• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO DEMOCRÁTICA NO PLANO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO E NOS PMES DO MARANHÃO-BRASIL SOB O PRISMA DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS COMO AÇÃO PÚBLICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GESTÃO DEMOCRÁTICA NO PLANO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO E NOS PMES DO MARANHÃO-BRASIL SOB O PRISMA DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS COMO AÇÃO PÚBLICA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1017

GESTÃO DEMOCRÁTICA NO PLANO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO E NOS PMES

DO MARANHÃO-BRASIL SOB O PRISMA DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS COMO

AÇÃO PÚBLICA

Deuzimar Costa Serra¹ e Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra ²

1Professora na Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, Brasil. deusa_dkg@yahoo.com.br; 2Professora na Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, Brasil. ilka.tt@gmail.com

Resumo. Este artigo trata sobre a temática “Gestão democrática no Plano Estadual da Educação e nos PMES

do Maranhão-Brasil sob o prisma das políticas educativas como ação pública”. Este trabalho integra um projeto de pesquisa sobre a meta 20 e suas estratégias no Plano Estadual de Educação-PEE, Lei nº 10.099/2014 e nos Planos Municipais de Educação-PMEs. O estudo está sendo realizado com prioridade nos 30(trinta) municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano-IDH, incluindo mais 10 (dez) que serão referência para análise, visto que além de serem sedes de Unidades Regionais de Educação-UREs possuem maior Índice de Desenvolvimento Humano-IDH. O objetivo desta investigação é conhecer e analisar os resultados do monitoramento e avaliação da meta 20 e suas estratégias no PEE e PMEs, realizado pela Secretaria de Estado de Educação-SEDUC junto aos municípios selecionados para este trabalho. As ações estão sendo executadas seguindo etapas, adotando uma abordagem qualitativa e utilizando os tipos de pesquisa bibliográfica, campo, documental e descritiva, mediatizada pela análise de conteúdo e narrativas.

Palavras-chave: Gestão; Plano; Educação; Políticas; Ação Pública.

DEMOCRATIC MANAGEMENT IN THE STATE PLAN OF EDUCATION AND IN THE PMS OF MARANHÃO-BRASIL UNDER THE PRISM OF EDUCATIONAL POLICIES AS A PUBLIC ACTION

Abstract. This article deals with the theme "Democratic Management in the State Plan of Education and the

PMES of Maranhão-Brazil under the prism of educational policies as public action". This work integrates a research project on goal 20 and its strategies in the State Education Plan-PEE, Law 10,099 / 2014 and in the Municipal Education Plans-SMEs. The study is being carried out with priority in the 30 (thirty) municipalities with the lowest HDI-Human Development Index, including a further 10 (ten) that will be reference for analysis, since besides being headquarters of Regional Units of Education-UREs have a higher Index of Human Development-HDI. The objective of this research is to know and analyze the results of the monitoring and evaluation of goal 20 and its strategies in the PEE and SMEs, carried out by the State Secretariat of Education-SEDUC with the municipalities selected for this work. The actions are being performed following steps, adopting a qualitative approach and using the types of bibliographic, field, documentary and descriptive research, mediated by content analysis and narratives.

Keywords: Management; Plan; Education; Policies; Related searches.

1 Introdução

A investigação trata sobre a temática “Gestão democrática no Plano Estadual da Educação e nos PMEs do Maranhão-Brasil sob o prisma das políticas educativas como ação pública”, trabalho que integra uma pesquisa que envolve a meta 20 e suas estratégias do Plano Estadual de Educação-PEE, correlacionado nos Planos Municipais de Educação-PMEs. O estudo está sendo realizado com prioridade nos 30(trinta) municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano-IDH, incluindo mais 10 (dez) que serão referência para análise, visto que além de serem sedes de UREs, ocupam relevante posição sócio demográfica, econômica, educacional e apresentam maior IDH.

(2)

1018

Nesse contexto, o objetivo da pesquisa é conhecer e analisar os resultados do monitoramento e avaliação da meta 20 e suas estratégias no PEE e PMEs, realizado pela Secretaria de Estado de Educação-SEDUC junto aos municípios selecionados para este trabalho e contribuir para produção científica sobre a temática e o processo de implementação da meta.

O projeto tem como base uma proposta aprovada conforme Edital nº 36/2017 da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão-FAPEMA em Cooperação Internacional com Pesquisadores do Departamento de Políticas e Administração Educacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, além de pesquisas e contribuições de teóricos e pesquisadores na área de políticas públicas e gestão da Educação em sintonia com documentos oficiais oriundos dos Fóruns de Educação, a exemplo dos referenciais em preparação à III Conferência Nacional de Educação-CONAE/2018, Orientações e recomendações para a realização das Conferências Livres, Municipais, Intermunicipais e Conferência Maranhense de Educação e de outros resultantes de organização no contexto educacional maranhense, concentrando os estudos, debates e produções científicas em torno da meta 20 e suas estratégias, conforme PEE/2014, Lei nº 10.099, de 11 de junho de 2014:

META 20: Assegurar condições, no prazo de dois anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, por meio da participação direta da comunidade escolar na eleição de gestores, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho no âmbito das escolas públicas maranhenses.

Com foco nessa meta, as questões investigativas em torno da temática estão centradas em diagnosticar sobre os resultados do monitoramento e avaliação da meta 20 e suas estratégias no PEE e PMEs; Como está ocorrendo o processo de implementação da meta 20 e quais os impedimentos e/ou entraves para efetivação dessa meta. Os estudos, debates e produções científicas em torno da meta 20 e suas estratégias no PEE e PMEs em cumprimento do Plano Nacional de Educação-PNE/Lei Nº 13.005 de 24 de junho de 2014, serão mediatizados pelos atuais paradigmas acerca da gestão democrática e com autonomia sob o prisma das políticas educativas enquanto ação pública, atentando para o que afirma Barroso & Afonso (2011, p.35) se reportando as políticas sobre gestão e autonomia das escolas em Portugal, ressalta:

“O perfil do responsável pela gestão da escola e o modo como é feita a sua escolha constituem um tema importante para analisar a evolução das políticas educativas e nessa abordagem quais as principais convergências e divergências que surgiram no processo da acção pública em que elas se traduziram”.

Os autores reiteram destacando que essa questão se insere na necessidade de rever concepções e discutir sobre a importância e os conflitos da contribuição do conhecimento na elaboração das políticas educativas, da política de autonomia e gestão escolar, exige também mudanças do pensar e agir a partir dos novos paradigmas sobre a gestão escolar numa perspectiva democrática, participativa e autônoma. Nessa direção, corrobora Ferreira:

Hoje, em tempos de vigência do neoliberalismo, o tema gestão está associado aos paradigmas que fundamentam as mudanças conservadoras na forma de pensar a sociedade e a gestão educacional. A estratégia usada tem até a aparência de novas políticas para melhorar a educação, mas a essência do discurso é facilmente desmistificada se questionarmos o seu caráter público e democratizante e a sua perspectiva de inclusão social. (FERREIRA, 2001, p.244).

Com esse olhar, a gestão escolar demanda uma ressignificação na sua concepção, discurso e prática. Essa abordagem conforme reitera Luck (2011) remete ao conceito de gestão, destacando que o êxito de uma organização social depende da mobilização da ação construtiva conjunta em seus componentes, pelo trabalho associado, mediante reciprocidade que cria um “todo” orientado por uma vontade coletiva.

(3)

1019

Nesse propósito, destacamos a colaboração de profissionais da Secretaria Estadual de Educação-SEDUC, Fórum Estadual de Educação-FEE e pesquisadores voluntários de outras IES, de modo especial contando com a cooperação internacional dos Pesquisadores do Departamento de Políticas e Administração Educacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Os resultados deste trabalho, subsidiarão a produção científica de documentos relevantes para educação no escopo de contribuir para a implementação de ações convergentes para a efetivação da meta e estratégias, objeto deste estudo e, por conseguinte, a melhoria da qualidade do ensino.

Desta forma, considerando os dispositivos legais que tratam sobre o tema no PNE, PEE e PMEs, nesta investigação, entendemos e destacamos a gestão educacional como fator interveniente na efetivação das políticas educativas por meio da ação pública, pois é da atuação de uma gestão nos moldes exigidos pela própria meta nos Planos que resulta, reflete e repercute a melhoria da qualidade de ensino. Nesse contexto é importante um projeto pedagógico que atenda as demandas e respostas aos anseios da comunidade escolar. Com esse enfoque, pensar a proposta curricular, formação continuada, financiamento, valorização dos profissionais da educação, condições de trabalho, elevação dos indicadores educacionais, dentre outras questões emanadas pela educação básica, exige a implementação da meta e suas estratégias sobre Gestão Escolar, extensivo à outros cargos em gestão na educação, conforme constam nos Planos de Educação, por entendermos que a gestão escolar constitui um dos domínios da política educativa, como bem destaca Barroso & Afonso (2011).

Nessa direção, o esforço coletivo da participação do governo e sociedade civil organizada, com representação nos Fóruns, do Poder Público, Sindicatos, movimentos sociais e redes da sociedade civil, Familiares e cidadãos interessados na temática, Estudantes e Juventude, Universidades, Conselhos municipais de educação, gestores, comunidade escolar, visto que as políticas educacionais ocorrem em interação com as demais políticas do município, todos esses atores são importantes e essenciais para discutir e acompanhar a implementação das metas dos Planos de Educação. Entendendo as políticas educativas sob o prisma da ação pública em Cruz (2012) quando se refere a intermediação dos diferentes atores com uma forte articulação entre conhecimento e política. E, nesse processo é justo destacar o papel dos Fóruns em parceria com os sistemas de educação e movimentos em defesa da gestão democrática tão necessária e urgente de ser implementada que foi pauta na III CONAE/2018: consolidar o Sistema Nacional de Educação-SNE, incluindo o Plano Nacional de Educação-PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica. Com esse propósito, a COMAE/2018, CONAE/2018 e da CONAPE/2018 foram mobilizadores e articuladores para monitorar e avaliar o cumprimento dos Planos Nacional, Estaduais e Municipais de Educação, suas metas e estratégias a fim de replanejar as políticas públicas educacionais.

Face ao exposto, enfatizamos que esta investigação foi gestada a partir de muitas inquietações, experiências e saberes relacionados à temática, aliada a todos os argumentos descritos para também contribuir com a pesquisa e produção de conhecimentos em função de atingir os objetivos pretendidos e, sobretudo para melhoria da qualidade da educação.

2 Metodologia

As ações estão sendo executadas seguindo etapas, adotando uma pesquisa de abordagem qualitativa e utilizando os tipos de pesquisa bibliográfica, campo, documental e descritiva.

Minayo (2008) destaca que na pesquisa de abordagem qualitativa, o importante é a objetivação, pois durante a investigação científica é preciso reconhecer a complexidade do objeto de estudo, rever criticamente as teorias sobre o tema, estabelecer conceitos e teorias relevantes, usar técnicas de coleta de dados adequadas e, por fim, analisar todo o material de forma específica e contextualizada.

(4)

1020

A objetivação contribui para afastar a incursão excessiva de juízos de valor na pesquisa: são os métodos e técnicas adequados que permitem a produção de conhecimento aceitável e reconhecido.

A seleção dos tipos de pesquisa, são destacados como importantes para seguir as etapas deste trabalho em função de atingir os objetivos, conforme Lakatos e Marconi (2010), a pesquisa bibliográfica, trata-se de um levantamento e seleção de referenciais publicados em livros, revistas, monografias, teses, dissertações, jornais e outros que tenham relação com a temática e que possam justificar os limites e contribuições da pesquisa.

Para Cervo e Bervian (2006) toda e qualquer pesquisa em qualquer área do conhecimento exige pesquisa bibliográfica a fim de justificar e fundamentar teoricamente o fenômeno pesquisado. Nessa perspectiva, a pesquisa documental também se insere neste projeto para analisar todas os documentos oficiais produzidos em função da implementação do PNE, PEE e PMEs, neste caso, em especial todos os que tem relação com a Meta 19 e suas estratégias no PNE e 20 no PEE do Maranhão correlacionada nos PMEs, tendo como referência os resultados do monitoramento e avaliação do PEE e dos PMEs.

Os autores também apontam a pesquisa descritiva importante para observar, registrar, analisar dados e descobrir a frequência com que o fenômeno ocorre, suas características e relações com outros fatos. Nesse processo, importa enfatizar que a pesquisa bibliográfica auxilia os outros tipos de pesquisa para proceder a análise teórica.

E, para executar as ações deste projeto, por meio de técnicas de pesquisa, será elaborado e utilizado instrumentos que viabilizem a aquisição e organização das informações, tais como: questionário e roteiro de entrevista semiestruturada, sessão de fotos, vídeos, arquivos de sites oficiais relacionados com a temática, relatórios e outros instrumentos que possibilitem também a realização da pesquisa de campo que na versão de Lakatos e Marconi (2010), permite que o pesquisador entre em contato direto com o local, observando, constatando e adquirindo os dados necessários relacionados ao tema. Nessa metodologia, os estudos, debates e resultados serão dialogados com autores e pesquisadores envolvidos com a temática, dentre os principais, destacamos Ferreira (2009), Barroso & Afonso (2011), Carvalho (2015) e Luck (2009), dentre outros teóricos e documentos necessários para execução das ações e elaboração de trabalhos científicos.

Os resultados serão classificados em categorias para proceder a análise das narrativas, conforme Bruner (1986) quando afirma que narrativa é um conhecimento prático, ao qual envolve o saber popular construído de modo biográfico-narrativo, mediado pelo prisma hermenêutico e interpretativo.

A pesquisa está sendo realizada seguindo um plano de trabalho das missões, a partir do planejamento e execução de etapas que serão mediatizadas pela participação e colaboração de pesquisadores associados e voluntários que possuem experiência com ensino, pesquisa e extensão na temática, contando também com a participação especial de técnicos e voluntários disponibilizados pela parceria com a UEMANET.

As missões serão realizadas em 05 (cinco) polos, ou seja, nos locais que possuem campus da UEMA para sediar os encontros, inicialmente nos 10 (dez) municípios de referência para análise que estão sendo alvo deste trabalho no primeiro semestre de 2019 e na segunda etapa será realizado nos 30 (trinta) municípios a fim de concluir com o diagnostico sobre a temática.

As etapas também estão sendo executadas em sintonia com as orientações e proposições formuladas pelo Fórum Nacional e Estadual de Educação, na COMAE/2018 e III CONAE/2018, contemplando ainda as ações encaminhadas e articuladas pela SEDUC em parceria com os Fóruns conforme agenda definida em documentos acerca do tema da CONAE/2018: A consolidação do Sistema Nacional de Educação-SNE e o Plano Nacional de Educação-PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica, realizada em Brasília em 2018.

(5)

1021

Os estudos e debates tem como eixo temático, o que está em destaque no documento referência para a III CONAE/2018: EIXO III – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social. Além destes, nos encontros por polo e conferência serão abordados temas no formato de palestras, oficinas e mesas redondas em torno do eixo temático, convergente com a temática gestão democrática no Plano Estadual da Educação e nos PMEs do Maranhão-Brasil sob o prisma das políticas educativas como ação pública.

Para apresentação deste trabalho será considerado apenas os resultados parciais, visto que as ações da pesquisa estão em processo de execução.

3 Conclusões

Os resultados da pesquisa que contemplam a abordagem qualitativa contribuirão para o fortalecimento dos estudos e debates em torno da meta 20 e suas estratégias no PEE e nos PMEs nos municípios selecionados para a investigação, com o envolvimento de todos os atores (representantes dos Órgãos Oficiais da Educação e da sociedade civil organizada por meio dos Fóruns) no processo de estudo, debates e produção de documentos na perspectiva da implementação da meta 20 e suas estratégias no PEE e relacionada nos PMEs, visando a elaboração de propostas para a formação de profissionais que atendam o perfil de gestor escolar e de outras gestões na educação, conforme requisitos exigidos pela meta.

A análise e elaboração de documentos sobre os resultados obtidos na pesquisa contará com a participação e contribuição especial de pesquisadores do Projeto de Cooperação Internacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa a fim de que haja um olhar externo e desta forma concluir com outras análises para a publicação das produções científicas sobre gestão democrática no PEE e nos PMEs do Maranhão para também favorecer o fortalecimento do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão da Educação, GEP-PPGE.

Destacamos ainda os impactos educacionais para o estado do Maranhão com as contribuições científicas para a implementação do PEE e PMEs no que se refere à meta e suas estratégias relacionadas à gestão educacional e a socialização dos resultados da pesquisa envolvendo as parcerias; repensar propostas pedagógicas para a formação dos profissionais da educação a fim de ocuparem os cargos de gestão escolar e de outras gestões na educação, conforme a meta do PEE e PMEs, contribuindo ainda para o fortalecimento de ações na perspectiva de elevar os indicadores educacionais, no que se refere ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB, Programa Internacional de Avaliação de Alunos-PISA e outras avaliações de desempenho e por conseguinte a melhoria do ensino.

Ressaltamos que a investigação não dará conta de encontrar todas as respostas para as inquietações e desafios na perspectiva da implementação da meta 20 e suas estratégias no PEE e PMEs mas contribuirá com a produção científica e experiências que subsidiarão novas formas de conceber e agir sobre a temática, observando que gestão escolar democrática como base para efetivação das políticas educativas por meio da ação pública, depende da participação de todos os atores envolvidos e da atuação de uma gestão nos moldes exigidos pela própria meta nos planos de educação que resulta, reflete e repercute na melhoria da qualidade de ensino e, nesse processo a eleição é uma prática democrática que por si só não garante uma gestão democrática, pois depende da formação, concepção e ação sob o prisma de uma gestão participativa e compartilhada, intermediada pela atuação dos conselhos para a implementação da meta e estratégias que constam nos Planos da Educação e que devem subsidiar a elaboração das políticas educativas.

(6)

1022

Referências

Barroso, J., Afonso, N. (2011). Políticas Educativas: mobilização de conhecimentos e modos de regulação. Fundação Manoel Leão: Portugal.

Brasil. (2017). Presidência da República. Constituição Federal da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: http//www.presidencia.gov.br/legislacao/constituicao.

Brasil. (2017). Lei nº 13005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação: PNE. Brasília, Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Bruner, J. (1986). Actual minds, possible worlds. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press. Cervo, A. L., Bervian, P. A. (2006). Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil. Cruz, M. C. M. F. (2012). Conselhos Municipais de Educação: Política Educativa e Acção Pública.

Disponível em: <file:///C:/Users/UEMA/Downloads/TESE.CLARA.2012.pdf>.

Dutra, N. C. G. (2017). COMAE 2018: Síntese Do Documento Referência da CONAE 2018. 2017.

Disponível em:

<http://www.educacao.ma.gov.br/files/2017/10/SÍNTESE-DOCUMENTO- REFERÊNCIA-CONAE-2018-ATUALIZADA-EM-07-NOV-2017-FORMATADO-PARA-IMPRESSÃO-E-SITE.pdf>.

Ferreira, N. S. C., Aguiar, M.A.S. (2001). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez.

Luck, H. (2011). Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis: Vozes. Maranhão. (2017). Plano Estadual de Educação do Estado do Maranhão. Diário oficial, MA, 11 jun.

2014. Disponível em: <http://www.educacao.ma.gov.br/files/2016/05/suplemento_lei-10099-11-06-2014-PEE.pdf>.

Marconi, M. A., LakatoS, E. M. (2010). Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas. Minayo, M. C. S. (2008). O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec.

Referências

Documentos relacionados

A Parte III, “Implementando estratégias de marketing”, enfoca a execução da estratégia de marketing, especifi camente na gestão e na execução de progra- mas de marketing por

Para este estágio delineei como principais me- tas a integração e trabalho em equipa, o desenvolvimento do raciocínio clínico e a aquisição de autonomia na abordagem das

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Avaliou-se o comportamento do trigo em sistema de plantio direto em sucessão com soja ou milho e trigo, sobre a eficiência de aproveitamento de quatro fontes

According to Vladimir Oliveira da Silveira and Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini Sanches (2015, p. 147), solidarity is part of human rights role, and does not only

De um movimento de publicização, em que o Estado passou a intervir nas relações privadas de forma infraconstitucional, chegou-se à constitucionalização, sendo