• Nenhum resultado encontrado

Termostato touchscreen SMART 3000 Guia de início rápido

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Termostato touchscreen SMART 3000 Guia de início rápido"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Termostato touchscreen SMART 3000

Guia de início rápido

www.robertshaw.com

©2015 Robertshaw 7/15 – 352-00219-001 RevB Portuguese

(2)

2

INFORMAÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

AVISO: RISCO DE CHOQUE ELÉTRICO – Desligue a energia na fonte de alimentação principal removendo o fusível ou alternando o disjuntor para a posição desligada (OFF) antes de instalar, remover ou limpar o termostato.

AVISO: RISCO DE INCÊNDIO E CHOQUE ELÉTRICO – Este dispositivo deve ser instalado por um técnico qualificado com a devida atenção quanto à segurança, pois uma instalação inadequada pode resultar em risco de incêndio e choque elétrico.

AVISO: RISCO DE INCÊNDIO E CHOQUE ELÉTRICO – Este termostato é de baixa tensão de 24 VCA. Não instale em tensões superiores a 30 VCA.

• Não ligue o sistema para resfriar se a temperatura estiver inferior a 10 °C (50 °F). Ligá-lo nessas condições pode danificar o seu sistema de resfriamento e provocar lesões pessoais.

• Não faça uma ligação elétrica entre terminais na válvula de gás ou no controle do sistema para testar a instalação. Isso danificará o termostato e anulará a garantia. • Não aterre nenhum terminal nesta unidade.

• Toda a fiação deve estar em conformidade com os códigos e as leis nacionais e locais a respeito de eletricidade e construção.

(3)

Obrigado por adquirir o termostato Uni-Line® SmartSensetm. O SMART 3000 é um termostato multifuncional. É possível programar diversas configurações por meio da interface de botões ou remotamente, através de comunicação ModBus. Este é um guia de início rápido sobre como realizar a instalação básica, a programação e o teste do SMART 3000 para que ele funcione como termostato manual de estágio único.

Apenas as etapas necessárias para se obter um termostato funcional com o mínimo de recursos e programação serão discutidas. Ao concluir, o termostato estará operacional para:

• Termostato manual • Ventilador com 1 velocidade • 1 aquecimento/1 resfriamento • Modo 2 canos

• Ventilador controlado pelo termostato

• Temporizador de ciclo curto ajustado para cinco minutos • Ponto de ajuste único

(4)

4

Montagem do termostato SMART 3000

IMPORTANTE: A precisão do SMART 3000 depende intrinsecamente do sensor de temperatura embutido ou do(s) sensor(es) remoto(s) de temperatura opcional(is). O SMART 3000 deve ser montado em um local que tenha a temperatura ambiente típica. Não o instale próximo ao chão ou a correntes de ar, atrás de portas ou em paredes externas não isoladas. Instale o SMART 3000 longe da exposição à luz solar e entre 1,2 e 1,5 m (4 e 5 pés) acima do nível do chão.

Figura 1

• Localize a fenda na parte inferior da carcaça. Observe as dobradiças e a conexão entre as duas metades.

• Insira uma chave de fenda ou moeda na fenda e gire. Isso separará as duas metades.

(5)

• Continue a girar a metade superior para cima. As abas que seguram a metade superior no lugar serão liberadas.

• Puxe os fios de controle pela abertura grande na placa de base.

• Posicione a placa de base na parede e prenda-a com fixadores adequados (são fornecidos dois parafusos com bucha). A placa de base deve estar visivelmente nivelada.

• Bloqueie todos os buracos na parede por onde passam fios. Isso impedirá a entrada de correntes de ar na parte traseira do termostato.

Não use esses orifícios para

montar.

Figura 2

Se você for usar controles ModBus ou sensores remotos nessa instalação, certifique-se de incluir os fios adequados para realizar essas conexões.

(6)

6

Configuração das chaves

Localize a fileira de oito chaves DIP de função.

Figura 3

Chave 1 2 3 4 5 6 7 8

Posição Desligada Desligada Ligada Ligada Ligada Desligada Desligada Desligada

NOTA: Isso configurará o SMART 3000 como termostato manual de aquecimento/ resfriamento de ponto de ajuste único e estágio único.

(7)

Instalação elétrica

Terminal Função

C 24V comum ou neutra

R 24 VCA – Essa tensão é comutada de volta por meio dos relés Hi Velocidade alta do ventilador interno (NÃO usada no modo de

velocidade única – Chave 1 = desligada)

Med Velocidade média do ventilador interno (NÃO usada no modo de velocidade única – Chave 1 = desligada)

Low Velocidade baixa do ventilador interno (usada nos modos de velocidade única e de três velocidades)

Y Compressor ou resfriamento – (Com base na configuração da Chave 2) W – O/B Válvula de reversão ou aquecimento – (Com base na configuração da Chave 2)

A1 –

Resfriamento Terminal de saída 0 a 10V para resfriamento (Normalmente usado para controlar válvulas de modulação) A2 –

Aquecimento Terminal de saída 0 a 10V para aquecimento (Normalmente usado para controlar válvulas de modulação) A3 – Ventilador 0 a 10V Saída de modulação para ventilador DC interno

Com – 0V Terminal 0V – Usado para referência de aterramento de entradas digitais, sensor, 0 a 10V

A Dados de ModBus A B Dados de ModBus B

SI Entrada do sensor remoto de temperatura (uso de dados remotos/ médios/ModBus)

(8)

8 Terminal Função DI Digital (entrada comutada) para função forçada de ambiente desocupado ou inicialização da campainha WC Contato de janela – Força o SMART 3000 a desligar se a janela ficar aberta > cinco minutos (ajustável)

DS Interruptor de porta – Monitora o status da porta do quarto quanto à detecção de ocupação

PIR Entrada PIR (sensor de movimento) para detecção de ocupação O SMART 3000 é alimentado por 24 VCA e exige que 24 VCA ativa ou neutra seja conectada aos terminais R (ativa) e C (neutra) para que o SMART 3000 funcione. A 24 VCA aplicada ao terminal R do SMART 3000 é comutada de volta pelos relés 2A ao equipamento.

(9)

Ventilador Resfriamento Aquecimento 24 VCA 24 C neutra Figura 5

Feche a tampa

• Mantenha a tampa levantada e conecte as dobradiças entre as duas metades. • Coloque a tampa superior com os pinos nas aberturas da placa de base. • Gire a metade superior para baixo até encaixar no lugar. Os pinos elétricos na

(10)

10

Energize

• Alimente o SMART 3000 com 24 VCA. A tela deverá exibir a temperatura atual.

Teste

Cada vez que um botão for pressionado, um bipe será emitido. Figura 6

• Pressione o botão FAN para testar a operação do ventilador. • Use as setas para cima e para baixo para ajustar o ponto de ajuste. • Ajuste o ponto de ajuste cinco graus acima da temperatura do ambiente.

(11)

• Defina o ponto de ajuste cinco graus abaixo da temperatura do ambiente. Após alguns instantes, o sistema de aquecimento deverá parar. O sistema de resfriamento deverá ligar.

NOTA: Pode haver um atraso de até cinco minutos ao realizar esse teste devido ao temporizador de atraso anticiclo.

O sistema do SMART 3000 agora está operacional. Ele funcionará

como termostato manual de ponto de ajuste único com ventilador de

velocidade única.

(12)

www.uni-line.com www.robertshaw.com ©2015 Robertshaw

07/15 – 352-00219-001 RevB Portuguese Robertshaw®, Uni-Line® e SmartSenseTM são marcas

registradas da Robertshaw, suas subsidiárias e/ou empresas afiliadas. Todas as outras marcas mencionadas neste documento podem ser marcas registradas dos respectivos proprietários.

Número de telefone do Atendimento ao Cliente 1.800.304.6563 Fax do Atendimento ao Cliente 1.800.426.0804

HVACCustomerService@robertshaw.com Para Assistência Técnica:

Telefone 1.800.445.8299 Fax 1.630.260.7294

Referências

Documentos relacionados

Além de variar seu sinal de saída entre 0 e 10V, respectivamente para as posições fechada e totalmente aberta, o transdutor emite um sinal de 11V quando o posicionador magnético

Faixa da Tensão de Entrada saída de 0V até que o módulo seja configurado. ± 10V (configurado pelo usuário) 0-10V (configurado pelo usuário) Resposta ao Degrau a 63% de

± 10V configurado pelo usuário 0-10V configurado pelo usuário Resposta ao degrau (63% do fundo de escala) 24ms Precisão Absoluta 2 Terminal de Tensão Terminal de Corrente 0,133%

M1 motor do ventilador DC inverter CV saída da eletroválvula termostato SV comutador de velocidade do termostato H2* sonda de temperatura da água (10kΩ). TA termostato ambiente

Durante o tratamento seu médico deverá solicitar exames de sangue regularmente, inclusive de contagem de plaquetas, para monitorar o efeito das doses que você toma de Hycamtin

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018