• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMADEATIVIDADESPRÁTICACIVILEPENAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMADEATIVIDADESPRÁTICACIVILEPENAL"

Copied!
67
0
0

Texto

(1)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURIDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

PROGRAMA DAS ATIVIDADES DE PRÁTICA

JURÍDICA

1° Semestre de 2011

(2)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

INSTRUÇÕES GERAIS SOBRE AS ATIVIDADES DO ESTÁGIO

DE PRÁTICA JURÍDICA

O Núcleo de Prática de Ciência Jurídica, no uso de suas atribuições e através do Regulamento do Núcleo de Prática Jurídica, disciplina o procedimento acadêmico de todas as atividades do Estágio a serem seguidas pelos alunos do 7° ao 10° termos do Curso de Direit o e estabelece as seguintes instruções:

I - O Estágio de Prática Jurídica, integrante do currículo pleno do curso de Direito, com carga horária de 450 horas atividades, é obrigatório para obtenção do diploma e sua avaliação engloba as atividades e todos os trabalhos realizados pelo aluno durante o semestre letivo, abrangendo o estágio curricular e extracurricular.

II -

O estágio curricular possui uma carga horária de 360 (trezentas e sessenta) horas que deverão ser cumpridas no NPCJ (Núcleo de Prática de Ciência Jurídica) através de atividades de prática simulada, realizadas conforme determinação da coordenação do estágio e do professor da disciplina de prática. As atividades serão consideradas como obrigatórias para todos os alunos e são realizadas no contexto das disciplinas Prática Jurídica Civil I e II, com caga horária de 120 (cento e vinte) horas; Prática Jurídica Penal I e II, com 120 (cento e vinte) horas; e Prática Jurídica Trabalhista I e II, com 120 (cento e vinte) horas.

III - O estágio extracurricular possui carga horária de 90 (noventa) horas de prática real correlacionadas com o curso de Direito, que deverão ser distribuídas no período do 7° ao 10° termo; cumpridas em horário diverso do letivo em função

(3)

diversa da profissional exercida pelo aluno e realizadas mediante estágio em órgãos públicos, departamentos jurídicos, escritórios de advocacia e delegacias de polícia mediante convênio realizado entre o órgão concedente, o aluno e a Instituição. As atividades devem ser comprovadas, após assinatura do Termo de Convênio e Compromisso, mediante relatório mensal do aluno e serão supervisionadas pela concedente e pela Instituição.

IV - As atividades simuladas desenvolvidas devem ser comprovadas mediante protocolo na Secretaria do Núcleo de Prática de Ciência Jurídica (NPCJ), das 8h às 12h e das 19h às 23h, em 2 (duas) vias.

V - A Secretaria do NPCJ somente receberá os trabalhos (individuais e de rotinas), desde que o aluno possua com ele uma cópia do esboço da peça realizada em sala, contendo nela o visto do professor de prática.

VI - Os prazos estabelecidos devem ser respeitados, tanto nos casos simulados como nos reais e serão considerados quando da atribuição das horas/atividade produzidas.

VII - Os instrumentos, peças processuais e demais atividades simuladas entregues extemporaneamente terão redução de 50% das horas/atividade quando o atraso for de até 15 dias; de 75%, até 60 dias. Após esse prazo, e ainda caso haja a ocorrência de término do semestre letivo, as peças não mais serão recebidas.

VIII - As peças simuladas não devem conter nomes similares de pessoas conhecidas, o que lhes poderá causar constrangimento ou motivo de chacota.

IX - Os aprovados para estágio no Escritório de Assistência Jurídica devem comparecer ao NPCJ, nos horários previamente estabelecidos pela Coordenação, onde receberão instruções dos professores orientadores para elaboração das peças/instrumentos da semana e atendimento aos clientes do Escritório Modelo.

(4)

X - As datas para as visitas orientadas aos órgãos públicos1 e instituições assistenciais2 serão afixadas previamente nos quadros de aviso do NPCJ. Os estagiários que forem indicados para realizar visitas orientadas, que valerão até 4 horas/atividade, devem se inscrever com antecedência de até 48 horas da data agendada.

XI - O traje do aluno, quando das visitas a instituições e órgãos públicos, deve ser adequado ao local e condizente com a postura exigida para o aluno do curso de Direito.

XII - Quando das audiências simuladas e do atendimento real no NPCJ, o traje deve ser condizente com as atividades realizadas pelo órgão.

XIII - O estagiário deve obrigatoriamente observar as instruções estabelecidas pelas repartições públicas, de «não-fumar» e «proibição de uso de celular».

XIV - As atividades simuladas-rotina (processos simulados) devem ser desenvolvidas em grupos de no máximo de 15 (quinze) alunos, que serão responsáveis pelo acompanhamento dos autos desde a inicial até o trânsito em julgado da sentença.

XV - Os grupos de alunos que atuarem nas rotinas simuladas, quando possível, serão os mesmos até à conclusão do curso.

XVI - As rotinas e os grupos simulados serão numerados em ordem crescente. Os grupos pares proporão as rotinas de números pares e contestarão as ímpares. Os grupos ímpares proporão as ímpares e contestarão as pares.

1 Cadeia Pública, Justiça (Trabalhista, Comum, Estadual e Federal), Juizados Especiais, Infância e Juventude, Delegacias de Polícia (Federal e Estadual), etc.

2

(5)

XVII - As peças da fase postulatória devem estar instruídas com os documentos necessários, vistados pelo professor orientador.

XVIII - A avaliação das atividades de rotina deve ser feita pelo professor de prática e ou pelo orientador, que observará: cumprimento dos prazos; empenho do grupo na elaboração das teses e materiais probatórios; uso de jurisprudências e doutrinas; conhecimento dos fatos dos autos, sob patrocínio do grupo; presença dos alunos às audiências, etc.

XIX - Para obter aprovação no estágio o aluno deve produzir, no mínimo, as horas/atividade estipuladas pelo NPCJ correspondente ao semestre letivo em curso, nos termos do Programa de Atividades de Prática Jurídica, em anexo.

XX - As atividades desenvolvidas pelo estagiário devem ser avaliadas, considerando-se os seguintes critérios:

a) apresentação: estética, linguagem técnica, correção gramatical, fluência e coerência de argumentação;

b) pesquisa empreendida pelo aluno; c) citação doutrinária e jurisprudencial; e

d) fundamentação jurídica, com indicativos legais.

XXI - As citações e intimações das partes (advogados, autores, réus) são efetuadas através de publicações no UniSemanário Oficial do

Núcleo de Prática de Ciência Jurídica, afixadas no “quadro de avisos”, ao

lado da Secretaria do NPCJ. OBSERVAÇÕES

a - Segundo o artigo 25 do Código de Ética e Disciplina da OAB, o “sigilo

profissional é inerente à profissão, salvo em caso de grave ameaça ao direito à vida e à honra ou quando o advogado for afrontado pelo próprio cliente e, em defesa própria, tenha de revelar segredo, porém sempre restrito ao interesse

(6)

da causa”. Portanto, a não ser entre os integrantes da equipe dos orientadores

do Núcleo de Prática Jurídica, os fatos expostos nas questões reais não devem ser comentados com terceiros.

b - As procurações que instruírem os procedimentos simulados devem trazer os nomes de todos os acadêmicos que integram o grupo.

c - As petições devem ser assinadas por todos os integrantes dos grupos, e, exceção feita às iniciais, devem sempre trazer em destaque o número dos processos.

d - Os prazos a serem observados nos procedimentos simulados são os estabelecidos em lei.

e - As rotinas processuais (processos simulados) devem ser avaliadas semestralmente. A cada uma delas são atribuídas até 10 horas/atividade.

XXII – A elaboração de peças processuais, pertinentes às disciplinas Prática Civil, Trabalhista e Penal, deverão observar os seguintes padrões de formatação, sob pena de não serem recebidas pelo protocolo do Núcleo de Prática de Ciências Jurídicas, ou ainda, de sofrerem os descontos ao não atendimento destes requisitos.

I - FORMATO

a - Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), digitados ou datilografados no anverso das folhas, em cor preta;

b - Para digitação, a utilização de fonte “Times New Roman”, tamanho 12 para todo o texto, excetuando-se as citações de mais de três linhas, que devem ser digitadas em tamanho 10. No caso de citações de mais de três linhas, deve-se observar também um recuo de 4 cm da margem esquerda;

(7)

II - MARGEM

As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

III - ESPACEJAMENTO

Todo o texto deve ser digitado ou datilografado com espaço 1,5, excetuando-se as citações de mais de três linhas que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples.

IV - IDENTIFICAÇÃO DO ACADÊMICO

Deverá constar de toda peça processual, a identificação do acadêmico, composta por seu nome completo acrescido do número de seu RA. Esta identificação deverá constar exclusivamente do cabeçalho do documento, observando os mesmos critérios definidos na letra “b” do item I.

XXIII – A peças processuais, serão corrigidas observando os critérios de desconto caso não sejam atendidos os requisitos conforme consta na tabela abaixo.

QUESITO AVALIADO DESCONTO PROPORCIONAL EM MINUTOS

Endereçamento 15’

Qualificação 5’

Identificação da peça e fundamento legal 15’

Narração de fatos 10’

Causa de pedir / Fundamentação jurídica 15’

Pedidos 10’

Valor da causa 5’

Local / Data / Assinatura 5’

Estrutura textual / Correção gramatical 5’ até cinco erros 10’ acima de cinco erros

(8)
(9)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

RELATÓRIO DE PALESTRA

ASSUNTO

EXPOSITOR(A)

ACADÊMICO

RA

TERMO

RESUMO DA EXPOSIÇÃO

(10)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

RELATÓRIO DE EXAME DE AUTOS FINDOS- ÁREA

CÍVEL/TRABALHISTA

ACADÊMICO RA TERMO

COMARCA VARA PROCESSO Nº CAIXA

PETIÇÃO INICIAL

IDENTIFICAÇÃO DO(S) AUTOR(ES)

SÍNTESE DOS FATOS EXPOSTOS

FUNDAMENTOS JURÍDICOS INVOCADOS

PEDIDOS

CONTESTAÇÃO

IDENTIFICAÇÃO DO(S) RÉU(S)

(11)

FUNDAMENTOS JURÍDICOS INVOCADOS PEDIDOS CONJUNTO PROBATÓRIO SÍNTESE DA SENTENÇA RAZÕES DO RECORRENTE RAZÕES DO RECORRIDO CONCLUSÃO DO ACÓRDÃO

SÍNTESE DA FASE DE EXECUÇÃO

(12)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

RELATÓRIO DE EXAME DE AUTOS FINDOS- ÁREA PENAL

ACADÊMICO RA TERMO

COMARCA VARA PROCESSO Nº CAIXA

DENÚNCIA OU QUEIXA

IDENTIFICAÇÃO DO(S) AUTOR(ES)

SÍNTESE DOS FATOS EXPOSTOS

FUNDAMENTOS JURÍDICOS INVOCADOS

PEDIDOS

DEFESA E ALEGAÇÕES FINAIS IDENTIFICAÇÃO DO(S) RÉU(S)

(13)

FUNDAMENTOS JURÍDICOS INVOCADOS PEDIDOS CONJUNTO PROBATÓRIO SÍNTESE DA SENTENÇA RAZÕES DO RECORRENTE RAZÕES DO RECORRIDO CONCLUSÃO DO ACÓRDÃO

SÍNTESE DA FASE DE EXECUÇÃO

(14)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

RELATÓRIO DE AUDIÊNCIA

( ) SIMULADA ( ) REAL

( ) CÍVEL ( ) CRIMINAL ( ) TRABALHISTA ( ) JÚRI ( ) CONCILIAÇÃO ( ) INSTRUÇÃO E JULGAMENTO

ACADÊMICO RA SÉRIE

COMARCA/CIDADE VARA PROCESSO Nº

AUTOR OU RECLAMANTE

RÉU OU RECLAMADO

RESUMO DOS TRABALHOS

DATA

(15)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

RELATÓRIO DE AUDIÊNCIA

CONTINUAÇÃO DO RESUMO DOS TRABALHOS

DATA

(16)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

RELATÓRIO DE VISITA ORIENTADA

VISITADO ÁREA DE ATUAÇÃO

ENDEREÇO PROFISSIONAL

ACADÊMICO RA SÉRIE

RESUMO DOS ASSUNTOS TRATADOS

DATA

(17)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CONVENIADO A- ALUNO/ESTÁGIÁRIO

Convênio:

__________________________________________________________

Nome do estagiário (a) ________________________________________________ Estágio: Início em: ____________________ Término: ________________

1- Área(s) principal (is) de atuação do (a) estagiário (a).

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 2- Principais atividades do (a) estagiário (a) no contencioso.

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 3- Principais atividades do (a) estagiário (a) no preventivo ou consultivo.

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 4- Preparação ou não de peças processuais: (juntar cópia simples dos

documentos elaborados). __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 5- Pesquisas doutrinárias: (mencionar cinco autores e temas pesquisados). __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

(18)

6- FAZER ACOMPANHAR o relatório em envelope lacrado de uma Avaliação feita pelo (a) próprio (a) estagiário (a) sobre sua experiência.

Aproveitamento...Excelente ( ) – Bom ( ) – Ruim ( ) Assiduidade...Excelente ( ) – Bom ( ) – Ruim ( ) Relacionamento Humano ...Excelente ( ) – Bom ( ) – Ruim ( ) Obs.:______________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ________ Data: __________________ Assinatura do aluno (a):

________________________________________________

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

(19)

B- SUPERVISOR

Convênio: __________________________________________________________ Nome do estagiário (a):_______________________________________________ Estágio: Início em: _______________________ Término: ____________________ Supervisor: ________________________________________________________

1- FAZER ACOMPANHAR o relatório em envelope lacrado de uma DECLARAÇÃO emitida e assinada pelo (a) Supervisor (a) do Estágio quanto ao:

Aproveitamento...Excelente ( ) – Bom ( ) – Ruim ( ) Assiduidade...Excelente ( ) – Bom ( ) – Ruim ( ) Relacionamento Humano ...Excelente ( ) – Bom ( ) – Ruim ( ) Comente a atuação do estagiário com vistas ao desenvolvimento da sua capacidade e habilidade durante o estágio:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Data: _______________________ Assinatura do Supervisor: ___________________________________________

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

(20)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL I

7º TERMO

ATIVIDADE QUANTIDADE LIMITE DE HORAS

POR ATIVIDADE QUANTIDADE LIMITE DE HORAS AUTOS FINDOS TRABALHISTA 5 1 5

AUDIÊNCIA INTERNA / EXTERNA

CÍVEL 8 1 8

VISITA ORIENTADA 1 8 8

INSTRUMENTOS 5 3 15

PETIÇÕES (PEÇAS PROCESSUAIS) 5 3 15

PARECER 2 4 8

PRÁTICA DE ATIVIDADES SIMULADAS 2 10 20

(21)

RELAÇÃO DE PEÇAS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL A SEREM REALIZADAS NO 7º TERMO

DATA DA ENTREGA: 25/03

INSTRUMENTO DE PROCURAÇÃO (02)

SUBSTABELECIMENTO (02)

CONTRATO DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS (01)

DATA DA ENTREGA: 30/04

PARECER (2)

PETIÇÃO INICIAL (2)

DATA DA ENTREGA: 03/06

IMPUGNAÇÃO DA CONTESTAÇÃO

IMPUGNAÇÃO AO VALOR DA CAUSA

DATA DA ENTREGA: 28/06

02 AUDIÊNCIAS DE CONCILIAÇÃO

02 AUDIÊNCIAS DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO 02 AUDIÊNCIAS NO JUIZADO ESPECIAL CIVEL 02 AUDIÊNCIAS SIMULADAS 05 AUTOS FINDOS 02 VISITAS ORIENTADAS DATA DA ENTREGA: 20/05 CONTESTAÇÃO PRÁTICA SIMULADA

(22)
(23)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO INSTRUMENTO PROCURAÇÃO AD JUDICIA

DISCIPLINA

PRÁTICA CIVIL I

CARGA HORÁRIA

03 (TRES) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

25/03/2011 PROBLEMA

SUZANE AZEVEDO foi vítima de Danos Morais cometido por VITOR ALENCAR em 10/12/2010. Na presente data, SUZANE o(a) procura em seu escritório pretendendo que lhe seja feita a devida justiça. Antes de propor a ação competente, como advogado(a) da requerente, redija a procuração ad judicia.

OBSERVAÇÕES

a) não é necessário instruir o instrumento. À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(24)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO INSTRUMENTO PROCURAÇÃO AD JUDICIA

DISCIPLINA

PRÁTICA CIVIL I

CARGA HORÁRIA

03 (TRES) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

25/03/2011 PROBLEMA

CÁSSIO CRUZ faleceu em 10/10/2010, deixando os herdeiros/filhos maiores e capazes: Betina Dias Cruz e Berilo Dias Cruz. Na presente data, os herdeiros o(a) procura em seu escritório para que sejam tomadas as medidas judiciais cabíveis. Antes de propor a ação competente, como advogado(a) dos requerentes, redija a procuração ad judicia.

OBSERVAÇÕES

a) não é necessário instruir o instrumento.

À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(25)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO INSTRUMENTO SUBSTABELECIMENTO (com reserva)

DISCIPLINA

PRÁTICA CIVIL I

CARGA HORÁRIA

03 (TRES) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

25/03/2011 PROBLEMA

ALINE BATISTA COUTINHO outorgou à você (advogado(a) uma procuração para ingressar com Ação de Ressarcimento de Danos Morais em face do Dr. ALMIR CARLOS DIAS. Sendo expedida carta precatória para a cidade de Santos, a fim de realizar a oitiva de testemunha (Sra. TALITA ALVES), e, sendo impossível o seu comparecimento para acompanhar a colheita da prova, redija substabelecimento para um de seus colegas, advogado (Dr. GILBERTO BARBOSA-OAB/SP 48.589, com escritório ã Avenida Euclides Mar n. 2.698, Santos-SP), a fim de que acompanhe apenas o ato.

OBSERVAÇÕES

a) não é necessário instruir o instrumento.

À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(26)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO INSTRUMENTO SUBSTABELECIMENTO (sem reserva)

DISCIPLINA

PRÁTICA CIVIL I

CARGA HORÁRIA

03 (TRES) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

25/03/2011 PROBLEMA

CÁSSIA MENDES outorgou à você uma procuração para ingressar com Ação de Execução em face de ANTÔNIO DA MATTA. O processo está em andamento (n. 145/08- 2ª Vara Cível de Araçatuba), porém você foi aprovado no concurso para defensor Público e precisa tomar posse. Sendo assim, precisará transferir as suas ações para um colega advogado. Antes de realizar o ato, comunica seu cliente, que aceita. Diante disso, redija substabelecimento para seu colega advogado, Dr. CARLOS SANTANA- OAB/SP 195.582, com escritório à Rua São josé Florêncio de Abreu n. 145, Araçatuba-SP, a fim de que atue no processo.

OBSERVAÇÕES

a) não é necessário instruir o instrumento.

À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(27)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO INSTRUMENTO CONTRATO DE HONORÁRIOS

DISCIPLINA

PRÁTICA CIVIL I

CARGA HORÁRIA

03 (TRES) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

25/03/2011 PROBLEMA

VERLAINE DANTAS comparece nesta data em seu escritório pretendendo propor Ação de Indenização por Danos Morais e Materiais em face do BANCO NÔMADE S/A; devido a falsa acusação de furto que sofreu em público. O valor pretendido é de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). Antes de propor a ação competente, como advogado(a) da requerente, redija o contrato de honorários para assegurar seus direitos de advogado(a), obedecendo a tabela de honorários da OAB.

OBSERVAÇÕES

a) não é necessário instruir o instrumento; b) a tabela de honorários pode ser encontrada no site http://www.oabsp.org.br/tabela-de-honorarios

À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(28)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO PARECER

DISCIPLINA

PRÁTICA CIVIL I

CARGA HORÁRIA

04 (QUATRO) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

30/04/2011 PROBLEMA

No dia 14.07.2010, SUZI JUNQUEIRA, por estar dirigindo o veículo Honda Civic 2009, em alta velocidade, perdeu o controle e colidiu com o caminhão Merecedes Bens 3360, que estava estacionado. Devido ao ocorrido, sofreu vários ferimentos, que resultaram em cicatrizes no rosto e braço direito. Devido ao fato, SUZI, procurou o Sr. JUKITO PITANGUI, cirurgião plástico, com a finalidade de cirurgia reparadora. No entanto, o resultado foi diverso do previsto, e SUZI ficou com o olho direito menor que o esquerdo e parte da boca repuxada. Decepcionada com o resultado, tentou que o médico corrigisse o erro, porém o mesmo alega que os péssimos resultados são decorrentes apenas de reação do organismo da mesma, que se tornou diabética, e que isso deve ter culminado por piorar a aparência das cicatrizes. Nesta data, SUZI comparece em seu escritório para saber quais os eventuais direitos que possui, solicitando-lhe a elaboração de parecer. OBSERVAÇÕES

a) o parecer deverá fazer referência, no mínimo, ao texto de dois doutrinadores e a duas ementas de acórdãos, pertinentes à matéria; b) é necessário instruir o parecer com cópia dos textos doutrinários e jurisprudências citadas.

À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(29)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO PARECER

DISCIPLINA

PRÁTICA CIVIL I

CARGA HORÁRIA

04 (QUATRO) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

30/04/2011 PROBLEMA

Em 19/02/2011, CARLOS DIAS levou sua noiva Ester Flores em uma loja tradicional de móveis da cidade, denominada “ANTIQUE & CHIC”. Após o atendimento exclusivo e a escolha de alguns móveis, ambos se dirigiram ao caixa para efetuar o pagamento, que seria feito mediante 5 (cinco) boletos no valor de R$ 1.000,00 cada; porém, Carlos foi surpreendido com a notícia da impossibilidade da compra devido ao fato de constar restrição em nome do mesmo nos Órgão de Proteção ao Consumidor por devoluções de 20 (vinte) folhas de cheques do Banco Vermont S/A, por insuficiência de saldo. Indignado pelo fato de sequer possuir conta bancária, Carlos questionou a atendente e exigiu nova consulta, que foi positiva; atordoado e sob os olhares de quem estava no local, ambos se retiraram da loja sem a possibilidade de efetuar a compra. Após o fato, Carlos foi atendido no Pronto Socorro da cidade e submetido a medicamentos calmantes. Na presente data, Carlos o(a) procura afirmando que nunca abriu qualquer tipo de conta bancária, e, que já confirmou na referida agência que a assinatura constante do cartão de identificação é diversa da dele. Antes de propor a ação competente, Carlos solicita a elaboração de parecer.

OBSERVAÇÕES

a) o parecer deverá fazer referência, no mínimo, ao texto de dois doutrinadores e a duas ementas de acórdãos, pertinentes à matéria; b) é necessário instruir o parecer com cópia dos textos doutrinários e jurisprudências citadas.

À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(30)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO

PEÇA

PROCESSUAL PETIÇÃO INICIAL I

DISCIPLINA

PRÁTICA CIVIL I

CARGA HORÁRIA

03 (TRES) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

25/03/2011 PROBLEMA

Fábio Santana e Nelma Chagas se conheceram em 20/11/2000, e, dois meses depois decidiram morar juntos, tendo em vista que, Fábio estava em processo de divórcio e Nelma era solteira. Durante a união conceberam dois filhos, quais sejam: Gilda Santana Chagas (12/04/2002) e Nilo Santana Chagas (28/06/2004), e adquiriram 02 carros e 01 imóvel residencial na cidade de Araçatuba. No ano de 2009, Nelma surpreendeu Fábio com uma amante de nome Cássia e a partir de então o casal passou a se desentender constantemente. Fábio é dentista e possui renda mensal de R$ 25.000,00, Nelma é escriturária e possui renda mensal de R$ 2.500,00. Na presente data Nelma o(a) procura em seu escritório para que proponha a ação cabível para receber tudo que lhe é de direito, inclusive a pensão dos filhos.

OBSERVAÇÕES

A petição deve citar, no mínimo, texto de dois doutrinadores e ementas de acórdãos, pertinentes à matéria; b) não é necessário instruir a petição; c) Dos veículos: 1- Vectra sedan, vermelho, ano/mod. 2009, Chassi 8ACLVRKU28B451236, Placa DWO 8596- Araçatuba, valor de R$ 50.000, Caminhonete S10 cabine dupla, preta, ano/mod. 2010, Chassi 2XCVFRAP97H135649, Placa DWX 7528-Araçatuba, valor de R$ 65.000,00; d) Imóvel: casa residencial com 370 mt2, localizada na Rua Orquidário nº 152, lote 04, quadra 8, confronta pelo lado direito com lote 03, pelo esquerdo com lote 05, pelo fundo com lote 16, no valor de R$ 490.000,00.

À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(31)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO

PEÇA

PROCESSUAL PETIÇÀO INICIAL II

DISCIPLINA

PRÁTICA CIVIL I

CARGA HORÁRIA

03 (TRES) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

30/04/2011 PROBLEMA

TÉRCIO LIMA, nascido em 01/01/1961, faleceu dia 30/01/2011, sem deixar testamento ou qualquer outra disposição de última vontade, deixando VERA GARCIA LIMA, como viúva, com a qual era casado no Regime de Comunhão Parcial de Bens desde 12/05/1986, 05 (cinco) filhos, sendo 04 (quatro) advindos do casamento e 01 advindo de uma relação esporádica que teve com Norma, antes de casar. O casal adquiriu onerosamente um patrimônio de R$ 570.0000,00 (quinhentos e setenta mil reais) distribuídos em 02 (duas) casas, 02(dois) lotes e 02(dois) automóveis. Tércio levou para o casamento 01(um) carro de coleção e 01 (uma) chácara de lazer, que estão avaliados em R$ 250.000,00 (duzentos e cinqüenta mil reais). Na presente data, VERA, o(a) procura informando que deseja que tome as providências cabíveis para a partilha dos bens.

OBSERVAÇÕES

a) Todos os herdeiros são maiores e capazes e estão de acordo quanto a partilha na forma da lei e quanto a sua contratação como advogado(a); b) os dados pessoais dos herdeiros e dos bens deverão ser retirados com a professora de Prática Processual Civil.

À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(32)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO

PEÇA

PROCESSUAL CONTESTAÇÃO

DISCIPLINA

PRÁTICA CIVIL I

CARGA HORÁRIA

03 (TRES) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

20/05/2011 PROBLEMA

HOMERO SAMPAIO, foi citado nesta data quanto a propositura da Ação de Reconhecimento e Dissolução de União Estável proposta por MARLI TENÓRIO FURCHI, processo n. º 128/2011 que está tramitando perante a 1ª Vara da Família e Sucessões da Comarca de Marília/SP. O requerido reside em Araçatuba e o(a) procura para que o defenda no referido processo, afirmando que: 1- O início do relacionamento se deu no ano de 1989 e que foram residir juntos somente no ano de 1991, precisamente em maio; 2- Que o imóvel em que foram residir era de as propriedade e que somente fez benfeitorias no mesmo quando conviviam; 3- Que realmente adquiriram a caminhonete, a motocicleta e o terreno mencionados pela mesma durante a união, mas que não possuem valores de mercado tão altos; 4- Que os filhos Lucas e Natan realmente são advindos da união, e deseja que a guarda seja compartilhada; 5- Que discorda dos valores exigidos a título de pensão, pois aufere renda mensal de R$ 3.389,00 (três mil, trezentos e oitenta e nove reais) Como advogado(a) redija a peça processual na defesa do requerido.

OBSERVAÇÕES

a) A petição deve citar, no mínimo, texto de um doutrinador e duas ementas de acórdãos, pertinentes à matéria, e deve ser entregue em 2 vias para o NPCJ; b) não é necessário instruir a petição; c) a contrafé encontra-se com a professora de Prática Civil.

À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(33)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO

PEÇA

PROCESSUAL IMPUGNAÇÃO DA CONTESTAÇÃO

DISCIPLINA

PRÁTICA CIVIL I

CARGA HORÁRIA

03 (TRES) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

03/06/2011 PROBLEMA

MARLI TENÓRIO FURCHI, foi intimada através de seu advogado para se manifestar no prazo de 05 (cinco) dias sobre a Contestação apresentada por HOMERO SAMPAIO, nos autos da Ação de Reconhecimento e Dissolução de União Estável, em que figura como autora, processo n.º 128/2011, que está tramitando perante a 1ª Vara da Família e Sucessões da Comarca de Marília/SP. Como advogado(a) redija a peça processual na defesa da requerente.

OBSERVAÇÕES

a) A petição deve citar, no mínimo, texto de dois doutrinadores e duas ementas de acórdãos, pertinentes à matéria; b) não é necessário instruir a petição; c) a contestação estará com a professora de Prática Civil.

À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(34)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO INSTRUMENTO IMPUGNAÇÃO DO VALOR DA CAUSA

DISCIPLINA

PRÁTICA CIVIL I

CARGA HORÁRIA

03 (TRES) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

03/06/2011 PROBLEMA

Gabriel Novaes adquiriu bens móveis de CLARICE LISPER em 12/03/2010, no valor de R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais). As partes celebraram um contrato de compra e venda pactuando que o pagamento seria parcelado em 31 vezes, com uma entrada no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais); tendo a 1ª parcela vencimento para 12/05/2010 e a última para 12/10/2012. Por dificuldades financeiras, Gabriel conseguiu efetuar o pagamento até a parcela de 12/01/2011, e tentou, sem sucesso, reparcelar amigavelmente o débito para diminuir as parcelas. Na presente data Gabriel foi citado para contestar a ação de cobrança proposta por CLARICE, processo 469/2011, que tramita na 4ª Vara Cível da Comarca de Araçatuba/SP, e você, advogado(a), verificou que o valor da causa é de R$ 105.000,00 (cento e cinco mil reais). No prazo legal, redija a Impugnação do valor da causa.

OBSERVAÇÕES

a) A petição deve citar, no mínimo, texto de dois doutrinadores e duas ementas de acórdãos, pertinentes à matéria; b) não é necessário instruir a petição.

À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(35)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO NOTURNO PRÁTICA SIMULADA (GRUPO I)

DISCIPLINA

PRÁTICA CIVIL I

CARGA HORÁRIA

10 (DEZ) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

20/05/2011 PROBLEMA

JULIA SAHARA GOMES e EDGAR VICENTE GOMES são casados pelo regime da comunhão parcial de bens desde 07 de janeiro de 1988, possuem 02 (dois) filhos; AKIRA e ARIANE. Na constância do casamento, adquiriram um imóvel, onde residem. Ocorre que, no decorrer dos últimos meses, EDGAR vem consumindo bebidas alcoólicas e, ao chegar em casa, agride a Sra. JULIA. Na data de ontem, JULIA propôs a separação amigável para EDGAR que se revoltou e a agrediu fisicamente na presença das crianças. Após, saiu de casa, e quando retornou, ameaçou JULIA de morte, caso seja abandonado. Não suportando mais tal situação, JULIA procurou a Delegacia de Polícia e lavrou um Boletim de Ocorrência, narrando todos os fatos. A Autoridade Policial encaminhou-a para o exame de corpo de delito. Assim, temendo a reação do marido, procura o seu escritório, pedindo-lhe que ingresse com medida urgente visando o afastamento de EDGAR do lar conjugal. Como pretende a guarda dos filhos, necessita de pensão alimentícia para a manutenção do lar, uma vez que somente o marido tem trabalho fixo, com renda mensal de R$ 3.000,00 (três mil reais). Adicionando os dados oportunos, promova a medida judicial cabível.

OBSERVAÇÕES

a) As peças processuais deverão fazer referência, no mínimo, ao texto de dois doutrinadores e às ementas de dois acórdãos, pertinentes à matéria; b) Dos filhos: Akira Sahara Gomes (nasc.25/06/1998); Ariane Sahara Gomes (nasc.04/03/2002); c) É necessário instruir as peças processuais; d) É proibido: 1- argüir a falsidade documental; 2- argüir exceção de incompetência; 3- juntar documentos que não sejam previamente validados pelos Orientadores do Núcleo de Prática Jurídica.

À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(36)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO NOTURNO PRÁTICA SIMULADA (GRUPO II)

DISCIPLINA

PRÁTICA CIVIL I

CARGA HORÁRIA

10 (DEZ) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

20/05/2011 PROBLEMA

CLÉLIA YUMI FLOSS, (nasc.13/07/1991), possui uma filha de nome SANDRA YUMI CASTRO (nasc.09/01/2010), cujo pai, DIEGO CASTRO, atualmente com 28 (vinte e oito) anos de idade, reconheceu a paternidade quando do nascimento. Ocorre que, desde o nascimento da criança, DIEGO nunca prestou qualquer ajuda financeira para o sustento da mesma. Vivendo junto com sua mãe e mantendo-se graças à ajuda de familiares, CLÉLIA, necessitando de dinheiro para a manutenção da filha procurou DIEGO, que se negou a ajudá-la sob o pretexto de que, embora tenha remuneração fixa mensal de 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), já possui uma família e filhos menores. CLÉLIA, o(a) procura como advogado(a) para que ingresse com a competente medida judicial, pretendendo receber mensalmente 30% dos rendimentos de DIEGO.

OBSERVAÇÕES

a) As peças processuais deverão fazer referência, no mínimo, ao texto de dois doutrinadores e às ementas de dois acórdãos, pertinentes à matéria; b) É necessário instruir as peças processuais; d) É proibido: 1- argüir a falsidade documental; 2- argüir exceção de incompetência; 3- juntar documentos que não sejam previamente validados pelos Orientadores do Núcleo de Prática Jurídica.

À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(37)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO NOTURNO PRÁTICA SIMULADA (GRUPO III)

DISCIPLINA

PRÁTICA CIVIL I

CARGA HORÁRIA

10 (DEZ) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

20/05/2011 PROBLEMA

Na constância do matrimônio com MIRTES ILKAR, VICTOR LEAL, o casal teve 02(dois) filhos SUZANE e SILMAR. O casal separou-se judicialmente no ano de 2008 nos autos do processo 1678/2008 que tramitou na 2 Vara Cível da Comarca de Birigui/SP, no qual ficou estipulado que: VICTOR, pagaria mensalmente, a título de pensão alimentícia em benefício os filhos menores, R$ 3.500,00 (tres mil e quinhentos reais), e em benefício da separanda R$ 1.000,00 (um mil reais). VICTOR é médico há 10 anos e possuía renda mensal de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) na época. Ocorre que, constituiu nova família mudando seu consultório para Bauru/SP, o que causou diminuição significativa de seus rendimentos, além do fato de sua ex-cônjuge estar trabalhando e auferindo renda mensal de aproximadamente R$ 3.000,00 (três mil reais). Nesta data, VICTOR o(a) procura como advogado(a) para que ingresse com a competente medida judicial, pretendendo reduzir o valor total da pensão alimentícia para R$ 2.000,00 (dois mil reais).

OBSERVAÇÕES

a) As peças processuais deverão fazer referência, no mínimo, ao texto de dois doutrinadores e às ementas de dois acórdãos, pertinentes à matéria; b) Dos filhos: SUZANE ILKAR LEAL (nasc. 13/07/2000), SILMAR ILKAR LEAL (nasc. 26/09/2003); c) É necessário instruir as peças processuais; d) É proibido: 1- argüir a falsidade documental; 2- argüir exceção de incompetência; 3- juntar documentos que não sejam previamente validados pelos Orientadores do Núcleo de Prática Jurídica.

À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(38)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO NOTURNO PRÁTICA SIMULADA (GRUPO IV)

DISCIPLINA

PRÁTICA CIVIL I

CARGA HORÁRIA

10 (DEZ) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

20/05/2011 PROBLEMA

Em 28/12/2008 PIETRO RUANA e MIRNA GAL RUANA (casados), adquiriram mediante contrato de compra e venda, o imóvel rural localizado na cidade de Buritama/SP, de propriedade de LÚCIO JUNQUEIRA (solteiro). O imóvel foi compromissado pelo valor de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais), sendo que R$ 90.000,00 (noventa mil) foram pagos a vista e os outros R$ 90.000,00 (noventa mil) em 25 (vinte e cinco) parcelas de R$ 3.600,00 (três mil e seiscentos reais fixas, com vencimento para todo dia 20 (vinte) de cada mês, sendo que, conforme consta da cláusula 12 do contrato: após 30 dias do último pagamento o vendedor passaria a escritura definitiva. Os compradores efetuaram pontualmente os pagamentos, porém o vendedor adiou por várias vezes o comparecimento no cartório, até que, passou a exigir mais o valor de R$3.000,00 (três) mil reais para compensar o dia perdido. Através de sua orientação, os compradores notificaram o vendedor extrajudicialmente, através de cartório, para que o mesmo providenciasse a escritura no prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de serem tomadas as medidas judiciais. Até a presente data LÚCIO não cumpriu com sua obrigação, e PIETRO e MIRNA, retornam em seu escritório para que tome as medidas judiciais cabíveis de adjudicação compulsória.

OBSERVAÇÕES

a) As peças processuais deverão fazer referência, no mínimo, ao texto de dois doutrinadores e às ementas de dois acórdãos, pertinentes à matéria; b) É necessário instruir as peças processuais; d) É proibido: 1- argüir a falsidade documental; 2- argüir exceção de incompetência; 3- juntar documentos que não sejam previamente validados pelos Orientadores do Núcleo de Prática Jurídica.

À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(39)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO DIURNO PRÁTICA SIMULADA (GRUPO I)

DISCIPLINA

PRÁTICA CIVIL I

CARGA HORÁRIA

10 (DEZ) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

20/05/2011 PROBLEMA

ANA SAIS GULAR e KAIO GIL GULAR são casados pelo regime da comunhão parcial de bens desde 20 de maio de 1997, possuem 03 (tres) filhos; KAUÃ, IRÃ e YANE, Na constância do casamento, adquiriram um imóvel, onde residem. Ocorre que, no decorrer dos últimos meses, KAIO vem consumindo bebidas alcoólicas e entorpecentes, sendo que, as vezes dorme fora de casa e quando é questionado sobre o assunto, agride a Sra. ANA. A agressão por duas vezes, além de verbal foi física e chegou a quebrar o braço de ANA. Na data de ontem, ANA propôs a separação amigável para KAIO, que se revoltou e agrediu fisicamente ANA e o filho KAUÃ, ameaçando-os de morte, caso seja abandonado pela família. Não suportando mais tal situação, ANA procurou a Delegacia de Polícia e lavrou um Boletim de Ocorrência, narrando todos os fatos. A Autoridade Policial encaminhou ANA e KAUÃ para o exame de corpo de delito. Assim, temendo a reação do marido, ANA procura o seu escritório, pedindo-lhe que ingresse com medida urgente visando o afastamento do mesmo do lar conjugal. Como pretende a guarda dos filhos, necessita de pensão alimentícia para a manutenção do lar, dela e dos filhos, uma vez que somente o marido tem trabalho fixo, com renda mensal de R$ 6.000,00 (seis mil reais). Adicionando os dados oportunos, promova a medida judicial cabível.

OBSERVAÇÕES

a) As peças processuais deverão fazer referência, no mínimo, ao texto de dois doutrinadores e às ementas de dois acórdãos, pertinentes à matéria; b) Dos filhos: Kauã Sais Gular (nasc.12/07/1999); Irã Sais Gular (nasc.10/09/2002); Yane Sais Gular (nasc. 29/04/2005); c) É necessário instruir as peças processuais; d) É proibido: 1- argüir a falsidade documental; 2- argüir exceção de incompetência; 3- juntar documentos que não sejam previamente validados pelos Orientadores do Núcleo de Prática Jurídica.

À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(40)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO DIURNO PRÁTICA SIMULADA (GRUPO II)

DISCIPLINA

PRÁTICA CIVIL I

CARGA HORÁRIA

10 (DEZ) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

20/05/2011 PROBLEMA

CARLA LIS, (nasc.18/05/1990), possui uma filha de nome DIANA LIS ARNE (nasc.17/02/2010), advinda do relacionamento que teve com JHONY ARNE, atualmente com 29 (vinte e nove) anos de idade. Quando DIANA nasceu JONHY reconheceu a paternidade e abandonou o lar conjugal. Ocorre que, desde o nascimento da criança, JHONY contribuiu apenas com R$500,00 (quinhentos reais), e depois não prestou mais qualquer ajuda financeira para o sustento da mesma. Vivendo junto com sua avó desde então e mantendo-se graças à ajuda de familiares, CARLA, necessitando de dinheiro para a manutenção dela e da filha procurou JONHY, que se negou a ajudá-la sob o pretexto de que, embora tenha remuneração fixa mensal de 3.900,00 (tres mil e novecentos reais), já possui uma família e outro filho menor. ANA, o(a) procura como advogado(a) para que ingresse com a competente medida judicial, pretendendo receber mensalmente 30% dos rendimentos de JONHY para a filha e 10% para ela, visto que, quando se uniu a JONHY, este exigiu que a mesma parasse de trabalhar para cuidar dele e da filha que viria.

OBSERVAÇÕES

a) As peças processuais deverão fazer referência, no mínimo, ao texto de dois doutrinadores e às ementas de dois acórdãos, pertinentes à matéria; b) É necessário instruir as peças processuais; d) É proibido: 1- argüir a falsidade documental; 2- argüir exceção de incompetência; 3- juntar documentos que não sejam previamente validados pelos Orientadores do Núcleo de Prática Jurídica.

À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(41)
(42)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

PRÁTICA PROCESSUAL PENAL I

SÉTIMO TERMO

ATIVIDADE QUANTIDADE LIMITE DE HORAS

POR ATIVIDADE QUANTIDADE LIMITE DE HORAS AUTOS FINDOS CRIMINAL 4 1 4

AUDIÊNCIA INTERNA / EXTERNA

CRIMINAL 10 1 10

JÚRI 1 4 4

VISITA ORIENTADA 1 4 4

PETIÇÕES (PEÇAS PROCESSUAIS) 9 4 36

PRÁTICA DE ATIVIDADES SIMULADAS 2 10 20

(43)

RELAÇÃO DE PEÇAS DE PRÁTICA PROCESSUAL PENAL A SEREM REALIZADAS NO SÉTIMO TERMO

DATA DA ENTREGA: 16/04

RELAXAMENTO DA PRISÃO EM FLAGRANTE

PEDIDO DE LIBERDADE PROVISÓRIA

REVOGAÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA

DATA DA ENTREGA: 21/05

DENÚNCIA

PEDIDO DE ARQUIVAMENTO DO INQUÉRITO POLICIAL

QUEIXA- CRIME

HABEAS CORPUS

DATA DA ENTREGA: 23/05

PRÁTICAS SIMULADAS

DATA DA ENTREGA: 08/06

REQUERIMENTO DE INSTAURAÇÃO DE INCIDENTE DE INSANIDADE MENTAL

REQUERIMENTO DE INSTAURAÇÃO DE DEPENDÊNCIA TOXICOLÓGICA

DATA DA ENTREGA: 28/06

10 AUDIÊNCIAS CRIMINAIS

01 SESSÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI 01 VISITA ORIENTADA

(44)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO

PEDIDO DE RELAXAMENTO DE PRISÀO EM FLAGRANTE

DISCIPLINA

DIREITO PROCESSUAL PENAL

CARGA HORÁRIA

04 (QUATRO) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

16/04/2011 PROBLEMA

No dia 17 de janeiro de 2011, por volta de 17h00, ingressaram na residência situada na Rua Armando Sales de Oliveira, 40, nesta cidade de Araçatuba, pertencente a MARCOS TOQUETÃO, donde subtraíram uma filmadora da marca Toshiba e um televisor, LCD de 42 polegadas, da marca Sony. A vítima e seus familiares não se encontravam em casa naquele momento e, além disso, o fato não contou com testemunhas. Por volta de 16h00 do dia seguinte, a autoridade policial recebeu telefonema anônimo informando que o autor do furto seria Cláudio Rogério dos Santos que reside numa “república”, situada na Rua Porangaba, 385, nesta cidade. Visando checar a informação recebida, a autoridade policial se dirigiu ao referido endereço, onde surpreendeu Cláudio na posse dos mencionados bens móveis. Diante disso, deu-lhe voz de prisão em flagrante delito pela prática do furto acima citado. O auto de prisão em flagrante foi encaminhado ao Fórum local e distribuído ao Juízo da 1ª Vara Criminal de Araçatuba. Como advogado (a), formular, a quem de direito, pedido de relaxamento da mencionada prisão em flagrante do autuado.

À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(45)

OBSERVAÇÕES

1) Com base no problema apresentado, como advogado(a) elabore o PEDIDO DE RELAXAMENTO DE PRISÃO EM FLAGRANTE DELITO do autuado Cláudio Rogério dos Santos.

2) O problema revela que Cláudio foi autuado em flagrante delito, no dia 18 de janeiro de 2011, por volta das 16h00, acusado da autoria do crime de furto ocorrido no dia 17 de janeiro de 2011, por volta das 17h00.

Instruções:

a) verificar se a prisão ocorreu em circunstância de flagrante delito (art. 302,CPP); b) verificar a legalidade da prisão (art. 5, LXI, LXV, da CF/88);

c) endereçamento do pedido de relaxamento à autoridade competente para recebê-lo e concedê-lo;

d) criar qualificação para os autuados (origem, profissão, vida pregressa, etc.); e) identificar o profissional, advogado (a), que subscreve o pedido;

f) somente, por fim, propor a tese defensiva inicial de mérito, se cometeram ou não o furto, pois a finalidade principal da peça não é esta, mas sim, verificar se a prisão foi realizada de acordo com a Lei Processual Penal e a Constituição Federal.

(46)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM NÚCLEO DE PRÁTICA DE CIÊNCIA JURÍDICA

LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA

ACADÊMICO(A) _______________________________________RA_____________ ARAÇATUBA, _______ DE __________________________ DE 2011.

TERMO

NATUREZA OBJETO

SÉTIMO PEDIDO DE LIBERDADE PROVISÓRIA DISCIPLINA

DIREITO PROCESSUAL PENAL

CARGA HORÁRIA

04 (QUATRO) HORAS/ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

16/04/2011 PROBLEMA

No dia 04 de fevereiro de 2011, por volta das 18h, o funcionário público, RENATO CANOAS foi surpreendido, defronte da sua residência, situada na Rua Copacabana, 550, nesta cidade e comarca de Araçatuba, Estado de São Paulo, na posse de uma arma de fogo de uso proibido. Em razão disso, foi preso e autuado em flagrante por infração ao art. 16, “caput”, da Lei 10.826/03. O auto de prisão em flagrante foi remetido ao Fórum local e distribuído ao Juízo da 2ª Vara Criminal. Como advogado(a), formular, à autoridade competente, pedido de liberdade provisória em favor do autuado.

OBSERVAÇÕES

1) Com base no problema apresentado, o aluno, agindo como advogado deverá elaborar PEDIDO DE LIBERDADE PROVISÓRIA em favor do autuado Renato Canoas.

2) O problema revela que, no dia 04 de fevereiro de 2011, por volta de 18h, o funcionário público Renato foi surpreendido na posse de arma de fogo de uso restrito, sem autorização legal ou regulamentar, ocasião em que foi autuado em flagrante delito, como incurso no art. 16, “caput”, da Lei 10.826/03, cuja pena em abstrato prevista é de reclusão, de 03 (três) a 06 (seis) anos, e multa. Segundo os policiais que o prenderam o autuado não ofereceu resistência.

3) Apurou-se que Renato, pessoa primária e de bons antecedentes, nasceu na cidade de Araçatuba, onde constituiu família, mulher e dois filhos menores e trabalha como motorista da

À Secretaria do NPCJ

Encaminhe-se à orientação para análise e atribuição de hora(s)/atividade.

Araçatuba, _________/__________/2011.

Profª. .Cibele Rodrigues Coordenadora do NPCJ À Secretaria do NPCJ Atribua(m)-se _____(______) hora(s) atividade. Araçatuba, _________/_________/2011. Prof. Orientador

(47)

Prefeitura Municipal há cerca de 12 anos. Instruções:

a) endereçar o pedido de liberdade provisória à autoridade competente para recebê-lo e concedê-lo;

b) verificar se a hipótese se enquadra no art. 5º, LXVI, da CF, confrontando-o com o art. 21 da Lei 10.826/03 – ADI 3.112 - STF;

c) Uso proibido ou restrito – o artigo 16, no tocante a tais termos é norma penal em branco. Torna-se fundamental consultar as normas extrapenais para conhecer as armas, acessórios e munições de uso restrito. Ver Decreto 3.665/2000.

d) analisar o art. 310, parágrafo único, do CPP, se tem aplicação ao caso em exame; e) verificar se estão presentes os requisitos da prisão preventiva (art. 312, CPP);

f) buscar o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a possibilidade ou não da concessão da liberdade provisória nesse tipo de prisão; g) identificar o profissional, advogado, que subscreve o pedido;

h) demonstrar que não há necessidade da custódia preventiva do réu durante o processo, muito pelo contrário, que ele tem direito de responder o processo em liberdade.

Referências

Documentos relacionados

a) Não há necessidade de utilizar nenhum método contraceptivo enquanto houver produção de leite materno, pois não há possibilidade de ovulação. b) Orientar o uso de

Outra preocupação constante é..., pois... É de fundamental importância que não ocorra contradição com a tese proposta no início de sua redação, o que descaracterizaria toda

Normalmente, nos casos em que esteja envolvida vítima de estupro, nos crimes contra a honra e mesmo nos delitos relacionados com tóxicos, devem ser apurados com sigilo, e, para que

Avaliar os efeitos da aplicação do 17β-estradiol (1) sobre a neurotransmissão espontânea dos neurônios do NCM caudal e (2) sobre as propriedades passivas e

Para fins de avaliação de resultados, foram excluídos do grupo inicial 17 pacientes: 14 não compareceram ao ambulatório conforme o controle programado; dois pacientes, com 5 e 5

O artigo 42 do referido decreto definia “O inquérito policial consiste em todas as diligências necessárias para o descobrimento dos fatos criminosos, de suas

Os objetivos deste estudo foram descrever a duração do ciclo do epitélio seminífero pela identificação das células germinativas mais avançadas marcadas pela

Como corolário, a autoridade poderá instaurar procedimentos para apurar os crimes de abandono intelectual (termo circunstanciado) ou material (inquérito policial), quando