• Nenhum resultado encontrado

MARINHA ORDEM DA ARMADA 1.ª SÉRIE. OA1 N.º de abril de O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina e manda publicar o seguinte:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MARINHA ORDEM DA ARMADA 1.ª SÉRIE. OA1 N.º de abril de O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina e manda publicar o seguinte:"

Copied!
88
0
0

Texto

(1)

ORDEM DA ARMADA

1.ª SÉRIE

OA1 N.º 18 - 11 de abril de 2018

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina e manda publicar o seguinte:

Directivas, Normas, Instruções e Avisos 1

Louvores, Condecorações e Prémios 3

Exonerações e Nomeações 36

Legislação 39

(2)

Diretivas, Normas, Instruções e Avisos Avisos:

--- NRP Bartolomeu Dias:

MUDANÇAS DE SITUAÇÃO DA LOTAÇÃO.

O NRP Bartolomeu Dias passa à situação de lotação especial1 em 23 de abril de 2018.

__________________

1 A lotação especial do NRP Bartolomeu Dias foi aprovada pelo Despacho do Almirante CEMA n.º 9/18, de 3 de abril (OA1 n.º 17, de 4 de abril de 2018).

--- Despacho n.º 3567/2018: (Extrato)

CONCURSO DE ADMISSÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EM REGIME DE CONTRATO NA CATEGORIA DE OFICIAIS NA CLASSE DE FUZILEIROS.

1 — Nos termos estabelecidos na Lei do Serviço Militar (LSM), aprovada pela Lei n.º 174/99, de 21 de setembro, alterada pela Lei Orgânica n.º 1/2008, de 6 de maio e respetivo Regulamento da Lei do Serviço Militar (RLSM) aprovado pelo Decreto-Lei n.º 289/2000, de 14 de novembro e alterado pelo Decreto-Lei n.º 52/2009, de 2 de março, e no Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR) aprovado em anexo ao Decreto-Lei n.º 90/2015 de 29 de maio e alterado pela Lei n.º 10/2018 de 2 de março, torna-se público que se encontra aberto, pelo prazo de 15 dias úteis, para o preenchimento de 24 (vinte e quatro) vagas, o concurso para admissão ao Curso de Formação Básica de Oficiais (CFBO), destinado a cidadãos voluntários para prestação de serviço militar em Regime de Contrato (RC), na categoria de oficiais (1), na classe de fuzileiros (FZ).

03-04-2018. — O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, António Maria Mendes Calado, Almirante.

(Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 70, de 10 de abril de 2018, pelo Ministério da Defesa Nacional - Marinha).

__________________

Transcrição completa em suporte digital. (VER)

--- Aviso n.º 4449/2018: (Extrato)

CONCURSO DE ADMISSÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EM REGIME DE CONTRATO NA CATEGORIA DE OFICIAIS NAS CLASSES DE TÉCNICO SUPERIOR NAVAL (TSN) E DE TÉCNICO NAVAL (TN).

1 — Nos termos estabelecidos na Lei do Serviço Militar (LSM), aprovada pela Lei n.º 174/99, de 21 de setembro, alterada pela Lei Orgânica n.º 1/2008, de 6 de maio e respetivo Regulamento da Lei do Serviço Militar (RLSM) aprovado pelo Decreto-Lei n.º 289/2000, de 14 de novembro e alterado pelo Decreto-Lei n.º 52/2009, de 2 de março, e no Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR) aprovado em anexo ao Decreto-Lei n.º 90/2015 de 29 de maio e alterado pela Lei n.º 10/2018 de 2 de março, torna-se público que se encontra aberto, pelo prazo de 15 dias úteis, para preenchimento de 20 (vinte) vagas, o concurso para admissão ao Curso de Formação Básica de Oficiais (CFBO), destinado a cidadãos voluntários para prestação de serviço militar em Regime de Contrato (RC), na categoria de oficiais, nas classes de Técnico Superior Naval (TSN) e de Técnico Naval (TN).

(3)

29 de março de 2018. — O Chefe da Repartição de Recrutamento e Seleção, João Pedro Maurício Barbosa, Capitão-de-mar-e-guerra.

(Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 67, de 5 de abril de 2018, pelo Ministério da Defesa Nacional - Marinha).

__________________

(4)

Louvores, Condecorações e Prémios

Louvores:

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 20 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 26 de janeiro de 2018, pelo 291171 Vice-almirante RES AUGUSTO MOURÃO EZEQUIEL, Diretor da Comissão Cultural de Marinha, ao 5275 Capitão-de-mar-e-guerra CÉSAR MARTINHO GUSMÃO REIS MADEIRA, o qual se publica:

O 5275 Capitão-de-mar-e-guerra CÉSAR MARTINHO GUSMÀO REIS MADEIRA vai deixar as funções de Diretor do Museu de Marinha, cargo que desempenhou durante os últimos vinte e oito meses.

O comandante Reis Madeira demonstrou uma vez mais as suas reconhecidas qualidades, com realce para a sua conduta exemplar, lealdade, iniciativa, determinação e capacidade de trabalho, bem como um elevado espírito de cooperação.

Oficial dotado de excelentes aptidões militares, morais e sociais, evidenciou, de forma assinalável, a sua enorme disponibilidade e espírito de bem servir.

O comandante Reis Madeira, conhecedor da Marinha e da sua História, soube criar um excelente ambiente de trabalho na equipa que dirigiu, conseguindo, fruto da sua liderança, que fossem atingidos os objetivos estabelecidos anualmente, apesar das grandes limitações de pessoal. Foi desta forma possível continuar a remodelação do Museu de Marinha, iniciada nas comemorações dos 600 anos da tomada de Ceuta em setembro de 2015, alargando-a à Sala dos Descobrimentos.

Além de cuidar com zelo da exposição permanente, o comandante Reis Madeira promoveu a realização de várias exposições temporárias, nomeadamente as relacionadas com as celebrações do Centenário da Grande Guerra e da Aviação Naval, sendo também de salientar a Exposição dos Vikings a decorrer até 4 de Fevereiro, que contribuiu não só para aumentar o número de visitantes em cerca de 30% durante o ano de 2017, mas também para uma maior visibilidade junto do público, quer do museu quer do sector cultural da Marinha.

Assim, é com muita satisfação e de inteira justiça que faço uso da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, conjugado com a alínea c) do n.º 2 do artigo 13.º do mesmo regulamento, para louvar o 5275 Capitão-de-mar-e-guerra CÉSAR MARTINHO GUSMÃO REIS MADEIRA pelas excelentes qualidades pessoais, militares e profissionais que demonstrou e pela forma muito competente, leal e dedicada como desempenhou funções de Diretor do Museu de Marinha, considerando os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos. --- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 20 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 31 de janeiro de 2018, pelo 291171 Vice-almirante RES AUGUSTO MOURÃO EZEQUIEL, Diretor da Comissão Cultural de Marinha, ao 25089 Capitão-de-fragata AN OCTÁVIO MANUEL DA COSTA, o qual se publica:

Por ter sido designado para uma nova comissão de serviço, vai destacar da Comissão Cultural de Marinha (CCM) o Capitão-de-fragata AN OCTÁVIO MANUEL DA COSTA, onde desempenhou durante cerca de 4 anos e meio de comissão as funções de Assessor Financeiro do Diretor e, cumulativamente, as funções de Chefe do Departamento Administrativo e Financeiro, sendo metade deste período sob as minhas ordens.

O comandante Manuel da Costa demonstrou uma vez mais as suas reconhecidas qualidades, com realce para a sua conduta exemplar, lealdade, iniciativa, determinação e capacidade de trabalho, bem como a objetividade e critério evidenciados tanto nas suas funções de Assessor como nas de Chefe de Departamento.

De relevo o trabalho de alto nível na reestruturação da componente administrativa e financeira do Sector da Cultura, de que, atuando a nível da concentração da execução e do controlo, resultou uma melhoria da gestão dos recursos disponíveis e o aumento da eficiência do apoio do serviço financeiro aos Órgãos de Natureza Cultural (ONC).

(5)

Destaco, igualmente, o seu papel na implementação da nova bilhética integrada associada ao Museu de Marinha, ao Planetário Calouste Gulbenkian, ao Aquário Vasco da Gama e à fragata D. Fernando II e Glória bem como na definição e implementação dos procedimentos da cedência de utilização de espaços, o que muito contribuiu para o aumento das receitas próprias, essenciais para o funcionamento da CCM e ONC, nomeadamente para o apoio no desenvolvimento de novas exposições e na reestruturação e recuperação de espaços expositivos.

Como meu assessor considero o trabalho produzido pelo comandante Manuel da Costa de muito valor pelo profissionalismo e solidez que muito apreciei assim como a forma frontal e franca como sempre soube apresentar as soluções para as mais variadas situações com que a CCM foi confrontada ao longo dos últimos vinte e oito meses, assegurando o cumprimento do normativo legal e garantindo, a defesa dos interesses da Marinha.

Assim, é com muita satisfação e de inteira justiça que faço uso da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, conjugado com a alínea c) do n.º 2 do artigo 13.º do mesmo regulamento, para louvar o 25089 Capitão-de-fragata de Administração Naval OCTÁVIO MANUEL DA COSTA pelas excelentes qualidades pessoais, militares e profissionais que demonstrou e pela forma muito competente, leal e dedicada como desempenhou funções de Assessor Financeiro do Diretor e Chefe do Departamento Administrativo e Financeiro, considerando os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 20 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 31 de janeiro de 2018, pelo 25474 Vice-almirante ANTÓNIO MARIA MENDES CALADO, Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, ao 20291 Capitão-de-fragata FRANCISCO MOISÉS SOARES CALISTO DE ALMEIDA, o qual se publica:

Por ter sido escolhido para a prestigiante e desafiante função de Chefe da Brigada Hidrográfica, vai destacar do Estado-Maior da Armada, o 20291 Capitão-de-fragata FRANCISCO CALISTO DE ALMEIDA, após uma comissão de serviço de cerca de trinta e nove meses, em que desempenhou funções como Oficial de Estado-Maior da Divisão de Recursos, na área de Recursos Humanos, no núcleo de Segurança Social, Remunerações e Formação. Tratando-se de um núcleo de enorme complexidade e sensibilidade, a grande capacidade analítica do comandante Calisto de Almeida permitiu-lhe constituir-se como um precioso conselheiro no apoio à decisão superior.

Dotado de um elevado espírito crítico e de uma ótima capacidade de trabalho, o comandante Calisto de Almeida acompanhou diversos assuntos na sua esfera de responsabilidades e esteve envolvido em inúmeros grupos de trabalho, internos e externos, em que evidenciou sempre grande ponderação e rigor. Neste quadro, cabe destacar a sua participação na criação e consolidação dos edifícios legais no âmbito da reorganização do Sistema de Saúde Militar e do Ensino Superior Militar, decorrentes da reforma Defesa 2020 e da entrada em vigor do novo Estatuto dos Militares das Forças Armadas.

Ainda no contexto da sua atuação sublinha-se a intervenção e o envolvimento nos processos referentes à evolução dos Regimes da Segurança Social, do IASFA, dos subsistemas de assistência na doença e dos regimes remuneratórios e de reforma, bem como em estudos sobre suplemento de residência, taxas e emolumentos. Enquadrado, ainda, no âmbito das suas responsabilidades, importa destacar o seu papel na elaboração dos Planos e dos Relatórios das Atividades de Formação da Marinha.

Oficial disciplinado, dotado de sólida formação moral, que rege a sua atuação pelos valores da lealdade e da integridade, o comandante Calisto de Almeida é possuidor de um conjunto de qualidades humanas, morais e militares, que bem evidenciou no desempenho das suas funções, durante a sua comissão no EMA.

Todas estas qualidades aliadas à cordialidade que sempre demonstrou no relacionamento com superiores, pares e subordinados, faz do comandante Calisto de Almeida um militar respeitado por todos quantos com ele privam e trabalham.

Assim, pela competência que me é conferida pela lei, é com o maior agrado que louvo o 20291, Capitão-de-fragata FRANCISCO CALISTO DE ALMEIDA, pelas suas qualidades pessoais e pela forma extremamente eficaz como desempenhou as suas funções e pelos resultados alcançados, considerando os serviços prestados ao Estado-Maior da Armada, à Marinha e ao País, como extraordinários, relevantes e distintos.

(6)

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 20 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 19 de janeiro de 2018, pelo 25474 Vice-almirante ANTÓNIO MARIA MENDES CALADO, Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, ao 24090 Capitão-de-fragata RICARDO MANUEL CORREIA GUERREIRO, o qual se publica:

Por ter sido nomeado para o desempenho de um importante cargo na Autoridade Marítima Nacional, vai destacar do Estado-Maior da Armada o 24090 Capitão-de-fragata, da classe de Marinha, RICARDO MANUEL CORREIA GUERREIRO, que desde 12 de novembro de 2014 vinha exercendo funções como Oficial de Estado-Maior na área de Sistemas de Informação e Comunicações da Divisão de Planeamento.

Oficial possuidor de extraordinárias qualidades humanas e de caráter, revelou-se um elemento fundamental para a coesão do grupo e para a promoção de um forte espírito de equipa, essencial para ultrapassar os constantes e complexos desafios colocados à Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada. O seu apurado sentido crítico construtivo e os seus profundos conhecimentos e experiência profissional, designadamente nas áreas da segurança marítima e dos sistemas de informação associados ao Conhecimento Situacional Marítimo (CSM), aliados a uma permanente vontade de contribuir para todos os processos de importância estratégica para a Marinha, tomaram-no um colaborador de elevadíssimo valor para a tomada de decisão superior.

Do vasto conjunto de atividades por si desenvolvidas, salienta-se a forma exemplar como liderou a edificação e o funcionamento do Centro de Situação Móvel instalado em Troia, durante o maior exercício de sempre da União Europeia (UE), ao nível das entidades com funções da Guarda Costeira - o COASTEX17 - que reuniu em Portugal 32 instituições de 25 países, no âmbito da presidência portuguesa do European Coast Guard Functions Forum. Ainda no âmbito deste forum, foi notável o seu contributo para o desenvolvimento e a operacionalização do Portal de Operações, facto formalmente reconhecido pelo Almirante Comandante da Guarda Costeira do Reino Unido. Merece, também, destaque a forma como dinamizou a atividade de diversos Grupos de Trabalho (GT) na dependência do Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, nomeadamente, o GT-CSM, onde coordenou a evolução do sistema OVERSEE e lançou as bases para o seu alargamento aos navios (OVERSHIP), e o GT-SAFETY, onde definiu as linhas orientadoras para a elaboração de um plano integrado de resposta a acidentes marítimos, que permitirá reforçar o papel do Centro de Operações Marítimas na articulação entre a Marinha e a AMN, em situações de emergência no mar. Também digno de realce, foi o seu contributo para a implementação nacional do sistema Maritime Surveilance (MARSUR) da UE, em coordenação com o Ministério da Defesa Nacional.

O seu elevado valor agregado e a sua constante busca por garantir um maior alcance em todos os assuntos sob a sua alçada permitiram, ainda, contribuir para a internacionalização do OVERSEE, adotado pela Guarda Costeira da Irlanda, a quem prestou uma relevante assessoria no domínio do comando e controlo das operações marítimas, particularmente na área da busca e salvamento marítimo.

Em toda a sua atuação, a nível nacional e internacional, o comandante Correia Guerreiro evidenciou sempre um elevado espírito de camaradagem, uma permanente disponibilidade e uma forte competência interpessoal e social, o que lhe granjeou a estima e o respeito de todos os que consigo trabalharam, dignificando exemplarmente a imagem da Marinha Portuguesa.

Assim, é com particular agrado e sentido de inteira justiça que, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 24090 Capitão-de-fragata RICARDO MANUEL CORREIA GUERREIRO, pela forma altamente competente e brilhante como desempenhou as suas funções, considerando os serviços por si prestados ao Estado-Maior da Armada e à Marinha, como extraordinários, relevantes e distintos.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 20 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 11 de outubro de 2017, pelo 22384 Capitão-de-mar-e-guerra EMA LUÍS EDUARDO MOITA RODRIGUES, Diretor de Tecnologias de Informação e Comunicações, ao 22391 CTEN EN-AEL LUÍS MIGUEL MENDES SIMÕES, o qual se publica:

(7)

O 22391 CTEN EN-AEL LUÍS MIGUEL MENDES SIMÕES presta serviço na Direção de Tecnologias de Informação e Comunicações há quatro anos, tendo desempenhado as funções de Chefe da Divisão de Suporte aos Serviços e Sistemas em Exploração (DSE) até julho de 2014 e Engenheiro de Telecomunicações, no Gabinete de Projetos, Normalização e Segurança (GPNS) desde aquela data.

O engenheiro Simões é um militar extremamente determinado, ponderado e com grande capacidade de iniciativa e eficácia no desenvolvimento da sua atividade, denotando aptidões e desempenhos de elevado padrão. Profissional estudioso e metódico, revela-se um elemento com elevado valor agregado e capaz de produzir estudos e abordagens objetivas às questões que lhe são colocadas, apresentando soluções exequíveis, equilibradas e com elevada qualidade técnica.

Enquanto Chefe da DSE promoveu a implementação de processos e normas de melhoria do serviço de apoio aos utilizadores (Service Desk) e liderou os primeiros estudos integrados sobre o parque informático da Marinha, na componente de hardware e de software, propondo medidas para a sua uniformização e modernização a médio e longo prazo. Representou a Marinha em diversos fóruns, nomeadamente ao nível do MDN, em que foi membro representante no Grupo de Trabalho para a Federação dos Service Desk da Defesa Nacional (GT-FSDD), tendo contribuído significativamente para os trabalhos desenvolvidos, com sugestões e pareceres que permitiram obter um catálogo de serviço inicial da Defesa Nacional alinhado com os interesses da Marinha e dos seus utilizadores.

No âmbito do GPNS, tem vindo a acompanhar os projetos e desenvolvimentos tecnológicos da NATO, em particular no que respeita à documentação aplicável à área das comunicações e sistemas de informação, desenvolvendo um trabalho consistente de estudo e formulação de pareceres que tem suportado a posição da Marinha para os acordos de normalização (STANAG) e assegurando o alinhamento dos projetos desenvolvidos pela DITIC e DN neste domínio. De igual forma, relativamente ao património imobiliário, vem promovendo a manutenção dos interesses da Marinha no que refere às áreas de servidão militar assegurando a emissão de pareceres relativos à conservação das áreas de reserva destinadas aos sites de transmissão e de receção para comunicações navais, para garantir a performance requerida para o sistema Broadcast and Ship-Shore (BRASS), o sistema Global Maritime Distress Safety System (GDMSS) e a RCM, essenciais para o cumprimento da missão da Marinha. Adicionalmente, tem contribuído ativamente para dois projetos de implementação de capacidades de elevada importância nacional relativos às telecomunicações navais: o BRASS e o GMDSS.

Das muitas interações com o EMGFA, tem sido chamado a colaborar, em representação da Marinha e como especialista em matérias de comunicações, em projetos ou capacidades específicas como são as Comunicações por Satélite Militares (MILSATCOM) nacionais e o Military Message Handling System (MMHS). Desde 2016 tem vindo a participar de forma ativa na obtenção de capacidades no âmbito do conceito NATO do Federated Mission Networking (FMN), onde foi membro da equipa de preparação de trabalhos do Management Group do FMN, junto do respetivo secretariado, e mais recentemente como representante nacional no grupo de trabalho para Coalition Interoperability Assurance and Validation (CIAV WG).

Tem sido igualmente o representante da STI em diversos projetos, grupos de projeto integrado (GPI) e grupos de trabalho (GT) de elevada importância para a Marinha, na prossecução da modernização da esquadra e obtenção de capacidades, destacando-se o GGP-EMA/MLU FFGH, o GT-MLU, o GPI-SIC, que integra os projetos do SIC, dos sistemas de comunicações por satélite e sistemas de dados táticos (Tatical Data Link - TDL), o GT-STANFLEX, o Projeto NPO 3 & 4, o GT-AOR e o GT-VENT, revelando-se um colaborador ativo e um elo de ligação fundamental com os diversos setores. No âmbito das competências atribuídas à DITIC como autoridade técnica para os TDL, tem participado nos trabalhos de obtenção desta capacidade para a Marinha, no âmbito do respetivo projeto em curso no MLU FFGH, desenvolvendo trabalho colaborativo com a DN e sendo o chefe de delegação junto do grupo de trabalho para as comunicações e interoperabilidade (C&IWG) do NATO Improved LinkEleven (NILE) PMO, onde decorrem trabalhos combinados para a obtenção da capacidade Link 22 para dezenas de países aliados.

O engenheiro Mendes Simões integrou-se facilmente nos diversos grupos de trabalho em que participa, perseguindo os objetivos com perseverança e dedicação, empenhando-se pessoalmente nas iniciativas, estudos e projetos numa perspetiva de evolução e inovação tecnológica a par dos novos desenvolvimentos e tendências, visando a interoperabilidade e

(8)

incremento de capacidades, tendo demonstrado ser um elemento crucial no apoio direto à Direção em processos de decisão nas áreas da sua especialidade.

Assim, e ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais do 22391 CTEN EN-AEL LUÍS MIGUEL MENDES SIMÕES, pelo conjunto de qualidades militares, pessoais e profissionais que tem vindo a evidenciar ao longo desta comissão de serviço e pelo excelente desempenho e qualidade do trabalho desenvolvido, devendo por isso, os serviços por si prestados serem considerados extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para a Direção de Tecnologias de informação e Comunicações, para a Marinha e para Portugal. --- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 20 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 29 de janeiro de 2018, pelo 60078 Capitão-de-mar-e-guerra SEF VÍTOR MANUEL RAMOS JOSEFINO, Diretor do Centro de Educação Física da Armada, ao 67790 Capitão-tenente SEG PAULO CÉSAR MOSCA RODRIGUES, o qual se publica:

O 67790 Capitão-tenente SEG MOSCA RODRIGUES presta serviço no Centro de Educação Física da Armada desde junho de 2011, desempenhando nos últimos cinco anos o importante cargo de Subdiretor.

Militar muito ponderado, correto, disciplinado e trabalhador, possuidor de elevadas qualidades militares e humanas, tem-se destacado pela sua permanente busca pelo bem-fazer, dedicação e competência.

Profundo conhecedor da estrutura, da organização e das metodologias de funcionamento do CEFA, a sua ação foi fundamental na articulação dos diversos órgãos e serviços, na dinamização de esforços e vontades e no reforço da coesão interna, num contexto de acrescidas exigências para todo o pessoal, decorrentes do forte acréscimo de atividade e de uma maior abertura ao exterior.

Da sua ação resultaram consideráveis avanços no âmbito do normativo interno, em particular na área dos serviços sob a sua responsabilidade, sendo de relevar a reestruturação do serviço de escala, a atualização das Instruções Permanentes, a revisão do Regulamento Interno e a reorganização do mapa de cargos resultante das alterações de lotação que se verificaram.

Sob a sua direta coordenação foi desenvolvido um importante e imprescindível trabalho de manutenção e beneficiação das instalações e infraestruturas desportivas que, apesar da sua idade, permitiu mantê-las funcionais e atrativas, com visível benefício para todos os utilizadores.

Relevo ainda a sua capacidade de organização e planeamento, o elevado espírito de missão e sentido do dever, bem expressos na forma exemplar e cuidada como organizou os diversos eventos e cerimónias realizadas no CEFA, quer de carácter protocolar interno quer no contorno dos Campeonatos Nacionais Militares que, por envolverem outros ramos e forças de segurança, muito contribuíram para a imagem e prestígio deste Centro e da Marinha.

O comandante Mosca Rodrigues participou também em inúmeras competições desportivas, quer como atleta de corrida e orientação, quer como chefe de delegações de Marinha, sabendo sempre, pela sua correta postura, ponderação e cortesia, dignificar a instituição a que pertence.

Assim, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 67790 Capitão-tenente SEG MOSCA RODRIGUES, pelas elevadas qualidades profissionais e pessoais que sempre evidenciou, concretizadas na forma eficiente como desempenhou o cargo de Subdiretor do CEFA, contribuindo de forma muito significativa para a eficiência, o prestígio e o cumprimento da missão do Centro de Educação Física da Armada e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 20 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 29 de janeiro de 2018, pelo 60078 Capitão-de-mar-e-guerra SEF VÍTOR MANUEL RAMOS JOSEFINO, Diretor do Centro de Educação Física da Armada, ao 5502491 Capitão-tenente SEG ALEXANDRE CORREIA NUNES DA SILVA, o qual se publica:

(9)

O 5502491 Capitão-tenente SEG ALEXANDRE CORREIA NUNES DA SILVA presta serviço no Centro de Educação Física da Armada há mais de seis anos, de forma ininterrupta, no desempenho dos importantes cargos de Diretor Técnico-Pedagógico e, cumulativamente, Chefe do Gabinete de Formação.

Oficial superior dotado de uma sólida formação intelectual e técnico-profissional, com elevada capacidade de organização, excecionais capacidades de trabalho e relevantes aptidões de lealdade, carácter, honestidade e integridade, demonstrou em todas as tarefas que lhe foram atribuídas uma invulgar firmeza, perseverança e sentido de ponderação que resultaram num brilhante desempenho dos cargos atribuídos.

A sua sensibilidade para a formação e o seu profundo conhecimento das metodologias e normativos inerentes a esta importante área, possibilitaram-lhe desenvolver um relevante conjunto de tarefas de que destaco a reorganização do Gabinete de Formação, a reestruturação do Curso de Especialização de Monitor de Educação Física, que permitiu a sua certificação pelo IPDJ na Componente Geral do Curso de Treinador de Desporto - Grau I, a reestruturação do Curso de Aperfeiçoamento em Nadador-salvador que resultou na certificação do CEFA como escola de formação de Nadadores-salvadores por parte do ISN e, não menos importante, a criação e dinamização de procedimentos para cumprir o estipulado nos normativos que regulam o Sistema de Formação Profissional da Marinha (SFPM), tendo em vista a melhoria contínua da qualidade de formação ministrada no CEFA.

Sublinho ainda a sua importante participação na reformulação e atualização do Regulamento Geral das Competições Desportivas da Marinha, a empenhada colaboração na atualização das IP's e o relevante trabalho desenvolvido como chefe de equipa de protocolo nas diversas cerimónias realizadas no CEFA.

Ao seu valor profissional soube sempre associar uma opinião crítica que muito contribuiu para a tomada de decisão superior, atitude que aliada a um conjunto de qualidades humanas e de carácter, bem patentes no relacionamento e camaradagem que mantém com todos os que consigo privam, o credita como uma referência para os seus pares e um colaborador digno de toda a confiança para os seus superiores.

Assim, é-me particularmente grato, ao abrigo da competência que me confere o n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvar o 5502491 CTEN SEG NUNES DA SILVA pelas elevadas qualidades pessoais e profissionais evidenciadas e pela forma dedicada, empenhada, determinada e eficiente que caracterizou o seu desempenho e que contribuiu de forma determinante para o prestígio e cumprimento da missão do Centro de Educação Física da Armada e, consequentemente, da Marinha

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 20 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 10 de janeiro de 2018, pelo 27084 Capitão-de-mar-e-guerra CARLOS OSVALDO RODRIGUES CAMPOS, Chefe do Departamento Marítimo do Norte, ao 406286 Capitão-tenente ST-EMEC RES FRANCISCO MANUEL DA SILVA RAMOS CORREIA, o qual se publica:

Após dois anos de comissão de serviço no Departamento Marítimo do Norte, onde desempenhou as funções de Perito, de Chefe do Serviço de Apoio, Chefe da Brigada de Intervenção Rápida para o Combate à Poluição no Mar por Hidrocarbonetos e, em acumulação, a função de Chefe do Serviço de Manutenção e Apoio Geral do Comando da Zona Marítima do Norte, vai o 406286 CTEN ST-EMEC RES FRANCISCO MANUEL DA SILVA RAMOS CORREIA destacar, cessando a efetividade de serviço.

Durante a comissão que agora termina, o engenheiro Ramos Correia demonstrou ser detentor de um conjunto de qualidades pessoais e profissionais, que lhe permitiram evidenciar, de forma consistente, uma conduta exemplar caracterizada por um elevado sentido das responsabilidades, boa capacidade de organização e elevada competência técnica, aptidões que se traduziram num elevado padrão de desempenho no acompanhamento e apoio técnico prestado aos navios e embarcações que operam e praticam os portos e marinas na área de jurisdição deste Departamento.

A sua ação foi determinante no apoio às Capitanias do Departamento Marítimo do Norte nas inspeções nas áreas da mecânica e construção naval, a navios e embarcações, e não raras as vezes, muito para além das horas normais de serviço.

A sua intervenção foi também importante no apoio técnico aos peritos locais, tendo para o efeito desenvolvido ações de formação, e no relacionamento com a DGRM através da realização de peritagens, pareceres e avaliações a pedido dos diversos tribunais.

(10)

No âmbito do combate à poluição, participou ativamente no planeamento e na execução de diversos exercícios, bem como na realização de algumas ações de intervenção reais, designadamente na praia de Matosinhos e no porto e praia da Póvoa de Varzim.

Assim, é com particular agrado e com inteira justiça que, fazendo uso da competência que me é conferida pelo n.º 2, do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 406286 CTEN ST-EMEC RES FRANCISCO MANUEL DA SILVA RAMOS CORREIA, pelas suas qualidades militares, pessoais e técnicas que evidenciou, e pelo excelente desempenho obtido no exercício das suas funções, como Chefe de Serviço e como Perito, que contribuíram de forma decisiva para o cumprimento da missão do Departamento Marítimo do Norte, e consequentemente da Autoridade Marítima Nacional, daí advindo prestígio para a Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 20 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 12 de janeiro de 2018, pelo 24281 Comodoro JORGE MANUEL NOBRE DE SOUSA, Comandante do Corpo de Fuzileiros, ao 715890 Primeiro-tenente STFZ ANTÓNIO COSTA MESTRE, o qual se publica:

Após cerca de dois anos a desempenhar funções de Chefe do Serviço de Controlo e Registos do Departamento de Gestão de Recursos do Corpo de Fuzileiros, destacou a fim de frequentar o Curso de Promoção a Oficial Superior o 715890 Primeiro-tenente STFZ ANTÓNIO COSTA MESTRE.

Neste cargo apoiou o comando, essencialmente, na gestão dos recursos humanos atribuídos ao Corpo de Fuzileiros, tanto no planeamento, como na organização e no controlo, exercendo o cargo num período de grandes e profundas transformações organizacionais e num ambiente organizacional com uma numerosa e extensa legislação sobre gestão de pessoal. Nestas circunstâncias empenhou as suas aptidões intelectuais, de organização, disponibilidade e conhecimentos técnicos de forma a edificar e sustentar o funcionamento do seu novo serviço, e a superar os problemas com soluções adequadas, exequíveis e aceitáveis.

O 1TEN STFZ Costa Mestre investiu no funcionamento eficiente do ciclo de gestão de recursos humanos, no âmbito do Corpo de Fuzileiros, em particular nas fases de planeamento, seleção, formação, avaliação e de movimentos. Na fase de planeamento e recorrendo aos seus excelentes conhecimentos de informática, da organização e à sua perseverança revelou-se um excelente colaborador na edificação, organização e gestão dos livros de lotações, na previsão e caracterização das necessidades e disponibilidades das diferentes estruturas do Corpo de Fuzileiros (CF). Sistematizou o estabelecimento dos objetivos para os recursos humanos e o seu inerente controlo, e empenhou-se na produção de normas e instruções que apoiassem o seu funcionamento, e manteve atualizados os indicadores de gestão para a área do pessoal. Na fase da formação iniciou o processo de gestão da formação de acordo com os manuais existentes, identificando antecipadamente as necessidades e a disponibilidade de pessoal. No respeitante à fase de movimentos conseguiu manter o registo e controlo eficientes da distribuição dos militares a prestar nas diferentes estruturas do CF, tanto as permanentes como nas temporárias, contribuindo para o apoio à decisão do Comandante. Propôs, ainda, soluções adequadas e consensuais para o provimento dos diferentes cargos, tendo sempre como referência os livros de lotação, e soube cooperar de forma adequada com os diversos Órgãos e Unidades da Marinha e dos Fuzileiros que concorrem para a gestão de pessoal ou são apoiadas por militares do CF.

Neste período assumiu ainda as funções de oficial porta-estandarte do Corpo de Fuzileiros. Função que desempenhou com grande brio e dignidade em múltiplas e diversificadas cerimónias protocolares.

O 1TEN STFZ Costa Mestre sem nunca se poupar a esforços, recorreu às suas aptidões intelectuais, de carácter, sociais e morais e, sistematicamente, perseguiu soluções eficientes obtendo um elevado desempenho. São de realçar, ainda, as suas qualidades humanas e sociais que conduziram a um excelente ambiente de camaradagem.

Assim, fazendo uso da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 715890 Primeiro-tenente STFZ ANTÓNIO COSTA MESTRE pelo excelente desempenho e elevada competência técnica que revelou no cargo de Chefe do Serviço de Controlo e Registos do Departamento de Gestão de Recursos, contribuindo significativamente para eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Corpo de Fuzileiros, do Comando Naval e, consequentemente, da Marinha.

(11)

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 20 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 3 de janeiro de 2018, pelo 23885 Capitão-de-mar-e-guerra JOSÉ DIOGO PESSOA ARROTEIA, Comandante da Esquadrilha de Navios de Superfície, ao 24406 Primeiro-tenente EN-AEL RAÚL LOURENÇO MACHADO, o qual se publica:

Por ter sido nomeado para desempenhar funções na Direção de Navios, vai destacar da Esquadrilha de Navios de Superfície o 24406 Primeiro-tenente EN-AEL RAÚL LOURENÇO MACHADO, onde, ao longo de dezanove meses, desempenhou as funções de Chefe do Serviço de Apoio Técnico aos Navios Patrulhas Oceânicos, no Departamento de Logística da ex-Esquadrilha de Navios Patrulhas, e ao longo de dezassete meses as funções de Adjunto do Chefe de Serviço de Armas e Eletrónica, no Departamento de Material da atual Esquadrilha de Navios de Superfície.

Neste período, o engenheiro Machado demonstrou ser um oficial dedicado ao serviço, com uma boa capacidade de adaptação ao modelo de organização instituído e de elevada competência profissional, patenteada na disponibilidade dos vários sistemas de bordo nas diversas unidades navais dependentes.

O seu desempenho caracterizou-se de forma indelével por padrões de profissionalismo, rigor e dedicação, os quais permitiram, de forma constante e consistente, alcançar os objetivos estabelecidos, com vista à obtenção das melhores e atempadas soluções técnicas para os inúmeros e díspares eventos associados aos sistemas de armas e sensores existentes nos navios da esquadra, bem como no processo de coesão entre a ex-Esquadrilha de Escoltas Oceânicos e a ex-Esquadrilha de Navios Patrulhas, constituindo-se assim como um valioso conconstituindo-selheiro técnico, quer dos navios, no âmbito do diagnóstico e resolução de avarias, quer do seu comando.

A ação do engenheiro Machado foi decisiva no apoio logístico aos navios dependentes, quer no aconselhamento direto aos responsáveis técnicos de bordo, quer na supervisão das tarefas corretivas ou preventivas implementadas, com ou sem intervenção de entidades externas. De salientar o importante impulso, por si liderado, no acompanhamento e na formação associados ao sistema de armas Oto Melara 30 mm da classe Viana do Castelo, tal como nos notáveis resultados obtidos nos inúmeros complexos e exigentes processos de aprontamento e sustentação logística em que esteve envolvido, os quais, face à sua dimensão e importância, obrigaram a um esforço muito significativo, nomeadamente para as missões SNMG 2017, POST 2017, FRONTEX (TRITON) 2017, SEA GUARDIAN 2017, MAR ABERTO 2017 e NAFO 2017, entre outras.

As aptidões supramencionadas, aliadas a uma irrepreensível conduta moral e militar, contribuíram para a coesão do grupo e granjeando-lhe grande estima e consideração de todos os que com ele se relacionaram.

Assim, ao abrigo do artigo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar louvo o 24406 Primeiro-tenente EN-AEL RAÚL LOURENÇO MACHADO pelo seu notável desempenho e competência, que contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Esquadrilha de Navios de Superfície, dos navios atribuídos e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 20 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 26 de janeiro de 2018, pelo 47576 Contra-almirante AN RES SÍLVIO MANUEL HENRIQUES DA SILVA RAMALHEIRA, Superintendente das Finanças, ao 804396 Primeiro-tenente TSN-INF GIL SALVADOR PESO, o qual se publica:

O 804396 Primeiro-tenente TSN-INF GIL SALVADOR PESO presta serviço na Superintendência das Finanças desde outubro de 2016, exercendo com elevada competência as funções de Chefe da Secção de Informática do meu Gabinete.

Oficial dotado de excelentes qualidades pessoais, militares e profissionais, tem desempenhado de forma muito eficaz as suas atribuições da secção, demonstrando elevados padrões de organização e valia técnico-profissional que, conjugados com o forte sentido das responsabilidades e elevada capacidade de trabalho, têm resultado num desempenho que importa realçar.

São exemplo dessas realizações: a manutenção do vasto parque informático, das infraestruturas de rede e dos sistemas em exploração nos órgãos da Superintendência,

(12)

relevando-se a otimização dos poios técnicos e a recuperação dos espaços de armazenagem do material; a condução de processos de rejuvenescimento e abate de material obsoleto ou passível de realocação pelo organismo de direção técnica, e a coordenação da implementação da rede estruturada nos espaços da Direção de Contabilidade e Operações Financeiras que sofreram obras de beneficiação. De referir, ainda, a sua participação ativa no âmbito da gestão estratégica do Setor Financeiro, designadamente no registo e monitorização da informação no Sistema de Monitorização e Controlo da Gestão Estratégica (SMC-GE) da Marinha e a implementação do novo sistema de gestão documental (edoclink), assumindo as funções de formador dos utilizadores e o apoio de primeira linha ao arranque e exploração deste sistema.

Considerando a sua experiência e valor agregado na área protocolar, o tenente Salvador Peso tem dado também um contributo relevante na preparação e condução das várias cerimónias públicas da Superintendência e dos eventos de âmbito institucional.

Além das capacidades técnicas, o tenente Salvador Peso tem, igualmente, demonstrado um relacionamento interpessoal singular que lhe permitiu conquistar a amizade e estima de todos, relevando-se o seu caráter, lealdade, determinação, conduta, camaradagem e espírito de cooperação.

Assim, é com particular agrado que, ao abrigo da competência que me confere o n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, conjugado com a alínea c) do n.º 2 do artigo 13.º do mesmo Regulamento, louvo o 804396 Primeiro-tenente TSN-INF GIL SALVADOR PESO, pela elevada competência, dedicação e espírito de bem servir, contribuindo significativamente para o cumprimento da missão da Superintendência das Finanças e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 20 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 18 de dezembro de 2017, pelo 23885 Capitão-de-mar-e-guerra JOSÉ DIOGO PESSOA ARROTEIA, Comandante da Esquadrilha de Navios de Superfície, ao 23505 Primeiro-tenente EN-AEL CARLOS JORGE MARTELO CORREIA, o qual se publica:

Por ter sido nomeado para nova comissão de embarque, vai destacar da Esquadrilha de Navios de Superfície o 23505 Primeiro-tenente EN-AEL CARLOS JORGE MARTELO CORREIA onde, ao longo de cerca de trinta e oito meses, desempenhou as funções de Chefe de Serviço de Armas, Eletrónica e Eletrotecnia no Serviço de Logística da ex-Esquadrilha de Navios Patrulhas, e de Chefe da Secção de Eletrotecnia na atual Esquadrilha de Navios de Superfície.

Neste período, o engenheiro Martelo Correia demonstrou ser um oficial dedicado ao serviço, com uma boa capacidade de adaptação ao modelo de organização instituído e de elevada competência profissional, patenteada na disponibilidade dos vários sistemas de bordo nas diversas unidades navais dependentes.

O seu desempenho caracterizou-se de forma indelével por padrões de profissionalismo, rigor e dedicação, os quais permitiram, de forma constante e consistente, alcançar os objetivos estabelecidos, atingindo padrões de eficácia e de eficiência dignos de registo com vista à obtenção das melhores e atempadas soluções técnicas para os inúmeros e díspares eventos associados aos sistemas de produção e distribuição de energia, constituindo-se assim como um valioso conselheiro técnico, quer dos navios, no âmbito do diagnóstico e resolução de avarias, quer do seu comando.

A ação do engenheiro Martelo Correia, num quadro de fortes constrangimentos de ordem diversa e desenvolvida num quadro de intensa e exigente atividade operacional, assumiu particular relevo no cumprimento do apoio logístico aos navios dependentes, quer no aconselhamento direto aos responsáveis técnicos de bordo, quer na supervisão das tarefas corretivas ou preventivas implementadas, com ou sem intervenção de entidades externas. O resultado desse notável trabalho manifestou-se nos inúmeros complexos e exigentes processos de aprontamento e sustentação logística em que esteve envolvido, os quais, face à sua dimensão e importância, obrigaram a um esforço muito significativo, nomeadamente para as missões SNMG 2016 e 2017, POST 2017, FRONTEX (TRITON) 2016 e 2017, SEA GUARDIAN 2017, MAR ABERTO 2016 e 2017, NAFO 2016 e 2017, tal como para as mais diversas viagens de instrução conduzidas fora-de-área.

São ainda de relevar a sua integridade de carácter, lealdade inquestionável e o franco e jovial relacionamento com superiores, pares e colaboradores, conseguindo, assim, granjear o respeito e estima de todos que com ele privaram.

(13)

Assim, e no uso da competência que me confere o n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo 23505 Primeiro-tenente EN-AEL CARLOS JORGE MARTELO CORREIA, pelo seu elevado desempenho, determinação e eficácia demonstrados no exercício das suas funções, facto que contribuiu significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Esquadrilha de Navios de Superfície, dos navios atribuídos e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 20 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 15 de janeiro de 2018, pelo 23186 Capitão-de-fragata PAULO JORGE OLIVEIRA INÁCIO, Diretor do Centro de Comunicações, de Dados e de Cifra da Marinha, ao 416885 Sargento-mor TF JOSÉ VÍTOR SILVA TEIXEIRA, o qual se publica:

Vai destacar do Centro de Comunicações, de Dados e de Cifra da Marinha, VALM Moreira Rato (CCDCM), após 38 meses de comissão, o 416885 SMOR JOSÉ VÍTOR SILVA TEIXEIRA onde desempenhou o cargo de Chefe do Serviço de Apoio, cujo desempenho merece público testemunho de apreço.

Ao longo de mais de 3 anos, o sargento TF Teixeira demonstrou, sempre, elevada competência, profissionalismo, disponibilidade, lealdade e uma enorme dedicação ao serviço, sendo igualmente possuidor de um conjunto de qualidades pessoais dignas de destaque. Militar pragmático, nunca voltou a cara aos desafios que se lhe foram deparando, ultrapassando-os sempre com extrema eficiência e eficácia, assessorando de forma relevante o Comando do CCDCM.

Durante toda a sua comissão o sargento TF Teixeira acompanhou de forma muito próxima todos os processos relativos à gestão dos recursos humanos do CCDCM, contribuindo decisivamente para que todas as solicitações externas tivessem sido satisfeitas, não obstante as diversas dificuldades existentes nesta área. Realçam-se as suas propostas ao nível da organização e funcionamento do serviço que chefiou, que permitiram encontrar as soluções adequadas para as limitações e os problemas que identificou, e em tempo, superá-los. A sua perseverança contribuiu de forma relevante para um eficiente funcionamento do seu serviço como um todo, com particular destaque para a secretaria, a qual, fruto também da sua capacidade de planeamento e de coordenação, assegurou sempre de forma exemplar a execução das tarefas de natureza administrativa inerentes à gestão do pessoal e documental.

De realçar, ainda, o papel preponderante que desempenhou no âmbito das auditorias internas do Sistema de Gestão de Recursos Humanos da Marinha de que o CCDCM foi alvo, ao definir novos procedimentos e estabelecer processos de controlo mais rigorosos, que se refletiram nos bons resultados alcançados. Complementarmente, destaco igualmente o exaustivo e minucioso trabalho que o sargento Teixeira levou a cabo ao longo de largos meses, no âmbito do processo de regularização do arquivo de massa documental do CCDCM e da antiga Estação Rádio Naval Cmdt. Nunes Ribeiro, de milhares de documentos, em estreita coordenação com o Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha.

Evidenciando uma total disponibilidade, elevado espírito de cooperação e iniciativa para o serviço, o Sargento-mor TF Teixeira, avocou a si a liderança em diversas atividades e eventos protocolares realizados no CCDCM, colocando sempre uma marca de qualidade no seu desempenho, destacando-se duas cerimónias de tomada de posse, o 10.º Aniversário da Unidade e a cerimónia de atribuição do nome VALM Moreira Rato.

São também de realçar as suas qualidades militares, humanas pedagógicas e o seu espírito de camaradagem, fatores preponderantes para o bom desempenho que sempre demonstrou e o tornam merecedor da consideração e estima dos seus superiores hierárquicos, enquanto granjeou a admiração e respeito dos militares que liderou.

Assim, é da maior justiça que, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 416885 Sargento-mor TF JOSÉ VÍTOR SILVA TEIXEIRA, pelas suas elevadas qualidades militares, profissionais e pessoais e pela forma dedicada, responsável e competente como desempenhou as suas funções, contribuindo significativamente para o cumprimento da missão do Centro de Comunicações, de Dados e de Cifra da Marinha, VALM Moreira Rato e levando-me a considerá-lo como um militar de muito e elevado mérito.

(14)

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 20 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 19 de dezembro de 2017, pelo 65788 Comodoro MN JOSÉ MANUEL JESUS SILVA, Diretor de Saúde, ao 410081 Sargento-mor H RES ORLANDO JOSÉ RODRIGUES CARDOSO, o qual se publica:

O 410081 SMOR H RES ORLANDO JOSÉ RODRIGUES CARDOSO, colocado na Direção de Saúde, desde março de 2016, tem vindo a desempenhar ao longo deste período a função de Adjunto do Chefe da Repartição de Logística e Operações Sanitárias, durante o qual tem evidenciado, consistentemente, elevado espírito de colaboração e entreajuda, sentido das responsabilidades e extrema dedicação ao serviço.

No exercício das suas funções, tem demonstrado uma elevada competência técnico-profissional, uma capacidade de trabalho e determinação que lhe permitiram, em tempo muito curto, perceber o que dele se esperava. Foi, com naturalidade e sem surpresa, que fazendo uso do seu perfeccionismo, da sua vontade de fazer bem e da sua capacidade organizativa, modificou e atualizou o processamento dos registos nosológicos. É ainda de salientar, que tendo passado à reserva em 30 de junho de 2017, manifestou a sua disponibilidade para permanecer na efetividade de serviço, face à escassez de recursos, o que tem contribuído para um melhor desempenho global do serviço.

O SMOR H RES Cardoso é um enfermeiro de reconhecidas qualidades militares e profissionais, com saber e experiência consolidadas na sua área de enfermagem e que ao serviço da Marinha tem demonstrado elevadas aptidões intelectuais e militares e uma firmeza de carácter que, aliadas ao seu bom senso, ao espírito de missão que o caracterizam, e à sua elevada formação humana e ao sentido de lealdade, o tornaram um elemento catalisador e dinâmico, granjeando naturalmente o reconhecimento de superiores e subordinados que com ele trabalham, o que contribuiu de forma inegável para a excelência do seu desempenho, que muito me apraz registar.

Assim ao abrigo do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 410081 SMOR H RES ORLANDO JOSÉ RODRIGUES CARDOSO, tornando público o apreço pelo excelente conjunto de qualidades militares, pessoais e profissionais evidenciadas e pela forma muito competente e dedicada como tem desempenhado as suas funções, considerando que os serviços por si prestados contribuíram de forma significativa para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Direção de Saúde e consequentemente da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 20 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 29 de janeiro de 2087, pelo 22384 Capitão-de-mar-e-guerra EMA LUÍS EDUARDO MOITA RODRIGUES, Diretor de Tecnologias de Informação e Comunicações, ao 335987 Sargento-chefe ETC JOSÉ ANTÓNIO FERREIRA BISPO, o qual se publica:

O 335987 SCH ETC JOSÉ ANTÓNIO FERREIRA BISPO presta serviço na Direção de Tecnologias de Informação e Comunicações (DITIC) desde maio de 2013, onde desempenha o cargo de Técnico de Operação e Manutenção de Sistemas na Secção de Gestão dos Serviços em Exploração (SGE) da Divisão de Suporte aos Serviços e Sistemas em Exploração.

O sargento Bispo vem desempenhando as suas funções de forma muito meritória, demonstrando um conjunto de qualidades pessoais, sociais e profissionais dignas de realce. Atuando sempre com elevado profissionalismo, dedicação, espírito de cooperação e de bem servir, pauta por um permanente empenho e elevado brio profissional que coloca na execução de todas as tarefas que lhe são confiadas, conseguindo, desta forma, obter níveis de desempenho muito elevados que se traduzem numa eficiente gestão do suporte técnico às atividades de manutenção dos Sistemas de Mensagens Militares Formais (MMHS) e de Comando e Controlo, nomeadamente do Maritime Command and Control Information System (MCCIS).

O trabalho efetuado nessas duas áreas foi meritório, pelo cuidado e qualidade demonstrada na colocação em produção de variadíssimos equipamentos associados aos referidos sistemas, cumprindo, de forma eficaz e eficiente, os objetivos e metas estabelecidas superiormente, destacando-se as diversas atualizações do MCCIS efetuadas a todos os servidores da Marinha e terminais de C2PC, que em muito contribuíram para a elevada taxa de disponibilidade desses importantes sistemas militares de comando e controlo no domínio marítimo e na condução de operações navais.

(15)

Relevo também, o seu empenho, dedicação e total disponibilidade no processo de integração e formação dos restantes técnicos da SGE, fator determinante para a constituição de uma equipa de técnicos capazes, capacitados e motivados para o desempenho das tarefas atribuídas à secção, que, aliados à sua lealdade, saber, inteligência, conhecimentos técnicos e qualidades militares em muito contribuíram para o cumprimento da missão desta Direção nesta área em particular.

Assim, é com grande satisfação que, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 335987 SCH ETC JOSÉ ANTÓNIO FERREIRA BISPO pelas suas elevadas qualidades profissionais, sociais e de carácter, bem como pelo relevante desempenho que tem vindo a evidenciar no exercício das suas funções e que contribuem para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da DITIC e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 20 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 4 de janeiro de 2018, pelo 26287 Capitão-de-fragata FZ JOEL CARLOS NETO DOS SANTOS FORMIGA, Comandante da Escola de Fuzileiros, ao 909688 Sargento-chefe TF CARLOS FILIPE PRATES NOGUEIRA, o qual se publica:

Presta serviço na Escola de Fuzileiros, desde novembro de 2014, o 909688 Sargento-chefe TF CARLOS FILIPE PRATES NOGUEIRA. Iniciou as suas funções como Despenseiro na Secção de Alimentação do Serviço de Abastecimento da Escola de Fuzileiros, até janeiro de 2016, data a partir da qual, e na sequência da reestruturação do Corpo de Fuzileiros (CF), acresceu às suas funções, as de Chefe da Secção de Alimentação do Serviço de Abastecimento, abrangendo, sob sua responsabilidade direta, a organização conjunta dos dois Polos - Escola de Fuzileiros e Alfeite, quanto aos procedimentos na organização e fiscalização nas áreas de pessoal e espaços físicos afetos à secção.

Ao longo deste período, o SCH TF Prates Nogueira revelou-se um colaborador ativo, assertivo, pragmático, possuidor de um elevado espírito de lealdade, cooperação e de adaptação às diversas funções a que foi chamado a desempenhar, pautando sempre um elevado rigor, dedicação e profissionalismo.

Desenvolveu e aperfeiçoou procedimentos nas diversas áreas da sua esfera técnica, visando uma melhoria dos métodos aplicados ao melhor funcionamento e na plenitude dos objetivos a atingir, procurando eficiência e sinergias nos recursos disponíveis. Implementou procedimentos ao nível das limpezas que conduziram a um elevado rigor no cumprimento das normas e padrões superiormente exigidos, garantindo, da mesma forma, o cumprimento, na íntegra, das especificações técnicas afetas ao caderno de encargos subjacente ao contrato com a empresa de serviços de limpeza adjudicada.

Foi, ainda, uma figura chave na implementação de uma chefia efetiva das equipas de rancho no apoio aos exercícios de campo, tanto na área da formação como na área operacional. Este militar revelou uma elevada capacidade de organização, proficiência e dinamismo, bem como uma distinta adaptação às diversas situações que surgiam, procurando, sempre, uma solução positiva que fosse ao encontro das necessidades da guarnição e prestígio do CF.

Na condução do pessoal a seu cargo, o SCH TF Prates Nogueira revelou uma grande capacidade de liderança, mantendo sempre a sua equipa unida e com elevado nível de motivação, com evidentes resultados nas tarefas executadas. Na área da manutenção e preservação dos equipamentos de hotelaria, liderou a criação de normas, procedimentos e fiscalização da operação dos mesmos, visando uma maior segurança e higiene no trabalho, bem como a preservação dos aparelhos, acompanhando, de forma efetiva, os processos de reparação.

A sua ação como responsável pelo apoio alimentar prestado durante o exercício da NATO TRIDENTE JUNTURE 2015 foi extremamente relevante, não se tendo poupado a esforços, quer na organização, quer no decorrer do exercício, tendo sido exigida uma grande dinâmica e constantes alterações, bem como na sua finalização, tendo compilado e facultado todos os dados necessários à faturação a todos os países intervenientes no referido exercício. No corrente ano, integrou a missão de apoio à tragédia decorrente do incêndio no concelho de Pedrógão Grande e outras missões de apoio à ANPC por todo o país, onde se destacou pelo elevado sentido de missão, conduta, responsabilidade, camaradagem e relacionamento pessoal.

(16)

A sua capacidade de planeamento e organização nas diversas cerimónias realizadas, como Dia da Unidade, Juramentos de Bandeira, imposições de Boinas, Aberturas do Ano Operacional, Dia do Fuzileiro, receções protocolares, parte de altas entidades da nossa e de outras Marinhas, bem como de instituições e entidades civis.

Assim, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, é de inteira justiça louvar o 909688 Sargento-chefe TF CARLOS FILIPE PRATES NOGUEIRA pelo excecional desempenho evidenciado, aliado às suas excelentes qualidades profissionais, sociais, morais e de caráter, atitude e dedicação constantes, considerando os serviços por si prestados como extraordinários e importantes. --- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 20 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 29 de dezembro de 2017, pelo 27084 Capitão-de-mar-e-guerra CARLOS OSVALDO RODRIGUES CAMPOS, Capitão do Porto do Douro, ao 501784 Sargento-chefe MQ PAULO ANTÓNIO REIS DA SILVA, o qual se publica:

Vai destacar da Capitania do Porto do Douro, após mais de 3 anos de comissão no desempenho dos exigentes cargos de Patrão-mor e de Chefe do Serviço de Apoio, o 501784 SCH MQ PAULO ANTÓNIO REIS DA SILVA.

Militar muito competente e cumpridor, procurou sempre atingir, com base no bom senso, conhecimento da comunidade envolvente e avaliação prática dos problemas, as soluções mais racionais e eficientes para a sua resolução, recomendando ao seu comando adequadas linhas de ação.

No exercício das suas funções, o SCH MQ Reis da Silva soube, de forma sistemática, empenhada e proativa, dar o adequado seguimento às solicitações e desafios que se lhe foram deparando, merecendo especial relevo a sua ação na gestão do funcionamento dos serviços, na supervisão das diversas atividades de manutenção de embarcações, viaturas e infraestruturas a cargo desta capitania, de que se relevam as várias obras de requalificação levadas a cabo e em curso, nomeadamente as de requalificação da ESV da Foz do Douro e da Capitania e Comando Local da Polícia Marítima do Douro.

Foi igualmente responsável pelo competente contributo para a segurança das embarcações de pesca e de recreio, através das inúmeras vistorias que estiveram a seu cargo, sendo também determinante o seu papel na preparação, execução e acompanhamento das várias questões associadas às épocas balneares.

Uma palavra muito especial tem de ser dita relativamente ao permanente acompanhamento por parte do Patrão-mor Reis da Silva da atividade marítimo-turística exercida no rio Douro. Fruto do seu desenvolvimento exponencial, quer em número de embarcações, quer em número de passageiros transportados, esta atividade representa uma fatia excecionalmente importante no trabalho diário deste Órgão Local da Autoridade Marítima. É, pois, com grande agrado, que dou público apreço da forma exemplar como o SCH MQ Reis da Silva soube lidar e ultrapassar os desafios constantes com que foi confrontado, recorrendo a uma postura assertiva, firme e educativa, a qual lhe granjeou o respeito dos superiores, pares, subordinados e comunidade ribeirinha.

A sua já larga experiência e conhecimento técnico consolidado permitiram-lhe apresentar e propor sistematicamente as medidas mais adequadas para uma gestão eficiente dos recursos, contribuindo assim, de forma decisiva, para o permanente esforço requerido na manutenção dos meios desta Capitania e Comando Local da Polícia Marítima, tendo a sua ação sido determinante para assegurar a sua operacionalidade.

Sociabilidade, bom trato e determinação, aliados a uma conduta irrepreensível, são qualidades que caraterizam o SCH MQ Reis da Silva e que cativaram todos os que com ele trabalharam, o que lhe permitiu conquistar o respeito e a estima dos militares, militarizados e civis da Capitania e do Comando Local da Polícia Marítima do Douro.

Perante tudo o que antecede, é com satisfação e sentido de justiça que, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 501784 SCH MQ PAULO ANTÓNIO REIS DA SILVA pelas suas qualidades morais e profissionais e pela forma exemplar, dedicada e competente com que desempenhou as suas funções considerando os serviços por si prestados de muito elevado mérito.

(17)

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 20 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 26 de janeiro de 2018, pelo 47576 Contra-almirante AN RES SÍLVIO MANUEL HENRIQUES DA SILVA RAMALHEIRA, Superintendente das Finanças, ao 427583 Sargento-chefe L JORGE MANUEL DOS SANTOS MARTINS, o qual se publica:

O 427583 Sargento-chefe L JORGE MANUEL DOS SANTOS MARTINS presta serviço na Superintendência das Finanças desde setembro de 2015, exercendo com elevada competência as funções de Chefe da Secretaria.

Durante este período, o Sargento-chefe Martins tem demonstrado elevadas qualidades pessoais e profissionais, aliadas a uma forte capacidade de trabalho e de concretização, respondendo de forma eficaz e muito pragmática às inúmeras solicitações diárias, constituindo-se como um elemento fundamental no funcionamento do meu Gabinete.

Do desempenho do Sargento-chefe Martins releva-se a colaboração ativa no processo de reorganização da Secretaria e a reformulação de procedimentos no tratamento e arquivo digital de documentação e correspondência, culminando na adoção do novo sistema de gestão documental (edoclink), primeiro na qualidade de unidades piloto deste projeto na Marinha, e depois, com o arranque integrado da exploração deste sistema, comum aos órgãos da Superintendência. Destaca-se, ainda, a participação nas várias atividades transversais da Superintendência das Finanças que implicaram a coordenação de tarefas e a recolha de informação para cumprimento das mais diversas obrigações e solicitações externas.

Além da valia técnico-profissional, o Sargento-chefe Martins é possuidor de um notável conjunto de qualidades pessoais e de caráter, relevando-se a conduta, lealdade, sentido do humano, ponderação e espírito de cooperação, que lhe permitem manter e reforçar a união e o espírito de saudável camaradagem da equipa que tem chefiado.

Assim, é de inteira justiça que, fazendo uso da competência que me confere o n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, conjugado com a alínea c) do n.º 2 do artigo 13.º do mesmo Regulamento, louvo o 427583 Sargento-Chefe L JORGE MANUEL DOS SANTOS MARTINS, pelas suas qualidades, elevada competência e profissionalismo demonstrados no desempenho das suas funções, contribuindo de forma significativa para o cumprimento da missão da Superintendência das Finanças e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 20 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 6 de novembro de 2017, pelo 64989 Capitão-de-mar-e-guerra MN RES FERNANDO AFONSO DA COSTA DIAS, Presidente da Junta de Saúde Naval, ao 415481 Sargento-ajudante H ALTINO DA COSTA DIAS, o qual se publica:

O 415481 SAJ H ALTINO DA COSTA DIAS, presta serviço na Junta de Saúde Naval (JSN) desde 15 de fevereiro de 2015. Ao longo destes 31 meses, exerceu funções no Gabinete de Estudos das Juntas Médicas da Armada (GAFCP) a função da coordenação dos elementos de enfermagem da secção de inspeções da Junta de Recrutamento e Classificação (JRC), assumindo de igual modo a chefia da Secretaria conjunta das Juntas Médicas da Armada (JMA), a partir de 16 de dezembro de 2016.

Ao longo destes 31 meses, o enfermeiro Dias tem demonstrado ser um militar com sólida formação técnica, excelente competência profissional, espírito de cooperação e extrema lealdade. Militar discreto, mas extremamente dedicado, evidenciando profundos conhecimentos das regras e procedimentos, tendo sabido com objetividade e bom senso, tratar e resolver os problemas colocados. Participou de forma muito ativa em todos os processos de reestruturação e de alterações que as Juntas Médicas da Armada foram sofrendo ao longo destes anos, como a concentração na Secretaria da Junta de Saúde Naval de todos os documentos, apoio administrativo e arquivo, referentes à Junta Médica de Revisão da Armada, Junta de Saúde Naval e Junta de Recrutamento e Classificação.

É justo reconhecer que durante a sua comissão o SAJ H Costa Dias evidenciou uma atitude muito construtiva, alicerçada num espírito de equipa e excelente relacionamento interpessoal, atitudes e desempenho que lhe granjearam elevada estima e consideração de todos aqueles que com ele privaram e que resultaram num incremento concreto na qualidade, eficiência e eficácia do serviço.

Referências

Documentos relacionados

As concentrações dos analitos presentes no calibrador BIOCAL são rastreáveis ao material padrão de referência do NIST (National Institute of Standards and Technology), do IFCC

30 testes / 100µL de controle patológico 60 testes / 50µL de controle patológico 120 testes / 25µL de controle patológico 150 testes / 20µL de controle patológico 300 testes /

As dosagens dos níveis de transferrina no plasma são úteis para o diagnóstico diferencial das anemias e para monitorar o seu tratamento.. Os níveis aumentados são encontrados

NH 4 Cl 1,5 mmol/L KPi 2,0 mmol/L CaCl 2 7,5 mmol/L KCl 10 mmol/L CuCl 2 0,5 mmol/L ZnCl 2 0,5 mmol/L FeCl 3 0,5 mmol/L Glicose 5 mmol/L Ascorbato 10 mmol/L Bilirubina

NH 4 Cl 1,5 mmol/L KPi 2,0 mmol/L CaCl 2 7,5 mmol/L KCl 10 mmol/L CuCl 2 0,5 mmol/L ZnCl 2 0,5 mmol/L FeCl 3 0,5 mmol/L Glicose 5 mmol/L Ascorbato 10 mmol/L Bilirubina

Los valores de referencia, en mmol/L, para el presente método fueron obtenidos a través de la determinación de potasio en poblaciones sanas del sexo masculino y

Ácido ascórbico 10,0 mmol/L Zn 2+ 0,5 mmol/L Fe 3+ 0,5mmol/L Cu 2+ 0,5 mmol/L Triglicérides 1000 mg /dL Hemoglobina 500 mg/dL Bilirrubina conjugada 20 mg/dL Bilirrubina

Os valores de referência em g/dL, para o presente mé- todo, foram obtidos através da determinação de albumina em populações sadias.. Albumina no soro: 3,5 a