• Nenhum resultado encontrado

MARINHA ORDEM DA ARMADA 1.ª SÉRIE. OA1 N.º de abril de O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina e manda publicar o seguinte:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MARINHA ORDEM DA ARMADA 1.ª SÉRIE. OA1 N.º de abril de O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina e manda publicar o seguinte:"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

ORDEM DA ARMADA

1.ª SÉRIE

OA1 N.º 17 - 10 de abril de 2019

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina e manda publicar o seguinte:

Louvores, Condecorações e Prémios 1

Legislação 18

Atos de Hierarquia Superior ao Chefe do Estado-Maior da Armada 20

(2)

Louvores, Condecorações e Prémios Louvores:

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 6 de novembro de 2018, pelo 20979 Vice-almirante HENRIQUE EDUARDO PASSALÁQUA DE GOUVEIA E MELO, Comandante Naval, ao 28684 Capitão-de-mar-e-guerra LUÍS PEDRO PINTO PROENÇA MENDES, o qual se publica:

A fim de frequentar o Curso de Promoção a Oficial General, vai o 28684 Capitão-de-mar-e-guerra M LUÍS PEDRO PINTO PROENÇA MENDES, cessar as exigentes funções de Comandante da Base Naval de Lisboa, cargo que desempenhou com notável dedicação e empenho, deste 12 de junho de 2015.

Oficial de reconhecida competência, sensato, íntegro, leal e frontal, dinâmico e empreendedor, demonstrou também ser detentor de sólidas competências que fortaleceram o relacionamento interpessoal com as mais diversas entidades civis e militares, nacionais e estrangeiras, de que resultou claro benefício para o Comando Naval. As suas qualidades, aliadas ao seu notável desembaraço, espírito de iniciativa e capacidade de trabalho, resultaram numa ação de comando em que foi possível congregar esforços, conciliar pontos de vista e ultrapassar desafios, alguns deles complexos, levando a Base Naval de Lisboa (BNL) a obter elevados níveis de desempenho no apoio aos navios que servem a Esquadra e, de igual modo, às unidades implantadas no seu interior, bem como a navios estrangeiros. Tendo sempre presente a importância no apoio à Esquadra, às unidades residentes, e consciente da preponderância nevrálgica da BNL, ficou também patente, na ação do comandante Proença Mendes, a forma como dinamizou, de modo colaborativo e transversal, os processos associados ao desenvolvimento da base na sua função logística, oportunidades que implementou através de propostas no sentido de contribuir para melhores soluções respeitantes à sua utilização como principal unidade no apoio operacional direto aos navios e guarnições. Refere-se, como exemplo, a instalação, junto ao Cais de Honra da BNL, de um Posto de Transformação móvel de 60Hz, que permitiu dotar este cais com capacidade de fornecimento de energia elétrica para alimentar duas fragatas, com claro benefício financeiro decorrente da poupança associada. No processo de redução de custos, referem-se também as melhorias obtidas no aluguer dos rebocadores que servem a Esquadra, e o estudo criterioso para aferir do valor associado à implantação de um parque de células fotovoltaicas com potencial de fornecimento de energia elétrica à rede de distribuição interna, ou como produtor para a rede geral nacional. Para corresponder a desafios relacionados com o pessoal e com a segurança física da unidade, o comandante Proença Mendes desencadeou a revisão de diversa documentação, adaptando-a às novas necessidades e promoveu e implementou diversas medidas para melhoria da segurança física da unidade, desenvolvendo todas as ações de forma judiciosa e criteriosa, tendo sempre em vista a segurança, a poupança e a eficiência.

Tratando-se de uma unidade de implantação territorial com uma elevada área florestal e urbana edificada, a sua manutenção implica um esforço permanente e continuado. Neste âmbito, releva-se o seu recorrente empenho na limpeza dos terrenos e estradas, através de desmatação ou limpeza de bermas e caminhos, e na recuperação de infraestruturas, como sejam a reconstrução de muros e a beneficiação de edifícios, ou a reparação de pavimentos e estradas, como é o caso da rotunda principal da BNL, junto ao Palácio do Alfeite. Neste propósito, foi também desenvolvido, por iniciativa do comandante Proença Mendes, um projeto de recuperação do Jardim do Palácio do Alfeite, por via de oportunidades de sinergia com parceiros culturais.

Acresce sublinhar, tendo em vista a promoção do bem-estar das guarnições dos navios e dos militares das unidades residentes, as ações desencadeadas na acomodação legislativa dos espaços associados, e ainda todo o esforço desenvolvido na aquisição de viaturas ligeiras de todo o terreno, no sentido de melhorar as condições de trabalho do pessoal da BNL, colmatando, de forma económica, lacunas funcionais no parque de viaturas da Unidade com impacto no desempenho operacional.

Sendo a BNL uma Unidade da Marinha muito solicitada para a realização de visitas e atividades pela sociedade civil, e sendo evidente o incremento que essas atividades tem

(3)

registado, nomeadamente no que respeita a eventos com grande projeção mediática, como sejam o Dia da Marinha do Tejo ou o dia da confraternização dos Marinheiros de Benquerença, refere-se que todas se desenvolveram com zelo e deforma muito digna, tendo em vista a abertura da BNL à sociedade e o fortalecimento dos laços dentro da família naval. Nesta linha de abertura à sociedade, de forma abnegada e apaixonada, o comandante Proença Mendes dinamizou e fortaleceu as sinergias com a APORVELA, contribuindo para a divulgação da Marinha junto das populações em geral e dos jovens em particular. Por fim, refere-se que o comandante Proença Mendes desenvolveu, em simultâneo, uma intensa atividade que ultrapassou as suas incumbências enquanto Comandante da BNL. Nesta linha mencionam-se as recorrentes colaborações com o Instituto Universitário Militar, e pela sua importância e para seu crédito, é muito importante dar nota do intenso trabalho de colaboração para renovação das infraestruturas da Marinha no núcleo dos hangares da Ilha da Culatra, das Ilhas Selvagens, Grande e Pequena, e ainda dos trabalhos que desenvolveu como oficial coordenador da missão de capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, esta última com grande visibilidade e importância estratégica, que muito lhe exigiu em termos de disponibilidade, face às elevadas exigências e responsabilidades em causa.

Assim, é e inteira justiça que, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 28684 Capitão-de-mar-e-guerra M LUÍS PEDRO PINTO PROENÇA MENDES pelo notável conjunto de qualidades militares, pessoais e profissionais de que é detentor, e pelo excecional desempenho evidenciado no exercício do Comando da Base Naval de Lisboa, cujos resultados contribuíram para o prestígio da Marinha e de Portugal, sendo de inegável justiça considerar os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 13 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 2 de julho de 2018, pelo 21178 Contra-almirante ANTÓNIO MANUEL DE CARVALHO COELHO CÂNDIDO, Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, ao 23487 Capitão-de-mar-e-guerra AN LUÍS MIGUEL PEREIRA GONÇALVES, o qual se publica:

O 23487 Capitão-de-mar-e-guerra da classe, de Administração Naval LUÍS MIGUEL PEREIRA GONÇALVES exerce as exigentes funções de Diretor Financeiro do Instituto Hidrográfico, desde abril de 2013, sendo os últimos dois anos e meio sob a minha Direção. Oficial dotado de excelentes qualidades técnico-profissionais, soube sempre manter um ótimo equilíbrio entre a qualidade, a quantidade e a oportunidade do trabalho desenvolvido, tendo o seu aconselhamento e as suas ações evidenciado grande abrangência e profundidade de conhecimentos, especialmente demonstrados no acompanhamento diligente, empenhado, colaborativo e rigoroso efetuado no âmbito da auditoria financeira do Tribunal de Contas à gerência do IH de 2016, a qual ocorreu entre novembro de 2016 e março de 2018.

No decorrer deste período, merece especial referência a sua ação determinante no planeamento e controlo orçamental, assim como a forma rigorosa e altamente competente como preparou e acompanhou o exigente processo de prestação de contas do Instituto Hidrográfico, como organismo dotado de autonomia administrativa e financeira. Realço ainda a qualidade do seu desempenho na preparação e execução dos Planos Integrados de Investimento, dos Planos e Relatórios de Atividades, no Plano de Marketing e nas funções de responsável financeiro de diversos projetos financiados pela União Europeia, aprovando e submetendo os inerentes relatórios financeiros no portal de projetos de investigação europeus.

Oficial com profundos conhecimentos da área da gestão, como responsável pela área da gestão estratégica, evidenciou elevada competência na análise aos indicadores de gestão, conseguindo sempre ajustar, tempestivamente e na medida correta, as respostas necessárias às diversas situações. Saliento, igualmente, o acompanhamento dos processos de contratação pública, assegurando o rigoroso cumprimento do normativo legal vigente, o Código dos Contratos Públicos, com especial cuidado na aplicação das alterações registadas em 2017 e que entraram em vigor em 1 de janeiro de 2018, e o acompanhamento e renegociação de acordos internacionais de licenciamento de dados.

O comandante Pereira Gonçalves incutiu na equipa que chefia um elevadíssimo espírito de bem servir, uma forte coesão de grupo e uma cultura de boas práticas e boas relações,

(4)

que, para além de, por isso, ser muito considerado e estimado por todos os que com ele privam, foi determinante para a boa imagem e divulgação externa do Instituto Hidrográfico, nomeadamente no apoio às inúmeras ações de representação do Diretor-geral e do Instituto Hidrográfico, com a presença de altas entidades nacionais e internacionais, no apoio direto a eventos de grande projeção e prestígio, como por exemplo as 4.as e 5.as Jornadas de Engenharia Hidrográfica, assim como na participação em diversas exposições, certames e eventos de divulgação, designadamente nos Dias da Marinha, Dias de Portugal, Nauticampo 2016, 2017 e 2018, Business2Sea 2016 e 2017, Futurália 2016, Tall Ships Races 2016, Volvo Ocean Race 2017 e Feira das Ciências de Mafra 2018.

Pelo que fica expresso, é com muito agrado que, ao abrigo da competência que me confere o n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 23487 Capitão-de-mar-e-guerra da classe de Administração Naval LUÍS MIGUEL PEREIRA GONÇALVES, pelas excelentes qualidades pessoais e profissionais demonstradas e pela elevada competência com que desempenhou as muito importantes funções de Diretor Financeiro do Instituto Hidrográfico, considerando os serviços por si prestados como extraordinários relevantes e distintos.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 2 de outubro de 2018, pelo 23885 Capitão-de-mar-e-guerra JOSÉ DIOGO PESSOA ARROTEIA, Comandante da Esquadrilha de Navios de Superfície, ao 20194 Capitão-tenente MÁRIO MIGUEL CORTES SANCHES, o qual se publica:

Louvo o 20194 Capitão-tenente MÁRIO MIGUEL CORTES SANCHES pela forma exemplar, determinada e leal como exerceu as funções de Oficial Imediato do NRP Vasco da Gama.

Oficial muitíssimo dedicado, profissional e excecionalmente competente, detentor de uma sólida experiência, fundamentada em vivência de mar, e dotado de assinalável sensatez, o Capitão-tenente Cortes Sanches soube, durante a sua comissão de embarque - cumprida a bordo do primeiro navio da classe a implementar a Lotação Normal e num contexto de significativos constrangimentos na área dos recursos humanos -, propor as soluções adequadas para os problemas do dia a dia e gerir, de forma pragmática e eficiente, os recursos postos ao seu dispor, congregando-os de forma esclarecida e focalizada nos superiores interesses da Missão.

Em resultado desta postura, constituiu-se como o principal colaborador do Comandante e referência inquestionável da guarnição do navio, liderando pelo exemplo, rigor e exigência uma jovem formação de comando, através da sua conduta assente num conjunto de virtudes militares do maior relevo, de que se destacam a integridade e a lealdade ímpares, características que o tomaram merecedor do respeito e estima de toda a guarnição.

A sua notável capacidade de trabalho revelou-se permanentemente no cuidado com que liderou o aprontamento do navio, refletindo-se no desempenho do NRP Vasco da Gama nas diferentes missões atribuídas, designadamente nos exercícios INSTREX 171 e PRONTEX 17, onde o NRP Vasco da Gama foi navio-chefe e embarcou o COMPRTMARFOR (CTG 443.20) com o respetivo estado-maior, tendo ainda realizado a viagem de instrução dos cadetes do 4.º ano da Escola Naval, nas comemorações do Dia da Marinha 2017, nas comemorações do Centenário da Aviação Naval Espanhola na cerimónia de Entrega de Comando da EUROMARFOR, nas comemorações dos 100 Anos da Aviação Naval e nas comemorações dos 700 Anos da Marinha. Saliento, nas ocasiões em que o NRP Vasco da Gama foi navio-chefe, o cuidado com que planeou e articulou o embarque do COMPRTMARFOR e respetivo estado-maior, coordenando o imprescindível apoio do navio-chefe ao Comandante embarcado.

Apraz-me, ainda, sublinhar o seu continuado contributo para o desenvolvimento do conceito de emprego do navio em operações anfíbias e projeção de força, através da procura, experimentação e partilha de soluções para a sua operacionalização, sobretudo no domínio da marinharia.

Relevo, por fim, o seu papel na transição do navio para a situação de Lotação Reduzida, tendo em vista a implementação do Integrated Platform Management System (IPMS), em que a sua experiência e capacidade de análise se revelaram cruciais para

(5)

garantir a necessária estabilidade da guarnição e adequada preparação da plataforma para esta importante modernização.

Assim, é com profunda satisfação que faço uso da competência que me é conferida por lei, louvando o 20194 Capitão-tenente MÁRIO MIGUEL CORTES SANCHES, em reconhecimento de um desempenho militar e profissional exemplar e de exceção, que contribuiu de forma determinante para o cumprimento das missões, de que resultou prestígio para o NRP Vasco da Gama e para a Marinha, qualificando muito justamente os serviços por si prestados de extraordinários, relevantes e distintos.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 22 de outubro de 2018, pelo 26784 Capitão-de-mar-e-guerra NUNO MARIA D´OREY ROQUETTE CORNÉLIO DA SILVA, Comandante da Escola de Tecnologias Navais, ao 21894 Capitão-tenente AN PEDRO MIGUEL RIBEIRO FERREIRA CARTAXO, o qual se publica:

Presta serviço há cerca de três anos na Escola de Tecnologias Navais (ETNA), a desempenhar funções no exigente e relevante cargo de Chefe de Departamento Administrativo e Financeiro, o 21894 Capitão-tenente AN PEDRO MIGUEL RIBEIRO FERREIRA CARTAXO.

Oficial possuidor de excelentes qualidades humanas e profissionais, destacando-se o seu profundo conhecimento relativamente aos assuntos técnicos da sua área de competência, bem como a sua enorme capacidade de trabalho, respondeu de forma determinada, eficiente e eficaz a todos os desafios e exigências, numa reconhecida conjuntura de fortes condicionantes orçamentais, não regateado esforços para encontrar a melhor solução para as problemáticas que lhe foram colocadas.

Destaca-se o seu relevante envolvimento na tramitação, apoio e prestação centralizada de contas como responsável da subentidade contabilística de nível dois (SEC 2), que engloba a Direção de Formação e o CEFA, mantendo uma excelente relação institucional, dando orientações precisas para uma otimização dos recursos financeiros atribuídos, com rigor no seu controlo, garantindo uma gestão parcimoniosa durante os três anos da sua comissão, numa Unidade com fortes necessidades de investimento face à sua dimensão em termos de infraestruturas e vetustez.

Militar com uma forte capacidade de liderança, sempre atento à componente humana, soube sempre balancear o esforço do seu pessoal com a necessidade de prestação de um serviço de qualidade, nos refeitórios, bares e alojamentos, numa Escola, onde é frequente serem fornecidas mais de 1.000 refeições diárias.

Releva-se o seu empenhamento em diversos períodos onde esteve sem o apoio dos dois oficiais da área da Abastecimento e da Gestão Financeira, assumindo as funções em acumulação, garantindo, graças ao seu enorme esforço suplementar, o funcionamento dos serviços, sem qualquer impacto nas atividades da Unidade.

De salientar também a sua contribuição no apoio à restruturação da componente Administrativa e Financeira do setor "Pessoal", onde a sua visão experiente e avisada permitiu preconizar em avanço soluções organizacionais internas que ajudarão a alavancar o sucesso da mudança.

A ação pronta e responsável do comandante Cartaxo foi determinante para a garantia do nível de execução do orçamento da Unidade e gestão das dotações orçamentais, procurando novas fontes de financiamento em alguns projetos, canalizando os recursos para as áreas mais deficitárias e apoiando os diversos Chefes de Departamento a colocarem em tempo as suas necessidades. Será ainda de relevar o vasto trabalho verificado no controlo patrimonial da Unidade.

Acima de tudo, a sua postura colaborativa, dedicada, sensata e extremamente leal creditam o comandante Cartaxo como um relevante conselheiro na minha ação de comando, considerando a forma como soube manter a sua relação e proximidade institucional indispensável na área financeira.

Apraz também registar que a sua seriedade e profissionalismo foi sempre conjugada com jovialidade, camaradagem e muito sentido do humano, ganhando assim um imenso respeito e estima pelos seus superiores, pares e subordinados.

Assim, fazendo uso da competência que me é conferida pelo disposto no n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 21894 Capitão-tenente AN PEDRO MIGUEL RIBEIRO FERREIRA CARTAXO, pelas suas excecionais qualidades e virtudes

(6)

militares, pela afirmação constante de lealdade e competência profissional, evidenciadas e pelo elevadíssimo nível do seu desempenho durante o período em que serviu na Escola de Tecnologias Navais, classificando os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 11 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 31 de outubro de 2018, pelo 389877 Contra-almirante EMQ LUÍS MANUEL RAMOS BORGES, Diretor de Navios, ao 235081 Capitão-tenente STAEL RES PAULO JORGE DIAS MARTINHO MONTEIRO, o qual se publica:

O 235081 CTEN STAEL MARTINHO MONTEIRO vai passar à reserva por limite de idade no posto, depois de ter desempenhado funções durante cerca de cinco anos na Secção de Eletrotecnia, da Divisão de Mecânica e Eletrotecnia, do Departamento da Plataforma da Direção de Navios,

A área de responsabilidade do comandante Monteiro estende-se não apenas à eletrotecnia, mas também às áreas tecnológicas de eletrónica e automação dos sistemas da plataforma, envolvendo um vasto leque de especialidades com elevado grau de exigência e complexidade. A abrangência dos desafios que diariamente se colocam tem exigido ao comandante Monteiro capacidade de chefia dos militares da sua equipa, ponderação, integridade e espírito de missão, o que, conjugado com o seu profissionalismo, se tem concretizado num elevado contributo para o desempenho e para os bons resultados obtidos pela Secção de Eletrotecnia.

A evolução tecnológica na área de eletrotecnia tem exigido um estorço muito significativo de atualização e manutenção dos sistemas de bordo. Sob a orientação do comandante Monteiro e num quadro de fortes restrições orçamentais, tem sido possível contrariar e, quando possível, antecipar os efeitos da obsolescência logística dos navios da Esquadra. O comandante Monteiro e a sua equipa têm sido responsáveis pela resolução de variadíssimos problemas, recorrendo a soluções criativas e inovadoras que têm permitido a manutenção da operacionalidade dos sistemas na área da energia e automação e consequentemente dos navios.

Nesta passagem pela DN o comandante Monteiro acompanhou e conduziu inúmeras ações de manutenção e de projeto, dos quais ressalvo a instalação dos novos geradores das corvetas e do NRP Zaire, a instalação dos novos conversores de 400 Hz nos navios da classe Vasco da Gama, a elaboração de variadas instruções técnicas e memórias descritivas de instalação de novos equipamentos, bem como, a implementação de variados sistemas de comando dos equipamentos. Este oficial foi ainda responsável pela implementação de medidas de poupança de energia elétrica a bordo de diversas Unidades Navais, designadamente, pela utilização de lâmpadas de baixo consumo, com resultados assinaláveis.

Destaco também as elevadas qualidades militares, pessoais e de caráter do comandante Martinho Monteiro que tem manifestado elevado espírito de cooperação e de entreajuda, lealdade exemplar para com os chefes, e ainda um assinalável sentido de missão durante a sua permanência na Direção de Navios. Estas qualidades associadas a um ímpar conjunto de conhecimentos e valia técnica na área da eletrotecnia e eletrónica, creditam-no como um oficial técnico de excelência.

Assim, ao abrigo da competência que me confere o n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, considero de inteira justiça louvar o CTEN STAEL MARTINHO MONTEIRO pelo conjunto de qualidades militares, profissionais e humanas, pelo elevado espírito de missão, considerando que a sua ação muito contribui para o cumprimento da missão da Direção de Navios e, consequentemente da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 5 de novembro de 2018, pelo 23186 Capitão-de-fragata PAULO JORGE OLIVEIRA INÁCIO, Diretor do Centro de Comunicações, de Dados e Cifra da Marinha, ao 9339294 Primeiro-tenente STAEL PEDRO MIGUEL TEIXEIRA LOURENÇO, o qual se publica:

(7)

Presta serviço no Centro de Comunicações, de Dados e de Cifra da Marinha, VALM Moreira Rato, desde setembro de 2016, o 9339294 Primeiro-tenente STAEL PEDRO MIGUEL TEIXEIRA LOURENÇO, desempenhando o cargo de Chefe do Serviço de Sistemas de Apoio, cargo que tem vindo a exercer com inexcedível dedicação, entusiasmo e profissionalismo.

Oficial dotado de excelentes qualidades profissionais e pessoais, das quais se destacam o conhecimento técnico na sua área de atuação, o tenente Teixeira Lourenço tem encarado e ultrapassado os inúmeros desafios com que se depara com iniciativa e motivação, traduzindo-se o seu trabalho num produto final de grande qualidade e eficácia, designadamente, ao assegurar a total disponibilidade dos sistemas eletromecânicos, de limitação de avarias e infraestrutura do CCDCM sob a sua responsabilidade, resultando desta linha de atuação, um elevado contributo para a operacionalidade e fiabilidade daqueles sistemas que, por sua vez concorrem, na área do comando e controlo, para a capacidade operacional do Comando Naval.

Discreto na sua atuação, alia a sua experiência e elevada capacidade de organização antecipando, sempre de forma cuidadosa e com mestria, os desafios mais complexos que se anteviam e, com uma visão objetiva, sentido prático e aconselhamento atempado e ponderado, apresentou as soluções adequadas para a sua resolução de forma competente e eficaz. Realço igualmente as qualidades de chefia, de liderança e sentido do dever que lhe permitiram gerir de forma sustentada e equilibrada, os recursos humanos disponíveis no serviço, motivando e incentivando a agregação de conhecimentos e experiência e, com esta ação, dispor de um alargado conjunto de elementos devidamente qualificados para o desempenho de funções no CCDCM e nos polos da Penalva, da Fonte da Telha e de Monsanto, qualidades determinantes na liderança de uma equipa coesa, dedicada e motivada.

O seu permanente espírito crítico e de proatividade têm permitido evoluir e inovar nos processos e na organização, sendo exemplo disso a elaboração do Plano de Emergência Interno do CCDCM, a reorganização da Secção de Transportes, a elaboração e revisão dos contratos de manutenção de diversos equipamentos e serviços com empresas exteriores à Marinha, e a forma como suscitou e liderou de perto com a DGRDN o processo de instalação de correção do fator de potência no polo da Penalva que, no futuro, se traduzirá numa importante poupança na fatura energética daquele polo.

Paralelamente ao trabalho desenvolvido no serviço que chefia, o tenente Teixeira Lourenço tem sido, por diversas vezes, chamado a desempenhar as funções de locutor em cerimónias de grande visibilidade para a Marinha, destacando-se a cerimónia dos 700 anos da Marinha e a partida do NRP Zaire para a missão de Capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, sendo também de realçar o brio e o aprumo militar com que desempenhou as funções de adjunto dos Comandante de Batalhão na cerimónia do Dia da Marinha 2017.

Assim, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 9339294 Primeiro-tenente STAEL PEDRO MIGUEL TEIXEIRA LOURENÇO pelo seu excelente desempenho sustentado nas elevadas qualidades-profissionais, técnicas e pessoais que evidenciou consistentemente durante a sua comissão, tendo contribuído de forma assinalável para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Centro de Comunicações, de Dados e de Cifra da Marinha, VALM Moreira Rato e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 26 de outubro de 2018, pelo 21401 Primeiro-tenente PEDRO TÔRRES DOS SANTOS VACAS DE CARVALHO, Comandante do NRP Douro, à 21608 Segundo-tenente DIANA OLIVEIRA MARTINS AZEVEDO, o qual se publica:

Prestou serviço a bordo do NRP Douro a 21608 Segundo-tenente M DIANA OLIVEIRA MARTINS AZEVEDO, onde, desde junho de 2017, desempenhou a importante função de Oficial Imediato, tendo ainda assegurado, em acumulação interna, os cargos de Chefe dos Serviços de Logística, de Saúde e dos Serviços Gerais e, ainda, Oficial Diretor da Cantina.

A tenente Azevedo, embora ainda uma jovem oficial, é já possuidora de uma sólida formação militar e moral, dotada de um elevadíssimo sentido das responsabilidades, determinação e espírito de bem fazer. A tenente Azevedo reúne igualmente um assinalável conjunto de qualidades pessoais e humanas, das quais destaco a sua tenacidade, resiliência

(8)

e capacidade de adaptação, traduzidas em abnegada disponibilidade, dedicação e entrega ao serviço, bem como numa inquestionável lealdade e espírito de missão, muitas vezes com prejuízo pessoal e familiar.

Os seus conhecimentos técnico-profissionais e qualidades pessoais, aliados a uma constante e atenta liderança, contribuíram para que, de forma cabal e com naturalidade, conquistasse a minha total confiança, consideração e estima, bem como o respeito da guarnição.

No desempenho das suas funções, realço a forma exemplar e eficiente como soube garantir uma continua assessoria de grande qualidade tanto lias questões do pessoal e como do material, constituindo-se como um imprescindível apoio na minha tomada de decisão.

Num período de elevada e exigente atividade operacional, a forma meritória como a tenente Azevedo desenvolveu as suas funções, fica indelevelmente ligada ao cumprimento das missões atribuídas ao navio, quer nacionais quer internacionais, nomeadamente, na execução do Plano de Treino Específico, nas duas comissões à Zona Marítima da Madeira, nas Operações INDALO 2017, em Espanha, e THEMIS 2018, em Itália, sob égide da Agência Europeia FRONTEX, no Exercício SEABORDER 18, na Tunísia, na participação do BELGIUM NAVY DAYS, em Zeebruge, e na participação do Dia da Marinha 2018, em Peniche, período durante o qual o navio navegou perto de 2900 horas em 319 dias de missão.

Assim, é com grande satisfação e elementar sentido de justiça que, ao abrigo da competência que me confere o n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo a 21608 Segundo-tenente DIANA OLIVEIRA MARTINS AZEVEDO pelo exemplar desempenho e pelos notáveis resultados obtidos, fruto das suas qualidades militares, pessoais e profissionais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do NRP Douro e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 10 de outubro de 2018, pelo 24281 Comodoro JORGE MANUEL NOBRE DE SOUSA, Comandante do Corpo de Fuzileiros, ao 773182 Sargento-chefe FZ JOÃO FRANCISCO CACHOPO LARANJO, o qual se publica:

Ao fim de trinta e seis anos de serviço efetivo consagrados à Marinha, vai passar à situação de reserva o 773182 Sargento-chefe Fuzileiro JOÃO FRANCISCO CACHOPO LARANJO. Neste momento tão importante de transição na sua carreira militar, importa anotar o relevante percurso que teve, e fazer constar na sua folha de serviços o justo reconhecimento pelos serviços por si prestados à Marinha.

Após conclusão do Curso de Formação Técnica que frequentou na Escola de Fuzileiros (EF), no ano letivo de 1982/1983, e que lhe conferiu a conquista da boina azul ferrete, o SCH FZ Cachopo Laranjo desempenhou vários cargos como Praça, na extinta Companhia de Apoio de Fogos, no Batalhão de Fuzileiros N.º 2, na Unidade de Polícia Naval, no Batalhão de Instrução (BI) e ainda na cooperação técnico-militar, em Moçambique. Já na categoria de Sargentos foi escolhido para exercer as funções de instrutor no BI, inicialmente como Comandante de Pelotão dos diferentes cursos de Fuzileiros e, mais tarde, como formador do Gabinete de Armamento e Tiro, tendo transitado posteriormente para chefe da Escotaria e Fiel de Armamento da EF, concluindo como Quartel-mestre da Unidade de Meios de Desembarque, antes de ser indigitado para o Curso de Promoção a Sargento-chefe (CPSC).

Com a reestruturação do Corpo de Fuzileiros a decorrer e conhecidas todas as suas potencialidades, foi após o CPSC nomeado para o cargo de Adjunto do Chefe de Secção de Armamento do Polo do Alfeite, e, em acumulação interna, para Chefe do Núcleo de Sapadores/NBQR/Cinotécnica. Neste novo desafio é de enaltecer todo o cuidado com que SCH FZ Cachopo Laranjo geriu a sua Secção, sobretudo no controlo e gestão do armamento, notabilizando-se pelo cuidado patrimonial, na prudência com que acompanhou a manutenção de 1.º escalão, na preocupação demonstrada com o armamento inoperacional, tendo em vista a sua reparação ou abate, e ainda a consequente reposição das dotações para que a sua falta não se fizesse sentir no treino operacional das unidades do CF. Sublinha-se, ainda, a invulgar capacidade de liderança demonstrada durante os trabalhos de remodelação efetuados mais recentemente na escotaria do Polo Alfeite, de iniciativa da sua equipa e por si liderados, executados de forma rápida e sem perturbações diárias do serviço, que veio permitir a otimização dos espaços de armazenamento do

(9)

armamento e do equipamento de combate, assegurando aos militares que lá prestam serviço um melhor controlo e celeridade no processo de armar e desarmar das Unidades e Forças apoiadas.

Por fim, é de realçar, também, o seu espírito de camaradagem e de cooperação, bem como a forma ativa e dedicada com que sempre ajudou a construir um excelente ambiente de trabalho no seio dos grupos em que esteve integrado, granjeando a estima e consideração de todos os militares que com ele privaram.

Assim, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, é de elementar justiça louvar o 773182 Sargento-chefe Fuzileiro JOÃO FRANCISCO CACHOPO LARANJO pelos significativos desempenhos registados ao longo de 36 anos de serviço militar, bem expressos nas ações e funções de elevada responsabilidade que assumiu na nossa organização, e pelo seu brilhante exemplo de abnegação ao serviço da Marinha, considerando os serviços por si prestados como extraordinários e importantes.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 7 de setembro de 2018, pelo 22606 Primeiro-tenente BRUNO JOSÉ DA CUNHA TEIXEIRA, Comandante do NRP Pégaso, ao 6308193 Primeiro-sargento MQ DANIEL ALEXANDRE PIRES DA CONCEIÇÃO, o qual se publica:

O 6308193 Primeiro-sargento MQ DANIEL ALEXANDRE PIRES DA CONCEIÇÃO, desempenha as funções de Chefe da Secção de Mecânica e Sargento da Companhia de Equipagem, no NRP Pégaso desde fevereiro de 2015.

É justo reconhecer que durante a comissão a bordo, o sargento Conceição demonstrou ser um militar de extrema dedicação ao serviço, com grande competência e conhecimento técnico, revelando-se na eficácia do seu desempenho específico nas diversas ações de manutenção corretivas e preventivas efetuadas no navio, bem como na coordenação dos militares de bordo na sua dependência, mostrando sempre grande capacidade de liderança. O resultado do seu trabalho possibilitou o navio manter o cumprimento da missão quando surgiram avarias tais como nas bombas injetoras dos motores principais ou aquando da avaria no bucim do veio do motor principal de BB. As suas capacidades técnicas e o seu empenho na resolução dos problemas, proporcionaram sempre uma elevada confiança ao comando no cumprimento da missão.

Militar extremamente profissional e trabalhador, apresentou-se sempre disciplinado, correto e com grande sentido do dever. Revelou igualmente grandes qualidades de liderança e coordenação dos militares que tinha sob a sua dependência, tendo contribuído de forma ímpar na gestão dos trabalhos de bordo e no aprontamento do navio para cumprimento da missão, mas igualmente na presença do sentido de disciplina e clima de bem-estar da guarnição.

As valências demonstradas pelo sargento Conceição são reveladoras pela intensa atividade operacional atribuída ao NRP Pégaso, através de 16 missões na Zona Marítima do Centro, 4 missões na Zona Marítima do Sul, 1 missão na Zona Marítima do Norte, 2 ações de salvamento marítimo, participação em 2 Planos de Treino Básico, nos exercícios INSTREX-SMASHEX 15, REP16, INSTREX 18 e em ações de representação naval como a TALL SHIPS 2016, Dia da Marinha 2018 e nas Festas da Sra. D'Agonia em Viana do Castelo, contemplando no total mais de 560 dias de missão, traduzidos em 2435 horas de navegação.

Assim, é com inteira justiça e satisfação que, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 6308193 Primeiro-sargento MQ DANIEL ALEXANDRE PIRES DA CONCEIÇÃO, pelo seu competente desempenho, alicerçado em notáveis qualidades militares, técnicas e humanas, o que contribuiu significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do NRP Pégaso e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 2 de agosto de 2018, pelo 25784 Comodoro AN ANTÓNIO CARLOS DIAS GONÇALVES, Diretor de

(10)

Abastecimento, ao 804996 Primeiro-sargento ETS JORGE MANUEL RODRIGUES FERNANDES, o qual se publica:

Após 3 anos de serviço na Direção de Abastecimento (DA), vai destacar para nova comissão o 804996 1SAR ETS JORGE MANUEL RODRIGUES FERNANDES, onde desempenhou as funções de Técnico de Informática no Serviço de Informática e Comunicações do Departamento de Apoio e Serviços.

No desempenho das suas funções como Técnico de Informática, demonstrou uma elevada determinação, perseverança e versatilidade na procura das soluções mais adequadas e menos onerosas para o bom funcionamento do serviço. Num contexto de um parque informático em renovação, o Primeiro-sargento Rodrigues Fernandes desenvolveu um importante trabalho na atualização e na manutenção dos computadores e impressoras da DA, materializado no intenso apoio de HelpDesk dado aos utilizadores diários desta Direção, muitas das vezes fora das horas normais de serviço, evitando assim interrupções na utilização dos meios tecnológicos por parte dos utilizadores.

Durante a sua comissão de serviço, o Primeiro-sargento Rodrigues Fernandes, colaborou de forma muito ativa no registo fotográfico dos vários eventos realizados aqui na Direção, evidenciando, também aqui, uma enorme disponibilidade sempre que foi solicitado o apoio a este serviço. De salientar ainda o apoio prestado à Divisão de Catalogação do Material nomeadamente nas múltiplas "extrações de dados" solicitadas e no apoio prestado aos utilizadores da Base de Dados Catalogação (BDC) das várias unidades de marinha.

Sendo o sargento Fernandes um militar sociável, respeitador, educado e dotado de um vasto conjunto de qualidades militares, profissionais e humanas e extremamente empenhado em bem servir, conquistou facilmente a confiança dos seus superiores e a admiração dos seus camaradas, contribuindo para um salutar ambiente de trabalho e para a consolidação de um forte espírito de equipa.

Assim, é com especial satisfação que, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 804996 1SAR ETS JORGE MANUEL RODRIGUES FERNANDES, pelas suas relevantes qualidades pessoais e pela forma competente, eficaz e eficiente com que desempenhou as suas funções de Técnico de Informática no Serviço de Informática e Comunicações, contribuindo decisivamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Direção de Abastecimento, e consequentemente da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 12 de novembro de 2018, pelo 23487 Capitão-de-mar-e-guerra AN LUÍS MIGUEL PEREIRA GONÇALVES, Diretor Financeiro do Instituto Hidrográfico, ao 301291 Primeiro-sargento L VASCO MANUEL RUIVO NOGUEIRA CAMOEZ, o qual se publica:

Nos últimos vinte e três meses o 301291 1SAR L VASCO MANUEL NOGUEIRA CAMOEZ, tem desempenhado as funções de Responsável pela Loja do Navegante no Serviço de Marketing e Apoio ao Cliente, da Direção Financeira do Instituto Hidrográfico (IH).

No desempenho das suas funções o 1SAR L Camoez tem demonstrado grande profissionalismo, espírito de equipa e de cooperação, elevada capacidade de organização e sentido das responsabilidades, qualidades que, aliadas a uma conduta correta e uma forma disciplinada de bom relacionamento com os serviços técnicos e com os clientes, têm contribuído de forma substancial para os bons resultados alcançados durante no exercício das suas funções pela Loja do Navegante, consubstanciados na manutenção reiterada do elevado "índice de satisfação do cliente".

Sublinha-se o papel extremamente importante do 1SAR L Camoez na gestão, enquadramento e integração dos militares que durante este período de tempo desempenharam as funções de técnicos da Loja do Navegante, sobressaindo a boa prestação no âmbito dos seus principais processos de negócio, nomeadamente o fornecimento de Cartas de Navegação, distribuição dos avisos aos navegantes e a beneficiação, reparação e calibração de instrumentos de navegação, evidenciando a sua equipa grande capacidade de organização e competência, fatores distintivos de sucesso na importante componente da atividade da Loja do Navegante, no apoio direto à Esquadra, contribuindo desta forma para a boa imagem do IH e a continuação da qualidade da prestação de serviços aos clientes.

(11)

Decorrente da saída em trinta de novembro de 2017 da Chefe de Serviço de Marketing e Apoio ao Cliente, tendo desde então este cargo sido desempenhado pelo Diretor Financeiro em regime de acumulação, o 1SAR L Camoez tem demonstrado um excelente desempenho na chefia da Secção da Loja do Navegante, evidenciando extrema objetividade e elevados padrões ao nível da eficiência e eficácia da sua ação, revelando-se um precioso colaborador do Diretor Financeiro.

Assim, é com muita satisfação e de inteira justiça que ao abrigo da competência que me confere o n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 301291 1SAR L VASCO MANUEL NOGUEIRA CAMOEZ, pelo excelente desempenho, competência, determinação, dedicação, sentido das responsabilidades e demais qualidades pessoais, sociais e profissionais, considerando que contribuíram de forma muito significativa para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do IH e, consequentemente, da Marinha. --- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 23 de outubro de 2018, pelo 9317496 Capitão-tenente JOÃO CARLOS FILIPE DE ALMEIDA, Comandante do NRP Tridente, ao 9326203 Primeiro-sargento R VÍTOR MANUEL GONÇALVES GARRANA, o qual se publica:

Após uma comissão de embarque de cinquenta meses, totalizando cinco mil horas de navegação, nas quais se incluem mais de três mil e quinhentas horas de imersão, vai destacar do NRP Tridente o 9326203 1SAR R VÍTOR MANUEL GONÇALVES GARRANA, por ora terminando a sua ligação à Esquadrilha de Subsuperfície e unidades dependentes.

Ao longo dos seus quatro anos de comissão a bordo, o sargento Garrana evidenciou assinaláveis valores militares e qualidades técnicas, desempenhando com elevado brio e competência as funções de Chefe da Secção de Planeamento e Operações, integrado no serviço de operações do NRP Tridente.

O sargento Garrana é um militar bastante experiente, nomeadamente na área das operações navais. Superou, de forma distinta e célere, os desafios que lhe foram apresentados, nomeadamente o desempenho de funções na área da acústica operacional, a qual é tradicionalmente da alçada de militares oriundos da classe Torpedeiro-detetor. Com a sua assertividade, iniciativa e eficácia, empregou de forma extremamente proficiente as suas capacidades e conhecimentos ao serviço do comando, colaborando ativamente para o sucesso do vasto número de missões nacionais e internacionais em que participou, das quais se destacam os exercícios REAL THAW 15, CONTEX-PHIBEX 15, SEABORDER 15, TRIDENT JUNCTURE 15, INSTREX 16, SAGRE 16, BALTOPS 16, diversas missões de vigilância do espaço estratégico de interesse nacional e a docagem de garantia de 2017-18 e respetivos trânsitos.

Militar que se distingue pelo seu forte sentido de responsabilidade e dever, o sargento Garrana fez-se valer da experiência acumulada ao longo de quinze anos de Marinha e diversas comissões de embarque para assessorar a chefia do serviço de forma constante e adequada, quer na vertente técnica quer na vertente da gestão de pessoal. Desenvolveu, em estreita e salutar colaboração com outros militares de ambos os submarinos e do estado-maior do CTG 443.10, diversas iniciativas que indubitavelmente constituíram mais valias para o planeamento, execução e análise das dezenas de missões que ambos os submarinos realizaram durante a sua comissão.

Assim, no uso da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 9326203 1SAR R VÍTOR MANUEL GONÇALVES GARRANA pela elevada competência no desempenho das suas funções, responsabilidade e profissionalismo demonstrados, as quais, aliadas às suas qualidades militares e humanas, contribuíram de sobremaneira para o cumprimento da missão do NRP Tridente, da Esquadrilha de Subsuperfície e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 28 de setembro de 2018, pelo 22984 Capitão-de-mar-e-guerra PAULO JORGE DA CONCEIÇÃO LOPES, Comandante da Unidade de Apoio às Instalações Centrais da Marinha, ao 9301192 Cabo L PAULO JORGE DE OLIVEIRA NOBRE, o qual se publica:

(12)

O 9301192 Cabo L PAULO JORGE DE OLIVEIRA NOBRE presta serviço na Unidade de Apoio às Instalações Centrais de Marinha (UAICM), no Serviço Administrativo e Financeiro desde junho de 2013. Ao longo deste longo período de comissão integrou, inicialmente, a Secção de Abastecimento, e desde junho de 2017 a Secção de Gestão Financeira.

O cabo Nobre é um militar dotado de sólidos conhecimentos técnicos e de larga experiência profissional na área do Abastecimento. A sua passagem pelas duas secções que compõem o SAF da UAICM constituiu uma mais-valia para o serviço, que pôde contar com um profissional competente, e de uma dedicação, prontidão e eficiência inquestionáveis. É de salientar também a sua determinação para a condução do elevado número de processos contabilísticos de aquisição de bens e serviços desenvolvidos numa unidade com a especificidade da UAICM.

No âmbito da transferência formal de responsabilidades das Instalações Navais de Alcântara para a UAICM, em 1 de janeiro de 2016, o cabo Nobre assegurou, com rigor e competência, a execução do processo de migração dos ativos de imobilizado na plataforma SIGDN.

Militar responsável, cumpridor, apresentou em todas as ocasiões uma postura prestável e cooperante perante o trabalho e os problemas daí decorrentes, respondendo da forma muito positiva às diversas solicitações, bem como dos restantes serviços com que lida diretamente. O cabo Nobre demonstrou igualmente um extraordinário espírito de cooperação, camaradagem e sentido humano, qualidades que contribuíram significativamente para o bom desempenho da equipa, e que lhe conferem a estima e consideração de todos aqueles que com ele privaram.

Assim, por considerar ser da mais elementar justiça, fazendo uso da competência que me é conferida no número dois do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 9301192 CAB L PAULO JORGE DE OLIVEIRA NOBRE pelo conjunto das suas qualidades militares, de chefia e profissionais reveladas no desempenho das suas funções que contribuíram para o cumprimento da missão da Unidade de Apoio às Instalações Centrais de Marinha e consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 25 de setembro de 2018, pelo 24086 Capitão-de-fragata JOSÉ ANTÓNIO VELHO GOUVEIA, Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos, ao 9328100 Cabo M HÉLDER JOSÉ RODRIGUES PINHEIRO, o qual se publica:

O 9328100 CAB M HÉLDER JOSÉ RODRIGUES PINHEIRO presta serviço no Instituto de Socorros a Náufragos desde 28 de novembro de 2014, desempenhando as funções de Adjunto do Mestre da Unidade.

Ao longo destes cerca de quatro anos, o Cabo Pinheiro tem demonstrado um excecional empenho, dedicação e profissionalismo, exercendo com singular eficácia as funções técnicas que lhe foram atribuídas.

Paralelamente, no exercício das suas funções, o Cabo Pinheiro deu sempre um relevante apoio no âmbito de alguns projetos específicos do Serviço de Salvamento Marítimo, salientando-se a sua participação, com assinalável empenho e profissionalismo, no período de adaptação e formação dos Tripulantes de Embarcações Salva-Vidas, no International Maritime Rescue Federation Crew Exchange, em exposições de meios da Autoridade Marítima Nacional, nomeadamente no Dia da Marinha e Dia de Portugal, auditorias aos Corpos de Bombeiros e ainda no apoio logístico/aprontamento às estações e embarcações salva-vidas.

O resultado do seu trabalho tem espelhado sempre o seu interesse técnico sem reservas mesmo perante situações adversas, numa demonstração de capacidades e valências que lhe têm permitido superar com sucesso as dificuldades inerentes à manutenção de infraestruturas e meios operacionais.

O Cabo Pinheiro revela ainda um conjunto de qualidades pessoais que criam em seu redor um clima de simpatia e sã camaradagem. De trato simples, afável, respeitoso e exemplarmente disponível, suscita de imediato a estima e o respeito de todos que com ele privam.

Assim, fazendo uso da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, é com particular agrado e de inteira justiça que louvo o 9328100 CAB M Hélder José Rodrigues Pinheiro pela forma exemplar como desempenhou as

(13)

suas funções, contribuindo para a eficiência e cumprimento da missão do Instituto de Socorros a Náufragos e consequentemente da Autoridade Marítima Nacional, daí advindo prestígio para a Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 24 de setembro de 2018, pelo 24281 Comodoro JORGE MANUEL NOBRE DE SOUSA, Comandante do Corpo de Fuzileiros, ao 9321199 Cabo L ADELINO MIGUEL MOREIRA CATARINO, o qual se publica:

O 9321199 Cabo L ADELINO MIGUEL MOREIRA CATARINO prestou serviço no Corpo de Fuzileiros desde 2015 como adjunto do Chefe da Secção de Material Geral e posteriormente como adjunto na Secção de Obtenção do Departamento Administrativo e Financeiro.

Ao longo da sua comissão o CAB L Moreira Catarino demonstrou uma notável capacidade de adaptação às diversas funções que lhe foram atribuídas, consistente e vincado empenho, dedicação, inexcedível apoio ao serviço, sentido de bem servir e espírito de missão, permitindo-lhe contribuir para a relevante eficácia no cumprimento da missão desta unidade.

Como adjunto do Chefe da Secção de Material Geral implementou consideráveis melhorias no armazenamento, acondicionamento e na gestão de stocks, bem como na distribuição do material pelas várias unidades sedeadas no Corpo de Fuzileiros - Pólo Alfeite, tendo igualmente contribuído com um relevante apoio na reorganização do imobilizado em sede de SIGDN, decorrente da reestruturação do Corpo de Fuzileiros ocorrida em 2015. Posteriormente, por necessidade do serviço e pelas elevadas qualidades técnico-profissionais e espírito de iniciativa, passou a exercer funções na Secção de Obtenção, revelando-se o seu papel decisivo na instrução de processos aquisitivos, tendo nessas funções demonstrado um elevado rigor e competência técnica, o que lhe fez atingir um nível de excelência e referência para o seu posto e classe.

Assim, fazendo uso da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 9321199 Cabo L ADELINO MIGUEL MOREIRA CATARINO, pelo seu assinalável desempenho e pelas qualidades morais, de carácter, militares e profissionais, considerando, assim, que contribuiu para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Corpo de Fuzileiros, do Comando Naval e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 6 de novembro de 2018, pelo 26085 Capitão-de-mar-e-guerra JOSÉ RAFAEL FERREIRA DE OLIVEIRA RODRIGUES PINTO, Chefe da Repartição de Nomeações e Colocações da Direção de Pessoal, ao 204703 Cabo L BRUNO ISIDRO ALVES BROCHADO, o qual se publica:

O 204703 CAB L BRUNO ISIDRO ALVES BROCHADO tem vindo a desempenhar, há mais de 50 meses, funções no núcleo de secretariado na Repartição de Sargentos e Praças da Direção do Serviço de Pessoal e, posteriormente, na Repartição de Gestão de Pessoal e na Repartição de Nomeações e Colocações, da Direção de Pessoal.

Militar detentor de uma acreditada e sólida experiência profissional, meticuloso no desempenho e com um espírito de cooperação e de bem servir que muito me apraz registar, o CAB L Brochado soube sempre, com temperança, elevado profissionalismo e sobriedade, contribuir de forma assinalável para o bom desempenho da Repartição. Destaco o cuidado, o rigor e a eficácia sempre patentes na sua ação, em particular nos processos relacionados com a tramitação de convites de sargentos e praças para cargos de nomeação por escolha, oferecimento e imposição decorrente de processo de nomeação por oferecimento.

Neste âmbito, é ainda digno de relevo o papel preponderante, altamente responsável e diligente do CAB L Brochado nos processos relacionados com a nomeação de militares para empenhamentos eventuais no âmbito da Autoridade Marítima Nacional.

Sensato, cortês, muito leal e com um espírito de iniciativa e cooperação dignos de realce, o CAB L Brochado congrega permanentemente esforços em prol do cumprimento da missão da Repartição, através de uma disponibilidade permanente para com o serviço, uma atitude proactiva na consecução das suas tarefas e uma capacidade de relacionamento interpessoal notável, granjeando o respeito e estima de quantos com ele privam e

(14)

concorrendo para que a gestão de recursos humanos na Marinha seja, nos termos da Diretiva Sectorial de Recursos Humanos, mais transparente, mais eficiente e mais inovadora.

Assim, fazendo uso da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, considero da mais elementar justiça louvar o 204703 CAB L BRUNO ISIDRO ALVES BROCHADO pelo seu assinalável desempenho, competência e conjunto de qualidades militares, profissionais e humanas evidenciado no exercício do seu cargo, considerando que a sua ação em muito contribuiu para o cumprimento da missão da Repartição de Nomeações e Colocações, da Direção de Pessoal e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 22 de novembro de 2018, pelo 22984 Capitão-de-mar-e-guerra PAULO JORGE DA CONCEIÇÃO LOPES, Comandante da Unidade de Apoio às Instalações Centrais da Marinha, ao 18814174 Encarregado Operacional Carpinteiro VÍTOR MANUEL DA CONCEIÇÃO, o qual se publica:

Presta serviço há cerca de trinta e sete anos na Unidade de Apoio às Instalações Centrais de Marinha (UAICM) o 18814174 ENC OPE CARP VÍTOR MANUEL DA CONCEIÇÃO, onde desempenha as funções de carpinteiro.

Neste já longo período de trabalho na Marinha, o senhor Vítor Conceição tem demonstrado ser um elemento dotado de sólidos conhecimentos na sua área de especialidade, assumindo os desafios que lhe são colocados de forma muito profissional e responsável, associando um extremo rigor na execução das suas tarefas.

A vastíssima experiência acumulada ao longo da sua carreira tem-se revelado de enorme valia para a imagem da UAICM, na vertente do apoio oficinal, pautando-se permanentemente por uma postura orientada para a resolução das inúmeras solicitações que diariamente recebe na sua área de responsabilidade. Realço em particular a qualidade do trabalho por si desenvolvido no novo gabinete do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e múltiplas solicitações apresentadas pela Direção de Infraestruturas em obras nas Instalações Centrais de Marinha.

O senhor Vítor destaca-se pela sua permanente disponibilidade para o serviço, um elevadíssimo espírito de cooperação e por um excelente relacionamento com todos os militares e civis que servem na UAICM, permitindo granjear a estima e consideração de todos os que com ele trabalham e convivem.

Face ao que precede, ao abrigo da competência que me é conferida, dou público testemunho do elevado desempenho do 18814174 ENC OPE CARP VÍTOR MANUEL DA CONCEIÇÃO, pelo seu excelente desempenho e pelas relevantes qualidades, profissionais e pessoais consistentemente demonstradas ao longo do seu tempo de serviço na Unidade de Apoio às Instalações Centrais de Marinha e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 20 de novembro de 2018, pelo 23982 Capitão-de-mar-e-guerra JOSÉ MANUEL ANTUNES PEREIRA, Diretor do Depósito de Munições NATO de Lisboa, ao 11003000 Assistente Operacional Serralheiro MANUEL JOSÉ RODRIGUES GÓIS, o qual se publica:

O 11003000 Assistente Operacional Serralheiro MANUEL JOSÉ RODRIGUES GÓIS presta serviço no Depósito de Munições NATO de Lisboa desde 02 de janeiro de 1991, desempenhando as funções de serralheiro com competência, profissionalismo e dedicação digno de realce.

Ao longo da sua extensa comissão de serviço nesta Unidade, o Assistente Operacional Serralheiro Rodrigues Góis, demonstrou um excelente desempenho nas diversas tarefas de que foi incumbido, das quais se realçam diversos trabalhos de serralharia como, bancadas de trabalho e prateleiras metálicas para as diversas áreas oficinais, portões metálicos, coberturas para alfaias e viaturas, armeiros metálicos, restruturação de vários equipamentos agrícolas, assim como as mais diversificadas reparações e serviços especializados de torneiro mecânico.

(15)

Merece ainda referência especial, a colaboração que o Assistente Operacional Serralheiro Rodrigues Góis presta às outras subsecções do serviço onde se encontra inserido, sendo considerado um elemento indispensável para o bom desempenho do Serviço de Apoio Geral.

O Assistente Operacional Serralheiro Manuel José Rodrigues Góis é ainda detentor de um elevado conjunto de qualidades profissionais, que lhe permitem obter, de forma consistente, um elevado padrão de eficiência e qualidade no trabalho desenvolvido.

As qualidades pessoais e humanas, bem como o seu relacionamento com todos os que consigo privam, constituem um exemplo notável, sendo constantemente referido e elogiado como um profissional de referência, granjeando o respeito e admiração, quer dos seus superiores hierárquicos, militares e funcionários civis do Serviço de Apoio Geral de que faz parte.

Assim, é com grande satisfação e sentido de justiça que, ao abrigo da competência que me é conferida, louvo o 11003000 Assistente Operacional Serralheiro MANUEL JOSÉ RODRIGUES GÓIS, pelas excecionais qualidades pessoais e profissionais evidenciadas que lhe permitiram um excelente desempenho, e pelo espírito de bem servir, considerando o seu contributo significativo para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Depósito de Munições NATO de Lisboa e do Centro de Armamento e Munições e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 5 de novembro de 2018, pelo 23186 Capitão-de-fragata PAULO JORGE OLIVEIRA INÁCIO, Diretor do Centro de Comunicações, de Dados e Cifra da Marinha, ao 12001304 Assistente Operacional Auxiliar de Limpeza CARLOS MANUEL VALENTE MATOS, o qual se publica:

O 12001304 Assistente Operacional Auxiliar de Limpeza CARLOS MANUEL VALENTE MATOS, presta serviço no Centro de Comunicações, de Dados e de Cifra da Marinha, VALM Moreira Rato (CCDCM), desde 2004, exercendo as funções de Assistente Operacional Auxiliar de Limpeza.

Funcionário possuidor de excelentes qualidades morais, educado e correto com todos os elementos da guarnição do CCDCM, tem demonstrado uma total disponibilidade para todas as tarefas que lhe são atribuídas, manifestando sempre vontade de bem servir, muitas vezes sem necessitar de orientações superiores, demonstrando iniciativa e eficácia e sempre disposto para colaborar, além das tarefas respeitantes à sua secção, em atividades de outras secções quando tal que lhe é solicitado.

Dotado de elevado sentido de responsabilidade, destaca-se ainda por ser extremamente cumpridor, empenhado e empreendedor que, aliado a um trato afável e de boa disposição, tem levado a uma salutar capacidade de relacionamento, constituindo-se como referência e elemento catalisador do trabalho em equipa, vertente fundamental neste Centro, dado os reduzidos recursos humanos que a sua secção dispões face à multiplicidade de tarefas a desenvolver.

Durante mais de 14 anos o Assistente Operacional Carlos Matos tem desenvolvido o seu trabalho de forma discreta mas eficaz, quer seja na sede do CCDCM, relevando uma permanente preocupação com a manutenção dos espaços ajardinados, tarefa que tem exigido um acompanhamento constante, quer seja nos polos da Penalva, da Fonte da Telha e de Monsanto, nas limpezas e beneficiações de infraestruturas, sendo ainda de salientar a sua total disponibilidade e o excelente contributo que deu no processo de desmatação que foi levado a cabo no último ano no polo da Penalva, com recurso a elementos do QCDCM e de diversas unidades do setor Comando Naval.

Apesar de se ter mantido nas mesmas funções ao longo destes anos, é um funcionário assíduo, esforçando-se sempre por auxiliar todos no desempenho das suas funções e evidenciando total disponibilidade para colaborar com a chefia em atividades, quer regulares, quer extraordinárias, revelando-se como um elemento muito valioso que tem contribuído de forma consistente para o bom funcionamento do Centro de Comunicações, de Dados e de Cifra da Marinha, VALM Moreira Rato.

Assim, é com grande satisfação e elementar sentido de justiça que louvo o 12001304 Assistente Operacional Auxiliar de Limpeza CARLOS MANUEL VALENTE MATOS, pelo conjunto de qualidades pessoais e profissionais, pelo seu empenhamento e brio profissional e pela elevada qualidade dos resultados que tem obtido no desempenho das suas funções,

(16)

considerando os serviços por si prestados como relevantes para a eficiência, prestígio e o cumprimento da missão do Centro de Comunicações, da Dados e de Cifra da Marinha, VALM Moreira Rato e, consequentemente, da Marinha.

Condecorações:

Medalha Militar de Serviços Distintos - Prata

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos do artigo 16.º e do n.º 1 do artigo 34.º todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar de Serviços Distintos, grau prata, aos seguintes militares:

28684 Capitão-de-mar-e-guerra LUÍS PEDRO PINTO PROENÇA MENDES 23487 Capitão-de-mar-e-guerra AN LUÍS MIGUEL PEREIRA GONÇALVES 20194 Capitão-tenente MÁRIO MIGUEL CORTES SANCHES

21894 Capitão-tenente AN PEDRO MIGUEL RIBEIRO FERREIRA CARTAXO Medalha Militar de Serviços Distintos - Cobre

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 17.º e do n.º 1 do artigo 34.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar de Serviços Distintos, grau cobre, ao seguinte militar:

773182 Sargento-chefe FZ RES JOÃO FRANCISCO CACHOPO LARANJO Medalha Militar da Cruz Naval – 2.ª Classe

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 11 de março de 2019:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 26.º, da alínea b) do n.º 1 do artigo 27.º e do n.º 3 do artigo 34.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar da Cruz Naval de 2.ª Classe, ao seguinte militar:

235081 Capitão-tenente STAEL RES PAULO JORGE DIAS MARTINHO MONTEIRO Medalha Militar da Cruz Naval – 3.ª Classe

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 26.º, da alínea c) do n.º 1 do artigo 27.º e do n.º 3 do artigo 34.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar da Cruz Naval de 3.ª Classe, aos seguintes militares:

(17)

9339294 Primeiro-tenente STAEL PEDRO MIGUEL TEIXEIRA LOURENÇO 21608 Segundo-tenente DIANA OLIVEIRA MARTINS AZEVEDO

Medalha Militar da Cruz Naval – 4.ª Classe

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 26.º, da alínea d) do n.º 1 do artigo 27.º e do n.º 3 do artigo 34.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar da Cruz Naval de 4.ª Classe, aos seguintes militares:

6308193 Primeiro-sargento MQ DANIEL ALEXANDRE PIRES DA CONCEIÇÃO 804996 Primeiro-sargento ETS JORGE MANUEL RODRIGUES FERNANDES 301291 Primeiro-sargento L VASCO MANUEL RUIVO NOGUEIRA CAMOEZ 9326203 Primeiro-sargento R VÍTOR MANUEL GONÇALVES GARRANA

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 26.º, da alínea d) do n.º 1 do artigo 27.º e do n.º 3 do artigo 34.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar da Cruz Naval de 4.ª Classe, aos seguintes militares:

9301192 Cabo L PAULO JORGE DE OLIVEIRA NOBRE 9328100 Cabo M HÉLDER JOSÉ RODRIGUES PINHEIRO 9321199 Cabo L ADELINO MIGUEL MOREIRA CATARINO 204703 Cabo L BRUNO ISIDRO ALVES BROCHADO

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 26.º, da alínea d) do n.º 1 e do n.º 2 ambos do artigo 27.º, bem como do n.º 3 do artigo 34.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar da Cruz Naval de 4.ª Classe, aos seguintes civis: 18814174 Encarregado Operacional CARP. VÍTOR MANUEL DA CONCEIÇÃO 11003000 Assistente Operacional SERR. MANUEL JOSÉ RODRIGUES GÓIS 12001304 Assistente Operacional AUX. LIMP. CARLOS MANUEL VALENTE MATOS

Estado-Maior da Armada, em 10 de abril de 2019 O SUBCHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA

Aníbal Soares Ribeiro Contra-almirante

(18)

ÍNDICE DOS ANEXOS

ANEXO A - Legislação Diversa (Sumário)

Página

_

18

ANEXO B - Portaria n.º 100/2019, de 8 de abril: Aprova o modelo de contrato para prestação de serviço

militar em Regime de Contrato Especial (RCE).

Página

_

19

ANEXO C - Despacho n.º 3993/2019, de 10 de abril: Contrato de aquisição de eletricidade ao abrigo do

lote 8 do Acordo Quadro de Fornecimento de Energia Elétrica em Regime de Mercado Livre para Portugal

Continental.

Página

_

20

ANEXO D - Despacho n.º 3821/2019, de 5 de abril: Subdelegação de competências do Diretor de Navios

no Chefe da Divisão Administrativa e Financeira da Direção de Navios.

Página

_

21

ANEXO E - Despacho n.º 3884/2019, de 8 de abril: Subdelegação de competências do Superintendente

do Material no Diretor de Abastecimento.

Página

_

22

ANEXO F - Despacho n.º 3885/2019, de 8 de abril: Subdelegação de competências do Chefe do

Departamento Administrativo, de Normalização e de Comunicação na Chefe do Serviço Administrativo e

Financeiro da Direção de Pessoal.

Página

_

24

ANEXO G - Despacho n.º 3886/2019, de 8 de abril: Subdelegação de competências do Diretor de Pessoal

na Chefe do Serviço Administrativo e Financeiro da Direção de Pessoal.

Página

_

25

ANEXO H - Despacho n.º 3936/2019, de 9 de abril: Subdelegação de competências do Superintendente

do Material no Diretor de Abastecimento.

Página

_

26

(19)

Legislação

Legislação Diversa (Sumário)

--- Diário da República, 1.ª série, n.º 69, de 8 de abril de 2019:

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR, AMBIENTE E TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E MAR Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P.

Deliberação n.º 413/2019:

O Conselho Diretivo do IPMA, I. P., em sua reunião de 26 de março de 2019, atualiza a classificação do ouriço-do-mar da zona de produção Litoral Peniche-Cabo Raso, L5a para "A*".

Referências

Documentos relacionados

As concentrações dos analitos presentes no calibrador BIOCAL são rastreáveis ao material padrão de referência do NIST (National Institute of Standards and Technology), do IFCC

30 testes / 100µL de controle patológico 60 testes / 50µL de controle patológico 120 testes / 25µL de controle patológico 150 testes / 20µL de controle patológico 300 testes /

As dosagens dos níveis de transferrina no plasma são úteis para o diagnóstico diferencial das anemias e para monitorar o seu tratamento.. Os níveis aumentados são encontrados

NH 4 Cl 1,5 mmol/L KPi 2,0 mmol/L CaCl 2 7,5 mmol/L KCl 10 mmol/L CuCl 2 0,5 mmol/L ZnCl 2 0,5 mmol/L FeCl 3 0,5 mmol/L Glicose 5 mmol/L Ascorbato 10 mmol/L Bilirubina

NH 4 Cl 1,5 mmol/L KPi 2,0 mmol/L CaCl 2 7,5 mmol/L KCl 10 mmol/L CuCl 2 0,5 mmol/L ZnCl 2 0,5 mmol/L FeCl 3 0,5 mmol/L Glicose 5 mmol/L Ascorbato 10 mmol/L Bilirubina

Los valores de referencia, en mmol/L, para el presente método fueron obtenidos a través de la determinación de potasio en poblaciones sanas del sexo masculino y

Os valores de referência em g/dL, para o presente mé- todo, foram obtidos através da determinação de albumina em populações sadias.. Albumina no soro: 3,5 a

Los valores de referencia en U/L, para el presente método, fueron obtenidos a través de la determinación de Lipasa en poblaciones sanas del sexo masculino y femenino... Español