• Nenhum resultado encontrado

Chamada PROPCI-PROGRAD-PROEXT-PROPLAN-AAI-IL/UFBA Cursos Semi-Intensivos do PROFICI _ Retificação (PROEMA/PROEMES/PROEMF/PROEMI/PROEMIT)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Chamada PROPCI-PROGRAD-PROEXT-PROPLAN-AAI-IL/UFBA Cursos Semi-Intensivos do PROFICI _ Retificação (PROEMA/PROEMES/PROEMF/PROEMI/PROEMIT)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação

Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graudação

Pró-Reitoria de Extensão

Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento

Assessoria para Assuntos Internacionais Instituto de Letras

Chamada PROPCI-PROGRAD-PROEXT-PROPLAN-AAI-IL/UFBA 03-2014

Cursos Semi-Intensivos do PROFICI _ Retificação

(PROEMA/PROEMES/PROEMF/PROEMI/PROEMIT)

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI), a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), a Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN),a Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) e o Instituto de Letras (IL) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) comunicam a todos os interessados que estão abertas as inscrições para seleção de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação da UFBA, para os cursos de alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano, a ser oferecido na modalidade semipresencial e semi-intensivo, como parte integrante dos Programas Especiais de Monitoria de Alemão/ Espanhol/ Francês/ Inglês/ Italiano (PROEMA/ PROEMES/ PROEMF/ PROEMI/ PROEMIT), dentro do Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA (PROFICI).

1. DO PROGRAMA

O PROFICI (Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA) é um Programa Permanente que busca, através da qualificação em língua estrangeira, auxiliar a UFBA e o Brasil na consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da pesquisa, criação e inovação, e da sua competitividade, por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional, propiciando a formação e capacitação de pessoas com elevada qualificação em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica, e centros de pesquisa estrangeiros de excelência.

PROEMA/ PROEMES/ PROEMF/ PROEMI/ PROEMIT (Programa Especial de Monitoria de Alemão/Espanhol/Francês/Inglês/Italiano) são Subprogramas do PROFICI, que visam dar apoio ao Programa-mãe, fornecendo proficiência em línguas alemã, espanhola, francesa, inglesa e italiana para estudantes e servidores da UFBA em geral, bem como colaborando na formação técnica, didática e pedagógica em alto nível dos estudantes da UFBA, em especial aqueles relacionados aos cursos de formação de professores de alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

Os Programas são geridos pelo Conselho Gestor do PROFICI, formado pelos dirigentes das instâncias responsáveis pela gestão deste Programa.

(2)

2. DOS PROGRAMAS DE ENSINO

Os Programas de Ensino têm por objetivo, em uma primeira fase, elevar o conhecimento do estudante nas quatro habilidades básicas da língua [interpretação de texto (leitura), escrita (escrita), interpretação oral (escuta), conversação (fala)], até o nível B2, de acordo com o CEFR [Common European Framework of Reference for Languages (quadro europeu comum de referência para línguas)], nível que equivale ao mínimo requerido pelo Programa Ciência sem Fronteiras (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf).

Para estudantes que inicialmente não apresentam conhecimento na língua de interesse, a primeira fase compreende 4 níveis de ensino, com dois módulos cada um , totalizando 8 módulos de ensino, de acordo com a Tabela 1. O estudante que for reprovado duas vezes, seja no mesmo módulo, seja em módulos diferentes, será desligado do Programa de Ensino de Língua Estrangeira.

A fim de determinar o nível de conhecimento do estudante, será aplicado inicialmente um teste de nivelamento a todos participantes, para as habilidades de leitura, escrita, fala e escuta [candidatos que considerarem não ter conhecimento na língua de interesse suficiente para começar em nível diferente do primeiro (Elementar 1), poderão pedir dispensa do teste de nivelamento, informando esta situação de proficiência]. A partir destas avaliações, os estudantes serão distribuídos, pela Coordenação Acadêmica do Programa, entre os oito diferentes níveis descritos anteriormente, podendo ainda ser indicados diretamente para a segunda fase.

Tabela 1. Níveis e Módulos de Ensino da Primeira Fase Nível a ser

alcançado1 Disciplina Carga Horária Total (T) (h)

2 Germânicas Românicas A1 Elementar 1 85 85 Elementar 2 85 85 A2 Pré-Intermediário 1 85 85 Pré-Intermediário 2 85 85 B1 Intermediário 1 85 85 Intermediário 2 85 85 B2 Intermediário Superior 1 85 85 Intermediário Superior 2 85 85

1 De acordo com o CEFR [Common European Framework of Reference for Languages (quadro

europeu comum de referência para línguas)] Para maiores detalhes sobre o CEFR, o interessado

deve consultar

http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadro_Europeu_Comum_de_Refer%C3%AAncia_para_L%C3%ADng uas;

2As aulas estarão divididas nas modalidades presencial (P), ensino a distância monitorado (EADM)

e ensino a distância (EAD).

A segunda fase constará de (conforme mostra a Tabela 2):  Um curso de preparação para os testes oficiais dos idiomas.

(3)

São elegíveis para participar da segunda fase os estudantes aprovados no nível “Intermediário Superior 2” e os indicados diretamente para a segunda fase. No primeiro caso, este interesse deverá ser externado quando da solicitação pela PROPCI (provavelmente entre o fim do sétimo módulo e início do oitavo), e no outro caso, logo após o processo de avaliação de nivelamento. Caso sejam detectados alunos com nivelamento superior, a UFBA tentará incluí-los imediatamente na segunda fase, se assim eles desejarem.

Tabela 2. Níveis e Módulos de Ensino da Segunda Fase

Idioma Nível a ser alcançado Módulos necessários T EAD P Alemão Apto a alcançar escore igual ou

superior a B2 no OnDaf Preparação para OnDaf 85 45 40 Espanhol Apto a alcançar escore igual ou

superior a B2 no CEFR de Língua Espanhola

Preparação para CEFR de

Língua Espanhola 85 45 40 Francês Apto a alcançar escore igual ou

superior a B2 no DELF, TCF ou DALF, ou 70 pontos no teste da Aliança Francesa

Preparação para DELF, TCF, DALF ou teste da Aliança Francesa

85 45 40

Inglês Apto a alcançar escore igual ou superior a 6,0 no IELTS, escore igual ou superior a 79 no TOEFL, ou escores equivalentes em testes similares

Preparação para Exames de Proficiência em Língua Inglesa

85 45 40

Italiano Apto a alcançar escore igual ou superior a 70% no Teste Lato Sensu do Instituto Italiano de Cultura

Preparação para o Teste Lato Sensu do Instituto Italiano de Cultura

85 45 40

3. DO REGIME DE AULAS

O regime de aulas se dará de forma semi-intensiva, sendo cumprida toda a carga horária requerida em aproximadamente 1,5 anos para os casos de ingressos sem nenhum conhecimento da língua de interesse (ingressos que já detenham conhecimento da língua poderão finalizar o curso em até 2 meses). Os candidatos devem estar disponíveis para a realização do Teste de Nivelamento nos períodos indicados, sendo informados oportunamente do dia, horário e local exatos onde farão este teste.

As turmas terão as suas aulas distribuídas nos dias de segunda, quarta e sexta (para turmas de alemão, espanhol, francês e italiano) e terça, quinta e sábado (para turmas de inglês). Às sextas e aos sábados, as aulas são, geralmente, online. Os alunos selecionados serão oportunamente convocados a se matricularem nas turmas disponíveis. O comparecimento e efetivação da matrícula é condição obrigatória para a manutenção da vaga, que será perdida em caso de não comparecimento para a efetivação da matrícula na data e local especificados.

Os cursos serão oferecidos nos campi de Salvador e de Vitória da Conquista. 4. DOS CANDIDATOS

Os candidatos devem ser estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da UFBA ou pós-graduação, não estando com qualquer tipo de afastamento em 2014.2 ou 2015.1

(4)

simultânea em dois ou mais cursos do PROFICI, portanto o candidato não pode estar cursando o PROFICI (edições 2014.1 ou 2014.2) nem estar selecionado para a edição 2015.1 (à qual se refere esta Chamada) através de outros Programas, tais como PIBIC, PIBIT, Jovens Talentos, PIBIEX, entre outros aplicáveis.

5. DA SOLICITAÇÃO

O recebimento de solicitações de inscrição, realizadas pelos candidatos através do sítio www.siscon.ufba.br, será unicamente sob a forma eletrônica, no período de 22 de dezembro de 2014 a 15 de janeiro de 2015.

Não serão aceitas solicitações que não atendam ao disposto no item 4. 6. DO JULGAMENTO DAS SOLICITAÇÕES

Caso a demanda de inscrições seja superior ao número de vagas, as candidaturas apresentadas serão avaliadas e classificadas usando os seguintes critérios de prioridade, na ordem: i) inscritos na PROAE como em vulnerabilidade socioeconômica; ii) os de melhor coeficiente de rendimento; iii) os de menor tempo de curso sobre os de maior tempo de curso. 7. DOS RESULTADOS

Os resultados serão divulgados na página nos endereços www.sisbic.ufba.br, www.propci.ufba.br e/ou www.profici.ufba.br.

8. DOS PERÍODOS E PRAZOS

ATIVIDADE INÍCIO TÉRMINO

Lançamento da Chamada Pública 17/12/14

Recebimento de inscrições 22/12/14 15/01/15

Seleção e divulgação dos resultados 20/01/15 27/01/15

Teste de nivelamento* 29/01/15 31/01/15

Matrícula no site: www.profici.ufba.br 29/01/15 05/02/15

Início das aulas 02/03/15 08/16 ou superior

* Candidatos que considerarem não ter conhecimento na língua de interesse suficiente para começar em nível diferente do primeiro (Elementar 1) poderão se matricular diretamente no site www.profici.ufba.br.

Informações adicionais, assim como outras normas e procedimentos, estarão disponíveis em

www.sisbic.ufba.br, www.propci.ufba.br e/ou em www.profici.ufba.br. Casos omissos serão

avaliados pelo Conselho Gestor do PROFICI. Salvador, 18 de dezembro de 2014.

(5)

Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovação Prof. Penildon Silva Filho

Pró-Reitor de Ensino de Graduação Prof. Eduardo Luiz Andrade Mota Pró-Reitora de Planejamento e Orçamento

Prof. Roberto Fernandes Silva Andrade Assessoria para Assuntos Internacionais

Profa. Risonete Batista de Souza Diretora do Instituto de Letras

Referências

Documentos relacionados

Esse desempenho foi certamente apoiado pela continuação no nosso foco de longo prazo no investimento em infraestrutura , que novamente apresentou resultados

ASP ≥20 mg ácido domóico/kg PSP ≥800 ug de saxitoxina eq/kg NR=Não Realizada. Determinações

A eficiência da unidade de bombeio foi calculada utilizando o gráfico de Gipson & Swaim que está disponível em Takacs (2003), para que pudéssemos utilizar

As diferenças entre as duas personagens, para Maciel (2004), estão marcadas pela condição ainda divina da Medéia grega clássica, e da ausência deste elemento na

Nesse sentido, através de um estudo de caso comparativo entre os processos interacionais na ONG MAE e na Midiograf com uma abordagem qualitativa, a intenção é compreender como se dão

Foram feitas as seguintes análises qualitativas e quantitativas, utilizando-se metodologias adotadas oficialmente: umidade, Lund, Lugol e índice de diastase qualitativo [6]; índice

serviço com o tempo de fila para um pedido no recurso i. A notação ao lado indica este tempo.  Tempo de resposta: é a soma do tempo de. residência de um pedido em todos

A análise espacial e temporal do IVDN médio em concordância com a precipitação média semestral possibilitou encontrar uma relação funcional entre os mesmos,