• Nenhum resultado encontrado

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTA FISCAL ELETRÔNICA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Manual de Contingência – Contribuinte

08/05/2008

Versão 6.0.2

Maio de 2008

(2)

CONTROLE DE VERSÕES Versão Data

1.0.0 26/10/2006 – Porto Alegre 2.0.0 30/03/2007 – Belo Horizonte 2.0.1 19/04/2007 – São Paulo

3.0.0 11/05/2007 – Proposta das Empresas 4.0.0 19/05/2007 – Aracaju

4.0.1 30/05/2007 – Revisado SEFAZ GO e RN 5.0.0 21/08/2007 – Vídeoconferência

5.0.1 19/09/2007 – Reunião Técnica Natal 6.0.0 20/12/2007 – Reunião Técnica SP

6.0.1 24/04/2008 – Reunião subgrupo técnico Belo Horizonte 6.0.2 08/05/2008 – Reunião Técnica SP

(3)

1. INTRODUÇÃO

Este documento tem por objetivo descrever a estratégia de contingência do Sistema Nacional de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Neste sentido, apresenta as regras de negócio estabelecidas para a operação em contingência e especifica as ações a serem executadas pelos diversos atores em cada situação. São atores do Sistema NF-e: o Contribuinte, a SEFAZ autorizadora (SEFAZ-Origem), o Sistema de Contingência do Ambiente Nacional (SCAN), a SEFAZ do estado do destinatário de uma operação interestadual (SEFAZ-Destino), o Ambiente Nacional (repositório nacional de Documentos Fiscais Eletrônicos) e a Suframa. Entretanto, este documento tem o seu escopo restrito aos aspectos de contingência que afetam diretamente os contribuintes e que requerem sua atuação.

As definições deste documento estão em conformidade com o disposto no Ajuste SINIEF 07/2005.

2. MODALIDADES DE CONTINGÊNCIA

O Sistema NF-e foi concebido para dispor de alta disponibilidade, para que o contribuinte possa prosseguir tendo suas NF-e autorizadas mesmo diante da ocorrência de falhas. Por consequência, a SEFAZ que autoriza NF-e (SEFAZ-Origem) deve dispor de uma infra-estrutura de suporte à operação funcionando em regime de 24x7. Esta infra-estrutura de suporte deve ter capacidade de detectar as falhas, avaliar sua gravidade e tomar as medidas cabíveis, de forma a manter a disponibilidade do serviço para os contribuintes.

A estratégia de contingência do Sistema NF-e consiste em duas alternativas: a) Operação com o Sistema de Contingência do Ambiente Nacional (SCAN);

b) Emissão de DANFE em Contingência, Impresso em Formulário de Segurança, com posterior transmissão das respectivas NF-e para a SEFAZ-Origem.

A disponibilização de duas modalidades de contingência tem como objetivo o atendimento dos requisitos de alta disponibilidade e mínimo impacto no processo de faturamento dos contribuintes, cabendo a estes a opção pela adoção da alternativa que for mais conveniente, conforme o cenário da falha.

A decisão de entrar em contingência ou aguardar a normalização da situação cabe ao Contribuinte. Em decidindo entrar em Contingência, ele deve avaliar a natureza da falha e adotar a modalidade de contingência adequada.

A seu critério também, o Contribuinte pode adotar uma estratégia mista: emitir DANFE em contingência para NF-e que já estavam geradas em seu sistema de faturamento, e para as quais há dificuldade em alterar a série, e utilizar o SCAN para as novas NF-e, que já seriam geradas com a numeração nas séries 900 a 999.

As modalidades de contingência são descritas detalhadamente a seguir.

2.1 – OPERAÇÃO COM O SCAN

Nesta modalidade o SCAN opera em substituição à SEFAZ-Origem, executando as seguintes funções para os Contribuintes:

a) Recepção e autorização de NF-e b) Cancelamento de NF-e

c) Inutilização de numeração de NF-e d) Consulta à situação de uma NF-e

e) Consulta ao status operacional do seu serviço

O SCAN encaminha os documentos para o Ambiente Nacional, que executa as seguintes funções:

(4)

b) Envia as NF-e de operações interestaduais para a SEFAZ-Destino e para a Suframa.

O SCAN somente tratará NF-e emitidas com numeração nas séries 900 a 999, inclusive. Esta regra aplica-se a todos os serviços (autorização, cancelamento, inutilização e consulta situação da NF-e). Com esta restrição elimina-se a possibilidade de que, após a recuperação de uma falha, uma mesma NF-e tenha sido autorizada pelo SCAN e pela SEFAZ-Origem. Da mesma forma, a SEFAZ-Origem não autorizará, cancelará ou inutilizará numeração de NF-e nestas séries reservadas ao SCAN. A exceção a esta regra é o serviço de consulta à situação da NF-e, uma vez que a SEFAZ-Origem poderá responder à consulta de situação das NF-e das séries 900-999 que estejam em sua base de dados.

Para utilizar essa modalidade de contingência, a aplicação de emissão de NF-e do Contribuinte deve modificar sua forma de operação, conforme descrito a seguir:

a) Passar a gerar NF-e com numeração nas séries de contingência (900 a 999).

b) Alterar as chamadas de Web Services para invocar os Web Services providos pelo SCAN. c) Transmitir NF-e e imprimir DANFE normalmente, conforme as autorizações obtidas no SCAN. d) Monitorar a disponibilidade da SEFAZ-Origem (através do Web Service NfeStatusServico do SCAN), para determinar o momento de voltar a operar com a SEFAZ-Origem.

Ocorrendo a indisponibilidade, a SEFAZ-Origem acionará o SCAN para que ative o serviço de recepção e autorização de NF-e em seu lugar. Finda a indisponibilidade, a SEFAZ-Origem acionará novamente o SCAN, agora para desativar o serviço. A desativação do serviço de recepção e autorização de NF-e pelo SCAN será precedida por um período de 15 minutos, em que ambos os ambientes estarão simultaneamente disponíveis, de forma a minimizar o impacto da mudança para o Contribuinte.

Inicialmente, o acionamento para ativação/desativação será baseado em interação humana, entre a operação da Origem e a operação do SCAN. Desta forma, o Suporte da SEFAZ-Origem deve ter condições de detectar a falha, avaliar se é generalizada, decidir pela ativação do SCAN e comandar esta ativação, em qualquer hora e em qualquer dia.

Apenas o serviço de recepção e autorização de NF-e pelo SCAN seguirá a sistemática de ativação/desativação. Os demais serviços (cancelamento, inutilização, consulta situação de NF-e e consulta status do serviço) ficarão permanentemente ativos. Com isso o Contribuinte poderá, a qualquer momento, executar os cancelamentos, inutilizações e consultas necessárias à manutenção da integridade da seqüência de numeração das emissões de NF-e nas séries reservadas ao SCAN.

As NF-e autorizadas pelo SCAN (séries 900 a 999) serão disponibilizadas para a SEFAZ-Origem e Ambiente Nacional, permitindo a consulta nos dois ambientes.

Os números de Protocolo autorizados pelo SCAN devem ser seqüenciais para uma mesma SEFAZ, permitindo o controle de forma natural, pela SEFAZ-Origem, das autorizações realizadas em contingência pelo SCAN.

2.2 – EMISSÃO DE DANFE EM CONTINGÊNCIA, IMPRESSO EM FORMULÁRIO DE SEGURANÇA

Nesta modalidade o Contribuinte gera NF-e e emite o DANFE em formulário de segurança, em duas vias. Uma das vias acompanha a mercadoria e a outra é arquivada na empresa emitente para posterior apresentação ao Fisco.

Sanada a contingência, o Contribuinte deve transmitir as NF-e correspondentes para a SEFAZ-Origem.

Para utilizar essa modalidade de contingência a aplicação de emissão de NF-e do Contribuinte deve modificar sua forma de operação, conforme a seguir:

(5)

contingência).

b) Imprimir DANFE em formulário de segurança, estampando a informação “DANFE em

contingência, impresso em decorrência de problemas técnicos”.

c) Transmitir para a SEFAZ-Origem as NF-e geradas cujos DANFE foram emitidos em contingência, após a recuperação da falha.

As NF-e emitidas em contingência seguem a numeração e séries normais utilizadas pelo Contribuinte. Estas NF-e não utilizam as séries reservadas ao SCAN.

Estas NF-e deverão ser transmitidas para a SEFAZ-Origem imediatamente após a recuperação da falha. Ocorrendo erro que implique em rejeição de alguma destas NF-e, ela deve ser corrigida e retransmitida com a mesma numeração e série, sanando a irregularidade identificada.

Caso o DANFE original já tenha sido enviado para o destinatário e a alteração processada implique em alteração de conteúdo do mesmo, o novo DANFE impresso com a correção deve ser enviado para o destinatário juntamente com a nova NF-e autorizada.

O destinatário deverá manter em arquivo as duas cópias do DANFE recebidos.

O contribuinte emissor deverá lavrar termo no Livro de Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências, informando o motivo da entrada em contingência, número dos formulários de segurança utilizados, data e hora do início e término, bem como a numeração e série das NF-e geradas neste período.

Durante o processamento destas NF-e a SEFAZ-Origem não fará a verificação das hipóteses que podem resultar na Denegação.

3. NF-E PENDENTES DE RETORNO

Quando ocorrer uma falha, seja ela no ambiente do Contribuinte, no ambiente da SEFAZ-Origem ou do SCAN, há a probabilidade de existirem NF-e transmitidas pelo Contribuinte e para as quais ele ainda não obteve o resultado do processamento. Estas NF-e são denominadas de “NF-e pendentes de retorno”.

As NF-e Pendentes de Retorno podem não ter sido recebidas pela SEFAZ-Origem, podem estar na fila aguardando para serem processadas, podem estar em processamento ou o processamento pode já ter sido concluído.

Caso a falha tenha ocorrido na SEFAZ-Origem, ao retornar à operação normal, é possível que as NF-e que estavam em processamento sejam perdidas, e que as que estavam na fila tenham o seu processamento concluído normalmente.

Cabe à aplicação do Contribuinte tratar adequadamente a situação das NF-e Pendentes de Retorno e executar, imediatamente após o retorno à operação normal, as ações necessárias à regularização da situação destas NF-e, a saber:

a) Cancelar as NF-e Pendentes de Retorno que tenham sido autorizadas pela SEFAZ-Origem, mas que tiveram as operações comerciais correspondentes registradas em NF-e emitidas em contingência.

b) Inutilizar a numeração das NF-e Pendentes de Retorno que não foram autorizadas ou denegadas.

4. MODALIDADES DE CONTINGÊNCIA – DETALHAMENTO

Esta seção detalha as seqüências de ações necessárias à operação em contingência, em ambas as modalidades, visando facilitar a sua implementação nas aplicações:

(6)

I - AÇÕES DO CONTRIBUINTE

A. Após a ocorrência da falha

1. Detectar a falha.

2. Verificar o status do serviço de recepção de NF-e do SCAN, através do Web Service NfeStatusServico provido por este ambiente.

3. Caso a resposta seja positiva (campo cStat = 107), isto é, caso o SCAN esteja ativo para autorização de NF-e para aquela SEFAZ-Origem, prosseguir conforme abaixo.

4. Marcar em seu sistema, para posterior tratamento, as NF-e pendentes de retorno.

5. Alterar o modo de operação da sua aplicação para “Operação com o SCAN”, que implica em: a) Passar a gerar NF-e nas séries reservadas (900 a 999) e com o campo tpEmis com

valor “3”, que significa “Contingência com o SCAN”.

b) Alterar os endereços de chamada dos Web Services para os endereços do SCAN. As operações (autorização, cancelamento e inutilização) com NF-e das demais séries (001-899) não serão executadas através do SCAN.

6. Prosseguir com suas operações, transmitindo NF-e para o SCAN.

7. Monitorar o status operacional do SCAN (ação descrita no passo 2), para detectar o momento em que a SEFAZ-Origem retorna à operação normal.

B. Após recuperação da falha

1. Verificar junto à SEFAZ-Origem a situação das NF-e Pendentes de Retorno.

2. Cancelar as NF-e pendentes de retorno que foram autorizadas e para as quais tenham sido emitidas NF-e autorizadas pelo SCAN.

3. Inutilizar a numeração das NF-e que não foram autorizadas ou denegadas.

4. Alterar o modo de operação da sua aplicação para “Normal”, voltando a operar com a SEFAZ-Origem.

5. Prosseguir com suas operações. II - AÇÕES DA SEFAZ-ORIGEM

A. Após a ocorrência da falha

1. Detectar a falha.

2. Acionar o SCAN para que ative a contingência para a SEFAZ-Origem. 3. Corrigir a falha.

B. Após a recuperação da falha

1. Iniciar a operação normal do Sistema NF-e.

2. Solicitar a desativação da contingência pelo SCAN.

3. Sincronizar a sua base de dados com o Ambiente Nacional, recebendo as NF-e, cancelamentos e inutilizações. Este sincronismo ocorrerá em paralelo à operação normal da SEFAZ-Origem.

4. Prosseguir com a operação normal. III -AÇÕES DO SCAN

A. Após a ocorrência da falha

1. Aguardar acionamento pela SEFAZ-Origem.

2. Iniciar operação (quando acionada) em substituição à SEFAZ-Origem. O SCAN autorizará os documentos (NF-e, Cancelamento e Inutilização) substituindo a SEFAZ-Origem, e os enviará para o Ambiente Nacional.

(7)

3. Alterar o retorno do Web Services NFeStatusServico para informar que o SCAN está ativo para a SEFAZ-Origem que o acionou (campo cStat = 107).

4. Prosseguir com sua operação.

B. Após a recuperação da falha

1. Aguardar acionamento pela SEFAZ-Origem.

2.

Quando a SEFAZ-Origem solicitar a desativação do SCAN, alterar o parâmetro do Web Services de NFeStatusServico para informar que o SCAN será desativado (campo cStat = 113 – “SCAN será desabilitado para a <sigla da UF> às hh:mm dd/mm/aaaa”). A hora na mensagem deverá ser fixa, correspondendo a 15 min após a data/hora do pedido de desabilitação do SCAN pela SEFAZ-Origem.

3. Permanecer por 15 minutos operando como substituto da SEFAZ-Origem, a contar do acionamento para desabilitação pela SEFAZ-Origem.

4.

Passados os 15 minutos, alterar o parâmetro do Web Services de NFeStatusServico para informar que está inativo para aquela SEFAZ-Origem (campo cStat = “114 – SCAN desabilitado pela SEFAZ-Origem <sigla da UF>”).

5. Encerrar operação de autorização de NF-e em substituição da SEFAZ-Origem. Os demais serviços permanecem ativos.

4.2. EMISSÃO DE DANFE EM CONTINGÊNCIA, IMPRESSO EM FORMULÁRIO DE SEGURANÇA

I - AÇÕES DO CONTRIBUINTE

A. Após a ocorrência da falha

1. Detectar a falha.

2. Marcar em seu sistema, para posterior tratamento, as NF-e Pendentes de Retorno. 3. Alterar o modo de operação da sua aplicação para “Contingência”, passando a:

a) Gerar NF-e com o campo “tpEmis” definido para o valor 2 (identifica a NF-e emitida em contingência).

ATENÇÃO: Os DANFE emitidos em contingência não devem utilizar as séries de 900-999, que são reservadas exclusivamente para o SCAN.

b) Imprimir os DANFE em formulário de segurança, estampando a informação “DANFE em

contingência, impresso em decorrência de problemas técnicos”.

4. Prosseguir com suas operações.

B. Após recuperação da falha

1.Verificar junto à SEFAZ-Origem a situação das NF-e Pendentes de Retorno.

2.Cancelar as NF-e Pendentes de Retorno que foram autorizadas e para as quais tenham sido emitidas NF-e em contingência.

3.Inutilizar a numeração das NF-e que não foram autorizadas ou denegadas. 4.Transmitir as NF-e geradas em contingência para a SEFAZ-Origem.

5.Caso ocorra erro que implique em rejeição de alguma destas NF-e, ela deve ser corrigida e retransmitida com a mesma numeração e série, sanando a irregularidade identificada.

6.Caso o DANFE original já tenha sido enviado para o destinatário e a alteração processada implique em alteração de conteúdo do mesmo, o novo DANFE impresso com a correção, deve ser enviado para o destinatário juntamente com a nova NF-e autorizada.

7.Alterar o modo de operação do seu sistema para “Normal”, voltando a operar com a SEFAZ-Origem.

(8)

8.Lavrar termo no Livro de Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências, informando o motivo da entrada em contingência, número dos formulários de segurança utilizados, data e hora do início e término, bem como a numeração e série da NF-e geradas neste período.

9.Prosseguir com as suas operações II - AÇÕES DA SEFAZ-ORIGEM

A. Após recuperação da falha pelo Contribuinte

1. Recepcionar os pedidos de Cancelamento de NF-e e Inutilização de Numeração, relativos às NF-e Pendentes de Retorno.

2. Recepcionar a NF-e emitidas em contingência, transmitidas pelo Contribuinte. Durante o processamento destas NF-e, a SEFAZ-Origem não fará a verificação das hipóteses que podem resultar na Denegação.

3. Prosseguir com a operação normal.

5. PREMISSAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO SCAN CONSIDERADAS NESTA VERSÃO DO MANUAL

1. A comunicação entre a SEFAZ-Origem e o Ambiente Nacional, nos dois sentidos, ocorre conforme disposto no documento “Compartilhamento de Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e)”. O sincronismo das bases de dados é um processo contínuo, através do qual a SEFAZ-Origem recebe os documentos autorizados pelo SCAN.

2. A SEFAZ-Origem não autoriza, cancela ou inutiliza números na faixa de séries do SCAN (900-999). O SCAN não autoriza, cancela ou inutiliza números na faixa de séries da SEFAZ-Origem (000-899).

3. O serviço de recepção e autorização de NF-e do SCAN fica disponível apenas quando o SCAN for ativado pela SEFAZ-Origem. Todos os demais serviços permanecem ativos durante todo o tempo. 4. O Ambiente Nacional distribui as NF-e e Cancelamentos autorizados pelo SCAN, para as

SEFAZ-Destino e Suframa.

5. Empresas que fizerem as implementações necessárias a usar o SCAN deverão usar os schemas do PL_005b, que tem como alteração a possibilidade de preencher o campo tpEmis com valor 3 (Contingência com o SCAN).

(9)

APÊNDICE

1. ALTERAÇÕES REQUERIDAS NA APLICAÇÃO DA SEFAZ-ORIGEM # ALTERAÇÃO

1 Implementar o compartilhamento de DF-e, conforme o Manual de Compartilhamento de Informações. 2 Implementar a manutenção do Cadastro Nacional de Emissores, conforme o Manual de

Compartilhamento de Informações.

3 Implementar a crítica de recepção de NF-e com tpEmis com valor 2, para não Denegar.

2. ALTERAÇÕES REQUERIDAS NA APLICAÇÃO DO AMBIENTE NACIONAL # ALTERAÇÃO

1 Implementar o compartilhamento de DF-e, conforme o Manual de Compartilhamento de Informações. 2 Implementar o Cadastro Nacional de Emissores, conforme o Manual de Compartilhamento de

Informações.

3. ALTERAÇÕES REQUERIDAS NA APLICAÇÃO DO CONTRIBUINTE # ALTERAÇÃO

1 Implementar a possibilidade de direcionamento da transmissão para os endereços de Web Services do SCAN.

2 Implementar monitoramento do status operacional do SCAN para uma determinada SEFAZ-Origem, para detectar os três status possíveis: 107 (Serviço em Operação), 113 (Serviço em processo de desativação), 114 (Serviço Paralisado para aquela UF)

3 Implementar tratamento de NF-e pendente de retorno, para evitar gerar DANFE em contingência com mesmo número de NF-e que pode ter sido autorizada.

Referências

Documentos relacionados

Neste trabalho são apresentados os resultados das análises antracologicas efetuadas no abrigo Santa Elina (Cuiabá) e em quatro abrigos da Cidade de Pedra (Rondonópolis):

português recebeu de outras línguas foram assimiladas pacificamente. 1) “Os estudos de natureza estatística vêm mostrando, já há algum tempo, que há grande

Anais do 2º Seminário de Estudos da Informação - 1o Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação/Região Sudeste: A

 Algumas operações sobre os Ficheiros da Rotina para solucionar alguns problemas que possam surgir durante a sessão de trabalho, tais como Plano de Contas, Alterações/ Anulações

I. Pode-se conceituar a queimadura como toda lesão de tecido em decorrência de trauma causado por agentes físicos, químicos, elétricos ou radioativos. No diagnóstico

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é entendida como um método de trabalho da enfermagem que pode ser aplicado na prática por meio de instrumentos, e vem, nos

A infor- mação contida neste documento não tem como igualmente como finalidade sugerir e ou orientar os seus destinatários quanto aos investimento e

Na verdade a Lei de Terras inaugura uma política agressiva em relação às terras das aldeias: um mês após a sua promulgação, uma decisão do Império manda incorporar aos