• Nenhum resultado encontrado

MODELAGEM DO CONVERSOR CC-CC BUCK-BOOST VIA FUZZY TAKAGI-SUGENO: SISTEMA DE CONTROLE E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MODELAGEM DO CONVERSOR CC-CC BUCK-BOOST VIA FUZZY TAKAGI-SUGENO: SISTEMA DE CONTROLE E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MODELAGEM DO CONVERSOR CC-CC BUCK-BOOST VIA FUZZY TAKAGI-SUGENO: SISTEMA DE CONTROLE E SIMULAC¸ ˜AO COMPUTACIONAL

CRISTIANOQUEVEDOANDREA∗, EDSONANTONIOBATISTA∗, LUCIANACAMBRAIALEITE∗, JOAO˜ ONOFRE

PEREIRAPINTO∗, MURILOALEXANDRECOELHO† ∗UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,

FAENG - Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia Caixa Postal 549, 79070-900, Campo Grande, MS, Brasil

UTFPR - Universidade Tecnol´ogica Federal do Paran´a Departamento Acadˆemico de Eletrot´ecnica

80230-901, Curitiba, Paran´a, Brasil.

Emails: cristiano.andrea@ufms.br, edson.ucdb@gmail.com,

luciana.cambraia@ufms.br, joaonofre@gmail.com, muriloelt@hotmail.com

Abstract— The research in this work approaches to obtaining a precise modeling for the Buck-Boost converter. The step-down converter of voltage in continuous current Buck-Boost presents non-linearities due to switch’s commutation. Thus, we describe the DC-DC converter by Takagi-Sugeno fuzzy formulation, and we use the exact modeling Taniguchi in order to consider the nonlinearities in the design of the control system, instead of the linearization model of the converter to obtain controllers, which may have performance loss in output signal if the system operates far from the operating point. The proposed model of the Buck-Boost converter can operate in closed loop as performance criteria (settling time, peak time, overshoot potential), defined in the design of Takagi-Sugeno fuzzy control, in different operating points. With the obtained model, a comparison of with the real Buck-Boost system was performed, analyzing its accuracy. Finally, are designed fuzzy controllers using the obtained model with established theories in the literature, and compared the performance with the use of a PI controller. Thereafter, through computer simulation, it is shown the potentiality of the proposed modeling methodology.

Keywords— Buck-Boost, Fuzzy Takagi-Sugeno, Exact Modeling.

Resumo— A pesquisa realizada neste trabalho aborda a obtenc¸˜ao de uma modelagem exata para o conversor Buck-Boost. O conversor abaixador-elevador de tens˜ao em corrente cont´ınua, Buck-Boost, apresenta n˜ao-linearidades dada a comutac¸˜ao de chaves no funcionamento. Desta forma, descreve-se o conversor CC-CC por meio da formulac¸˜ao fuzzy Takagi-Sugeno, e utiliza-se a modelagem exata de Taniguchi com o objetivo de considerar as n˜ao-linearidades em projetos de sistema de controle, ao inv´es da linearizac¸˜ao do modelo do conversor para obtenc¸˜ao de controladores, o qual pode ter perda de desempenho no sinal de sa´ıda, caso o sistema opere distante do ponto de operac¸˜ao. O modelo proposto do conversor Buck-Boost pode operar em malha fechada, conforme crit´erios de desempenho (tempo de estabelecimento, tempo de pico, potencial de overshoot), definidos no projeto de controle fuzzy Takagi-Sugeno, em diferentes pontos de operac¸˜ao. Com o modelo obtido, foi realizada uma comparac¸˜ao com o sistema real do Buck-Boost, analisando a sua exatid˜ao. Por fim, projetam-se controladores fuzzy utilizando o modelo obtido, com teorias j´a consolidadas na literatura e, compara-se o desempenho com a utilizac¸˜ao de um controlador PI. Posteriormente, por meio de simulac¸˜ao computacional, ´e demonstrado a potencialidade da metodologia de modelagem proposta.

Palavras-chave— Buck-Boost, Fuzzy Takagi-Sugeno, Modelagem Exata 1 Introduc¸˜ao

O conversor abaixador-elevador de tens˜ao, tamb´em conhecido como Buck-Boost, produz uma tens˜ao de sa´ıda com valores variando de zero at´e nove vezes sua tens˜ao de entrada (limitando a raz˜ao c´ıclica em 0,9), e pelo princ´ıpio da conservac¸˜ao de energia, produz uma corrente de sa´ıda variando conforme a carga. Teorica-mente esse tipo de conversor ´e concebido para possi-bilitar uma variac¸˜ao cont´ınua de tens˜ao na carga, vari-ando desde zero at´e o valor de tens˜ao de alimentac¸˜ao (Barbi, 2000).

O Buck-Boost, apesar de possuir uma topologia simples, ´e um dos mais utilizados na eletrˆonica de potˆencia, apresentando diversas func¸˜oes para a En-genharia El´etrica. Na transformac¸˜ao de energia para alimentac¸˜ao de aparelhos eletrˆonicos, tais como celu-lares, notebooks, home-theater, o Buck-Boost ´e am-plamente utilizado, por ter uma topologia mais sim-ples ao trabalhar isolado (Fly-Back) e operar bem com grandes variac¸˜oes de tens˜ao, possibilitando fontes iso-ladas universais (110-220 V ) a um menor custo e

ta-manho reduzido.

O funcionamento do Buck-Boost ´e dividido em duas etapas em condic¸˜ao cont´ınua, de acordo com a posic¸˜ao da chave, controlada por um circuito auxiliar. Cria-se ent˜ao uma relac¸˜ao na qual a chave opera reali-zando a comutac¸˜ao: permanece fechada (conduzindo) durante um determinado intervalo de tempo e aberta (bloqueada) durante outro. Assim, a relac¸˜ao entre o tempo de conduc¸˜ao da chave e o per´ıodo de comutac¸˜ao define a raz˜ao c´ıclica e pode assumir valores entre zero e um (Muhammad, 1999).

O processo de comutac¸˜ao ao qual o conversor ´e submetido apresenta trac¸os de n˜ao-linearidades. Para este sistema, geralmente utilizam-se t´ecnicas de con-trole linear, que consistem em descrever sua func¸˜ao de transferˆencia em um ponto de atuac¸˜ao. A este pro-cesso se d´a o nome de linearizac¸˜ao. Na linearizac¸˜ao do modelo m´edio n˜ao-linear do conversor Buck-Boost deve-se fixar a raz˜ao c´ıclica ou ponto de operac¸˜ao do sistema. Por´em, em intervalos em que os estados do sistema de controle apresentam-se afastados do ponto

(2)

de operac¸˜ao, o conversor tem seu desempenho com-prometido, principalmente nos transit´orios, em que os requisitos de projetos n˜ao s˜ao atendidos. Em situac¸˜oes na qual necessita-se de um sistema de controle mais preciso, ´e vi´avel a utilizac¸˜ao de uma metodologia de controle que considere essas n˜ao-linearidades.

Pode-se observar a utilizac¸˜ao dos modelos fuzzy Takagi-Sugeno em v´arias ´areas, no qual objetiva-se obter um modelo mais pr´oximo do modelo real, e deste modo, projetar controladores que possibilitam respostas com crit´erio de desempenho especificado em projeto, mesmo em situac¸˜oes na qual a resposta do sistema se afasta de um ponto de operac¸˜ao dese-jado. Em (Andrea et al., 2009) e (Carniato, 2009) ´e proposto um modelo exato para o conversor Bo-ost, o qual pode ser utilizado para projeto de con-troladores aplicados a eletrˆonica de potˆencia, e em (Galhardo et al., 2003) determinou-se um sistema neuro-fuzzy para modelagem de cargas n˜ao-lineares em sistemas el´etricos de potˆencia. Ainda, em (Lin and Shen, 2011) modelou-se um boiler usando os mo-delos fuzzy Takagi-Sugeno, entre outras aplicac¸˜oes (Machado, 2003), (Mozelli, 2008).

Neste trabalho utilizou-se o modelo fuzzy Takagi-Sugeno (TS) para descrever o conversor CC-CC Buck-Boost e por meio de simulac¸˜ao computacional, analisou-se a exatid˜ao do modelo obtido. Posteri-ormente, foram projetados controladores para o mo-delo obtido utilizando teorias de controle j´a consoli-dadas na literatura acadˆemica e comparou-se o desem-penho com a utilizac¸˜ao de um controlador PI. Pos-teriormente, por meio de simulac¸˜ao computacional demonstra-se-´a potencialidade da metodologia de mo-delagem proposta em malha-fechada.

2 Definic¸˜ao do Problema

Considere a estrutura simplificada do conversor Buck-Boost ilustrado na Figura 1,

Figura 1: Representac¸˜ao de um conversor Buck-Boost.

O modelo instantˆaneo e n˜ao-linear do conversor Buck-Boost pode ser obtido por meio das leis de Kir-choff de corrente e tens˜ao. Assim, as equac¸˜oes dife-renciais deste conversor s˜ao dadas a seguir:

Vin(t)S(t) − L diL(t) dt − (1 − S(t))V 0(t) = 0, (S(t) − 1)iL(t) = C dV0(t) dt + V0(t) R . (1)

sendo S(t) o estado da chave S ilustrado na Figura 1. Neste caso, para S = 0 a chave estar´a aberta e para S= 1 a chave estar´a fechada.

Considerando a raz˜ao c´ıclica m´edia,

d(t) = 1 T

Z T

t−T

S(t)dt, (2)

no sistema descrito em (1), pode-se obter o modelo m´edio n˜ao-linear do conversor CC-CC abordado neste trabalho conforme observa-se na equac¸˜ao (3) (Singh and Purwar, 2012): ˙ IL(t) ˙ V0(t)  = " 0 (1−d(t))L (d(t)−1) C − 1 RC #  IL(t) V0(t)  + Vin(t) L 0  d(t), y(t) =  0 1  IL(t) V0(t)  . (3)

O conversor Buck-Boost considerado neste traba-lho apresenta os seguintes parˆametros: R = 100 Ω, C= 50 µF , L = 2 mH e Vin(t) = 12 V .

Na Figura 2 ilustra-se a resposta do sistema des-crito em (3) considerando uma entrada de raz˜ao c´ıclica variando de 0 a 0,8 e a resposta deste sistema lineari-zado para d(t) = 0, 5 para a mesma entrada adotada.

0.1 0.15 0.2 0.25 0.3 0.35 0.4 0.45 0.5 0.55 0.6 −60 −50 −40 −30 −20 −10 0 10 Tempo (s) V olts linearizado n˜ao-linear

Figura 2: Resposta do sistema n˜ao-linear e do sistema linearizado para uma entrada degrau.

Analisando-se a Figura 2 observa-se que, quando o sistema opera distante do ponto de operac¸˜ao uti-lizando a linearizac¸˜ao de (3), a resposta do mesmo torna-se diferente da resposta do sistema n˜ao-linear, nas mesmas condic¸˜oes. Assim, pode-se esperar que o desempenho de um sistema de controle que utiliza o modelo m´edio linearizado, quando operando distante do ponto de operac¸˜ao, torna-se comprometido. Desta forma, ´e proposto neste trabalho um modelo para o conversor Buck-Boost que opere de maneira similar ao sistema n˜ao-linear real. Para isso, foi utilizado os modelos fuzzy Takagi-Sugeno, vide (Takagi and Su-geno, 1985) para maiores detalhes.

No processo de determinac¸˜ao do modelo via TS, utiliza-se o m´etodo denominado de forma generali-zada, o qual n˜ao considera particularidades do com-portamento das func¸˜oes n˜ao-lineares, apenas valores extremos (Taniguchi et al., 2001). Os modelos locais s˜ao criados a partir da regi˜ao de operac¸˜ao e corres-pondem aos valores m´aximos e m´ınimos das func¸˜oes

(3)

n˜ao-lineares do sistema. Como o n´umero de modelos est´a relacionado ao n´umero de func¸˜oes n˜ao-lineares ´e poss´ıvel modelar, dentro do intervalo de operac¸˜oes, uma grande variedade de sistemas.

3 Modelagem Exata do Conversor Buck-Boost

Considere o conversor CC-CC descrito em (3). Isolando-se d(t) em (3), tem-se, ˙ IL(t) ˙ V0(t)  = " 0 1 L −1 C − 1 RC #  IL(t) V0(t)  + " Vin(t) L − V0(t) L IL(t) C # d(t), y(t) =  0 1  IL(t) V0(t)  . (4)

Definindo assim as equac¸˜oes que cont´em as n˜ao-linearidades do sistema: e g11(x(t)) = Vin(t) L − V0(t) L , e g21(x(t)) = IL(t) C . (5)

e os limites para os estados do Buck-Boost, tem-se, 0 ≤ IL(t) ≤ 10, 8 e − 108 ≤ V0(t) ≤ 0. (6)

Assim, pode-se reescrever (4) da seguinte ma-neira, ˙ IL(t) ˙ V0(t)  = A z }| { " 0 1 L −1 C − 1 RC #  IL(t) V0(t)  + B z }| {  e g11(x(t)) e g21(x(t))  d(t), y(t) = Ca z }| {  0 1  IL(t) V0(t)  . (7)

Atrav´es das func¸˜oes eg11(x(t)) e eg21(x(t))

determina-se os m´aximos e m´ınimos destas, respei-tando os limites definidos em (6).

b111 = max x(t) {e g11(x(t))} = 60000, b112 = min x(t){e g11(x(t))} = 6000, (8) b211 = max x(t) {e g21(x(t))} = 216000, b212 = min x(t){e g21(x(t))} = 0.

Aplicando o m´etodo proposto por (Taniguchi et al., 2001), as func¸˜oes n˜ao-lineares eg11(x(t)) e

e

g21(x(t)), podem ser representadas de forma exata,

atrav´es de modelo fuzzy TS, considerando os valores m´aximos: b111, b211e m´ınimos: b112, b212. Portanto

estas func¸˜oes podem ser descritas como: e g11(x(t)) = σ111(x(t))b111+ σ112(x(t))b112, 0 ≤ σ111(x(t)), σ112(x(t)) ≤ 1, (9) σ111(x(t)) + σ112(x(t)) = 1. e e g21(x(t)) = ζ211(x(t))b211+ ζ212(x(t))b212, 0 ≤ ζ211(x(t)), ζ212(x(t)) ≤ 1, (10) ζ211(x(t)) + ζ212(x(t)) = 1.

Utilizando as informac¸˜oes descritas em (9) e (10), podemos reescrever as func¸˜oes n˜ao-lineares como, e g11(x(t)) = k1[σ111(x(t))b111+ σ112(x(t))b112], (11) sendo k1= ζ211(x(t)) + ζ212(x(t)). E, e g21(x(t)) = k2[ζ211(x(t))b211+ ζ212(x(t))b212], (12) sendo k2= σ111(x(t)) + σ112(x(t)).

Definindo-se as func¸˜oes de pertinˆencia como, α1(x(t)) = ζ211(x(t))σ111(x(t)), α2(x(t)) = ζ211(x(t))σ112(x(t)), α3(x(t)) = ζ212(x(t))σ111(x(t)), (13) α4(x(t)) = ζ212(x(t))σ112(x(t)). e, α1(x(t)) + α2(x(t)) + α3(x(t)) + α4(x(t)) = 1. (14)

Multiplicando-se as express˜oes dada em (11) e (12), e considerando as func¸˜oes de pertinˆencia descri-tas em (13) pode-se descrever as func¸˜oes n˜ao-lineares da seguinte maneira, e g11(x(t)) = α1(x(t))b111+ α2(x(t))b112+ · · · · · · + α3(x(t))b111+ α4(x(t))b112. (15) e e g21(x(t)) = α1(x(t))b211+ α3(x(t))b212+ · · · · · · + α2(x(t))b211+ α4(x(t))b212. (16) Substituindo (15) e (16) em (7) pode-se obter uma representac¸˜ao exata do sistema Buck-Boost com mo-delos fuzzy TS como,

˙x(t) = 4 X i=1 αi(x(t))Ai ! x(t) + 4 X i=1 αi(x(t))Bi ! u(t), y(t) = 4 X i=1 αi(x(t))Ci ! x(t). (17)

Neste caso podem-se obter os modelos locais li-neares por meio das seguintes manipulac¸˜oes:

• B1 Aplicando α1(x(t)) = 1, α2(x(t)) = 0, α3(x(t)) = 0, e α4(x(t)) = 0 na equac¸˜oes (15) e (16) e substituindo em (7), obt´em-se. B1=  60000 216000  . (18) de forma similar, B2=  6000 216000  , B3=  60000 0  , B4=  6000 0  . • Aie Ci

Como as matrizes A e Ca n˜ao possuem termos n˜ao-lineares, conforme pode ser observado em (7), tem-se, Ai =  0 500 −20000 −200  , Cai= 0 1 , i = 1, 2, 3, 4.

(4)

Na Figura 3 apresenta-se a resposta do sistema descrito em (7) considerando uma entrada de raz˜ao c´ıclica variando de 0 a 0,8 e a resposta deste sistema descrito pela modelagem exata dado em (17) para a mesma entrada adotada. Observa-se tamb´em que a sa´ıda do sistema real do conversor Buck-Boost est´a praticamente sobreposta a sa´ıda do sistema descrito pela modelagem exata desenvolvida neste trabalho.

0.1 0.2 0.3 0.4 0.5 0.6 −60 −50 −40 −30 −20 −10 0 Tempo (s) V olts

Figura 3: Resposta do sistema n˜ao-linear e do sistema descrito pela modelagem exata.

4 Resultados de Simulac¸˜ao

Considerando o conversor Buck-Boost descrito na Sec¸˜ao 2, foi proposto neste trabalho uma modelagem exata para o mesmo. Nesta sec¸˜ao utilizou-se a mode-lagem desenvolvida para projeto de sistemas de con-trole, e foi analisado o resultado para controladores que utilizam o modelo proposto e controladores que n˜ao utilizam a modelagem proposta. Inicialmente, utilizou-se uma metodologia de controle que ´e com-posta por realimentac¸˜ao dos estados com uma malha de controle adaptativo para correc¸˜ao do erro em re-gime permanente, conforme ilustrado na Figura 4.

Figura 4: Controle fuzzy com realimentac¸˜ao dos esta-dos.

O projeto do controlador Kede realimentac¸˜ao de

estado, segundo a lei de controle u(t) = −Ke(α)x(t)

baseou-se em (Assunc¸˜ao and Teixeira, 2001), con-forme descrito no Teorema 1.

Teorema 1 O ponto de equil´ıbrio x = 0 do sistema de controle fuzzy cont´ınuo com realimentac¸˜ao dos esta-dos considerando o parˆametro α fixo, ´e est´avel

glo-balmente, com alocac¸˜ao de p´olos dos modelos locais lineares na regi˜ao ilustrada na Figura 5, se existe uma matriz sim´etrica positiva definida comum P tal que,

G′ iiP + P Gii+ 2αP < 0 para todoi = 1, 2, · · · , r e  Gij+ Gji 2 ′ P + P Gij+ Gji 2  + 2αP < 0, i < j, para todoi, j = 1, ..., r. sendo Gij= Ai+ BiKeje Kei= YiP−1. α Imag Real

Figura 5: Regi˜ao para alocac¸˜ao dos p´olos de malha fechada para os modelos locais lineares do conversor Buck-Boost limitada por um reta vertical em −α.

Prova: Vide (Assunc¸˜ao and Teixeira, 2001).

O sistema de controle projetado consiste em uma ma-lha de controle que realiza a interpolac¸˜ao de todos os modelos locais do sistema. Neste caso foi utilizado α= 90 para o projeto de K(α) via o Teorema 1. O controlador de realimentac¸˜ao projetado foi,

Ke(α) = α1Ke1+ α2Ke2+ α3Ke3+ α4Ke4, Ke1 =  0, 018 −3, 311 × 10−5 , Ke2 =  0, 012 −4, 191 × 10−5 , Ke3 =  0, 087 −0, 00075 , Ke4 =  0, 084 0, 000630 .

Conclu´ıda a obtenc¸˜ao do projeto de controle uti-lizando controladores fuzzy, projeta-se um novo sis-tema de controle utilizando um PI para comparar o comportamento entre ambos. Para ser poss´ıvel com-parar o controlador fuzzy desenvolvido na sec¸˜ao ante-rior foi realizado um projeto de um controlador PI com realimentac¸˜ao das malhas de corrente e tens˜ao para a planta do Buck-Boost, como ilustrado na Figura 6.

Este controlador foi definido apenas para corri-gir o erro de regime e sintonizado para Vin(t) = 12

V e V0(t) = −24 V (tempo de estabelecimento:

0,25 segundos, e porcentagem de overshoot: 13%), vide (Nise, 2002). Entretanto, se variarmos os si-nais de referˆencia de sa´ıda, ser´a imposto ao controle mudanc¸as no ponto de operac¸˜ao e este fator proporci-onar´a mudanc¸as nos transit´orios das respostas.

(5)

Figura 6: Controle PI de duas malhas.

Posteriormente, aplica-se sinais de referˆencia de tens˜ao de sa´ıda para os sistema de controle do pro-jeto e aplicado ao conversor Buck-Boost, seguindo Vref = −12, −24, −36, −48 V , e na Tabela 1 s˜ao apresentados os resultados obtidos.

Tabela 1: Comparac¸˜ao entre os controladores, Te ´e o tempo de estabelecimento.

Vref (Volts) Dados PI Fuzzy

-12 Te (s) 0,25 0,015 Overshoot 18% 0% -24 Te (s) 0,25 0,02 Overshoot 13% 0% -36 Te (s) 0,2 0,025 Overshoot 6% 0% -48 Te (s) 0,25 0,035 Overshoot 2% 0%

Verifica-se, na Tabela 1, que os resultados obtidos utilizando os controladores fuzzy, apresentaram uma pequena variac¸˜ao no tempo de estabelecimento e no overshoot para diferentes tens˜oes de referˆencia, ten-dendo a manter sempre o mesmo valor, respeitando os limites definidos no projeto de controle.

Entretanto, as respostas obtidas para o projeto de controle utilizando teorias de controles convencio-nais apresentaram tempo de estabelecimento com va-lores pr´oximos, mas o overshoot variou para diferen-tes tens˜oes de referˆencia. Observa-se que, somente nas condic¸˜oes de projeto do PI (Vin(t) = 12 V e

V0(t) = −24 V ), a sa´ıda manteve os crit´erios de

de-sempenho especificados na sintonia.

Observe que a comparac¸˜ao entre os sistemas de controle n˜ao est´a relacionada com a velocidade que ambos entram em regime de estado estacion´ario ou qual possui oscilac¸˜ao mais adequada durante o regime transit´orio. Neste caso, a comparac¸˜ao realizada est´a relacionada com modificac¸˜oes no transit´orio por meio da alterac¸˜ao dos pontos de operac¸˜ao.

Utilizando teorias mais avanc¸adas de controlado-res fuzzy para novos projetos, nos quais podem ser usados os modelos definido neste trabalho, pode-se obter um controlador que opere com o mesmo tran-sit´orio para diferentes faixas de operac¸˜oes, o qual n˜ao seria poss´ıvel com o controlador PI. Apesar do tra-balho ter realizado a comparac¸˜ao de desempenho em malha fechada com o PI, qualquer outro controlador: avanc¸o, atraso, realimentac¸˜ao dos estados, entre ou-tros, que utilize a modelagem linearizada em torno de

um ponto de operac¸˜ao em seu projeto, poder´a ter o desempenho do sinal de sa´ıda comprometido caso o sistema opera distante do ponto de operac¸˜ao previsto em projeto.

5 Conclus˜ao

Este trabalho tem como foco o desenvolvimento da modelagem exata fuzzy utilizando os modelos fuzzy Takagi-Sugeno do conversor CC Buck-Boost. Por se tratar de um circuito el´etrico chaveado, possui comportamento n˜ao-linear. E, em projetos de fontes em malha fechada utiliza-se o modelo linearizado do mesmo devido `a simplicidade de obtenc¸˜ao e facilidade de projetos de controladores tradicionais.

A desvantagem do modelo linearizado em malha fechada ´e que o mesmo apresenta resposta confi´avel para projeto de controle apenas para o ponto ao qual foi linearizado. Quando o ponto de operac¸˜ao do con-versor est´a distante do linearizado, o comportamento do conversor n˜ao ´e o mesmo definido em projeto. Desta forma, foi proposto um modelo capaz de repre-sentar o conversor em todos os pontos de operac¸˜ao. Para isso utilizou-se o modelo fuzzy Takagi-Sugeno e a forma generalizada de Tanigushi, que tem por definic¸˜ao descrever a planta representando suas n˜ao-linearidades.

As simulac¸˜oes mostraram que o modelo exato aprestou resultados satisfat´orios para diferentes raz˜oes c´ıclicas, aproximando-se da planta real, diferente-mente do modelo linearizado que representa o com-portamento real apenas no ponto de linearizac¸˜ao.

Na an´alise comparativa, projetou-se dois contro-ladores: controle proporcional-integral utilizado em duas malhas de realimentac¸˜ao e um controle utilizando controladores fuzzy de realimentac¸˜ao dos estados. Os resultados de simulac¸˜ao entre os dois controladores demonstram a qualidade do modelo exato proposto mantendo o tempo de estabelecimento e o overshoot para diversas tens˜oes de referˆencia, diferente do mo-delo linearizado geralmente utilizado.

Referˆencias

Andrea, C. Q., Pinto, J. O. P., Carniato, A. A., Go-doy, R. and Rodrigues, D. T. (2009). Mode-lagem Exata do Conversor CC-CC Boost via Modelos Fuzzy Takagi-Sugeno, SBAI 2009 IX Simp´osio Brasileiro de Automac¸˜ao Inteligente XII Competic¸˜ao Brasileira de Rob´otica (CBR) III Olimp´ıada Brasileira de Rob´otica, Bras´ılia. Assunc¸˜ao, E. and Teixeira, M. C. M. (2001). Projeto

de sistemas de controle via LMIS usando o MA-TLAB, Aplicac¸˜oes em Dinˆamica e Controle, J. Balthazar; V. Oliveira, G. Silva J. Ros´ario (eds), S˜ao Carlos.

Barbi, I. (2000). Eletrˆonica de Potencia: converso-res CC-CC b´asicos n˜ao isolados, 1 edn, Ed. do Autor.

(6)

Carniato, A. A. (2009). Modelagem Exata do Con-versor CC-CC Boost via Modelos Fuzzy Takagi-Sugeno, Dissertac¸˜ao (Mestrado em Engenharia El´etrica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Galhardo, M. A. B., Junior, C. T. C., Pinho, J. T. and Junior, W. B. (2003). Utilizac¸˜ao de um Sistema Neuro-Fuzzy para Modelagem de Cargas N˜ao-lineares em Sistemas El´etricos de Potˆencia, VI SBAI 2003 Simp´osio Brasileiro de Automac¸˜ao Inteligente, Bauru.

Lin, J. and Shen, J. (2011). Non-linear model-ling of drum-boiler-turbine unit using an evol-ving Takagi-Sugeno fuzzy model, International Journal of Modelling, Identification and Control 12(1-2): 56–65.

Machado, E. R. M. D. (2003). Modelagem e Controle de Sistemas Fuzzy Takagi-Sugeno, Dissertac¸˜ao (Doutorado em Engenharia El´etrica) - UNESP. Mozelli, L. A. (2008). Controle Fuzzy para

Siste-mas Takagi-Sugeno: Condic¸˜oes Aprimoradas e aplicac¸˜oes, Dissertac¸˜ao (Mestrado em Engenha-ria El´etrica) - Universidade Federal de Minas Ge-rais.

Muhammad, R. (1999). Eletrˆonica de Potˆencia, Edi-tora: Makron Books.

Nise, N. S. (2002). Engenharia de sistemas de con-trole, Rio de Janeiro: LTC.

Singh, P. and Purwar, S. (2012). Sliding mode troller for PWM based Buck-Boost DC/DC con-verter as state space averaging method in conti-nuous conduction mode , Conference on Power, Control and Embedded Systems (ICPCES), 2012 2nd International pp. 1–5.

Takagi, T. and Sugeno, M. (1985). Fuzzy Identica-tion of Systems and Its ApplicaIdentica-tions to Mode-ling and Control, IEEE Transactions on Systems, Man, and Cybernetics 12: 116–132.

Taniguchi, T., Tanaka, K., Ohtake, H. and Wang, H. O. (2001). Model Construction, Rule Reduction, and Robust Compensation for Generalized Form of Takagi-Sugeno Fuzzy Systems, IEEE Tran-sactions on Fuzzy Systems 9(4): 1–14.

Referências

Documentos relacionados

Ciranda da

A ideia que organiza o argumento do autor é a de que não apenas aos ges- tores interessa a familiarização com a chamada educação para as “compe- tências do século 21”, mas

— A carga horaria e considerada boa pelos alunos de Mestrado e entre boa e regular pelos do CDC, inferindo-se a afirmapao de que, em disciplinas que exigem um emba-

com o cultivo de culturas alimentares nem ameaçam o abastecimento de alimentos (SIMS et al., 2008; SILALERTRUKSA e GHEEWALA, 2013; PATEL et al., 2016). A palha e a casca de arroz

A área da escrita surgiu, também posteriormente da exploração da narrativa Acho que me esqueci de qualquer coisa…de Kathy Wolff (2017), com a qual podemos dar continuidade

Avaliação da ecotoxicidade de losartana potássica em Astyanax altiparanae (lambari) através de ensaio cometa e biomarcadores bioquímicos.. Dissertação (Mestrado em

não foi resolvido, as dores estavam presentes na face posterior esquerda do tronco depois foi acometendo o lado direito da mesma região chegando a ser evidenciados 10 dos 18

- Não utilizar na limpeza produtos abrasivos tais como: palha de aço, álcool, vinagre, limão, saponáceo, ou produtos corrosivos que possam riscar ou descolar a película protetora