverão atender às solicitações da CBLC e da STN para que as CONTAS DE CUSTÓDIA dos TÍTULOS sejam encerradas adequadamente de acordo com a REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL, mediante retirada dos TÍTULOS ou sua transferência para outra conta de titularidade do CLIENTE junto a outro agente de custódia da CBLC.

13.7 A extinção deste CONTRATO, assim como o conseqüente encerramento das CONTAS DE CUSTÓDIA, somente será válida e produzirá efeitos quando todos os débitos relativos às operações do CLIENTE sob este CONTRATO tenham sido liquidados.

14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1 A SAFRA CORRETORA poderá ressarcir-se de eventuais penalidades pecuniárias que lhe sejam aplicadas pela CBLC em decorrência de atos praticados pelo CLIENTE por meio do lançamento de débitos em valor correspondente na conta corrente do CLIENTE.

14.2 A SAFRA CORRETORA verificará o cumprimento, por parte do CLIENTE, das regras estabelecidas na REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL, especialmente quanto à custódia de ativos, podendo comunicar imediatamente à CBLC a suspeita ou a constatação de irregularidade e a providência tomada para regularizar a situação observada.

(6)

14.3 A SAFRA CORRETORA poderá, por meio do diretor responsável, checar todos os relatórios emitidos e entregues pela CBLC, inclusive por meio eletrônico ou magnético, e que contenham informações do CLIENTE, procurando verificar irregularidades que eventualmente estejam sendo por este praticadas de acordo com a REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL, especialmente quanto à custódia de ativos.

14.4 A SAFRA CORRETORA guardará sigilo com relação ao objeto do presente CONTRATO e às operações realizadas em virtude do mesmo, divulgando-as tão somente por solicitação da CBLC, da STN ou do Banco Central do Brasil. O sigilo não prevalecerá para informações de domínio público e poderá ser quebrado por quem detiver poder legal para tanto, nos termos da legislação aplicável, notadamente da Lei Complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001, da Lei nº 9.613/98 e da Instrução CVM nº 387/03.

14.5 O CLIENTE se responsabiliza integralmente pela decisão de contratar os serviços objeto deste CONTRATO com a SAFRA CORRETORA.

14.6 A SAFRA CORRETORA e o CLIENTE declaram que têm ciência de que as operações de compra e venda de TÍTULOS no TESOURO DIRETO serão executadas e formalizadas através da Internet, razão pela qual eles concordam e reconhecem que as compras e vendas dos TÍTULOS efetivadas pela Internet são plenamente válidas.

14.7 O CLIENTE declara que:

a) tem pleno conhecimento do teor da Instrução CVM nº 387/03 e de sua disponibilidade na Internet; b) tem pleno conhecimento do teor e concorda com o REGULAMENTO DO TESOURO DIRETO,

disponível no site www.tesourodireto.gov.br, aderindo neste ato integralmente a ele;

c) tem pleno conhecimento do teor e concorda com o Regulamento de Operações e com os Procedimentos Operacionais da CBLC, disponíveis no site www.cblc.com.br, aderindo neste ato integralmente a eles;

d) tem pleno conhecimento do teor do Contrato de Prestação de Serviço de Custódia firmado entre a CBLC e a SAFRA CORRETORA;

e) conhece todas as atribuições da SAFRA CORRETORA, especialmente com relação aos depósitos, retiradas e transferências de TÍTULOS na sua CONTA DE CUSTÓDIA no TESOURO DIRETO;

f) assume a responsabilidade civil e criminal pelas informações prestadas à SAFRA CORRETORA; e g) tem ciência de que o investimento em TÍTULOS comporta riscos, razão pela qual não poderá a

SAFRA CORRETORA ser responsabilizada ou demandada por qualquer prejuízo decorrente de variações normais do mercado de TÍTULOS ou por expectativa de rentabilidade frustrada.

15. DA PUBLICIDADE

15.1 Este CONTRATO será levado a registro público perante um dos Cartórios de Registro de Títulos e Documentos da Cidade de São Paulo, e deve ser interpretado em conjunto com as declarações do CLIENTE lançadas na FICHA CADASTRAL, como se neste CONTRATO estivessem transcritas.

16. DA SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS

16.1 Controvérsias oriundas do presente CONTRATO serão solucionadas pelo meio descrito na FICHA CADASTRAL.

Central de Atendimento Safra:

Capital e Grande São Paulo (11) 3253-4455 - Demais Localidade 0800 015 1234 Atendimento personalizado, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 19h, exceto feriados. SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor:

0800 772 5755

Atendimento 24h por dia, 7 dias por semana.

Ouvidoria (caso já tenha recorrido à Central de Atendimento e não esteja satisfeito/a): 0800 770 1236, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h, exceto feriados.

Referências

Documentos relacionados

De acordo com Barbieri (2004), grande parte da preocupação ambiental empresarial é referente a experiências passadas com desastres ecológicos e populacionais e a Carbocloro mostra

As oficinas e cursos têm como finalidade apresentar normas e padrões adotados para apresentação formal de trabalhos; orientar quanto ao uso de normas técnicas aplicadas à

Mesmo não instalando database o arquivo traz dados a respeito da instalação, isso ocorre pois o mesmo arquivo poderá ser utilizado caso queira instalar binários e já criar o banco

• Quando os dados são inseridos nas paginas dos índices, quando uma página atinge 100% de utilização é necessário inserir mas linhas nessa pagina, o SQL divide esse

PORTARIA DO MTPS N°116, 13/11/2015 - Diretrizes para realização de exame toxicológico em motoristas profissionais do transporte rodoviário coletivo de passageiros e do.

Por conseguinte, ocasionava o início do processo erosivo e, por fim, o empobrecimento do solo, que era tão rico pelas terras roxas (ZAMBERLAM et al., 2001). Ou seja, a camada de

O contrato deve prever as condições e prazos para a inspeção e aprovação formal pelo fornecedor, da conformidade das instalações da instituição com os requisitos por

Campanhas que despertam na população o conhecimento sobre os riscos à saúde e riscos ambientais são de extrema importância pois com uma população mais