• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 MESTRADO E DOUTORADO EM GESTÃO URBANA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO 2016 MESTRADO E DOUTORADO EM GESTÃO URBANA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE SELEÇÃO – 2016

MESTRADO E DOUTORADO EM GESTÃO URBANA

O Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com concentração na área de Gestão Urbana, torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos para o Mestrado e Doutorado, turmas de 2016.

As inscrições para o processo seletivo encontram-se abertas e podem ser efetivadas pelo website www.pucpr.br/ppgtu, no menu: INSCRIÇÃO E SELEÇÃO.

1. INFORMAÇÕES GERAIS

As vagas serão disponibilizadas, pelos professores do programa, de acordo com suas disponibilidades de orientação e em consonância com as respectivas linhas de pesquisa, quais sejam:

•Políticas Públicas;

•Planejamento e Projeto Urbano e Regional; •Gestão e Tecnologias Ambientais.

Mestrado Doutorado

Duração 24 meses 48 meses

Créditos 24 créditos 48 créditos

Vagas* 20 08

Bolsas (integrais e de isenção de

mensalidade)

ver item 6.2 ver item 6.2

*O número de vagas poderá ser ajustado à necessidade de compatibilização com a capacidade de orientação dos professores do programa.

Os candidatos que residem fora do Brasil ou a mais de 800 km de Curitiba poderão realizar a prova escrita e entrevista à distância, em Universidade próxima à sua cidade de residência, conforme viabilidade operacional a ser avaliada pelo PPGTU.

(2)

2. INSCRIÇÕES PARA O MESTRADO E DOUTORADO

O processo seletivo ocorrerá conforme o seguinte calendário:

ETAPAS DATA

Abertura das inscrições 02/10/2015

Final das inscrições 16/11/2015

Prova Escrita 23/11/2015 Entrevista (*) 23 a 24/11/2015 Reunião da comissão - consolidação 07 e 08/12/2015 Colegiado 10/12/2015 Resultado 11/12/2015 Matrícula 11 a 15/12/2015

Início das aulas - mestrado março/2016

Início das aulas - doutorado abril/2016

(*) – o calendário de entrevistas será organizado pelo PPGTU em ordem sequencial.

3. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO

Mestrado Doutorado

•Currículo (modelo padrão PPGTU – disponível no site).

•Pré-Projeto de Dissertação (modelo padrão PUCPR – disponível no site).

•Currículo (modelo padrão PPGTU – disponível no site);

•Pré-Projeto de Tese (modelo padrão PUCPR – disponível no site).

Essa documentação deve ser entregue em cópia impressa, pessoalmente ou via correio, para a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana.

(3)

4. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A MATRÍCULA

Mestrado Doutorado

•Cópia(*) do diploma do curso de graduação (reconhecido pelo MEC) ou declaração de conclusão de curso(**) pela universidade de origem.

•Cópia(*) do histórico escolar do curso de graduação.

•Cópia da certidão de nascimento ou casamento.

•Cópia da carteira de identidade ou documento equivalente.

•Cópia do CPF.

•1 (uma) foto 3X4 colorida e atual.

•Cópia do passaporte e RNE para estrangeiros

•Cópia(*) dos diplomas do curso de graduação plena (reconhecido pelo MEC) e de mestrado (reconhecido pela Capes)(***) ou declaração de conclusão de curso pela universidade de origem;

•Cópia(*) dos históricos escolares dos cursos de graduação e de mestrado*;

•Cópia da certidão de nascimento ou casamento;

•Cópia da carteira de identidade ou documento equivalente.

•Cópia do CPF;

•1 foto 3X4 colorida e atual;

•Cópia de três publicações mais relevantes do(a) candidato(a);

•Cópia do passaporte e RNE para estrangeiros;

•Folha resumo da dissertação de mestrado*.

(*) A autenticidade de qualquer documento poderá ser requerida a qualquer tempo, havendo a possibilidade de realizá-la ao apresentar documento original à secretaria do curso.

(**)Podem ser apresentados posteriormente, para candidatos em fase de conclusão do curso de graduação (***)Em casos excepcionais poderão ser aceitos candidatos para doutorado que não tenham feito mestrado.

5. PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO - MESTRADO E DOUTORADO

Preencher a INSCRIÇÃO no Sistema - www.pucpr.br/ppgtu, no menu: INSCRIÇÃO E SELEÇÃO.

• Entregar os documentos acima citados (Currículo e Pré-Projeto) na Secretaria do Programa ou por correio. A inscrição será homologada após pagamento da respectiva taxa, apresentação do comprovante (emitido ao final da “inscrição on-line”) e entrega de todos os documentos na Secretaria do Programa seguindo o calendário de inscrições.

(4)

6. PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo será realizado conforme datas definidas no item 2 deste edital.

6.1.Distribuição das vagas

As vagas para mestrado e doutorado serão disponibilizadas por professor dentro dos respectivos eixos temáticos dos Grupos de Estudo/Pesquisa, visando integrar os projetos institucionais do PPGTU, a partir das três Linhas de Pesquisa do Programa.

A definição de orientação será confirmada após a consolidação da seleção dos candidatos, que poderão indicar, preliminarmente, sua proposta ou preferência.

Os projetos e interesses específicos de cada professor do PPGTU estão disponíveis no endereço:

www.pucpr.br/posgraduacao/gestaourbana/docente.php

6.2.Isenções e bolsas

O programa dispõe de bolsas integrais e parciais com reduções e isenções de mensalidade, distribuídas pelo programa e pelos professores-orientadores (isenções por projetos de pesquisa).

A definição da quantidade e destinação de bolsas e isenções será realizada após o processo seletivo, com base em critérios estabelecidos por comissão interna própria.

6.3.Pré-Projeto de dissertação - MESTRADO

É obrigatória a apresentação pelo candidato de um pré-projeto de pesquisa, ressaltando-se, porém, que não integra o processo de classificação dos candidatos. O pré-projeto de pesquisa poderá ser apresentado e discutido anteriormente com o professor-orientador sugerido pelo candidato. Outras orientações sobre normas de apresentação do pré-projeto de pesquisa podem ser obtidas em: www.pucpr.br/biblioteca/normas.php

6.4.Pré-Projeto de tese - DOUTORADO

É obrigatória a apresentação de Proposta de Pré-Projeto de Tese1.

1 A proposta do projeto deve ser estruturada conforme as recomendações da ABNT (NBR 14724, 2005), limitado a 15

(quinze) páginas, margens 2 cm; em espaço 1,5 e fonte Arial 12 (doze). Sugere-se que sejam abordados os seguintes itens: 1. Introdução: identificação do problema a ser investigado (objeto de estudo) e justificativas para a elaboração da pesquisa. 2. Objetivos: geral e específicos. 3. Originalidade: contexto de ineditismo da hipótese de investigação. 4. Quadro teórico: principais conceitos e fundamentações teóricas; noções e termos relevantes para o objeto do estudo. 5. Metodologia: delimitação do estudo; principais fontes de dados; técnicas e procedimentos a serem empregados na coleta de dados; variáveis e medidas (quando aplicável); ferramentas previstas para a análise de dados. 6. Análise da viabilidade: análise dos requerimentos necessários à execução da Proposta de Projeto de Tese (equipamentos, softwares, bibliografia, materiais diversos de escritório, infraestrutura de laboratórios, acesso a bancos de dados e informações, internet etc.); disponibilidade e facilidade de acesso a estes recursos; elementos a serem ainda viabilizados para a consecução da tese; materiais e equipamentos faltantes, custo aproximado e estratégias de obtenção. 7. Cronograma preliminar: início e final previstos para cada uma das atividades; pontos críticos, incertezas e fragilidades da previsão tentativa e alternativas de resolução dos problemas apontados. 8. Referências: todas as referências utilizadas no corpo do Projeto de Tese, baseando-se nas normas da ABNT (NBR 6023, 2002). O modelo do documento para o Projeto de Tese encontra-se disponível na página internet do PPGTU:

(5)

Seleção de acordo com a relevância, viabilidade, originalidade, atualidade de referências, pertinência com as linhas de pesquisa do PPGTU, bem como a adequação da abordagem metodológica à hipótese de investigação.

6.5.Processo de classificação para o Mestrado e o Doutorado

O processo de classificação é constituído pelas seguintes fases:

I) Prova Escrita – de caráter discursivo sobre Gestão Urbana, versará sobre temáticas como: administração municipal; políticas públicas e projetos urbanos; gestão ambiental e sustentabilidade urbana e regional; espaço, paisagem e ambiente urbano; serviços urbanos; ecossocioeconomia da cidade; gestão pública e gestão urbana; políticas públicas; planejamento urbano regional; tecnologias urbanas. Sugerem-se as seguintes fontes de estudo: Revista URBE - www.pucpr.br/urbe; ANPUR - www.anpur.org.br; SCIELO -

www.scielo.br; REDALYC - www.redalyc.org.

II) Prova de língua estrangeira contempla a interpretação de texto redigido na língua inglesa (destinada apenas para o processo de seleção).

Prova de língua estrangeira para o Mestrado: A prova de seleção não exime o candidato(a) de realizar exame de suficiência em língua estrangeira, conforme normas internas aprovadas pelo colegiado do curso, devendo ser realizado em até 6 (seis) meses após o início do programa. A suficiência deverá ser comprovada por meio de prova específica aplicada pelo Núcleo de Línguas da PUCPR. A não aprovação em exame específico de suficiência poderá resultará no desligamento do aluno.

Prova de língua estrangeira para o Doutorado: Os candidatos aprovados no processo seletivo deverão comprovar suficiência em uma língua estrangeira, conforme normas internas aprovadas pelo colegiado do curso, em até 6 meses após o ingresso no programa, e em uma segunda língua estrangeira em até 18 meses após o ingresso no programa. Em todos os casos, será considerado o teste realizado pelo Núcleo de Línguas da PUCPR. Uma das duas línguas obrigatoriamente deve ser o inglês. Alunos estrangeiros matriculados no PPGTU devem demonstrar proficiência em língua portuguesa em até 6 (seis) meses após o início do curso

III) Entrevista, realizada por professores do PPGTU/PUCPR, sobre o currículo, experiência e interesses do candidato.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

Os candidatos, para todos os efeitos, estão submetidos às normas deste edital e ainda àquelas estabelecidas pela PUCPR, com destaque para as Resoluções nº 21/2014-CONSUN/PUCPR (Normas para pós-graduação stricto sensu da PUCPR) e nº 128/2013-CONSUN/PUCPR (Regimento do PPGTU).

(6)

8. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana – PPGTU Escola de Arquitetura e Design

End.: Rua Imaculada Conceição, 1155

Escola de Arquitetura e Design (Bloco 2) - 2º andar.

Prado Velho - Curitiba - PR CEP: 80.215-901

Horário de atendimento: das 09h às 12h e das 14h às 17h.

Telefone: +55 41 3271-2623 Site: www.pucpr.br/ppgtu

Referências

Documentos relacionados

Vedação com furos na horizontal Estrutural com paredes vazadas Estrutural com paredes maciças Estrutural perfurado.. Vedação com

299/2017, constatou que "o presente recurso especial, oriundo do Tribunal de Justiça de São Paulo, veicula controvérsia jurídica multitudinária ainda não

O abuso sexual infantil é definido como o envolvimento de uma criança em atividade sexual que ela não compreende plenamente, não consente, ou que viole as leis ou tabus da

d) Certificado de análise do controle de qualidade dos lotes a serem utilizados na produção do medicamento experimental ou, na ausência deste documento,

- Os bancos de capacitores do tipo fuseless são normalmente utilizados quando o modo de falha consiste no curto-circuito de uma unidade inteira e a tensão no restante das unidades

Resta-nos agradecer a todos os participantes e patrocinadores do co- lóquio Jorge de Sena Cá e Lá: Novas Perspectivas, 30 Anos Depois: Dean of the Graduate School, University

Para subir, faça um giro de 360 graus para verificar se a superfície está segura (embarcações se aproximando, etc) ao mesmo tempo em que bate os pés lentamente e mantém uma das

  2 Quando uma fonte externa de energia elétrica (por exemplo, uma pilha ou bateria) é ligada, as placas do capacitor realizam um trabalho ao transferir portadores de carga