• Nenhum resultado encontrado

Rodada #1 Regimento Interno da ALERJ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rodada #1 Regimento Interno da ALERJ"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

Assuntos da Rodada

REGIMENTO INTERNO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: 1. Funcionamento. 1.1 Sede. 1.2 Sessões Legislativas. 1.3 Sessões Preparatórias. 1.4 Lideranças e Blocos Parlamentares. 2. Órgãos da Assembleia. 2.1 Mesa Diretora. 2.2 Presidência. 2.3 Secretaria. 2.4 Comissões. 3. Sessões da Assembleia. 3.1 Disposições Preliminares. 3.2 Sessões Públicas. 3.3 Sessões Solenes. 3.4 Comissão Geral. 4. Proposições e Processos Legislativos. 4.1 Disposições Preliminares. 4.2 Requerimentos. 4.3 Emendas e Prejudicabilidade. 4.4 Retirada de Proposições. 5. Debates e Deliberações. 5.1 Tramitação das Proposições. 5.2 Regime de Tramitação. 5.3 Urgência. 5.4 Proposições com Tramitação Especial. 5.5 Projetos de Tramitação com Prioridade. 5.6 Preferência. 5.7 Destaque. 5.8 Prejudicabilidade. 5.9 Discussão. 5.10 Redação do Vencido, Redação Final e Autógrafos. 5.11 Veto a Projeto de Lei. 5.12 Votação. 6. Matérias Sujeitas a Disposições Especiais. 6.1 Proposta de Emenda à Constituição. 6.2 Projetos de Iniciativa do Governador do Estado com Solicitação de Urgência. 6.3 Projetos de Lei Complementar e de Codificação. 6.4 Matérias de Natureza Periódica. 6.5 Regimento Interno. 6.6 Autorização para Instauração de Processo Criminal contra o Governador, o Vice-Governador e os Secretários de Estado. 6.7 Processo nos Crimes de Responsabilidade do Governador e

Rodada #1

Regimento Interno da ALERJ

(2)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

2 do Vice-Governador do Estado e dos Secretários de Estado. 6.8 Comparecimento dos Secretários de Estado. 7. Participação da Sociedade Civil. 7.1 Iniciativa Popular de Lei. 7.2 Plebiscito Popular para Decidir Questão Relevante para o Estado. 7.3 Audiência pública. 7.4 Petições e Reclamações. 7.5 Credenciamento de Entidades e da Imprensa. 8. Administração e Economia Internas. 8.1 Serviços Administrativos. 8.2 Administração e Fiscalização Contábil, Orçamentária, Financeira, Operacional e Patrimonial. 8.3 Coordenadoria Militar. 8.4 Polícia e Corregedoria da Assembleia. 8.5 Delegação de Competência. 9. Pronunciamento da Assembleia sobre Indicações de Autoridades. 9.1 Autoridades Indicadas pelo Poder Legislativo. 9.2 Autoridades Indicadas pelo Poder Executivo. 10. Moção de Desaprovação a Ato de Secretário de Estado. 11. Deputados. 11.1 Exercício do Mandato. 11.2 Licença. 11.3 Vacância. 11.4 Convocação de Suplente. 11.5 Decoro Parlamentar. 11.6 Responsabilidade Funcional dos Membros da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. 12. Disposições Gerais Transitórias e Finais. 12.1 Disposições Gerais. 12.2 Disposições Transitórias. 12.3 Disposições Finais.

(3)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

3

a. Teoria em Tópicos

1. Sede – A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro tem sede no Palácio Tiradentes, na Capital do Estado.

2. Reunião em outro local – Em caso de ocorrência que impossibilite o seu funcionamento na sede, a Assembleia Legislativa pode se reunir, eventualmente, em qualquer outro local, por determinação da Mesa Diretora (é um órgão da Casa composto por alguns Deputados que são escolhidos em votação por todos os membros da ALERJ), a requerimento da maioria dos Deputados (maioria dos 70 Deputados da Casa – pelo menos 36 assinaturas no requerimento).

3. Legislatura – Período de quatro anos que corresponde a um mandato de um Deputado. A legislatura atual vai de 1º de fevereiro de 2015 até 31 de janeiro de 2019.

4. Sessão Legislativa

4.1 Sessão Legislativa Ordinária (SLO) – corresponde a um ano dos trabalhos da Casa. Vai de 1 de fevereiro a 30 de junho (1º período) e de 1º de agosto a 31 de dezembro (2º período) – o intervalo de 1 a 31 de julho é o recesso de meio de ano e o intervalo de 1 a 31 de janeiro corresponde ao intervalo de final de ano. As reuniões marcadas para essas datas são transferidas para o primeiro dia útil subsequente, quando recaírem em sábados, domingos e feriados.

(4)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

4 4.2 Sessão Legislativa Extraordinária (SLE) – Ocorre quando a ALERJ for convocada a funcionar nos períodos de recesso (situação rara).

5. Sessões Preparatórias – A primeira e a terceira sessões legislativas ordinárias de cada legislatura são precedidas de sessões preparatórias. 5.1 Início do 1º biênio – temos duas sessões preparatórias: a primeira, às 15:00 do dia 1º de fevereiro, para das posse aos Deputados; e a segunda, às 15:00 do dia 2 de fevereiro, para eleição dos membros da Mesa Diretora para o primeiro biênio da legislatura.

5.2 Início do 2º biênio – há apenas uma sessão preparatória, para eleição dos membros da Mesa Diretora para o segundo biênio da legislatura, realizada na primeira quinzena do mês de fevereiro.

6. Apresentação de informações à Mesa para tomar posse – O candidato diplomado Deputado Estadual deve apresentar à Mesa Diretora, pessoalmente ou por intermédio de seu partido, até o dia 31 de janeiro do ano da instalação de cada legislatura o diploma expedido pela Justiça Eleitoral, juntamente com a comunicação de seu nome parlamentar, legenda partidária e declaração de bens.

7. Posse dos Deputados – Às 15:00 do dia 1º de fevereiro do primeiro ano de cada legislatura os candidatos diplomados Deputados Estaduais se reunem em sessão preparatória na sede da Assembleia Legislativa para a posse. Não é permitida a posse por procuração.

(5)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

5 8. Direção dos trabalhos – Assume a direção dos trabalhos o último Presidente, se

reeleito Deputado, e, na sua falta, o Deputado mais idoso dentre os de maior número de legislaturas. Aberta a sessão, o Presidente convida 2 Deputados, de partidos diferentes, para servirem de secretários.

9. Deputado mais idoso, dentre os de maior número de legislaturas – a regra é ter mais legislaturas (mais mandatos, como 10, 11, 12...); havendo empate (por exemplo: 2 Deputados com cada um 11 legislaturas na carreira), o mais idoso entre eles assume a presidência.

10. Posse posterior – É possível que haja posse sem ser na sessão preparatória com esse fim. Neste caso, o compromisso (juramento) é prestado em sessão ou junto à Mesa Diretora, exceto durante o período de recesso parlamentar, quando ocorre perante o Presidente.

11. Prazo para tomar posse – O Deputado não é obrigado a tomar posse na primeira sessão preparatória, pois possui 30 dias, prorrogáveis por igual período a requerimento do interessado, contados:

11.1 – da primeira sessão preparatória para instalação da primeira sessão legislativa da legislatura (regra geral);

11.2 – da diplomação (se eleito Deputado durante a legislatura); ou

11.3 – da ocorrência do fato que a ensejar, por convocação do Presidente (para o Suplente convocado a tomar posse).

(6)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

6 12. Prestação do compromisso apenas uma vez por legislatura – Caso o Suplente

tenha assumido o mandato (e prestado assim seu juramento), fica dispensado de prestar o compromisso em convocações futuras, caso seja o caso.

13. Sessão Preparatória de eleição da Mesa – A eleição da Mesa Diretora, bem como o preenchimento de qualquer vaga, é feita por maioria absoluta de votos em primeiro escrutínio (votação) e maioria simples em segundo escrutínio, presente a maioria absoluta dos deputados, com a tomada nominal de votos em aberto, observando-se, para efeito de votação, a ordem alfabética dos nomes dos Deputados.

14. Chapas – Para a eleição da Mesa Diretora, são apresentadas chapas (contendo indicados para todos os cargos da Mesa), sempre que possível obedecendo à proporcionalidade partidária.

15. Princípio da proporcionalidade Partidária (PPP) – As vagas em todos os órgãos colegiados (e a Mesa Diretora é órgão colegiado, pois possui 13 membros) são distribuídas aos Partidos ou Blocos Parlamentares de acordo com o seu respectivo tamanho na Casa. Se um Partido tem 30% da ALERJ, ele terá direito a 30% das vagas de todos os órgãos colegiados. O Partido que tem 10% da ALERJ, tem 10% das vagas. E por aí vai. Não se preocupe com os arredondamentos. É necessário entender que um Partido grande tem mais vagas nos órgãos do que um Partido pequeno. O PPP é matemática. Também pode ser chamado de princípio da representação proporcional.

(7)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

7 16. Reeleição – É permitida a reeleição para cargo na Mesa.

17. Vaga na Mesa – Na hipótese de ocorrer qualquer vaga na Mesa Diretora, ela é preenchida mediante eleição, dentro de 5 sessões, observadas as exigências previstas para a eleição original.

18. Líder – É o Deputado que fala em nome da bancada de seu partido, ainda que de representação unitária ou de bloco parlamentar.

19. Escolha do Líder – A escolha do Líder cabe à própria bancada. Ela deve ser comunicada à Mesa, no início de cada legislatura ou após a criação de bloco parlamentar, em documento subscrito pela maioria absoluta dos integrantes da representação.

20. “Mandato” do Líder – O Líder permanece em suas funções até que haja nova indicação.

21. Vice-Líderes – Cada líder pode indicar vice-líderes na proporção de 1 por 3 Deputados ou fração, que constitua sua representação. Resumindo: para calcular o número de vices, divida o número de Deputados por 3; se tiver que arredondar, é sempre para cima). É facultada a designação de um como “primeiro vice-líder”.

(8)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

8 22. Restrição aos membros de Liderança – Os líderes e vice-líderes não podem

integrar a Mesa Diretora.

23. Duas indicações de Líder com o mesmo número de assinaturas – Quando a bancada for constituída por um número par de Deputados e houver duas indicações de líder subscritas por número de assinaturas equivalente, prevalece a que contiver a indicação, para líder, do Deputado mais idoso.

24. Liderança do Governo – O Governador do Estado pode indicar Deputados para exercerem a liderança do Governo, composta de líder e 2 vice-líderes.

25. Principais prerrogativas do Líder:

 fazer uso da palavra, pessoalmente ou por intermédio de vice-líderes, em defesa da respectiva linha política, no período das comunicações; (líder do governo possui)

 encaminhar a votação de qualquer proposição sujeita à deliberação do Plenário, para orientar a sua bancada, por tempo não superior a 5 minutos, sendo defeso (proibido) o voto de liderança em nome da bancada; (líder do governo possui) e

 indicar à Mesa os membros da bancada para compor comissões de qualquer natureza, e, a qualquer tempo, substituí-los.

(9)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

9 26. Blocos Parlamentares – As representações de dois ou mais partidos, por

deliberação das respectivas bancadas, podem constituir bloco parlamentar.

27. O Bloco é visto como se fosse um partido – O bloco parlamentar tem, no que couber, o tratamento dispensado pelo Regimento às organizações partidárias com representação na Casa. Lembre que o PPP é aplicado “aos Partidos ou Blocos” da ALERJ.

28. Liderança comum – O bloco possui Líder. As lideranças dos partidos que se coligarem em bloco parlamentar perdem suas atribuições e prerrogativas regimentais (pois quem terá esses “poderes” será o líder do bloco).

29. Requisito numérico – Não é admitida a formação de bloco parlamentar composto de menos de 3 Deputados.

30. Desligamento de partido do bloco – Se o desligamento de uma bancada fizer com que o quórum fique abaixo de 3 Deputados, extingue-se o bloco parlamentar.

31. Recálculo do PPP nas comissões em virtude de alteração no tamanho dos blocos – Dissolvido o bloco parlamentar, ou modificado o quantitativo da representação que o integrara em virtude da desvinculação do partido, é revista a composição das comissões, mediante provocação do partido ou bloco

(10)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

10 parlamentar, para o fim de redistribuição de lugares e cargos, consoante o princípio da proporcionalidade partidária.

(11)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

11

b. Revisão 1 (questões)

QUESTÃO 1 – FGV – CONSULTOR DE ORÇAMENTOS – SENADO FEDERAL – 2008 – Adaptada

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro reunir-se-á:

(A) anualmente, de 01 de fevereiro a 15 de julho e de 1º de agosto a 20 de dezembro. (B) anualmente, de 01 de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 31 de dezembro. (C) anualmente, de 2 de fevereiro a 15 de julho e de 15 de agosto a 22 de dezembro. (D) anualmente, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro. (E) em dois períodos, um de 01 de fevereiro a 17 de julho, e outro de 2 de agosto a 20 de dezembro.

QUESTÃO 2

A Assembleia Legislativa pode funcionar em outro local que não o seu Palácio Tiradentes, na capital do Estado, em caso de ocorrência que impossibilite o seu funcionamento na sede.

QUESTÃO 3

As sessões legislativas ordinárias de cada legislatura serão precedidas de reuniões preparatórias, que visam, entre outras funções, eleger o Presidente da Mesa.

(12)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

12 QUESTÃO 4

O candidato diplomado Deputado Estadual pode tomar posse por meio de procurador devidamente constituído para esse fim.

QUESTÃO 5

A posse dos Deputados deve ocorrer necessariamente dia 1º de fevereiro.

QUESTÃO 6

A eleição da Mesa Diretora, bem como o preenchimento de qualquer vaga, será feita por maioria simples de votos em primeiro escrutínio e maioria absoluta em segundo escrutínio.

QUESTÃO 7

A escolha do líder será comunicada ao Presidente, no início de cada legislatura ou após a criação do bloco parlamentar, em documento subscrito pela maioria absoluta dos integrantes da representação.

QUESTÃO 8

Os líderes e vice-líderes de partido, bloco parlamentar ou do governo não poderão integrar a Mesa.

(13)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

13 QUESTÃO 9

O bloco parlamentar tem existência circunscrita à legislatura, devendo o ato de sua criação e as alterações posteriores serem apresentadas à Mesa para registro e publicação.

QUESTÃO 10

Os líderes de partidos que participam de bloco perdem suas atribuições e prerrogativas regimentais.

(14)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

14

c. Revisão 2 (questões)

QUESTÃO 11

Imagine que no primeiro ano de determinada legislatura o dia 1º de fevereiro recaia um sábado. Nesse caso, a sessão legislativa será iniciada neste dia, pois somente mudaria para o dia seguinte se fosse feriado.

QUESTÃO 12

Apenas o Presidente pode determinar a reunião da Assembleia Legislativa em outro local, fora o da sua sede.

QUESTÃO 13

O candidato diplomado deputado estadual deverá apresentar à Mesa, pessoalmente, até o início da legislatura, o diploma expedido pela Justiça Eleitoral, juntamente com a comunicação de seu nome parlamentar, legenda partidária e unidade da federação.

QUESTÃO 14

O Deputado empossado posteriormente prestará o compromisso em sessão ou junto à Mesa Diretora, inclusive durante o período de recesso parlamentar.

(15)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

15 Na segunda sessão preparatória da primeira sessão legislativa, às quinze horas do dia 2 de fevereiro, sempre que possível sob a direção da Mesa da sessão anterior, realizar-se-á a eleição do Presidente e dos demais membros da Mesa Diretora, para mandato de dois anos, permitida a reeleição.

QUESTÃO 16

Havendo vaga na Mesa Diretora, haverá novas eleições em cinco sessões.

QUESTÃO 17

Os líderes possuem mandato de dois anos e podem indicar vice-líderes na proporção de um para cada quatro Deputados ou fração, que constituam sua representação, facultada a designação de um como primeiro vice-líder.

QUESTÃO 18

Entre as prerrogativas dos líderes estão a de fazer uso da palavra, pessoalmente ou por intermédio de vice-líderes, em defesa da respectiva linha política, no período das comunicações e indicar ao Presidente os membros da bancada para compor comissões.

QUESTÃO 19

O Governador do Estado poderá indicar Deputados para exercerem a liderança do Governo, composta de líder e três vice-líderes.

(16)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

16 QUESTÃO 20

Para que um bloco parlamentar seja válido, ele deve ser composto por no mínimo cinco Deputados.

(17)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

17

d. Revisão 3 (mapa mental)

(18)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

(19)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

(20)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

(21)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

21

e. Normas (apenas o que mais cai)

REGIMENTO INTERNO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (arts. 1º a 16)

Art. 1º - A Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro tem sede no Palácio Tiradentes, na Capital do Estado.

§ 1º - Em caso de ocorrência que impossibilite o seu funcionamento na sede, a Assembléia Legislativa poderá se reunir, eventualmente, em qualquer outro local, por determinação da Mesa Diretora, a requerimento da maioria dos Deputados.

Art. 2º - A Assembléia Legislativa se reunirá em sessões legislativas:

I - ordinárias, de 1º de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 31 de dezembro;

II - extraordinárias, quando, com este caráter, forem convocadas na forma deste Regimento.

§ 1º - A primeira e a terceira sessões legislativas ordinárias de cada legislatura serão precedidas de sessões preparatórias

§ 2º - As reuniões marcadas para as datas a que se refere o inciso I serão transferidas para o primeiro dia útil subseqüente, quando recaírem em sábados, domingos e feriados.

Art. 3º - O candidato diplomado Deputado Estadual deverá apresentar à Mesa Diretora, pessoalmente ou por intermédio de seu partido, até o dia 31 de janeiro do ano

(22)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

22 da instalação de cada legislatura o diploma expedido pela Justiça Eleitoral, juntamente com a comunicação de seu nome parlamentar, legenda partidária e declaração de bens.

Art. 4º - Às quinze horas do dia 1º de fevereiro do primeiro ano de cada legislatura os candidatos diplomados Deputados Estaduais se reunirão em sessão preparatória na sede da Assembléia Legislativa.

§ 1º - Assumirá a direção dos trabalhos o último Presidente, se reeleito Deputado, e, na sua falta, o Deputado mais idoso dentre os de maior número de legislaturas.

§ 2º - Aberta a sessão, o Presidente convidará dois Deputados, de partidos diferentes, para servirem de secretários, e proclamará os nomes dos diplomados constantes da relação a que se refere o artigo anterior.

§ 4º - O conteúdo do compromisso e o ritual de sua prestação não poderão ser modificados; o compromissando não poderá ser empossado através de procurador.

§ 5º - O Deputado empossado posteriormente prestará o compromisso em sessão ou junto à Mesa Diretora, exceto durante o período de recesso parlamentar, quando o fará perante o Presidente.

§ 6º - Salvo motivo de força maior ou enfermidade devidamente comprovada, a posse se dará no prazo de trinta dias, prorrogado por igual período a requerimento do interessado, contado:

I - da primeira sessão preparatória para instalação da primeira sessão legislativa da legislatura;

II - da diplomação, se eleito Deputado durante a legislatura;

(23)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

23 § 7º - Tendo prestado o compromisso uma vez, será o suplente de Deputado dispensado de fazê-lo em convocações subseqüentes.

Art. 5º - Na segunda sessão preparatória da primeira sessão legislativa, às quinze horas do dia 2 de fevereiro, sempre que possível sob a direção da Mesa da sessão anterior, realizar-se-á a eleição do Presidente e dos demais membros da Mesa Diretora, para mandato de dois anos, permitida a reeleição.

Parágrafo único - Enquanto não for escolhido o Presidente não se procederá à apuração para os demais cargos.

Art. 6º - No terceiro ano de cada legislatura, a primeira sessão preparatória para a verificação do quórum necessário à eleição da Mesa Diretora será realizada durante a primeira quinzena do mês de fevereiro.

§ 1º - A convocação para a sessão preparatória a que se refere este artigo se fará antes de encerrada a segunda sessão legislativa ordinária.

§ 2º - Havendo quórum, realizar-se-á a eleição do Presidente e dos demais membros da Mesa Diretora.

Art. 7º - A eleição da Mesa Diretora, bem como o preenchimento de qualquer vaga, será feita por maioria absoluta de votos em primeiro escrutínio e maioria simples em segundo escrutínio, presente a maioria absoluta dos deputados, com a tomada nominal de votos em aberto, observando-se, para efeito de votação, a ordem alfabética dos nomes dos Deputados.

Parágrafo único - Para o efeito do disposto no caput deste artigo serão apresentadas chapas, sempre que possível obedecendo à proporcionalidade partidária.

(24)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

24 Art. 12 - Na hipótese de ocorrer qualquer vaga na Mesa Diretora será ela preenchida mediante eleição, dentro de cinco sessões, observadas as exigências previstas para a eleição original

Art. 13 - Líder é o Deputado que fala em nome da bancada de seu partido, ainda que de representação unitária ou de bloco parlamentar.

§ 1º - A escolha do líder será comunicada à Mesa, no início de cada legislatura ou após a criação de bloco parlamentar, em documento subscrito pela maioria absoluta dos integrantes da representação.

§ 2º - Os líderes permanecerão no exercício de suas funções até que nova indicação venha a ser feita pela respectiva representação.

§ 3º - Cada líder poderá indicar vice-líderes na proporção de um por três Deputados ou fração, que constitua sua representação, facultada a designação de um como primeiro vice-líder.

§ 4º - Os líderes e vice-líderes não poderão integrar a Mesa Diretora.

§ 5º - A indicação dos vice-líderes será feita à Mesa pelo respectivo líder, dentro de cinco dias após assumir a liderança.

§ 6º - Quando a bancada for constituída por um número par de Deputados e houver duas indicações de líder subscritas por número de assinaturas equivalente, prevalecerá a que contiver a indicação, para líder, do Deputado mais idoso.

Art. 14 - O líder, além de outras atribuições, tem as seguintes prerrogativas: I - fazer uso da palavra, pessoalmente ou por intermédio de vice-líderes, em defesa da respectiva linha política, no período das comunicações;

(25)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

25 II - encaminhar a votação de qualquer proposição sujeita à deliberação do Plenário, para orientar a sua bancada, por tempo não superior a cinco minutos, sendo defeso o voto de liderança em nome da bancada.

III - indicar à Mesa os membros da bancada para compor comissões de qualquer natureza, e, a qualquer tempo, substituí-los.

Art. 15 - As representações de dois ou mais partidos, por deliberação das respectivas bancadas, poderão constituir bloco parlamentar sob liderança comum.

§ 1º - O bloco parlamentar terá, no que couber, o tratamento dispensado por este Regimento às organizações partidárias com representação na Casa.

§ 2º - As lideranças dos partidos que se coligarem em bloco parlamentar perdem suas atribuições e prerrogativas regimentais.

§ 3º - Não será admitida a formação de bloco parlamentar composto de menos de três Deputados.

§ 4º - Se o desligamento de uma bancada implicar a perda do quórum fixado no parágrafo anterior, extingue-se o bloco parlamentar.

§ 5º - O bloco parlamentar tem existência circunscrita à legislatura, devendo o ato de sua criação e as alterações posteriores serem apresentadas à Mesa para registro e publicação.

§ 6º - Dissolvido o bloco parlamentar, ou modificado o quantitativo da representação que o integrara em virtude da desvinculação do partido, será revista a composição das comissões, mediante provocação do partido ou bloco parlamentar, para o fim de redistribuição de lugares e cargos, consoante o princípio da proporcionalidade partidária.

(26)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

26 § 7º - A agremiação integrante do bloco parlamentar não poderá fazer parte de outro concomitantemente.

Art. 16 - O Governador do Estado poderá indicar Deputados para exercerem a liderança do Governo, composta de líder e dois vice-líderes com as prerrogativas constantes dos incisos I e II do art. 14.

(27)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ 27

f. Gabarito

1 2 3 4 5 B C E E E 6 7 8 9 10 E E C C C 11 12 13 14 15 E E E E C 16 17 18 19 20 C E E E E

(28)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

28

g. Breves comentários às questões

QUESTÃO 1 – FGV – CONSULTOR DE ORÇAMENTOS – SENADO FEDERAL – 2008 – Adaptada

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro reunir-se-á:

(A) anualmente, de 01 de fevereiro a 15 de julho e de 1º de agosto a 20 de dezembro.

(B) anualmente, de 01 de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 31 de dezembro.

(C) anualmente, de 2 de fevereiro a 15 de julho e de 15 de agosto a 22 de dezembro. (D) anualmente, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro. (E) em dois períodos, um de 01 de fevereiro a 17 de julho, e outro de 2 de agosto a 20 de dezembro.

A questão cobrou apenas as datas da SLO: de 1º de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 31 de dezembro.

QUESTÃO 2

A Assembleia Legislativa pode funcionar em outro local que não o seu Palácio Tiradentes, na capital do Estado, em caso de ocorrência que impossibilite o seu funcionamento na sede.

Isso ocorre por determinação da Mesa Diretora, a requerimento da maioria dos Deputados.

(29)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

29 As sessões legislativas ordinárias de cada legislatura serão precedidas de reuniões preparatórias, que visam, entre outras funções, eleger o Presidente da Mesa.

Só existem reuniões preparatórias antes da 1ª e da 3ª SLO´s. Assim, quando a questão menciona que “as sessões legislativas ordinárias de cada legislatura...” está dando uma abrangência muito maior do que o correto, pois não há reuniões preparatórias antes da 2ª e da 4ª SLO´s.

QUESTÃO 4

O candidato diplomado Deputado Estadual pode tomar posse por meio de procurador devidamente constituído para esse fim.

O Regimento estabelece que não é permitida a posse por procuração.

QUESTÃO 5

A posse dos Deputados deve ocorrer necessariamente dia 1º de fevereiro.

O Regimento estabelece que a posse se dê no prazo de trinta dias, prorrogado por igual período a requerimento do interessado. E em caso de enfermidade ou força maior, devidamente comprovados, nem há prazo. Lembre ainda que existem casos de posse posterior.

QUESTÃO 6

A eleição da Mesa Diretora, bem como o preenchimento de qualquer vaga, será feita

por maioria simples de votos em primeiro escrutínio e maioria absoluta em segundo

(30)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

30

As expressões “maioria simples” e “maioria absoluta” estão invertidas.

QUESTÃO 7

A escolha do líder será comunicada ao Presidente, no início de cada legislatura ou após a criação do bloco parlamentar, em documento subscrito pela maioria absoluta dos integrantes da representação.

A escolha do líder é comunicada à Mesa.

QUESTÃO 8

Os líderes e vice-líderes de partido, bloco parlamentar ou do governo não poderão integrar a Mesa.

Esta é uma limitação aos membros de liderança.

QUESTÃO 9

O bloco parlamentar tem existência circunscrita à legislatura, devendo o ato de sua criação e as alterações posteriores serem apresentadas à Mesa para registro e publicação.

Sempre que um bloco for criado ou alterado, isto deve ser informado à Mesa. E, obviamente, um bloco não pode passar de uma legislatura para outra, até porque o mandato de todos os Deputados se encerra.

(31)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

31

Os líderes de partidos que participam de bloco perdem suas atribuições e prerrogativas regimentais.

Quem vai possuir todas as atribuições e prerrogativas regimentais de líder é o líder do bloco.

QUESTÃO 11

Imagine que no primeiro ano de determinada legislatura o dia 1º de fevereiro recaia um sábado. Nesse caso, a sessão legislativa será iniciada neste dia, pois somente mudaria para o dia seguinte se fosse feriado.

A reunião de início da SLO é transferida para o primeiro dia útil subsequente, quando recair em sábados, domingos e feriados.

QUESTÃO 12

Apenas o Presidente pode determinar a reunião da Assembleia Legislativa em outro local, fora o da sua sede

Quem determina é a Mesa Diretora, a requerimento da maioria dos Deputados.

QUESTÃO 13

O candidato diplomado deputado estadual deverá apresentar à Mesa, pessoalmente, até o início da legislatura, o diploma expedido pela Justiça Eleitoral, juntamente com a comunicação de seu nome parlamentar, legenda partidária e unidade da federação.

(32)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

32

Nesta questão existem dois erros. O primeiro é que não precisa ser só pessoalmente, pode ser por intermédio de seu partido, até o dia 31 de janeiro. O segundo é que não existe esse pedido de unidade de federação.

QUESTÃO 14

O Deputado empossado posteriormente prestará o compromisso em sessão ou junto à Mesa Diretora, inclusive durante o período de recesso parlamentar.

No recesso, a posse ocorre na presidência.

QUESTÃO 15

Na segunda sessão preparatória da primeira sessão legislativa, às quinze horas do dia 2 de fevereiro, sempre que possível sob a direção da Mesa da sessão anterior, realizar-se-á a eleição do Presidente e dos demais membros da Mesa Diretora, para mandato de dois anos, permitida a reeleição.

É a íntegra do art. 5º, que estabelece quando e para que serve a segunda sessão preparatória da legislatura.

QUESTÃO 16

Havendo vaga na Mesa Diretora, haverá novas eleições em cinco sessões.

A eleição será para preencher o único cargo vago e são observadas as mesmas regras para a eleição da Mesa Diretora.

(33)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

33 QUESTÃO 17

Os líderes possuem mandato de dois anos e podem indicar vice-líderes na proporção

de um para cada quatro Deputados ou fração, que constituam sua representação,

facultada a designação de um como primeiro vice-líder.

A questão apresenta dois erros. O primeiro é que os líderes permanecerão em suas funções até nova indicação e não por dois anos. O segundo erro é cada líder pode indicar vice-líderes na proporção de um para cada três Deputados ou fração.

QUESTÃO 18

Entre as prerrogativas dos líderes estão a de fazer uso da palavra, pessoalmente ou por intermédio de vice-líderes, em defesa da respectiva linha política, no período das comunicações e indicar ao Presidente os membros da bancada para compor comissões.

Por mais que a primeira parte esteja correta, o erro da questão é que o líder indica à Mesa os membros da bancada para compor comissões.

QUESTÃO 19

O Governador do Estado poderá indicar Deputados para exercerem a liderança do Governo, composta de líder e três vice-líderes.

(34)

REGIMENTO INTERNO DA ALERJ

34 QUESTÃO 20

Para que um bloco parlamentar seja válido, ele deve ser composto por no mínimo cinco Deputados.

Referências

Documentos relacionados

CONVENÇÃO GERAL DOS MINISTROS DAS IGREJAS EVANGÉLICAS ASSEMBLEIAS DE DEUS DO

artigo. Dessa forma, ficou decidido alterar a redação do Regimento Interno, a partir do Art. 13, DAS ATRIBUIÇÕES DA MESA. Foi aprovado por votação a suprimir

Maria Carlota informa que de acordo com o Regimento Interno do Conselho de Cultura anterior, a eleição da mesa diretora se daria para a posição de Presidente, Vice

005/2021 que subscrito por todos os Vereadores, com base no Artigo 142 do Regimento Interno da Casa, requerendo a Mesa Diretora, após ouvido o douto Plenário, que sejam

Quando temos revelação do que é o Corpo, somos cuidadosos com nossa vida, pois sabemos que nossas atitudes podem trazer dor e sofrimento para toda a célula, e mesmo para todo o

secundária de segurança da sociedade face à perigosidade comprovada; em seguida terá de apurar se, em concreto, uma medida menos onerosa não será suficiente e eficaz relativamente

Índices como os de riqueza de espécies e de diversidade tradicional, que são medidas de diversidade alfa, não são suficientes se o propósito for selecionar sítios

Os gestores da Indústria Baunilha & Canela sabem que, caso todos os seus propósitos se concretizem, precisarão implantar um novo centro de distribuição uma vez que