• Nenhum resultado encontrado

Considerações Gerais: das Origens ao Século XXI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Considerações Gerais: das Origens ao Século XXI"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Introdução à arquitetura

Este livro resume, numa visão geral e unitária, o desenvolvimento da arquitetura ocidental através do tempo, desde suas origens remotas até nossa própria contemporaneidade; não é nem pretende ser uma história convencional da arquitetura, mas uma introdução ao seu es-tudo que desvele seus códigos e permita compreender sua realidade tanto ao profissional quanto ao amador, especialmente para quem se aproxima da arquitetura pela primeira vez. Esta obra busca propor uma reflexão sobre a especificidade da arquitetura, tentando abrir nossos olhos para ela e percebê-la como uma realidade ontologica-mente nova e diferente de quaisquer outras já conhecidas.

Uma característica diferencial que identifica a arquitetura para um arquiteto é o caráter de experiência e de processo com que ela se apresenta. De um ponto de vista eminentemente arquitetô-nico, esta publicação se volta, portanto, ao processo de projeto de arquitetura, formulando o saber histórico como meio fundamental para o conhecimento da composição e da construção das edifica-ções, atendendo aos problemas que cada sociedade e seus arqui-tetos tentaram resolver, e focando aquelas questões que explicam o porquê das permanências e das evoluções. Afinal, a história não pertence a um passado mais ou menos distante, mas faz parte ope-rativa do presente. E, conforme se diz, fazer edifícios novos sempre foi uma crítica aos edifícios do passado, não é verdade?

A história da arquitetura

Nesta tarefa, a história é o veículo útil e necessário para a aborda-gem da arquitetura. Por intermédio dela se individualizarão pou-co a poupou-co seus pou-componentes e seus elementos específipou-cos. É na história onde se pode e se deve encontrar o sentido da ação e a reflexão arquitetônica, iluminando o presente desde o passado e convertendo seu campo intelectual em uma verdadeira sala de

cirur-gia. A história é o instrumento vital que, como uma vara de salto,

nos propulsiona.

Existem diferentes formas de entender e explicar a história da

arquitetura. Ela pode ser a história da arte concebida como história

Considerações Gerais:

das Origens ao

Século XXI

(2)

dos monumentos singulares e independentes ou uma história do urbanismo entendida como a história dos tecidos urbanos. Contu-do, a história que vamos apresentar foi concebida como um estudo holístico que considera as obras concretas como partes de uma obra

total que, por sua vez, é configurada pela construção, linguagem e

forma arquitetônica.

Espaço e tempo são as variáveis essenciais trabalhadas pela

arquitetura e a história. A arquitetura brinca com espaços de três dimensões, embora os dinamize mediante a variável temporal. A história brinca com esta variável temporal, tornando-a essência de sua trajetória.

O lugar e o tempo são as bases de partida da história e os de-terminantes da sua arquitetura. Toda a arquitetura tem sido deba-tida nos infinitos desenvolvimentos e transformações de ambos os conceitos. E com esse caráter se inicia a abordagem da sua história, a partir de uma visão ampla que compreende a arquitetura como fato cultural de caráter plural, ampliado do projeto das edificações e para o projeto da cidade, expandindo o conceito de arquitetura à história urbana, pois, como escreveu Leon Battista Alberti: “A cida-de é uma casa grancida-de, e a casa é uma cidacida-de pequena”.

Os conceitos de arquitetura

A primeira abordagem da arquitetura passa pela determinação dos seus limites, pela fixação do território da arquitetura. Por isso – e partindo do fato de que a pergunta “o que é arquitetura?” não leva apenas a uma resposta, mas a uma busca –, chega-se a esta definição pela via da história: através da apresentação sequencial de realidades arquitetônicas bem contrastadas e definidas no tempo. Os diferen-tes problemas específicos da arquitetura se apresentarão claramente enquadrados na sua sequência histórica, coisa que a essa altura nos interessa mais do que a multiplicidade das respostas concretas.

Para isso, nas páginas seguintes trabalharemos com uma dúzia de ideias-chave que ressurgirão ao chegarmos ao fim do nosso tra-balho: a ideia de território da arquitetura como marco de definição de sua atividade; a ideia de ordem, tipo e método como instrumentos de controle da arquitetura e, em consequência, as ideias de tipolo-gia arquitetônica e de metodolotipolo-gia da composição; a ideia da arqui-tetura como processo, como experiência e como construção; a ideia da escala humana ou monumental dessa construção do hábitat: as ideias da geometria e da forma arquitetônica; a ideia linguística, como linguagem ou como estilo arquitetônico; e a ideia de cidade como síntese e limite superior da arquitetura, a qual dá sentido às arquiteturas concretas e delas exige uma inserção histórica.

Para o melhor desenvolvimento dessas ideias-chave e para al-cançar os fins propostos, devemos perguntar – nos unindo a Bruno Zevi – “se seria conveniente pegar um edifício e o analisar a fundo,

(3)

com a descrição exaustiva de seus valores urbanísticos, sua essên-cia espaessên-cial, sua volumetria, seus detalhes plásticos; ou, ao contrá-rio, se seria conveniente esboçar de forma superficial as principais concepções que se encontram ao longo da história da arquitetura ocidental com um método que omita algumas regras importantes e infinitas exceções”. E, também com Zevi, preferimos esta segunda opção “em favor do público ao qual se destina”.

A análise detalhada de um objeto arquitetônico singular exige uma ampla preparação cultural e uma longa crítica que o aluno que ingressa numa escola de arquitetura não possui nem necessita. O percurso sequencial e polarizado ao longo da história lhe permite, ao contrário, utilizar sua bagagem geral de conhecimentos obtidos no ensino médio, e sua aplicação discreta, mas progressiva e conti-nuada, à arquitetura.

Por isso é preferível, sem dúvida, traçar uma linha histórica contínua, desde as origens da arquitetura até o presente, formando assim uma trama clara e simples sobre a qual seja possível inferir qualquer noção posterior e qualquer experiência arquitetônica. Das origens ao século XXI

Começaremos, então, falando do menir, da caverna e da cabana, entendidos, respectivamente, como os símbolos físicos da arte, do abrigo e da racionalidade materializada em uma construção. Ainda que ao longo da história esta última tenha sido o núcleo da ativida-de arquitetônica, pensamos que não convém começar com ela, mas com o menir ou a caverna como arquiteturas primárias, uma vez que os princípios que ambas representam têm polarizado o desen-volvimento histórico da arquitetura e resumem seu conceito. A par-tir dessa ideia geral e ampla, desenvolveremos a história da arqui-tetura seguindo sua evolução através dos séculos, sobrepondo em todo momento cidade, arquitetura e estilo como um tema unitário.

Assim, organizaremos o texto em sete grandes temas correspon-dentes aos grandes ciclos da arquitetura ocidental, subdividindo-os em 30 capítulsubdividindo-os ou lições de extensão e complexidade simila-res. Nesses grandes temas serão apresentados progressivamente aqueles conceitos fundamentais que servem para orientar desde os primeiros passos a atividade de aprendizado e de estudo, tentan-do em totentan-do momento despertar o interesse tentan-do aluno ou tentan-do leitor. Utilizaremos para isso um rico apoio gráfico que conta com mais de 500 ilustrações: algumas acompanhando o texto, desenhadas ou redesenhadas especialmente para maior expressividade e caráter didático; outras, em fotografias, como um caderno complementar que proporciona uma leitura diferente e paralela, mas, ainda assim, global e conjunta, da história.

A partir das abordagens indicadas, vamos apresentar a ampla transformação da arquitetura ocidental através da análise da

(4)

arqui-tetura da Antiguidade, da Idade Média e da Idade Moderna, assim como dos períodos mais recentes, que são a base e o fundamento da realidade contemporânea.

Partindo, então, do menir, da caverna ou da cabana como

ori-gens da arquitetura, entenderemos o Egito como um verdadeiro

la-boratório, em que o espaço, a geometria e a forma se desenvolvem de um modo quase atemporal, e cujas permanências impregnarão para sempre a arquitetura ocidental.

Esta atemporalidade contrasta com a importância do fator tempo no Mundo Clássico. Nele, a arquitetura define um território e lhe confere leis próprias. O tempo no mundo clássico define a arquitetura, fazendo desta construção a base de uma linguagem: a linguagem clássica da arquitetura, de projeção ulterior transcenden-tal. Galgando sobre o mundo helenístico, Roma coloniza, estrutura e começa a edificar o mundo ocidental, que entra definitivamente na história da arquitetura.

A Idade Média reformula as características tipológicas e cons-trutivas da arquitetura, num longo trânsito entre os sistemas de massa ativa e de vetor ativo, que tem seu fundamento numa nova maneira de pensar que reúne a álgebra, a escolástica e a arquitetura nos séculos góticos. Ainda que tenha sido iniciada no período ro-mânico, será no período gótico que a estrutura urbana das cidades ocidentais se cristalizará.

Mas se a Idade Média estrutura a realidade urbana e territo-rial da Europa, a Idade do Humanismo vai edificá-la; vai construir e dar forma a suas cidades e vai estender a arquitetura ocidental à América. O Renascimento dos séculos XV e XVI abre o mundo oci-dental às correntes humanistas do Quattrocento e do Cinquecento, ao Maneirismo e ao Barroco, tanto nos edifícios como nas cidades, dando forma a sua realidade histórica antes que a revolução cultural do Iluminismo e a revolução social da industrialização nos condu-zam ao mundo moderno e contemporâneo.

O Iluminismo representa o despertar dos tempos modernos. Apoiando-se em suas bases culturais, se desenvolve no século XIX uma forte aceleração social e econômica ligada à Revolução

Indus-trial que não tarda em se fazer notar nas edificações. Mas enquanto

a técnica impõe soluções agressivamente diferentes, a tradição tei-ma em tei-manter os estilos habituais. A composição arquitetônica dará unidade de conteúdos ao ecletismo e à industrialização, embora esta unidade apareça disfarçada sob uma multiplicidade de formas.

No século XX, a arquitetura busca novas bases metodológicas e novas codificações linguísticas relacionadas com as abordagens do Movimento Moderno, o qual foi gerado nos anos anteriores à Se-gunda Guerra Mundial. Depois dela, o mundo inteiro enfrenta um crescimento progressivo muito acelerado, o qual acarreta uma for-mulação metropolitana e globalizante da arquitetura, abrindo assim o período contemporâneo: Nosso Presente, tema que foi

(5)

completa-mente reescrito para a presente edição, numa aposta corajosa que combina o questionamento histórico com a crítica da atualidade.

Este trânsito entre história e contemporaneidade, devido à complexidade de suas abordagens e à diversidade de suas soluções, condiciona o processo arquitetônico e sintetiza ou resume esta

In-trodução à história da arquitetura.

Editado originariamente pela Universidad de La Coruña em 1995, este livro foi objeto de sucessivas reedições e reimpressões. Agora, na primavera de 2005, ao lançar uma nova edição por outra editora, o autor não quis se limitar a escrever uma apresentação nova e uma atualização final, mas revisou a totalidade do texto, re-formulando seu corpo, abreviando alguns temas teóricos e refazen-do os capítulos sobre urbanismo. Turefazen-do isso sem alterar o espírito e o frescor original da publicação, que têm garantido sua aceitação e difusão nos últimos anos.

Assim, sem prejuízo do rigor científico, o caráter didático pró-prio desta obra justificou e ainda reitera a ausência de citações, notas ou referências bibliográficas de rodapé. Entretanto, além de remitir à bibliografia geral, o autor não pode deixar, mais uma vez, de relembrar sua dívida de gratidão com a atividade acadêmica de Fernando Chueca, e com as sugestões, estímulos e reflexões teóri-cas de Leonardo Benevolo, Bruno Zevi, Aldo Rossi, Ernst Gombri-ch, Sigfried Giedion e todos aqueles mestres sem cuja contribuição intelectual esta publicação jamais teria sido concebida.

Referências

Documentos relacionados

Diversos autores defendem que a utilização da história e filosofia da ciência (HFC) no ensino de ciências possibilite inúmeros benefícios pedagógicos, co mo favorecer para

Conforme apontado no decorrer do artigo, as origens do pensamento industrial brasileiro remontam às primeiras décadas do século XIX. Ao longo das diversas décadas

Realizar estudo de precificação e logística e inventário amostral em 2 glebas estaduais para subsidiar o edital de concessão florestal. Dezembro de

Na medida em que aumenta a concentração e a despersonalização na sociedade dominante, e na medida em que aumenta a concentração de capital pela tomada dos maiores negócios

Esse tipo de software normalmente encapsula uma linguagem de programação (é importante que mesmo que não seja utilizada pelos usuários, a linguagem de

Em abordagem histórico-antropológica, este artigo enfoca os povos indígenas em suas complexas e fluidas relações entre si e com os europeus, das guerras de conquista ao século

Embora devas, meu filho Marco, depois de, há um ano, seres discípulo de Cratipo e, para mais, em Atenas, estar imbuído de preceitos e doutrinas filosóficas, devido à excelsa

Se você emparelhou o seu celular ou tablet com o SmartWatch 3 usando um aplicativo Android Wear, você pode usar o aplicativo Android Wear para emparelhar o seu celular ou tablet