• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE USUÁRIO DO SISPATR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE USUÁRIO DO SISPATR"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO

SECRETARIA DE ECONOMIA E FINANÇAS DIRETORIA DE CONTABILIDADE (Repartição de Contabilidade da Guerra/1860)

MANUAL DE USUÁRIO

DO

SISPATR

SISTEMA GERENCIAL DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE PATRIMONIAL

(BENS MÓVEIS)

EDIÇÃO 2012

Brasília

(2)

SUMÁRIO 1. Introdução...2 2. Objetivos do SISPATR...2 3. Cadastro de usuário...3 4. Exclusão de usuário...3 5. Acesso ao SISPATR...3 6. Módulo Administração 6.1 Usuário...4

6.2 Unidade Gestora (UG)...6

6.3 Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército (ICFEx)...6

6.4 UG Tipo...6

6.5 Mensagem...6

7. Módulo Relatório 7.1 Compatibilidade de contas...8

7.2 Divergência Contábil...12

7.3 Relatório de Movimentação de Almoxarifado (RMA)...18

7.4 Relatório de Movimentação de Bens Móveis (RMB)...21

7.5 Depreciação e Amortização...21

(3)

MANUAL DE USUÁRIO DO SISPATR

1. INTRODUÇÃO

O Sistema Gerencial de Acompanhamento e Controle Patrimonial (SISPATR) foi desenvolvido para atender às demandas da Secretaria da Economia e Finanças (SEF), da Diretoria de Contabilidade (D Cont), das Inspetorias de Contabilidade e Finanças do Exército (ICFEx) e das Unidades Gestoras (UG), que passam a dispor de um sistema, com funcionalidades de compatibilidade e divergência das contas patrimoniais de bens móveis, considerando os saldos contábeis do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e do Sistema de Controle Físico (SISCOFIS/SIMATEX), no que se refere ao Relatório de Movimentação de Almoxarifado (RMA) e Relatório de Movimentação de Bens Móveis (RMB). A nova versão do SISPATR, ora disponibilizada, agrega ainda o acompanhamento dos saldos contábeis da depreciação mensal e acumulada, registrados no SIAFI e no SISCOFIS.

Na consulta ao SIAFI, o SISPATR busca as informações pelo banco de dados existente na Secretaria de Economia e Finanças (SEF), relativos aos dados do SIAFI, de D-1 (dia anterior a data da consulta).

Na consulta ao SISCOFIS, o SISPATR busca as informações disponíveis no banco de dados do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx).

Assim, o SISPATR não possui banco de dados, ou seja, a cada consulta ele apenas espelha os dados do SIAFI e SISCOFIS, sem armazenar essas informações, o que implica afirmar que a cada novo acesso, o SISPATR pode ter informações diferentes, e que, caso um dos sistemas (SIAFI OU SISCOFIS) esteja “fora do ar”, o SISPATR demonstrará saldo zero, para as informações do sistema inoperante naquele momento.

Desta forma, o presente manual pretende atender ao usuário do SISPATR, auxiliando-o na navegação do sistema, considerando a existência de três perfis de acesso, a saber, perfil D Cont, perfil ICFEx e perfil UG. O usuário com perfil “D Cont” poderá visualizar todas as unidades gestoras cadastradas no SISPATR. O usuário com perfil “ICFEx” poderá visualizar as unidades gestoras vinculadas à sua ICFEx. O usuário com perfil “UG” poderá visualizar apenas a sua unidade gestora.

Vale destacar, que o sistema poderá vir a sofrer alterações, principalmente, após ser submetido aos usuários. Nessa fase de implantação, espera-se a participação de todos os usuários no envio de sugestões, de modo a aprimorar e validar a presente ferramenta.

2. OBJETIVOS DO SISPATR

Possibilitar o acompanhamento gerencial das contas contábeis e correntes do patrimônio, no que se refere aos bens móveis, buscando a eficiência, a eficácia e a efetividade do controle patrimonial registrados no SIAFI e no SISCOFIS/SIMATEX, na busca da convergência contábil.

(4)

Convém salientar que é imprescindível que as operações realizadas no aplicativo SISCOFIS OM/OP sejam oportunas e tempestivas, sob o risco de comprometer a convergência contábil dos saldos nos sistemas citados, demonstrados pelo SISPATR.

3. CADASTRO DE USUÁRIO

O cadastramento do usuário será realizado nas seguintes condições:

3.1 Nível ICFEx - mediante solicitação à UG 160998 - Diretoria de Contabilidade, preferencialmente, por mensagem comunica.

3.2 Nível UG – mediante solicitação à ICFEx de vinculação.

Em ambos os casos, deverá ser informado o posto/graduação/servidor civil, nome completo (destacando o nome de guerra, se militar), CPF, função, e-mail.

No caso de Nível ICFEx, deverá ser informado ainda, o perfil desejado: usuário ou administrador. 4. EXCLUSÃO DE USUÁRIO

A exclusão deverá ser realizada pela D Cont ou ICFEx (perfil administrador), tão logo o servidor (militar ou civil), seja transferido da UG ou ocorra o afastamento da função.

5. ACESSO AO SISPATR

O Sistema é acessado pela plataforma da Intranet da D Cont, disponível em: <http://www.dcont.eb.mil.br>, no menu SISPATR (Figura 1).

(5)

Após clicar no menu SISPATR, a seguinte tela será apresentada ao usuário (Figura 2):

Figura 2 – Tela inicial para acesso ao sistema

A seguir, serão demonstradas as rotinas com a visualização das respectivas telas para a operação do SISPATR, devendo ser acompanhado o preenchimento dos campos existentes, que são apresentados na forma de janelas, conforme o módulo pretendido.

6. ADMINISTRAÇÃO

6.1 – USUÁRIOS – (Figura 3)

6.1.1 - Consultar: permite a consulta aos usuários do sistema, através Nome, CPF, CODUG, Posto/Graduação e ainda as situações de Ativo / Inativo, bem como a condição de Cadastrador: Sim / Não.

Após o preenchimento de um desses dados, clicar em Pesquisar (Figura 4).

(6)

Figura 4 – Tela de Pesquisa Usuário

Após o preenchimento de um desses dados, clicar em Pesquisar.

Escolhido o usuário, o sistema permite Editar ou Excluir o usuário, conforme a necessidade. 6.1.2- Alterar Senha: permite a alteração de senha de acesso ao SISPATR (Figura 5). O usuário deverá digitar sua senha antiga e em seguida sua nova senha e confirmá-la. Após o preenchimento desses dados, clicar em salvar.

(7)

6.1.3 – Criar: permite o cadastramento de um usuário no SISPATR. Após o preenchimento dos campos obrigatórios, clicar em Incluir (Figura 6).

Figura 6 – Tela de Cadastro do Usuário 6.2 – UG

6.2.1 – Consultar: permite a consulta aos usuários da UG, através Nome, CPF, CODUG, Posto/Graduação e ainda as situações de Ativo / Inativo.

Após o preenchimento de um desses dados, clicar em Pesquisar (Figura 4). 6.3 – ICFEx

6.3.1 – Consultar: permite a consulta aos usuários da UG, através Nome, CPF, CODUG, Posto/Graduação e ainda as situações de Ativo / Inativo, bem como a condição de Cadastrador: Sim / Não.

Após o preenchimento de um desses dados, clicar em Pesquisar (Figura 4)

6.3.2 – Criar: permite o cadastramento de um usuário no SISPATR. Após o preenchimento dos campos obrigatórios, clicar em Incluir (Figura 6).

6.4 – UG/TIPO

6.4.1 – Consultar: procedimento semelhante ao item (6.2.1)

6.4.2 – Criar: procedimento semelhante ao item (6.3.1), excluindo a condição de cadastrador. 6.5 – MENSAGENS (Figura 7)

6.5.1 – Consultar: Permite a consulta de mensagens enviadas e recebidas entre Unidades cadastradas no SISPATR (Figura 8).

O usuário iniciará sua consulta preenchendo um dos campos, Mensagem (inserir conteúdo do título, descrição ou número da mensagem), Tipo, Mensagem foi lida, em seguida clicar em Pesquisar.

Após o Resultado da pesquisa, o usuário deverá clicar sobre a “lupa” para visualizar a mensagem integralmente.

(8)

Para envio de mensagem, o usuário poderá escolher um ou mais destinatários, clicar em sim para a D Cont ou selecionar a ICFEx e UG(s), para quem deseja enviar a mensagem.

Ao optar por ICFEx ou UG, deverá clicar em Selecionar, onde aparecerá a tela de Pesquisa de Unidades Gestoras. Em seguida, inserir o Código da UG, ou escolher a ICFEx, ou UG/Tipo e clicar em Pesquisar.

Ao escolher a UG desejada, o usuário deverá clicar em Selecionar. Automaticamente a escolha será listada no campo Destinatário.

Após determinar o destinatário na tela Enviar Mensagem, o usuário deverá preencher os campos Título e Mensagem, em seguida clicar em Enviar.

Este módulo permite o envio da mensagem para mais de um destinatário, inclusive destinatário D Cont, mais ICFEx, mais UG, caso seja necessário.

O Usuário poderá ainda imprimir, marcar com não lida ou excluir a mensagem (esta última não aparece na tela, embora conste na especificação de caso de uso).

Figura 7 – Tela Principal de Mensagens

(9)

Figura 9 – Tela de Enviar Mensagens

7. MÓDULO RELATÓRIOS

7.1– COMPATIBILIDADE DE CONTAS

Permite ao usuário consultar a compatibilidade de contas contábeis, selecionando a opção Estoque de Almoxarifado ou Bens Móveis (Figura 10).

7.1.1 - Relatório de Compatibilidade de Contas de RMA

Permite verificar o percentual de compatibilidade de contas contábeis entre o saldo do SIAFI/ SISCOFIS, referente ao Estoque (Movimentação) de Almoxarifado, por ICFEx (uma por vez ou todas juntas), Grupo de UG ou UG a ser analisada, no período desejado (Figura 11).

(10)

Figura 11 – Tela de acesso ao Relatório de Compatibilidade de Contas de RMA

O usuário deverá selecionar o ano, mês ou período e ICFEx, ou Grupo de UG para qual deseja a informação e clicar em Pesquisar.

Para consulta UG, deverá clicar em Selecionar. Após preenchimento do campo CODUG, clicar em Pesquisar. No campo Resultado da Pesquisa, marcar a UG selecionada e clicar em Selecionar (Figura 12).

(11)

Na tela Relatório de Compatibilidade de Contas de RMA, preencha o ano, selecione o período desejado e clique em Pesquisar (Figura 13).

Figura 13 – Tela de acesso ao Relatório de Compatibilidade de Contas de RMA

Figura 14 – Tela de acesso ao Percentual de Compatibilidade de Contas de RMA

Clicando no mês desejado, automaticamente será visualizado o RMA do respectivo mês (Figura 14 e 15).

(12)

Poderá ainda, Gerar Gráfico no período considerado, bem como o RMA (Figura 16).

Figura 15 – Tela do Relatório de Compatibilidade de Contas de RMA

(13)

Nesta consulta é possível observar o desempenho percentual de determinada UG, no que se refere ao número de contas compatíveis entre RMA e SIAFI.

No campo Compatibilidade de contas, o índice “0,00” significa a total ausência de compatibilidade que pode se dar por inexistência de dados relativos ao RMA no banco de dados do CITEx para consulta (ausência de envio de estoque), ou ainda, por completa não conformidade das contas.

Obs: Em conseqüência, aparecerá a figura de um triângulo, na cor amarela, que é um símbolo de alerta, indicativo de incompatibilidade de dados(Figura 14).

7.1.2- Relatório de Compatibilidade de Contas de RMB

Permite verificar percentual de compatibilidade de contas contábeis entre o saldo o SIAFI e o SISCOFIS, referente a Movimentação de Bens Móveis, por ICFEx (uma por vez ou todas grupadas), Grupo de UG ou UG a ser analisada, no período desejado.

O usuário deverá selecionar o ano, mês ou período e ICFEx ou Grupo de UG para qual deseja a informação e clicar em Pesquisar.

Para consulta UG, deverá clicar em Selecionar. Após preenchimento do campo CODUG, clicar em Pesquisar. No campo Resultado da Pesquisa, marcar a UG selecionada e clicar em Selecionar.

Na tela Relatório de Compatibilidade de Contas de RMB, preencha o ano, selecione o período desejado e clique em Pesquisar.

Clicando no mês desejado, automaticamente será visualizado o RMB do respectivo mês.

O resultado da pesquisa poderá ser impresso através da opção Gerar Relatório, em Pdf ou Excel. Poderá ainda, Gerar Gráfico no período considerado, bem como o RMB.

Nesta consulta é possível observar o desempenho percentual de determinada UG, no que se refere ao número de contas compatíveis entre RMB e SIAFI.

No campo Compatibilidade de contas, o índice “0,00” significa a total ausência de compatibilidade que pode se dar por inexistência de dados relativos ao RMA no banco de dados do CITEx para consulta (ausência de envio de estoque), ou ainda, por completa não conformidade das contas.

Obs: Em conseqüência, aparecerá a figura de um triângulo, na cor amarela, que é um símbolo de alerta, indicativo de Incompatibilidade de dados.

7.2 – DIVERGÊNCIA CONTÁBIL

Permite ao usuário consultar a divergência de saldo, bem como o percentual de divergência, selecionando a opção Estoque de Almoxarifado ou Bens Móveis (Figura 17).

(14)

Figura 17 – Tela de consulta a Divergência Contábil

7.2.1– Relatório de Divergência Contábil de Estoque de Almoxarifado

Permite verificar o saldo de contas contábeis divergente entre o SIAFI e o SISCOFIS, referente ao Estoque de Almoxarifado, por ICFEx (uma por vez ou todas), Grupo de UG ou UG a ser analisada, no período desejado.

O usuário deverá selecionar o ano, mês ou período e ICFEx ou Grupo de UG para qual deseja a informação e clicar em Pesquisar.

Para consulta UG, deverá clicar em Selecionar. Após preenchimento do campo CODUG, clicar em Pesquisar. No campo Resultado da Pesquisa, marcar a UG selecionada e clicar em Selecionar.

Na tela Relatório de Compatibilidade de Contas de RMA, preencha o ano, selecione o período desejado e clique em Pesquisar (Figura 18).

Figura 18 – Tela de acesso a Pesquisa do Relatório de Divergência Contábil de RMA

Ao abrir a consulta, além do percentual de divergência, o usuário poderá ter acesso ao RMA, clicando no percentual sublinhado (Visualisar Divergência das UG, para consulta ICFEx e Visualizar RMA, para consulta UG), referente ao período correspondente (Figura 19).

(15)

Figura 19 – Tela de acesso ao Relatório de Divergência Contábil de RMA

O resultado da pesquisa poderá ser impresso através da opção Gerar Relatório, em Pdf ou Excel, Podendo ainda, Gerar Gráfico no período considerado, e imprimi-lo se desejar (Figura 20).

(16)

O usuário ao selecionar o Período no formato mês / Selecione (ex: Agosto / Selecione), será disponibilizado o Saldo SISCOFIS (R$), Saldo SIAFI (R$), o Saldo da Divergência (R$) e o percentual de Divergência (Figura 21).

Figura 21 – Tela de acesso ao Relatório de Divergência Contábil de RMA

O usuário ao selecionar o Período no formato mês / mês (ex: Agosto / Agosto), será disponibilizado o percentual de divergência do mês solicitado e o ícone do gráfico correspondente, automaticamente (Figura 22).

(17)

O usuário ao selecionar o Período no formato mês / mês (ex: Julho / Agosto), será disponibilizado o percentual de divergência do período solicitado e o ícone do gráfico correspondente, automaticamente (Figura 23).

Figura 23 – Tela de acesso ao Relatório de Divergência Contábil de RMA

Obs: no campo de Saldo SISCOFIS, poderá aparecer a figura de um triângulo, na cor amarela. È um símbolo de alerta, indicativo de incompatibilidade de dados, provavelmente advindas de ausência de envio/carregamento de estoque).

7.2.2- Relatório de Divergência Contábil de Bens Móveis

Permite verificar o saldo de contas contábeis divergente entre o SIAFI e o SISCOFIS, referente a Bens Móveis, por ICFEx (uma por vez ou todas), Grupo de UG ou UG a ser analisada, no período desejado (Figura 24 e 25).

(18)

Figura 24 – Tela de acesso a Pesquisa do Relatório de Divergência Contábil de RMB, por ICFEx

Figura 25 – Tela de acesso ao Relatório de Divergência Contábil de RMB, por Grupo de UG

O usuário deverá selecionar o ano, mês ou período e ICFEx ou Grupo de UG para qual deseja a informação e clicar em Pesquisar.

Para consulta UG, deverá clicar em Selecionar. Após preenchimento do campo CODUG, clicar em Pesquisar. No campo Resultado da Pesquisa, marcar a UG selecionada e clicar em Selecionar.

Na tela Relatório de Compatibilidade de Contas de RMA, preencha o ano, selecione o período desejado e clique em Pesquisar.

Ao abrir a consulta, além do percentual de divergência, o usuário poderá ter acesso ao RMB, clicando no percentual sublinhado (Visualisar Divergência das UG, para consulta ICFEx e Visualizar RMB, para consulta UG), referente ao período correspondente.

(19)

O resultado da pesquisa poderá ser impresso através da opção Gerar Relatório, em Pdf ou Excel. Poderá ainda, Gerar Gráfico no período considerado, e imprimi-lo se desejar.

O usuário ao selecionar o Período no formato mês / Selecione (ex: Agosto / Selecione), será disponibilizado o Saldo SISCOFIS (R$), Saldo SIAFI (R$), o Saldo da Divergência (R$) e o percentual de Divergência.

O usuário ao selecionar o Período no formato mês / mês (ex: Agosto / Agosto), será disponibilizado o percentual de divergência do mês solicitado e o ícone do gráfico correspondente, automaticamente.

O usuário ao selecionar o Período no formato mês / mês (ex: Julho / Agosto), será disponibilizado o percentual de divergência do período solicitado e o ícone do gráfico correspondente, automaticamente.

Obs: no campo de Saldo SISCOFIS, poderá aparecer a figura de um triângulo, na cor amarela. È um símbolo de alerta, indicativo que Incompatibilidade de dados (podendo ser por ausência de envio de estoque)

7.3 – RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO DE ALMOXARIFADO – RMA DO SISPATR

Permite ao usuário consultar o RMA por ICFEx (uma por vez ou todas juntas), Grupo de UG ou UG a ser analisada, no período desejado.

O usuário deverá clicar em Selecionar, a fim de escolher o tipo de UG a ser consultado: ICFEx, Grupo de UG ou UG (Figura 26).

Figura 26 – Tela de pesquisa ao RMA

Após selecionado, inserir o código da UG no campo CODUG e clicar em Pesquisar.

No campo Resultado da Pesquisa aparecerá a UG ou o Grupo selecionado. Clicar no ícone > . Ao exibir a tele seguinte, preencher os campos Ano, Mês e clicar em Pesquisar (Figura 27).

(20)

Figura 27 – Tela de consulta ao RMA

O usuário terá acesso ao Relatório de Movimentação de Almoxarifado, do período (mês) selecionado, podendo Gerar Relatório em Pdf ou Excel (Figura 28, 29 e 30).

(21)

Figura 29 – Tela do RMA – página 1

(22)

7.4 - RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO DE BENS MÓVEIS – RMB DO SISPATR

Permite ao usuário consultar o RMB por ICFEx (uma por vez ou todas juntas), Grupo de UG ou UG a ser analisada, no período desejado, considerando o perfil de acesso.

O usuário deverá clicar em Selecionar, a fim de escolher o tipo de UG a ser consultado: ICFEx, Grupo de UG ou UG.

Após selecionado, inserir o código da UG no campo CODUG e clicar em Pesquisar.

No campo Resultado da Pesquisa aparecerá a UG ou o Grupo selecionado. Clicar no ícone > . Ao exibir a tele seguinte, preencher os campos Ano, Mês e clicar em Pesquisar.

O usuário terá acesso ao Relatório de Movimentação de Bens Móveis, do período (mês) selecionado, podendo Gerar Relatório em Pdf ou Excel.

7.5 – DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO

Permite ao usuário consultar o Relatório Comparativo de Saldos de Depreciação e Amortização, relacionado a Bens Móveis e Intangíveis.

Figura 31 – Tela de acesso a pesquisa ao Relatório Comparativo de Saldos de Depreciação e Amortização

O usuário deverá preencher os campos UG/Tipo, ICFEx, Ano e Mês ou selecionar a UG, em seguida, clicar em Pesquisar(Figura 31).

Para consulta de UG/Tipo, ICFEx, após o preenchimento dos campos Ano e Mês, ao clicar em Pesquisar, será disponibilizado automaticamente o Relatório de Depreciação, no Resultado da Pesquisa (Figura 32).

(23)

Figura 32 – Tela de acesso a pesquisa ao Relatório Comparativo de Saldos de Depreciação e Amortização.

Para consulta de UG, o usuário deverá clicar em Selecionar, inserir o Código de UG no campo CODUG e clicar em Pesquisar. Na próxima tela, em Resultado da Pesquisa, deverá ser assinalada a UG considerada e clicar em Selecionar.

Após o preenchimento dos campos Ano e Mês, clicar em Pesquisar, onde será disponibilizado automaticamente o Relatório de Depreciação, no Resultado da Pesquisa (Figura 33 e 34).

(24)

No campo Visualizar Contas, permite a consulta da depreciação por conta contábil, da UG considerada.

Figura 34 – Tela do Relatório Comparativo de Saldos de Depreciação e Amortização, por conta.

Em quaisquer das situações acima, será possível Gerar o Relatório em Pdf ou Excel, referente a consulta considerada (Figura 35).

(25)

7.6 - CONFORMIDADE

Permite ao usuário o acompanhamento dos lançamentos patrimoniais realizados equivocadamente (incorretamente) no aplicativo SISCOFIS, por Organizações Militares, que tenha utilizado o CODUG de Unidades Gestoras das quais não possuem ligação administrativa (Figura 36 e 37).

Figura 36 – Tela de acesso ao Relatório de Conformidade de UG x OM.

No campo CODOM será mostrado o Código da OM que realizou o lançamento incorreto. No campo CODUG será mostrado a UG que foi utilizado incorretamente no lançamento da OM.

No campo Conta Contábil, será visualizado o número da conta contábil, referente ao lançamento incorreto. No campo Saldo, será visualizado o saldo referente ao lançamento incorreto.

(26)

Em quaisquer das situações , será possível Gerar o Relatório em Pdf ou Excel, referente a consulta considerada (Figura 38).

Figura 38 – Tela do Relatório de Conformidade de UG x OM, em PDF. 7.6.1 - SAIR

Acessando o ícone Sair, no canto direito superior da tela, permite o usuário sair do sistema (Figura 39).

Figura 39 – Tela do Campo Sair do Sistema.

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Jayme Leão, 63 anos, nasceu em Recife, mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança e, passados vinte e cinco anos, chegou a São Paulo, onde permanece até hoje.. Não

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição